You are on page 1of 2

Aula direcionada ao pblico jovem e adulto do CEJA (Centro de Educao para jovens e Adultos) Aula Aplicada ao 6 ano do ensino

fundamental II (series Finais) Durao: uma aula (3h). Tema: AGUA A gua utilizada para consumo dos seres vivos, higiene e limpeza, na agricultura atravs da irrigao, na indstria, e tambm para facilitar o trabalho humano, como nos casos da roda d'gua, do monjolo, das mquinas a vapor, alm da produo de energia eltrica. Objetivo da aula; -Identificar os diferentes usos que se faz da gua. -Discutir a importncia da conservao da biodiversidade na manuteno da vida. - Despertar a conscientizao a respeito de que devemos preserva-la, inclusive para a nossa sobrevivncia. Materiais: -Apostila contendo o assunto, com exerccios. - A msica: "Terra, planeta gua" de Guilherme Arantes, alm de um meio para sua execuo (CD Mp3 ou outro) - letra da msica impressa para cada aluno.
- barbante, lixa, cola, tesoura, papis variados, etc.

Desenvolvimento 1) Apresentao do tema exposto na apostila do EJA Cincias (Agua: um recurso inesgotvel? P.242 com exerccios de fixao. 2) O professor dever tocar a msica, a fim de que os alunos prestem ateno letra. Posteriormente, entregar sua cpia impressa para os alunos. 3) Perguntar qual a mensagem transmitida pela letra. 4) Pedir que os alunos se organizem em duplas. 5) Cada dupla deve produzir uma imagem (desenho, foto, pintura) ou objeto (escultura, maquete, mbile) que ilustre as informaes contidas no trecho da cano que eles mesmos devem selecionar. Avaliao Cada dupla apresentar sua produo para sala. Letra da msica:
gua que nasce na fonte Serena do mundo

E que abre um Profundo groto gua que faz inocente Riacho e desgua Na corrente do ribeiro... guas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao serto guas que banham aldeias E matam a sede da populao... guas que caem das pedras No vu das cascatas Ronco de trovo E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos... gua dos igaraps Onde Iara, a me d'gua misteriosa cano gua que o sol evapora Pro cu vai embora Virar nuvens de algodo... Gotas de gua da chuva Alegre arco-ris Sobre a plantao Gotas de gua da chuva To tristes, so lgrimas Na inundao... guas que movem moinhos So as mesmas guas Que encharcam o cho E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra... Terra! Planeta gua Terra! Planeta gua Terra! Planeta gua... gua que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo groto gua que faz inocente Composio: Guilherme Arantes

Referncias ARANTES, Guilherme. Planeta agua. Disponvel em: ttp://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ Acesso em: 15/12/11. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Cincias o Planeta Terra. Editora tica. 2005. CYTRYNSKI, Arilete Regina; OSLOVISKI, Maria Helena. Cincias Naturais: Meio ambiente Vida e Sustentabilidade. Educao de Jovens e Adultos. Curitiba: ed. Contextual 2009.

You might also like