You are on page 1of 8

Curso Hardware

1. Computadores

1.1 Computadores de Primeira Gerao Os computadores veio sendo projetados atrs de vrios projetos que colocou em operaes com mais avano tecnolgico, Alan Turing criou o COLOSSUS que se utilizava de duas mil vlvulas .

COLOSSUS- Foi criado no ano de 1943, era um computador ingls, onde seu principal objetivo era de fazer a criptoanlise de cdigos ultra-secretos utilizado pelos nazitas, utilizando smbolos perfurados em fitas de papel.Ele processa 25.000 caracteres por segundo e sua misso era quebrar cdigos alemes.

ENIAC Eletronic Numeral Interpreter and Calculator- Foi criado no ano de 1945 por John W. Mauchly e J. Presper Eckert, esse computador foi projeto para fins militares, o Eniac foi o primeiro computador digital eletrnico de grande escala. Suas caractersticas: Pesa mais de 30 toneladas; Operava na base 10 e no na base binria; Ocupava 270m; Sua capacidade de processamento era de 5.000 operaes por segundo; Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade clculo balstico; Possua 18.000 vlvulas, de 160 kw de potncia.

Um dos problemas surgidos com o Eniac foi a grande quantidade de vlvulas, eles trabalham com uma faixa de 100.000 pulsos por segundo a probabilidade de uma vlvula falhar era de 1,7 bilhes por segundo, com isso foi implementado o mesmo conceito dos rgos eletrnicos que trabalhavam com vlvulas que funcionava com uma tenso menor, correndo menos risco de falha.

EDSAC-

Electronic Delay Storage Automatic Calculator,

foi

um

dos

primeiros computadores fabricados no Reino Unido, no qual marcou o ltimo grande passo na srie de avanos decisivos ps-segunda guerra. Foi inspirado no trabalho de John von Neumann EDVAC.

UNIVAC- Foi criado em 1952, sendo o primeiro computador comercial fabricado nos Estados Unidos, foi um dos primeiros computadores do Brasil adquirido pela IBGE. Usado para prever resultados das eleies presidencial.

A IBM em 1954, produziu o primeiro computador em srie. Em 1955, foi produzido o primeiro computador totalmente transistorizado pela Bell Laboratories entre outros computadores que tambm foram produzidos na primeira gerao.

1.2

Computadores de Segunda Gerao

A vlvula foi substituda pelo transitor, seu tamanho era 100 vezes menor do que o da vlvula, no precisava de tempo para o aquecimento, ele consumia menos energia sendo mais rpido e confivel. Os computadores desta gerao j calculavam em microssegundos e eram programados em linguagem montadora. Ele foi inicio de uso comercial, seu tamanho era gigantesco, sua capacidade de processamento era muito pequena, e o uso de transitores era substitudos as vlvulas.

1.3

Computadores de Terceira Gerao

Teve como evoluo primordial a implementao de circuitos integrados. O lanamento do primeiro Microprocessador. Os transitores foram substitudos pela tecnologia de circuitos integrados, alm deles outros componentes eletrnicos foram miniaturizados e montados em nico chip , que j calculava em nonassegundos. Com isso surge os circuitos integrados, diminuindo o tamanho, tendo maior capacidade de processamento, assim dando o inicio da utilizao dos computadores pessoais.

1.4

Computadores de Quarta Gerao

A Intel inaugura uma nova fase, surgindo os microprocessadores, microcomputadores, e os supercomputadores, sendo mais rpido, possibilitando a execuo de vrias tarefas ao mesmo tempo. Surgindo os softwares integrados , os processadores de texto, as planilhas eletrnicas, os gerenciadores de banco de dados, os grficos e o gerenciadores de comunicao.

1.5 Computadores de Quinta Gerao

Os computadores dessa gerao tem como caracterstica os circuitos integrados em uma escala muito maior de integrao. Sendo um supercomputador, tendo automao de escritrios, automao de comercial e industrial, Robtica, Imagem virtual, multimdia e era on-line(comunicao atravs pela internet). O primeiro supercomputador surgiu no final de 1975, as aplicaes para eles so muito especiais, e incluem laboratrios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA.

2.

Memria

Memria RAM- Randon acess memory, a principal memria onde o processador utiliza a memria RAM para armazenar programas e dados que esto em uso e fica impossibilitado de trabalhar sem ter pelo menos uma quantidade mnima dela. A memria RAM tem como a caracterstica de ser uma memria voltil ou seja precisa ser reenergizada para conservar os dados gravados. Mas tambm existem memrias RAM no volteis, talvez no futuro venha essa memria no voltil venha substituir a memria RAM. Na linguagem de informtica quando falamos em de memria estamos nos referindo a memria RAM, ou seja a memria em que se pode ler e gravar informaes.

Memria CACHE- O surgimento da memria cache surgiu quando se percebeu que as memrias no eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar esperando os dados serem liberados pela memria RAM para poder concluir suas tarefas. Ou seja, o circuito controlador de cache l os dados da memria RAM que acredita que o processador vai utilizar e deixar disponvel para o processador, dessa forma tendo o acesso dos dados mais rpido.

Memria ROM- um tipo de memria que s apenas permite a leitura dos dados, suas informaes s podem ser gravadas apenas uma vez, no podendo ser alterada ou apagada, somente acessada. Os dados no pode ser perdido com o desligamento do computador.

3.

Processadores

O processador um circuito integrado que tem como objetivo a realizao das funes de clculo e tomada de decises de um computador, o reconhecimento dos processadores se d pela empresa que o fabrica e pela velocidade de clock em Mhz ou Ghz. Ele tambm pode ser chamado de Unidade Cental de Processamento, nos computadores de mesa eles so alocados dentro do gabinete juntamente com a placa me e outros elementos do hardware. No passado, os processadores eram constitudos de elementos discretos e ocupavam grandes espaos fsicos.

4. Bios

A Bios um mecanismo responsvel por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que so de suma importncia para o correto funcionamento de uma mquina, se a Bios parar de funcionar o computador tambm para. A Bios tambm um tipo de memria ROM que ensina o processador a trabalhar com os perifricos mais bsicos do sistema como a unidade de disquete. Ao iniciar a mquina a Bios faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados maquina, sendo assim s depois de todo esse processo de identificao que a Bios passa o seu controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

5. Sistema FAT um sistema de arquivos que tem como padro a formatao do disco rgido ou seja a tabela de alocao um mapa de utilizao do disco ou disquete. Sendo assim a parte do sistema operacional responsvel por lidar com as mdias de armazenamento de dados no qual chama-se memria em massa.

CLUSTERS- O Cluster pode ser entendido como sendo a menor parcela do HD que pode ser acessado pelo sistema operacional. Os clusters tem um nico endereo de memria, um arquivo com maior dimenso dividido vrios clusters, mais um nico cluster no pode conter mais de um arquivo, por menor que seja o cluster.

SISTEMA VFAT- O VFAT um tipo de extenso que se utiliza o sistema de arquivos FAT16 e o FAT32 que foi includa a partir do Windows 95 suportado tambm em outro sistemas como no Linux.

SISTEMA FAT-32 Esse sistema utiliza-se de valor com 32 bits para as entradas do FAT, na verdade s so utilizados apenas 28 bits, porque 4 dos bits so reservados. Este sistema s disponvel em alguns sistemas operacionais como no Windows 95 OSR/2, Windows Me e Windows 2000.

HPFS-

NTFS-

You might also like