You are on page 1of 5

RESENHA CRTICA

BOBBIO, Noberto. O Positivismo Jurdico: lies de filosofia do direito. So Paulo: cone, 2006. 240 pginas.

1 CREDENCIAIS DO AUTOR

Norberto Bobbio nasceu em 18 de outubro de 1909, em Turim capital de Piemonte. considerado um dos maiores pensadores polticos, um jurista de notvel saber e de lucidez incomparvel.

Bobbio veio a falecer na mesma cidade em que nasceu aos 94 anos, no dia 9 de janeiro de 2004. Ele tornou-se o pensador poltico italiano mais famoso do mundo e tornou-se um diligente ativista dos direitos individuais. Foi professor das Universidades de Siena e Pdua, e desde 1948 era catedrtico da Universidade de Turim. considerado um filsofo da democracia e insupervel combatente a favor dos direitos humanos.

2 RESUMO DA OBRA

A Teoria do ordenamento jurdico est subdividida em cinco partes, que abordam os cinco temas a seguir: a teoria do ordenamento jurdico, a unidade do ordenamento jurdico, relaes entre coerncia e completudo do ordenamento jurdico, a coerncia do ordenamento jurdico, e a completude do ordenamento jurdico.

Em um primeiro momento, Bobbio afirma que invivel se definir direito pela perspectiva isolada da norma, sendo necessria uma viso integrada do ordenamento jurdico. Assim, o ordenamento jurdico necessariamente um conjunto de normas jurdicas, tendo por base trs caractersticas principais, a saber: a unidade, a coerncia e a completude. Significa dizer que o direito, no seu conjunto, um ordenamento, distinto das normas particulares que o compem.

No item 51 da obra em anlise, Bobbio chama a ateno para a primeira caracterstica do ordenamento jurdico, qual seja a unidade, uma vez que o direito visto como um sistema unitrio de normas. Ele aponta para as distintas concepes acerca da unidade do direito, demonstrando a diferena entre as ideias jusnaturalista e juspositivista.

O autor afirma que para os juspositivistas o direito se constituiria em uma unidade no porque as suas normas poderiam ser deduzidas logicamente uma das outras, mas, ao contrrio, porque as normas decorreriam da mesma autoridade, o que permitiria reconduzir todas as normas mesma fonte originria constituda pelo poder legitimado a criar o direito.

Percebe-se, pois, que a unidade que est presente no positivismo uma unidade formal, referente ao modo pelo qual as normas so postas, diferentemente da concepo jusnaturalista, que entende a unidade num plano material. Significa dizer que, para a os juspositivistas h uma nica autoridade que atribui direta ou indiretamente carter jurdico a todo o conjunto de normas.

O autor demonstra que, as normas no esto todas num mesmo plano, uma vez que existe uma hierarquia entre elas, havendo, pois, uma nica fonte de qualificao, isto , h normas superiores e normas inferiores, e acima de todas, a norma fundamental, que o Bobbio chama de fonte das fontes.

Assim, para Bobbio, como grande expoente do pensamento positivista, todas as fontes do direito advm da norma fundamental, em uma lgica hierrquica. Essa norma fundamental , pois, o pilar da legitimidade de todo o ordenamento jurdico.

Segundo o autor, a Teoria da norma fundamental foi submetida a muitas crticas, diante da problemtica do seu prprio fundamento. Para tal problemtica, restariam duas respostas: a primeira, ao fazer referncia a uma outra norma, poderia reconduzir o estudo da norma fundamental a um recursus ad infinitum; j a segunda, ao apontar a sua existncia jurdica enquanto fosse de fato observada, recairia na soluo que se procurava evitar com a sua prpria criao, qual seja, a dependncia do direito com relao ao fato.

Nos itens 52 e 53, o autor ressalta o problema que envolve a coerncia do ordenamento jurdico, vez que por este se constituir em um conjunto de normas, estas podem apresentar contradies entre si.

Desta forma, a coerncia funda-se na ideia de que por ser o ordenamento jurdico um sistema, no podem coexistir normas incompatveis, ou seja, para uma norma fazer parte do ordenamento ela necessariamente deve ser compatvel com todas as demais. Todavia, faz-se necessrio aplicar certos critrios para solucionar eventuais conflitos de normas, quais sejam: critrio o cronolgico - em que a norma posterior derroga a anterior; critrio hierrquico - em que prevalece a norma hierarquicamente superior; e o critrio da especialidade - em que a norma especial prevalece diante da norma geral. Em havendo conflito entre os critrios, o hierrquico e o especial, por serem considerados fortes, prevalecem perante o cronolgico, concebido como critrio fraco. Caso o conflito se d entre o critrio especial e o hierrquico (antinomia entre dois critrios fortes), pode o cronolgico ser utilizado concomitante e subsidiariamente para solucion-lo. Se, todavia, nenhum dos critrios possa ser aplicado, por serem as normas antinmicas contemporneas, paritrias e gerais, prevalece a norma que estabelece uma permisso (lex favorabilis) em detrimento da que preceitua uma proibio ou comando (lex odiosa).

O item 54 traz o tema da completude do ordenamento jurdico, estreitamente ligado ao princpio da certeza do direito. Assim, a ausncia de uma norma que regule dado comportamento tida como uma lacuna no ordenamento jurdico, e a completude seria exatamente a falta de lacunas.

Para o positivismo jurdico a formulao da norma no abrange todos os casos que o legislador buscou disciplinar, porm, isto no significa a existncia de lacunas, visto que as normas podem se completar a partir do interior do sistema, isto , atravs da auto-integrao do direito. Tal mtodo busca ao mximo a soluo segundo o que j se encontra no ordenamento jurdico, mediante o uso da analogia e dos princpios gerais do Direito.

3 CONCLUSO DA RESENHISTA

Do estudo da obra intitulada A Teoria do Ordenamento Jurdico, Bobbio demonstra a necessidade de se estudar as normas jurdicas como elementos do ordenamento jurdico, decorrendo tal necessidade do fato de que as normas jamais podero existir isoladamente, mas, ao contrrio, devem ser concebidas em conjunto.

A teoria do ordenamento jurdico buscou construir o direito como sendo um complexo de elementos, composto por um conjunto de normas organizadas de maneira hierarquizada, em oposio ideia de haver uma cincia feita por normas jurdicas singulares.

Norberto Bobbio indica, ainda, os aspectos essenciais do ordenamento jurdico, quais sejam: a unidade, a coerncia e a completude.

Vale a destacar que a teoria do ordenamento jurdico foi concebida pelo prprio positivismo e encontra seu fundamento no pensamento de Hans Kelsen, tendo como principal fim, conforme supracitado, dar unidade a um conjunto de normas jurdicas fragmentrias, para assim combater o risco da incerteza e do arbtrio.

4 CRTICA DA RESENHISTA

Com slidos conhecimentos acerca do desenrolar histrico, o autor empenha-se em apresentar clara e detalhadamente as caractersticas do ordenamento jurdico, atravs de uma linguagem clara e objetiva, levando a compreenso e reflexo das ideias bsicas do positivismo jurdico.

, pois, inegvel a importncia do pensamento juspositivista para todo o desenvolvimento do pensamento jurdico contemporneo. Todavia, necessrio que se faam breves ponderaes acerca do tema abordado por Bobbio.

Assim, a ideia central explanada na obra padece de falhas, principalmente no que toca a criao de um ordenamento perfeito, completo e acabado. Logo, no se pode falar em ausncia de lacunas no sistema, haja vista que todo e qualquer ordenamento jurdico positivo lacunoso, deixando parte importante de sua integrao ao jurista-intrprete. A crtica aqui imposta se d a

prpria concepo de completude, haja vista que esta to somente uma iluso.

Na viso dos positivistas, o ordenamento jurdico completo, pois possui respostas para todas as problemticas humanas, o que, obviamente, um ideal que no pode ser alcanado. Isto porque, a prpria dinmica da vida humana, no processo constante de criao e mutao da realidade social, impede o alcance daquele ideal.

Destaca-se, ainda, que se mostra bastante questionvel a legitimidade de um direito, que considerado assim to somente pelo fato de ter sido oficialmente institudo, sem qualquer outra justificativa material para tanto.

5 INDICAOES DA RESENHISTA

A obra tem por objetivo demonstrar a concepo juspositivista acerca do direito e a relevncia do ordenamento jurdico como um conjunto de normas hierarquizadas, bem como suas principais caractersticas. de grande auxilio, principalmente, queles que desenvolvem trabalhos acadmicos no campo da filosofia do direito.

Trata-se de uma obra que apresenta os fundamentos necessrios compreenso da natureza do pensamento positivista, bem como reflexes que contribuem para o desenvolvimento do pensamento jurdico contemporneo.

Janana Brelaz da Rocha Bastos advogada, assistente de Desembargador do Tribunal de Justia do Estado do Par, estudante do curso de Especializao em Direito Processual Civil, ministrado pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Par.

You might also like