You are on page 1of 30

Gesto da Qualidade na Aviao

Hber Martins

Qualidade
Com o atual desenvolvimento tecnolgico, uma questo torna-se relevante: determinar por quanto tempo um dispositivo crtico ser capaz de desempenhar, sem falhas, a sua funo. Quando a operao deste dispositivo embute um risco elevado, como ocorre na aviao, a confiabilidade destaca-se das demais dimenses da qualidade, pois a ocorrncia de falhas pode resultar na perda de vidas humanas e danos ao patrimnio e ao meio ambiente.

Aviao Civil
O modelo de gesto mais reconhecido internacionalmente o da ISO, organizao associada a ONU (Organizao das Naes Unidas), que entre muitos outros, certifica a gesto organizacional na Qualidade de produtos e servios (ISO 9001:2000) e a gesto ambiental (ISO 14001:2006). A gesto na aviao civil no Brasil vem caminhando neste sentido, na medida que as aeronaves devem ser certificadas antes de entrarem em operao, alm do que muitos aeroportos tm buscado e alcanado o padro da certificao ISO 9001:2000 na prestao dos seus servios.

Na Segunda Guerra Mundial, o governo americano exerceu o seu poder de compra para que seus fornecedores comprovassem padres estatsticos para a liberao dos produtos. O ciclo PDCA considera que a gesto envolve as atividades de Planejamento, Realizao, Verificao e Ao, sendo realimentado com aes no s reativas como pr-ativas, provoca melhorias no processo.

Airbus A320-200

Boeing 737-800

Boeing 737-300

Embraer ERJ-190

Airbus A319

LET L-410

Embraer ERJ-145

Embraer ERJ-175

Boeing 727-200F

Regulamentos
Regulamento Brasileiro de Homologao Aeronutica (RBHA) RBHA 43: Manuteno, manuteno preventiva, modificaes e reparos; RBHA 63: Mecnico de voo e comissrio de voo; RBHA 145: Empresas de manuteno de aeronaves. Regulamento Brasileiro de Aviao Civil (RBAC) RBAC 121: Requisitos operacionais: operaes domsticas, de bandeira e suplementares; RBAC 175: Transporte de artigos perigosos em aeronaves civis.

Aircraft Maintenance Manual (AMM) Component Maintenance Manual (CMM) Ilustrated Parts Catalogue (IPC) Structural Repair Manual (SRM) Non Destructive Test Manual (NDTM) Troubleshooting Manual (TSM) Standard Practices Manual (SPM)

Flight Crew Operations Manual (FCOM) Minimuns Equipament List (MEL) Ilustrated Tools Equipament Manual (ITEM)

Voo 5481 Air Midwest

VDEO

O voo 5481 da Air Midwest partiu de Charlotte (Carolina do Norte) com destino Greenville (Carolina do Sul) no dia 8 de janeiro de 2003 com uma aeronave Beechcraft 1900D. Depois da decolagem a aeronave caiu e colidiu com um hangar da US Airways e rapidamente entrou em combusto 37 segundos aps ter sado do aeroporto. Todos os 19 passageiros e os dois pilotos abordo da aeronave morreram no acidente, e uma pessoa no solo ficou levemente ferida. Nenhum dos trabalhadores do hangar saiu ferido.

Registros
Todos os documentos preenchidos pelos mecnicos servem como comprovantes da execuo adequada das atividades de manuteno. Eles: Fornecem evidncias da condio de aeronavegabilidade; Permitem a rastreabilidade do histrico dos servios realizados e da substituio de peas, partes e componentes; Fornecem evidncias do cumprimento do programa de manuteno para auditorias internas e externas; Informam o motivo dos servios a serem executados.

Data: 31 de Janeiro de 2000 Alaska Airlines Nmero do Voo: 261 Aeronave: McDonnell Douglas MD-83 Localizao: Pt. Magu, California Fatalidades: 88:88

A aeronave partiu do Mexico com destino a California, quando a tripulao reportou que encontrava problemas com o estabilizador horizontal. Aos 28000 ps (8,5 km) a tripulao reportou que no tinha controle sobre a arfagem da aeronave. Aos 23000 ps (7 km) foi declarado emergncia e o controle de trfego passou orientaes para pouso em Los Angeles. O ltimo contato por rdio foi quando a aeronave estava passando 17000 ps (5,1 km). Um piloto avistou a aeronave que informou ao controle de trfego que ela colidiu com o mar estando em sentido inverso (voando em dorso).
VDEO

Etihad
Um acidente ocorreu na fbrica da Airbus em Toulouse, Frana, no dia 15 de Novembro de 2007 com um Airbus 340600 (nmero serial 856 e prefixo A6-EGH) que ainda no tinha voado e seria entregue a Etihad Airways, estava com 9 tcnicos da companhia area a bordo, e foi para a rea de run-up, onde so realizados testes de motores. Nenhum funcionrio da Airbus, fabricante da aeronave, estava a bordo . O avio estava vazio, sem peso. Na rea de run-up, sem ter colocado calos na aeronave, apenas aplicado os freios, a equipe atacaram full power (toda a fora) nos 4 motores. Como o "take-off warning" comeou a alarmar ("buzinar"), avisando que o avio no estava configurado para decolagem (flaps, slats, etc.), um dos funcionrios desligou o sinal de "ground sense" (uma lgica de sensores que informa para os computadores que a aeronave est no cho) para o alarme de take-off parar de soar. De fato, o alarme parou de tocar. Ocorre que ao desligar o sinal, desligando o disjuntor (circuit breaker), os computadores entenderam que o avio estava voando. Sendo assim, os computadores desativaram todos os freios (lgica da programao do computador de bordo que evita o avio de pousar com freios aplicados). Bom, o avio saiu com tudo, e no deu tempo dos funcionrios tomarem qualquer iniciativa de reduzir os motores (ou deslig-los), reativar o disjuntor de "ground sense" ou aplicar freios, que tambm no iriam segurar o avio nessas condies. A coliso com o obstculo foi inevitvel e 5 tcnicos ficaram feridos.

ETOPS

RVSM

VDEO

O voo 603 da Aeroper


3:33 2:50

Rapidamente aps ter decolado na escurido em 2 de Outubro de 1996 de Lima no Peru com destino a Santiago no Chile, a tripulao de comando do Boeing 757 descobriu que seus instrumentos bsicos de voo estavam indicando incorretamente e uma srie de alarmes com mensagens de emergncia contraditrios eram emitidos pelos computadores de bordo. A tripulao declarou emergncia e solicitou retorno imediato ao aeroporto. Os pilotos decidiram iniciar cautelosamente o procedimento de descida para o pouso no aeroporto. Os pilotos no tinham referncia de altitude porque estavam voando na escurido sobre o mar. O altmetro indicava uma altitude de aproximadamente 9700 ps, mas a aeronave na verdade estava muito abaixo disso. A ponta da asa da aeronave bateu na gua aproximadamente 25 minutos aps a declarao de emergncia, fazendo com que os pilotos entendessem a altitude real da aeronave. Os pilotos lutaram com os controles para comandar a aeronave por 25 segundos, mas a aeronave colidiu na gua. Todos os 9 membros da tripulao e os 69 passageiros morreram.

Relatrios de Manuteno
Aps cada vo, pilotos preenchem um formulrio, comunicando aos mecnicos em terra qualquer problema que o avio tenha tido durante o vo. Os mecnicos corrigem o problema e, na metade inferior do formulrio, descrevem por escrito a soluo adotada. Aqui esto alguns problemas reais de manuteno submetidos pelos pilotos da Qantas (empresa area Australiana) e as solues registradas pelos engenheiros. A propsito, Qantas a nica grande empresa area que nunca registrou acidente areo algum e uma das mais antigas do mundo.

P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituio. S: Pneu esquerdo principal interno quase substitudo. P: Alguma coisa esta solta no cockpit. S: Alguma coisa foi apertada no cockpit. P: As travas de frico esto prendendo os controles. S: para isso que servem as travas de frico. P: Suspeitamos de trinca no para-brisa. S: Suspeitamos de que vocs estejam certos. P: Turbina numero 3 perdida. S: Aps breve busca, turbina numero 3 localizada na asa direita. P: A aeronave se comporta de modo engraado. S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar seria. P: O radar faz rudo fora de tom. S: Radar reprogramado para executar lricos. P: Rato no cockpit. S: Gato prontamente instalado

A estatstica o melhor calmante


Diante de tantos desastres areos nas manchetes dos jornais, no h quem o convena de que as quedas so raras, de que o normal tudo dar certo. Mas exatamente isso que dizem as estatsticas. A chance de algum bater o carro e morrer a caminho do aeroporto 500 vezes maior do que a de o avio cair. Segundo a Administrao Federal de Aviao, americana, de cada 1 000 mortes, 228 acontecem em acidentes rodovirios e 0,45 em aerovirios. At nadar mais perigoso. A cada 1 000 fatalidades, 26 so por afogamento. "Seria preciso viajar todos os dias, durante 712 anos, para que algum se envolvesse com certeza em um acidente areo", disse SUPER Stuart Matthews, da FSF (sigla para Fundao de Segurana no Vo, em ingls). Pesquisas mostram que desde o final da dcada de 50 o nmero de desastres caiu bastante, embora eles tenham matado mais de 20 000 pessoas. H 37 anos, eram sessenta casos para cada milho de decolagens. Hoje so trs. E o Brasil segue a tendncia. Em 1987, quando o pas tinha 7 890 avies, houve 226 acidentes. Hoje, com uma frota quase 20% maior, o nmero baixou para menos da metade. Mas a matemtica nem sempre tranqiliza. A lei da gravidade parece ser mais cruel na Amrica Latina. Aqui, a cada milho de pousos e decolagens 32,4 no do muito certo. Na Amrica do Norte a freqncia oito vezes menor. "E o maior problema a tripulao", diz Stuart Matthews. Ou seja, em geral a culpa no da tecnologia

Revista Super Interessante Medo de Avio, por Ivonete D. Lucrio

Dvidas?

You might also like