You are on page 1of 2

TRT 20 REG. 2002 47.

Nos termos da Constituio, o controle financeiro da Administrao Pblica (A) funo tpica do Poder Legislativo, no cabendo prpria Administrao adotar mecanismos de controle interno da execuo oramentria em seus rgos. (B) realizado pelo Tribunal de Contas tem carter definitivo, no podendo as decises desse Tribunal ser revistas pelo Poder Judicirio. (C) realizado pelo Poder Legislativo facultativo, ficando a critrio dos Administradores o envio das contas ao Congresso Nacional para anlise. (D) conferido ao Poder Legislativo no o autoriza a rejeitar as contas do Presidente da Repblica, se estas forem aprovadas pelo Tribunal de Contas. (E)) no depende necessariamente de provocao, podendo o Poder Legislativo, por iniciativa prpria, determinar a realizao de inspees e auditorias nos rgos dos trs Poderes.

TRR 5 REG 2003


49. A fiscalizao contbil, financeira e oramentria dos Poderes da Unio Federal ser exercida, mediante controle externo, (A) pela Cmara dos Deputados, com auxlio do Supremo Tribunal Federal. (B) pelo Congresso Nacional, com auxlio do Superior Tribunal de Justia. (C)) pelo Congresso Nacional, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. (D) pelo Congresso Nacional, com auxlio do Supremo Tribunal Federal. (E) pelo Senado Federal, com auxlio dos Tribunais Superiores.

Princpios Oramentrios 01)

A ao planejada do Estado materializa-se atravs do oramento pblico. Indique o princpio oramentrio que consiste na no insero de matria estranha previso da receita e fixao da despesa. Princpio da discriminao Princpio da exclusividade Princpio do oramento bruto Princpio da universalidade Princpio do equilbrio No tocante aos objetivos dos princpios oramentrios, assinale a opo correta.

a) b) c) d) e)
02)

a) Segundo o princpio da exclusividade, o oramento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos poderes da Unio. b) De acordo com o princpio da unidade, o oramento deve conter apenas matria oramentria. c) O princpio da publicidade representa uma regra tcnica administrativa, segundo a qual a lei do oramento somente deve veicular matria de natureza financeira. d) O princpio da legalidade determina que o contedo do oramento deve ser divulgado por veculo oficiais de comunicao e) O princpio da unidade recomenda que deve existir apenas um oramento.
03)

De acordo com os princpios oramentrios, identifique o princpio que est inserido nos dispositivos constitucionais, orientando a construo do sistema oramentrio em sintonia com o planejamento e programao do poder pblico e garantindo que todos os atos relacionados aos interesses da sociedade devem passar pelo exame e pela aprovao do parlamento.

a) b) c) d) e)
04)

Princpio da periodicidade Princpio da exclusividade Princpio da universalidade Princpio da unidade Princpio da legalidade Constitui exceo ao Princpio da Anualidade Os restos a pagar A dvida de crditos A reabertura de crditos O servio da dvida a pagar O plano plurianual

a) b) c) d) e)

You might also like