You are on page 1of 8

ESTRUTURAS DE CONCRETO CAPTULO 3

Libnio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos. 31 de maro, 2003.

AOS PARA ARMADURAS

3.1

DEFINIO E IMPORTNCIA Ao uma liga metlica composta principalmente de ferro e de pequenas

quantidades de carbono (em torno de 0,002% at 2%). Os aos estruturais para construo civil possuem teores de carbono da ordem de 0,18% a 0,25%. Entre outras propriedades, o ao apresenta resistncia e ductilidade, muito importantes para a Engenharia Civil. Como o concreto simples apresenta pequena resistncia trao e frgil, altamente conveniente a associao do ao ao concreto, obtendo-se o concreto armado. Este material, adequadamente dimensionado e detalhado, resiste muito bem maioria dos tipos de solicitao. Mesmo em peas comprimidas, alm de fornecer ductilidade, o ao aumenta a resistncia compresso.

3.2

OBTENO DO PRODUTO SIDERRGICO Para a obteno do ao so necessrias basicamente duas matrias-primas:

minrio de ferro e coque. O processo de obteno denomina-se siderurgia, que comea com a chegada do minrio de ferro e vai at o produto final a ser utilizado no mercado. O minrio de ferro de maior emprego na siderurgia a hematita (Fe2O3), sendo o Brasil um dos grandes produtores mundiais.

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

Coque o resduo slido da destilao do carvo mineral. combustvel e possui carbono. Em temperaturas elevadas, as reaes qumicas que ocorrem entre o coque e o minrio de ferro, separam o ferro do oxignio. Este reage com o carbono do coque, formando dixido de carbono (CO2), principalmente. Tambm utilizado um fundente, como o calcrio, que abaixa o ponto de fuso da mistura. Minrio de ferro, coque e fundente so colocados pelo topo dos altos-fornos, e na base injetado ar quente. Um alto forno chega a ter altura de 50m a 100m. A temperatura varia de 1000C no topo a 1500C na base. A combinao do carbono do coque com o oxignio do minrio libera calor. Simultaneamente, a combusto do carvo com o oxignio do ar fornece calor para fundir o metal. O ponto de fuso diminudo pelo fundente. Na base do alto forno obtm-se ferro gusa, que quebradio e tem baixa resistncia, por apresentar altos teores de carbono e de outros materiais, entre os quais silcio, mangans, fsforo e enxofre. A transformao de gusa em ao ocorre nas aciarias, com a diminuio do teor de carbono. So introduzidas quantidades controladas de oxignio, que reagem com o carbono formando CO2.

3.3

TRATAMENTO MECNICO DOS AOS O ao obtido nas aciarias apresenta granulao grosseira, quebradio e de

baixa resistncia. Para aplicaes estruturais, ele precisa sofrer modificaes, o que feito basicamente por dois tipos de tratamento: a quente e a frio. a) Tratamento a quente Este tratamento consiste na laminao, forjamento ou estiramento do ao, realizado em temperaturas acima de 720C (zona crtica).
3.2

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

Nessas temperaturas h uma modificao da estrutura interna do ao, ocorrendo homogeneizao e recristalizao com reduo do tamanho dos gros, melhorando as caractersticas mecnicas do material. O ao obtido nessa situao apresenta melhor trabalhabilidade, aceita solda comum, possui diagrama tenso-deformao com patamar de escoamento, e resiste a incndios moderados, perdendo resistncia, apenas, com temperaturas acima de 1150 C (Figura 3.1). Esto includos neste grupo os aos CA-25 e CA-50.

Figura 3.1 - Diagrama tenso-deformao de aos tratados a quente

Na Figura 3.1 tem-se: P: fora aplicada; A: rea da seo em cada instante; A0: rea inicial da seo; a: ponto da curva correspondente resistncia convencional; b: ponto da curva correspondente resistncia aparente; c: ponto da curva correspondente resistncia real.

3.3

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

b) Tratamento a frio ou encruamento Neste tratamento ocorre uma deformao dos gros por meio de trao, compresso ou toro, e resulta no aumento da resistncia mecnica e da dureza, e diminuio da resistncia corroso e da ductilidade, ou seja, decrscimo do alongamento e da estrico. O processo realizado abaixo da zona de temperatura crtica (720 C). Os gros permanecem deformados e diz-se que o ao est encruado. Nesta situao, os diagramas de tenso-deformao dos aos apresentam patamar de escoamento convencional, torna-se mais difcil a solda e, temperatura da ordem de 600C, o encruamento perdido (Figura 3.2). Est includo neste grupo o ao CA-60.

Figura 3.2 - Diagrama tenso-deformao de aos tratados a frio

Na Figura 3.2, tem-se: P: fora aplicada; A: rea da seo em cada instante; A0: rea inicial da seo; a: ponto da curva correspondente resistncia convencional; b: ponto da curva correspondente resistncia aparente; c: ponto da curva correspondente resistncia real.
3.4

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

3.4

BARRAS E FIOS A NBR 7480 (1996) fixa as condies exigveis na encomenda, fabricao e

fornecimento de barras e fios de ao destinados a armaduras para concreto armado. Essa Norma classifica barras os produtos de dimetro nominal 5 ou superior, obtidos exclusivamente por laminao a quente, e como fios aqueles de dimetro nominal 10 ou inferior, obtidos por trefilao ou processo equivalente, como por exemplo estiramento. Esta classificao pode ser visualizada na Tabela 3.1.

Tabela 3.1 Dimetros nominais conforme a NBR 7480 (1996)

6,3

BARRAS >= 5 Laminao a Quente CA - 25 CA - 50 8 10 12,5 16 20 22 25

32

40

FIOS 2,4 3,4 3,8 4,2

<= 10 Laminao a Frio CA - 60 4,6 5,0 5,5 6,0 6,4 7,0

8,0

9,5

10

O comprimento normal de fabricao de barras e fios de 11m, com tolerncia de 9%, mas nunca inferior a 6m. Porm, comercialmente so encontradas barras de 12m, levando-se em considerao possveis perdas que ocorrem no processo de corte.

3.5

CARACTERSTICAS MECNICAS As caractersticas mecnicas mais importantes para a definio de um ao

so o limite elstico, a resistncia e o alongamento na ruptura. Essas caractersticas so determinadas atravs de ensaios de trao. O limite elstico a mxima tenso que o material pode suportar sem que se produzam deformaes plsticas ou remanescentes, alm de certos limites.
3.5

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

Resistncia a mxima fora de trao que a barra suporta, dividida pela rea de seo transversal inicial do corpo-de-prova. Alongamento na ruptura o aumento do comprimento do corpo-de-prova correspondente ruptura, expresso em porcentagem.

Os aos para concreto armado devem obedecer aos requisitos: Ductilidade e homogeneidade; Valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento; Soldabilidade; Resistncia razovel a corroso.

A ductilidade a capacidade do material de se deformar plasticamente sem romper. Pode ser medida por meio do alongamento () ou da estrico. Quanto mais dctil o ao, maior a reduo de rea ou o alongamento antes da ruptura. Um material no dctil, como por exemplo o ferro fundido, no se deforma plasticamente antes da ruptura. Diz-se, ento, que o material possui comportamento frgil. O ao para armadura passiva tem massa especfica de 7850 kg/m3, coeficiente de dilatao trmica = 10-5 /C para -20C < T < 150C e mdulo de elasticidade de 210 GPa.

3.6

ADERNCIA

A prpria existncia do material concreto armado decorre da solidariedade existente entre o concreto simples e as barras de ao. Qualitativamente, a aderncia pode ser dividida em: aderncia por adeso, aderncia por atrito e aderncia mecnica. A adeso resulta das ligaes fsico-qumicas que se estabelecem na interface dos dois materiais, durante as reaes de pega do cimento.

3.6

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

O atrito notado ao se processar o arrancamento da barra de ao do bloco de concreto que a envolve. As foras de atrito dependem do coeficiente de atrito entre ao e o concreto, o qual funo da rugosidade superficial da barra, e decorrem da existncia de uma presso transversal, exercida pelo concreto sobre a barra. A aderncia mecnica decorrente da existncia de nervuras ou entalhes na superfcie da barra. Este efeito tambm encontrado nas barras lisas, em razo da existncia de irregularidades prprias originadas no processo de laminao das barras. As nervuras e os entalhes tm como funo aumentar a aderncia da barra ao concreto, proporcionando a atuao conjunta do ao e do concreto. A influncia desse comportamento solidrio entre o concreto simples e as barras de ao medida quantitativamente atravs do coeficiente de conformao superficial das barras (). A NBR 7480 (1996) estabelece os valores mnimos para
1, apresentados na Tabela 3.2.

Tabela 3.2 Valores mnimos de para 10mm

Categoria Coeficiente de conformao superficial mnimo para >= 10mm

CA-25 1,0

CA-50 1,5

CA-60 1,5

As barras da categoria CA50 so obrigatoriamente providas de nervuras transversais ou oblquas. Os fios de dimetro nominal inferior a 10mm (CA60) podem ser lisos ( = 1,0), mas os fios de dimetro nominal igual a 10mm ou superior devem ter obrigatoriamente entalhes ou nervuras, de forma a atender o coeficiente de conformao superficial .

3.7

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Aos para armaduras

3.7

DIAGRAMA DE CLCULO

O diagrama de clculo, tanto para ao tratado a quente quanto tratado a frio, o indicado na Figura 3.3.

Figura 3.3 - Diagrama tenso-deformao para clculo

fyk: resistncia caracterstica do ao trao fyd: resistncia de clculo do ao trao, igual a fyk / 1,15 fyck: resistncia caracterstica do ao compresso; se no houver determinao experimental: fyck = fyk fycd: resistncia de clculo do ao compresso, igual a fyck /1,15
yd: deformao especfica de escoamento (valor de clculo)

O diagrama indicado na Figura 3.3 representa um material elastoplstico perfeito. Os alongamentos (s) so limitados a 10%o e os encurtamentos a 3,5%o, no caso de flexo simples ou composta, e a 2%o, no caso de compresso simples. Esses encurtamentos so fixados em funo dos valores mximos adotados para o material concreto.

3.8

You might also like