You are on page 1of 66

Programa de Mestrado em Direito

MANUAL DE ELABORAO DE DISSERTAO DE MESTRADO

BRASLIA 2005

SUMRIO

APRESENTAO ................................................................................................................................................4 O deslocamento especial de 0,3 cm suficiente para notas de 1 a 9. Para notas de 10 a 99, o deslocamento ser de 0,4. Para notas de 100 a 999, de 0,5......................................................................... 15 2.7.2 Recomendaes para estruturao do texto....................................................................................... 23

Elaborao: Prof. Lus Wanderley Gazoto

Reviso e colaborao:

Prof. Antonio Umberto de Souza Jnior Prof. Cristina M. Zackseski Prof. Estefnia F. de S. de Viveiros Prof. Roberto Krauspenhar Profa. Ins da Fonseca Prto

Adaptao

para

Programa

de

Mestrado: Prof. Marcelo Dias Varella

APRESENTAO
Esta parte deste manual destina-se orientao dos trabalhos de dissertao elaborados pelos acadmicos do Programa de Mestrado em Direito do UniCEUB, tendo ainda como escopo a padronizao da sua apresentao fsica.

Parte-se da premissa de que os trabalhos sero realizados com o emprego do programa processador de textos Word, da Microsoft, pois, de acordo com pesquisa feita na comunidade interessada, este o mais empregado. Ademais, referido programa est disponvel nos computadores do laboratrio de informtica da instituio.

O manual tem por meta servir como fonte rpida e prtica de consulta aos mestrandos; assim, somente os tpicos mais comuns sero tratados, buscando-se a conciso e a simplicidade na exposio.

Na elaborao do presente manual, foram empregadas como principais fontes de consulta as normas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, especialmente: NBR 6023/2002, NBR 10520/2002, NBR 14724/2002 e NBR 6028/2003, alm de outras fontes bibliogrficas indicadas no final deste volume.

1 TERMINOLOGIA
No obstante o uso de muitos termos concernentes ao tema no ser uniforme entre os pesquisadores, neste captulo pretende-se estabelecer uma padronizao do emprego dos vocbulos mais comuns, o que, por certo, ser de utilidade geral e para a compreenso deste trabalho.

TERMO

SIGNIFICADO

Projeto de pesquisa

Relatrio escrito, no qual o acadmico especifica o problema que pretende pesquisar, situando-o espacial e temporalmente, expe qual o seu marco terico de referncia (impresses iniciais sobre o problema) e indica os meios e os mtodos a serem empregados.1 Narrao escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em um trabalho de pesquisa. Genericamente, qualquer relatrio de pesquisa versando assunto especfico; destarte, ope-se a manual, que trata de toda uma disciplina ou de assuntos amplos. Relatrio de pesquisa versando assunto especfico como requisito para a concluso de curso de graduao ou ps-graduao lato sensu. Tambm conhecido como trabalho de concluso de curso. Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema, de forma crtica, como requisito para a concluso de curso de mestrado. Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema, abordando-o de maneira original e contributiva ao progresso da cincia, como requisito para a concluso de curso de doutorado. Trabalho monogrfico publicado em revista ou jornal e, por isso, geralmente de pequena extenso. Trabalho de sntese de obra de terceira pessoa. Sntese da monografia apresentada em um nico pargrafo, inserida logo aps o sumrio, escrita na lngua do texto principal. Professor da instituio encarregado de conduzir a pesquisa dos acadmicos na elaborao de monografias. Elemento opcional da monografia, que identifica os principais erros verificados em momento posterior ao seu depsito. Deve ser entregue em separado da monografia. No serve para eventual substituio de pginas ou acrscimos relevantes de contedo.

Relatrio de pesquisa Monografia

Monografia de concluso de curso Dissertao

Tese

Artigo Resenha Resumo Orientador Errata

Sobre a elaborao de projetos, vide a Parte I deste Manual.

2 FORMATAO BSICA
2.1 Impresso
O papel de impresso das monografias de concluso de curso e demais trabalhos acadmicos deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4), ser branco e apresentar boa qualidade de absoro da tinta.

A impresso deve ser feita somente em um dos lados do papel.

A impresso do texto principal deve ser feita em tinta preta, podendo ser empregados tons de cinza na formatao dos ttulos; outras cores, mormente as mais vivas, devem ser de uso restrito s eventuais ilustraes, fotos e tabelas.

2.2 Encadernao
A encadernao serve para facilitar o manuseio e a conservao das laudas da monografia e deve ser feita, preferencialmente, com mola espiral e com o emprego de capas plsticas, sendo a primeira branca e transparente, e a ltima, preta e opaca.

Na verso definitiva, entregue 30 dias aps a aprovao na defesa, a dissertao deve ser encadernada em capa dura, preta, com o ttulo, autor, ano da defesa e professor orientador em letras brancas, prateadas ou douradas, impressos na primeira pgina e com o ttulo, autor e ano impressos no dorso.

Depois de aprovada a monografia, o aluno dever depositar um volume da verso definitiva em disquete no formato Word.

2.3 Margens
Adotam-se as seguintes margens-padro, na visualizao da configurao da pgina do Word:

2.4 Fontes
Para o corpo da monografia, deve ser utilizada a fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12.

2.4.1 Uso de aspas e dos estilos negrito, itlico e sublinhado


O uso de aspas e dos estilos negrito, itlico e sublinhado deve ser feito com a observncia das seguintes regras:

O emprego de aspas inglesas () para destacar transcries de textos; O uso do itlico para destacar palavras ou frases em lngua estrangeira; O emprego do negrito para destacar o nome de uma monografia ou um de um captulo, bem como palavras de efeito e expresses principais contidas em um pargrafo; O uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vnculos) empregados em informtica. 2.5 Dimenso da Monografia A monografia deve ter, no mnimo, 150 pginas e no mximo 300, considerando a introduo, o desenvolvimento e a concluso.

2.6 Pargrafos
A formatao especfica dos principais estilos de pargrafos ser estabelecida a seguir. Devem ser evitadas as linhas rfs/vivas2. recomendvel que o acadmico, para facilitao do seu trabalho, tenha domnio do uso da funo Estilos e formatao do processador de texto.
2

Linhas que ficam isoladas em razo da quebra de pgina.

2.6.1 Corpo do texto


O pargrafo comumente empregado para o corpo do texto deve apresentar a seguinte formatao:

2.6.2 Citao direta em pargrafo especial


Conforme se ver, sendo as citaes diretas mais longas que 3 linhas, no devem ser inseridas no corpo do texto, mas destacadas em pargrafo especial, em fonte 1 ponto menor que a do pargrafo do corpo do texto (fonte 11, portanto), e devem observar os seguintes parmetros:

As citaes diretas de fontes de consulta com at 3 linhas devem ser lanadas no mesmo pargrafo em que so referidas e so identificadas por aspas, sem alterao na dimenso e apresentao da fonte.

2.6.3 Lista com marcadores


Para destacar pargrafos que sejam desdobramento de uma idia central, possvel compreend-los em uma lista, que, para melhor visualizao, pode, ou no, ter

marcadores. A formatao de tais pargrafos deve ser a seguinte:

2.6.4 Notas de rodap


Empregam-se notas de rodap para a incluso de textos e explicaes de importncia no essencial para a compreenso do texto principal, remisses a outras partes do trabalho (referncias cruzadas), advertncias, bem como para indicaes bibliogrficas, transcries e idias contidas em outros trabalhos.

O objetivo da incluso das notas de rodap o de no desviar a ateno do leitor do texto principal para elementos de importncia secundria, mantendo-o enxuto.

A citao em nota de rodap ter o formato deste, independentemente do nmero de linhas, sendo iniciada e encerrada pelas aspas.

A apresentao do pargrafo de notas de rodap deve vir em fonte 2 pontos menor que a do pargrafo normal e seguir as seguintes orientaes:

O deslocamento especial de 0,3 cm suficiente para notas de 1 a 9. Para notas de 10 a 99, o deslocamento ser de 0,4. Para notas de 100 a 999, de 0,5.

2.6.5 Cabealho
O cabealho opcional e pode conter o ttulo da monografia, o nome do autor ou ambos, ou, ainda, o ttulo do captulo ou da seo; no deve ser visvel na primeira pgina de cada seo (captulo), nem nos elementos pr-textuais.

A fonte do pargrafo de cabealho deve ser 2 pontos menor do que a do corpo do texto (fonte tamanho 10, portanto), podendo ser itlica, negritada ou sublinhada.

2.7 Captulos
A diviso da monografia em captulos e sees tem por objetivo facilitar a identificao de partes do texto integral, quer para despertar a ateno do leitor para a idia central do trabalho, quer para facilitar a sua localizao. Sendo assim, no existem regras fixas para sua determinao divide-se um texto em captulos e subcaptulos quando o autor entender necessrio, conforme perceba que o tema merea destaque.

No se nomeiam como captulos a introduo e a concluso; por serem partes nicas do trabalho, no recebem numerao.

2.7.1 Ttulos
Ttulo a designao que serve para identificar o objeto do trabalho. Alm da monografia, como um todo, os captulos e sees tambm recebem ttulo.

2.7.1.1 Ttulo e subttulo da monografia O ttulo da monografia inserido na folha de rosto,3 na seguinte formatao:

pargrafo: centralizado verticalmente; espaamento entre linhas: 1,5; sem recuos; fonte: tamanho 16, negrito, todas maisculas. o ttulo da monografia no recebe qualquer numerao, pois nico.

Se houver subttulo:

Deve ser precedido de dois pontos (:)

Deve evidenciar subordinao ao ttulo, por meio de letras minsculas, mantendo entretanto a fonte 14.

2.7.1.2 Ttulos sem indicativo numrico e ttulos dos captulos e sees Os outros ttulos no numerados (agradecimento, resumo, sumrio, referncias, glossrio etc) devem estar centralizados, vir em fonte tamanho 14, em negrito e em maiscula.

Os ttulos dos captulos e de suas sees (tantas quantas houver) so apresentados em pargrafos com :

alinhamento justificado,

Vide adiante a seo .

espaamento entre linhas simples, com recuo especial de deslocamento,

fontes e espaos variados conforme seu nvel, recebendo numerao em algarismos arbicos.

A seguir, o QUADRO DE FORMATAO DOS TTULOS:

NVEL
TAMA-NHO

FONTE
ESTILO

ESPAAMENTO
ANTES DEPOIS

RECUO ESPECIAL DESLOCA -MENTO 0,76

NUMERAO

ttulo 1

14

todas em maisculas, negrito

12

24

1 (no se usa ponto aps o ltimo nmero do ttulo, apenas um espao) 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1

ttulo 2 ttulo 3 ttulo 4 ttulo 5

13 13 12 12

negrito, minsculas itlico, minsculas negrito, minsculas itlico, minsculas

12 12 12 12

12 12 12 12

1,02 1,27 1,52 1,78

Os nmeros (1.1...) seguem a formatao do ttulo.

Essa mesma formatao deve ser transcrita, de forma idntica, no sumrio.

O importante, nesta tarefa, aprender a lidar com a funo Estilos e Formatao. Clique em Formatar e em Estilos e formatao. Aparecer, no lado direito

da tela, o seguinte quadro:

Clique sobre a SETA ao lado do cone Ttulo 1. Clique na opo Modificar, e uma nova janela aparecer:

Proceda s alteraes sugeridas no QUADRO DE FORMATAO DOS TTULOS: Times New Roman, Fonte 14 e negrito.

Clique em Formatare selecione a opo Pargrafo:

Da mesma forma, insira as informaes da formatao do ttulo 1 nos devidos espaos

Clique em Ok. e feche os quadros.

Selecione, um a um, os ttulos do captulo do trabalho. Clique SOBRE a janela Ttulo 1, e no mais sobre a seta direita.

Desta forma, estaro formatados todos os ttulos dos captulos da monografia. Siga os mesmos passos para formatar os ttulos 2 e 3, e os demais que houver.

Outras observaes:

Os ttulos de captulos, por serem as principais subdivises do trabalho, devem iniciar em folha separada.

Mesmo quando dois ou mais ttulos se encontram em seqncia, sem texto principal entre si, no devem ser adicionados espaos extras entre a margem esquerda e o nmero do ttulo inferior (para destaclo), ou seja, o alinhamento vertical dos primeiros nmeros dos diversos nveis de ttulos sempre o mesmo, junto margem esquerda. Desta forma:

1 TTULO 1
Texto texto texto

1.1 Ttulo 2
Texto texto texto

1.1.1 Ttulo 3
Texto texto texto

importante evitar ttulos rfos. No h motivos para criar um tem 1.1 se no existe um tem 1.2. Se existe apenas uma subdiviso dentro do ttulo, deve-se deix-lo como continuidade do texto do tpico superior.

A numerao dos ttulos recomea a cada captulo e no necessrio indicar o nmero do captulo em cada ponto. Assim, a sequncia de pontos do captulo 1 1, 2, 3, 4 e

no 1.1, 1.2, 1.3, 1.4 .... No captulo 2, reinicia-se a contagem: 1, 2, 3, 4 e assim sucessivamente.

2.7.2 Recomendaes para estruturao do texto


Deve-se evitar trabalhos com muitos captulos pequenos, como monografias com cinco, seis ou mais captulos, buscando concentrar as idias em um trs ou quatro captulos, de forma a construir uma sequncia lgica de raciocnio.

Os captulos no precisam ter o mesmo nmero de pginas, mas tambm no podem ser muito dspares, como por exemplo captulos com 10 pginas e outros com 80 pginas!

Tambm no se deve misturar muitas idias em um nico tpico. melhor construir o texto de forma lgica, concentrando todas as arguementaes em torno de uma mesma idia nos mesmos tpicos. Deve-se evitar repetir a mesma idia em diferentes momentos do texto, mas construir um texto com uma evoluo lgica linear.

No incio de cada captulo deve-se apresentar a idia central do mesmo e, antes do incio dos tpicos, fazer uma breve apresentao do captulo.

Ao final do captulo, pode-se fazer um elo com o captulo seguinte, mostrando a continuidade do texto.

Paginao

Conforme NBR 14724:2002, todas as pginas que compem o trabalho, a partir da folha de rosto, so contadas, porm, somente recebem numerao a partir da primeira pgina do texto principal (ou seja, da introduo).

A numerao feita em algarismos arbicos, colocada na margem superior direita. A paginao deve seguir os seguintes passos: clique no cone Inserir, e em seguida em Nmero de pginas.

Ponha o cursor logo aps o Sumrio; clique em Inserir, em seguida em Quebra de Seo e Prxima pgina (ateno para no clicar em Quebra de Pgina).

Em seguida, clique o cursor na Introduo. Clique em seguida em Inserir,

Nmero de Pginas, Incio da Pgina, Direita, Mostrar na 1 pgina. Clique em Formatar....

Na opo Formato do Nmero, clique na opo dos algarismos arbicos (como o exemplo abaixo). Clique em Iniciar em e digite o nmero da pgina em que est a Introduo do trabalho. Clique, por fim, em OK.

V at a pgina da introduo, clique duas vezes com o mouse sobre o nmero da pgina, na margem superior direita.

Surgir na tela a barra de ferramentas acima. Clicar no cone indicado na figura. Clicar em Fechar.

Voltar pgina do Sumrio. Clicar duas vezes sobre o nmero da pgina do Sumrio. Deletar o nmero. A operao est terminada.

3 ESTRUTURA E APRESENTAO DA DISSERTAO


Em conformidade com a NBR 14724:2002, as monografias so compostas dos seguintes elementos, na ordem de apresentao: Elementos pr-textuais, isto , tudo o que vem antes do texto principal: capa; folha de rosto; dedicatria; agradecimentos; epgrafe; resumo; listas; sumrio. Texto principal, composto de introduo, desenvolvimento e concluso; Elementos ps-textuais, isto , tudo o que vem aps o texto principal: referncias; glossrio; apndice; anexos; ndices;

capa. errata (em separado)

3.1 Capa
A capa serve de proteo s pginas do volume que compe a monografia; deve ser do mesmo tamanho das pginas (A4), de plstico transparente branco, para melhor proteger o documento e para permitir ao leitor a visualizao da folha de rosto.

Uma capa tambm deve ser posta aps a ltima pgina do trabalho, com o mesmo escopo de proteo e manuseio; esta, todavia, deve ser de cor escura, de preferncia preta, e opaca.

3.2 Folha de rosto


A folha de rosto serve para permitir ao leitor a imediata identificao do autor da monografia, do seu tema (atravs do ttulo), da instituio para a qual foi apresentada, quem foi o seu orientador e o ano de concluso.

A formatao da folha de rosto a seguinte: no alto da pgina (a 3cm da margem superior): nome do autor; no fim do primeiro tero da pgina (em 10cm), centralizado, o ttulo da monografia; logo abaixo (em 15cm), um pargrafo cuja \margem esquerda se inicia no alinhamento vertical do centro do pargrafo do ttulo da monografia, indicando a natureza acadmica do trabalho, a instituio de ensino e o nome do professor ou orientador;

na parte mais baixa (em 26cm), em pargrafos centralizados e sobrepostos, a localidade (a indicao da unidade federativa somente ser obrigatria se a localidade tiver homnima) e a data de concluso do trabalho, incluindo, no mnimo, o ano. Exemplo:

JOAQUIM JOS DA SILVA

O SISTEMA TRIBUTRIO PORTUGUS COLONIAL a derrama no Brasil

Dissertao apresentada como requisito parcial para concluso do Programa de Mestrado em Direito do Centro

Universitrio de Braslia

Orientador: Prof. Dr. Lima e Silva

BRASLIA
2005

3.3 Dedicatria (opcional)


A dedicatria um pequeno texto em que o autor da monografia manifesta suas afeies e agradecimentos a pessoas do seu estreito relacionamento, normalmente familiares. A dedicatria deve ser inserida no tero inferior da pgina, com formatao idntica das citaes em pargrafo especial.

3.4 Agradecimentos (opcional)


Se o autor da monografia desejar manifestar seus agradecimentos a outras pessoas, tais como o orientador do trabalho, colaboradores, estagirios, bibliotecrios, digitadores, revisores, pode faz-lo em pgina destacada, em forma idntica da dedicatria.

3.5 Epgrafe (opcional)


Epgrafe um ttulo ou uma frase posta em pgina especial de uma monografia ou antes do incio do texto de um captulo, servindo de mote ou de inspirao. Na verdade, uma frase de efeito cujo tema tem correlao com o objeto de estudo da monografia, a qual, por seu apuro, profundidade ou autoridade4, merea ser citada em destaque, para motivao inicial.

Normalmente, a epgrafe grafada em pargrafo no tero superior da pgina, com formatao idntica das citaes diretas em pargrafo especial (retro).

Logo aps a transcrio, em pargrafo imediatamente abaixo, com alinhamento direita, colocada a fonte. Assim:

No h cincia isolada e integral; nenhuma pode ser manejada com mestria pelo que ignora todas as outras. Quando falham os elementos filolgicos e
4

Geralmente so mximas proferidas por pessoas famosas.

os jurdicos, fora recorrer aos filosficos e aos histricos, s cincias morais e polticas. Carlos Maximiliano

3.6 Resumo
Chama-se resumo a sntese da monografia, inserida logo aps o sumrio, escrita na lngua portuguesa e, facultativamente, traduzida para lngua estrangeira (abstract). Serve como apresentao panormica da monografia, devendo:

ser exibido em um nico pargrafo, no ultrapassando 250 palavras; logo abaixo, devem ser inseridas as palavras-chaves; todo o resumo deve vir em espao simples e fonte 12; a palavra resumo deve ser centralizada e localizada a 18pt acima do respectivo texto. o resumo pode conter as seguintes informaes: descrio do tema, do problema de pesquisa, os objetivos da monografia, a metodologia utilizada e, se possvel, a concluso a que chegou.

3.7 Listas de grficos, ilustraes etc. (opcionais)


As listas so sumrios de outros elementos, que no os ttulos dos captulos, tais como grficos, mapas, tabelas, ilustraes etc.; evidentemente, a necessidade de uma lista vai estar condicionada existncia desses componentes.

3.8 Sumrio
O sumrio a enumerao dos ttulos dos captulos e suas divises, com indicao da pgina de seu incio, tendo por objetivo facilitar ao leitor a localizao de textos

na monografia.5 Deve ser adequado ao tamanho do trabalho.6

importante destacar que, se os passos descritos no item 2.1 , relativos formatao dos ttulos dos captulos e sees, tiverem sido seguidos, o sumrio pode ser construdo automaticamente, a partir dos seguintes passos: Coloque o cursor do computador exatamente na pgina onde o sumrio deve ser construdo. Clique no cone Inserir. Em seguida, clique em Referncia e ndices.

O ndice uma enumerao de assuntos, autores, entidades etc, na ordem alfabtica; o sumrio uma enumerao dos tpicos na ordem do texto. Em trabalho de at 25 laudas, geralmente o sumrio no tem mais que uma pgina.

Em seguida, clique em ndice analtico e confira se no cone visualizar Web esto includos somente os ttulos que foram formatados anteriormente (ttulos 1, 2 e 3). Depois de verificadas todas as informaes, clique em Ok. O sumrio estar pronto em segundos.

ATENO: Se houver qualquer alterao no sumrio, basta clicar com o boto direito do mouse sobre o sumrio e clicar em Atualizar campo, em seguida, em Atualizar ndice inteiro. Ver figura abaixo:

3.9 Texto principal


O texto principal a monografia em si. No mnimo, divide-se em trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso.

Na introduo, o autor expe a sua hiptese, justificando sua relevncia cientfico-acadmica, social e poltica, indicando a escolha metodolgica feita e descrevendo, sucintamente, cada captulo do trabalho e as relaes estabelecidas entre eles.

O desenvolvimento do trabalho, divisvel em captulos, a parte principal da monografia. ali que o autor faz uma retrospectiva da situao problemtica, como ela vem sendo tratada pela comunidade cientfica (faz a reviso bibliogrfica de teorias e/ou autores, descreve a legislao, a doutrina e a jurisprudncia etc.) e elabora sua crtica.

A concluso da monografia destina-se memorizao e fixao das principais partes do trabalho ou articulao delas com o propsito inicial da pesquisa. usual que o autor faa uma sntese das concluses parciais a que chegou, podendo apresentlas por meio de tpicos concisos. ATENO: no so apresentadas novas idias (nem tampouco novos autores) na concluso do texto (embora nada impea que novos problemas sejam cogitados para outras investigaes), mas sistematizadas as idias principais discutidas ao longo do texto; a concluso tampouco se confunde com a introduo, so documentos com objetivos completamente diferentes: um abre, o outro fecha.

No corpo do texto principal, podem ser inseridos elementos grficos, fotos, ilustraes etc., desde que sejam essenciais para a sua compreenso; caso contrrio, estes devem ser inseridos como anexos.

3.10Referncias
Recebe o nome de referncias7 a lista de obras efetivamente utilizadas pelo autor no corpo do texto principal de seu trabalho. Obras consultadas, mas no mencionadas, devem ser omitidas da lista.

Em caso de repetio de nomes de autores ou de monografias com edies ou ttulos diferentes, o texto repetido deve ser substitudo por um travesso de 6 espaos seguido de um ponto: _____.

Esta lista deve ser apresentada em ordem alfabtica8 de autores, conforme especificaes contidas adiante.

3.11Glossrio (opcional)
O glossrio uma relao das palavras de uso tcnico ou de emprego no corriqueiro, cuja compreenso importante ao entendimento das idias apresentadas. Em outros termos, um pequeno vocabulrio. Deve ser apresentado em ordem alfabtica. inserido aps o texto principal. Recomenda-se seu emprego somente em temas de extrema especificidade.

Vrios autores preferem o termo bibliografia, o qual no se recomenda, pois esta engloba o rol de trabalhos que tenham pertinncia com o objeto da pesquisa, mas que no necessariamente tenham sido citados na monografia. O Word pode classificar a lista em ordem alfabtica automaticamente (alt+t ... classificar). Entretanto, se o autor da monografia j tiver inserido o travesso e o ponto final (______.) em substituio repetio do nome do autor de um livro, este comando perde sua funo.

3.12Anexos (opcionais)
Designam-se como anexos todos os textos, grficos e documentos, no elaborados pelo autor da monografia, que servem de apoio, ilustrao ou suplemento do trabalho monogrfico, os quais, por serem acessrios, no so inseridos no corpo principal, mas aps este.

Os anexos, tantos quantos existirem, ganham numerao em algarismos romanos.

A insero, como anexos, de leis e de julgados s recomendvel quando forem de difcil acesso (por exemplo, leis revogadas, direito estrangeiro, julgados sem maior repercusso). No se justifica a insero de anexos para a transcrio de leis federais vigentes ou enunciados de smulas de tribunais superiores, por exemplo.

3.13Apndices (opcionais)
Os apndices tm a mesma funo e seguem a mesma formatao dos anexos; a diferena que os apndices so documentos elaborados pelo autor da monografia.

3.14ndices (opcionais)
Os ndices so relaes de palavras principais do texto, com indicao dos nmeros das pginas onde estas so encontradas, os quais tm por objetivo permitir a fcil localizao de nomes, locais, institutos, autores etc. Normalmente os ndices somente so empregados em trabalhos de maior corpo, com mais de 50 laudas.

O nome do ndice pode variar conforme o seu contedo; assim, ndice onomstico, quando contiver apenas nomes de pessoas; ndice geogrfico, quando contiver

nomes de locais; quando o ndice tiver, indistintamente, nomes de pessoas, de locais e outras palavras-chave, recebe o nome genrico de ndice remissivo.

Novamente, destaca-se que o processador de textos pode criar um ndice remissivo automaticamente,9 apresentando as palavras em ordem alfabtica, j com a referncia s pginas onde estas se encontram; todavia, para tanto, o acadmico deve, anteriormente, selecionar as palavras desejadas e marc-las para compor o ndice.10

3.15Errata

Elemento opcional da monografia, entregue em momento posterior ao seu depsito, identificando os principais erros do texto descobertos em leitura posterior. A errata pode ser construda da seguinte forma, em folha separada:

Folha 32

Linha 3

Onde se l publicacao

Leia-se Publicao

4 CITAES
Citaes so referncias feitas, na monografia, a idias, pensamentos e demais expresses, proferidas em lugar diverso (monografia, tese, acrdo, palestra etc.) por
9 10

Basta posicionar o mouse em Inserir/ndices/ndice remissivo/ok. Selecionar a palavra/inserir/ndices/ndice remissivo/marcar entrada/marcar todas.

outros estudiosos ou pelo prprio autor, servindo para dar sustentao quilo que se defende ou para estabelecer a crtica a posies antagnicas.

As citaes sempre devem vir acompanhadas das chamadas, indicando a fonte de onde foram extradas.

4.1 Literalidade das citaes


De acordo com o grau de literalidade, as citaes podem ser assim classificadas em:

citao direta ou literal, quando se tratar de transcrio literal de um texto, sem modificaes no seu texto e pontuao, ou, no mximo, contendo supresses de partes desnecessrias. citao indireta ou parfrase, quando a citao no for literal, mas apenas traduzir a idia do autor citado. citao de citao ou de segunda mo aquela em que o autor no teve acesso fonte (trabalho) da qual foi extrada, tomando contato com ela por intermdio de trabalho de terceiro. Por questes de confiabilidade, as citaes de segunda mo devem ser evitadas ao mximo, justificando seu emprego somente quando a fonte original for inacessvel ou a citao no for essencial. citao traduzida aquela em que o autor11 ou terceira pessoa traduz texto originalmente escrito em lngua estrangeira12. Para facilitar a conferncia da traduo, o texto original pode ser transcrito em nota de rodap.

11 12

Neste caso, logo aps a transcrio ou em nota de rodap, emprega-se a seguinte expresso: traduo nossa. No recomendvel a citao de texto estrangeiro sem traduo.

4.2 Localizao das citaes


Quanto localizao no trabalho, as citaes podem ser feitas no texto principal ou em notas de rodap.

Recomenda-se o emprego das citaes no prprio corpo do texto quando a citao for essencial ao estudo e compreenso do assunto tratado e a sua localizao neste lugar no desviar a ateno do leitor em relao ao tema principal.

4.3 Apresentao das citaes


As citaes indiretas, dada a sua no-literalidade, no recebem destaque. Aps a descrio da idia, apenas faz-se a indicao da chamada.

As citaes diretas so destacadas entre aspas duplas. Caso j haja o emprego de aspas no texto transcrito, estas devem ser substitudas por aspas simples. Conforme o tamanho da transcrio, devem receber a formatao apresentada a seguir.

4.3.1 Citao direta no corpo do texto principal


A citao direta de at 3 linhas, no texto principal, deve ser feita no prprio corpo do texto.

Sendo adotado o sistema de referncias em nota de rodap, fica assim:

Disse Afrnio Silva Jardim: "Divergindo da doutrina majoritria, entendemos que a Lei n. 9.099/95 no mitigou o princpio da obrigatoriedade do exerccio da ao penal pblica condenatria".13

Se for adotado o sistema de referncias autor-data, fica assim:

Disse Afrnio Silva Jardim (2001, p. 122): "Divergindo da doutrina majoritria, entendemos que a Lei n. 9.099/95 no mitigou o princpio da obrigatoriedade do exerccio da ao penal pblica condenatria".

4.3.2 Citao direta no texto principal, em pargrafo especial


Tendo a citao direta mais de 3 linhas, deve ser feita em pargrafo especial, conforme especificaes j referidas em citao direta em pargrafo especial.

Adotado o sistema de chamada para citao (notas de rodap), fica assim:

Tambm o sociologismo de Erlich no escapa crtica:

Mas isto, justamente, que o positivismo sociolgico de Ehrlich no consegue valorizar, porque lhe falta tal como ao seu reverso, o positivismo formal da Teoria Pura do Direito de Kelsen o acesso ao domnio do ser espiritual das idias e da sua realizao nas objetivaes do esprito.25

Adotado o sistema de chamada (autor-data), fica assim:

Tambm o sociologismo de Erlich no escapa crtica:

Mas isto, justamente, que o positivismo sociolgico de Ehrlich no consegue valorizar, porque lhe falta tal como ao seu reverso, o positivismo formal da Teoria Pura do Direito de Kelsen o acesso ao domnio do ser espiritual das idias e da sua realizao nas objetivaes do esprito (LARENZ, 1991, p. 86).

4.4 Elementos no originais em citao


Sempre que desejar alterar a apresentao da citao original, o autor deve mencionar a modificao, esclarecendo-a por expresses entre colchetes.

Vejam-se as hipteses abaixo:

[...]

Para indicar supresso de texto. Ex.:


O universal lgico do Direito apresentado pelos neokantianos, de maneira esttica [...], esvaziando daquela funo constitutiva que as categorias desempenham em relao a experincia, e que [...] marca o valor do transcendentalismo kantiano.

[?] ou [!]

Para demonstrar dvida [?] ou perplexidade [!] com a idia do texto original. Ex.: Disse Afrnio Silva Jardim: "Divergindo da doutrina majoritria, entendemos que a Lei n. 9.099/95 no mitigou o princpio da obrigatoriedade do exerccio da ao penal pblica condenatria." [!]

[sic]

Para destacar erros ou incoerncias contidas no original. Ex.: L-se nos autos de inqurito policial: "quando o ladro pulou a serca [sic], logo os policiais o prenderam."

[grifo nosso]

Para indicar destaque de texto inexistente no original. Ex.: Prossegue Afrnio Silva Jardim: "Na verdade, o legislador no deu ao Ministrio Pblico a possibilidade de requerer o arquivamento do termo circunstanciado e das peas de informao que o instrurem quando presentes todas as condies para o exerccio da ao penal." [grifo nosso] No sistema autor-data: (JARDIM, ano, pg., grifo nosso)

[grifo

do

Para indicar grifo original da citao.

autor]

No sistema autor-data: (JARDIM, ano, pg., grifo do autor)

5 REFERNCIAS
Existe, normalmente, uma grande confuso entre sistemas de chamada e as referncias. Referncias so um conjunto de elementos, indicados ao final do trabalho, que permitem a identificao de um trabalho mencionado no corpo do texto principal, tais como o nome do autor, o ttulo da monografia, data de publicao etc. J os sistemas de chamada referem-se forma como as citaes so indicadas ao longo do texto, seja atravs do sistema autor-data, seja atravs do sistema numrico (notas de rodap ou final de captulo).

Como se ver, existem elementos das referncias que so obrigatrios (a apresentao das referncias se encontra padronizada pela NBR 6023:2002).

No se pode perder de vista que o objetivo principal das referncias permitir ao pblico leitor a identificao do trabalho. Evitam-se posies extremadas: a insero de dados em demasia sobrecarrega o texto; a sua ausncia no permite o alcance do seu escopo.

Assim, as referncias devem ser adequadas ao pblico-alvo, sendo, por exemplo, absolutamente desnecessria, em monografia jurdica, a anteposio da palavra BRASIL, para identificar o Supremo Tribunal Federal, nas citaes jurisprudenciais, ou, ainda, a meno s dimenses e nmeros de pginas da referida obra.

As referncias so necessrias para permitir a identificao e a conferncia

das fontes das citaes inseridas no corpo do texto ou em nota de rodap e na lista a ser apresentada no fim do trabalho.

5.1 Sistemas de chamada


Os sistemas de chamada podem, opcionalmente, ser apresentadas no corpo do texto principal (sistema autor/data) ou em notas de rodap (exclumos a hiptese das notas de final de captulo e final de trabalho pelo excessivo desconforto causado ao leitor). Feita a opo por um dos referidos sistemas, deve ser mantido o mesmo, consistentemente, em todo o trabalho.

5.1.1 Notas de rodap numeradas


Preferencialmente, deve-se optar pelo sistema de notas de rodap numeradas, contendo, no mnimo, os seguintes elementos:

nome do autor; ttulo da obra; edio (se no for a primeira); local de publicao; nome da editora; ano da edio; nmero da pgina.

Exemplo:

SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 4. ed. So Paulo: M. Fontes, 1997, p. 36. Obs.: a forma de pontuao deve ser uniformemente seguida. Quando a editora for nome de pessoa, abreviar o(s) prenome (s). Ex: M. Fontes; J. Olympio.

Podem ser muitas as variantes de apresentao destes elementos (um ou mais autores, local desconhecido etc.), assim, estas especificaes sero tratadas adiante, em referncia em lista.

A numerao deve ser contnua, isto , no deve ser interrompida em razo de mudana de captulo.

5.1.2 No corpo do texto (sistema autor/data)


Quando a fonte citada o objeto principal do estudo e, por isso, vai ser constantemente mencionada (como quando se elabora crtica sobre o pensamento de renomado autor em determinada monografia) obrigatria a apresentao do sistema de chamada logo aps as citaes, entre parnteses.

Neste caso, os elementos sero mnimos, contendo apenas o sobrenome do autor, em maisculas, o ano da publicao e o nmero da pgina; assim:

Tambm o sociologismo de Erlich no escapa crtica: Mas isto, justamente, que o positivismo sociolgico de Ehrlich no consegue valorizar [...] - o acesso ao domnio do ser espiritual das idias e da sua realizao nas objetivaes do esprito (LARENZ, 1991, p. 86).

Quando o nome do autor utilizado no corpo do texto, deve ser grafado normalmente, sem sua repetio nos parnteses, que recebero apenas o ano da publicao e o nmero da pgina:

Segundo Karl Larenz (1991, p. 86), o que o positivismo sociolgico de Ehrlich no consegue valorizar, porque lhe falta tal como ao seu reverso, o positivismo formal da Teoria Pura do Direito de Kelsen o acesso ao domnio do ser espiritual das idias e da sua realizao nas objetivaes do esprito.

Especificidades:

Coincidncia de sobrenomes de autores diversos: acrescentam-se tambm as iniciais dos prenomes; Mais de uma obra, do mesmo autor, em um mesmo ano: acrescentam-se letras minsculas logo aps o ano (2004a, 2004b ...), de acordo com a ordem alfabtica dos ttulos, tomando-se o cuidado de tambm fazer essa especificao na lista de referncias inserida no final do trabalho; Referncias a vrios autores: separam-se por ponto e vrgula (MIRABETE, 1998, p. 12; CAPEZ, 2000, p. 29).

5.2 Referncia em lista


Sob o ttulo referncias, dever ser apresentada, no final do trabalho, uma lista das obras citadas, em ordem alfabtica.

Os elementos (nome, ttulo etc.) dos itens da lista so os mesmos quando apresentados em nota de rodap (retro), sem o ltimo, isto , sem o nmero da pgina da monografia.

A formatao do pargrafo da lista deve ser a seguinte:

fonte padro (times, 12); alinhamento esquerdo; sem nenhum recuo; espao entre linhas simples; espaamento depois: 24.

Assim:

REFERNCIAS
CINTRA, Antonio Carlos A.; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 10. ed. So Paulo: Malheiros, 1993. ESPRITO SANTO, Jos da Silva. Denncia. 4. ed. So Paulo: M. Fontes, 1997. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 4. ed. So Paulo: M. Fontes, 1997.

5.2.1 Apresentao bsica


Quando os elementos referenciais forem simples e todos conhecidos, a sua apresentao ser a seguinte:

nome do autor, iniciando pelo ltimo sobrenome13, este em maisculas; o ttulo da obra, em negrito ou itlico, sendo somente a primeira letra da primeira palavra em maiscula14; a edio, se no for a primeira; sem o artigo: 2. ed. e no 2 ed.; imprenta: local (especifica-se a unidade federativa ou o pas somente se houver possibilidade de confuso com outra localidade), editora (s o nome principal) e ano de publicao. Exemplo:

SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 4. ed. So Paulo: M. Fontes, 1997. Obs.: a forma de pontuao deve ser uniformemente seguida.
13

Ateno: quando o autor tiver um sobrenome que indique relao de parentesco (FILHO, JNIOR, NETO, SOBRINHO), a entrada deve ser realizada, mesmo assim, com o penltimo sobrenome. Assim, por exemplo, Humberto Theodoro Jnior receber o seguinte tratamento: THEODORO JNIOR, Humberto. 14 Respeitando-se os nomes prprios, porm.

Como j visto, se a referncia for feita em citao, acresce-se o nmero da pgina; assim: p. 35, ou, para indicar trecho: p. 35-50.

5.2.2 Especificaes variadas


5.2.2.1 Quanto ao autor 5.2.2.2
5.2.2.1.1 Coletneas Existindo um organizador ou coordenador, a entrada feita pelo seu nome (o qual pode ser de uma instituio), seguido da funo abreviada, entre parnteses; caso contrrio, diretamente pelo ttulo, sendo a primeira em maisculas. WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Fundamentos de histria do direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. ou FUNDAMENTOS de histria do direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

5.2.2.1.2

Autor com A entrada feita pelo penltimo nome, seguido do ltimo. Ex.: sobrenomes em BALAGUER CALLEJN, Francisco. Fuentes del derecho. Madrid: lngua espanhola Tecnos, 1992. Desconhecido A entrada feita pelo ttulo, com a primeira palavra em maisculas. Ex.: MANIFESTO revolucionrio. So Paulo: [s.e.], 1932.

5.2.2.1.3

5.2.2.1.4

Dois ou trs autores

Separam-se os seus nomes por ponto e vrgula, na ordem de apresentao da ficha catalogrfica ou, se inexistir esta, da capa. Ex.: DAMIO, Regina Toledo; Henriques Antonio. Curso jurdico. So Paulo: Atlas, 1995.

5.2.2.1.5

Mais de trs autores Menciona-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso latina et al. Ex.: SILVA, Antnio da. et al. Relatrio de atividades. Braslia: UniCEUB, 1993.

5.2.2.1.6

rgos pblicos

Insere-se normalmente o nome do rgo, com todas as letras em maisculas. Se a denominao for genrica, podendo ser confundida com outra semelhar, deve ser inserida a localidade, entre parnteses; assim: Instituto de Criminalstica (DF). Se o trabalho for de autoria de uma unidade subordinada, cujo nome no for conhecido pelo pblico leitor, dever ser antecedida da unidade superior. Ex.: MINISTRIO PBLICO FEDERAL. Procuradoria da Repblica no Distrito Federal. Relatrio de atividades. Braslia,15 1999. p. 34.

5.2.2.1.7

Instituies

Insere-se normalmente o nome da instituio, todas as letras em maisculas. Se houver uma unidade subordinada, dever ser mencionada na seqncia, com formatao normal; podem ser usadas siglas. Ex.: CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA. Faculdade de Cincias Jurdicas e Sociais. Curso de Direito. Manual de elaborao de monografias. Braslia, 2002.

5.2.2.1.8

Eventos

Cita-se o nome do evento: congressos, encontros profissionais etc., seguido da data e do local. Ex.: CONGRESSO NACIONAL DE MAGISTRADOS, set. 99, Gramado (RS). Anais. Porto Alegre: Fabris, 1999.

5.2.2.1.9

Pseudnimo

Substitui o nome; se o nome for conhecido, apresentado logo aps, entre colchetes. Ex.: PITGORAS [Joo da Silva]. Teoria geral do direito. Belo Horizonte: Minasjur, 1956.

5.2.2.1.10

Sobrenome composto

Apresentam-se ambos, destacando-se-os. Ex.: ESPRITO SANTO, Jos da Silva. Denncia. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

5.2.2.2 Quanto ao local da fonte 5.2.2.1.2


Citao de citao No corpo do texto principal, faz-se referncia ao legtimo autor das palavras transcritas e, na nota de rodap, menciona-se a fonte que indicou a sua existncia. Ex. no texto principal: Liebman ressaltou que o direito processual disciplina onde se trata da regulamentao do exerccio de uma das funes fundamentais do Estado, qual a de fazer justia.8 na nota de rodap:
8

Apud MARQUES, Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Campinas: Bookseller, 1997. vol. I.

5.2.2.2.2

Leis, decretos etc.

Seguem-se o nmero do ato, a data, a ementa e o local de publicao. Quando no for federal, deve ser indicada a origem do ato normativo. Ex.: DISTRITO FEDERAL. LEI N. 6.368, de 21.10.76. Dispe sobre medidas de preveno e represso ao trfico ilcito e uso indevido de entorpecentes [...] . DOU de 22.10.76, v. 120, p. 5.004.

5.2.2.2.3

Jurisprudncia

Indica-se o tribunal de origem, o rgo prolator da deciso (turma, cmara etc.), o tipo e o nmero da ao ou recurso, ementa (opcional), relator do acrdo, data da deciso e local de publicao. Por questo de preservao da intimidade individual, deve ser evitada a meno s partes litigantes. Ex. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 2 Turma. RHC n 66.869. Ementa: [...] Relator: Aldir Passarinho. Braslia, DF, 12 jun. 88. DJ de 28.4.89, p. 6.295.

5.2.2.2.4

Artigos em A entrada feita normalmente pelo autor, seguido do ttulo do artigo em peridicos, com fonte normal (facultado o uso das aspas), ttulo do peridico na mesma forma de fonte empregada para as monografias, local e data de publicao autor identificado e pginas de incio e de trmino do artigo. Ex.: CAMPOS, R. A esquina da irracionalidade. Revista Veja, So Paulo: Abril, v. 31, n. 23, 1999, p. 21. se o artigo estiver localizado em suplemento: SILVA, A. C. Pequena traio. Correio Braziliense, Braslia, 12 dez. 1999, caderno Direito e Justia, p. 12.

5.2.2.2.5

Artigos peridicos, autor identificado

em O nome do jornal ou da revista substitui o nome do autor do artigo. Ex.: com no VEJA. O czar do crime. So Paulo: Abril, v. 31, n. 23, 1999, p. 66.

5.2.2.2.6

Monografia contida Identifica-se primeiro a monografia individual, seguida da expresso latina em coletnea no in ou em, e os dados da coletnea. Ex.: peridica GAUTHIER, Florence. As Declaraes do direito natural. In: VOVELLE, Michel (org.). Frana revolucionria. Trad. Denise Bottman. So Paulo: Brasiliense, 1989. p. 37-58. Pareceres oficiais A entrada feita pelo nome da instituio. Ex.: MINISTRIO PBLICO FEDERAL. Procuradoria da Repblica no Distrito Federal. Relatrio de atividades. Braslia,16 1999.

5.2.2.2.7

5.2.2.2.8

Tese ou dissertao SOUZA JNIOR, Antonio Umberto de. Entre o medo e a utopia: o dilema brasileiro entre o ativismo e a autoconteno no exame judicial das no publicada questes polticas. 2001. 171 p. Dissertao. (Mestrado em Direito e Estado). Faculdade de Direito, Universidade de Braslia, Braslia. Entrevistas publicadas publicadas SIMON, Pedro. Eu digo o que penso. Veja. So Paulo: Abril, n. 1.124, 15 set. 1999, p. 11. Entrevista. no PERTENCE, Joo Paulo Seplveda. Entrevista concedida a Jos Joo da Silva. Braslia, 4 abr. 1999. CEUB. Coordenadoria de Monografia e Pesquisa. Ata da sesso realizada no dia 10 set. 1999. Livro 20, 12 verso. de MICROSOFT CORPORATION. WINDOWS 3.1. Redmomd. Wa, c 1990-1992, disquetes (8Mb); 5 pol. Ambiente operacional. Se conhecida, deve ser apresentada a pessoa responsvel pela pgina, seguido do endereo eletrnico da pgina (sublinhado) e da data do acesso. Ex.: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. <http//:www.stf.gov.br> . Acesso em: 22 abr. 03. Disponvel em:

5.2.2.2.9

5.2.2.2.10 Entrevistas 5.2.2.2.11 Atas 5.2.2.2.12 Programas


computador

5.2.2.2.13 Pginas da internet

5.2.2.2.14 Trabalhos
publicados internet

Identifica-se primeiramente a obra, depois o endereo eletrnico do na arquivo referente ao texto, seguido da data de acesso. GAZOTO, Lus Wanderley. A Linguagem e a revoluo francesa. Disponvel em: <http//:www.prdf.mpf.gov.br/~gazoto/monograf/revfranc> Acesso em: 22 out. 2003.

5.2.2.3 Quanto ao ttulo

5.2.2.3.1 Subttulo

Se o ttulo contiver subttulo, este deve aparecer aps aquele, precedido por dois pontos e espao, sem destaque.
HULSMAN, Louk; CELIS, Jacqueline B. de. Penas perdidas: o sistema penal em questo. Traduo de: Maria Lcia Karam. Niteri: Luam, 1993.

A entrada feita pelo ttulo mais destacado ou, se no houver 5.2.2.3.2 Mais de destaque, pelo que aparecer primeiro na monografia. um ttulo 5.2.2.3.3. longo Ttulo Pode ser abreviado, substituindo-se as partes suprimidas por reticncias entre colchetes.

ABREVIATURAS17 E EXPRESSES LATINAS


Apresentam-se a seguir as principais abreviaturas e expresses latinas com

seus respectivos significados:

Abreviatura ou expresso
Apud

significado
(pud) [Lat., citado por;] Empregada para indicar a fonte de uma citao de citao (tambm chamada de citao de segunda mo). Deve ser usada somente se a obra citada no for acessvel. Vide exemplo em citao de citao retro.

c/c

Combinado com. Empregada quando se consideram conjuntamente duas disposies legais para se chegar a um resultado ou concluso. Confira, conforme. Edio. (ibdem)[Lat.] Adv. 1. Mesmo autor, mesma obra

cf. ed. Ibidem

15 16

Omite-se o nome da editora quando o mesmo da entrada. Omite-se o nome da editora quando mesmo da entrada. 17 OBSERVAO IMPORTANTE: recomenda-se que as abreviaturas s sejam inseridas ao final do trabalho. No caso de algumas delas, como o Ibidem e o Idem, qualquer alterao na ordem das notas de rodap poder desqualificar o uso de tais abreviaturas, j que elas se referem a NOTAS IMEDIATAMENTE ANTERIORES CONTIDAS NA MESMA PGINA.

Emprega-se em citao de obra mencionada na nota imediatamente anterior, que esteja na mesma pgina. Traduz a idia de que aquela citao est contida na mesma obra do mesmo autor, da nota imediatamente anterior, s que em pgina diferente. S deve ser usado no sistema de chamada numrico (nota de rodap). Assim:

28

GAZOTO, Lus W. O Princpio da no-obrigatoriedade da ao penal pblica. So Paulo: Manole, 2003, p. 28. 29 Ibidem, p. 40.

Idem

(dem) [Lat., o mesmo] 1. O mesmo autor, obra diferente

Traduz a idia de que aquela citao est contida em obra diferente da nota imediatamente anterior, embora ambas sejam do mesmo autor.. S deve ser usado no sistema de chamada numrico (nota de rodap).
MARQUES, Jos Frederico. Elementos de processo penal. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 1962. Idem. Processo Civil. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 1977.18

j. loc. n. op. cit.

Julgado em. Local. Nmero. Obra citada. Somente deve ser usada se a obra tiver sido citada na mesma pgina. Caso contrrio, a nota deve conter todos os elementos da referncia. 19 Pgina.

p.

18 19

No existe a expresso Ob. Cit, ou obra citada. S se usa a expresso em latim, op. cit.

p. ex. Passim

Por exemplo. (pssim) [Lat., por aqui e ali] Palavra que se pospe ao ttulo de uma obra citada para indicar que nela se encontraro referncias em vrios trechos.

[s.d.] [s.n.] [s.l.]

Sem data. Sem editora identificada. Sem local.

v. v.g. (verbi gratia)

Vide; veja; volume. (vrbi grcia)[Lat.] Por exemplo

v.u.

Votao unnime

BIBLIOGRAFIA DE APOIO
Alm das indicaes bibliogrficas que cada tema suscita a quem pretenda

pesquisar, possvel elaborar uma lista de obras com grande potencial de utilidade genrica, seja nas questes metodolgicas, seja nas questes epistemolgicas (relativas aos limites de cada cincia), seja nas questes meramente formais. A insero da lista que segue tem, pois, o propsito de fornecer pistas e dados aos pesquisadores em matria jurdica ou sociojurdica.

7.2

CINCIA E METODOLOGIA DE PESQUISA

ALVES, Rubem. Filosofia da cincia: introduo ao jogo e suas regras. So Paulo: Ars Potica, 1996. CHALMERS, A. O que a cincia afinal? Traduo de: Raul Fiker. So Paulo: Brasiliense, 1995. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995. DUTRA, L. H. de. Introduo teoria da cincia. Florianpolis: UFSC, 1998. FEYERABEND, P. K. Contra o mtodo. Traduo de: Octanny S. da Mota & Lenidas Hegenberg. Rio de Janeiro:Livraria Francisco Alves, 1975. KUHN, Thomas S. A Estrutura das revolues cientficas. 5. ed. Traduo de: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. So Paulo: Perspectiva, 1998. LAKATOS & MUSGRAVE (Orgs.). A Crtica e o desenvolvimento do conhecimento: quarto volume das atas do colquio internacional sobre filosofia da cincia, realizado em Londres em 1965. Traduo de: Otvio Mendes Cajado, So Paulo: Cultrix e Edusp, 1970. MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Mtodo das cincias naturais e sociais. So Paulo: Pioneira, 1993. PINTO, A. V. Cincia e existncia: problemas filosficos da pesquisa cientfica. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. POPPER, Karl. A Lgica da pesquisa cientfica. 9. ed. Traduo de: Lenidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. So Paulo:Cultrix, 1999. _____. Conjecturas e refutaes. Traduo de: Srgio Bath, Braslia: UNB, 1982.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo uma cincia ps-moderna, Rio de Janeiro: Graal, 1989. _____. Um discurso sobre as cincias. Porto: Afrontamento, 1987. _____. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. RABUSKE, E. Epistemologia das cincias humanas. Caxias do Sul:EDUCS, 1978.

7.3

INTRODUO PESQUISA JURDICA E SOCIOJURDICA

ADEODATO, Joo Maurcio. O Estado da arte da pesquisa jurdica e scio-jurdica no Brasil. Braslia: Conselho de Justia Federal (Centro de Estudos Judicirios), 1996 (Srie Pesquisas do CEJ, n 4). _____. Filosofia do direito: uma crtica verdade na tica e na cincia. So Paulo: Saraiva, 1996. LYRA FILHO, Roberto. O que Direito. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982. SOUSA JNIOR, Jos Geraldo (Org.). Introduo crtica ao Direito. Braslia: UnB, 1993 (Srie O Direito achado na rua).

7.4

PARADIGMAS E MTODOS DA CINCIA DO DIREITO

APOSTOLOVA, Bistra S. Poder Judicirio: do moderno ao contemporneo. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1998. AGUILLAR, Fernando Herren. Metodologia da cincia do Direito. 2. ed. So Paulo: Max Limonad, 1999. ANDRADE, C. J. de. Hermenutica jurdica no Brasil. So Paulo: RT, 1991. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. Traduo de: Srgio Bath. So Paulo: M. Fontes, 1993. AZEVEDO, Plauto Faraco de. Crtica dogmtica e hermenutica jurdica. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1989. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Traduo de: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. _____. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. 4. ed. Traduo de: Alfredo Fait. Braslia: UnB, 1997. _____. Estado, governo e sociedade. 6. ed. Traduo de: Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. _____. Locke e o Direito natural. Traduo de: Srgio Bath. Braslia: UnB, 1997.

_____. O positivismo jurdico. Traduo de: Marco Pugliesi e outros. So Paulo: cone, 1995. _____. Teoria do ordenamento jurdico. 10. ed. Traduo de: Maria Celeste C. L. dos Santos. Braslia: UnB, 1997. CANARIS, Claus W. Pensamento sistemtico e conceito de sistema na cincia do Direito. 2 ed. Introduo e Traduo de: A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituio. 3. ed. Coimbra: Almedina, 2002. CHEVALLIER, Jean Jacques. As Grandes obras polticas de Maquiavel a nossos dias. 8. ed. Traduo de: Lydia Cristina. Rio de Janeiro: Agir, 1998. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justia: elementos da filosofia constitucional contempornea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1999. DEZ-PICAZO, Luiz. Experiencias jurdicas y teora del Derecho. 3. ed. Barcelona: Ariel, 1993. DWORKIN, Ronald. O imprio do Direito. Traduo de: Jefferson Luiz Camargo. So Paulo: M. Fontes, 1999. _____. Uma questo de princpio. Traduo de: Luiz Carlos Borges. So Paulo: M. Fontes, 2000. FARIA, Jos Eduardo (Org.). A crise do Direito numa sociedade em mudana. Braslia: UnB, 1988. _____. Poder e legitimidade. So Paulo: Perspectiva, 1978. _____. Poder Judicirio. Crise, paradoxos e desafios. Braslia: CEJ/CJF, 1996 FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. Direito, retrica e comunicao. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1997. _____. Funo social da dogmtica jurdica. So Paulo: Max Limonad, 1998. _____. Introduo ao estudo do Direito. So Paulo: Atlas, 1994. _____. Teoria da norma jurdica. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 5. ed. Traduo de: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 1997. _____. Un dialogo sobre el poder. Traduo de: Miguel Morey. Madrid: Alianza, 1997. FREITAS, Juarez. A interpretao sistemtica do Direito. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 1998.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. 2. ed. Traduo de: Flvia Paula Meurer. Petrpolis: Vozes, 1998. GARCA DE ENTERRA, Eduardo. La Lengua de los derechos: l La formacin del Derecho pblico europeo tras la Revolucin Francesa. Madrid: Alianza, 1995. GILISSEN, John. Introduo histrica ao Direito. 2. ed. Traduo de: A. M. Hespanha e L. M. Mocasta Malheiros. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1995. HABERMAS, Jrgen. A crise de legitimao no capitalismo tardio. 2. ed. Traduo de: Vamireh Chacon. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. _____. Conhecimento e interesse. Introduo e traduo de: Jos N. Heck. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. _____. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Traduo de: Flvio Seno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. HART, H. L. A. O conceito de Direito. Traduo de: A. Ribeiro Mendes. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1994. HESPANHA, Antnio Manuel. Panorama histrico da cultura jurdica europia. 2. ed. Mens Martins: Euro-Amrica, 1998. IHERING, Rudolf von. A luta pelo Direito. 16. ed. Traduo de: Joo Vasconcelos. So Paulo: Forense, 1998. KANT, Immanuel. Critica da razo prtica. 4. ed. Traduo de: Afonso Bertagnoli. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. _____. Crtica da razo pura. 4. ed. Traduo de: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre F. Morujo. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. _____. Fundamentos da metafsica dos costumes. 4. ed. Traduo de: Lourival de Queiroz Henkel. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. KELSEN, Hans. A justia e o Direito natural. 2. ed. Prefcio e Traduo de: Joo B. Machado. Coimbra: Armnio Armado, 1979. _____. Teoria geral das normas. Traduo de: Jos Florentino Duarte. Porto Alegre: Fabris, 1986. _____. Teoria pura do Direito. 6. ed. Traduo de: Joo B. Machado. So Paulo: M. Fontes, 1998. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do Direito. 3. ed. Traduo de: Jos Lamego. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. LATORRE, Angel. Introduo ao Direito. Traduo de: Manuel de Alarco. Coimbra: Almedina, 1997.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito. Traduo de: Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985, 2 v. MIAILLE, Michel. Introduo crtica ao Direito. 2. ed. Traduo de: Ana Prata. Lisboa: Imprensa Universitria, 1994. PACHUKANIS, E. S. Teoria geral do Direito e marxismo. Traduo de: Slvio Donizete Chagas. So Paulo: Acadmica, 1988. PADOVANI, H.; CASTAGNOLA, L. Histria da Filosofia. 17. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1995. PAIM, Antonio. Histria das idias filosficas no Brasil. 5. ed. Londrina: UEL, 1997. PERELMAN, Cham. tica e Direito. Traduo de: Maria E. Galvo G. Pereira. So Paulo: M. Fontes, 1996. _____. Lgica jurdica. Traduo de: Vergnia K. Pupi. So Paulo: M. Fontes, 1998. REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. _____. Fundamentos do Direito. 3. ed. So Paulo: RT, 1998. _____. Nova fase do Direito moderno. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1998. _____. O Direito como experincia. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1992. ROUANET, Srgio P. As razes do iluminismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1988. SANTOS, Boaventura de Sousa et al. Os tribunais nas sociedades contemporneas. Porto: Afrontamento, 1994. SKINNER, Q. As fundaes do pensamento poltico moderno. Traduo de: Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. STRECK, Lnio L. Hermenutica jurdica e(m) crise: uma explorao hermenutica da construo do Direito. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 2000. WARAT, Luiz Alberto. O Direito e sua linguagem. 2. ed. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1995. _____. Mitos e teorias na interpretao da lei. Porto Alegre: Sntese, s.d. _____. Em nome do acordo: a mediao no Direito. S.l.: Almed, s.d. WIEACKER, Franz. Histria do direito privado moderno. 2. ed. Traduo de: A. M. Botelho Hespanha. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1967. WOLKMER, Antonio Carlos. Histria do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

_____. Introduo ao pensamento jurdico crtico. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. ZILLES, U. Grandes tendncias na filosofia do sculo XX. Caxias do Sul: Educs, 1987.

7.5

ESTRUTURAO DA PESQUISA JURDICA E SOCIOJURDICA

ANGEL, M. Utilidade e mtodos do Direito Comparado. Traduo de: Srgio Jos Porto. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1980. AUROUX, S. A filosofia da linguagem. Traduo de: Jos Horta Nunes. Campinas: Unicamp, 1998. BARDIN, L. Anlise de contedo. So Paulo: tica, 1979. BRANDO, C. R. (Org). Repensando a pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1984. CARDOSO, C. F. Os mtodos da histria. Rio de janeiro: Graal, 1983. CASTRO, C. de M. A prtica da pesquisa. So Paulo: McGraw-Hill, 1977. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em cincias humanas e Sociais. 3. ed. So Paulo: Cortez, 1998. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. So Paulo: Perspectiva, 1999. FERREIRA SOBRINHO, Jos Wilson. Pesquisa em direito e redao de monografia jurdica. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1997. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. _____. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. GOODE, W.; HATT, P. Mtodos em pesquisa social. 7. ed. Traduo de: Carolina Martuschelli Bori. So Paulo: Nacional, 1979. HENRIQUES, A.; MEDEIROS, J. B. Monografia no curso de Direito. So Paulo: Atlas, 1999. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em cincias sociais. Traduo de: Helena Mendes Rotundo. So Paulo: EPU, 1979. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1992. _____. Metodologia cientfica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1995. MAINGUENEAU, D. Novas tendncias em anlise do discurso. 3. ed. Traduo de: Freda Indursky. Campinas: Unicamp, 1997. MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Tcnicas de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996.

RICHARDSON, R. J. et.al.. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 1985. RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 17. ed. Petrpolis: Vozes, 1992. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: M. Fontes, 1999. SELLTIZ, C. et.al. Mtodos de pesquisas em relaes sociais. Traduo de: Dante Moreira Leite. So Paulo: EPU/EDUSP, 1987. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2000. THIOLENT, M. J. M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrio, avaliao e reconstruo. Cadernos de Pesquisa, n 49 (maio), p. 45-50, 1984. _____. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 1985. TRIVIOS, Augusto N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. ZITSCHER, H. C. Metodologia do ensino jurdico com casos: teoria e prtica. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

7.6

REDAO E APRESENTAO DE MONOGRAFIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2000. _____. NBR 6032: abreviao de ttulos de peridicos e publicaes seriadas. Rio de Janeiro, 1989. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1978. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 5. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001. UNIVERSIDADE DE BRASLIA. Manual para apresentao de trabalhos acadmicos. Braslia, 1998. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Normas para apresentao de trabalhos. 5. ed. Curitiba: UFPR. 1995. _____. Normas para apresentao de documentos cientficos. Curitiba: UFPR, 2000. MANUAIS DE ELABORAO DE MONOGRAFIAS JURDICAS BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurdica: teoria e prtica da monografia para os cursos de Direito. So Paulo: Saraiva, 2001.

CAMILLO, Carlos Eduardo Nicoletti; FERRON, Fabiana. Monografia jurdica: uma abordagem didtica. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. CASTILHO, Maria Augusta. Roteiro para elaborao de monografia em cincias jurdicas. So Paulo: Sugestes Literrias, 2000. GAMA, Ricardo Rodrigues. Monografia jurdica. Campinas: Bookseller, 2001. LEITE, Eduardo de Oliveira. A monografia jurdica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. MAMEDE, Gladston. O trabalho acadmico no Direito: monografias, dissertaes e teses. Belo Horizonte: Mandamentos, 2001. NUNES, Luiz Antonio Rizzato. Manual da monografia jurdica: como se faz uma monografia, uma dissertao, uma tese. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar. Monografia jurdica: orientaes metodolgicas para o trabalho de concluso de curso. Porto Alegre: Sntese, 1999. RIBEIRO, Wanderley. A monografia do curso de Direito: anotaes para a sua produo. Rio de Janeiro: Forense, 2002. SERRANO, Pablo Jimenez; PINTO FILHO, Heitor. Manual bsico do pesquisador: como escrever uma monografia jurdica. So Paulo: LEUD, 2001. VENTURA, Deisy. Monografia jurdica: uma viso prtica. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

You might also like