You are on page 1of 5

As Prticas Pedaggicas nas Escolas do Litoral

Ana Cludia da Silva1 Andressa Alves Luiz2 Bruna Cardoso3 Jaqueline Muniz de Andrade4 Katla Micaela Bhler5 Vitor Rosa Coelho6

Introduo:
Com o objetivo de apurar o que as escolas possuem acerca de prticas pedaggicas nas escolas pertencentes ao litoral, realizamos uma coleta de dados atravs de entrevistas com professores de diferentes nveis. Para assegurar as nossas significaes buscamos referenciais tericos que justificassem nossas categorias. Levando em conta o perfil que os Projetos Polticos Pedaggicos almejam procuramos apurar como qual a importncia de um bom planejamento. Nesta pesquisas coletamos dados em trs instituies diferentes: duas escolas municipais, uma de ensino fundamental (A) e outra de educao infantil(B), e uma estadual (C) que possui todos os nveis.

1.

O diferencial de quem utiliza o PPP e o planejamento para uma

prtica pedaggica qualificada: J est mais do que constatado que um projeto base para uma escola que queira formar um aluno critico e comprometido socialmente, ou seja, um futuro adulto pleno em suas responsabilidades e deveres. Cada vez mais buscamos educadores comprometidos e responsveis, assim, como salienta Hengemhle7.
Tal qual o engenheiro e o arquiteto necessitam de inmeros clculos, projetos confiveis antes de iniciar uma obra, para que todos os andares do prdio

1 2

Acadmica do curso de Computao da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) Acadmica do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) 3 Acadmica do curso de Matemtica da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) 4 Acadmica do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) 5 Acadmica do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) 6 Acadmico do curso de Computao da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos)
7

Diretor da Faculdade Cenecista de Osrio (Facos) e do Instituto de Educao Cenecista Marqus de Herval de Osrio.

tenham estrutura e suportem o peso. Assim tambm a escola precisa ter o seu projeto bem definido. No entanto, como o engenheiro e o arquiteto, o projeto no pode ficar apenas no papel, mas no cotidiano, durante a construo, precisa estar presente e constantemente sendo (re) avaliado para que as metas sejam alcanadas.

Partindo do que nos disse uma professora da escola A uma escola deve ter planejamento porque sem ele as coisas no se desenvolvem como devem. Como em todos os setores da sociedade, a escola precisa ser planejada e organizada de acordo com as necessidades apresentadas acordamos com Hengemhle quando afirma que:
Ter projeto e planejamento nas instituies escolares significa ter eixo condutor, orientao dos agentes para atingir metas e empreender aes. A ausncia do projeto (estratgico, pedaggico,...) limita as bases de reflexo e de construo... Claro que ter um projeto, somente, no resolve os problemas, pois existem outros fatores que perpassam pelas competncias pessoais de relaes que se estabelecem, pelos modelos de gesto adotados, pelo clima institucional, entre outro...

E acima de tudo deve por em prtica as aes que foram construdas no PPP, pois a escola no deve ter s um projeto no papel, e sim utiliz-lo diariamente. O sucesso de qualquer instituio e pessoa est vinculado a um planejamento criterioso e prtica do planejado. (Hengemhle, 2008, p.29). O PPP, que deve ser elaborado junto comunidade, funciona como norteador nas aes das escolas. Uma professora da escola C nos relata que preciso planejar para que se tenha um alinhamento educacional onde a escola se compromete com propostas metodolgicas dos projetos de ensino nas situaes de aprendizagem onde o objetivo principal o aluno.
O projeto busca um rumo, uma direo. uma ao intencional, sentido explcito, com compromisso definido coletivamente. Por isso, todo o projeto pedaggico da escola , tambm, um projeto poltico por estar intimamente articulado ao compromisso scio poltico com os interesses reais e coletivos da populao majoritria. poltico no sentido de compromisso com a formao do cidado para um tipo de sociedade. Na dimenso pedaggica reside a possibilidade da efetivao da intencionalidade da escola, que a formao do cidado participativo, responsvel, compromissado, crtico e criativo. Pedaggico, no sentido de definir as

aes educativas e as caractersticas necessrias s escolas de cumprirem seus propostos e sua intencionalidade. (Veiga apud Batista ,s.d p.114)
8

E o que Veiga afirma o que encontramos no PPP na escola B para que se consiga atingir os objetivos propostos pela escola, necessrio que as prticas educacionais estejam aliceradas nas mltiplas necessidades humanas e considere a pluralidade e diversidade tnica, religiosa, e cultural das crianas que atendemos.
Um projeto pedaggico no pode ser complexo e volumoso, mas deve ser prtico e compreensvel para todos, alm de priorizar a qualidade nos seus fundamentos. (Hengemhle, 2008, p.30)

2.

Como problematizar os contedos dentro das

realidades dos alunos:


Para que as habilidades e as competncias faam sentido com a prtica, os professores precisam trazer contedos para a vida dos alunos. Alguns professores acreditam que a problematizao auxilia o aluno na aprendizagem, por esse motivo importante que os educadores consigam realizar tarefas que problematizem e envolvam as realidades dos alunos. Segundo o professor A para que os contedos tenham sentido e sejam teis na vida na vida dos alunos, procuro aproximar ao mximo da realidade deles e como referem Bordenave e Pereira:
O professor pode ressignificar os contedos atravs de situao-problema do dia a dia. A aprendizagem precisa ser desejada, apoiada no interesse por resolver um problema, detectar os problemas reais e buscar para eles solues (2001. Pg.24).

Pensar contedos de maneira contextualizada tornou-se essencial a aqueles professores engajados em formar um aluno para o futuro e como salienta Hengemhle:
Se os professores forem capazes de dar um significado aos seus contedos, criando obstculos, situaes-problema significativos aos alunos em seu contexto e idade, certamente tero na mo uma ferramenta que os ajudar muito a desmecanizar a aprendizagem (2010, Pg.86)

Batista, Keila Cristina - Especialista em Gesto Poltico-Pedaggica Escolar pela Universidade Estadual do Oeste do Paran - UNIOESTE. Professora das Disciplinas de Gesto Educacional (Pedagogia) e Metodologia da Pesquisa (Servio Social) na Faculdade de Ampre - FAMPER. Professora da rede municipal de ensino do Municpio de Ampre

Conhecer a comunidade em que o aluno est inserido importante, levar em conta o contexto scio cultural, histrico e regional de cada aluno, pois de acordo co Hengemhle (2004, pg. 218) o perfil do aluno eixo condutor do plano de estudo proposto. A partir deste perfil iremos desenvolver a construo e dinamizao daquele. A observao que fazemos dos alunos importante para que se possa apurar suas peculiaridades e buscar conquistar sua ateno e desenvolver sua curiosidade e suas capacidades.
[] fundamental observar cada aluno, analisar seus pontos fortes e fracos, verificar suas reas de interesse, sua atuao em cada uma das atividades propostas, pois s aps um olhar analtico que o professor ter chance de propiciar oportunidades especficas ao aluno em questo (Nogueira, 2008, pg. 55).

Concluso:
Neste trabalho podemos constatar que fundamental que a escola possua um Projeto Poltico Pedaggico bem estruturado, e mais do que isso que o coloque em prtica para que possa cumprir suas metas de forma exitosa. Isto torna importantes as aes de planejamento, principalmente para promover a integrao do corpo docente e discente das escolas, para que o professor conhea a realidade de seus alunos e a utilize como oportunidade a propiciar conhecimento.

Referncias:
BATISTA, Keila Cristina. PROJETO POLTICO-PEDAGGICO: NA CONSTRUO DO IDEAL E OS EMBATES COM O REAL. S.d. disponvel em: <http://www.famper.com.br/2010/arquivos/mundo- contemporaneo/keila_10.pdf> BORDENAVE, Juan Daz e PEREIRA, Adair Martins. Estratgias de Ensino e Aprendizagem. 22. ed. Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 2001. HENGEMHLE, Adelar. Escola: Projeto por qu?(No prelo). S.d. HENGEMHLE, Adelar. Gesto de Ensino e Prticas Pedaggicas. 3.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos- Etapas, papis e autores. 5 Ed. So Paulo. Editora rica, 2008. V. 1.

You might also like