You are on page 1of 9

Prof.

: Fernando Almeida
- 2011 -

SUMRIO:
Captulo sobre corrente contnua. 0.0 Conceitos Bsicos. 1.0 Sentido da Corrente. 2.0 Resistncia Eltrica. 3.0 Materiais Condutores, Isolantes. 4.0 Resistores. 5.0 Resistncia Equivalente. 6.0 Lei de Ohm. 7.0 Resistividade. 8.0 Divisor de Tenso e Corrente. 9.0 Circuito Eltrico. 10.0 Circuito Srie. 11.0 Circuito Paralelo. 12.0 Potncia Eltrica. 13.0 Pilhas e Bateria. 14.0 Instrumentos de Medida. 15.0 Ponte Resistiva . 16.0 Lei de Kirchhoff para Tenso. 17.0 Lei de Kirchhoff para corrente 18.0 Lei dos Ns 19.0 Lei das Malhas 20.0 Tenso Contnua 21.0 Tenso Alternada. Captulos sobre corrente alternada 22.0 Materiais Eltricos 23.0 Transformadores. 24.0 Motores. 25.0 Geradores. 26.0 Gerao e Distribuio de Energia Eltrica. 27.0 Tcnicas de Solda. 28.0 Bibliografia 29.0 Anexos

CONCEITOS BSICOS
1- Matria e Substncia Matria tudo que existe no universo. A madeira, o vidro, a gua so exemplos de matria. No entanto podemos perceber diferenas nessas matrias: O vidro transparente, a madeira no. A gua no tem forma prpria. Essas diferenas ocorrem porque cada tipo particular de matria uma substncia com caractersticas prprias. 2- Molculas e tomos Molcula a menor parte que pode existir de uma substncia. So partes to pequenas, que no podem ser vistas mesmo com o auxlio aos microscpios. Pr exemplo, uma molcula de gua a menor quantidade de gua que pode existir. As molculas so constitudas de tomos. O que caracteriza uma molcula o tipo de tomo, a quantidade deles e o modo como so combinados para constitu-la. Atualmente so conhecidos 103 tipos diferentes de tomos. Cada tipo recebeu um nome e tem caractersticas prprias.

3- Prtons, Nutrons e Eltrons Durante muito tempo se acreditou que o tomo fosse a menor parte da matria. Tanto assim que o seu prprio nome( do grego a = sem e tomo = dividir) significa o que no se pode dividir. Atualmente, sabe-se que o tomo se compe de Prtons, Nutrons e Eltrons. A estrutura do tomo consiste em um ncleo central, formado pr dois tipos de partculas simples e indivisveis: os prtons e os nutrons. Os prtons tm carga eltrica positiva, e os nutrons no tm carga.

CONCEITOS BSICOS.
Em volta desse ncleo gira um nmero varivel de partculas de carga eltrica negativa- os eltrons que realizam milhes de rotaes pr segundo. O ncleo positivo prtons atrai os elementos negativos, impedindo que eles saiam de sua rbita (fig.4)

Nota O hidrognio o nico elemento que tem apenas um prton no ncleo e um eltron em rbita. 4- Equilbrio de cargas eltricas importante saber que, em condies normais, o nmero

de eltrons em torno de um ncleo sempre igual ao nmero de prtons desse ncleo (figs.5,6,7), havendo, portanto, equilbrio de cargas eltricas.

CONCEITOS BSICOS
possvel, porm,retirar ou acrescentar eltrons aos tomos de um corpo. Quando isso acontece, passa a existir uma diferena de cargas eltricas no tomo. Dizemos, ento, que o tomo est eletrizado ou ionizado. Quando um tomo perde ou recebe eltrons, transforma-se num on. Se ficar com falta de eltrons, ser um on positivo ou ction. Se ficar com excesso de eltrons, ser um on negativo ou nion. Para esclarecimento, vejamos os seguintes exemplos: Um tomo de ferro tem 26 prtons e 26 eltrons. Se ele perder 3 eltrons, ficar com 26 prtons (carga positiva) e 23 eltrons (carga negativa) e ser um on positivo ou Ction. Se o tomo de ferro receber 3 eltrons, ficar com 26 prtons (carga positiva) e 29 eltrons (carga negativa) e ser on negativo ou nion. 5 - H vrios Processos para desequilibrar as cargas eltricas dos tomos de um corpo, criando uma diferena de potencial cuja tenso eltrica ser tanto maior quanto maior for a diferena das cargas. No decorrer do curso, analisaremos os processos industriais, porm podemos estudar agora o primeiro processo de que se tem notcia: o de Eletrizao Pr Frico . Sabe-se, quando um corpo friccionado com outro, ambos adquirem cargas eltricas: um pr perder eltrons e o outro pr receb-lo. Podemos constatar esse processo, fazendo a experincia que se segue: A Cortamos papel fino em partculas do menor tamanho possvel. B Friccionamos o lado de um pente num pedao de flanela, seda ou l, sempre no mesmo sentido. C Aproximamos o pente das partculas de papel. Concluso: As partculas de papel so atradas pelo pente.

CONCEITOS BSICOS
6.0 Tenso Eltrica Sempre que h uma diferena de potencial (d.d.p.), existe uma tenso tendendo a restabelecer o equilbrio. Podemos demonstrar isso facilmente, pr meio de duas vasilhas com gua, ligadas pr um tubo com registro. Na fig.2, a gua das vasilhas est no mesmo nvel, no havendo diferena de potencial entre as mesmas. Se abrirmos o registro, no haver fluxo de gua de uma para a outra.

Na fig.3, o nvel da gua na vasilha A superior ao da vasilha B, existindo uma diferena de potencial entre os Se abrirmos o registro, haver fluxo de gua de A para B, at que a gua fique no mesmo nvel nas duas vasilhas. Do exposto podemos verificar que a diferena de potencial hidrulico (da gua) provocou uma tenso hidrulica.

Para entendermos a tenso eltrica, necessrio aprendermos alguma coisa sobre Constituio da matria.

7 7.0 Medida da Tenso Eltrica Vimos que sempre se modifica a estrutura dos tomos de um corpo, este fica eletrizado. Se tivermos dois corpos com cargas eltricas diferentes, haver entre eles uma diferena de potencial (d.d.p.) eltrico, da mesma forma que houve uma diferena de potencial hidrulico no caso das vasilhas. importante, em todos os campos de aplicao da eletricidade, sabermos o valor da tenso da d.d.p. Para isso, existe uma unidade de medida,que o Volt, e um instrumento para medi-la, que o voltmetro. 8.0 A Corrente Eltrica Quando um tomo est ionizado, sua tendncia voltar ao estado de equilbrio. Evidentemente, um corpo eletrizado tende a perder sua carga, libertando-se dos eltrons em excesso, ou procurando adquirir os eltrons que lhe faltam. Conclumos, ento, que basta unir corpos com cargas eltricas diferentes para que se estabelea um fluxo de eltrons, que chamamos CORRENTE ELTRICA. Para se ter uma idia exata da grandeza (INTENSIDADE) de uma corrente eltrica, tornou-se necessrio estabelecer uma unidade padro. Falar em eltrons que passam pr segundo num condutor impraticvel, pois os nmeros envolvidos nos problemas seriam enormes. A fim de se eliminar esses inconvenientes, fez-se uso de uma unidade de carga eltrica o COLOUMB (C) que corresponde a 6,28 x 1018 eltrons. A intensidade de corrente eltrica medida em AMPERE e corresponde quantidade de COLOUMBS que passa pr segundo em um condutor. Uma intensidade de 1 Coulomb pr segundo equivale a um ampre. O instrumento que mede a intensidade de corrente o AMPERMETRO.

Devemos lembrar qu:


Corrente Eltrica um fluxo de eltrons em movimento. Tenso Eltrica a fora que desloca os eltrons.

CONCEITOS BSICOS
Sentido da Corrente Eltrica
Para entendermos o sentido da corrente eltrica, bom recapitularmos as condies de cargas eltrica do tomo.

Como sabemos os prtons tem carga positiva, e os eltrons, cargas negativas. Se o tomo perde eltrons, ficar com carga positiva. Se o tomo recebe eltrons, ficar com carga negativa. Se consideramos as condies de carga dos tomos apresentados, havendo ligao entre eles, o tomo B (-) ceder dois eltrons ao tomo A (+). Logo, o sentido da corrente eltrica da carga negativa (-) para a carga positiva (+).

Entretanto, antes de ter alcanado esses conhecimentos sobre os tomos, o homem j fazia uso da eletricidade e sabia que algo se movimentava, produzindo a corrente eltrica, e, pr uma questo de interpretao, admitiu que o sentido da corrente eltrica fosse do positivo (+) para o negativo (-).

Para evitarmos dvidas, sempre que considerarmos o sentido da corrente como sendo igual ao dos eltrons, diremos Sentido Eletrnico e , no caso oposto, Sentido Convencional Ou Clssico.

EXERCCIOS SOBRE : CONCEITOS BSICOS.


1.0 Definir o que vem a ser matria. 2.0 Definir substncia.

3.0 Definir tomo. 4.0 Como distribudo os prtons, nutrons e eltrons no tomo? 5.0 O que equilbrio de cargas eltricas? 6.0 Definir tomo eletrizado ou ionizado. 7.0 Quais so os nomes dos tomos ionizados ou eletrizados? 8.0 Qual a unidade de medida de tenso eltrica e qual o equipamento para medida? 9.0 Qual a unidade de medida de corrente eltrica e qual o equipamento para medi-la? 10.0 Qual a unidade de medida de cargas eltricas? 11.0 Definir corrente eltrica. 12.0 Definir tenso eltrica 13.0 Quais os sentido da corrente eltrica e sua definio?

You might also like