You are on page 1of 7

Instalao Mesa Virtual 2.

0 Impacta

Esse documento descreve os passos necessrios para a correta instalao e configurao inicial do software Mesa Virtual 2.0 funcionando com uma central PABX Impacta. Este tutorial est baseado na verso 2.00.14 da Mesa Virtual e contempla: instalao do ICTI; ativao do CSTA no PABX instalao do software Mesa Virtual; conexo da chave de hardware USB; execuo do aplicativo; configurao do ICTI quando instalado em outro computador; configurao do ramal associado a mesa virtual. ltima reviso: 25 de Maro de 2010

1 Instalao do ICTI
Instale o ICTI Manager no computador que vai se comunicar com o PABX. Isto pode ser feito no computador local ou em outro computador da rede. O CD que acompanha a mesa virtual contm o instalador do ICTI. Confira a verso do ICTI que deve ser 2.05.13 ou superior. A ltima verso do ICTI pode ser obtida gratuitamente no site da Intelbras: www.intelbras.com.br.

O ICTI se conecta com a central telefnica via cabo serial, USB ou Ethernet. A opo serial est presente em todas a centrais e necessita de um cabo que deve ser confeccionado de acordo com o Guia do Usurio que acompanha a central. A opo USB est presente nas centrais Impacta 68, 94, 140 e 220 e o manual do usurio contm os detalhes do cabo. A opo Ethernet necessita de uma placa acessrio disponvel para todas as centrais.

Execute o ICTI e verifique se ele est se comunicando com a central telefnica. Caso utilize o ICTI instalado em outro computador anote o endereo IP ou no nome da mquina.

Ativao do CSTA no PABX

Utilizando o programador impacta verso 3.08.38 ou superior habilite a opo "CSTA/Mesa Virtual" presente no menu "Sistema". Aps a alterao necessrio reiniciar o PABX.

Instalao da Mesa Virtual

Execute o instalador da Mesa Virtual 2.0

Siga os passos apresentados na tela.

Conexo da chave de hardware USB

A chave de hardware USB o registro de software e necessria para o correto funcionamento da mesa virtual. Ela deve ser conectada no computador que ir executar a mesa virtual e aguardar alguns segundos que o sistema operacional detectar a chave automaticamente sem a necessidade de instalao de drivers.

Execuo da Mesa Virtual

Aps executar a mesa, ser apresentada uma tela solicitando o Cadastro de Usurio. Esta tela serve para cadastrar um novo usurio do tipo Operador, que somente tem permisses para operar a mesa, visualizar a agenda e os grupos pblicos. Essa etapa opcional e pode ser postergada.

Aps, ser apresentada uma tela de login, solicitando o usurio e senha. A mesa j vem de fbrica com um usurio administrador cadastrado. Para utiliz-lo, digite: Usurio : admin Senha: admin

Aps o login ser apresentada a janela principal da mesa virtual. Essa janela pode demorar alguns segundos para aparecer.

6 Configurao do ICTI quando instalado em outro computador


Se o ICTI estiver desligado ou instalado em outra mquina aparecer uma caixa de informao apresentando um erro de comunicao com o PABX. Clique em OK.

Em seguida ser apresentada uma tela de configuraes. A primeira parte da janela apresenta as configuraes para comunicao com a central (via ICTI). No campo Nome do Host coloque o nome ou endereo IP do computador onde o ICTI est rodando. Se o ICTI estiver rodando no computador local use: localhost ou 127.0.0.1. Por padro o ICTI aguarda as conexes da mesa virtual na porta 7000, ento use esse nmero no campo Porta. A segunda parte da janela apresenta as configuraes de comunicao com o banco de dados. A verso atual do software (2.00.14) somente funciona com o banco de dados local, de modo que essa opo deve ser selecionada.

Quando as alteraes forem concludas aparecer um dilogo indicando que as alteraes feitas somente tero efeito na prxima vez que o aplicativo for reiniciado. Aps isso uma outra caixa de informao avisar que o aplicativo ser finalizado.

7 Configurao do ramal associado a mesa virtual


A mesa est programada para operar com o ramal 200. Se esse ramal no existir uma caixa de ateno ser apresentada indicando a necessidade de se alterar o nmero do ramal para um vlido.

Aps, apresenta-se uma tela para alterao do nmero do ramal. No campo Senha Atual preencha com a senha do usurio apresentado no campo Usurio. A senha padro para o usurio admin admin. Caso deseje uma nova senha poder ser cadastrada para esse usurio no campo Nova senha, sendo necessria a sua confirmao no campo Confirme a senha. O nmero do ramal obrigatrio e deve ser alterado para um nmero de ramal vlido e que o usurio ir operar. A verso atual do software somente funciona com ramais analgicos. O campo Senha CSTA do ramal fixo e deve ser preenchido com 1234.

Ao finalizar a alterao ser apresentada uma caixa de dilogo indicando que as alteraes somente tero efeito aps a aplicao ser reiniciada.

You might also like