You are on page 1of 13

Tema: Teoria do Adensamemento de Terzaghi

Prof. Marcelo Denser Monteiro Maio-2012

O processo do adensamento
Fenmeno pelo qual os recalques ocorrem com a expulso da gua do interior dos vazios do solo (espaos intergranulares).
Analogia mecnica de Terzaghi, apresentada por Taylor (1948).

Considerar que a estrutura do solo seja semelhante a uma mola. Solo saturado (mola) dentro de um pisto cheio de gua, com um orifcio no mbolo de reduzida dimenso, onde a gua sai lentamente. Incio: toda a carga aplicada estar suportada pela gua. Com a gua em carga, sair pelo mbolo (exterior em presso atmosfrica). A expulso progressiva da gua provocar uma deformao na mola (carga total ser suportada em parte pela gua e em parte pela mola). Fim: quando toda a carga for suportada pela mola, no haver mais sobrecarga na gua e cessar a sada do mbolo.

Com o solo ocorre processo similar. Quando acrscimo de presso aplicado, a gua dos poros, inicialmente, suporta toda esta presso. Presso neutra aumenta para o valor da carga aplicada. A tenso efetiva no se altera. Aumento da presso neutra = SOBREPRESSO. Incio: No h deformao no solo, pois apenas a tenso efetiva deforma o solo. Se a carga for superior que estabelece equilbrio com o meio externo, passa a haver percolao da gua (por meio de camadas drenantes maior permeabilidade). A sada de gua indica que os vazios esto diminuindo, ou seja, est ocorrendo deformao no solo, o que indica que est ocorrendo aumento da tenso efetiva parta da presso aplicada passa a ser suportada pelo solo. Fim: quando toda a presso aplicada se tornar acrscimo de tenso efetiva com a dissipao da sobrepresso.

A maneira como ocorre esta transferncia de presso neutra para a estrutura slida do solo, com a consequente reduo do volume, constitui a teoria do adensamento de Terzaghi.

PREMISSAS PARA A TEORIA DO ADENSAMENTO


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. O SOLO TOTALMENTE SATURADO A COMPRESSO UNIDIMENSIONAL O FLUXO DGUA UNIDIMENSIONAL O SOLO HOMOGNEO PARTCULAS SLIDAS E GUA INCOMPRESSVEIS PERANTE A INCOMPRESSIBILDADE DO SOLO O SOLO PODE SER ESTUDADO COMO ELEMENTOS INFINITESIMAIS FLUXO GOVERNADO PELA LEI DE DARCY AS PROPRIEDADES DO SOLO NO VARIAM NO PROCESSO DE ADENSAMENTO NDICE DE VAZIOS VARIA LINEARMENTE COM O AUMENTO DA TENSO EFETIVA Teoria se restringe ao caso da compresso edomtrica, com fluxo unidimensional e em solos saturados.

Aceitveis

Cautela!

As propriedades variam, permeabilidade (por exemplo), mas h um efeito compensatrio.

uma aproximao da realidade, usada para tornar a soluo matemtica sem maiores complexidades. Entretanto, para pequenos acrscimos de tenso, no se afasta da realidade. (+++++)

GRAU DE ADENSAMENTO (Uz)


Surge a partir da premissa (9), pois permite que o aumento da tenso efetiva e a correspondente dissipao da presso neutra sejam associados com o desenvolvimento de recalques de maneira simples. = deformao de um elemento numa posio (z) em um dado tempo

Matematicamente relacionvel com a deformao final devida ao acrscimo de presso e com o ndice de vazios; Portanto, pode-se dizer que o Grau de adensamento a relao entre a variao do ndice de vazios at um dado instante (t) e a variao total do ndice de vazios devida ao carregamento. Uz equivalente ao GRAU DE ACRSCIMO DE TENSO EFETIVA. Por deduo matemtica, podemos expressar a porcentagem de adensamento em funo das presses neutras, ou seja, Uz igual ao GRAU DE DISSIPAO DAS PRESSES NEUTRAS. Admitindo esta linearidade, pode-se definir a inclinao da reta como o COEFICIENTE DE COMPRESSIBILIDADE do solo (av).

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA

A gua expulsa dos vazios com velocidade e gradiente hidrulicos definidos pela lei de Darcy (lembrando que a velocidade e gradiente so variveis em funo da profundidade z). Considerando que a carga hidrulica pode ser substituda pela razo entre a poro-presso e o peso especfico da gua e que a variao da velocidade ao longo de z depende da variao de volumes nos elementos do solo, matematicamente chegamos at a frmula do coeficiente de variao volumtrica (mv). Quanto maior o mv, maior ser a variao do volume unitrio para um certo incremento.

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA
Considerando que o fluxo no elemento do solo unidimensional, toda variao de volume se dar na profundidade z; haver uma variao da velocidade originada pelo aumento da vazo. Com isso podemos chegar equao diferencial do adensamento e, consequentemente, ao coeficiente de consolidao (ou adensamento).

Esta equao diferencial indica a variao da presso, ao longo da profundidade, atravs do tempo.

Quanto maior o valor do Cv, tanto mais rpido se processa o adensamento do solo. Assim como mv e k, o Cv uma propriedade dos solos. Pode ser conveniente raciocinar sobre o processo de adensamento dos solos pela analogia com o processo de dissipao de calor, conhecido na Fsica, j que ambos obedecem mesma equao diferencial. Isto significa que a forma de variao da poropresso ou presso neutra com o tempo, em uma camada variargilosa saturada, semelhante ao da temperatura com o tempo num corpo aquecido que tenha condies de contorno anlogas.

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA
Na resoluo da teoria so adotadas algumas condies de contorno: Completa drenagem nas duas extremidades da amostra (uma extremidade z=0 e outra z=2Hd) Hd a metade da espessura da amostra H e indica a maior distncia de percolao da gua (associar ao conceito de divisor de gua). A sobrepresso neutra inicial, constante ao longo de toda a altura, igual ao acrscimo da presso aplicada. A integrao desta equao muito trabalhosa, e a varivel tempo sempre aparece associada ao coeficiente de adensamento e maior distncia de percolao. T o fator tempo, adimensional, que correlaciona os tempos de recalque s caractersticas do solo (atravs do cv) e s condies de drenagem do solo (atravs do Hd).

Soluo matemtica da equao do adensamento, onde U o grau de adensamento ao longo da profundidade, pois a dissipao da presso neutra no se d uniformemente ao longo de toda a profundidade. Quanto mais prximo das faces de drenagem, mais rpida ser a dissipao.

Soluo Grfica: Presso neutra ao longo da espessura, para diversos instantes aps o carregamento.

Iscronas mostram que a dissipao da presso neutra e as deformaes ocorrem mais rapidamente nas proximidades das faces de drenagem.

Exemplo.

Soluo Grfica: Fenmeno semelhante para todos os solos. O recalque que se observa na superfcie do terreno resultante da somatria da deformao dos diversos elementos ao longo da profundidade. o grau de adensamento mdio, ou Porcentagem de Recalque.

Todos os recalques de adensamento seguem a mesma evoluo. Se o solo for mais impermevel, ou a distncia de drenagem for maior, os recalques sero mais lentos, mas a curva est referida ao fator tempo, que se liga ao tempo real pelo coeficiente de adensamento e pelas condies de drenagem de cada situao prtica.

E a drenagem por uma face? Valor total de recalque igual, porm o tempo 4x maior. Hd o dobro e os tempos variam com o quadrado de Hd.

You might also like