You are on page 1of 8

Classes de Palavras e seus empregos.

SUBSTANTIVOS ADJETIVOS ARTIGOS VERBOS So variveis. PRONOMES NUMERAIS So variveis e invariveis. ADVRBIOS PREPOSIES INTERJEIES CONJUNCES So invariveis. 1. SUBSTANTIVO Definio tradicional (e suas falhas) Tradicionalmente, o substantivo definido como vocbulo que designa os seres (pessoas, animais ou coisas): TIJOLO, FLORESTA, PINGIM, etc. Contudo, tambm pode designar qualidade (HONRAREZ, LEALDADE) ou aes (SUBTRAO, VIAGEM, ASSESSORAMENTO). Ora, isso leva muitos alunos a confundirem estes substantivos de qualidade com o ADJETIVO ( a palavra que exprime qualidade) e os de ao com os VERBOS ( a palavra que designa ao). Neste caso, voc dever ficar atento para outros fatores que nos possibilitam melhor reconhecer o substantivo. 2. ADJETIVO Todo adjetivo exprime algo atribuvel a um substantivo: pacote pesado, casa verde, homem forte, atitude firme, etc. Caracterstica flexional: o adjetivo obrigado a concordar em gnero e nmero com o substantivo a que se refere. Exs.: livro moderno, obra moderna, livros modernos, obras modernas. Caractersticas morfolgicas Se voc examinar os advrbios em -MENTE, ver que todos eles so formados na seguinte frmula:

ADJETIVO + MENTE
3. ADVRBIO Palavra invarivel que modifica um verbo, adjetivo ou outro advrbio, indicando uma circunstncia. Hoje, aqui, lentamente.

EXERCCIOS I Sublinhe os adjetivos da lista abaixo. Professor Andresan

37

a) feroz b) inocncia c) duvidoso d) frugal e) vontade f) presso g) puro h) esperto i) crucial j) brusco k)sensvel l) parco f) legal g) tristeza h) honra i) favorvel j) esforo l) esforado m) mundo n) mundial o) aridez p) claro q) clareza EXERCCIOS II Semntica Assinale as frases em que ocorre mudana de sentido. ( ) Por ALGUM dinheiro ele seria capaz de vender a casa. Por dinheiro ALGUM ele seria capaz de vender a casa. ( ) Belo Horizonte j foi uma LINDA cidade.Belo Horizonte j foi uma cidade LINDA. ( ) Sem dvida, ela uma GRANDE mulher. Sem dvida, ela uma mulher GRANDE. ( ) Aquela POBRE famlia tem muitos problemas. Aquela famlia POBRE tem muitos problemas. ( ) Comprei um BONITO carro. Comprei um carro BONITO. ( ) O alto traficante assusta a polcia. / O traficante alto assusta a polcia. ( ) O velho amigo que socorreu o viciado. / O amigo velho que socorreu o viciado. EXERCCIOS III Classifique a classe gramatical das palavras destacadas (substantivo, adjetivo, advrbio)

1. A cerveja que desce redondo. 2. A cerveja que desce gelada. 3. Ele um rapaz bom. 4. O bom da vida o cantar dos pssaros 5. Joo est no meio do estdio. 6. Comeu meia ma. 7. Aquelas moas so meio atrapalhadas. 8. Ela mexe bonito. 9. No faltam mulheres bonitas aqui. 10. O bonito desta paisagem o verde. 11. Comprei um bonito terno verde.

4. PREPOSIO 38

Professor Andresan

A, ante, aps, at, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre 5. ARTIGO Definidos o, os , a, as Indefinidos um, uns, uma, umas OBS.: Classes do A a. Artigo Definido b. Pronome Pessoal Oblquo c. Pronome Demonstrativo d. Preposio Classifique o A nas frases abaixo de acordo com o cdigo. 1. Artigo Definido 2. Pronome Pessoal Oblquo 3. Pronome Demonstrativo 4. Preposio a) Ele havia prometido que a ( b) A ( d) As ( ) que trouxer a ( ) revista a ( c) Entregue a ( ) ajudaria a ( ) este rapaz. ) viriam ver antes de as ( ) frias terminarem. ) encontrar a ( ) amiga.

) encomenda receber a (

) caixa de presentes.

) amigas prometeram que as (

6. NUMERAL Cardinal um, dois, trs Ordinal primeiro, segundo, terceiro Observao:

Professor Andresan

39

7. INTERJEIO Expressa um sentimento. Ai!, ui!, epa! 8. PRONOMES Substituem ou acompanham nomes. Tua dedicao perceptvel a todos. 9. VERBOS Indicam ao, estado, fato ou fenmeno da natureza. Cludio passeava pelas ruas do centro. A garota est enferma. Geou muito na serra. 10. CONJUNES Ligam oraes ou, eventualmente, termos. Compareceu reunio, embora estivesse doente.

40

Professor Andresan

QUESTES Observe o fragmento: (...) quando perde o controle e libera seus instintos animais primitivos. 1. Identifique o perodo em que as palavras sublinhadas tm, respectivamente, a mesma classe de controle e animais do fragmento proposto. a) preciso que voc controle os animais. b)Ele conseguiu manter o controle de suas inclinaes animais. c)O controle dos animais no deve ser descuidado. d)H necessidade de que ele controle os impulsos animais. e)No h controle dos animais primitivos. 2. O perodo a seguir apresenta cinco segmentos sublinhados, um dos quais NO faz parte da classe dos substantivos. Identifique-o, assinalando a letra correspondente: Numa aparente contradio famosa lei da oferta e da procura, o livro no Brasil caro porque o brasileiro no l. a) contradio b) oferta c) procura d) caro e) brasileiro 3. As palavras seguintes, apesar de inventadas, respeitam as regras da lngua portuguesa, Se as blugatides olvasse trnfides apocolinas, ento groncemente predimaramos os xinfolames de frelhes. Considere as trs afirmaes seguintes: I. A palavra groncemente um advrbio. II. A palavra predimaramos um verbo conjugado na 1a pessoa do plural do futuro do pretrito. III.No possvel determinar, pelo texto, o gnero da palavra xinfolames. Quais as afirmaes corretas: a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. I - CERTAS instituies encontram sua autoridade na palavra divina. II - Instituies CERTAS encontram caminho no mercado financeiro. 4. As palavras, em destaque, so, no plano morfolgico e semntico (significado) a) adjetivo em I e substantivo em II, com significado de "algumas" em I e "corretas" em II. b) substantivo em I e adjetivo em II, com significado de "muitas" em I e "ntegras" em II. c) advrbio em I e II, com significado de "algumas" em I e "algumas" em II. d) adjetivos em I e II, com significado de "algumas" em I e "ntegras" em II. e) advrbio em I e adjetivo em II, com significado de "poucas" em I e "poucas" em II. I. "Essa atitude de certo modo religiosa de 'um' homem engajado no trabalho..." II. "Pedro comprou 'um' jornal" III. "Maria mora no apartamento 'um'." IV. "Quantos namorados voc tem?" 'Um'. 5. A palavra "um" nas frases acima , no plano morfolgico, respectivamente: a) artigo indefinido em I e numeral em II, III e IV. b) artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV. c) artigo indefinido em I e III e numeral em II e IV. d) artigo indefinido em I, II, III e IV. e) artigo indefinido em III e IV e numeral em I e II. QUESTES DE CONCURSO Professor Andresan

41

CLASSES GRAMATICAIS 01. (Tcnico Judicirio TRT 4 Regio) Assinale, dentre as palavras abaixo, a que pode ser flexionada para o grau superlativo. a) nobre b) novela c) quando d) perde e) estes 02. (Contnuo Prefeitura de Alvorada/RS) A frase em que ambas as palavras sublinhadas, de acordo com o contexto, so classificadas como substantivos a) O apelido foi instantneo. b) Variava a pronncia, mas a lngua era uma s. c) Disse o gordo Jorge, que era o que mais implicava com o novato. d) O pai no viu a sinaleira fechada e) Mas de onde viera aquela estranha palavra? 03. (MP/RS Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada, considerando o contexto que ocorre, NO classificada como substantivo. a) compatriotas famintos b) produo agrcola c) evaso escolar d) novo governo e) carter assistencialista 04. (Auxiliar de Percias IGP/RS) Assinale a alternativa em que a palavra destacada da mesma classe gramatical em ambas as frases. a) Levantou-se, saindo da mesa, quando o delegado entrou. Uma mesa de tampo de bronze lavrado foi o mvel mais caro do leilo. b) Tudo sob controle, doutor. No suporto que minha me me controle o dia inteiro. c) As percias j foram feitas, e eu mandei desinterditar os locais. Os jogadores locais abusaram da violncia durante a partida. d) Botei aqui nestas folhas tudo o que o senhor precisa para o registro. A informao precisa s pode ser encontrada no Jornal da Percia. e) Botei aqui nestas folhas tudo o que o senhor precisa para o registro. Cometo erros de ortografia sempre que registro uma ocorrncia.

05. (Advogado) A palavra que NO pode ser flexionada em gnero, nmero ou grau a) precisava b) todos c) apenas d) sensao e) o 06. (Advogado SULGS/RS) Assinale a alternativa que apresenta o plural correto para as palavras difcil e mrtir. a) difices-mrtis b) difciles-mrtirs c) difceis- mrtires d) difceis- martires e) difcies- mrtirs 07. (Advogado SULGS/RS) A palavra que aceita flexo em gnero e em grau a) distorcido b) menos c) se d) sempre e) aparecem 08. H palavras que dependendo do contexto em que ocorrem, pertencem ora a uma classe gramatical, ora a outra. Este NO o caso de a) So b) Vo c) Escuta d) Massas e) Entre 09. Na frase gostariam de ter um manual mgico, a palavra mgico expressa. a) um tempo. b) uma ao. c) um modo. d) uma qualidade e) um desejo. 10. Em So, na melhor hiptese, gerentes regionais da grande empresa do imprio americano. E, na pior hiptese, feitores de escravos, as duas frases apresentam estruturas semnticas e sintticas paralelas, de tal forma que foi possvel para o autor omitir, na segunda frase, por semelhana com a primeira a) um advrbio. b) um adjetivo. c) um substantivo. d) um verbo. e) uma preposio.

42

Professor Andresan

11. Assinale a palavra que aceita flexo de gnero. a) estudo b) atividade c) engrandecimento d) colaborador e) material 12. Qual das palavras abaixo, retiradas do texto, pode sofrer o mesmo processo flexional ocorrido em muitssimo? a) presena b) isso c) meio d) conhecido e) artria Observe o fragmento: A notcia saiu No The Wall Street Journal: a ansiedade superou a depresso com problema de sade mental predominante nos EUA. Para justificar o absurdo, o autor da matria recorre a um psicoterapeuta e a um socilogo. O primeiro descreve ansiedade como condio dos privilegiados que, livres de ameaas reais, se do ao luxo de olhar para dentro e criar medos irracionais; o segundo diz que vivemos na era mais segura da humanidade e, no entanto, desperdiamos bilhes de dlares em medos bem mais ampliadas do que seria justificvel. Sem meias palavras, os peritos dizem algo mais ou menos assim: os americanos esto nadando em riqueza e, como no tm do que se queixar, adquiriram o costume neurtico de desentocar medos irracionais para projet-los no admirvel mundo novo ao redor (...). Os candidatos ansiedade so, assim, bem mais numerosos e bem menos ociosos do que pensam o psicoterapeuta e o socilogo. (Adaptado de:COSTA J.F. A ansiedade da opulncia. Folha de So Paulo. 19 de maro de 2000.) 13. (UFRGS) Considere as seguintes afirmaes acerca do uso de artigos. I. Caso tivssemos uma condio em vez de condio, no haveria alterao no sentido global da frase. II. O artigo indefinido uns poderia substituir o definido os em os americanos(...), sem que houvesse alterao no sentido da frase em questo. III. As duas ocorrncias do artigo definido o anteposto s palavras psicoterapeuta e
Professor Andresan

socilogo no final do texto poderiam ser substitudas por um indefinido sem mudar o sentido da frase. Quais esto corretas? a) Apenas l. b) Apenas ll. c) Apenas l e lll. d) Apenas ll e lll. e) l, ll e lll. No existe nada que o homem mais tema do que ser tocado pelo desconhecido. Ele quer saber quem o est agarrando; ele o quer reconhecer ou, pelo menos, classificar. O homem sempre evita o contato com o estranho. De noite ou em locais escuros o terror diante de um contato inesperado pode converter-se em pnico. 14. (UFRGS) O uso do artigo definido na expresso "o homem" pode ser explicado. a) porque, no caso, trata-se de um ser especfico dentro de seu grupo. b) pela inteno de que o substantivo por ele determinado se refira totalidade de um grupo. c) pela nfase no gnero masculino, que no caso representa um sexo determinado. d) pelo objetivo de cercar o substantivo "homem" de uma atmosfera afetiva. e) pela posio sinttica da expresso "o homem" na orao. 15. Associe as palavras sublinhadas na segunda coluna com as atribuies que a elas so conferidas, enumeradas na primeira coluna. (1) Acompanha um nome e indica posse. (2) Nomeia um ser. (3) Expressa uma qualidade. (4) Expressa uma ao. (5) Expressa uma circunstncia. ( ) A palavra humor vem do latim ( ) que se movimenta internamente ( ) O mau humor, em geral, maior do que nossa conscincia ( ) Com bom humor criamos novas solues ( ) modificamos o ambiente A seqncia numrica correta, na segunda coluna, de cima para baixo, a) 2 - 5 1 3 4. b) 3 4 2 5 1. c) 4 3 5 1 2. d) 5 1 4 2 3. e) 1 2 3 4 5. CLASSES GRAMATICAIS 01. A 02. B 03. C 04. A
43

05. C 06. C 07. A 08. D 09. D 10. D 11. D 12. D 13. A 14. B 15. A

44

Professor Andresan

You might also like