You are on page 1of 2

CONHECIMENTOS BSICOS

Vistos
No caso de entrada em pases estrangeiros, o Visto de Entrada, quando necessrio, tem que ser solicitado junto ao Consulado do pas a ser visitado. O consumidor dever ser alertado pelas empresas areas, ou pelas agncias de viagem, para providenciar o Visto de Entrada em outros pases antes da compra do bilhete. No caso da negativa do Visto, apesar de ter sido efetuada a compra do bilhete, caber empresa devolver o valor pago, deduzido dos custos operacionais. Quando a agncia se responsabilizar pelo Visto e este for negado, no caber multa, e o valor do bilhete a ser devolvido ser corrigido monetariamente, pois nesse caso, totalmente responsvel pela venda do bilhete.

Viagens Nacionais
A multa pela desistncia no deve ultrapassar 20% do valor do bilhete. Caso seja superada essa porcentagem, ser caracterizada cobrana abusiva. O cancelamento ou a transferncia da passagem devem ser feitos at quatro horas antes do embarque. Para de cinco a dez pessoas: 72 horas. Para grupos de mais de dez pessoas: 10 horas. Se a pessoa tiver o voo confirmado e no embarcar porque foi preterido, sem critrio, aleatoriamente, a empresa ter quatro horas para acomod-la em outro voo. O atraso de quatro horas d ao consumidor o direito de solicitar o dinheiro de volta ou endosso, mais indenizao (por via judicial). O limite de bagagem de vinte e trs quilos por passageiro. O passageiro de primeira classe pode despachar at trinta quilos. No caso de aeronaves de at 20 assentos o limite mximo de dez quilos por passageiro e de cinco quilos para bagagem de mo.

Viagens Internacionais
Bagagem de mo dentro da aeronave de inteira responsabilidade do passageiro. O bilhete areo a identificao da passagem e da bagagem. O extravio da bagagem tem de ser registrado. Deve-se registrar tudo de valor que esteja na bagagem, antes da viagem, na alfndega. S h necessidade de passaporte para viagens internacionais. Viagens para os pases da America do Sul podero ser feitas com o documento de identidade.

O passaporte o documento pessoal vlido fora do pas, desde que contenha o Visto de Entrada do respectivo Consulado. No necessrio obter a passagem para se ter o Visto. A reclamao deve ser sempre feita por escrito.

Hotis
Quanto aos hotis, deve ser observado: A diria do hotel vence conforme o local, observando o limite de 24 horas e nunca menos tempo. No hotel devem constar, em cartaz visvel, devero estar especificados todos os servios utilizados, com os respectivos valores.

Propaganda Enganosa
Todo material publicitrio (anncios, folhetos ou prospectos) deve fornecer dados precisos e bem detalhados. O consumidor deve observar com cuidado o que est sendo anunciado e jamais comprar por impulso. No deve viajar com quem faz propaganda enganosa. Deve exigir os seus direitos.

Aquisio de Pacotes Antes de adquirir servios tursticos o consumidor deve procurar-se informar sobre a idoneidade da empresa. No deve adquirir servios sem contrato e sem conhecer os preos, formas de pagamento, condies de cancelamento e cobrana de multa por desistncia. Deve planejar sua viagem para evitar surpresas, lembrando-se de que o prazo para reclamar dos problemas em viagens tursticas de 30 dias, pois se trata de um servio no durvel.

Contratos
O consumidor deve ler com ateno os contratos ou as condies gerais de cada servio, verificando se as informaes recebidas esto escritas. importante conhecer seus direitos e suas obrigaes. Deve exigir por escrito o roteiro turstico a ser visitado. Esse documento faz parte do contrato.
Guia Turismo para profissionais e Viajantes (Vernica Nicoletti. 2011) pags. 20, 21 e 22.

You might also like