You are on page 1of 12

MONTAGEM E CONFIGURAO

INICIANDO A MONTAGEM Para montar um micro, no preciso muitas ferramentas. Uma chave de fenda estrela e outra comum de tamanho mdio j do conta do recado. Algumas outras ferramentas como chaves hexagonais, pinas, estilete tambm so bastante teis. Os parafusos necessrios acompanham a placa me e demais componentes. Iniciando a montagem, o primeiro passo abrir o gabinete e desprender a chapa de metal onde ser encaixada a placa me. Aps encaixada a placa me na chapa de metal, pode-se realizar vrias etapas da montagem antes de novamente prender a chapa ao gabinete, assim muito mais fcil encaixar as memrias, processador, encaixes do painel do gabinete, cabos flat e tambm para configurar os jumpers da placa me. Para prender a placa me chapa de metal do gabinete, so utilizados espaadores e parafusos hexagonais. Os espaadores so peas plsticas com formato um pouco semelhante a um prego. A parte pontiaguda deve ser encaixada nos orifcios apropriados na placa me, enquanto a cabea deve ser encaixada nas fendas da chapa do gabinete. A placa me no ficar muito fixa caso seja usado apenas os espaadores. Para mant-la mais firme, so usados tambm alguns parafusos hexagonais. O parafuso preso chapa do gabinete, sendo a placa me presa a ele usando um segundo parafuso. Dois parafusos combinados com alguns espaadores so suficientes para prender firmemente a placa me.

Prender a placa me chapa do gabinete uma das etapas da montagem que exige mais ateno. O primeiro passo examinar a placa me e a chapa para determinar onde a furao de ambas se combina. Para apoiar melhor a placa me, convm cortar o pino superior de alguns espaadores, usando um faca, tesoura ou estilete, e us-los nos orifcios da placa me que no tem par na chapa.

O primeiro passo para fixar a placa me chapa do gabinete verificar em que pontos a furao se combina (1). Agora deve-se parafusar os parafusos hexagonais na placa na chapa de metal do gabinete que correspondem aos encontrados na placa me (2) e encaixar os espaadores na placa me (3). Basta agora apenas encaixar a placa me na chapa. Na foto 4 h um espaador sendo encaixado numa fenda da chapa do gabinete, e no detalhe o temos firmemente encaixado. Finalizando o encaixe, deve-se agora apenas parafusar a placa me onde foram colocados os parafusos hexagonais (5).

ENCAIXANDO O PROCESSADOR Com a placa me firmemente presa chapa de metal do gabinete, pode-se continuar a montagem, encaixando o processador. Para encaixar um processador soquete 7, basta levantar a alavanca do soquete ZIF, encaixar o processador e baixar a alavanca para que ele fique firmemente preso. No preciso temer encaixar o processador na posio errada, pois um dos cantos do processador e do soquete possuem um pino a menos, bastando que os cantos coincidam.

Pino de orientao no processador e no soquete ZIF.

O processador deve encaixar-se suavemente no soquete. Para resfriar o processador quando em uso, dedve-se encaixar o cooler sobre ele. Ao contrrio dos demais processadores que usam o soquete 7, o Pentium II, Pentium III e o Celeron Slot One usam um encaixe diferente, batizado pela Intel de Slot One. Apesar do encaixe destes processadores ser um pouco mais trabalhoso, no chega a ser mais difcil, exigindo apenas um pouco mais de pacincia. No caso do Celeron soquete 370 ou PPGA, o processo de encaixe igual ao dos processadores soquete 7, incluindo o encaixe do cooler. Para encaixar o Pentium II, o primeiro passo encaixar os suportes plsticos que servem de apoio ao processador. O suporte para o Pentium II preso a dois orifcios na placa me usando presilhas. Pra encaix-lo, basta soltar as duas presilhas, encaix-las na placa me, encaixar o suporte e em seguida novamente parafus-lo s presilhas.

Aps prender os suportes placa me, basta apenas encaixar o Pentium II como um cartucho de vdeo game. No h como encaixar o processador de maneira invertida, pois as fendas existentes no slot one permitem que o processador seja encaixado apenas de um jeito. necessrio ligar tambm o cabo de fora do cooler ao conector de 3 pinos ao lado do slot one. O encaixe do Celeron idntico ao do Pentium II. No esquecer de usar os suportes plsticos, caso contrrio o processador ficar solto, o que pode causar mau contato.

ENCAIXANDO OS MDULOS DE MEMRIA O encaixe dos mdulos de memria uma operao bastante simples. Para encaixar um mdulo de 30 ou 72 pinos, basta primeiro encaix-lo inclinado no soquete, empurrando-o a seguir para que assuma sua posio vertical.

Para evitar que o mdulo seja encaixado invertido, basta verificar a salincia que existe num dos lados do pente, que deve corresponder fenda encontrada em um dos lados do soquete.

Encaixar mdulos DIMM de 168 vias tambm bastante simples. Basta soltar as travas plsticas do soquete e encaixar o pente como um cartucho de vdeo game. Deve-se fazer fora com ambos os polegares e ao mesmo tempo puxar as travas usando os indicadores. Outra possibilidade encaixar primeiro um lado e depois o outro, fazendo movimentos alternados. As travas fecharo conforme os pentes forem sendo encaixados.

CONFIGURAO DOS JUMPERS

Os jumpers so pequenas peas plsticas, internamente metalizadas que servem para criar uma corrente eltrica entre dois contatos. Atravs do posicionamento dos jumpers, informamos placa me como ela deve operar. A configurao dos jumpers a parte da montagem que exige maior ateno, pois uma configurao errada far com que o micro no funcione adequadamente, podendo inclusive danificar componentes em casos mais extremos (configurando para o processador uma voltagem muito maior do que o normal, por exemplo). Para saber a configurao correta de jumpers para cada mquina, deve-se consultar o manual da placa me. Como exemplo utilizado o manual de uma placa da PCChips, o que dar uma boa base para configurar qualquer placa me com a ajuda do respectivo manual. Foi escolhido o manual desta placa, pois devido ao baixo custo, estas placas parecem ser as mais utilizadas atualmente. No manual existem duas pginas dedicadas a ajudar a configurar os jumpers da placa, que podem ser vistas a seguir:

Cada jumper recebe um nome, como JP8, JP13, etc. Estes nomes servem para ajudar a localizar os jumpers na placa me. No manual da placa, alm de tabelas como esta, contando informaes sobre o posicionamento dos jumpers, existe um diagrama da placa me que indica a localizao

de cada jumper na placa. Este diagrama no mostra apenas a posio dos jumpers, mas nos ajuda a localizar portas seriais, paralelas, interfaces IDE, assim como os encaixes para o painel do gabinete.

De posse do esquema dos jumpers e do diagrama da placa, fica fcil localizar a posio dos jumpers na placa me. Uma ltima coisa a ser observada, a marcao do pino 1, que serve para no se inverter a posio dos jumpers.

Agora que j localizamos os jumpers responsveis pela configurao dos recursos da nossa placa me, vamos configur-los. JUMPERS - Velocidade Do Processador No captulo sobre placas me, foi visto que os processadores atuais usam um recurso chamado multiplicao de clock. Isto significa que o processador internamente funciona a uma velocidade maior do que a placa me. Um Pentium 200 por exemplo, apesar de internamente funcionar a 200 MHz, comunica-se com a placa me a apenas 66 MHz. A velocidade de operao do processador chamada de clock interno (internal clock), enquanto que a velocidade da placa me chamada de clock externo (external clock). Continuando a tomar o Pentium 200 como exemplo, percebe-se que a velocidade interna do processador (200 MHz) 3 vezes maior que a da placa me (66 MHz), diz-se ento que no Pentium 200 o multiplicador 3x. Em um Pentium 166, o multiplicador ser de 2,5x, j que a freqncia do processador (166 MHz) ser 2,5 vezes maior do que a da placa me (66 MHz).

JUMPERS - Voltagem Do Processador Por serem produzidos utilizando-se tcnicas diferentes de fabricao, modelos diferentes de processadores demandam voltagens diferentes para funcionar corretamente. Como sempre, as placas me, a fim de manter compatibilidade com o maior nmero possvel de processadores, oferecem a possibilidade de escolher atravs da configurao de jumpers entre vrias voltagens diferentes. Setar uma voltagem maior que a utilizada pelo processador, causar superaquecimento, que em casos extremos, pode at causar danos, ou mesmo inutilizar o processador. Caso a voltagem selecionada no seja suficiente, o processador ficar instvel ou mesmo no funcionar. No manual da placa me esto disponveis informaes sobre as voltagens suportadas, assim como a configurao adequada de jumpers para cada uma. OUTROS JUMPERS

Alm da velocidade de operao e voltagem usadas pelo processador, os jumpers da placa me permitem configurar outros recursos importantes, que devem ser revisados antes de ligarmos o micro.

CMOS DISCHARGE JUMPER (CLEAN CMOS) As configuraes do Setup so gravadas em uma memria especial chamada CMOS, que consiste numa pequena quantidade de memria voltil, alimentada por uma bateria, a fim de manter os dados gravados. Este jumper serve para limpar o CMOS. Isto eliminar senhas de Setup e far com que o Setup seja reconfigurado com valores defaut. Obviamente voc ter que reconfigurar o Setup, por isso recomendvel anotar as opes num papel para poder reconfigurar tudo depois O CMOS Discharge Jumper pode ser configurado com a opo "Normal Mode" ou com a opo "Clear CMOS". Para limpar o CMOS basta mudar o jumper de posio, retornando-o original antes de novamente usar o micro.

VDEO E SOM ONBOARD Muitas placas me trazem chips de udio e vdeo embutidos, o que dispensa o uso de uma placa de som e de uma placa de vdeo separadas. Geralmente, porm, estes componentes so de baixa qualidade, fazendo com que muitas vezes o usurio prefira usar placas de vdeo ou som externas. Nestas placas existem jumpers que permitem desabilitar o vdeo e o som onboard para permitir o uso de placas externas, assim como s vezes configurar outras funes referentes a elas.

CONECTORES PARA O PAINEL DO GABINETE O boto de Reset, o boto Turbo, o Keylock, assim como as luzes de Power, Hard Disk, e Turbo encontrados no painel frontal do gabinete, devem ser ligados placa me para poderem funcionar. Do painel do gabinete saem vrios conectores, que devem ser ligados nos encaixes apropriados na placa me.

JUMPEANDO O HD E O CD-ROM Existem no micro duas interfaces IDE, chamadas de IDE primria e IDE secundria. Cada interface permite a conexo de dois dispositivos, que devem ser configurados como Master (mestre) e Slave (escravo). O mestre da IDE primria chamado de Primary Master, ou mestre primrio, enquanto o Slave da IDE secundria chamado de Secondary Slave, ou escravo secundrio. Um disco rgido configurado como Master receber a letra C:, enquanto outro configurado como Slave receber a letra D:. Claro que estas letras podem mudar caso os discos estejam divididos em vrias parties. A configurao em Master ou Slave feita atravs de jumpers localizados no disco rgido ou CD-ROM. A posio dos jumpers para o Status desejado mostrada no manual do disco. Na ausncia do manual, quase sempre ser possvel encontrar uma tabela resumida impressa na parte superior do disco Geralmente so encontradas apenas 3 opes na tabela: Master, Slave e Cable Select. A opo de Cable Select uma espcie de Plug-and-Play para discos rgidos, o problema que para a opo de Cable Select funcionar, preciso um cabo flat especial, motivo pelo qual esta opo pouco usada. Configurando os discos como Master e Slave, no importa a posio do cabo IDE. Pode-se conectar o Master no conector do meio, por exemplo, sem problema algum, j que o que vale a configurao dos jumpers. Em uma controladora, obrigatoriamente um dos discos dever ser configurado como Master, e o outro como Slave, caso contrrio haver um conflito, e ambos no funcionaro. A posio dos jumpers no HD varia de modelo para modelo, mas normalmente eles so encontrados entre os encaixes do cabo flat e do cabo de fora, ou ento na parte inferior do HD.

No caso dos CD-ROMs IDE, a configurao dos jumpers ainda mais fcil, sendo feita atravs de um nico jumper de trs posies localizado na sua parte traseira, que permite configurar o drive como Master, Slave ou Cable Select. Geralmente existe tambm uma pequena tabela, indicando a posio do jumper para cada opo. MA significa Master, SL Slave e CS Cable Select. quase um padro que o jumper no centro configure o CD como Slave, direita como Master e esquerda como Cable Select, sendo raras as excees.

ENCAIXANDO AS UNIDADES DE DISCO Drives de disquetes e HDs de 3,5 polegadas devero ser encaixados nas baias de baixo enquanto o CD-ROM e eventuais drives de disquetes e HDs de 5,25 polegadas devero ser encaixados nas baias de cima. Basta encaixar a unidade e parafus-la baia do gabinete. ENCAIXANDO CABOS FLAT E PLUGS DE ENERGIA Finalizando a instalao das unidades de disco, resta apenas encaixar os cabos flat e os plugs de energia. O nico cuidado a se tomar ser no inverter a posio dos cabos flat e do plug de energia do drive de disquetes. Para no encaixar os cabos flat de maneira invertida, basta seguir a regra do pino vermelho, onde a extremidade do cabo que est em vermelho deve ser encaixada no pino 1 do conector. Para determinar a posio do pino 1 no conector IDE da placa me, basta consultar o manual, ou procurar pela indicao de pino 1 que est decalcada na placa me ao lado do conector. O mesmo vlido para o cabo do drive de disquetes.

Ao encaixar a outra extremidade do cabo no HD, CD-ROM ou drive de disquetes, a regra a mesma, encaixar sempre a tarja vermelha do cabo flat no pino 1 do conector. Geralmente a tarja vermelha ficar na direo do cabo de fora, mas sempre existem excees, enquanto a regra do fio vermelho infalvel. Muitas vezes o conector da placa me possui um encaixe plstico com uma salincia em um dos lados, neste caso alm do pino 1, pode-se simplesmente conectar o lado do cabo com ranhuras na direo da salincia no encaixe. Esta salincia no encaixe encontrada na maioria dos HDs e drives de disquetes, bastando neste caso que o lado do cabo com as ranhuras coincida com a salincia.

A conexo do cabo de fora tambm bastante simples. No caso do Disco Rgido e do CD-ROM, no h com o que se preocupar, pois o cabo s encaixa de um jeito, somente no caso do drive de disquetes existe a possibilidade de inverter o cabo. A posio correta do encaixe mostrada na figura a seguir.

Finalizando a instalao do CD-ROM, convm encaixar o cabo de udio que liga o CD-ROM placa de som. Sem ele, no ser possvel ouvir CDs de msica no micro.

FINALIZANDO A MONTAGEM Propositadamente, o processador, as memrias, os conectores do painel do gabinete, os cabos flat, as unidades de disco e toda a configurao de jumpers foram instalados antes de se prender a placa me ao gabinete, a fim de facilitar o encaixe dos componentes. Prosseguindo a montagem, deve-se agora novamente prender a chapa metlica onde encaixa-se a placa me ao gabinete, para encaixar os demais componentes.

ENCAIXANDO O CABO DE FORA Em fontes padro AT, existem dois cabos de fora a serem ligados na placa me, bastando que os fios pretos de ambos os cabos fiquem no meio. imprescindvel prestar ateno para no inverter a posio dos cabos e deixar os fios pretos nos cantos, pois isto danificaria a placa me.

O cabo de fora de uma fonte ATX fcil de encaixar, dispensando inclusive o cuidado de posicionar os fios pretos no centro, pois o encaixe nico e o diferente formato dos conectores, combinado com a trava plstica encontrada em uma das extremidades, faz com que seja possvel encaixar o conector apenas de um jeito.

ENCAIXANDO OS CABOS DAS PORTAS SERIAIS E PARALELAS Na placa me existem duas interfaces seriais, uma porta paralela e, na maioria dos casos, tambm uma porta PS/2. Usam-se cabos para conectar estas portas parte traseira do gabinete, onde conectam-se mouses, impressoras e outros dispositivos que utilizem estas portas. As sadas seriais aparecem na forma de encaixes de 10 pinos, enquanto as sadas paralelas possuem 26 pinos. As sadas PS/2 j possuem apenas 6 pinos, que se organizam na forma de um "C". Assim como nos cabos flat do HD, utiliza-se a regra do pino vermelho tambm para no inverter a posio dos cabos das portas serias e paralelas. Novamente deve-se recorrer ao manual ou aos decalques encontrados na placa me para verificar a posio dos pinos. Todos os cabos ficam virados para o mesmo lado, caso se consiga descobrir a posio correta de um, bastar encaixar os demais em seqncia. No necessrio se preocupar com o cabo da porta PS/2, pois por ter dois encaixes obstrudos, ele s encaixa de um jeito.

Existem cabos seriais com sadas de 9 e de 25 pinos. Em ambos, o conector para a placa me e os sinais so os mesmos, apenas mudando o conector externo. As sadas de 25 pinos so um padro mais antigo, pouco usado atualmente. Tanto faz prender as sadas seriais e paralelas nas mesmas sadas da parte traseira do gabinete usadas pelas placas de expanso, ou solt-las das chapas de metal onde normalmente vem presas e prend-las nas sadas prximas fonte reservadas para elas. A ltima maneira a mais recomendvel, apenas por permitir um uso mais racional do espao interno do gabinete. Para prender os parafusos hexagonais pode-se usar uma chave hexagonal, ou na falta de uma, improvisar com um alicate. Em placas me padro ATX, no existe o trabalho de encaixar cabo algum, pois as sadas seriais, paralelas, assim como eventuais portas USB e PS/2 formam uma espcie de painel na parte anterior da placa, que diretamente encaixado em uma abertura do gabinete.

ENCAIXANDO PLACAS ISA, PCI E AGP O encaixe de placas de vdeo, placas de som, modems, placas SCSI ou outro perifrico qualquer, bastante simples. Tanto faz se a placa padro PCI, ISA, AGP, VLB, etc., bastando encaix-las no slot apropriado, como um cartucho de video-game e em seguida prend-las ao gabinete usando um parafuso. No preciso fazer muita fora, basta colocar a placa sobre o slot e fazer fora alternadamente de uma lado e de outro, at que o encaixe seja perfeito Placas com vdeo e som onboard acompanham cabos flat que devem ser ligados nas sadas de vdeo e som da placa, a fim de disponibilizar as sadas de udio e vdeo. Neste caso, o nico cuidado observar a regra do pino vermelho. Terminando a montagem do micro, basta novamente fechar o gabinete e ligar o mouse, teclado, impressora, e demais perifricos externos. possvel observar que a fonte do gabinete possui duas tomadas. A de baixo, obviamente deve ser conectada rede eltrica, enquanto a de cima serve como uma extenso onde pode ser ligado o monitor. Tanto faz ligar o monitor diretamente na tomada, quanto lig-lo na fonte do micro, pois a segunda tomada da fonte funciona apenas como uma extenso. Se todas as instrues foram seguidas corretamente, e nenhum componente do hardware est danificado, ao ligar o micro ser realizada a contagem de memria indicando que o micro est funcionando aparentemente sem problemas. Porm, se nada surgir na tela e voc comear a ouvir bips intermitentes, ou mesmo o computador no der nenhum sinal de vida, ento existem problemas.

SOLUCIONANDO PROBLEMAS Cabos mal encaixados, memria RAM ou cache com problemas, defeitos na placa de vdeo ou na placa me e incompatibilidade entre os componentes, so apenas algumas das hipteses na enorme lista de situaes que podem impedir o funcionamento de um computador. O problema mais comum , ao ligar o computador, no aparecer nenhuma imagem na tela e serem emitidos vrios Bips. Estes Bips so indicaes emitidas pelo BIOS do micro que do pistas valiosas sobre o que est errado. Caso, de incio, apesar do computador estar aparentemente inativo, deve-se esperar algum tempo antes de desligar o computador, pois algumas vezes o BIOS pode perder um ou dois minutos testando o hardware antes de comear a emitir os bips de erro. Inicialmente deve-se verificar se todos os cabos esto bem encaixados, tentando tambm retirar e encaixar todos sucessivamente. Se isto no resolver, deve-se retirar todas as placas de

expanso do micro e desconectar as unidades de disco deixando apenas a placa de vdeo, as memrias e o processador, pois algumas vezes, placas mal comportadas podem causar conflitos que impedem o boot. Caso o micro passe a inicializar normalmente, deve-se ir recolocando as demais placas uma a uma para determinar a causadora dos problemas. possvel tambm que a placa de vdeo ou os pentes de memria estejam mal encaixados ou com mau contato. Deve-se retir-los, passar borracha de vinil (aquelas borrachas plsticas de escola) em seus contatos para limpar qualquer sujeira que possa estar causando mal contato, e reencaix-los em seus lugares cativos. Se mesmo assim o problema persistir, deve-se trocar a placa de vdeo de slot e as memrias de soquete, pois em alguns casos raros determinadas combinaes causam conflitos misteriosos em placas me de baixa qualidade. Se nada der certo, ento provvel que algum componente esteja danificado. Neste caso deve-se testar cada componente em separado para determinar qual est com problemas. A maneira mais fcil de fazer isso arrumar um outro computador que esteja funcionando e ir substituindo as peas deste micro pelas do que no funciona at descobrir qual no est funcionando. Os maiores suspeitos so os pentes de memria, seguidos pela placa me e pela placa de vdeo. Se o micro no d sinal nenhum de vida, sequer um bip, mas o ventilador da fonte e o cooler chegam a funcionar, convm verificar se os cabos IDE no esto encaixados ao contrrio, o que causa este sintoma e comum de acontecer. Se for o caso, bastar encaixar corretamente os cabos e tudo funcionar. Se os cabos estiverem encaixados perfeitamente, mas o problema persistir, deve-se tentar novamente retirar todas as placas de expanso e unidades de disco como no exemplo anterior (apenas por eliminao) e verificar se o cabo do speaker est corretamente ligado placa me e se no est partido. Se mesmo estando o speaker corretamente conectado, e a placa me no emitir bip algum, provvel que o problema seja na placa me. Finalmente, caso o micro no d sinal algum de vida, e nem mesmo o ventilador da fonte ou o cooler cheguem a ligar, sinal de problemas ligados alimentao. Deve-se verifique se a chave de tenso (110/220) da fonte e do estabilizador esto na posio correta. Se o problema persistir, provvel que a fonte (ou o estabilizador) esteja com problemas, deve-se troc-los. Se o micro inicializar normalmente, mas comear a apresentar vrios travamentos depois de pouco tempo de uso, muito provavelmente h um problema na memria RAM ou memria cache. Deve-se entrar no Setup e desativar temporariamente cache L2 para ver se ele o causador. Outra possibilidade diminuir a velocidade de operao das memrias, atravs da opo "DRAM Timing Control" que est na sesso "Advanced Chipset Setup" do Setup. "Fast" ou "6-2-2-2" significa rpido e "Slow" ou "7-3-3-3" lento. Caso o problema desaparea, deve-se experimentar abaixar gradualmente os tempos de espera da memria e ativar o cache L2, at que os problemas voltem, isolando o causador do problema. Caso os problemas continuem, deve-se verificar se o processador no est superaquecendo. Se o problema ainda persistir, deve-se trocar os mdulos de memria, pois tudo indica defeito na memria RAM.

You might also like