You are on page 1of 61

C AS

Conselho acional de Assistncia Social

ORIENTAES TCNICAS PARA OS SERVIOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANAS E ADOLESCENTES

Braslia, fevereiro de 2008

APRESENTAO

O presente documento tem como finalidade subsidiar a regulamentao, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA e pelo Conselho Nacional de Assistncia Social - CNAS, dos servios de acolhimento para crianas e adolescentes. Sua formulao levou em considerao diversas discusses sobre essa temtica, realizadas em diferentes fruns - regionais, nacionais e internacionais -, cabendo destacar as conferncias estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente e, em especial, os encontros do Grupo de Trabalho Nacional Pr-Convivncia Familiar e Comunitria, que desde 2006 vem trabalhando na elaborao e difuso de parmetros para o aprimoramento dos servios de acolhimento para crianas e adolescentes. A regulamentao desses servios uma ao prevista no Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria e representa um compromisso partilhado entre o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o CONANDA e o CNAS com a afirmao, no estado brasileiro, do direito de crianas e adolescentes convivncia familiar e comunitria. Os servios de acolhimento para crianas e adolescentes integram os Servios de Alta Complexidade do Sistema nico de Assistncia Social, sejam eles de natureza pblico-estatal ou no-estatal e devem pautar-se nos referenciais dos seguintes documentos: Estatuto da Criana e do Adolescente, Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria, Poltica Nacional de Assistncia Social e Projeto de Diretrizes das Naes Unidas sobre Emprego e Condies Adequadas de Cuidados Alternativos com Crianas. Este documento contm os princpios, as orientaes metodolgicas e os parmetros de funcionamento para as diversas modalidades de servio de acolhimento que devero nortear o funcionamento dos servios de acolhimento de crianas e adolescentes.

SUMRIO

1. Introduo

2. Princpios

3. Orientaes Metodolgicas

4. Parmetros de Funcionamento 4.1. Abrigo Institucional 4.2. Casa-Lar 4.3. Famlias Acolhedoras 4.4. Repblica

1.

INTRODUO

A cultura de institucionalizao de crianas e adolescentes das classes populares remonta do incio da colonizao brasileira. Assim, a despeito de diversos estudos terem demonstrado as graves conseqncias da institucionalizao prolongada para o desenvolvimento psicolgico, afetivo e cognitivo de crianas e adolescentes, ainda est profundamente enraizada em nosso Pas a idia de que a institucionalizao de longo prazo protegeria essas crianas das ms influncias do seu meio, alm de proteger a sociedade de sua presena incmoda. Essa cultura de institucionalizao tem impregnado, no decorrer do tempo, no apenas o discurso e a prtica governamental, mas tambm o da sociedade como um todo. Tal lgica de atendimento, ainda aceito socialmente, desqualifica os usurios e suas famlias; no respeita a individualidade, as potencialidades nem a histria do usurio; no preserva os laos familiares e comunitrios; revitimiza, ao invs de reparar; viola direitos, ao invs de proteger. Foi apenas com a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) que crianas e adolescentes passaram a ser concebidos como sujeitos de direito, em peculiar condio de desenvolvimento. O encaminhamento para servio de acolhimento passou a ser concebido como medida protetiva, de carter excepcional e provisrio (Art. 92, Art.101), voltado ao superior interesse da criana e do adolescente e aplicada nas situaes previstas no Art. 98. O ECA assegurou, ainda, o direito de crianas e adolescentes convivncia familiar e comunitria, prioritariamente na famlia de origem e, excepcionalmente, na famlia substituta 1 (Art. 19). A promulgao do ECA buscou romper com essa cultura da institucionalizao ao garantir a excepcionalidade da medida, estabelecendo, ainda, que a situao de pobreza da famlia no constitui motivo suficiente para o afastamento da criana e do adolescente do convvio familiar (Art. 23). De modo a fomentar as aes de fiscalizao e controle social, o Estatuto passou a exigir a inscrio das entidades que ofertassem programas de abrigo no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (Art. 90) e estabeleceu princpios para a organizao desses servios2 (Art. 92).

O direito convivncia familiar e comunitria e a igualdade entre filhos biolgicos e adotivos j havia sido assegurado na Constituio Federal. I- preservao dos vnculos familiares; II integrao em famlia substituta, quando esgotados os recursos de manuteno na famlia de origem; III atendimento personalizado e em pequenos grupos; IV desenvolvimento de atividades em regime de co-educao; V no desmembramento de grupos de irmos; VI evitar, sempre que possvel, a transferncia para outras entidades de crianas e adolescentes abrigados; VII participao na vida comunitria local; VIII preparao gradativa para o desligamento; IX participao gradativa para o desligamento.
2

A despeito dos direitos assegurados no ECA, pesquisa realizada pelo IPEA/CONANDA (2003) identificou o descompasso entre a legislao e a realidade nos servios de acolhimento em abrigos para crianas e adolescentes3. A realizao da pesquisa foi um dos primeiros indicativos de uma maior preocupao por parte do Estado brasileiro com a situao de crianas e adolescentes afastados do convvio familiar4. Esse processo iniciado em 2002 com a Caravana da Comisso de Direitos Humanos da Cmara dos Deputados ganhou impulso, em 2004, quando foi criada, por decreto presidencial, uma Comisso Intersetorial, com a finalidade de construir subsdios para a elaborao do Plano Nacional de Promoo, Defesa e Garantia do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria. O documento foi apresentado ao CONANDA e ao CNAS que o analisaram e aprimoram, disponibilizando-o, posteriormente, para consulta pblica. Finalmente em 2006, por meio da Resoluo conjunta N. 1 do CONANDA e o CNAS de 13 de dezembro de 2006, o CONANDA E O CNAS, o CONANDA e o CNAS aprovaram o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria. Ressalte-se que, alm dos dois Conselhos e do Poder Pblico, a sociedade civil teve tambm uma importante participao na construo coletiva do Plano Nacional. Paralelo a esse processo, em 2004, foi aprovada, pelo CNAS, a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), com o objetivo de concretizar direitos assegurados na Constituio Federal (1988) e na Lei Orgnica de Assistncia Social (1993). A PNAS organiza a matriz de funcionamento do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), inaugurando no pas um novo paradigma de defesa dos direitos socioassistenciais, o qual reorganiza os projetos, programas, servios e benefcios da Assistncia Social. A PNAS tem a famlia e o territrio como referncias, valorizando a intersetorialidade das aes, na busca da ampliao da atuao da Assistncia Social em todo o Pas. Um dos objetivos dessa Poltica , justamente, assegurar que as aes tenham centralidade na famlia, e que garantam a convivncia familiar e comunitria. A organizao do SUAS pressupe a articulao da rede socioassitencial com as demais polticas pblicas e o Sistema de Garantia de Direitos e elege a famlia como foco central de ateno. A partir de suas diretrizes, o SUAS organiza, em todo o territrio nacional, a oferta de servios, benefcios e programas hierarquizados em Proteo Social Bsica e Proteo Social Especial de Mdia Complexidade e de Alta Complexidade, segundo a
3

Dentre outros resultados a pesquisa apontou que 50,1% das crianas e dos adolescentes foram abrigados por motivos relacionados pobreza e 24,1% exclusivamente em funo da situao de pobreza de suas famlias; 86,7% tinham famlia, sendo que 58,2% mantinham vnculos familiares, com contato regulares; apenas 43,4% tinham processo na justia; e somente 10,7% estavam em condio legal de adoo; 20% estava no servio h mais de 6 anos. Para 35,5% das crianas e dos adolescentes a principal dificuldade para o retorno ao convvio familiar a situao de pobreza da famlia.

especializao exigida na interveno e ateno ofertada. Os servios de acolhimento para crianas e adolescentes esto inseridos na Proteo Social Especial de Alta Complexidade. De acordo com PNAS, A nfase da proteo social especial deve priorizar a reestruturao dos servios de abrigamento dos indivduos que, por uma srie de fatores, no contam mais com a proteo e o cuidado de suas famlias, para as novas modalidades de atendimento. A histria dos abrigos e asilos antiga no Brasil. A colocao de crianas, adolescentes, pessoas com deficincias e idosos em instituies para proteg-los ou afast-los do convvio social e familiar foi, durante muito tempo, materializada em grandes instituies de longa permanncia, ou seja, espaos que atendiam a um grande nmero de pessoas, que l permaneciam por longo perodo s vezes a vida toda. So os chamados, popularmente, como orfanatos, internatos, educandrios, asilos, entre outros. Assim, um grande desafio que colocado para a implementao do SUAS, a ruptura com essa antiga lgica de atendimento, incompatvel com os marcos regulatrios vigentes. O presente documento visa estabelecer parmetros de funcionamento e oferecer orientaes metodolgicas para que os servios de acolhimento de crianas e adolescentes venham a cumprir sua funo protetiva e de reestabelecimento de direitos, compondo uma rede de proteo que favorea o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios, o desenvolvimento de potencialidades e a conquista de maior grau de independncia individual e social das crianas e adolescentes atendidos e o empoderamento suas famlias.

2.

PRINCPIOS

Os servios de Acolhimento para crianas e adolescentes devero estruturar seu atendimento de acordo com os seguintes princpios: 2.1. Excepcionalidade do afastamento do convvio familiar: Todos os esforos devero ser empreendidos no sentido de manter o convvio da criana e do adolescente com sua famlia de origem (nuclear ou extensa) e garantir que seu afastamento do contexto familiar seja uma medida excepcional, aplicada apenas naqueles casos em que a situao representar grave risco a sua integridade fsica e psquica. 2.2. Provisoriedade do afastamento do convvio familiar: Quando o afastamento do convvio familiar for a medida mais adequada para se garantir a proteo da criana e do adolescente em determinado momento, esforos devem ser empreendidos para viabilizar, no menor tempo possvel, o retorno ao convvio familiar, prioritariamente na famlia de origem e, excepcionalmente, em famlia substituta. Para efeito desse documento, considera-se: i. acolhimento emergencial: at um ms; ii. acolhimento de curta permanncia: at seis meses; ii. acolhimento de mdia permanncia: at dois anos; e iii. acolhimento de longa permanncia: superior a dois anos. Todos os esforos devem ser empreendidos para que, em um perodo inferior a dois anos, seja viabilizada a reintegrao familiar para famlia nuclear ou extensa ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para famlia substituta. A permanncia de crianas e adolescentes em servio de acolhimento por perodo superior a dois anos dever ter carter extremamente excepcional, destinada apenas a situaes especficas: crianas e adolescentes que no podem voltar a morar com seus pais ou famlia extensa, porm mantm fortes vnculos com os mesmos (casos de pais/mes/responsveis em cumprimento de pena privativa de liberdade, em longos perodos de hospitalizao ou com transtorno mental severo, que inviabilize a prestao de cuidados regulares, dentre outras situaes), devendo ser assegurado o contato peridico com sua famlia de origem, para manuteno dos vnculos. crianas ou adolescentes rfos ou destitudos do poder familiar, com perfil de difcil colocao em adoo, que necessitam permanecer em servios de acolhimento por mais tempo, at que seja viabilizada sua colocao familiar ou a conquista da autonomia.

Em nenhuma hiptese a perspectiva de um acolhimento de longa permanncia deve acarretar a desistncia pela busca de alternativas para se garantir criana e ao adolescente seu direito ao convvio familiar, prioritariamente com a famlia de origem e, excepcionalmente, a substituta.

2.3. Preservao e Fortalecimento dos Vnculos Familiares e Comunitrios: Todos os esforos devero ser empreendidos para preservar e fortalecer vnculos familiares e comunitrios das crianas e dos adolescentes atendidos em servios de acolhimento. Esses vnculos so fundamentais, nessa etapa do desenvolvimento humano, para oferecer criana e ao adolescente condies para um desenvolvimento saudvel que favorea a formao de sua identidade e constituio como sujeito e cidado. 2.4. Garantia de Acesso e Respeito diversidade e no discriminao: A organizao dos servios dever garantir que nenhuma criana ou adolescente que precise de acolhimento ficar sem atendimento. Devem ser combatidas quaisquer formas de discriminao s crianas e aos adolescentes atendidos em servios de acolhimento, bem como a suas famlias de origem, baseadas em condio scio-econmica, arranjo familiar, etnia, religio, gnero, orientao sexual, presena de deficincia, presena de HIV/Aids ou outras necessidades especficas de sade, etc. De modo a possibilitar o oferecimento de um atendimento inclusivo nos servios de acolhimento, devem ser evitadas especializaes e atendimentos especficos, onde sejam atendidos exclusivamente, por exemplo, crianas e adolescentes com deficincia ou portadores de HIV. Tais especializaes s devem ocorrer em situaes excepcionais, nas quais o quadro clnico da criana ou adolescente indique a necessidade de atendimento em ambiente diferenciado, para a preservao da sua sade. Nas demais situaes, a ateno especializada, quando necessria, dever ser proporcionada por meio da articulao com a rede de servios, a qual poder contribuir, inclusive, na capacitao especfica dos cuidadores. Todas os equipamentos da rede socioassistencial devero respeitar as normas de acessibilidade, de maneira a possibilitar o atendimento integrado a usurios com deficincia. Em ateno ao princpio da no-discriminao, os servios de acolhimento devero buscar o crescente aprimoramento de estratgias voltadas preservao da diversidade cultural, oportunizando acesso e a valorizao das razes e cultura de origem da criana e do adolescente. 2.5. Oferta de Atendimento Personalizado e Individualizado: Toda criana e adolescente tem direito a viver num ambiente favorecedor de seu processo de desenvolvimento, que lhe oferea segurana, apoio, proteo e cuidado. Nesse sentido, quando o afastamento for necessrio e enquanto solues para a retomada do convvio familiar forem buscadas, os servios de acolhimento prestados devero ser de qualidade, condizentes com os direitos e as necessidades fsicas, psicolgicas e sociais da criana e do adolescente. Para tanto, o atendimento dever ser oferecido para um pequeno grupo, garantir espaos privados, objetos pessoais e registros, inclusive fotogrficos, sobre a histria de vida e desenvolvimento de cada criana e adolescente. 2.6. Garantia de Liberdade de Crena e Religio: Os antecedentes religiosos de crianas e adolescentes devero ser respeitados tanto pelo servio de acolhimento quanto por aqueles com os quais venha a manter contato em razo de seu acolhimento. Nenhuma criana ou adolescente

dever ser incentivado ou persuadido a mudar sua orientao religiosa enquanto estiver sob cuidados em servio de acolhimento. Visando a garantia do direito liberdade de crena e culto religioso, assegurado no Art. 16 do ECA, os servios de acolhimento devem propiciar, ainda, que a criana e o adolescente possam satisfazer suas necessidades de vida religiosa e espiritual. Nesse sentido, deve ser viabilizado o acesso s atividades de sua religio, bem como o direito de no participar de atos religiosos e recusar instruo ou orientao religiosa que no lhe seja significativa. 2.7. Respeito autonomia da criana, do adolescente e do jovem: Todas as decises a respeito de crianas e adolescentes cuidados em servios de acolhimento devem garantir o direito de ter sua opinio considerada. Sua escuta dever ser viabilizada por meio de mtodos condizentes com seu grau de desenvolvimento. O direito escuta deve ser garantido nas diversas decises que possam repercutir sobre o desenvolvimento e a trajetria de vida da criana e do adolescente, envolvendo desde a identificao de seu interesse pela participao em atividades na comunidade, at mudanas relativas sua situao familiar ou desligamento do servio de acolhimento. A organizao do ambiente de acolhimento dever proporcionar o fortalecimento gradativo da autonomia, de modo condizente com o processo de desenvolvimento e aquisio de habilidades nas diferentes faixas etrias.

3.

ORIENTAES METODOLGICAS

3.1.

ESTUDO DIAGNSTICO

Salvo em situaes de carter emergencial e de urgncia, o afastamento da criana ou do adolescente da sua famlia de origem deve advir de uma recomendao tcnica, a partir de um estudo diagnstico, caso a caso, preferencialmente realizado por equipe interdisciplinar de instituio pblica, ou, na sua falta, de outra instituio que detenha equipe tcnica qualificada para tal. A realizao deste estudo diagnstico deve ser realizada em estreita articulao com a Justia da Infncia e da Juventude e o Ministrio Pblico, de forma a subsidiar tal deciso. Ressalte-se que, conforme o Art. 93 do ECA, em caso de afastamento em carter emergencial e de urgncia, sem prvia determinao judicial, a autoridade judiciria dever ser comunicada at o 2 dia til imediato. O estudo diagnstico deve incluir uma criteriosa avaliao dos riscos a que esto submetidos a criana ou o adolescente e as condies da famlia para a superao das violaes e o provimento de proteo e cuidados. Com a devida fundamentao terica, o estudo deve levar em conta o bem-estar e a segurana imediata da criana e do adolescente, bem como seu cuidado e desenvolvimento a longo prazo. O processo de avaliao diagnstica deve incluir todas as pessoas envolvidas, inclusive, a criana ou adolescente, por meio de mtodos adequados ao seu grau de desenvolvimento e capacidades. A deciso pelo afastamento do convvio familiar extremamente sria e ter profundas implicaes, tanto para a criana, quanto para a famlia. Portanto, deve ser aplicada apenas quando representar o melhor interesse da criana ou do adolescente e o menor prejuzo ao seu processo de desenvolvimento. Alm da gravidade da situao, para motivar o afastamento do convvio familiar preciso observar se na famlia extensa ou comunidade h pessoas significativas para a criana ou adolescente que possam se responsabilizar por seus cuidados antes de se considerar o encaminhamento para servio de acolhimento como uma alternativa para garantir sua proteo. Nos casos de violncia fsica, abuso sexual, ou outras formas de violncia intra-familiar, a medida prevista no Art. 130 do ECA afastamento do agressor da moradia comum - deve sempre ser considerada antes de se recorrer ao encaminhamento para servio de acolhimento. Dentre outras funes, o estudo psicossocial que fundamentar a necessidade de afastamento deve ser utilizado tambm como uma ferramenta para subsidiar a deciso pelo encaminhamento da criana ou do adolescente para determinado servio de acolhimento que melhor atenda s suas necessidades. Visando a operacionalizao dessa sistemtica devem ser estabelecidos fluxos e normativas locais entre o rgo gestor e a Justia e garantida a diversificao da oferta de servios de acolhimento na rede local. Esse princpio deve ser particularmente observado em municpios de grande porte e metrpoles.

10

Em conformidade com o Art. 23 do ECA, a falta de recursos materiais por si s no constitui motivo suficiente para afastar a criana ou o adolescente do convvio familiar, encaminh-los para servios de acolhimento ou, ainda, para inviabilizar sua reintegrao. Nessas situaes o convvio familiar deve ser preservado e a famlia, obrigatoriamente, includa em programas oficiais de auxlio. Os municpios devem proceder imediata identificao daquelas crianas e adolescentes cuja permanncia em servios de acolhimento decorra exclusivamente da situao de pobreza de suas famlias. Um planejamento de carter intersetorial deve ser viabilizado para proporcionar sua reintegrao no menor tempo possvel. A articulao intersetorial nesse caso deve primar pela priorizao dessas famlias em servios, programas, projetos e benefcios que se mostrem essenciais para o desenvolvimento do processo de reintegrao Do mesmo modo, a presena de deficincia, transtorno mental ou outros agravos no devem por si s motivar o afastamento do convvio familiar ou a permanncia em servios de acolhimento. Nessas situaes deve-se proceder a encaminhamentos para servios da rede, prestados em ambulatrios ou at mesmo no prprio domiclio, que possam contribuir para a preservao do convvio familiar, para a reintegrao familiar e apoio famlia para o exerccio do cuidado.

3.2.

PROJETO POLTICO-PEDAGGICO

Para garantir a oferta de atendimento adequado s crianas e adolescentes acolhidos, os servios de acolhimento devero elaborar a proposta de um projeto poltico-pedaggico que contemple os aspectos relacionados a seguir 3.2.1. Infra-estrutura fsica que garanta espaos privados e adequados ao desenvolvimento da criana e do adolescente O espao fsico do servio de acolhimento deve ser aconchegante e seguro, com padres arquitetnicos semelhantes ao de residncias, organizado de modo a favorecer a privacidade, a interao das crianas/adolescentes e a explorao do ambiente. Para tanto, pode contar, por exemplo, com livros de estrias, gibis, brinquedos, jogos, armrios, cmodas, etc. Deve oferecer acessibilidade, espaos para a realizao das tarefas escolares, atendendo, ainda, aos demais requisitos apresentados neste documento. Os quartos devero, obrigatoriamente, possuir espaos especficos para guardar os objetos pessoais, devendo ser evitado o uso coletivo de roupas e demais artigos de uso pessoal. Recomenda-se que, em cada quarto sejam acolhidas at 4 (quatro) crianas/adolescentes. Esse nmero no dever ser superior a 6 (seis) crianas/adolescentes por quarto. Para organizar a distribuio de crianas e adolescentes por quarto devero ser observados os seguintes aspectos: idade, sexo, se h grupo de irmos ou com outros vnculos parentescos, dentre outros. Salvo situaes de grupos familiares, crianas e adolescentes devem ocupar quartos separados e, no caso de adolescentes, apenas os do mesmo sexo devem dividir um mesmo quarto. A distribuio por quartos dever observar, ainda, a afinidade construda espontaneamente entre os pares.

11

O servio deve estar localizado em reas residenciais, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico5 e scio-econmico, do contexto de origem das crianas e adolescentes. Todas os equipamentos da rede socioassistencial devero respeitar as normas de acessibilidade, de maneira a possibilitar o atendimento integrado a usurios com deficincia. No caso de acolhimento de criana ou adolescente com deficincia por famlia Acolhedora, deve-se avaliar se a infra-estrutura fsica da casa oferece condies para sua segurana e locomoo. Nesses casos, o Servio de Famlia Acolhedora dever fazer uma avaliao das habilidades e recursos das possveis famlias acolhedoras, bem como preparao especfica para a prestao dos cuidados necessrios s crianas/adolescentes com deficincia. 3.2.2. Ambiente e Cuidados Facilitadores do Desenvolvimento Os cuidados e o ambiente oferecidos no abrigo devem contribuir para: i. o desenvolvimento integral da criana e do adolescente; ii. a reparao de vivncias de separao e violncia; ii. a apropriao e ressignificao de sua histria de vida; iii. o fortalecimento da auto-estima, autonomia e a construo de projetos de vida futura. Para que tais objetivos sejam alcanados, devem ser observados os seguintes aspectos: 3.2.3. Atitude receptiva e acolhedora no momento da chegada da criana/adolescente, durante o processo de adaptao e permanncia: Muitas crianas e adolescentes desconhecem ou no compreendem o motivo pelo qual foram afastadas do convvio familiar, o que pode lev-los a encarar a medida como uma espcie de punio e despertar sentimentos de insegurana, rejeio, agressividade, revolta, abandono e outros. Diante disso, deve-se dar especial ateno ao momento de acolhida inicial da criana / adolescente, momento em que deve ser dado tratamento respeitoso e afetuoso, sendo-lhe apresentados o espao fsico, as crianas e adolescentes que l se encontram, seu educador/cuidador de referncia, seu espao privado (cama, armrio, etc.), etc, esclarecendo-lhes que o servio organizado para sua proteo. Nos servios que oferecem acolhimento de carter emergencial, para que a acolhida inicial seja afetuosa e no represente uma re-vitimizao de crianas e adolescentes preciso observar os seguintes aspectos: i. destinar espao fsico especificamente para o acolhimento daqueles que esto chegando, uma vez que o acolhimento pode ocorrer a qualquer momento, inclusive no perodo noturno; ii. dispor de cuidadores / educadores com capacitao para a realizao de acolhida afetuosa e segura de crianas e adolescentes em momentos de crise, particularmente vulnerabilizados; iv. dispor de profissionais qualificados, capazes de dialogar sensivelmente com crianas e adolescentes nesse momento que envolve ruptura, incerteza, insegurana e transio. Durante o perodo de adaptao deve-se favorecer a construo da vinculao de afeto e confiana com o (a) cuidador(a)/educadora(a) e colegas. importante, ainda, que se converse com a criana/adolescente sobre: suas impresses quanto ao fato de estar afastada do convvio com a famlia,
5

Exceto em casos em que possa ocorrer perigo de vida ou ameaas para as crianas e adolescentes atendidos.

12

esclarecendo que o servio de acolhida organizado para a sua proteo e um direito seu; e sobre sua histria de vida, abrindo espao para que expresse seus sentimentos, desejos, angstias e dvidas quanto s vivncias pregressas, ao afastamento da famlia de origem e sua situao familiar. Essas conversas no precisam ocorrer imediatamente aps a chegada da criana ou do adolescente. O fundamental que elas aconteam em momentos de contato afetivo, nos quais a criana/adolescente possa se expressar e ser ouvido, de uma forma sensvel e acolhedora. O interlocutor deve mostrar-se disponvel e manter postura acolhedora e respeitosa, sem culpabilizar ou julgar a famlia de origem. Um acolhimento personalizado e de qualidade no deve recorrer ao silncio e negao da realidade de cada criana ou adolescente ou, ainda, passar-lhe a iluso de que o servio de acolhimento sua famlia. O servio deve contar com profissionais capazes de fortalecer os recursos da criana e do adolescente para enfrentar sua situao familiar, inclusive o sofrimento dela decorrente, para que possam estruturar-se e desenvolver-se de modo mais saudvel. No caso especfico de crianas e adolescentes que estejam em situao de rua, a acolhida inicial deve fazer parte de uma estratgia de sensibilizao para o acolhimento no servio e construo de vnculo de confiana com o mesmo. Ao longo do processo de trabalho pela sada da rua, alm dos aspectos aqui mencionados, deve-se trabalhar tambm o significado do estar e no-estar na rua, expectativas, desejos e temores quanto retomada do convvio familiar e social, dentre outros aspectos. 3.2.4. No-desmembramento de grupos de crianas/adolescentes com vnculos de parentesco: crianas e adolescentes com vnculos de parentesco (irmos, primos, etc), com vnculos afetivos, no devem ser separados ao serem encaminhados para servio de acolhimento, salvo se isso for contrrio a seu desejo ou a seus interesses ou houver claro risco de abuso, tendo em vista o melhor interesse da criana e do adolescente. 3.2.5. Relao afetiva e individualizada com cuidadores: Para que o servio de acolhida cumpra de fato sua funo de proteo, fundamental que seja construda uma relao afetiva, segura e estvel entre o (a) cuidador(a)/educadora(a) de referncia e a criana ou adolescente. Os cuidadores/educadores devem ter qualificao especfica para desempenhar esse papel e compreender sua importncia no desenvolvimento de relaes afetivas positivas e seguras com as crianas e adolescentes. As condies de trabalho e apoio, por parte da equipe tcnica e coordenao do servio, so fundamentais para evitar a rotatividade de cuidadores / educadores de servios de acolhimento. 3.2.6. Definio do papel e valorizao dos cuidadores/educadores: Devese dar ateno especial qualidade da prestao de cuidados em servios de acolhimento, ofertados tanto em servios de acolhimento em abrigos quanto em Famlias Acolhedoras, particularmente no que se refere seleo, capacitao e acompanhamento / superviso. O (a) cuidador(a)/educadora(a) deve ter clareza quanto a seu papel: vincular-se afetivamente s crianas/adolescentes atendidos e contribuir para a construo de um ambiente familiar, evitando, porm, apossar-se da criana ou do adolescente, competir ou desvalorizar a famlia de origem ou substituta. O servio de acolhimento, no deve ter a pretenso de ocupar o lugar da famlia de origem, 13

mas contribuir para o fortalecimento dos vnculos familiares, favorecendo o processo de reintegrao familiar ou o encaminhamento para famlia substituta, quando for o caso. importante que o (a) cuidador(a)/educadora(a) tenha qualificao e possa desempenhar seu papel com autonomia, evitando-se assim conflitos de autoridade que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da criana e do adolescente. O educador/cuidador deve participar e ter sua opinio ouvida pela equipe tcnica do abrigo na tomada de decises sobre a vida da criana e do adolescente, como, por exemplo, nas ocasies em que se mostrar necessria a elaborao de relatrio para a Autoridade Judiciria com recomendao de reintegrao familiar ou adoo. Nesses casos, deve ser priorizada a participao daquele cuidador/educador com o qual a criana/adolescente mantenha vinculao afetiva mais significativa e que conhea seus desejos e interesses. Para que os cuidadores/educadores consigam cumprir sua funo necessrio que disponham, ainda, de apoio e orientao por parte da equipe tcnica do abrigo, bem como de espao para trocas, nos quais possam compartilhar entre si experincias e angstias decorrentes da atuao, buscando a construo coletiva de estratgias para o enfrentamento de desafios. Visando o constante aprimoramento do cuidado prestado, devem ser realizados estudos de caso peridicos com a participao da equipe tcnica e cuidadores/educadores, nos quais possam refletir sobre o trabalho desenvolvido com cada criana/adolescente e as dificuldades encontradas. Esses estudos devem propiciar tambm planejamentos de intervenes que tenham como objetivo a melhoria do atendimento no servio e da relao entre cuidador/educador e criana/adolescente, bem como a potencializao de aspectos favorecedores de seu processo de desenvolvimento, auto-estima e autonomia. 3.2.7. Organizao de registros sobre a histria de vida e desenvolvimento de cada criana / adolescente: Devem ser organizados registros semanais de cada criana e adolescente, nos quais conste relato sinttico sobre a rotina, progressos observados no desenvolvimento, vida escolar, socializao, necessidades emergentes, mudanas, encontro com familiares, dados de sade, etc. A equipe tcnica do servio de acolhimento dever organizar pronturios individuais com registros sistemticos que incluam: histrico de vida, motivo do acolhimento, anamnese inicial, data de entrada e desligamento, documentao pessoal, informaes sobre o desenvolvimento (fsico, psicolgico e intelectual), condies de sade, etc. Alm dessas, o pronturio deve conter as informaes obtidas sobre a famlia de origem e resumo do trabalho desenvolvido com vistas reintegrao familiar (visitas, encaminhamentos, acompanhamento em grupo, encontros da famlia com a criana ou adolescente, preparao para a reintegrao, etc.). Esses registros devem ser consultados apenas por profissionais devidamente autorizados e os servios de acolhimento devem ter uma poltica clara de confidencialidade desses dados, observada por todos os profissionais. Equipe tcnica e cuidadores/educadores devem garantir, ainda, a organizao de um registro fotogrfico de cada criana e adolescente, de modo a preservar imagens do perodo em que estiveram acolhidos. No momento do desligamento esse registro deve fazer parte dos objetos pessoais que a criana ou adolescente levar consigo. Sempre que possvel, a fim de promover um sentido de identidade prpria, a criana e o adolescente - com o apoio de um 14

cuidador/educador ou pessoa previamente preparada - devem ter a oportunidade de organizar um livro de sua histria de vida que rena informaes, fotografias e lembranas referentes a cada fase de sua vida, ao qual podero ter acesso ao longo do ciclo vital. 3.2.8. Preservao e Fortalecimento da Convivncia Comunitria: Os servios de acolhimento devem estar localizados em reas residenciais, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico e scio-econmico, do contexto de origem das crianas e adolescentes. Salvo determinao judicial em contrrio, quando necessrio afastamento do convvio familiar e encaminhamento para servio de acolhimento, esforos devem ser empreendidos para manter a criana e o adolescente o mais prximo possvel de seu contexto de origem, a fim de facilitar o contato com a famlia e o trabalho pela reintegrao familiar. A proximidade com o contexto de origem tem como objetivo, ainda, preservar os vnculos comunitrios j existentes e evitar que, alm do afastamento da famlia, o acolhimento implique em afastamento da criana e do adolescente de seus colegas, vizinhos, escola, atividades realizadas na comunidade, etc. O acolhimento no deve significar, ainda, privao do direito convivncia comunitria. Nesse sentido, o servio de acolhimento, em parceria com a rede local e a comunidade, dever empreender esforos para fortalecer um contato positivo e a construo de vnculos significativos entre crianas, adolescentes e comunidade. Para evitar prejuzo ao convvio com a comunidade, espaos pblicos e instituies, os servios de acolhimento no devero concentrar em suas dependncias equipamentos destinados oferta de servios de outra natureza, como, por exemplo, de atendimento mdico, odontolgico, educao infantil (creche), etc. Do mesmo modo, no devero concentrar espaos de lazer geralmente no disponibilizados em unidades residenciais, como quadras poliesportivas, etc. Onde j houver estruturas desse tipo deve-se proceder a sua gradativa adequao, avaliando, inclusive a possibilidade de transform-los em espaos comunitrios, desde que isso no represente risco segurana e privacidade da rea residencial do servio. A criana e o adolescente devem participar da vida diria da comunidade e ter a oportunidade de construir laos de afetividade significativos com a mesma. Deve-se propiciar sua participao nas festividades e demais eventos da comunidade, alm da utilizao da rede socioassistencial, de educao, sade, cultura, esporte e lazer disponveis na rede pblica ou comunitria. No acesso a atividades culturais, esportivas e de lazer ser observado o interesse, as habilidades e grau de desenvolvimento da criana e do adolescente. Na medida do possvel deve-se propiciar que esse acesso no seja realizado sempre de modo coletivo, ou seja, com vrias crianas e adolescentes do servio freqentando as mesmas atividades nos mesmos horrios e turmas, o que poderia dificultar a interao com outras crianas / adolescentes da comunidade. Alm de oportunizar o contato de crianas e adolescentes acolhidos com crianas e adolescentes da comunidade, essas medidas tm como objetivo no transformar o ambiente de acolhimento em instituies totais que podem

15

prejudicar o desenvolvimento da autonomia e da socializao dos atendidos. O acesso aos servios na rede local tem como objetivo, ainda, inserir a criana e o adolescente em atividades que possam continuar a freqentar aps a reintegrao familiar. Esforos tambm devem ser empreendidos no sentido de evitar a estigmatizao da criana e do adolescente durante e aps o acolhimento. Nesse sentido, deve-se evitar o uso de uniformes do servio e, sempre que possvel, o transporte em veculo com identificao. Garantidas restries essenciais a sua segurana, crianas e adolescentes devem circular pela comunidade de modo semelhante queles de sua mesma faixa etria caminhando, usando o transporte pblico ou bicicletas contando com a companhia de cuidadores/educadores ou outros responsveis quando o seu grau de desenvolvimento ou a situao assim exigir. No convvio com a comunidade deve ser oportunizado que crianas e adolescentes possam tanto receber seus colegas nas dependncias do servio como participar, por exemplo, de festas de aniversrio de colegas da escola. Em sntese, no convvio comunitrio devem ser proporcionadas tambm experincias individualizadas. O contato direto de pessoas da comunidade com crianas e adolescentes em servios de acolhimento, nas dependncias do mesmo, dever ser precedido de preparao, visando assegurar que no ser prejudicial s crianas e aos adolescentes. Nesse sentido, importante destacar que visitas espordicas daqueles que no mantm vnculo significativo e freqentemente sequer retornam uma segunda vez ao servio de acolhimento, expem as crianas e adolescentes continuidade de vnculos superficiais. Esses podem, inclusive, contribuir para que no aprendam a diferenciar conhecidos de desconhecidos e tenham dificuldades para construir vnculos estveis e duradouros, essenciais para seu desenvolvimento. Por esse motivo, Programas de Apadrinhamento Afetivo ou similares devem ser estabelecidos quando dispuserem de metodologia com previso de cadastramento, seleo, preparao e acompanhamento de padrinhos e afilhados por uma equipe interprofissional. Devem ser includos nesses programas, prioritariamente, crianas e adolescentes com previso de longa permanncia no servio de acolhimento, com remotas perspectivas de retorno ao convvio familiar ou adoo, para os quais vnculos significativos com pessoas da comunidade sero essenciais, sobretudo, quando ocorrer o desligamento do servio de acolhimento. Para esses casos, a construo de vnculos afetivos significativos na comunidade pode ser particularmente favorecedora, devendo ser estimulada, porm com critrios. 3.2.9. Desligamento gradativo: Tanto nos casos de reintegrao famlia de origem quanto nos de encaminhamento para famlia substituta o servio de acolhimento deve promover um processo de desligamento gradativo, preparando a criana/adolescente e oportunizando rituais de despedida. Alm da criana/adolescente, devem ser previamente preparados tambm os cuidadores/educadores e demais crianas/adolescentes com as quais mantenha contato em razo do acolhimento. Ateno especial deve ser dada preparao nos casos de desligamento de crianas/adolescentes que permaneceram no servio de acolhimento por um longo perodo. Uma 16

articulao permanente com a Justia deve ser garantida para viabilizar um planejamento conjunto do processo de desligamento, de modo a prevenir separaes abruptas e permitir a avaliao do momento mais adequado para a ocorrncia do desligamento. Sempre que possvel e positivo para a criana e o adolescente, contatos posteriores ao desligamento, com colegas, cuidadores/educadores e outros profissionais do servio devem ser viabilizados. O desligamento no deve ser visto como um momento apenas, mas como resultado de um processo contnuo de desenvolvimento da autonomia. Particularmente no que diz respeito aos adolescentes, a preparao para o desligamento deve incluir o acesso a programas de qualificao profissional e insero no mercado de trabalho, como aprendiz ou trabalhador observadas as devidas limitaes e determinaes da lei nesse sentido. Sempre que possvel, ainda, o servio manter parceria com programas de Repblicas, utilizveis como uma forma de transio entre o abrigo e a aquisio de autonomia e independncia. 3.3. TRABALHO SOCIAL COM AS FAMLIAS DE ORIGEM

To logo a criana ou o adolescente seja encaminhado para um servio de acolhimento deve ser iniciado um estudo psicossocial para a elaborao de um plano de atendimento, com vistas promoo da reintegrao familiar. Esse planejamento deve envolver de modo participativo a famlia de origem e, sempre que possvel, a criana e o adolescente, prevendo encaminhamentos, intervenes e procedimentos que possam contribuir para o atendimento das demandas identificadas. Devem ser delineadas medidas que contribuam para o fortalecimento da capacidade da famlia para o desempenho do papel de cuidado e proteo, bem como para sua gradativa participao nas atividades que envolvam a criana e o adolescente. Esse plano deve prever tambm medidas para a preservao e fortalecimento dos vnculos familiares, as quais devem incluir, por exemplo, a viabilizao de encontros das famlias com as crianas e os adolescentes e a flexibilizao de visitas ao abrigo. O planejamento inicial deve ser constantemente revisto e aprimorado, levando-se em conta o envolvimento da famlia no processo, o acompanhamento psicossocial por parte da equipe do servio, o atendimento aos encaminhamentos realizados e a resposta da criana e do adolescente separao, ao acolhimento e possibilidade de retomada do convvio. A equipe tcnica da Justia da Infncia e da Juventude (ECA, Art. 150) deve acompanhar o planejamento e o desenvolvimento das aes, bem como a situao familiar de cada criana e adolescente . A interveno profissional na etapa inicial do acompanhamento deve proporcionar, de modo construtivo, a conscientizao por parte da famlia de origem dos motivos que levaram retirada da criana ou do adolescente. Esse reconhecimento fundamental para que as prximas etapas possam ser planejadas, com acordos firmados entre servio e famlia, com vistas ao desenvolvimento de aes pr-ativas que contribuam para a superao de situaes adversas ou padres violadores que possam ter levado ao afastamento.

17

A reintegrao familiar deve ser concebida como um processo gradativo, acompanhado pela equipe interprofissional do servio de acolhimento, com o objetivo de fortalecer as relaes familiares e as redes sociais de apoio da famlia. Para tanto, diversos mtodos e tcnicas podem ser utilizados, como, por exemplo, visitas domiciliares e entrevistas, grupos de mes/pais/famlias, encontros entre a famlia e a criana/adolescente, estudos de caso, etc. Alm das intervenes realizadas pela equipe tcnica do servio, deve ser realizado encaminhamento da famlia para a rede de servios local, segundo as demandas identificadas. Para que as aes desenvolvidas sejam efetivas, o servio de acolhimento deve manter permanente articulao com os demais atores envolvidos no acompanhamento da famlia, planejando intervenes conjuntamente e discutindo o desenvolvimento do processo. Nesse sentido, devem ser realizadas reunies peridicas entre as equipes dos servios de acolhimento e os profissionais dos demais servios envolvidos no acompanhamento das famlias (sade, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Justia da Infncia e da Juventude, etc.). Alm da conscientizao acerca dos motivos do acolhimento e do atendimento demandas especficas, o acompanhamento psicossocial realizado pela equipe do servio deve contribuir para: i. a conscientizao da dinmica de relacionamento intra-familiar e padres violadores nos relacionamentos; ii. o desenvolvimento de novas estratgias para a resoluo de conflitos; iii. o fortalecimento da auto-estima e das competncias da famlia; iv. a conscientizao por parte da famlia, de sua importncia para a criana e o adolescente; v. o desenvolvimento da autonomia e da auto-sustentabilidade; e outros. Na medida do possvel, devem ser acordadas, no planejamento inicial, horrios e periodicidade das visitas da famlia criana e ao adolescente. O esquema de visitao deve ser flexvel e baseado nas observao da realidade familiar e das dificuldades de acesso da famlia ao servio (horrios de trabalho, distncia, transporte, etc.). Sempre que possvel, esse esquema deve incluir, tambm, o apoio do servio s visitas da criana e do adolescente famlia. Todos os profissionais do servio de acolhimento devem receber orientaes para, nos momentos de visitas da famlia ao servio e contato com a criana e o adolescente, atuarem como mediadores dessa relao. importante que, em nenhuma hiptese, os profissionais do abrigo ou pessoas com as quais a criana ou o adolescente venham a ter contato em razo do acolhimento se referiram de modo pejorativo famlia de origem. Ainda que o afastamento tenha ocorrido por motivos graves, a criana e o adolescente devem ter a possibilidade de ter sua origem tratada com respeito. Para decidir se a reintegrao a medida que melhor atende aos interesses da criana e do adolescente deve-se levar em conta, dentre outros elementos: a necessidade e o desejo da famlia, da criana e do adolescente pela continuidade da relao afetiva; a vinculao afetiva da criana e do

18

adolescente com a famlia de origem e o desejo pela retomada do convvio; se os encaminhamentos realizados foram viabilizados e qual tem sido a resposta da famlia aos mesmos; as mudanas nos padres violadores de relacionamento; as reaes da criana ao afastamento e ao acolhimento no servio; dentre outros. O processo de deciso acerca do retorno ao convvio familiar deve envolver a equipe tcnica do servio de acolhimento e da Justia da Infncia e da Juventude. Nesse processo dever ser garantida a escuta da famlia e, por meios adequados, da criana e do adolescente. Os cuidadores/educadores ou famlias acolhedoras - que mantm contato mais diretamente com a criana ou adolescente em questo - tambm devero ser ouvidos e suas impresses consideradas. Quando o retorno for considerada a medida que melhor atende ao interesse da criana e do adolescente, a preparao dever incluir uma crescente participao da famlia na vida da criana e do adolescente, bem como o contato destes com o ambiente familiar e o contexto de vida da famlia de origem. Nesse sentido, deve ser propiciada a insero da famlia em atividades que envolvam a criana e o adolescente como, por exemplo: reunies escolares, consultas mdicas, comemorao de aniversrio, atividades na comunidade, escola, abrigo, etc. Do mesmo modo, a criana e o adolescente devem ter a oportunidade de uma re-insero paulatina no contexto de origem, passando finais de semana ou comemoraes, na casa da famlia de origem, de seu aniversrio ou outras datas festivas. Um desligamento gradativo do ambiente de acolhimento e das pessoas com as quais a criana e o adolescente construram vnculos significativos tambm dever ser oportunizado. Nesse sentido, podem ser viabilizados rituais de despedida, atividades em grupo com as crianas e os adolescentes para tratar do desligamento, etc. A criana e o adolescente em processo de desligamento devem ter a oportunidade de conversarem sobre suas expectativas e inseguranas quanto ao retorno ao convvio familiar, bem como sentimento de saudade do ambiente de acolhimento, dos profissionais e colegas. Os cuidadores / educadores ou famlias acolhedoras, particularmente aqueles que mantm maior vinculao afetiva mais significativa com a criana e o adolescente, devem receber especial apoio nesse momento. Nesse sentido, importante que no servio de acolhimento seja viabilizado um espao de acompanhamento contnuo dos mesmos, no qual possam expressar, inclusive, a dor pela separao da criana ou do adolescente. importante que todo o trabalho pela reintegrao ao convvio familiar seja realizado de modo sistemtico, uma vez que com o prolongamento da permanncia da criana / adolescente no servio de acolhimento os vnculos familiares podem se enfraquecer. A famlia pode vir a deixar de incluir a criana ou o adolescente em seus projetos de vida e a criana e o adolescente podem distanciar-se excessivamente do contexto de origem de tal modo que uma possvel reintegrao nesses casos exigiria uma preparao ainda mais cuidadosa. Naquelas situaes em que o retorno ao convvio com a famlia de origem (nuclear ou extensa) no for possvel, dever avaliar-se, ainda, a possibilidade

19

da criana ou adolescente ser reintegrado ao convvio com pessoas da comunidade que lhe sejam particularmente significativas. A integrao da criana e do adolescente ao convvio com familiares com os quais no mantiveram contato prvio deve ser cuidadosamente avaliada. Quando essa representar a melhor medida para a criana e o adolescente, deve ser garantida uma aproximao gradativa para a construo da relao afetiva. Tanto na reintegrao para o convvio com pessoa significativa da comunidade quanto com familiar sem contato prvio com a criana ou adolescente devero ser avaliadas as reais condies para responsabilizarem-se pelo cuidado destes, bem como o desejo, por parte de todos os envolvidos inclusive a criana e o adolescente, pela relao afetiva. Essas observaes sero importantes para se avaliar se esse tipo de colocao mais adequado do que o encaminhamento para famlia substituta. Naquelas situaes excepcionais, em que a criana ou adolescente possui vnculo significativo com a famlia de origem, mas a reintegrao familiar no possvel e a adoo no recomendada (casos de pais/mes/responsveis em cumprimento de pena privativa de liberdade ou em longos perodos de hospitalizao, com transtorno mental severo do responsvel, que inviabilize a prestao de cuidados regulares, dentre outras situaes), h que se pensar em todas as possibilidades para preservar os vnculos familiares existentes, devendo ser assegurado o contato com sua famlia de origem (p.ex. visitas aos pais que estejam cumprindo pena ou hospitalizados, troca de cartas com fotos, telefonemas, etc.). Nessas situaes deve-se investir, ainda, no fortalecimento dos vnculos comunitrios, visando a construo de relaes significativas com pessoas da comunidade por meio, por exemplo, de Programas de Apadrinhamento Afetivo. Mesmo quando so remotas as possibilidades de reintegrao, no deve haver desistncia do investimento na busca de possibilidades para garantir criana e ao adolescente o direito ao convvio familiar. Aps a reintegrao familiar importante que a equipe do servio de acolhimento acompanhe o perodo de adaptao mtua entre criana/adolescente e famlia. Nesse momento, em que precisam ser desenvolvidas estratgias para conciliar cuidados com a criana e o adolescente com as demais responsabilidades da famlia (trabalho, organizao da rotina, etc.), pode ocorrer um perodo de crise, no qual emerjam as mudanas ocorridas em cada um dos membros da famlia durante o perodo do afastamento e o descompasso entre expectativas construdas e realidade, podendo gerar insegurana e conflitos na relao. O acompanhamento psicossocial nesse momento fundamental para auxiliar a famlia, a criana e o adolescente na construo de novas possibilidades para estarem juntos, apesar da separao vivida. O apoio da equipe ser fundamental tambm para que a famlia se aproprie de novos padres de relacionamento, mais saudveis e favorecedores do desenvolvimento de seus membros. Nesse momento importante tambm que a equipe busque fortalecer as redes sociais de apoio da famlia, fundamentais para o exerccio de seu papel de cuidadora.

20

Durante o perodo de acolhimento, o servio dever encaminhar relatrios para a Justia da Infncia e da Juventude com periodicidade mnima semestral, de modo a subsidiar o acompanhamento da situao jurdico-familiar de cada criana/adolescente e a avaliao por parte da Justia da possibilidade de reintegrao familiar ou necessidade de encaminhamento para famlia substituta. Identificado, ao longo desse acompanhamento, que no h indicativos de possibilidades de retorno ao convvio com a famlia de origem (nuclear ou extensa) ou pessoas da comunidade que sejam significativas para a criana ou adolescente, o servio de acolhimento dever encaminhar relatrio circunstanciado autoridade judiciria propondo a avaliao da necessidade de Destituio do Poder Familiar com vistas ao encaminhamento para famlia substituta. Quando o encaminhamento para adoo representar a melhor medida para a criana ou adolescente deve ser realizado um planejamento entre a equipe do servio de acolhimento e da Justia da Infncia e da Juventude com vistas aproximao gradativa e construo do vnculo entre adotantes e criana/adolescente a ser adotado. Devem ser planejados contatos que podem ser iniciados nas dependncias do servio e estendidos, posteriormente, a passeios na companhia dos adotantes, visitas casa dos mesmos em finais de semana, feriados, etc. Alm da preparao dos adotantes e da criana/adolescente, o educador/cuidador ou a famlia acolhedora dever tambm ser includo no processo, sendo, inclusive, orientado quanto preparao da criana/adolescente para a adoo. de fundamental importncia que o rgo gestor da Poltica de Assistncia Social e o Sistema de Justia estabeleam, de forma pactuada com os demais operadores da rede de acolhida, fluxos, prazos e procedimentos que viabilizem no menor tempo possvel, to logo haja recomendao tcnica, a reintegrao familiar ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para famlia substituta. 3.4. FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA ADOLESCENTE E DO JOVEM DA CRIANA, DO

Todas as decises a respeito de crianas e adolescentes atendidos em servios de acolhimento devem garantir o direito de ter sua opinio considerada. O direito escuta deve ser garantido nas diversas decises que possam repercutir sobre o desenvolvimento e a trajetria de vida da criana e do adolescente, envolvendo desde a identificao de seu interesse pela participao em atividades na comunidade, at mudanas relativas sua situao familiar ou desligamento do servio de acolhimento, devendo-se viabilizar tal escuta por meio de mtodos condizentes com o grau de desenvolvimento da criana/adolescente. Alm de participar da elaborao de projetos que versem sobre sua trajetria futura, as crianas e os adolescentes devem ter acesso a informaes sobre sua histria de vida, situao familiar e motivos do abrigamento. A comunicao dessas informaes dever pautar-se na considerao do seu

21

grau de desenvolvimento e na avaliao dos benefcios ou prejuzos que podero resultar desse conhecimento. O acesso a essas informaes dever respeitar o processo individual de apropriao da histria de vida devendo ser conduzido por profissionais orientados e preparados, com os quais a criana e o adolescente mantenham vinculao afetiva significativa. Aes devem ser desenvolvidas visando o fortalecimento de habilidades, aptides, capacidades e competncias das crianas e adolescentes, de modo a fortalecer gradativamente sua autonomia. Assim, a prpria organizao do ambiente de acolhimento dever proporcionar o fortalecimento gradativo desta autonomia, de modo condizente com o processo de desenvolvimento e aquisio de habilidades nas diferentes faixas etrias. Dever considerar, por exemplo, desde as condies para estimular a explorao do ambiente e desenvolvimento psicomotor das crianas nos primeiros anos de vida, at a aquisio da autonomia para o auto-cuidado, preservao de objetos pessoais e cumprimento de responsabilidades decorrentes de atividades desenvolvidas na comunidade lazer, esporte, cultura, sade, educao, qualificao profissional, trabalho, etc. Os servios de acolhimento devem propiciar a organizao de espaos de escuta e construo, por parte das crianas e adolescentes, de solues coletivas para as questes que lhes so prprias. Nesse sentido, podem ser organizados, por exemplo, espao para a realizao das chamadas assemblias nas quais crianas e adolescentes sob cuidados em servios de acolhimento possam desempenhar um papel participativo, discutindo e construindo alternativas para a melhoria do servio, ampliao das estratgias para viabilizar o contato com a famlia de origem, etc. Na freqncia a atividades externas ao servio de acolhimento - escola, rede de sade, atividades culturais, esportivas, de lazer e outras - considerar-se- o estmulo gradativo autonomia. Nesse sentido, no devem ser impostas restries injustificveis sua liberdade e conduta, em comparao com crianas e adolescentes da mesma idade e comunidade. Tais restries devem ser condizentes com o grau de desenvolvimento e capacidade da criana e do adolescente e restritas quelas necessrias para viabilizar sua segurana e proteo. As crianas e adolescentes devem ter a oportunidade de realizar pequenas mudanas nos espaos privativos, fazer escolhas e de participar da organizao do ambiente de acolhimento, segundo seu grau de desenvolvimento e capacidades. Assim, de modo gradativo e estritamente com funo pedaggica, devem participar da organizao da rotina diria do abrigo e assumir responsabilidade pelo cuidado com seus objetos pessoais, com seu auto-cuidado e cumprimento de compromissos (escola, atividades na comunidade, trabalho, etc Para ampliar a iniciativa, autonomia e senso de responsabilidade importante que participem, ainda, de atividades rotineiras como ir padaria ou ao supermercado, recebendo instrues sobre como lidar com o dinheiro. Geralmente os servios de acolhimento pouco propiciam o contato de crianas

22

e adolescentes com esse tipo de conhecimento, que ser fundamental para a construo de projetos de vida ligados ao trabalho e aquisio futura de autonomia financeira. Ateno especial deve ser dada aos adolescentes atendidos em servios de acolhimento, sobretudo queles cujas possibilidades de reintegrao famlia de origem foram esgotadas e tm reduzidas possibilidades de colocao em famlia substituta, face s dificuldades de se encontrar famlias para os mesmos. O atendimento, nesses casos, deve visar o fortalecimento dos vnculos comunitrios, a qualificao profissional e a construo do projeto de vida, bem como estar fundamentado em metodologia participativa que favorea o exerccio de seu protagonismo. Visando apoi-los aps o alcance da maioridade devem ser organizados servios de acolhimento em Repblicas, como uma forma de transio entre o servio de acolhimento para crianas e adolescentes e a aquisio da autonomia. Sempre que possvel, dever tambm ser oportunizada a participao das crianas, adolescentes e jovens em servios de acolhimento ou ex-atendidos nas instncias de formulao de polticas pblicas, que constituem importantes espaos para estimular a participao social e o protagonismo - Conferncias da Assistncia Social, do Direito de Criana e do Adolescente, etc. ARTICULAO INTERSETORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AES Para que o servio de acolhida possa prestar atendimento segundo os parmetros contidos nesse documento fundamental que mantenha permanente articulao com o Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar, Justia da Infncia e da Juventude, Ministrio Pblico e outros), com a rede socioassistencial (Proteo Social Bsica e Proteo Social Especial), com as demais polticas pblicas - em especial, sade, habitao, trabalho e emprego, educao, cultura e esporte,- e sociedade civil organizada (Centros de Defesa do Direito da Criana e do Adolescente, Grupos de Apoio Adoo, etc.). preciso destacar, ainda, a obrigatoriamente da inscrio dos servios de acolhida no Conselho Municipal de Assistncia Social CMAS e no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente CMDCA e, consequentemente, a submisso dos servios de acolhimento ao monitoramento e fiscalizao dos conselhos no exerccio da funo de controle social. O retorno ao convvio familiar, o encaminhamento para adoo ou o desligamento quando atingida a maioridade s podero ser desenvolvimentos em consonncia com o superior interesse da criana e do adolescente se houver uma articulao intersetorial suficiente e fortalecimento dos diversos atores da rede, aspectos essenciais para o desenvolvimento do acompanhamento caso-a-caso. A articulao interesetorial encontra seus pilares no princpio da incompletude institucional, essencial para a compreenso de que, sem uma rede fortalecida o servio de acolhimento dificilmente conseguir alcanar os parmetros aqui expostos. De modo geral, para o fortalecimento da intersetorialidade no desenvolvimento das aes, alguns aspectos so essenciais: 3.5.

23

mapeamento da Rede de servios local e das instncias do Sistema de Garantia de Direitos conhecimento, por parte de todos os atores, do Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria; definio e delimitao de competncias e papis; compromisso dos diferentes atores com a garantia do direito conviivncia familiar e comunitria; construo coletiva de estratgias para fortalecer os diferentes atores e dar respostas s lacunas identificadas; preveno de duplicidade ou sobreposio de aes; construo de fluxos e procedimentos complementares; elaborao conjunta de planejamentos para o acompanhamento caso-acaso; fortalecimento da comunicao entre os diversos atores, tanto por meios formais (seminrios, relatrios, etc.), quanto por meios informais (comunicao telefnica, reunies para discusso de caso);

Os servios de acolhimento encaminharo, com frequncia mnima de dois meses e relatrio Justia da Infncia e da Juventude com informaes detalhadas sobre o desenvolvimento da criana e do adolescente e do trabalho desenvolvido para sua reintegrao familiar, adoo ou preparao para o desligamento aos 18 anos. Nesse relatrio devero constar informaes que possam subsidiar decises quanto reintegrao familiar ou adoo. Nesses relatrios, o servio de acolhimento dever informar, inclusive, se no acompanhamento sistemtico caso-a-caso foi observado que: i. h perspectiva de evoluo para uma reintegrao familiar ou no; ii. o encaminhamento para adoo poderia atender, de modo mais adequado, aos interesses da criana ou adolescente em questo; e iv. quando iniciado trabalho pelo desligamento (reintegrao, adoo ou maioridade) se o momento j oportuno para a sada, considerando a preparao de todos os envolvidos. Sempre que necessrio e solicitado, outros atores da rede tambm encaminharo ao solicitante Justia ou servios de acolhimento relatrio sobre o desenvolvimento das aes com as famlias de origem, criana e adolescente. Devero ser realizadas reunies peridicas, com a participao de profissionais do servio de acolhimento, equipe tcnica da Justia da Infncia e da Juventude e profissionais da rede envolvidos no acompanhamento das crianas e adolescentes e suas famlias, para a anlise caso-a-caso da situao familiar de cada criana e adolescente, bem como evoluo do acompanhamento. 3.6. SELEO, CAPACITAO PROFISSIONAIS E ACOMPANHAMENTO DOS

24

SELEO Um processo de seleo criterioso dos profissionais que atuaro nos Servios de Acolhimento essencial para a garantia de contratao de pessoal qualificado e com perfil adequado ao desenvolvimento de suas funes, possibilitando a oferta de um servio de qualidade aos usurios. Para tanto, deve-se prever, minimamente, os seguintes passos: Ampla divulgao, com informaes claras sobre o Servio Abrigo, o perfil dos usurios, as atribuies e exigncias do cargo a ser ocupado, salrio e carga horria, dentre outros; Processo seletivo, com ateno exigncia da formao mnima para cada funo e experincia profissional; Avaliao de documentao. Documentao mnima a ser exigida: documentos pessoais, certido negativa de antecedentes criminais, atestado de sade fsica e mental; Avaliao psicolgica e social: estudo da vida pregressa, entrevista individual6 e dinmica de grupo7; Caractersticas pessoais desejveis: motivao para a funo; aptido para o cuidado com crianas e adolescentes; capacidade de lidar com frustrao e separao; habilidade para trabalhar em grupo; disponibilidade afetiva; empatia; capacidade de mediao de conflitos; criatividade; flexibilidade; tolerncia; pro-atividade; capacidade de escuta; estabilidade emocional, dentre outras. No caso de cuidadores/educadores residentes, para atendimento em casas-lares, tambm dever ser verificado disponibilidade para residir, grau de independncia pessoal e familiar que permita dedicao afetiva e profissional e capacidade para administrar a rotina domstica.

CAPACITAO Investir na capacitao e acompanhamento dos cuidadores/educadores, assim como de toda a equipe, indispensvel para se alcanar qualidade no
6

Nesta etapa, objetiva-se colher dados mais aprofundados sobre a motivao da busca pelo emprego, aspectos subjetivos e documentos pessoais. O entrevistador deve ter ateno para como o candidato lida com perdas, luto, frustrao, vnculo, imprevisto, seus projetos de vida e futuro, histria familiar e como percebe a funo pretendida. A fase de entrevista possibilita que sejam avaliados critrios especficos para o exerccio do cargo de cuidador/educador. neste momento, de abordagem subjetiva que se podem avaliar os critrios especficos do cargo.

As dinmicas de grupo so um instrumento til para se perceber caractersticas do candidato importantes no exerccio da funo pretendida. um momento de interao e por isso deve-se dirigir as dinmicas para se observar capacidade de liderana, autoridade, cooperao, resoluo de problemas, mediao de conflitos, criatividade, flexibilidade, tolerncia, habilidades com crianas/adolescentes, disponibilidade e escuta para com este pblico. Nesta etapa j se evidenciam candidatos que no demonstram perfil para a funo de educador. Interessante que os prprios candidatos possam falar da dinmica e da experincia e, tenha retorno do facilitador sobre sua participao. Muitas vezes o prprio candidato se depara com dificuldades em determinados aspectos enfatizados na dinmica que so fundamentais para o cargo e percebe sua inadequao naquele momento.

25

atendimento, visto se tratar de uma tarefa complexa, que exige, alm de esprito de solidariedade, afeto e boa vontade, uma equipe bem preparada. Para tanto, indispensvel que seja prevista capacitao inicial de qualidade, e formao continuada dos profissionais, especialmente aqueles que tm contato direto com as crianas e adolescentes e suas famlias. A seguir, sero apresentados temas e metodologias para a capacitao dos cuidadores/educadores, os quais devem ser adaptados s necessidades e demandas especficas de cada servio: CAPACITAO INTRODUTRIA Apresentao do projeto poltico pedaggico da instituio; integrao equipe; acompanhamento como observador dos diferentes momentos da rotina institucional e posterior discusso sobre as observaes. O nvel de experincia do (a) cuidador(a)/educadora(a) nortear o repasse e o contedo das informaes neste momento de adaptao rotina da instituio. Temas relevantes a serem trabalhados em uma capacitao inicial: legislao pertinente (SUAS, PNCFC, ECA), com intuito de que o (a) cuidador(a)/educadora(a) compreenda as medidas protetivas, competncias e articulao entre as instncias envolvidas; etapas do desenvolvimento da criana e do adolescente (caractersticas, desafios, comportamentos tpicos, fortalecimento da autonomia, desenvolvimento da sexualidade, brincadeiras e jogos adequados para cada faixa etria, explorao do ambiente, mediao de conflitos, colocao de limites, etc.) comportamentos freqentemente observados entre crianas/adolescentes separados da famlia de origem, que sofreram abandono, violncia, etc. prticas educativas; como ajudar a criana/adolescente a conhecer e a lidar com sentimentos, fortalecer a auto-estima e contribuir para a construo da identidade; novas configuraes familiares e realidade das famlias em situao de vulnerabilidade social

CAPACITAO PRTICA Antes de assumir suas funes, o/a cuidador/educador dever passar por um perodo mnimo de 80 horas acompanhando, como auxiliar, os diferentes momentos da rotina institucional, sempre sob superviso de um(a) cuidador/educador experiente e da equipe tcnica. No caso de cuidador/educador residente, este perodo dever ser de, no mnimo, 30 dias de acompanhamento, como auxiliar, dos diferentes momentos da rotina da casa-lar, sempre sob superviso de um(a) cuidador/educador residente experiente e da equipe tcnica.

26

FORMAO CONTINUADA Se pretendemos garantir qualidade ao projeto pedaggico dos abrigos, os horrios para que os educadores possam participar de cursos, reunies de formao, seminrios e leituras devem ter lugar no planejamento da organizao e das escalas de trabalho8 Depois da contratao, para adaptao rotina institucional fundamental o acompanhamento sistemtico do profissional, incrementado com capacitaes continuadas. A rotina de uma instituio de acolhimento no fcil. So vrias crianas, por menor que seja o grupo, com diferentes perfis, necessidades e urgncias. As situaes do cotidiano exigem resolutividade, rapidez, mobilidade que, com o passar do tempo, podem gerar um automatismo de respostas do profissional. Ou seja, h grande probabilidade de se cair na rotina, agir sem pensar muito no atendimento que est sendo realizado. Outra realidade destas instituies que os casos l acolhidos so, na sua grande maioria, graves o que acaba afetando de alguma forma emocionalmente os profissionais. Por toda esta realidade, algumas atividades de acompanhamento so to importantes no sentido de melhorar o desempenho do profissional, a qualidade do atendimento institucional e o bem-estar das crianas e dos adolescentes acolhidos. So elas: Reunies de equipe peridicas (discusso de casos, fechamento de casos, construo de consensos, reviso / melhoria da metodologia) Formao continuada sobre temas recorrentes do cotidiano, assim como sobre temas j trabalhados na fase de preparao, orientada pelas necessidades institucionais (promovida pela prpria instituio e/ou cursos externos) Estudos de caso Superviso institucional com profissional externo Encontros dirios de 15-20 minutos entre os profissionais dos diferentes turnos para troca de informaes Grupo de escuta mtua Espao de escuta individual Avaliao, orientao e apoio peridicos pela equipe tcnica

Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducao; coletnea Abrigar. Instituto Camargo Corra.

27

4.

PARMETROS DE FUNCIONAMENTO

Quando, para a proteo de sua integridade fsica e psicolgica, for detectada a necessidade do afastamento da criana e do adolescente da famlia de origem, os mesmos devero ser atendidos em servios que ofeream cuidados e condies favorveis ao seu desenvolvimento saudvel, devendo-se trabalhar no sentido de viabilizar a reintegrao famlia de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para famlia substituta. Tais servios podem ser ofertados em diferentes modalidades de atendimento: i. Abrigos Institucionais; ii. Casas-Lares; iii. Famlias Acolhedoras; e iv. Repblicas A organizao dos servios de acolhimento em diferentes modalidades tem como objetivo responder de forma mais adequada s demandas da populao infanto-juvenil. A partir da anlise da situao familiar, do perfil de cada criana ou adolescente e de seu processo de desenvolvimento, deve-se indicar qual modalidade poder responder de forma mais eficaz s suas necessidades em um determinado momento. Para determinar a modalidade que melhor atender determinada criana ou adolescente h que se considerar, ainda: sua idade; histrico de vida; aspectos culturais; motivos do acolhimento; situao familiar; previso do menor tempo necessrio para viabilizar solues de carter permanente (reintegrao familiar ou adoo); condies emocionais e de desenvolvimento, bem como condies especficas que precisem ser observadas (crianas e adolescentes com diferentes graus de deficincia, crianas e adolescentes que estejam em processo de sada da rua, com histrico de uso, abuso ou dependncia de lcool ou outras drogas, com vnculos de parentesco irmos, primos, etc), dentre outras. O rgo gestor da Poltica de Assistncia Social, em parceria com demais atores da rede local e do Sistema de Garantia de Direitos, deve desenvolver estratgias para o aprimoramento constante da oferta do atendimento a crianas e adolescentes, visando a melhor adequao s caractersticas das demandas locais. A implantao de servios de acolhimento deve basear-se em um diagnstico local que busque identificar a existncia ou no de demanda por tais servios no municpio e quais modalidades de servio so mais adequados para seu atendimento. Particularmente nos municpios de grande porte e metrpoles deve haver diversificao na oferta de diferentes modalidades de atendimento. A seguir, sero apresentados os parmetros que devero orientar a organizao dos servios de acolhimento para crianas e adolescentes no Pas.

28

4.1.

ABRIGO INSTITUCIONAL

DEFINIO

Servio que oferece acolhimento, cuidado e espao de desenvolvimento para grupos de crianas e adolescentes em situao de abandono ou cujas famlias ou responsveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua funo de cuidado e proteo. Oferece atendimento especializado e condies institucionais para o acolhimento em padres de dignidade, funcionando como moradia provisria at que seja viabilizado o retorno famlia de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para famlia substituta. Deve estar inserido na comunidade, em reas residenciais, oferecer ambiente acolhedor e ter aspecto semelhante ao de uma residncia, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico e scio-econmico, da comunidade de origem das crianas e adolescentes atendidos. O atendimento prestado deve ser personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convvio familiar e comunitrio, bem como a utilizao dos equipamentos e servios disponveis na comunidade local. PBLICO ALVO

Geral Crianas e adolescentes de 0 a 18 anos sob medida protetiva de abrigo9. Especificidades Devem ser evitadas especializaes e atendimentos exclusivos, tais como adotar faixas etrias muito estreitas, direcionar o atendimento apenas a determinado sexo, atender exclusivamente (ou no atender) crianas e adolescentes com deficincia ou portadores de HIV, entre outros. A ateno especializada, quando necessria, dever ser proporcionada por meio da articulao com a rede de servios, a qual poder contribuir, inclusive, na capacitao especfica dos cuidadores. Caso haja demanda no municpio, e desde que haja na rede local abrigos para atendimento geral, podem ser desenvolvidos servios especializados no atendimento a situaes especficas, desde que tal atendimento no prejudique a convivncia de crianas e adolescentes com vnculos de parentesco (irmos, primos, etc), no seja motivo de discriminao ou segregao, e se justifique pela possibilidade de ateno diferenciada a vulnerabilidades especficas, como, por exemplo:

9 Conforme Art. 101 do Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.

29

Abrigos especializados no acolhimento de adolescentes grvidas ou com filhos, com metodologia focada na vinculao mecriana, no desenvolvimento de habilidades para o cuidado, na construo de um projeto de vida e desenvolvimento da autonomia, de modo a garantir a proteo adolescente e a seu(s) filho(s). Podem contribuir particularmente para a preveno da perpetuao de ciclos intergeracionais de ruptura de vnculos, abandono, negligncia ou violncia, representando importante recurso para garantir o direito convivncia familiar da adolescente e da criana. O cuidado nesses servios deve ser conduzido por profissionais qualificados e sensveis s necessidades das crianas e de suas mes adolescentes. Nesses casos importe que sejam viabilizadas condies para assegurar s mes adolescentes os direitos inerentes a ambas as condies: maternidade e adolescncia. Desse modo, alm do desenvolvimento de habilidades para o cuidado com a criana e conscientizao acerca do papel de me, importante que o funcionamento do servio favorea e estimule a continuidade dos estudos por parte da adolescente, viabilize sua insero em atividades culturais, de esporte, lazer e qualificao profissional, alm de oferecer orientao especializada nas questes referentes ao desenvolvimento da sexualidade e aos direitos sexuais reprodutivos. Desse modo, o servio deve manter articulao permanente com a rede de servios local, em especial com a educao, sade e programas de qualificao profissional e gerao de renda. Ressalta-se, ainda, que todos os esforos devero ser empreendidos no sentido de fortalecimento dos laos familiares ou reconstruo de vnculos familiares rompidos, de modo a que as adolescentes atendidas e seus filhos possam retornar ao convvio com suas famlias de origem. Abrigos especializados no acolhimento de adolescentes sem vnculos familiares, com perspectivas de permanncia em medida de proteo at a maioridade, onde seja desenvolvida metodologia voltada aquisio da autonomia e construo de vnculos comunitrios significativos. Esse servio, que pode ser organizado em unidades femininas ou unidades masculinas, tem como objetivo trabalhar pela potencializao do processo de autonomia de adolescentes com perspectivas de acolhimento at a maioridade, sem rede familiar que possa apoi-los aps o desligamento. Caracteriza-se pelo maior investimento no fortalecimento de vnculos comunitrios, na ampliao do acesso educao, qualificao profissional e progressiva autonomia do adolescente para o cuidado consigo mesmo e o cumprimento de suas responsabilidades. O atendimento deve favorecer a construo de projetos de vida e o fortalecimento do protagonismo, desenvolvendo gradativamente a capacidade do adolescente responsabilizar-se por suas aes e escolhas. Deve contar com equipe tcnica e cuidadores / educadores com conhecimento, experincia e afinidade com o atendimento a adolescentes. Temas como doenas sexualmente transmissveis, drogadio, sexualidade, namoro, amizade e outros devem ser trabalhados pelos cuidadores / educadores, tendo em vista a especificidade dessa etapa do desenvolvimento. Baseado em uma metodologia participativa deve envolver os acolhidos, de modo progressivo, na organizao da rotina domstica, preparao de alimentos, etc. e perseverar no apoio ao fortalecimento dos vnculos comunitrios, na qualificao profissional e na construo do projeto de vida. A preparao para o desligamento deve incluir o acesso a programas de qualificao profissional e 30

insero no mercado de trabalho, como aprendiz ou trabalhador observadas as devidas limitaes e determinaes da lei nesse sentido. Para tanto devem manter articulao com a rede local, especialmente a educao, programas de qualificao profissional e de gerao de trabalho e renda. Sempre que possvel esses servios devem funcionar em estreita articulao com servios de acolhida em Repblica, visando a continuidade do apoio queles que aps a maioridade precisarem de um servio que os acolha e trabalhe a transio do abrigo para a autonomia e independncia. Por meio de metodologia especfica, esses servios podero manter Programas de Apadrinhamento Afetivo, com vistas ampliao dos vnculos comunitrios e construo de uma rede social de apoio para os adolescentes. Abrigos especializados no atendimento a crianas e adolescentes em situao de rua: servio que atua junto ao processo de sada da rua. Caracteriza-se por intenso fluxo de entrada e sada, incluindo at mesmo entradas durante o perodo noturno, que podem ser motivadas, inclusive, pela demanda espontnea da criana e do adolescente. Funciona como um servio de transio entre a rua e a reintegrao familiar ou encaminhamento para um servio de acolhimento mais estvel. Para tanto, deve contar com equipe tcnica e educadores com experincia em trabalho com criana e adolescente em situao de rua e conhecimentos em temticas relacionadas, como, por exemplo, violncia, uso, abuso ou dependncia de lcool e outras drogas, etc. Diferentemente dos demais servios de acolhimento, esse servio costuma ofertar em suas dependncias atividades ldicas, culturais e outras, organizadas como oficinas, como parte integrante de uma estratgia para a aproximao gradativa e construo de um vnculo de confiana com a criana e o adolescente, de forma a facilitar o desenvolvimento do trabalho. A articulao permanente com educadores de rua, com o Conselho Tutelar, com a rede de sade e educao fundamental para trazer cada criana e adolescente para a Casa, como tambm para proceder aos encaminhamentos necessrios. A articulao com a rea de educao dever possibilitar o planejamento de uma re-insero gradativa da criana e do adolescente na rede de ensino. A articulao com a sade deve incluir a capacitao continuada e o acompanhamento dos profissionais do abrigo em relao aos cuidados adequados a crianas e adolescentes com histrico de uso, abuso ou dependncia de lcool e outras drogas, alm de disponibilizar aos usurios atendimento especializado, inclusive em sade mental, quando necessrio. Tanto o trabalho de aproximao quanto o acolhimento propriamente dito tm como objetivo re-introduzir a criana e o adolescente gradativamente em uma rotina domstica, resgatar e fortalecer o convvio familiar e comunitrio e reinser-los na rede de educao. Casa de Passagem: servio que tem como objetivo oferecer acolhimento de carter emergencial, com espao adequado e profissionais preparados para receber a criana/adolescente em qualquer horrio do dia ou da noite, diante de uma necessidade de acolhimento imediato e emergencial - como nos casos de internao hospitalar do nico responsvel pela criana, crianas perdidas, dentre outros - enquanto se realiza um estudo diagnstico detalhado da situao de cada criana e adolescente com a finalidade de: i. avaliar as 31

condies de manuteno do convvio familiar ou necessidade de afastamento do mesmo; ii. identificar qual soluo mais adequada naquele momento: retorno imediato ao convvio com a famlia de origem (nuclear ou extensa) ou pessoas da comunidade que lhe sejam significativas; ou iii. encaminhamento para outros servios de acolhimento, no caso de impossibilidade imediata de reintegrao familiar. Destaca-se que, dependendo da demanda local, no h necessidade da existncia de um abrigo especfico para o atendimento a tais situaes, o qual poder ser realizado em abrigos para atendimento geral que disponham de espao fsico, metodologia e pessoal adequados a tal atendimento, de forma a que a chegada e sada constante de novas crianas e adolescentes, a qualquer hora do dia e da noite, no venham a interferir negativamente na rotina das crianas/adolescentes que permanecem acolhidos por um perodo de tempo maior. Tal servio deve contar com equipe tcnica qualificada para um trabalho gil para o diagnstico da situao, bem como com cuidadores/educadores capacitados para acolher crianas e adolescentes em momento de peculiar situao de vulnerabilidade. Para que a acolhida inicial seja afetuosa e no represente uma re-vitimizao de crianas e adolescentes preciso observar, ainda, os seguintes aspectos: i. destinar espao fsico especificamente para o acolhimento daqueles que esto chegando, uma vez que o acolhimento pode ocorrer a qualquer momento, inclusive no perodo noturno; ii.. dispor de profissionais qualificados e capazes de dialogar sensivelmente com crianas e adolescentes nesse momento que envolve ruptura, incerteza, insegurana e transio, auxiliando-os a significar a vivncia do afastamento provisrio. Ressalta-se que a organizao de servios de acolhimento de carter emergencial no significar, em nenhuma hiptese, negligncia ao princpio da excepcionalidade, ao qual tambm devem se submeter, e que a criana e o adolescente s devem ser encaminhados para esse servio quando no for possvel realizar tal estudo mantendo-os com a famlia de origem (nuclear ou extensa) ou pessoas significativas da comunidade. NMERO MXIMO DE USURIOS POR EQUIPAMENTO 20 crianas e adolescentes ASPECTOS FSICOS

Localizao reas residenciais, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico e scio-econmico, da realidade de origem das crianas e adolescentes acolhidos10.

Excepcionalmente, os abrigos podero ter abrangncia correspondente a um pequeno grupo de municpios, desde que mantida a maior contigidade possvel dos locais de procedncia de familiares e nas seguintes situaes: - por indicao tcnica ou determinao judicial; - quando a incidncia da demanda e porte do municpio no justificarem a disponibilizao de servios de alta complexidade no seu mbito. No caso de abrigamento fora do municpio de origem, deve ser viabilizado o transporte de familiares para visitas criana e ao adolescente, ou deste sua famlia, de modo a que sejam preservados seus vnculos familiares. Nesse caso, o plano de atendimento dever garantir acompanhamento famlia, envolvendo, necessariamente, a rede de servios do municpio de origem.

10

32

Fachada e aspectos gerais da construo Dever manter aspecto semelhante ao de uma residncia, seguindo o padro arquitetnico das demais residncias da comunidade na qual estiver inserida. Deve-se evitar a instalao de placas indicativas da natureza institucional do equipamento. RECURSOS HUMANOS

Para que o atendimento em servios de abrigo possibilite criana e ao adolescente constncia e estabilidade na prestao dos cuidados, vinculao com o(a) cuidador(a)/educador(a) de referncia e previsibilidade da organizao da rotina diria, os cuidadores/educadores devero trabalhar, preferencialmente, em turnos fixos dirios, de modo a que o(a) mesmo(a) cuidador(a)/educador(a) desenvolva sempre determinadas tarefas da rotina diria p.ex: preparar caf da manh, almoo, jantar, dar banho, preparar para a escola, apoiar as tarefas escolares, colocar para dormir, etc.), sendo desaconselhvel esquemas de planto, caracterizados pela grande alternncia na prestao de tais cuidados. Equipe Profissional Mnima

Funo Coordenador(a) FORMAO MNIMA: NVEL SUPERIOR E EXPERINCIA EM FUNO CONGNERE

Quantidade 1 profissional

Atividades Desenvolvidas Gesto da entidade; Coordenao financeira, administrativa e logstica; Elaborao, em conjunto com a equipe tcnica e demais colaboradores, do projeto poltico-pedaggico do servio; Seleo e contratao de pessoal e superviso dos trabalhos desenvolvidos; Organizao das informaes das crianas e adolescentes e respectivas famlias, na forma de pronturio individual; Articulao com a rede de servios; Articulao com o Sistema de Garantia de Direitos;

33

Funo

Quantidade

Atividades Desenvolvidas Elaborao, em conjunto com o/a coordenador(a) e demais colaboradores, do projeto poltico-pedaggico do servio. Acompanhamento psicossocial dos usurios e suas respectivas famlias, com vistas reintegrao familiar; Apoio na seleo dos cuidadores/educadores e demais funcionrios; Capacitao e acompanhamento dos cuidadores/educadores e demais funcionrios; Encaminhamento e discusso / planejamento conjunto com outros atores da rede de servios e do Sistema de Garantia de Direitos das intervenes necessrias ao acompanhamento das crianas e adolescentes e suas famlias; Elaborao, encaminhamento e discusso com a autoridade judiciria e Ministrio Pblico de relatrios peridicos sobre a situao de cada criana e adolescente apontando: i. possibilidades de reintegrao familiar; ii. necessidade de aplicao de novas medidas; ou, iii. quando esgotados os recursos de manuteno na famlia de origem, a necessidade de encaminhamento para adoo; Preparao, da criana / adolescente para o desligamento (em parceria com o (a) cuidador(a)/educadora(a) de referncia); Mediao, em parceria com o (a) cuidador(a)/educadora(a) de referncia, do processo de aproximao e fortalecimento ou construo do vnculo com a famlia de origem ou adotiva, quando for o caso. cuidados bsicos com alimentao, higiene e proteo; afetiva personalizada e relao individualizada com cada criana e/ou adolescente; organizao do ambiente (espao fsico e atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada criana ou adolescente);

EQUIPE TCNICA

2 PROFISSIONAIS

FORMAO MNIMA:

ASSISTENTE SOCIAL E 1 PSICLOGO PARA ATENDIMENTO A AT 20 CRIANAS E - NVEL SUPERIOR NA ESPECIALIDADE EXIGIDA ADOLESCENTES (SERVIO SOCIAL OU PSICOLOGIA); E

- EXPERINCIA NO
ATENDIMENTO A CRIANAS, ADOLESCENTES E FAMLIAS EM SITUAO DE RISCO

Carga Horria Mnima Indicada: 30 horas semanais

CUIDADOR(A) / EDUCADOR(A)

FORMAO MNIMA: Nvel mdio capacitao especfica

1 profissional para at 10 usurios, por turno*. A quantidade de profissionais dever ser aumentada quando houver usurios que ateno e demandem especfica (com deficincia, com

34

Funo (desejvel experincia atendimento crianas adolescentes)

Quantidade necessidades especficas em de sade, idade inferior a a um ano. e Para tanto, dever ser adotada a seguinte relao: a) 1 cuidador para cada 8 usurios, quando houver 1 usurio com demandas especficas; b) 1 cuidador para cada 6 usurios, quando houver 2 ou mais usurios com demandas especficas. * Para preservar seu carter de proteo e tendo em vista o fato de acolher em um mesmo ambiente crianas e adolescentes com os mais diferentes histricos, faixa etria e gnero, faz-se necessrio que o abrigo mantenha uma equipe noturna acordada e atenta movimentao.

Atividades Desenvolvidas auxlio criana e ao adolescente para lidar com sua histria de vida, fortalecimento da auto-estima e construo da identidade; organizao de fotografias e registros individuais sobre o desenvolvimento de cada criana e/ou adolescente, de modo a preservar sua histria de vida. acompanhamento nos servios de sade, escola e outros servios requeridos no cotidiano. Quando se mostrar necessrio e pertinente, um profissional de nvel superior (psiclogo ou assistente social) dever tambm participar deste acompanhamento; apoio na preparao da criana ou adolescente para o desligamento, sendo para tanto orientado e supervisionado por um profissional de nvel superior (psiclogo ou assistente social);

Auxiliar de Cuidador(a) /educador(a)

1 profissional para at 10 usurios, por turno* apoio s funes do cuidador cuidados com a moradia (organizao e limpeza do ambiente e preparao dos alimentos, dentre outros)

A quantidade de profissionais dever ser FORMAO MNIMA: aumentada quando houver usurios que Nvel fundamental e demandem ateno capacitao especfica, adotando-se especfica a mesma relao do (desejvel experincia em cuidador(a) / educador(a) atendimento a crianas e * conforme a demanda especfica de cada adolescentes) abrigo, o nmero destes profissionais poder ser reduzido no perodo

35

Funo

Quantidade noturno.

Atividades Desenvolvidas

INFRA-ESTRUTURA / ESPAOS MNIMOS PARA FUNCIONAMENTO

cmodo

Caractersticas N de crianas / adolescentes por quarto: recomendado: at 4 por quarto; mximo: at 6 por quarto Cada quarto dever ter dimenso suficiente para acomodar as camas / beros / beliches dos usurios e para a guarda dos pertences pessoais de cada criana e adolescente de forma individualizada (armrios, guarda-roupa, etc.). Metragem mnima: 2,25 m para cada ocupante. Caso o ambiente de estudos seja organizado no prprio quarto, a dimenso dos mesmos dever ser aumentada para 3,25 m para cada ocupante) Com espao suficiente para acomodar o nmero de usurios atendido pelo equipamento e os cuidadores/educadores. Metragem mnima: 1,00 m para cada ocupante. (Ex: - Abrigo para 15 crianas / adolescentes + 2 cuidadores/educadores: 17,0 m; - Abrigo para 20 crianas / adolescentes + 2 cuidadores/educadores: 22,0 m;) Com espao suficiente para acomodar o nmero de usurios atendido pelo equipamento e os cuidadores/educadores. Pode tratar-se de um cmodo independente, ou estar anexado a outro cmodo (p. ex. sala de estar ou cozinha) Metragem mnima: 1,00 m para cada ocupante. Poder haver espao especfico para esta finalidade ou, ainda, ser organizado no prprio ambiente dos quartos, por meio de espao suficiente e mobilirio adequado, quando o nmero de usurios por quarto no inviabilizar que a atividade de estudo/leitura seja nele realizada. Nesse caso, as dimenses dos quartos devero ser aumentadas para 3,25 m para cada ocupante.

Quartos

Sala de Estar ou similar

Sala de jantar / copa Ambiente para Estudo

36

cmodo Banheiro

Caractersticas 1 lavatrio, 1 vaso sanitrio e 1 chuveiro para cada 5 crianas e adolescentes. Pelo menos 1 dos banheiros dever ser adaptado a pessoas com deficincia11. 1 lavatrio e 1 vaso sanitrio para os funcionrios (com chuveiro) Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para preparar alimentos para o nmero de usurios atendido pelo equipamento e os cuidadores/educadores. Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para guardar equipamentos, objetos e produtos de limpeza e propiciar o cuidado com a higiene do abrigo, com a roupa de cama, mesa, banho e pessoal para o nmero de usurios atendido pelo equipamento. Espaos que possibilitem o convvio e brincadeiras, evitando-se, todavia, a instalao de equipamentos que estejam fora do padro scio-econmico da realidade de origem dos usurios, tais como piscinas, etc (de forma a no dificultar a reintegrao familiar dos mesmos). Deve-se priorizar a utilizao dos equipamentos pblicos ou comunitrios de lazer, esporte e cultura, proporcionando um maior convvio comunitrio e incentivando a socializao dos usurios. Os abrigos que j tiverem em sua infra-estrutura espaos como quadra poliesportiva, piscinas, praas, etc, devero buscar, gradativamente, possibilitar o uso dos mesmos tambm pelas crianas e adolescentes da comunidade local, de modo a favorecer o convvio comunitrio, observando-se, nesses casos, a preservao da privacidade e da segurana do espao de moradia do abrigo. Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades de natureza tcnica (elaborao de relatrios, atendimento, reunies, etc) Recomenda-se que este espao funcione em edificao/localizao especfica para a rea administrativa / tcnica da instituio, separada da rea de moradia das crianas e adolescentes. Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades administrativas (rea contbil / financeira, documental, logstica, etc.) O espao administrativo deve ter rea reservada para guarda de pronturios das crianas e adolescentes, em condies de segurana e sigilo. Recomenda-se que este espao funcione em edificao/localizao especfica para a rea administrativa / tcnica da instituio, separada da rea de moradia das crianas e adolescentes.

COZINHA

rea de Servio rea externa (Varanda, quintal, jardim,etc)

PARA EQUIPE TCNICA

SALA

DE COORDENA O / ATIVIDADES ADMINISTRA TIVAS

SALA

Devero ser executados de acordo com todas as especificaes constantes da NBR 9050/ABNT, dentre elas: deve ser prevista uma iluminao intensa e eficaz; no devem ser utilizados revestimentos que produzam brilhos e reflexos para evitar desorientao visual; devem prever, no mnimo, um vaso sanitrio para cada seis usurios; as portas dos compartimentos internos dos sanitrios, devero ser colocadas de modo a deixar vos livres de 0,20m na parte inferior; as barras de apoio devero ser, preferencialmente, em cores contrastantes com a parede para fcil e rpida identificao e uso.

11

37

cmodo SALA
ESPAO PARA REUNIES

Caractersticas / Com espao e mobilirio suficiente para a realizao de reunies de equipe e de atividades grupais com as famlias de origem.

Dever ser disponibilizado meio de transporte que possibilite a realizao de visitas domiciliares e reunies com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Servios

38

4.2.

CASA-LAR

DEFINIO

Modalidade de Servio de Acolhimento oferecido em unidades residenciais, nas quais pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como cuidador(a) / educador(a) residente em uma casa que no a sua prestando cuidados a um grupo de crianas e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, at que seja viabilizado o retorno famlia de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para famlia substituta. Esse tipo de atendimento visa estimular o desenvolvimento de relaes mais prximas do ambiente familiar, promover hbitos e atitudes de autonomia e de interao social com as pessoas da comunidade.Com estrutura de uma residncia privada, deve receber superviso tcnica, localizar-se em reas residenciais da cidade e seguir o padro-scio econmico da comunidade onde estiverem inseridas, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico e scio-econmico, da comunidade de origem das crianas e adolescentes atendidos. O servio deve organizar ambiente prximo de uma rotina familiar, proporcionar vnculo estvel entre o(a) cuidador(a) / educador(a) residente e as crianas e adolescentes atendidos, alm de favorecer o convvio familiar e comunitrio dos mesmos, bem como a utilizao dos equipamentos e servios disponveis na comunidade local, devendo atender a todas as premissas do Estatuto da Criana e do Adolescente, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos vnculos familiares e sociais, e oferecimento de oportunidades para a (re) insero na famlia de origem ou substituta. CARACTERSTICAS

A principal diferena entre esta modalidade de atendimento e o Abrigo Institucional, alm do menor nmero de crianas e adolescentes atendidos por equipamento, est na presena do(a) cuidador/educador residente pessoa ou casal que reside na casa-lar juntamente com as crianas/adolescentes atendidos, sendo responsvel pelos cuidados prestados s crianas/adolescentes e pela organizao da rotina da casa. Tal profissional deve participar ativamente das decises relacionadas casa-lar, sendo recomendvel que o(a) mesmo(a) tenha autonomia para gerir a rotina domstica, inclusive as despesas da casa. Recomenda-se que tambm as crianas e adolescentes tomem parte nas decises acerca da rotina da casa, de modo a que os(as) mesmos(as) reconheam-se como parte integrante do grupo, com direitos e deveres. A presena do(a) cudador/educador residente visa proporcionar: estabelecimento de uma relao estvel no ambiente institucional, uma vez que o/a cuidador/educador residente ocupa um lugar de referncia afetiva constante, facilitando o acompanhamento da vida diria/comunitria das crianas/adolescentes (reunies escolares, festas de colegas, etc.), diferentemente do que ocorre no Abrigo Institucional, onde h maior rotatividade diria dos(as) cuidadores/educadores.

39

uma rotina mais flexvel na casa, menos institucional e prxima a uma rotina familiar, adaptando-se s necessidades da criana/adolescente. Ressalta-se que tal tarefa exige muito deste cuidador/educador residente, por se tratar de uma funo desgastante, com elevada exigncia psquica e emocional, exigindo uma ateno especial na seleo, capacitao e acompanhamento deste profissional, sendo de fundamental importncia a existncia de equipe tcnica especializada, para acompanhamento constante das casas lares (apoio/orientao aos cuidadores/educadores, atendimento s crianas/adolescentes e suas famlias, articulao dom o SGD, etc), o que no significa que esta equipe deva estar sediada na casa. Assim, para que o educador/cuidador consiga cumprir bem sua funo necessrio que disponha de apoio e orientao por parte da equipe tcnica do abrigo, bem como de espao para trocas, onde possa reunir-se com outros educadores para compartilhar as experincias e angstias decorrentes da atuao e encontrar solues conjuntas para os desafios. importante, tambm, que os/as cuidadores/educadores residentes contem com condies dignas de trabalho e remunerao condizente, devendo haver condies para a preservao da privacidade do trabalhador e construo de projetos pessoais. Para tanto, deve-se prever perodos livres dirios e um esquema de folgas semanais que possibilite sua participao em atividades outras que no as da casa, alm de frias anuais fora do ambiente da Casa Lar. Especial ateno deve ser dada clarificao do papel a ser exercido por esse profissional, de modo a que no se pretenda substituir o lugar e a funo dos pais ou da famlia de origem. de suma importncia que o educador/cuidador tenha clareza quanto ao seu papel: deve vincular-se afetivamente e contribuir para a construo de um ambiente prximo ao ambiente familiar, evitando, porm, apossar-se da criana ou do adolescente, bem como competir ou desvalorizar a famlia de origem ou substituta, quando for o caso. A casa-lar, assim como o educador/cuidador, no deve ocupar o lugar da me ou da famlia de origem, mas contribuir para o fortalecimento dos vnculos familiares, favorecendo o processo de reintegrao familiar ou o encaminhamento para famlia substituta, quando for o caso. Assim, recomenda-se a substituio do termo largamente utilizado me/pai social por cuidador/educador residente, de modo a evitar ambigidade de papis, disputa com a famlia de origem, ou fortalecimento da idia de permanncia indefinida da criana/adolescente na instituio e o investimento insuficiente na reintegrao familiar. Nessa modalidade de atendimento, deve-se dar especial ateno ao processo de desligamento das crianas e adolescentes acolhidos por longos perodos, o qual dever ocorrer de forma gradual e incluir a participao de todos os envolvidos. ASPECTOS FSICOS

Localizao reas residenciais, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geogrfico e scio-econmico, da realidade de origem das crianas e adolescentes acolhidos. A casa-lar deve funcionar em uma edificao residencial inserida no bairro de forma anloga s demais residncias locais, devendo ser evitadas estruturas que agreguem diversas casas-lares em um terreno comum, visto que tais estruturas acabam por se

40

tornar ambientes fechados que dificultam a integrao das crianas/adolescentes ali acolhidos vizinhana. Fachada e aspectos gerais da construo Similar a uma residncia unifamiliar, seguindo o padro arquitetnico das demais residncias da comunidade na qual estiver inserida. Deve-se evitar a instalao de placas indicativas da natureza institucional do equipamento. PBLICO ALVO

Geral Crianas e adolescentes de 0 a 18 anos sob medida protetiva de abrigo12. Especificidades Devem ser evitadas especializaes e atendimentos exclusivos, tais como adotar faixas etrias muito estreitas, direcionar o atendimento apenas a determinado sexo, atender exclusivamente (ou no atender) crianas e adolescentes com deficincia ou portadores de HIV, entre outros. A ateno especializada, quando necessria, dever ser proporcionada por meio da articulao com a rede de servios, a qual poder contribuir, inclusive, na capacitao especfica dos cuidadores/educadores residentes. Esta modalidade de atendimento particularmente indicada ao atendimento de: - grupos de irmos; - crianas e adolescentes que necessitem de acolhimento por perodo mais prolongado, nas situaes em que no podem voltar a morar com seus pais ou famlia extensa, porm existem fortes vnculos entre os mesmos, como nos casos de pais/mes/responsveis em cumprimento de pena privativa de liberdade, em longos perodos de hospitalizao ou com transtorno mental severo, que inviabilize a prestao de cuidados regulares, dentre outras situaes. Nestes casos, deve ser assegurado o contato peridico da criana/adolescente com sua famlia de origem. - crianas maiores ou adolescentes destitudos do poder familiar, que encontram-se abrigados por longos perodos sem muitas perspectivas de adoo. NMERO MXIMO DE USURIOS POR EQUIPAMENTO 10 crianas e adolescentes

RECURSOS HUMANOS Equipe Profissional Mnima

12

Conforme Art. 101 do Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.

41

Funo Coordenador(a) FORMAO MNIMA: NVEL SUPERIOR E


EXPERINCIA EM FUNO CONGNERE

Quantidade 1 profissional

Atividades Desenvolvidas Gesto da entidade Coordenao financeira, administrativa e logstica da entidade Elaborao, em conjunto com a equipe tcnica e demais colaboradores, do projeto polticopedaggico do servio Seleo e contratao de pessoal e superviso dos trabalhos desenvolvidos Organizao das informaes das crianas e adolescentes e respectivas famlias, na forma de pronturio individual; Articulao com a rede de servios; Articulao com o Sistema de Garantia de Direitos;

42

Funo

Quantidade

Atividades Desenvolvidas Elaborao, em conjunto com o/a coordenador(a) e demais colaboradores, do projeto poltico-pedaggico do servio Elaborao, em conjunto com o/a cuidador/educador residente e, sempre que possvel com a participao das crianas e adolescentes atendidos, de regras e rotinas fundamentadas no projeto poltico pedaggico da entidade Acompanhamento psicossocial dos usurios e suas respectivas famlias, com vistas reintegrao familiar; Apoio na seleo dos cuidadores/educadores residentes e demais funcionrios; Capacitao e acompanhamento dos cuidadores/educadores residentes e demais funcionrios; Encaminhamento e discusso / planejamento conjunto com outros atores da rede de servios e do Sistema de Garantia de Direitos das intervenes necessrias ao acompanhamento das crianas e adolescentes e suas famlias; Elaborao e encaminhamento e discusso com autoridade judiciria e Ministrio Pblico de relatrios peridicos sobre a situao de cada criana e adolescente apontando: i. possibilidades de reintegrao familiar; ii. necessidade de aplicao de novas medidas; ou, iii. quando esgotados os recursos de manuteno na famlia de origem, a necessidade de encaminhamento para adoo; Preparao, da criana / adolescente para o desligamento (em parceria com o (a) cuidador(a)/educadora(a) residentes); Mediao, em parceria com o (a) cuidador(a)/educadora(a) residente, do processo de aproximao e (re)construo do vnculo com a famlia de origem ou adotiva, quando for o caso; Acompanhamento da famlia de origem no perodo ps reintegrao familiar

EQUIPE TCNICA 2 PROFISSIONAIS FORMAO MNIMA: 1 ASSISTENTE SOCIAL E 1 PSICLOGO PARA ATENDIMENTO A AT 20

- NVEL SUPERIOR NA E ESPECIALIDADE EXIGIDA CRIANAS ADOLESCENTES EM AT (SERVIO SOCIAL OU 2 CASAS-LARES. PSICOLOGIA); E - EXPERINCIA NO
ATENDIMENTO A CRIANAS, ADOLESCENTES E FAMLIAS EM SITUAO DE RISCO

No caso do servio englobar apenas uma casa-lar, com atendimento a at 10 crianas e/ou adolescente, o nmero de profissionais de nvel superior poder ser reduzido para um assistente social ou um psiclogo. Carga Horria Mnima Indicada: 30 horas semanais

43

Funo

Quantidade 1 profissional para at 10 usurios. A quantidade de profissionais dever ser aumentada quando houver usurios que demandem ateno especfica (com deficincia, com necessidades especficas de sade, idade inferior a um ano. Para tanto, dever ser adotada a seguinte relao: a) 1 cuidador para cada 8 usurios, quando houver 1 usurio com demandas especficas; b) 1 cuidador para cada 6 usurios, quando houver 2 ou mais usurios com demandas especficas.

Atividades Desenvolvidas Organizao da rotina domstica e do espao residencial cuidados bsicos com alimentao, higiene e proteo; relao afetiva personalizada e individualizada com cada criana e/ou adolescente; organizao do ambiente (espao fsico e atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada criana ou adolescente); auxlio criana e ao adolescente para lidar com sua histria de vida, fortalecimento da auto-estima e construo da identidade; organizao de fotografias e registros individuais sobre o desenvolvimento de cada criana e/ou adolescente, de modo a preservar sua histria de vida. acompanhamento nos servios de sade, escola e outros servios requeridos no cotidiano. Quando se mostrar necessrio e pertinente, um profissional de nvel superior (psiclogo ou assistente social) dever tambm participar deste acompanhamento;
APOIO NA PREPARAO DA CRIANA OU ADOLESCENTE PARA O DESLIGAMENTO, SENDO PARA TANTO ORIENTADO E SUPERVISIONADO POR UM PROFISSIONAL DE NVEL SUPERIOR (PSICLOGO OU ASSISTENTE SOCIAL)

CUIDADOR(A) / EDUCADOR(A) RESIDENTE

FORMAO MNIMA: Nvel mdio e capacitao especfica (desejvel experincia em atendimento a crianas e adolescentes) OBS: trabalha e reside na casa-lar

Auxiliar Cuidador(a) /educador(a)

de 1 profissional para at 10 usurios, por turno*. A quantidade de profissionais dever ser aumentada quando houver usurios que demandem ateno especfica, adotandose a mesma relao do cuidador(a) / educador(a)

APOIO S FUNES DO CUIDADOR CUIDADOS COM A MORADIA (ORGANIZAO E LIMPEZA DO AMBIENTE E PREPARAO DOS ALIMENTOS, DENTRE OUTROS)

FORMAO MNIMA: Nvel fundamental e capacitao especfica (desejvel experincia em atendimento a crianas e adolescentes)

OBS: No reside na * Para preservar seu

44

Funo casa-lar

Quantidade carter de proteo e tendo em vista o fato de acolher em um mesmo ambiente crianas e adolescentes com os mais diferentes histricos, faixa etria e gnero, faz-se necessrio que o abrigo mantenha uma equipe noturna acordada e atenta movimentao.

Atividades Desenvolvidas

INFRA-ESTRUTURA / ESPAOS MNIMOS PARA FUNCIONAMENTO Caractersticas N de crianas / adolescentes por quarto: recomendado: at 4 por quarto; mximo: at 6 por quarto Cada quarto dever ter dimenso suficiente para acomodar as camas / beros / beliches dos usurios e para a guarda dos pertences pessoais de cada criana e adolescente de forma individualizada (armrios, guarda-roupa, etc.). Metragem mnima: 2,25 m para cada ocupante. Caso o ambiente de estudos seja organizado no prprio quarto, a dimenso dos mesmos devero ser aumentadas para 3,25 m para cada ocupante) Com metragem suficiente para acomodar cama (de solteiro ou de casal), e mobilirio para guarda de pertences pessoais.

cmodo

Quartos

QUARTO
PARA CUIDADOR(A) /EDUCADOR( A) RESIDENTE

Sala de Estar ou similar

Com espao suficiente para acomodar o nmero de crianas e adolescentes da Casa-Lar e os cuidadores/educadores. Metragem mnima: 1,00 m para cada ocupante. (Ex: - Casa-Lar para 10 crianas / adolescentes + 2 cuidadores/educadores: 12,0 m; Com espao suficiente para acomodar o nmero de crianas e adolescentes da Casa-Lar e os cuidadores/educadores. Pode tratar-se de um cmodo independente, ou estar anexado a outro cmodo (p. ex. sala de estar ou cozinha) Metragem mnima: 1,00 m para cada ocupante. Poder haver espao exclusivo para esta finalidade ou, ainda, ser organizado

Sala de jantar / copa

Ambiente

45

cmodo Caractersticas para Estudo no prprio ambiente dos quartos, por meio de espaos suficientes e mobilirio adequado, quando o nmero de usurios por quarto no inviabilizar que a atividade de estudo/leitura seja nele realizada. Nesse caso, as dimenses dos quartos devero ser aumentadas para 3,25 m para cada ocupante 1 lavatrio, 1 vaso sanitrio e 1 chuveiro para cada 5 crianas e adolescentes. Banheiro Pelo menos 1 dos banheiros dever ser adaptado a pessoas com deficincia13. 1 lavatrio e 1 vaso sanitrio e chuveiro para os cuidadores/educadores Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para preparar COZINHA alimentos para o nmero de usurios atendido pelo equipamento e os cuidadores/educadores. Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para guardar equipamentos, objetos e produtos de limpeza e propiciar o cuidado com a higiene do abrigo, com a roupa de cama, mesa, banho e pessoal para o rea de nmero de usurios atendido pelo equipamento. Servio Espaos que possibilitem o convvio e brincadeiras, evitando-se, todavia, a instalao de equipamentos que estejam fora do padro scio-econmico da realidade de origem dos usurios, tais como piscinas, saunas, etc (de forma a rea no dificultar a reintegrao familiar dos mesmos). externa (Varanda, Deve-se priorizar a utilizao dos equipamentos pblicos ou comunitrios de quintal, lazer, esporte e cultura, proporcionando um maior convvio comunitrio e jardim,etc) incentivando a socializao dos usurios. ESPAOS QUE DEVERO FUNCIONAR FORA DA CASA-LAR, EM REA ESPECFICA PARA ATIVIDADES TCNICO-ADMINISTRATIVAS cmodo Sala para equipe tcnica Caractersticas Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades de natureza tcnica (elaborao de relatrios, atendimento, reunies, etc)

Devero ser executados de acordo com todas as especificaes constantes da NBR 9050/ABNT, dentre elas: deve ser prevista uma iluminao intensa e eficaz; no devem ser utilizados revestimentos que produzam brilhos e reflexos para evitar desorientao visual; devem prever, no mnimo, um vaso sanitrio para cada seis usurios; as portas dos compartimentos internos dos sanitrios, devero ser colocadas de modo a deixar vos livres de 0,20m na parte inferior; as barras de apoio devero ser, preferencialmente, em cores contrastantes com a parede para fcil e rpida identificao e uso.

13

46

cmodo
DE COORDENA / O ATIVIDADES ADMINISTRAT IVAS

Caractersticas Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades administrativas (rea contbil / financeira, documental, logstica, etc. O espao administrativo deve ter rea reservada para guarda de pronturios das crianas e adolescentes, em condies de segurana e sigilo.

SALA

Sala / espao para reunies

Com espao e mobilirio suficiente para a realizao de reunies de equipe e de atividades grupais com as famlias de origem.

Dever ser disponibilizado meio de transporte que possibilite a realizao de visitas domiciliares e reunies com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Servios

47

4.3.

SERVIOS DE FAMLIAS ACOLHEDORAS14 DEFINIO

Servio que organiza o acolhimento, na residncia de famlias acolhedoras, de crianas e adolescentes afastados da famlia de origem mediante medida protetiva. O acolhimento deve ocorrer paralelamente ao trabalho com a famlia de origem, com vistas reintegrao familiar. Representa uma modalidade de atendimento que visa oferecer proteo integral s crianas e aos adolescentes at que seja possvel a reintegrao familiar ou, na sua total impossibilidade, encaminhamento para adoo. Propicia o atendimento em ambiente familiar, garantindo ateno individualizada e convivncia comunitria, permitindo a continuidade da socializao da criana/adolescente. Embora ainda pouco difundida no Pas, esta modalidade de atendimento encontra-se consolidada em outros pases, principalmente nos europeus15, alm de contar com experincias exitosas no Brasil16 e Amrica Latina. Tal servio encontra-se contemplado, expressamente, na Poltica Nacional de Assistncia Social, como um dos servios de proteo social especial de alta complexidade. SUBSDIO FINANCEIRO / AUXLIO MATERIAL Para se atender aos propsitos desta modalidade de atendimento, as famlias acolhedoras devem atuar como voluntrias, no sendo recomendada a remunerao pelos seus servios. Porm, para atender s necessidades das criana/adolescentes acolhidos, dever ser viabilizado auxlio material para as famlias acolhedoras, na forma de gneros alimentcios, vestimentas, material escolar, remdios, etc, ou de subsdio financeiro de acordo com Lei ou parmetros locais que o regulamentem. No caso da opo por subsdio financeiro, o mesmo no deve ter carter remuneratrio e seu uso dever ser centrado em suprir os gastos decorrentes da manuteno da criana/adolescente. ASPECTOS JURDICO-ADMINISTRATIVOS Do ponto de vista legal, assim como os servios de acolhimento institucional, os servios de Famlias Acolhedoras devem organizar-se segundo os princpios e diretrizes do Estatuto da Criana e do Adolescente, especialmente no que se refere excepcionalidade e provisoriedade do acolhimento, ao investimento na reintegrao famlia de origem, preservao do vnculo entre grupos de irmos, permanente
14

Fontes: Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria; e Grupo de Trabalho Nacional Pr Convivncia Familiar e Comunitria Caderno 3 - Famlias Acolhedoras, 2007

15 Conforme estudos divulgados pela International Foster Care Organisation ( IFCO): GEORGE, Shanti & OUDENHOVEN, Nico Van. (Trad) Maria Soledad Franco. Apostando al Acogimiento Familiar Um estdio comparativo internacional. Blgica: Garant, 2003. 16 Vide diversas experincias pelo pas, como os projetos do Rio de Janeiro; SAPECA, de Campinas/SP; So Bento do Sul/SC, etc:, In: CABRAL, Cludia (Org.). Perspectivas do Acolhimento Familiar no Brasil. Acolhimento Familiar experincias e perspectivas.Rio de Janeiro: Booklink, 2004, p. 11.

48

comunicao com a Justia da Infncia e da Juventude e articulao com a rede de servios. Trata-se de um servio de acolhimento provisrio, at que seja viabilizada uma soluo de carter permanente para a criana ou adolescente reintegrao familiar ou, excepcionalmente, adoo. uma modalidade de acolhimento diferenciada, que no se enquadra no conceito de abrigo em entidade, nem no de colocao em famlia substituta, no sentido estrito, porm podendo ser entendido como regime de colocao familiar preconizado no artigo 90 do Estatuto da Criana e do Adolescente. As famlias acolhedoras esto vinculadas a um Programa, que as seleciona, prepara e acompanha para o acolhimento de crianas ou adolescentes. A aplicao da medida de proteo consiste no encaminhamento da criana/adolescente para incluso no programa de Famlias Acolhedoras, competindo ao programa a indicao da famlia que est disponvel e em condies para acolh-lo. Dentro da sistemtica jurdica, este tipo de acolhimento possui como pressuposto um mandato formal o termo de guarda provisria17 expedido para a famlia acolhedora, fixada judicialmente e requerida pelo programa de atendimento ao Juzo, mediante prvio cadastro e habilitao pela equipe tcnica do servio. A guarda ser deferida para a famlia indicada pelo programa, e ter sempre o carter provisrio. Ressalta-se que a manuteno da guarda deve estar vinculada permanncia da famlia acolhedora no Programa.

Divulgao, Seleo, Preparao E Acompanhamento Das Famlias Acolhedoras Um processo de seleo e capacitao criterioso essencial para a obteno de famlias acolhedoras com perfil adequado ao desenvolvimento de suas funes, possibilitando a oferta de um servio de qualidade aos usurios. Para tanto, deve-se prever, minimamente, os seguintes passos: AMPLA DIVULGAO: com informaes claras sobre os objetivos e a operacionalizao do Servio, perfil dos usurios, critrios mnimos para se tornar famlia acolhedora, dentre outros. A sensibilizao de famlias para a participao do programa como famlias acolhedoras requer uma estratgia de divulgao permanente, que privilegie a clareza dos objetivos dessa modalidade de atendimento, que no deve ser confundida com adoo. ACOLHIDA E AVALIAO INICIAL: deve haver uma equipe profissional qualificada e disponvel para prestar os esclarecimentos necessrios s famlias interessadas, desde o primeiro contato. Este primeiro momento de interlocuo com as famlias possibilita, inclusive, a identificao de possveis motivaes equivocadas como interesse em adoo, por exemplo momento em que se deve dar os devidos esclarecimentos, com clareza e objetividade, de modo a evitar mal-entendidos e poupar tempo e envolvimento emocional dos envolvidos. Nesse primeiro momento tambm pode-se verificar se as famlias atendem a critrios mnimos exigidos para a funo,

17

ECA, Art. 33 pargrafo 2: Excepcionalmente, deferir-se- a guarda fora dos casos de adoo e tutela para atender a situaes peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsvel... (grifo nosso)

49

inclusive em relao disponibilidade de todos os membros em participar dos encontros de seleo, capacitao e acompanhamento. AVALIAO DOCUMENTAL: Documentao mnima a ser exigida: documentos pessoais, comprovante de residncia, comprovante de rendimentos, certido negativa de antecedentes criminais, atestado de sade fsica e menta. SELEO: aps a avaliao inicial, as famlias inscritas como potenciais acolhedoras devero passar por um estudo psicossocial, com o objetivo de se identificar os aspectos subjetivos que qualificam ou no a famlia para sua participao. Essa etapa dever envolver entrevistas individuais e coletivas, dinmicas de grupo e visitas domiciliares, sempre utilizando metodologias que privilegiem a co-participao das famlias, em um processo que inclua a reflexo e auto-avaliao das mesmas. essencial que todo o grupo familiar participe do processo de avaliao e seleo, uma vez que todos os componentes do ncleo familiar devem estar de acordo e serem compatveis com a proposta. Caractersticas a serem observadas: disponibilidade afetiva e emocional; padro saudvel das relaes de apego e desapego; relaes familiares e comunitrias; rotina familiar; no envolvimento de nenhum membro da famlia com dependncia qumica; espao e condies gerais da residncia; motivao para a funo; aptido para o cuidado com crianas e adolescentes; capacidade de lidar com separao; flexibilidade; tolerncia; pro-atividade; capacidade de escuta; estabilidade emocional; dentre outras. Alm da indicao quanto compatibilidade com a funo, o estudo psicossocial dever indicar, tambm, o perfil de criana / adolescente ao qual cada famlia est habilitada a acolher. CAPACITAO: as famlias selecionadas devero participar de processo de capacitao, com metodologia participativa. Temas relevantes a serem trabalhados em uma capacitao inicial: Operacionalizao jurdico-administrativa do servio e particularidades do mesmo; Direitos da criana e do adolescente; Novas configuraes familiares e realidade das famlias em situao de vulnerabilidade social; Etapas do desenvolvimento da criana e do adolescente (caractersticas, desafios, comportamentos tpicos, fortalecimento da autonomia, desenvolvimento da sexualidade, brincadeiras e jogos adequados para cada faixa etria, explorao do ambiente, mediao de conflitos, colocao de limites, etc.); Comportamentos freqentemente observados entre crianas/adolescentes separados da famlia de origem, que sofreram abandono, violncia, etc; Prticas educativas; como ajudar a criana/adolescente a conhecer e a lidar com sentimentos, fortalecer a auto-estima e contribuir para a construo da identidade;

Alm da equipe tcnica do programa, recomenda-se envolver na elaborao e execuo da capacitao outros profissionais da rede e operadores do Direito da rea da Infncia e Juventude. Tambm bastante recomendvel que, durante o processo de capacitao, sejam feitas apresentaes de experincias de famlias acolhedoras que j vivenciaram o acolhimento, assim como de famlias de origem cujas

50

crianas/adolescentes foram acolhidos pelo servio e j retornaram ao lar, de modo a dar concretude proposta. CADASTRAMENTO: As famlias que forem consideradas aptas a serem acolhedoras devero formalizar sua inscrio no programa. A documentao necessria dever ser encaminhada pela coordenao do programa ao Juzo da Infncia e Juventude, para que possa ser emitido, com presteza, o termo de guarda e responsabilidade, quando ocorrer o acolhimento de uma criana/adolescente pela famlia cadastrada.18 ACOMPANHAMENTO: a partir do momento em que a criana/adolescente encaminhada para o servio, deve ser iniciado, pela equipe tcnica do programa, o acompanhamento psicossocial da famlia acolhedora, da criana/adolescente, da famlia de origem e da rede social de apoio. Tal acompanhamento dever prever aes como: Preparao da famlia acolhedora para a recepo da criana/adolescente, inclusive informando a situao sociojurdica do caso e, quando possvel, previso inicial do tempo de acolhimento Aproximao supervisionada entre a criana/adolescente e a famlia acolhedora Preparao da criana/adolescente para a entrada no programa, buscando-se estabelecer um vnculo de confiana, explicao da situao e esclarecimentos quanto ao acolhimento familiar Escuta individual da criana/adolescente, com foco na adaptao famlia acolhedora Contato inicial com a famlia de origem para esclarecimento dos termos e regras do acolhimento e convite para que possa participar do processo de adaptao da criana/adolescente na famlia acolhedora, fornecendo informaes sobre seus hbitos e costumes Construo de um plano de acompanhamento da famlia acolhedora e da famlia de origem (com vista superao dos motivos que levaram necessidade de retirada da criana/adolescente e conseqente reintegrao familiar) Providenciar encaminhamentos necessrios junto rede de educao, sade e outras que se fizerem necessrias Providncias jurdico-administrativas necessrias Acompanhamento famlia acolhedora, com entrevistas e visitas domiciliares peridicas, com foco na adaptao e desenvolvimento do acolhimento Acompanhamento da famlia de origem, com entrevistas e visitas domiciliares peridicas Viabilizar encontro semanal entre a famlia de origem e a criana/adolescente Desenvolvimento de grupos de escuta mtua com famlias acolhedoras Desenvolvimento de grupos de escuta mtua com famlias de origem DESLIGAMENTO: uma vez avaliada a possibilidade de reintegrao familiar, a sada da criana/adolescente da famlia acolhedora e retorno ao seu meio familiar deve
18

Famlias Acolhedoras GT Nacional Pr Convivncia Familiar e Comunitria Caderno 3.

51

contar com preparao e apoio especfico por parte da equipe tcnica, com aes como: Escuta individual e apoio emocional criana/adolescente, com foco no retorno famlia de origem e separao da famlia acolhedora Intensificar e ampliar, de forma progressiva, os encontros entre a criana/adolescente e sua famlia, passando de visitas monitoradas para visitas externa, permanncia com a famlia nos finais de semana e, por fim, o retorno definitivo Orientar a famlia acolhedora para intensificar a preparao da criana/adolescente para o retorno famlia de origem Realizar encontros com a famlia acolhedora (entrevistas individuais e com o grupo familiar), com foco na sada da criana/adolescente e na experincia de separao, oferecendo apoio psicossocial aps a sada do(a) acolhido(a manuteno das atividades em grupo com outras famlias acolhedoras e do contato regular com a equipe tcnica Intermediar e orientar a famlia acolhedora com relao manuteno de vnculos com a criana/adolescente e sua famlia aps a reintegrao familiar Dar continuidade ao acompanhamento famlia de origem aps a reintegrao da criana/adolescente, por um perodo mdio de um ano, de forma a lhe dar suporte para o cumprimento de suas funes de cuidado e proteo, buscando sua autonomia e visando evitar a reincidncia da necessidade de acolhimento. Conforme a estrutura local, tal acompanhamento poder ser feito pela equipe tcnica do servio de famlias acolhedoras que acompanhou o acolhimento ou por um servio de mdia complexidade. No caso em que forem esgotadas todas as possibilidades de reintegrao familiar, e a criana/adolescente for encaminhada para adoo, a famlia acolhedora tambm dever contribuir para essa transio, que dever ser acompanhada pela equipe tcnica da mesma forma que reintegrao familiar. PBLICO ALVO

Geral Crianas e adolescentes de 0 a 18 anos, cujas famlias ou responsveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua funo de cuidado e proteo. Especificidades Esta modalidade de atendimento particularmente adequada ao atendimento crianas pequenas, visto que garante cuidado individualizado e em ambiente familiar, numa fase do desenvolvimento em que a criana mais necessita deste tipo de cuidado . Nmero Mximo de Crianas e Adolescentes Acolhidos Cada famlia acolhedora dever acolher uma criana/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmos, quando esse nmero poder ser ampliado. Neste ltimo caso, em se tratando de grupo de mais de dois irmos, dever haver uma avaliao tcnica para verificar se o acolhimento em famlia acolhedora a 52

melhor alternativa para o caso, ou se seria mais adequado o acolhimento em outra modalidade de servio, como casa-lar, por exemplo. RECURSOS HUMANOS

Equipe Profissional Mnima

Funo Coordenador(a) FORMAO MNIMA: NVEL SUPERIOR E


EXPERINCIA EM FUNO CONGNERE

Quantidade 1 profissional

Atividades Desenvolvidas coordenao administrativa, financeira e logstica do servio superviso do funcionamento do servio organizao da divulgao do servio e mobilizao das famlias acolhedoras Seleo e contratao de pessoal e superviso dos trabalhos desenvolvidos Organizao das informaes das crianas e adolescentes e respectivas famlias; Articulao com a rede de servios; Articulao com o Sistema de Garantia de Direitos;

53

Funo

Quantidade

Atividades Desenvolvidas Seleo, capacitao, acompanhamento e superviso das famlias acolhedoras; Articulao com a rede de servios e Sistema de Garantia de Direitos; Preparao e acompanhamento psicossocial das famlias de origem, com vistas reintegrao familiar; Acompanhamento das crianas e adolescentes; Organizao das informaes de cada caso atendido, na forma de pronturio individual; Encaminhamento e discusso / planejamento conjunto com outros atores da rede de servios e do Sistema de Garantia de Direitos das intervenes necessrias ao acompanhamento das crianas e adolescentes e suas famlias; Elaborao, encaminhamento e discusso com a autoridade judiciria e Ministrio Pblico de relatrios peridicos sobre a situao de cada criana e adolescente apontando: i. possibilidades de reintegrao familiar; ii. necessidade de aplicao de novas medidas; ou, iii. quando esgotados os recursos de manuteno na famlia de origem, a necessidade de encaminhamento para adoo

EQUIPE TCNICA 2 PROFISSIONAIS ASSISTENTE SOCIAL E PSICLOGO

1 1

FORMAO MNIMA:

O ESPECIALIDADE EXIGIDA ACOMPANHAMENTO DE AT 15 FAMLIAS DE (SERVIO SOCIAL OU ORIGEM E 15 FAMLIAS PSICOLOGIA); E ACOLHEDORAS - EXPERINCIA NO ATENDIMENTO A CARGA HORRIA CRIANAS, MNIMA INDICADA: ADOLESCENTES E FAMLIAS EM SITUAO 30 horas semanais DE RISCO

- NVEL SUPERIOR NA

PARA

OBS: Destaca-se a necessidade de flexibilidade nos horrios de trabalho dos profissionais, para atendimento s peculiaridades desta modalidade de atendimento (possvel necessidade de atendimento fora do horrio comercial).

Infra-Estrutura Mnima Necessria

Espaos Que Devero Administrativas cmodo Sala para equipe tcnica

Funcionar

Em rea Especfica Para Atividades

Tcnico-

Caractersticas Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades de natureza tcnica (elaborao de relatrios, atendimento, reunies, etc)

54

Espaos Que Devero Administrativas cmodo


DE COORDENA O / ATIVIDADES ADMINISTRAT IVAS

Funcionar

Em rea Especfica Para Atividades

Tcnico-

Caractersticas Com espao e mobilirio suficiente para desenvolvimento de atividades administrativas (rea contbil / financeira, documental, logstica, etc. O espao administrativo deve ter rea reservada para guarda de pronturios das crianas e adolescentes, em condies de segurana e sigilo.

SALA

Sala / espao para reunies

Com espao e mobilirio suficiente para a realizao de reunies de equipe e de atividades grupais com as famlias de origem.

Dever ser disponibilizado meio de transporte que possibilite a realizao de visitas domiciliares e reunies com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Servios

55

4.4.

REPBLICA DEFINIO

Modalidade de atendimento que oferece apoio e moradia subsidiada a grupos de jovens em situao de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vnculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, em desligamento de servios de acolhimento para crianas e adolescentes. Com a estrutura de uma residncia privada, deve receber superviso tcnica e localizar-se em reas residenciais da cidade, seguindo o padro scio-econmico da comunidade onde estiverem inseridas, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista scio-econmico, da comunidade de origem dos usurios. A repblica um estgio na construo da autonomia pessoal e uma forma de desenvolver possibilidades de auto-gesto, auto-sustentao e independncia, preparando os usurios para o alcance de autonomia e auto-sustentao. Possui tempo de permanncia limitado, podendo ser reavaliado e prorrogado em funo do projeto individual formulado em conjunto com o profissional de referncia. CARACTERSTICAS

Os custos da locao do imvel - no caso de imvel alugado - e tarifas so subsidiados e as demais despesas so cotizadas entre os moradores, com subsdio quando necessrio. O grupo deve contar com superviso tcnico-profissional para a gesto coletiva da moradia (regras de convvio, atividades domsticas cotidianas, gerenciamento de despesas, etc), orientao e encaminhamento para outros servios / programas / benefcios da rede socioassistencial e das demais polticas pblicas, em especial programas de profissionalizao, insero no mercado de trabalho, habitao e incluso produtiva. O apoio tcnico tambm essencial na organizao de espaos de escuta e construo de solues coletivas por parte dos(as) jovens para as questes que lhes so prprias, na construo de projetos de vida, no incentivo ao estabelecimento de vnculos comunitrios fortes e na participao nas instncias de controle social e espaos de participao social. Caso desejem, os(as) jovens devem ter acesso a todas as informaes que lhes digam respeito que estiverem ao alcance das instituies que lhes prestaram atendimento durante a infncia e adolescncia (pronturios e documentos contendo informaes sobre sua histria de vida, possveis familiares, situao familiar e motivos do abrigamento, p.ex.). O acesso a essas informaes dever respeitar o processo individual de apropriao da histria de vida - devendo ser conduzido por profissionais orientados e preparados. O processo de transio do jovem do servio de acolhimento para crianas e adolescentes para o servio de acolhimento em repblica deve desenvolver-se de modo gradativo, com a participao ativa do mesmo no planejamento das fases subsequentes. Transies dessa natureza devem sempre ser planejadas

56

o mais cedo possvel. Ateno especial deve ser dada a adolescentes atendidos em servios de acolhimento, sobretudo queles cujas possibilidades de reintegrao famlia de origem foram esgotadas e tm reduzidas possibilidades de colocao em famlia substituta. O atendimento, nesses casos, deve perseverar no apoio ao fortalecimento dos vnculos comunitrios, na qualificao profissional e na construo do projeto de vida, bem como estar fundamentado em metodologia participativa que favorea o exerccio de seu protagonismo. Aes devem ser desenvolvidas visando o fortalecimento de habilidades, aptides, capacidades e competncias de tais adolescentes, de modo a fortalecer gradativamente sua autonomia de forma a que, preferencialmente, os(as) jovens j estejam exercendo alguma atividade remunerada quando da sua transferncia para uma repblica. Para tanto, deve-se viabilizar o acesso a i. projetos e servios nos quais possam desenvolver atividades culturais, artsticas e esportivas que propiciem a vivncia de experincias positivas e favorecedoras de sua auto-estima; ii. programas de acelerao da aprendizagem, para os casos de grande distoro srie idade; e iii. cursos profissionalizantes e programas de insero gradativa no mercado de trabalho (como estgios, programas de adolescente aprendiz, etc), sempre respeitando-se seus interesses e habilidades. PBLICO ALVO

Geral Jovens entre 18 e 21 anos em situao de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vnculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e em desligamento de servios de acolhimento para crianas e adolescentes. Especificidades As repblicas devem ser organizadas em unidades femininas e unidades masculinas, garantindo-se, na rede, o atendimento a ambos os sexos, conforme demanda local, devendo ser dada a devida ateno perspectiva de gnero no planejamento poltico-pedaggico do servio, inclusive no que tange aos direitos sexuais e reprodutivos e proteo maternidade. Sempre que possvel, os usurios devero ter participao ativa na escolha dos companheiros de repblica, de modo que, na composio dos grupos, sejam respeitadas afinidades e vnculos previamente construdos. Assim como nos demais equipamentos da rede socioassistencial, as edificaes utilizadas no servio de repblica devero respeitar as normas de acessibilidade, de maneira a possibilitar o atendimento integrado a jovens com deficincia fsica.

Nmero Mximo de Usurios por Equipamento 06 jovens

57

ASPECTOS FSICOS

Localizao reas residenciais, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista scio-econmico, da realidade de origem dos usurios. Fachada e aspectos gerais da construo O
SERVIO DEVE FUNCIONAR EM CONSTRUO DESTINADA AO USO RESIDENCIAL, SEGUINDO O PADRO ARQUITETNICO DAS DEMAIS RESIDNCIAS DA COMUNIDADE NA QUAL ESTIVER INSERIDA.

Deve-se evitar a instalao de placas indicativas da natureza institucional do equipamento. RECURSOS HUMANOS

Equipe Profissional Mnima

Funo Coordenador(a) FORMAO MNIMA: NVEL SUPERIOR E EXPERINCIA EM FUNO CONGNERE

Quantidade 1 profissional Para atendimento a at 18 usurios (em diferentes unidades)

Atividades Desenvolvidas Gesto do servio Coordenao financeira, administrativa e logstica do servio Elaborao, em conjunto com a equipe tcnica e demais colaboradores, do projeto poltico-pedaggico do servio Seleo e contratao de pessoal e superviso dos trabalhos desenvolvidos Organizao das informaes dos(as) jovens, na forma de pronturio individual; Articulao com a rede de servios;

58

Funo

Quantidade

Atividades Desenvolvidas Elaborao, em conjunto com o/a coordenador(a) e demais colaboradores, do projeto poltico-pedaggico do servio. Acompanhamento psicossocial dos usurios Encaminhamento e discusso / planejamento conjunto com outros atores da rede de servios das intervenes e encaminhamentos necessrios ao acompanhamento dos(as) jovens; Superviso para a gesto coletiva da moradia (regras de convvio, atividades domsticas cotidianas, gerenciamento de despesas, etc) Organizao de espaos de escuta e construo de solues coletivas por parte dos(as) jovens para as questes que lhes so prprias, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de autogesto Orientao individual e apoio na construo do projeto de vida dos(as) usurios(as) Encaminhamento dos(as) jovens para outros servios / programas / benefcios da rede socioassistencial e das demais polticas pblicas, em especial programas de profissionalizao, insero no mercado de trabalho, habitao e incluso produtiva, com vistas ao alcance de autonomia e autosustentao Preparao do(a) jovem para o desligamento Acompanhamento do(a) jovem aps o desligamento

EQUIPE TCNICA

2 PROFISSIONAIS

FORMAO MNIMA:

- NVEL SUPERIOR NA ESPECIALIDADE EXIGIDA (SERVIO SOCIAL OU PSICOLOGIA); E - experincia no atendimento a jovens em situao de risco

ASSISTENTE SOCIAL E 1 PSICLOGO PARA ATENDIMENTO A AT 18 JOVENS.

Mnima Indicada:

Horria

20 horas semanais

INFRA-ESTRUTURA / ESPAOS MNIMOS PARA FUNCIONAMENTO

cmodo

Caractersticas N de jovens por quarto: recomendado: at 4 por quarto; mximo: at 6 por quarto Cada quarto dever ter dimenso suficiente para acomodar as camas / beliches dos usurios e para a guarda dos pertences pessoais de forma individualizada (armrios, guarda-roupa, etc.). Com espao suficiente para acomodar o nmero de usurios.

Quartos

Sala de

59

cmodo Estar / jantar ou similar Banheiro COZINHA

Caractersticas

rea de Servio

1 lavatrio, 1 vaso sanitrio e 1 chuveiro para cada 6 usurios. Pelo menos 1 dos banheiros dever ser adaptado a pessoas com deficincia19. Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para preparar alimentos para o nmero de usurios. Com espao suficiente para acomodar utenslios e mobilirio para guardar equipamentos, objetos e produtos de limpeza e propiciar o cuidado com a higiene da repblica, com a roupa de cama, mesa, banho e pessoal para o nmero de usurios atendido.

Devero ser executados de acordo com todas as especificaes constantes da NBR 9050/ABNT, dentre elas: deve ser prevista uma iluminao intensa e eficaz; no devem ser utilizados revestimentos que produzam brilhos e reflexos para evitar desorientao visual; devem prever, no mnimo, um vaso sanitrio para cada seis usurios; as portas dos compartimentos internos dos sanitrios, devero ser colocadas de modo a deixar vos livres de 0,20m na parte inferior; as barras de apoio devero ser, preferencialmente, em cores contrastantes com a parede para fcil e rpida identificao e uso.

19

60

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais de n 1, de 1992, a 32,de 2001, e pelas Emendas Constitucionais de Reviso de n 1 a 6, de 1994, - 17. Ed. Braslia: 405 p. (Srie textos bsicos; n 25) BRASIL (1990). Presidncia da Repblica. Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Lei n8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL (1993). Presidncia da Repblica. Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS). Lei n7.742, de 7 de dezembro de 1993. BRASIL (2004). Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) - Braslia, Secretaria Nacional de Assistncia Social. BRASIL (2005). Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. NOB/SUAS - Resoluo do CNAS n 130, de 15 de julho de 2005 BRASIL (2006). Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome. NOB/RH - Resoluo do CNAS n 269, de 13 de dezembro de 2006. BRASIL (2006). Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria Resoluo conjunta CONANDA / CNAS n 01/2006 . Projeto de Diretrizes das Naes Unidas sobre Emprego e Condies Adequadas de Cuidados Alternativos com Crianas Apresentado ao Comit dos Direitos da Criana da ONU em 31.05.2007 Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducao/ Coordenao Myrian Veras Batista. So Paulo: Instituto Camargo Corra, 2006 Coletnea Abrigar Grupo de Trabalho Nacional Pr Convivncia Familiar e comunitria: Fazendo Valer um Direito. Caderno 2: Acompanhamento Famlia de Origem. Caderno 3: Famlias Acolhedoras. 2006 CABRAL, Cludia (organizadora). Acolhimento Familiar: experincias e perspectivas, 2005 UNICEF Terra dos Homens Silva, Enid Rocha Andrade da (coordenadora). IPEA/CONANDA, 2004. O Direito Convivncia Familiar e Comunitria: os abrigos para crianas e adolescentes no Brasil.

61

You might also like