You are on page 1of 3

Ol XXX, boa tarde!

Recentemente voc recebeu o contato de Adiel, um de nossos consultores, para apresentar e encaminhar uma proposta de treinamento sobre Liderana no Cho de Fbrica. Para sua apreciao selecionamos um de nossos artigos especficos sobre o tema, boa leitura e uma excelente semana:

Como liderar pessoas no cho de fbrica


Liderana no cho de fbrica um tema pouco discutido, embora sua importncia seja vital para a competitividade das organizaes industriais.
Por Mrcio Silva O grande desafio de qualquer organizao industrial como manter a qualidade, produtividade e baixo custo, pois estes fatores (ceteris paribus) so sinnimos de competitividade para o setor. Porm para se alcanar xito nesta difcil questo precisamos do engajamento de nossos operrios e o papel do lder de cho de fbrica fundamental, pois, atravs dele que podemos envolver nossos operrios no processo de melhoria contnua. Neste sentido o cho de fbrica necessita de lderes, e no apenas meros gerentes de pessoas com apenas conhecimento tcnico e conceitual. Precisamos desenvolver lderes com COMPETNCIAS (aqui como o conjunto de conhecimentos, habilidade e comportamentos adequados a atividade), capazes de desenvolver pessoas e engaj-las no processo de melhoria contnua. Para tanto necessrio quebrar antigos paradigmas histricos herdados de uma administrao clssica onde os operrios eram visto apenas como parte da engrenagem. Hoje alcanamos os objetivos da qualidade e produtividade atravs dos operrios. A alta administrao elabora em o planejamento estratgico, os departamentos o plano ttico, mas so os lderes do cho de fbrica que executam os planos de ao, no nvel operacional, atravs de nossos operrios, ignorar isso na atual conjuntura sinnimo de perda de competitividade. COMPORTAMENTOS DO LDER NO CHO DE FBRICA No cho de fbrica o lder deve evitar erros que foram bases para crtica da antiga administrao clssica, mas que at hoje so cometidos por vrios lderes no cho de fbrica e que acabam contribuindo para perda de qualidade e produtividade: 1. OBSESSO PELO COMANDO (PODER)

O lder deve entender que uma liderana autocrtica pode at gerar resultados significativos no curto prazo, porm a mdio e longo prazo seus efeitos so prejudiciais a qualquer organizao industrial, so eles: fadiga, angustia, medo, insegurana, rotatividade, absentesmo e outros males que acabam por afetar a qualidade e produtividade, aumentando assim os custos da produo. A liderana situacional nos demonstra que o lder deve adaptar seu comportamento a cada nvel de maturidade das pessoas sob seu comando: ser flexvel, adaptando seu comportamento e atitude situao. No cho de fbrica temos operrios com maturidades diversas entendendo maturidade como de trabalho (saber fazer: capacidade, conhecimento e habilidade) e psicolgica (querer fazer: motivao, atitude e disposio) e cabe ao lder adaptar seu estilo de liderana para desenvolver cada um deles. Adotar um nico estilo pode ser prejudicial ao desenvolvimento da equipe e aos objetivos organizacionais. 2. ENXERGAR A FBRICA COMO SISTEMA FECHADO Para que o lder obtenha xito no cho de fbrica necessrio que ele enxergue seu trabalho sob um outro aspecto. Mesmo atuando em nvel operacional os supervisores e demais lderes devem ter em mente que a organizao industrial est inserida num ambiente maior externo que pode influenciar negativamente ou positivamente a performance de sua fbrica. Um ambiente composto de diversas variveis Poltica, Econmica, Fornecedores, Concorrncia, Meio Ambiente. Ambiente, entre outras pode proporcionar organizao industrial diversas oportunidades e ameaas. Para minimizar as ameaas e aproveitar as oportunidades do ambiente externo, ou macroambiente, internamente devemos eliminar nossos pontos fracos e num processo de melhoria contnua fortalecer ainda mais nossos pontos fortes. Neste aspecto o papel e a viso do lder no cho de fbrica so fundamentais, pois ele quem, na prtica pode contribuir para melhoria contnua atravs do engajamento de seus operrios. Um grande exemplo disso foi no perodo da Crise Global, onde um dos maiores efeitos desta varivel econmica foi sentido na indstria. Muitos lderes sabiam que os operrios estavam inseguros com medo de uma possvel demisso o que podia afetar a produtividade e, portanto tiveram que adaptar seus estilos para amenizar a situao. necessrio que o lder entenda que, mesmo atuando no nvel operacional, ele est contribuindo para o alcance dos objetivos estratgicos da indstria atuando como maestro da melhoria contnua junto a sua equipe no cho de fbrica. 3. MANIPULAO DOS TRABALHADORES Ningum gosta de ser manipulado ou usado para proveito de outros. A Administrao Clssica, por varias vezes, sofreu crticas como a manipulao dos trabalhadores atravs dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Hoje, quase dez dcadas depois, notamos vrios lderes no cho de fbrica usando seus operrios como peas de uma grande engrenagem para obter seus prprios anseios.

O lder no cho de fbrica precisa entender o que motiva seus operrios, pois a motivao o combustvel da produtividade. Para tanto necessrio que ele conhea seus operrios e compreender que as pessoas no buscam apenas dinheiro ou incentivos materiais, mas um bom clima de trabalho, valorizao, respeito e apoio so essenciais para a motivao e engajamento de uma equipe. Liderana Cho de Fbrica um tema pouco discutido entre as organizaes, embora sua importncia vital para a competitividade das organizaes industriais. Neste sentido a Corporativa Brasil Educao Empresarial, tem desenvolvido diversas palestras e treinamentos sobre o tema com o objetivo contribuir para o desenvolvimento de lderes de cho de fabrica, levando-os a alcanar os objetivos da produo de forma eficiente e eficaz, onde lder e liderados trabalham alinhados. Apontamos que a tendncia natural o aumento crescente no desenvolvimento de lderes para atuar no cho de fbrica com competncia e viso estratgica. Para o alcance dos objetivos das organizaes industriais o papel do lder no cho de fbrica decisivo, portanto invista no desenvolvimento de lderes com viso estratgica capazes de contribuir para a motivao e engajamento dos operrios para melhoria contnua. Lembre-se: s alcanamos os objetivos da produtividade e qualidade atravs dos operrios. Gostou do Tema? Leve o Treinamento Liderando Pessoas no Cho de Fbrica para sua empresa: http://www.corporativabrasil.com.br/lideranca-no-chao-de-fabrica-bahia.html

Corporativa Brasil | Educao Empresarial www.corporativabrasil.com.br Escritrio So Paulo: (11) 3081-1156 / 2364-6988 Representante Norte-Nordeste: (75) 8801-8356 / 3614-3694 (Adiel) adiel@treinamentolideranca.com.br

You might also like