You are on page 1of 4

FSICA

VANDERSON LIRA
vandershwankerj@hotmail.com

MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME


comprimento (l) igual ao raio (R). Um radiano corresponde a aproximadamente 57.

Movimento Circular Uniforme um movimento restrito e fechado(a trajetria uma circunferncia fechada)

Pela definio acima, podemos conceber a medida de um ngulo em radianos atravs da razo entre o comprimento (L) do arco de circunferncia e o raio (R) correspondente. um movimento peridico, isto , suas caractersticas se repetem aps um tempo caracterstico denominado perodo(T) Define-se ainda como frequncia f de um movimento peridico como sendo o quociente entre o numero de voltas dadas e o correspondente intervalo de tempo. Lembrando que o perodo o tempo necessrio para a partcula completar uma volta. Sendo restrito e peridico, a velocidade do corpo sempre constante.

Deslocamento Angular Considere uma partcula executando um certo deslocamento linear ( s), ao longo de uma circunferncia de raio R. Nesse evento, dizemos que a partcula cumpriu um deslocamento angular ( ) definido pelo ngulo central, associado ao arco ( s) deslocado. Em radianos, temos:

Sendo a velocidade constante, a acelerao tangencial do mvel nula.

A acelerao centrpeta aponta sempre para o cento da curva, dada por

2. Velocidade Angular Sabemos que um corpo em movimento circular uniforme mantm velocidade linear (v) constante. Dessa forma, o mvel gira ngulos centrais iguais em intervalos de tempo iguais, ou seja, ele possui uma velocidade angular (w) constante. Definimos a velocidade angular constante de um movimento circular uniforme como sendo a razo entre o deslocamento angular ( ) ocorrido e o correspondente intervalo de tempo (t). Assim,

Acrescentaremos neste mdulo algumas grandezas mais adequadas ao estudo do movimento circular uniforme: as chamadas grandezas angulares, isto , grandezas escalares definidas a partir de medidas de ngulos. Embora a medida de um ngulo possa ser expressa em graus (), interessa-nos principalmente sua medida em radianos.

Podemos determinar a velocidade angular (w) em funo do perodo (T) ou da freqncia (f) do MCU. Para isso, basta lembrar que, num perodo, o mvel completa uma volta, ou seja, gira 2 radianos (360). Logo, Quando o perodo for dado em segundos (s) ou a freqncia em hertz (Hz), a velocidade angular ter unidade em radianos por segundo (rad/s).

Um radiano (rad) o circunferncia, associado

ngulo a um

central de uma arco desta de

FSICA
VANDERSON LIRA
vandershwankerj@hotmail.com

MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME


Transmisso de MCU Em nosso cotidiano, muito comum observarmos a transmisso de movimento circular uniforme entre rodas. Um exemplo a bicicleta, onde essa transmisso ocorre entre rodas dentadas (coroa e catraca) atravs de uma corrente. Existem duas maneiras bsicas de transmitir movimento circular uniforme entre duas rodas: por contato direto e por correia (ou corrente). Por contato direto Quando uma roda girante toca perifericamente uma outra roda, sem que ocorra escorregamento relativo, ela transmite sua velocidade linear ( ) perifrica outra, que passa a girar em sentido contrrio.

3. Relao entre V e W Vamos, agora, relacionar a velocidade linear (v) e a velocidade angular (w) de um mvel num trajeto circular de raio R, atravs de suas definies:

Em resumo, observe o quadro comparativo abaixo.

4. Funo Horria da Posio Angular

Caso os raios das rodas sejam diferentes, suas velocidades angulares e, portanto, suas freqncias sero diferentes. Isso ocorre pelo fato de os pontos da periferia de cada r da terem a mesma velocidade linear. Observe a demonstrao a seguir, tomando por base as rodas A e B esquematizadas acima.

A figura representa uma partcula em MCU numa circunferncia de raio R, sendo s0 seu espao inicial (em t=0) e s sua posio num instante t. Em correspondncia a esses arcos de circunferncias, podemos definir em radianos sua posio angular inicial (0) e a final () do seguinte modo:

Assim, ao dividirmos a funo horria do espao do MU (s = s0 + v.t) pelo raio R, obtemos a funo horria da posio angular do mvel em MCU. Vejamos: Resumo Deslocamento Angular

Como o produto f.R o mesmo para as duas rodas, quanto maior for o raio da roda, menor ser sua freqncia, ou seja, a freqncia de cada roda inversamente proporcional ao seu raio. Por correia ou corrente Quando uma roda girante ligada a uma outra roda atravs de uma correia que as contorna perifericamente, ela transmite sua velocidade linear ( ) perifrica outra pela correia (elemento transmissor). Nesse arranjo, as rodas giram no mesmo sentido.

Velocidade Angular

Funes Horrias Pelo fato de as rodas envolvidas pela correia possuirem a mesma velocidade linear perifrica, chega-se mesma relao raio-freqncia do caso anterior, isto :

Relao entre Velocidades

FSICA
VANDERSON LIRA
vandershwankerj@hotmail.com

MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME


04- (UFMG) A figura mostra trs engrenagens, fixas pelos seus centros, e de raios, R 1 respectivamente. A relao entre os raios A engrenagem da esquerda (E1) gira no sentido perodo T1. E1, E2 e E3 , ,R2 e R3, R 1 = R3 < R2. horrio com

importante salientar que em ambos os casos de transmisso costumam-se usar rodas dentadas (engrenagens) cujos dentes se acoplam entre si quando em contato ou se encaixam nos elos da corrente de ligao, para no haver deslizamento ou escorregamento.

EXERCCIOS COMPLEMENTARES

01- Para que um satlite artificial em rbita ao redor da Terra seja visto parado em relao a um observador fixo na Terra necessrio que: a) sua velocidade angular seja a mesma que a da Terra. b) sua velocidade escalar seja a mesma que a da Terra. c) sua rbita no esteja contida no plano do equador. d) sua rbita esteja contida num plano que contm os plos da Terra. e) nenhuma das anteriores verdadeira. 02- Duas polias, A e B, de raios R1 = 10 cm e R2 = 20 cm, giram acopladas por uma correia de massa desprezvel que no desliza, e a polia A gira com uma freqncia de rotao de 20 rpm. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A velocidade de qualquer ponto P da correia aproximadamente 0,21 m/s. 02) A freqncia angular de rotao da polia B 2,0 rad/s. 04) A razo entre as freqncias de rotao das polias A e B 2. 08) O perodo de rotao da polia A 3,0 s. 16) A acelerao centrpeta experimentada por uma partcula de massa m, colocada na extremidade da polia A (borda mais externa), maior do que se a mesma partcula fosse colocada na extremidade da polia B. 03- Um pequeno motor tem, solidariamente associado a seu eixo, uma engrenagem de 2.10-2 m de raio. O motor gira com rotao constante de freqncia 5 r.p.m. Uma segunda engrenagem, em contato com a do motor, gira com perodo de rotao igual a 0,5 minuto. Nessa situao, determine: a) a velocidade escalar de um dente da engrenagem do motor; b) a relao entre as velocidades escalares de um dente da engrenagem do motor e um dente da segunda engrenagem; c) o raio da segunda engrenagem. (Se necessrio, adote = 3)

Sendo T2 e T3 os perodos de E2 e E3, respectivamente, pode-se afirmar que as engrenagens vo girar de tal maneira que a) T1 = T2 = T3, com E3 girando contrrio a E1. b) T1 = T3 T2, com E3 girando contrrio a E1. c) T1 = T2 = T3, com E3 girando no mesmo sentido que E1. d) T1 = T3 T2, com E3 girando no mesmo sentido que E1. e) NRA 05- Em 10 de setembro de 2008, foi inaugurado na Europa o maior acelerador de partculas (LHC), que capaz de acelerar prtons, em um anel de raio 4,5 km, at uma velocidade prxima da luz. Assuma que o movimento do prton seja descrito pela mecnica newtoniana e que possua a velocidade da luz (3 108m/s). Considerando = 3, marque para as alternativas abaixo (V) Verdadeira ou (F) Falsa. 1 ( ) O prton gastar um tempo menor que 10-4 s para dar uma volta completa no anel. 2 ( ) A freqncia de rotao do prton no interior do anel ser 105 rotaes por segundo. 3 ( ) A velocidade angular do prton ser 105 rad/s. 4 ( ) O perodo de rotao do prton ser 9 10-5 s. 06- Em uma bicicleta o ciclista pedala na coroa e o movimento transmitido catraca pela corrente. A freqncia de giro da catraca igual da roda. Supondo os dimetros da coroa, catraca e roda iguais, respectivamente, a 15 cm, 5,0 cm e 60 cm, a velocidade dessa bicicleta, em m/s, quando o ciclista gira a coroa a 80 rpm, tem mdulo mais prximo de a) 5 b) 7 c) 9 d) 11 e) 14

07- Em 10 de setembro de 2008, a Organizao Europia para Pesquisa Nuclear (sigla internacional CERN) ligou pela primeira vez o acelerador de partculas Grande Colisor de Hdrons (LHC, em ingls), mquina com a qual se espera descobrir partculas elementares que comprovaro ou no o

FSICA
VANDERSON LIRA
vandershwankerj@hotmail.com

MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME


11- No instante em que foi desligado, um ventilador estava girando com 300 rpm (rotaes por minuto) e, aps 40 segundos, as suas hlices pararam definitivamente. Durante esse intervalo de tempo, a velocidade decresceu uniformemente. Entre o instante em que foi desligado e o instante da parada definitiva, CORRETO concluir que as hlices desse ventilador completaram a) 100 voltas. b) 120 voltas. c) 180 voltas. d) 200 voltas. e) 240 voltas. 12- No mecanismo esquematizado, o motor aciona a engrenagem A com uma freqncia de 75rpm. As engrenagens B e C possuem o mesmo eixo. Sendo o raio de A igual a 10cm, o raio de B igual a 15cm e raio de C igual a 8cm, determine:

modelo atual das partculas nucleares. O colisor foi construdo em um gigantesco tnel circular de 27 km de comprimento, situado sob a fronteira entre a Sua e a Frana e a uma profundidade de 50 a 120 m. Prtons so injetados no tubo circular do LHC e, aps algum tempo em movimento, atingem velocidades prximas da luz no vcuo. Supondo que aps algumas voltas os prtons atinjam a velocidade constante de 0,18c, com base nas informaes acima e desprezando os efeitos relativsticos, determine: (Adote c = 3105 km/s) a) Quantas voltas os prtons dariam ao longo do tnel no intervalo de um minuto. b) A velocidade angular desses prtons. 08- As bicicletas de vrias marchas possuem um conjunto de coroas, onde fixado o pedal, e um conjunto de catracas, que fixada roda traseira. O conjunto de coroas ligado ao conjunto de catracas por meio de uma corrente, a chamada transmisso. Suponha que um ciclista utilize uma coroa de raio R e uma catraca de raio r, tal que R = 2r, e que esse ciclista d uma pedalada por segundo.Pode-se afirmar que a) a velocidade angular da coroa e da catraca so iguais. b) a velocidade linear da transmisso constante. c) a freqncia de rotao da catraca metade da freqncia de rotao da coroa. d) a velocidade linear da transmisso na catraca o dobro da velocidade linear da transmisso na coroa. 09- A polia A de raio 10 cm est acoplada polia B de raio 36 cm por uma correia, conforme mostra a figura. A polia A parte do repouso e aumenta uniformemente sua velocidade angular razo de 3,14 rad/s2. Supondo que a correia no deslize e que a polia B parte do repouso, o tempo necessrio para a polia B alcanar a freqncia de 100 rev/min ser de a) 1,91 s b) 3,82 s c) 12,00 s d) 3,00 s e) 3,60 s (Adote = 3,14)

a) A freqncia de rotao das engrenagens B e C; b) A velocidade escalar do ponto D pertencente a periferia da engrenagem C. 13- As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura. O nmero de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Em que opo abaixo a roda traseira d o maior nmero de voltas por pedalada?

10- Uma ciclovia horizontal apresenta um trecho em forma de quarto de circunferncia com raio interno de 100 m. Um ciclista pedala por esse trecho percorrendo-o em 6,25 s, com velocidade constante. As rodas da bicicleta tm raio de 40 cm. Ento, a freqncia de giro dessas rodas , em Hz, a) 1. b) 6,25. c) 10. d) 10. . e) 6,25. .

14- Considere duas pessoas A e B, situadas sobre a superfcie da Terra, estando A no equador e B em um paralelo no hemisfrio norte. Voc sabe que estas pessoas esto girando, juntamente com a Terra em seu movimento de rotao. Dizer, entre as afirmaes seguintes, relacionadas com estes movimentos de rotao de A e B, qual a correta. a) O perodo de rotao de A maior do que o de B. b) A velocidade angular de A maior a de B. c) O raio da trajetria de A igual ao raio de B. d) A velocidade linear de A maior do que a de B. e) A frequncia de A menor do que a de B.

You might also like