You are on page 1of 15

USP - UNIVERSIDADE DE SO PAULO 18 Simpsio Internacional de Iniciao Cientfica

Autora: Cristiana de Siqueira Silva Santos Orientadora: Roseli A. Figaro Paulino ECA/USP

So Paulo/2010

Iniciao cientfica RUSP exercida de novembro de 2009 at outubro de 2010 Estudo alinhado ao grupo Comunicao e Trabalho
relevncia do mundo do trabalho para se pensar a Comunicao

Entendendo o mundo do trabalho como um local privilegiado para as trocas comunicacionais e, a partir dos conceitos de formaes discursivas e ideolgicas, veremos como o discurso das empresas - permeado por ideologia reproduz e reafirma as contradies presentes na sociedade maior. Neste contexto, veremos que h um anseio por parte dos dirigentes de organizaes em impor sua cultura ideal, de maneira que seus interesses lucrativos sejam tambm os interesses de seus empregados.

Discurso de uma empresa de Comunicao para com seus empregados

Anlise de contedo e discurso de entrevista com gerente de Comunicao Coporativa Anlise de contedo e discurso do boletim eletrnico interno (3 meses) Anlise do informe de Responsabilidade Corporativa anual

O que discurso ?
Palavra em movimento; efeito de sentido construdo no processo de interlocuo (BRANDO, 1995).

O que o discuso revela?


A formao discursiva remete a uma formao ideolgica, revelando as marcas histrico-culturalsocial e econmicas do sujeito e sua poca.

O que a ideologia embutida no discurso pretende?


Assumir forma de conhecimento, desarmar questionamentos e atuar no cotidiano. Sendo ela uma representao do real, pode servir ao exerccio da dominao em uma sociedade fundada na luta de classes (CHAU, 1982, p.3), nos ensinando a conhecer e agir.

Entendemos a anlise de discurso como mtodo de revelar pontos de vista.

O trabalho requer comunicao:


Necessidade de interao com o parceiro, transmisso do saber tcnico, experincia registrada, prescries (FIGARO, 2010, p. 100)

A Comunicao d suporte implantao de valores desejados pelas organizaes, a fim de contribuir com sua produtividade e lucros.

Imposio da ideologia dos dirigentes:

O modo de produo toyotista, ao dissolver a fronteira entre elaborao e execuo, colabora para o maior envolvimento do trabalhador

A cultura ideal (desejada pelos dirigentes) traduzida em normas e polticas de atuao que visam criar um ambiente interno favorvel ao bom desempenho da empresa (OLIVEIRA, 1995)

Para Antunes (2001), quando a empresa procura envolver o trabalhador, est na realidade apropriando-se de sua dimenso intelectual. Este saber intelectual transmitido s mquinas informatizadas, o que requer uma maior interao entre o ser subjetivo que trabalha e o novo aparelho inteligente. Esse envolvimento interativo aumenta ainda mais o estranhamento do trabalho (alienao), o que amplia a reificao (coisificao) e distancia a subjetividade autntica.

Luciana Lima,

Gerente de Comunicao Corporativa do Terra

Tomaremos a entrevista como enunciado momento em que o indivduo se apropriou da lngua, evidenciando sua relao com o mundo, segundo Benveniste (apud BRANDO, 1995, p. 46, 47). Ser possvel identificar algumas das diferentes vozes presentes no mundo do trabalho e os diferentes discursos que permeiam a fala.

Referncias de pessoa, espao e tempo


Sobre a formao e trajetria profissional:
Prodomnio do eu eu sou jornalista de formao presente - apresentao eu fiz, eu comecei, no me identifiquei pretrito perfeito ao concluda Eu sabia que eu queria a rea de comunicao, mas no sabia exatamente o que- pretrito imperfeito - modo de pensar na poca no me identifiquei muito com o curso e resolvi mudar pretrito + infinitivo efeito de justificativa; causa-consequncia

Sobre a empresa:
Ela, a gente, Ns Nosso foco principal hoje ... contedo multimdia em tempo real. (...) Ela no nasceu em uma empresa com esse foco - quando a gerente ainda no trabalhava no Terra, a empresa tratada com o pronome mais distante ela. Para se referir ao momento em que trabalha, o presente da empresa, utiliza o ns, demonstrando aproximao e concordncia com o foco da organizao.

Sobre as outras empresas:


essas a Ela no , no uma empresa muito hierarquizada, como essas a. impresso positiva da empresa em que trabalha, em contraste com as outras. A x Aqui na maioria das vezes a informao chega pra gente, o que isso muito bom, porque tm empresas a que (...) os funcionrios nem lembram que tem que divulgar a informao e que tem que passar isso pra rea de Comunicao n, ela no nem... Nem considerada na empresa. A gente aqui tem uma super sorte, a gente demandado at demais - as marcas de lugar carregam juzo de valor: desprezo e orgulho; distanciamento e identificao Toda empresa No fcil lidar. (...) A gente tem ... Toda empresa passa por problema, problemas de... De imagem, problemas de informao, problemas de (...) vrios tipos de problema assume que a empresa em que trabalha passa por problemas, mas compensa o fato ao dizer que as outras tambm passam pelo mesmo

Intertextualidade

Fala dos assessores de imprensa que trabalham em agncia: Comecei a atender o Grupo telefnica, atender a conta n... assim que a gente fala... Envolvimento do funcionrio com a rea de Comunicao: Tudo que as pessoas fazem elas vm nos contar, querem aparecer, querem que a gente v cobrir, querem que a gente tire foto, isso um ganho enorme, n... Postura diplomtica e compreensiva de um gerente para com os funcionrios: nada melhor do que a gente explicar "olha, a gente trabalha assim" e pra convencer o cara de que "olha, nem todo Fala indignada de um empregado ao saber das notcias da empresa primeiro pela imprensa: Tipo P, eu trabalho aqui e eu no to sabendo disso... To sabendo pelos jornais!....

mundo precisa saber disso n, bom fazer uma comunicao dirigida, voltada s pra uma rea".

Interdiscursividade

Discurso didtico: Como que a Telefnica entra nisso? Quando tem aes conjuntas entre as duas empresas, ento, por exemplo, Fundao Telefnica, Ento como que a gente lida com isso...? a que entra bastante diplomacia e acho que bastante tcnica tambm e como que a gente vai avisar? A gente vai botar no mural uma notcia super ruim? No Discurso da obedincia responsvel equilibrado com o discurso da autonomia/ transgresso: bvio que a gente sempre adapta e d a cara do Terra pra... Pras comunicaes, mesmo que elas sejam da Telefnica. A gente obviamente segue diretrizes de comunicao do grupo, a gente... ... A gente fala da Telefnica nas nossas comunicaes, a gente usa a Telefnica como referncia, n... Ela faz parte da nossa comunicao, mas as diretrizes, os objetivos, as estratgias so nossas, criadas aqui e aprovadas pelo Terra.

Discurso empresarial toyotista (envolvimento da subjetividade do trabalhador): Tudo que as pessoas fazem elas vm nos contar,

... No to importante pra toda empresa, n. Ento como que a gente lida com isso...? a que entra bastante diplomacia e acho que bastante tcnica tambm, n (..)". a gente sempre tenta fazer com que o funcionrio ... No perca nunca esse sentimento de pertencer.

querem aparecer, querem que a gente v cobrir, querem que a gente tire foto, isso um ganho enorme, n... um ganho ... muito importante e... Mas ao mesmo tempo muito trabalhoso administrar isso tudo, administrar s vezes expectativas exageradas, coisas que super importante pra uma rea, mas no

Uma organizao que tem por interesse a produtividade e o lucro reconhece a necessidade de internalizar tais valores em seus empregados. Esta busca pela hegemonia aparece de maneira concreta no discurso. Por meio das marcas de tempo, lugar, pessoa, da intertextualidade e da interdiscursividade, pudemos identificar alguns dos valores correntes no mundo do trabalho. A Gerente revelou enunciados de vrias formaes discursivas, tentando equilibrar as contradies do discurso enquanto empresa e enquanto trabalhadora, o que comprova que todo sujeito histrico e, de alguma maneira, reproduz valores e contradies de seu tempo. A Comunicao, alm de prescrio de normas e valores da empresa, tambm demonstra como funciona o mundo do trabalho expressando subjetividade e recriando normas. Expresso do embate entre cultura ideal e cultura real tambm foi verificada no discurso da profissional de Comunicao.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos Do Trabalho: Ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho, 6a edio. So Paulo: Boitempo, 2001. Pp. 101-134 BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo Anlise do Discurso 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995 CHAU, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 3 ed, So Paulo: Moderna, 1982. p. 3-13. FIGARO, Roseli. Relaes de Comunicao no Mundo do Trabalho e a comunicao das organizaes. In KUNSCH, Margarida. A Comunicao como fator de humanizao nas organizaes. 1. ed. So Paulo: Difuso Editora, 2010. OLIVEIRA, Marco A. Cultura de empresa: um estudo de caso. Dissertao de mestrado (FFLCH-USP).1995.

You might also like