You are on page 1of 92

1

A RVORE DA VIDA ETERNA


Por: prof. Rafael Robson Negro
Fizemos algumas colocaes pessoais e incrementamos com outras de domnio pblico encontradas na rede mundial Internet. Este texto est publicado aqui e pode ser usado na sua totalidade, sem problemas de direitos autorais da minha parte.

Apocalipse 22, 1-5 1. Mostrou-me ento o anjo um rio de gua viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. 2. No meio da avenida e s duas margens do rio, achava-se uma rvore da vida, que produz doze frutos, dando cada ms um fruto, servindo as folhas da rvore para curar as naes. 3. No haver a nada de execrvel, mas nela estar o trono de Deus e do Cordeiro. Seus servos lhe prestaro um culto. 4. Vero a sua face e o seu nome estar nas suas frontes. 5. J no haver noite, nem se precisar da luz de lmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminar, e ho de reinar pelos sculos dos sculos. O que pensamos que seja o rio de gua viva, nesta citao, j que este rio foi uma revelao dada ao profeta, no final de todas as suas revelaes no livro do Apocalipse? Para responder esta questo teremos que descobrir tambm o que , ou o que nos parece ser o rio de gua da morte, ou o rio de gua morta:

O Rio de gua da Morte


Deus Pai, quando criou Ado, o criou no sexto dia, depois de ter criado todas as coisas, e assim, o colocou para cultivar e guardar o Jardim do den, e deu-lhe este preceito: Podes comer do fruto de todas as rvores do jardim; mas no comas do fruto da rvore da cincia do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrers indubitavelmente.

Est ai! O primeiro sinal do fludo causador da morte, uma nascente brotando e, demarcando as possibilidades de se morrer perante Deus, no Paraso. Mas, porque esta fonte j existia, e estava disponvel, proximamente a toda Sua criao? fcil notar, que com certeza, esta vertente j era fruto de uma relao de desencontros, j existente anteriormente, com a harmonia do Divino Ser onde, de um modo ou de outro, em alguma instncia do Paraso, houve uma ferida neste corpo mstico.

2
J sabemos toda a histria do Anjo de Luz Lcifer que soberbamente se contaminou visto que foi o anjo que mais recebeu em virtudes de Luz Divina dada pela infinita misericrdia, sendo mesmo o anjo mais radiante de todo o paraso. E entenda-se, esta foi a sua perdio, no motivada por quem doou todo este bem, mas sim, por quem no soube receber, optando erradamente em seu entendimento e vontade causando esta ferida de morte. Sendo esta, tambm a dimenso de todo e qualquer pecado nosso, pois fomos levados a tomar parte desta trama nos alimentando destes frutos para sempre, graas herana ali deixada e causada como a grande consequncia. Esta natureza do pecado leva em sua origem primria, simplesmente a inteno de Satans, com a sua roupagem nova de representante da morte eterna, pois mesmo sendo anjo, a princpio quis tomar o lugar do criador em sua Glria Eterna. O interessante que esta vertente revela-nos que, seguir este caminho proposto por Satans, est errado somente por uma questo: No fazemos a vontade daquele que sabe o que melhor para ns, pois tudo o que Satans nos oferece a satisfao da carne. Coisa contrria ao que Deus quer nos revelar. Se o fizermos pecamos! H um caminho ai, portanto, seguido pela contaminao causada pelo pecado original!

Temos, portanto, que fazer uma pergunta: Quem pecou primeiro: Nosso corpo, nossa alma ou nosso esprito? Para responder temos que pensar na tentao e como ela funciona: simples! A tentao no pecado, o pecado somente ocorre se consentirmos na realizao dessa tentao. Portanto, quem em primeiro lugar peca a alma (1), ou melhor, a parte humana do corao do homem. Mas isso, se o corpo (2) der abertura para que o pecado do corao, transformando-se em atos reais. Somente depois de tudo isso que o esprito (3) recebe o fluxo de direcionamento de morte, a desgraa causada por estas duas primeiras instncias. A via da morte, mas temos que saber que morte aqui morte para Deus, certo? E quem morre nesse caso, realmente, o corpo, mas morre na dimenso do mundo, da carne somente, a alma e o esprito que sofrero consequncias em sua eternidade, da toda a preocupao do Pai em proteger sua criao no somente em parte, mas em todas a sua totalidade. Por isso, tambm, que o Pai para nos salvar, sendo Esprito Purssimo, teve que transcorrer o caminho inverso deste ciclo de desgraas, para converter o que ruim em eternamente bom, mas sem desprezar o Livre Arbtrio j consentido para toda a carne.
O que ocorreu foi:

3
Por um particular que somente poderia ter vindo deste maravilhoso Deus que nos criou e criou tudo e, tambm, este Anjo chamado Lcifer e, por ele ter recebido tanto em virtudes, sendo o que mais recebera, acabou tambm sendo o que mais se aproximara em termos da nossa capacidade de Livre Arbtrio, livres escolhas. Coisas que no ocorrem livremente em relao aos Anjos, segundo nossos doutores e o que sabemos desta teologia anglica. Os anjos existem para fazer a vontade do ser superior, e em suas dimenses de existncia, vivem a obedincia absoluta, seguindo as moes de unes benditas (foras do Sagrado Amor) geradas para cada grupo de categorias diferentes se seres angelicais. Da o fato das aes de Lcifer ter causado as conseqncias que causou, pois traziam tambm, um peso de unidade (x), em relao questo da independncia nas livres escolhas dada por Deus. Liberdade de Amar ou no. Isto simboliza-nos ferida na certa, pois Deus, sendo o Amor perfeito e verdadeiro, que vive em ns, j nos capacitou pelo nosso pragmatismo humano, at hoje, para entendermos que este Amor escolhe incondicionalmente e simplesmente espera ser escolhido. Ento estamos informando que o Amor, por sua natureza esteve causando em Si, uma ferida mortal? claro que sim. Afinal, esta no a natureza da Cruz de Cristo que nos salva, com toda a lei e todos os profetas com sua cincia e sabedoria? Portanto, uma ferida de morte se abriu e ficou fcil v-la e not-la, por assim dizer, pois esta morte estava sendo causada por uma questo de cincia e cincia do bem e do mal, a qual retrata e retratava justamente a natureza do termo, Livre Arbtrio de todos ns ainda hoje. Esta verdade acondiciona em si a necessidade do verdadeiro amor, em toda a sua extenso em definio. Seria o mesmo que se dizer: Quando um no quer dois no brigam, pois neste caso no se est pensando em meios, mas sim nos fins, nas finalidades. Como o pensamento, que nos diz: no fim o bem vencer!. Somente para nos lembrar, isto tambm o que Nossa Senhora nos revela em suas mensagens pelo mundo afora, a todos os catlicos, dizendo: No fim o meu Corao Imaculado vencer!. Portanto, naquele nterim, o que Deus Pai estava oferecendo no satisfez ao todo, os desejos e necessidades, sendo atacado, trado e vilipendiado sem estar-se sabendo que esta ao mata o Amor que a prpria fonte e origem de tudo. Logo, esta fonte resultante, de seiva elaborada pelas razes da rvore da cincia do bem e do mal, j era fruto de um embate anterior, entre o mal que deu enfrentamento para este Bem Absoluto. Pense no Bem, revelado na pessoa de Jesus, o qual foi maltratado, trado, aoitado, destrudo e mesmo assim, no deu valor em nenhum momento s oportunidades de se ofender e de se defender perante qualquer situao sem dar ares de retorno aos

4
ataques, como fazemos, pela carne. Imaginemos Jesus recebendo um aoite e olhando para trs e mostrando emoes de orgulho ferido, por exemplo: Como poderamos dizer hoje, que Ele o Deus, o Filho de Deus vivo? No mnimo o objetivo da salvao seria um outro qualquer! Este o Verdadeiro Amor, o qual no mudou desde o incio da criao em seus embates. Portanto, para quem no notou ainda. Este o objetivo de todos ns, pois como Jesus nos provou que este mundo nosso momento de passagem, estando em Pscoa constante, atravessando o deserto, recebendo o alimento amargo, para que o anjo da morte no chegue at ns. Onde est nosso sacrifcio de louvor e reconhecimento de que no vale a pena guardar rancor, ter inveja, se apegar doentiamente aos valores deste mundo, a ponto, se necessrio, de abrirmos uma frente de guerra para nos defender de alguns ataques nossa pessoa? J pensamos que estes ataques, que ocorrem ns, o princpio de tudo, como uma pura consequente tentao, e sendo tentao temos que combat-la no lhe dando consentimento? Lembremos, portanto, o que a sabedoria nos diz: para vivermos o inferno, basta criarmos o hbito de enxergarmos as coisas pelo lado do mal, como se tudo fosse para o mal, e para vivermos o cu, basta buscarmos enxergar as coisas pelo lado do bem, lembrando, assim, da grande verdade dita pelo Apstolo Paulo, quando nos diz: Alis, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so os eleitos, segundo os seus desgnios. Rom. 8: 28.

Vamos pensar mais sobre isto: Deus criou todas as coisas e se agradou do que fez: Com certeza a rvore do Bem, da vida eterna, j existia, pois ali, no paraso, tudo foi e eterno. Mas a rvore do mal, mesmo sendo eterna, neste caso, passou a existir por ser o fruto inoportuno e no desejado por este Deus que fez todas as coisas. Por isso o aviso em (Gen. 2, 16-17), onde Deus Pai, que criou o homem com a Sua imagem e semelhana, ou seja, neste caso, com a perfeio deste Amor na questo do livre arbtrio, estava avisando, de alguma maneira o homem, que a morte estava prxima. Podemos at, sendo assim, pensar que toda a ao da criao de Deus, em seu universo existencial, o tudo, neste caso, j era para resolver esta questo anterior, indesejada por Ele, que maculava toda a perfeio em suas obras, e tudo j fazia por parte deste planejamento:

5
Sanar a Dor do Amor. Pois sabemos que, em tudo o que Deus faz, j antecipadamente, existe a inteno primria do Bem Absoluto, mas esta lei naturalmente divina, no Deus criador, passou a ter certas dependncias. Mas a verdade que: Deus nunca abandonou suas obras e nunca abandonar. Tudo o que faz, no o faz por partes, parando no meio, Sua ao sempre completa, e/ou se completa. Mas o homem precisava de uma companheira! O que podemos pensar sobre isto, j que com isso estava existindo ai uma carncia, comprovando uma obra inacabada, por parte desse Ser criador para aquele momento? Poderamos esquecer tudo e, imaginar que Deus ao criar o homem, primeira vista, pensou em Si, e criou o homem para que esse fosse o companheiro ideal que Lhe faltava, na dimenso de Seu cosmo existencial? Ou no? Ele fez esta criao especificamente para resolver uma questo de divergncia, a qual j se passava no universo desta divindade, por assim dizer, uma ferida matando parte de Seu ser? Em Gen 2, 18, lemos que: O Senhor Deus disse: No bom que o homem esteja s; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.. Este pensamento divino que nos diz: No bom, vem comprovar que Deus j teria um plano para curar e restabelecer a harmonia csmica, com a inteno de estabelecer de uma vez por todas, limites onde dali para frente, no houvesse mais o perigo de progredir aquela situao de divergncia com a perfeio de sua criao csmica. Estancar a conseqncia do problema para cur-lo! No a fonte. Era necessrio tomar providncias sendo previdente e cordato com esta necessidade e Ele como sempre optou pela perfeio da infinidade de Sua Misericrdia e Amor. Com a criao da Mulher, inicia-se ai, o plano de toda a cura do cosmo divino e salvao de nossa humanidade consequente e conscientemente pecadora, e por isso distante de Deus, sendo essa a ferida no Amor Verdade. Com estas colocaes at aqui e conscientemente, deixando de lado, por enquanto, toda e qualquer preocupao em busca do entendimento desta pequena parte, que representa todos os fatos de como foi realizado a obra da criao da mulher Eva e como ela foi tentada por Lcifer, pulamos, portanto, para Gen 3, 6 onde encontramos a passagem em que Eva apresenta a Ado o fruto da rvore da Cincia do Bem e do Mal. Gen 3, 6: A mulher, vendo que o fruto da rvore era bom para comer, de agradvel aspecto e mui apropriado para abrir a inteligncia, tomou dele, comeu, e o apresentou tambm ao seu marido, que comeu igualmente. - (II Cor. 11, 3: Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e

6
se apartem da sinceridade para com Cristo I Tim. 2, 14: E no foi Ado que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgresso.).

Sendo assim, com este ato, esta rvore por suas razes, implantadas, agora, no leito do rio de amor eterno do corao do pai, faz com que esta seiva purssima que sai da natureza primria do Pai Criador, de seiva bruta deste afluente caudaloso, seja agora o sustentculo de uma estrutura geradora de frutos de morte, bem no centro do Paraso, com a tentao de se viver sem Deus, ou longe da dependncia do Amor de Deus. Podemos at imaginar, um leito de rio saindo do centro do Paraso, mais precisamente saindo do corao de Deus, passando pelas razes e mantendo viva uma rvore que d seus frutos de morte. Qual morte? A cincia ou a conscincia racional do mau. O pecado! Sendo uma linha dura, empedernida, gerando com ela a morte, mas mesmo assim, numa contradio para aquele local, estava sendo mantida pela graa de Deus, fazendo com que, o alimento gerado, pela soberba, mesmo tendo-se cincia de que o que estava se fazendo no agradava e feria o que o Bem. Mesmo assim, continuava-se, pois a inteno era mantida pelos frutos da carne e suplantava a necessidade do Tu, concentrando-se nica e exclusivamente nas necessidades do eu. Na realidade, isto nos lembra que o que nos afirmaram os santos at hoje por suas vidas quando nos disseram que tudo pecado, est muito certo. Tudo pecado! Pois at o nosso pensamento est na dependncia da carne, em sua dimenso existencial. Ento Deus quando viu que Ado e Eva, estavam escondidos com medo e com vergonha pelo que tinham feito, disse, em Gen 3, 22: Eis que o homem se tornou como um de ns, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois cuidemos que ele no estenda a sua mo e tome tambm do fruto da rvore da Vida, e o coma, e viva eternamente. Antes de continuar, quero lembrar, que por esta palavra o ns aqui afirmado por Deus, nos maravilha com o saber que j havia uma comunidade, pela qual se pode afirmar pelo nosso parco e impossibilitado conhecimento que eram: O Pai, o Filho e o Esprito Santo. Logo, para aqueles que no acreditam na Santssima Trindade, teriam que comear a ler a Bblia toda novamente tentando reciclar seus conhecimentos. Mas, continuando, vemos que em Gen 3, 23-24, vem: O Senhor Deus expulsou-o do jardim do den, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do den Querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da rvore da vida.

7
Tm aqui, vria observaes que teremos de fazer: E algumas delas so os fatos aqui relacionados com a rvore da vida, a qual o objeto desta anlise. O fato de ter colocado Querubins armados de uma espada flamejante, nos leva a uma importante observao, que : Uma Cruz para quem, por exemplo, foi menino como na minha poca de infncia onde brincvamos de espadas, justamente assim: toma-se duas hastes de madeira, uma maior e outra menor, unindo-as com a parte menor sendo colocada proximamente uma das extremidades da haste maior e,

pronto, a espada j est feita brincadeiras de criana.

(), agora s sair para as lutas, assim eram nossas

Mas aqui, est se falando de uma espada flamejante, esta questo que nos leva a considerar que esta no uma espada comum, mas sim, uma Cruz, com Cristo pregado nela, para nos lembrar que: por ai, pelo caminho da cruz, que o mal no capaz de seguir. Graas a Deus! E consequentemente, nos faz saber que o prprio Jesus, por Amor e Glria a ser dada ao Pai por Ele, nos est dizendo que, no propriamente Ele, Jesus quem salva, mas sim sua morte e morte de Cruz que nos abre o caminho de volta ao Paraso, onde est a rvore da Vida. J imaginou? Vamos, portanto, nos aprofundar um pouco mais na nossa viso da rvore da Vida Eterna, que neste contexto tem sua participao nesta seiva do corao do Pai, gerando a Vida Eterna, como a seiva elabora varrendo toda a extenso da vida dos batizados em Cristo.

O Rio de gua da Vida


Para falarmos e nos aprofundarmos aqui neste Rio de gua da Vida, ou Rio de gua Viva, teremos de lembrar de uma das consideraes, que acho das mais importantes neste caso, o fato de, a antiga morte, fruto antigo, foi vencida estando relacionada com o Velho Testamente, e a vida, a Vida Eterna, passou a ser a Nova Herana para o Novo Testamento, como fruto desta rvore que se mantm agora, fixada neste leito de Amor Misericordioso do Corao do Pai, pela Ao do Amor Sacrificante do Filho, banhado no Amor Santificante do Esprito Santo. Uma Espada, mas uma espada de dor eterna, que se mantm assim por necessidade da graa, onde o mal no pode ir para levar as suas desgraas, chamada a Cruz de Cristo. O interessante saber que esta graa, abrange tudo, at nossas desgraa, mas sim: se o deixarmos. Pois pela Lei do Amor, em Sua Santa Justia, todo esse poder santificador, somente pode agir, pelo nosso consentimento. Assim como o pecado tambm o faz, depois de termos dado o consentimento s tentaes. Da a verdade Absoluta em Deus: Como se pode ver, at a morte que surge sem a Sua vontade, no foi extinta como se tivesse que ser exterminada por no ser amada e no aceita, por estar causando a escurido, mas sim, foi aceita, absorvida e transfigurada em luz e vida, pois sempre fez e faz parte deste corpo mstico de Deus.

Por exemplo: duro aceitar o pecador e seu pecado, que chega at ns, que nos ofenda, nos fira de alguma maneira? Pois saiba que para Deus, muitssimo mais difcil de o fazer. Mas Ele j o fez. E nos espera pacientemente. simples ver: Em ns mesmos, se temos um brao ou uma perna todos tortos por serem defeituosos por algum tipo de paralisia, todos ns, de um jeito ou de outro no optamos por extirpar estes membros, mas a primeira vista o aceitamos incondicionalmente. Assim e foi com Deus, pois somos parte Dele, idiscutivelmente. Mas, como foi, ento? Temos de lembrar do fim ltimo dessa nossa anlise relacionado com a primeira passagem citada no texto: Apoc. 22: 1-5. Nesta relao entre o Velho e o Novo Testamento est toda a Cincia e Sabedoria desse Deus que se nos revela. Para tanto, vamos entender a dimenso desses parmetros de amor, de intenes divinas, e de fins ltimos, para chegar o mais conscientemente possvel e prximo do que este Deus tem preparado para ns, pois tudo est revelado nas Escrituras. Portanto, temos que entender o que significam algumas palavras abaixo: Pelo Dicionrio de Filosofia vem, que a palavra:

1. Arqutipo.
Do grego arch (comeo) e typo (modelo) significa modelo ideal, na filosofia idealista Em: DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionrio de Filosofia. Traduo de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993 . (Veja o termo Idealismo, no fim deste texto).
Ou seja: Um arqutipo : o um exemplo, um modelo, um molde, um padro, um prottipo, etc. (Veja, tambm, algumas observaes a mais sobre o este termo no final do texto.). e;

2. Anttipo
sm (gr anttypos) 1) Tipo oposto. 2) Teologia: Realidade de que um tipo o smbolo proftico: Cristo era o anttipo do cordeiro pascal. 3) Figura que representa outra.

3. Sombra: (Lembrando que j sabemos aqui, que o Velho Testamento


sombra do Novo Testamento, nossa nova e real herana).

s.f. Interceptao da luz por um corpo opaco: a sombra de uma rvore. Escurido, trevas, noite. Pintura Cores escuras, sombrias de um desenho; sombreados. Fig. Vestgio, leve aparncia: no h sombra de dvida. Fig. Mcula, defeito, seno.

9 Fig. Alma, esprito, viso, fantasma: a sombra de Aquiles. Fig. Pessoa que pela sua magreza parece um espectro, uma sombra. Fig. Pessoa que acompanha ou persegue constantemente outra: a sombra dele. O que perdeu o brilho, o poder, a influncia do que possua: uma sombra do que foi. Obscurantismo, estacionamento em relao ao progresso; prevalncia da tirania, do erro: esperemos que passe a sombra desses tempos. Solido. Mistrio, segredo. Sombras da morte, aproximao da morte. Sombras da noite, trevas, escurido. Fazer sombra a, obscurecer o merecimento de algum com o prprio valor. Lanar uma sombra sobre, obscurecer, diminuir a importncia de. Passar como uma sombra, ser de curta durao. Nem por sombra(s), de modo algum; sem possibilidade. Viver na sombra, viver na solido, em condies humildes. Ter medo da prpria sombra, assustar-se por qualquer coisa. Viver sombra de (algum), ser protegido, auxiliado por (algum). loc. prep. sombra de, debaixo de alguma coisa que produz sombra. Fig. Sob a proteo de. Fam. de m sombra, mal-encarado, taciturno. S.f.pl. Trevas, escurido. Sombras chinesas, espetculo em que se apresentam silhuetas negras numa tela transparente. Imprio, reino das sombras, regio dos mortos. O entendimento dessas palavras se faz absolutamente indispensveis para a correta interpretao da Sagrada Escritura, no entendimento em sua relao do novo e do velho testamento. Logo em nossa anlise a palavra "arqutipo", ao todo, pode ser uma pessoa bblica, ou coisa, ou ao, ou evento, ou cerimnia, ou estrutura, ou mobilirio, ou cor ou nmero, etc: sendo o que anuncia um "padro" do mesmo no Novo Testamento. Deve existir uma semelhana entre o arqutipo, a prefigurao dele no Antigo Testamento, e o anttipo, na realidade do Novo Testamento. Como entender isso? O anttipo sempre mais significante, para ns, pois diz respeito vida, e os dois so independentes um do outro. Vamos ver uma explicao, citando as passagens abaixo, como exemplos de: Arqutipos, como uma figura:

10
1. Rom 5: 14: No entanto, desde Ado at Moiss reinou a morte, mesmo sobre aqueles que no pecaram imitao da transgresso de Ado (o qual figura do que havia de vir). e; 2. Heb 9:9: Isto tambm uma figura que se refere ao tempo presente, sinal de que os dons e sacrifcios que se ofereciam eram incapazes de justificar a conscincia daquele que praticava o culto..

Arqutipos, como exemplos: 1. 1 Cor 10:6: Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de no cobiarmos coisas ms, como eles as cobiaram.;
2. 2 Tes 3:9: No porque no tivssemos direito para isso, mas foi para vos oferecer em ns mesmos um exemplo a imitar. e; 3. 2 Ped 2:6: se condenou destruio e reduziu cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra para servir de exemplo para os mpios do porvir;

Arqutipos, como um arqutipo:


1. 1 Cor 10:11: Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador. e; 2. Heb 11:19: Estava ciente de que Deus poderoso at para ressuscitar algum dentre os mortos. Assim, ele conseguiu que seu filho lhe fosse devolvido. E isso um ensinamento para ns! .

bom saber que quase todo o captulo de Heb 11, dedicado tipologia do Antigo Testamento. Veja o exemplo no livro do xodo, em Ex 12: 37-42, temos um arqutipo do regresso de Jesus Cristo depois de sua fuga para o Egito,
Ex 12: 37-42: 37. Os israelitas partiram de Ramss para Socot, em nmero de seiscentos mil homens, aproximadamente, sem contar os meninos. 38. Alm disso, acompanhava-os uma numerosa multido, bem como rebanhos considerveis de ovelhas e de bois. 39. Cozeram bolos zimos da massa que levaram do Egito, pois esta no se tinha fermentado, porque tinham sido lanados fora do pas e no puderam deter-se nem fazer provises. 40. A permanncia dos israelitas no Egito durara quatrocentos e trinta anos. 41. Exatamente no fim desses quatrocentos e trinta anos, todos os exrcitos do Senhor saram do Egito: 42. Foi uma noite de viglia para o Senhor, a fim de tir-los do Egito: essa mesma noite uma viglia a ser celebrada de gerao em gerao por todos os israelitas, em honra do Senhor.

11

ento, vejamos Mat. 2: 21 no Novo Testamento: Mt 2: 21:


21. Jos levantou-se, tomou o menino e sua me e foi para a terra de Israel.

O man no deserto em, Ex 16:31:


31. Os israelitas deram a esse alimento o nome de man. Assemelhava-se semente de coentro: era branco e tinha o sabor de uma torta de mel.

um "arqutipo" do "anttipo" de Cristo a Sagrada Eucaristia, citada em Mt 26: 26:


26. Durante a refeio, Jesus tomou o po, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discpulos, dizendo: Tomai e comei, isto meu corpo.

gua da rocha que Moiss feriu em x 17:1-6 um "arqutipo" do sangue de Cristo.


1. Segundo uma ordem do Senhor, toda a assemblia dos israelitas partiu, por etapas, do deserto de Sin. Acamparam em Rafidim, onde no havia gua para o povo beber. 2. E vieram ento contender com Moiss: D-nos gua para beber disseram eles. Moiss respondeu-lhes: Por que procurais contendas comigo? Por que provocais o Senhor? 3. Entretanto, o povo que ali estava privado de gua e devorado pela sede, murmurava contra Moiss: Por que nos fizeste sair do Egito? Para nos fazer morrer de sede com nossos filhinhos e nossos rebanhos? 4. Ento dirigiu Moiss esta prece ao Senhor: Que farei a este povo? Mais um pouco e iro apedrejar-me. 5. O Senhor respondeu a Moiss: Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos ancios de Israel; toma na mo tua vara, com que feriste o Nilo, e vai. 6. Eis que estarei ali diante de ti, sobre o rochedo do monte Horeb ferirs o rochedo e a gua jorrar dele: assim o povo poder beber. Isso fez Moiss em presena dos ancios de Israel.

Oz morreu ao tocar fisicamente e imprudentemente na Arca em II Sm 6: 6-7:


6. Quando chegaram eira de Nacon, Oza estendeu a mo para a arca do

12
Senhor e susteve-a, porque os bois tinham escorregado. 7. Ento a clera do Senhor se inflamou contra Oza; feriu-o Deus por causa de sua imprudncia, e Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus.

Este um "arqutipo" de uma morte espiritual por participar na Sagrada Eucaristia indignamente, como em I Cor 11: 27
27. Portanto, todo aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor indignamente ser culpvel do corpo e do sangue do Senhor.

importante salientar que a realidade da morte espiritual maior do que a morte fsica do "arqutipo". Pois o "anttipo" do Novo Testamento muito superior ao "arqutipo" no Antigo Testamento. Como o que dissemos sobre o caminho que o pecado percorre na estrutura do homem: Seu corpo, alma e esprito. Sendo assim, Ado passa a ser um tipo de Cristo, como Melquisedeque, Moises e o Rei Davi. Os "arqutipos" esto referenciados nos seguintes versos com palavras diferentes: Rom. 5:14:
14. No entanto, desde Ado at Moiss reinou a morte, mesmo sobre aqueles que no pecaram imitao da transgresso de Ado (o qual figura do que havia de vir).

1 Cor 10:2,6,11:
2. 6. todos foram batizados em Moiss, na nuvem e no mar; Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de no cobiarmos coisas ms, como eles as cobiaram.

11. Todas estas desgraas lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertncia nossa, para ns que tocamos o final dos tempos.

Heb 3: 1 - 4:11, 11:19:


1 Portanto, irmos santos, participantes da vocao que vos destina herana do cu, considerai o mensageiro e pontfice da f que

13
professamos, Jesus. 2. Ele fiel quele que o constituiu, como tambm Moiss o foi em toda a sua casa (Nm 12,7). 3. Porm, tido muito superior em glria a Moiss, tanto quanto o fundador de uma casa mais digno do que a prpria casa. 4. Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas Deus. 19. Estava ciente de que Deus poderoso at para ressuscitar algum dentre os mortos. Assim, ele conseguiu que seu filho lhe fosse devolvido. E isso um ensinamento para ns!

1 Tes 1: 7 (modelo):
7. de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiis da Macednia e da Acaia.

1 Pe 03: 21 (contrapartida) :
21. Esta gua prefigurava o batismo de agora, que vos salva tambm a vs, no pela purificao das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma conscincia boa, pela ressurreio de Jesus Cristo.

1 Pe 05: 3 (modelo):
3. no como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos so confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.

Ap 21:01 - 22:05:
1. Vi, ento, um novo cu e uma nova terra, pois o primeiro cu e a primeira terra desapareceram e o mar j no existia. 2. Eu vi descer do cu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalm, como uma esposa ornada para o esposo. 3. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernculo de Deus com os homens. Habitar com eles e sero o seu povo, e Deus mesmo estar com eles. 4. Enxugar toda lgrima de seus olhos e j no haver morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condio.

14
5. Ento o que est assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras so fiis e verdadeiras. 6. Novamente me disse: Est pronto! Eu sou o Alfa e o mega, o Comeo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da gua viva. 7. O vencedor herdar tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele ser meu filho. 8. Os tbios, os infiis, os depravados, os homicidas, os impuros, os malficos, os idlatras e todos os mentirosos tero como quinho o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte. 9. Ento veio um dos sete Anjos que tinham as sete taas cheias dos sete ltimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10. Levou-me em esprito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalm, que descia do cu, de junto de Deus, 11. revestida da glria de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino. 12. Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13. Ao oriente havia trs portas, ao setentrio trs portas, ao sul trs portas e ao ocidente trs portas. 14. A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apstolos do Cordeiro. 15. Quem falava comigo trazia uma vara de ouro como medida para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha. 16. A cidade formava um quadrado: o comprimento igualava largura. Mediu a cidade com a vara: doze mil estdios. O comprimento, a largura e a altura eram iguais. 17. E mediu a muralha: cento e quarenta e quatro cvados, segundo a medida humana empregada pelo anjo. 18. O material da muralha era jaspe, e a cidade ouro puro, semelhante a puro cristal. 19. Os alicerces da muralha da cidade eram ornados de toda espcie de pedras preciosas: o primeiro era de jaspe, o segundo de safira, o terceiro de calcednia, o quarto de esmeralda, 20. o quinto de sardnica, o sexto de cornalina, o stimo de crislito, o oitavo de berilo, o nono de topzio, o dcimo de crisparo, o undcimo de jacinto e o duodcimo de ametista. 21. Cada uma das doze portas era feita de uma s prola e a avenida da cidade era de ouro, transparente como cristal. 22. No vi nela, porm, templo algum, porque o Senhor Deus Dominador

15
o seu templo, assim como o Cordeiro.

Com isto vemos que a realidade do Novo Testamento infinitamente melhor do que os "arqutipos" do Velho Testamento aqui mencionados.
________________________________________

Pensando como se estivesse interceptando a fonte luminria de uma pessoa ou de um objeto do Novo Testamento haver sempre uma Sombra que a sua imagem transmitida. O dicionrio nos define sombra como uma imagem ou cpia imperfeita. Isto muito interessante pois nos mostra que a sombra est distanciada de sua causa, e portanto, uma vista muito inferior de seu anttipo o qual e a pessoa ou o objeto que a forma. Portanto uma sombra pode tambm ser vista como um arqutipo uma vez que prefigura ou antev um anttipo. Veja que importante esta passagem: A lei, por ser apenas a sombra dos bens futuros, no sua expresso real, de todo impotente para aperfeioar aqueles que assistem aos sacrifcios que se renovam indefinidamente cada ano. Heb 10: 1. Isso nos leva a algumas concluses muito interessantes e nos oferece uma importantssima chave para a compreenso da Bblia. "Ningum, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espcies de festas ou de luas novas ou de sbados. Tudo isto no mais que sobra do que devia vir. A realidade de Cristo. Col 2: 16-17. D para enxergar, por exemplo, que, o sbado somente a sombra da missa do domingo, para os catlicos? A realidade do Novo Testamento muito mais grandiosa do que a sua prefigurao no Antigo Testamento. Diante de vs, no passamos de estrangeiros e peregrinos, como todos os nossos pais; nossos dias na terra so como a sombra, sem que haja esperana. I Cron. 29: 15. A nossa curta vida na Terra passa a ser o arqutipo do anttipo da vida eterna, prometida para depois da nossa morte. Eva o arqutipo de seu anttipo a Santssima Virgem Maria. Lembrando que Eva foi criada sem pecado original, logo se a Virgem Maria

16 fosse fruto do pecado original, recebendo-o como muitos dizem, estaramos, ento, afirmando uma coisa ilgica, afirmando que a Virgem Maria teria efeito menor do que seu arqutipo Eva. Negando toda a realidade que nos afirma que o Novo Testamento tem uma realidade mais grandiosa do que a sua antecipao que est no Velho Testamento, e no o contrrio. Este leito de graa eterna, proibido anteriormente a Cristo, agora como herana de uma nova aliana neste Cristo, se faz presente, para regar nossas almas. E como este fruto est agora presente e sendo oferecido para todos ns, pelas Razes dessa rvore de Viva Graa Divina, que traz e oferece para todos ns o fruto regado em Deus, para nos fazer integrantes na nova famlia de Deus, sendo, ento, seus filhos. E como naturalmente estamos falando de uma nova famlia de Deus, quero comear a falar, tudo daqui para frente, sem esquecer de Maria nossa me, e sua participao neste processo. Pois ela a realidade que se apresenta pelo Novo Testamento. Um outro exemplo que mostra que a realidade do Novo Testamento muito mais grandiosa que a prefigurado no Velho Testamento est tambm no seguinte fato: O man no deserto infinitamente inferior Santa Eucaristia descrita em Jo 6: 1-70. Nunca na Sagrada Escritura um "arqutipo" do Velho Testamento nos assinalar a um smbolo no Novo Testamento: Isto teologicamente e filosoficamente lgico. A realidade do Novo Testamento infinitamente maior do que o seu prenncio no Velho Testamento. Se a Santa Eucaristia no fosse o corpo o sangue a alma e a divindade de Jesus Cristo, ento s haveria a sua prefigurao do Antigo Testamento sendo o Man Milagroso o seu superior anttipo. Concorda? E qual seria a consequncia disto? bom pensar mesmo, nisso, para no cair em armadilhas futuras! Mais alguns exemplos de arqutipos e tipos ... Deus criou o homem a sua imagem, Gen. 1: 27, e Deus nasceu com a imagem do homem, Luc. 2: 7.

17 Pela Arca de No no dilvio, somente 8 foram salvos, e no batismo, todos potencialmente foram salvos por meio da gua. 1 Pe. 3: 20-21. No den a rvore do fruto proibido, Gen. 3: 6, a que trouxe a morte a todos ns. E a rvore da Cruz a que consignou a vida eterna para todos ns. Isaac carregou a lenha para o holocausto em suas costas, Gen 33, 6, e Jesus carregou Sua Cruz em Suas Costa. Jo 19: 17. Moiss nasceu de uma escrava, Ex. 2: 5, Jesus nasceu de Maria, uma serva de Deus, Luc. 1: 38. Josu obteve o melhor da batalha com Amalec somente enquanto Moiss tinha suas mos levantadas, Ex. 17:8-13. A figura de Moiss um arqutipo da cruz de Cristo. Relembrando: A realidade do Novo Testamento muito mais grandiosa que a prefigurada no Antigo Testamento e no ao contrrio. E isto me faz enxergar Maria, como Joo a viu, toda revestida de Sol. Vamos pensar ento sobre a Nova Aliana vinda como O Novo Testamento nos dando um novo Tesouro, pela Arca desta Nova Aliana. Com isto vemos que: Eva a me de toda a humanidade, Gen. 3: 20. E Maria Santssima seu Anttipo, a Me de Deus. Jo 1: 1, 14. A Arca da Aliana do Antigo Testamento continha a palavra de Deus escrita em tbuas de pedra. Ela um arqutipo do anttipo no Novo Testamento: A Nova Arca da Aliana que a Santssima Virgem Maria, a que levou dentro de seu ventre, a Palavra Viva de Deus encarnada.

Ave Maria, a Nova Eva.


Quando repetimos conceito e os enxergamos de vrias maneiras abrimos nosso entendimento, portanto, se j entendemos o que so "Tipos e Sombras", neste caso j teremos aprendido que o Antigo Testamento prefigura pessoas, objetos e acontecimentos do Novo Testamento. Lembra do exemplo? Os "tipos" de Jesus Cristo so numerosos: Ado, Abrao, Jos, Moiss e Davi, s para citar alguns. O "tipo" do Velho Testamento sempre inferior realidade no Novo Testamento, ou o "anttipo" algumas vezes o seu oposto. Exemplo: Ado um "tipo" de Jesus Cristo, e Jesus at chamado "O ltimo Ado" como em: 1 Cr 15,45.

18

Portanto, temos um primeiro e um segundo Ado. Entretanto, Ado tinha Eva, a me de toda a humanidade. Com isto, aplicar tipologia na Escritura no seria vivel a no ser que houvesse um "tipo" de Nova Eva assim como h um Novo Ado. O propsito aqui mostrar que a Nova Eva, Maria, tambm tinha muitos "tipos" no A.T..

Eva, O "Tipo" do A.T


Criada sem pecado original, Gen. 2,22-25 Houve uma virgem, Gen. 2,22-25 Houve uma rvore, Gen. 2,16-17 Houve um anjo decado, Gen. 3,1-13

Maria, o Anttipo do N.T.


Criada sem pecado original, Lucas 1,28.42 Houve uma virgem, Lucas 1,27-34 Houve uma cruz feita de uma rvore, Mt 27,31-35 Houve um anjo fiel, Lucas 1,26-38

Uma serpente satnica a tentou, Gen. Um drago satnico a ameaou, 3,4-6 Ap 12,4-6,13-17 Houve orgulho, Gen. 3,4-7 Houve desobedincia, Gen. 3,4-7 Houve uma queda, Gen. 3,16-20 Morte veio atravs de Eva, Gen. 3,1719 Ela foi mencionada em Gn. 3,2-22 No podia se aproximar da rvore da vida, Ge.n 3,24 Um anjo a manteve fora do den, Gen. 3,24 Houve humildade, Lucas 1,38 Houve obedincia, Lucas 1,38 Houve redeno, Joo 19,34 A Prpria Vida veio atravs de Maria, Joo 10,28 Ela foi mencionada em Gn. 3,15 Aproximou-se da "rvore da Vida", Joo 19,25 Um anjo a protegeu, Ap. 12,7-9

Profecia da vinda de Cristo, Gen. 3,15 A Encarnao de Cristo, Lucas 2,7 O primognito foi um menino, Gen. 4,1 O primognito foi um menino, Lucas 2,7, Ap. 12,5

O primognito tornou-se um pecador, O primognito era o Salvador, Gen. 4,1-8 Lucas 2,34 A me de todos os viventes, Gen. 3,20 Retornou ao p, Gen. 3,19 A me espiritual de todos os viventes, Joo 19,27 Elevada ao Cu, Ap. 11,19,12:1

19

Vamos a uma pequena, mas importantssima observao: J que Eva foi criada sem pecado original, assim como Ado, ento as realidades desses "tipos" do Antigo Testamento tinham que ser tambm sem pecado original. Veja portanto: Sabemos que Jesus no tinha pecado original, e tambm Maria, a realidade de Eva no Novo Testamento, tinha que ser sem pecado original, ou ento Maria seria inferior seu "tipo", a Eva. Dando Valor a Tradio Patrstica e consequentemente ao magistrio da Igreja, vamos realar que aqui esta a grande questo: O que os Pais da Igreja, no seu incio, tinham a dizer sobre a "Nova Eva"? So Justino Mrtir, em cerca de 155 D.C., escreveu: "'... e que Ele se tornou Homem por meio da Virgem a fim de que o curso tomado pela desobedincia no incio, atravs do estratagema da serpente, possa ser tambm o mesmo curso pelo qual seria vencida. Pois Eva, virgem e imaculada, concebeu a palavra da serpente, e deu luz desobedincia e morte. Mas a Virgem Maria recebeu f e jbilo quando o anjo Gabriel anunciou-lhe as boas notcias de que o Esprito do Senhor desceria sobre ela e os poderes do Altssimo a cobririam com sua sombra, e, por conseguinte o Santo nascido dela seria chamado Filho de Deus. E ela respondeu "Faa-se em mim segundo a vossa palavra".'" Dilogo com Trifo (100) (Jurgens-141) Santo Irineu escreveu o seguinte entre 180-199 D.C.: "Conseqentemente, ento, Maria a Virgem prova ser obediente, dizendo "Eis aqui, Senhor, vossa serva; faa-se em mim segundo vossa palavra." Eva, entretanto, era desobediente; e quando ainda virgem, ela no obedeceu... tendo-se tornado desobediente, foi feita causa da morte para si mesma e para toda a raa humana; ento tambm Maria, prometida a um homem mas mesmo assim ainda uma virgem, sendo obediente, foi feita causa da salvao para si mesma e para toda a raa humana... Assim, o n da desobedincia de Eva foi desatado pela obedincia de Maria. O que a virgem Eva tinha atado na descrena, a Virgem Maria desatou atravs da f." Contra Heresias (3,22,4) (Jurgens-224)

Tertuliano escreveu o seguinte entre 208 e 212 D.C.: "Pois foi enquanto Eva ainda era virgem que a palavra do diabo se esgueirou para erguer um edifcio de morte. Da mesma maneira, atravs de uma Virgem, a Palavra de Deus foi introduzida para estabelecer uma estrutura de vida. Assim, o que foi posto em runas por este sexo, foi pelo

20 mesmo sexo reestabelecido na salvao. Eva acreditara na serpente; Maria acreditou em Gabriel. Aquilo que uma destruiu por acreditar, a outra, por acreditar, endireitou." A Carne de Cristo (17,5) (Jurgens-358)

Santo Agostinho escreveu em 396 D.C.: "Nosso Senhor Jesus Cristo, entretanto, que veio para libertar a humanidade, na qual tanto homens e mulheres esto destinados salvao, no era avesso a homens, pois Ele tomou a forma de um homem, nem a mulheres, pois nasceu de uma mulher. Alm disso, h aqui um grande mistrio: que justamente como a morte nos vm atravs de uma mulher, a Vida nos nasce atravs de uma mulher; que o diabo, derrotado, seria atormentado por cada natureza: a feminina e a masculina, j que se deleitou em enganar a ambas." Combate Cristo (22,24) (Jurgens-1578) A palavra "Ave", ao contrrio, torna-se "Eva". Sendo assim quero dar o fechamento de todos estes conceitos tomando a mesma passagem que citamos no incio deste texto, e comentar estes cinco versculos um a um: Apocalipse 22, 1-5 Vamos, portanto, voltar passagem apresentada no incio deste texto, e fazermos algumas anlises pretensiosamente, mais profundas dessas revelaes contidas ali: Quero iniciar perguntando:
O que foi que Joo narrou ter visto, nesse ltimo captulo, do ltimo

livro da Bblia, o de Apocalipse (Revelaes)? Vou dando o meu parecer pelo que acho ser o mais adequado depois de termos lido tudo o que se escreveu at aqui nesse texto: 1. Pelo versculo 1 vemos que: 1. Mostrou-me ento o anjo um rio de gua viva resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.

Esta a viso da nova verso da histria da criao da humanidade da graa, a qual lemos desde as primeiras palavras relatadas no livro do Gnesis, como a origem de tudo.

21 Mas, agora ele esta vendo mirades e mirades de batizados que formam o corpo mstico de Deus, movimentados pela graa santificante de todos os tempos, sendo derramada nessa humanidade desde seus primrdios no Novo Testamento, quando por este comeo Jesus disse: Tudo est consumado, e morreu corporalmente na Cruz. Para poder enviar o Esprito Santo a todos ns. A partir da, esta nova rvore, passou a ser a juno, ou seja: a unificao, uma unio transfigurante da rvore das trevas em luz de graa divinal. A antiga rvore da cincia do bem e do mal e a rvore da vida eterna passaram a ser uma s. Em Jesus Cristo Crucificado. Passando a ser agora, uma nica rvore, fruto da Crucificao e Morte de Cristo, que nos deu Seu Corpo Glorioso por Sua Ressurreio. Este corpo carrega em si, em suas mos, ps e no lado, as chagas que permaneceram, para demarcar a todos os que quiserem, o sentido e rumo do caminho de volta para o Paraso. Existe agora uma nica rvore sendo a unio das duas: a rvore da perdio enxertada na rvore da vida, enxerto este sendo sustentado pelas chagas de Cristo, dando agora o novo alimento, o novo man do deserto, o corpo mstico de Jesus, sendo a Santa Eucaristia. O Alimento da Vida Eterna! Que como Joo quer demonstrar-nos o que v, quando v o Corpo Glorioso de Jesus Ressuscitado. Ento veja, s: 2. Pelo versculo 2, vemos que: 2. No meio da avenida e s duas margens do rio, achava-se uma rvore da vida, que produz doze frutos, dando cada ms um fruto, servindo as folhas da rvore para curar as naes. Este versculo reflete o papel da Me da Graa, a nova Arca da Aliana, que se mantm presente na vida de todos os Filhos de Deus, at que o ltimo passe, por este rio caudaloso do Pecado Original, representando, tambm, o Rio Jordo como na passagem do povo judeu, em que naquele dia os Sacerdotes comandados por Josu, passaram a ps enxutos o rio Jordo. Na realidade quando os primeiros Sacerdotes Transportando a Arca da Aliana tocaram com suas plantas dos ps as guas do rio, estas se abriram e a Arca foi transportada, quero crer que tenha sido at o meio deste rio ficando ali at que o ltimo judeu atravessasse. Vamos ver como foi: Veja a passagem em Josu 3:
1. Levantando-se bem cedo, Josu desfez o acampamento e partiu de Setim com todos os filhos de Israel. Chegados ao Jordo, a se detiveram antes de atravesslo. 2. Passados trs dias, os oficiais atravessaram pelo meio do acampamento, 3. dando ao povo esta ordem: Quando virdes a arca da aliana do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a.

22
4. Haja entre vs e ela uma distncia de dois mil cvados aproximadamente. Guardai-vos de vos aproximar dela. Isso para que possais conhecer o caminho por onde deveis ir, porque nunca passastes por ele. 5. Josu disse ao povo: Santificai-vos, porque amanh o Senhor operar no meio de vs coisas maravilhosas. 6. Depois falou aos sacerdotes: Tomai a arca da aliana e ide, adiante do povo. Eles tomaram a arca da aliana e caminharam testa do povo. 7. O Senhor disse a Josu: Hoje comearei a exaltar-te diante de todo o Israel, para que saibam que, assim como estive com Moiss, assim estarei contigo. 8. Eis o que ordenars aos sacerdotes que levam a arca da aliana: quando chegardes ao Jordo, deter-vos-eis junto s guas do rio. 9. Ento Josu disse aos israelitas: Aproximai-vos e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus. 10. Por isso, prosseguiu ele, sabereis que o Deus vivo est no meio de vs, e que ele expulsar de diante de vs os cananeus, os hiteus, os heveus, os ferezeus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus. 11. Eis que a arca da aliana do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vs o Jordo. 12. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. 13. Logo que os sacerdotes que levam a arca de Jav, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com a planta dos seus ps as guas do Jordo, estas sero cortadas, e as guas que vm de cima pararo, amontoando-se. 14. O povo dobrou suas tendas e disps-se a passar o Jordo, tendo diante de si os sacerdotes que marchavam na frente do povo levando a arca. 15. No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus ps na beira do rio - o Jordo estava transbordante e inundava suas margens durante todo o tempo da ceifa -, 16. as guas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extenso, at perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sart; e as guas que desciam para o mar da plancie, o mar Salgado, foram completamente separadas. O povo atravessou defronte de Jeric. 17. Os sacerdotes, que levavam a arca da aliana do Senhor, conservaramse de p sobre o leito seco do Jordo, enquanto que todo o Israel passava a p enxuto. E ali permaneceram at que todos passassem para a outra margem.

Como observao fica aqui o fato que o povo ao atravessar passou pelo leito do rio a uma distncia da Arca mais ou menos medindo 2 mil cvados, isto reflete quase 1 (um) quilmetro. A nosso ver, questo de respeito, coisa que os escolhidos e dedicados filhos de Deus, devem pensar muito em realizar, respeitando a Santa Me de Deus, como sua Rainha do Cu e da Terra, pois transporta em Si a graa crist para no Novo Testamento, e como o Judeu no Velho Testamento, respeitava a sua Arca da Aliana, que transportava a lei. Principalmente pela sua presena tipolgica de Me de todos ns, estando presente como Me da Igreja e como Igreja Eternamente presente, pela necessidade da graa que se desprende como os frutos de salvao, apresentados agora por Mos Imaculadas com poder de abrir, pela Misericrdia do Deus Vivo, o fluxo contnuo do rio caudaloso de pecado afixado pelo herana do pecado original. Destruindo assim o poder da condenao eterna para todos.

23 Mas a segunda parte deste versculo (parte b), tambm tem a sua importncia, e aqui fica a observao de algum que ama e respeita esta Senhora e a enxerga viva e presente na ao da Igreja de Cristo. Esta me Igreja, que continua apresentando a todos os filhos de Ado o novo Fruto da Vida gerado pela Misericrdia de um Deus que se crucifica milhares de vezes todos os dias. Em mdia 430 mil vezes ao dia, mdia do nmero de sacerdotes atualmente no mundo, para servir o alimento, matando a fome e a sede das almas peregrinas, que caminham neste deserto de volta para o Jardim do den, o Paraso, a terra que mana leite e mel. Porque doze frutos? Como doze meses ou todos os dias do Ano, para nos dizer que isto acontecer por todos os dias at o fim, at quando Jesus Voltar pela segunda vez. Tambm, porque abrange toda a raiz dos povos pelas suas origens e ramos familiares, em seus tempos e tradies. Mas, agora, por suas novas finalidades, abrangendo todos os ramos familiares da Famlia da Graa originada em Maria nossa Me e Me de Deus em Jesus. Da o porqu de Jesus ter escolhido 12 apstolos, para fundar a sua Igreja. 12. Tomai doze homens, um de cada tribo de Israel. Lembremos da frase: servindo as folhas da rvore para curar as naes, isso vem nos confirmar que a Igreja verdadeira aquela que fornece o Perdo Sacramental, para curar o povo de Deus. Sacramental por que Jesus. No nem arqutipo, nem tipo, nem sombra, e sim Jesus, vivo e presente em ao sobre ns. Que Poder tem nossa Igreja! Foi por isso que Jesus mesmo o fez, dando prioridade absoluta a esse perdo, mesmo, mais do que a qualquer outra cura, e o fez principalmente estando elevado na Cruz, para a Sua misso de nossa salvao, porque o perdo cura a alma antes do corpo. Verdade que todos deveramos nunca em instante algum esquecer. Mas, por que afirmar o que estamos dizendo no pargrafo anterior? Devemos enxergar essa rvore como a Cruz que est, agora, fincada no leito do rio de gua viva, abrindo passagem, como dito: No meio da avenida e s duas margens do rio, achava-se uma rvore da vida.

24 E pela lei da graa em suas origens, podemos dizer quer: Esta rvore a mesma espada que foi cravada no corao da Santa Me como foi profetizado pelo velho Simeo e como ocorreu realmente a 2000 anos atrs, pela paixo de seu filho Jesus. Podemos dizer, ainda, que Deus agora no se tem mais receio de deixar que o Novo Ado e a Nova Eva, se alimentem da rvore da Vida, pois pela lei da graa, em Sua Infinita Misericrdia, no existe maneira desta ao ser passiva, mas sim, somente pode ocorrer no plano ativo da Misericrdia e ao de Cruz. Graas a Deus! Eles se tornaram um de ns... No existe mais famlias vivendo em separado como no plano carnal, mas por essa Lei da Graa somente pode existir uma nica e total famlia. Esta a Lei e Justia do Batismo. Tentar os herdeiros da graas de outra maneira com certeza chover no molhado, pois feriramos os motivo do porqu Jesus quis ser batizado por Joo Batista. A Justia de Deus que muito diferente da que entendemos ou encontramos definida nos nossos dicionrios. Talvez pudssemos at entender o mistrio da Santssima Trindade, parando um bom tempo aqui para meditarmos tais significantes: Na prtica, quero tentar aqui deixar algum significado de anlise: Pensemos para nos ajudar numa simples frase: E todos so pelo um e um por todos, como no mistrio da Santssima Trindade. H uma revelao da santa Unidade do Amor Divino, aqui: o que se faz pelo outro tambm feito por mim e por ns, valendo esta verdade pelo mistrio que nos diz que: um est para o todo assim como o todo est para o um. Logo posso dizer que pela graa, a me me v, assim como te v ou nos v a todos como seu filho Jesus. Que mistrio profundo ser a Me da Graa! Isso o mesmo que ocorre com o Pai de todos ns. E como tambm a Igreja deve nos ver. A participao da Me neste processo de cura e salvao das naes ser a base por onde passa a graa necessria a ser derramada para todas as geraes dos filhos de Deus em Jesus. O Esprito Santo o Rio de gua Viva em toda sua abrangncia do todo em Graa de Deus pela ao deste Esprito Divino, que se

25 derrama do Corao deste Pai e de Jesus Cristo, como a seiva Bruta que passa por essa raiz chamada Maria, a qual passou a ser esse elo de Me e Filho, que possibilita a aproximao do humano ser, apesar de sua to grande pequenez e humanidade, a se aproximar do Santo Trono e ser agora, alm da imagem e semelhana de Deus, ser tambm em Deus, participando da Santssima Trindade, como filhos em Jesus Cristo, os Filhos pela misericrdia infinita do Pai. Somos visto pelo cu como filhos de Deus, outros Jesus. 3. Pelo versculo 3 vemos que:
3. No haver a nada de execrvel, mas nela estar o trono de Deus e do Cordeiro. Seus servos lhe prestaro um culto.

O Corpo de Jesus chagado pelas marcas da Santa Cruz e o Sangue derramado destas chagas, rega em ns a vida eterna, pelos Dons do Esprito Santo. Assim dizemos que: (Conclio Vaticano II). A Igreja deve ser contemplada como surgindo deste amor trinitrio, amor do Pai pelo Filho no Esprito Santo, depositados em Maria. Que nos faz possibilitados de achegarmos a este deleite de sublimidade. O mundo nos chamar sempre para a conscincia do material e a Cruz para a mortificao de todo o nosso egosmo, anseios e desejos pessoais, e assim por diante... A porta do Jardim do den estar onde est aquele que reconhece a Santa Cruz, como instrumento consciente de salvao, cura e libertao. Tendo consigo, e levando consigo esta verdadeira cruz plantada no seu corao, pois, j est dito, e revelado pela vida dos Santos:
que figurando vem a Terra Me, simbolizando o corao da Me Santssima, e a Cruz como a espada que transpassa seu corao, e cria-se assim um leito de fonte sublime, onde, o contedo desta gua vem da Vida Eterna, da Santssima Trindade, pregada neste madeiro.

Voc v o resultado disto como So Joo viu e relata nos captulos 21 e 22 do Apocalipse? bom ler estes captulos para averiguar, pois este santo apstolo tem um particular muito importante, vejamos:

26 Qual Santo teria mais propriedades para relatar isto para ns, seno aquele que foi posto para viver com nossa Me Maria pelo prprio Jesus seu filho em Seu lugar? Quanta intimidade devem ter tido, e quantas coisas Joo soube que no esto reveladas nas escrituras? Logo o que fica de tudo isto que, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, nos levam herana eterna, por Maria. E isso que Joo est nos dizendo. E isto tudo est, onde est aquele que entregou seu corao a Jesus, pela verdadeira converso e batismo, e que se alimenta dessa rvore Divina. Por que, ento, viver no mundo como se tudo existisse s para nossos interesses pessoais, se a Cruz nos diz, absurdamente, o contrrio? Cabe ai um estudo profundo da mortificao pessoal para a descoberta do que santo e santificador. Conhecer a plenitude do Santo Perdo, que transforma e apaga, desde a lembrana, at o que substncia e conseqncia do erro e do pecado, na criatura aps a criao. Entender por que Jesus disse, como Deus e sendo Deus e homem filho de Deus, as Palavras: Perdoai-os Meus Pai, porque no sabem o que fazem... . O Paraso estar onde Jesus est verdadeiramente, com suas Santas Chagas de Cruz, plantado no centro do reino do corao do homem para que O ame, e no mais somente no lado do oriente, como est escrito em (Gen. 2,8). Pois a Me nos unifica nesta filiao de cruz por seu santo Filho. Lembre-se que as palavras ditas em (Gen. 3, 22) ... se tornou um de ns ... , est agora, diante de ti, diante de ns, no semblante de Deus que mora em ns, e todo o preo j foi pago. O que se espera, agora, pela liberdade do amor e livre arbtrio de quem amam, que a responsabilidade da manuteno da graa, continue sendo sua e minha para toda a nossa eternidade em particular. Observaes para cada um de ns: 1. Voc, ento, no fica intrigado em saber que ficaram anjos querubins armados de (uma) espada flamejante,

27 guardando a entrada do caminho de volta para o Jardim do den. ? 2. Contemplando deste modo a cruz, e conhecendo a misericrdia desse Deus, voc no fica preocupado em saber que existem pessoas por ai buscando determinadas religies, achando que suas dvidas materiais iro ser sanadas pela f e que ficaro ricos no mundo e, caem na enganao do demnio. O mesmo reflexo do pecado na criao? 3. Qual a Igreja que alimenta seus fieis com o po do cu, mostrando para os seus que agora a rvore da conscincia do bem e do mau, est enxertada na rvore da Vida Eterna, nos dando, por isso, a eternidade, pois nos transforma em um s com Deus, pelas santas Chagas de Jesus, que traz a presena de Deus Pai, abrindo as portas do Jardim do den, como chagas constantemente abertas, para receber seus filhos, pelo amor do Esprito Santo? 4. Qual a Igreja que tem em Maria, a santa me, que a Nova Jerusalm, aquela que tantas religies ainda no descobriram. Que a esto e estaro esperando chegar, mas que para ns, j est ai, a Nova Jerusalm Celeste, pois e sempre ser a nossa terra me da graa, sendo Me da vida em Jesus e Me de nossa vida por Jesus? 5. Qual a Igreja que tem suas portas abertas, como o corao de Jesus que foi aberto pela lana, e mantm esta chaga aberta e presente, para que todos possam entrar e em nosso ntimo do corao possamos escutar, novamente, a frase dessa Nova Eva, que agora, preocupada com nossas bodas com o cordeiro, e com nossa nova bebida, e alimento, est aqui, como no Cu Eterno, dizendo-nos: Fazei tudo o que ele vos disser. Obrigado mezinha. Tu s a minha Igreja, s a minha Nova Jerusalm. Meu Jardim Celeste. Este o nosso desafio, em Jesus! No devemos nunca esquecer do poder do pecado. Ele estanca a Seiva da Vida, para todos aqueles que esto enxertados em Deus por Cristo, e esta nossa realidade de hoje.

28 Precisamos lembrar que: Maria tem, e sempre ter, a bandeira da verdadeira Igreja, que a Cruz da Santssima Trindade, cravada em seu Corao. Este versculo, portanto, est nos revelando a Mstica Cidade de Deus a Nova Jerusalm, a que Salomo nos revela com tanta nfase em seus livros metaforizando a Sabedoria, destacando Maria com seus Atributos fundamentado por Deus que a criou, como sendo cada um de seus fundamentos e alicerces como pedras Preciosas. Revelao destacada tambm, com muitas propriedades e bom senso, pela Irm Maria de Jesus de greda, em seu Livro: A Mstica Cidade de Deus. Para aqueles que tm dificuldades de reconhecer a maternidade de Nossa Me e Rainha Maria Santssima, tente ler o texto abaixo, na tentativa de descobrir o porqu de Maria ser o endereo de todas as graas, e com isto enxergar, tambm, a Nova Jerusalm Celeste nesta Me. O Ttulo : Os dons do Esprito Santo em Cristo em Maria Santssima e nos homens Nossa Me, e me do todo, pela natureza do substancial no gerado, possuiu na sua existncia humana temporal, e possui sempre, por ser assunta aos cus, todos os dons do Esprito Santo, com direitos a essa posse, sendo Me do Verbo divino de quem procede o mesmo Esprito e a quem os dons so atribudos. Medidos pela dignidade especial de Me, coerente que estes dons estejam Nela na devida proporo, com tanta vantagem sobre todas as demais almas, quanto existe a diferena em ser Ela Me de Deus e as demais apenas criaturas Suas. Alm desta razo, por causa de sua dignidade, dinamizada pela existncia de todas as virtudes em sua plenitude, e a impecabilidade. A Grande Rainha a criatura mais prxima do Esprito Santo, enquanto as demais esto muito distantes, tanto pela distncia da culpa, como por serem criaturas comuns, sem especial afinidade com o divino Esprito. Se em Cristo, nosso Redentor e Mestre se encontram os dons, como em sua fonte de origem, em Maria, sua digna Me, esto como em reservatrio ou mar, donde so distribudos a toda a Igreja.

29 Salomo declarou-o nos Provrbios (9, 1-2), sob a metfora da Sabedoria que para si edificou uma casa sobre sete colunas ... . Nela preparou a mesa, serviu o vinho e convidou os pequenos e insipientes, para tir-los do infantilismo e ensinar-lhes a prudncia. Muitas palavras no se fazem necessrio, pois todos os catlicos sabem que Maria Santssima esta magnfica habitao do Altssimo. Edificada sobre os alicerces destes sete dons, para sua beleza, solidez e para ser servido nesta casa mstica, o pblico banquete de toda a Igreja. Em Maria est preparada a mesa para todos os desprovidos e ignorantes filhos de Ado se saciarem da influncia e dons do Esprito Santo. Na soberana Rainha do cu, todos os dons do Esprito Santo no estiveram s no grau suficiente e comum que, conforme a prpria capacidade, todos possuem, pois isto se d com os outros santos. Nesta Senhora encontraram-se com privilgios e excelncias especiais que no pde caber em santo algum, nem seria possvel a algum inferior a Ela. Ficando entendido em que consiste o temor santo, a piedade, a fortaleza, a cincia e o conselho, dons, especiais do Esprito Santo, dilate-se o julgamento humano e o entendimento anglico, para imaginar o mais elevado, nobre, excelente, perfeito e divino. Tudo quanto podem conceber todas as criaturas reunidas, ainda estar abaixo dos dons de Maria. O menor deles o supremo do pensamento criado, assim como o supremo nesta Senhora e Rainha das virtudes toca, de certo modo, ao nfimo de Cristo e na Divindade. O mais profundo que estes sublimes e excelentssimos dons do Esprito Santo, so a emanao pela qual a Divindade se comunica s almas santas e, por isto, no so limitados como o sujeito que os recebe. Este o segredo: Se as criaturas se esvaziassem dos afetos e amores terrenos, ainda que seu corao seja limitado, participariam sem medida da torrente da divindade infinita, atravs dos inestimveis dons do Esprito Santo. Lembrando ainda que: Os dons do Esprito Santo vo mais longe. Elevam as virtudes sublime perfeio e constituem o ornamento e formosura com que a alma se dispe, se aformoseia e agracia para entrar no leito do Esposo, onde, por admirvel modo, se une divindade em esprito e vnculo de

30 eterna paz. Deste felicssimo estado sai fortalecida e fiel para praticar hericas virtudes. Estas por sua vez, fazem-na voltar ao mesmo princpio donde saiu, DEUS, a cuja sombra descansa (Cant 2, 3) sossegada e serena, sem ser perturbada pelos furiosos mpetos das paixes e seus desordenados apetites. Esta felicidade, contudo conseguida por poucos, e s conhecida pela experincia de quem a recebe. No entanto, a estultice dos mortais, infelizmente, os torna surdos; a mpia malcia, escarnecedores; e a incrdula perversidade os afasta de Deus, cuja sabedoria no encontra lugar no corao malvado (Sab 1, 4), nem no corpo escravo do pecado. E ainda, devemos sempre lembrar, que para a eternidade s existe dois caminhos: o que leva eterna morte, pelo desprezo da virtude e pelo desconhecimento da Divindade; e o que leva eterna vida, pelo fecundo conhecimento do Altssimo, pois nisto consiste a vida eterna: o que conheam a Ele e ao seu Unignito que enviou ao mundo. (Jo 17, 3). O caminho da morte seguido por inmeros nscios (Ecl 1, 15) que desconhecem a prpria ignorncia, presuno, soberba e formidvel insipincia. Mas, Deus nos chama para sua admirvel luz ( I Ped 2, 9), e nos faz renascer filhos da luz. Neste renascimento, nos d novo ser pela f, esperana e caridade, que nos torna seus, e herdeiros do divino e eterno Gozo. Como o Sol material a ningum nega seu calor e luz, uma vez que tenham capacidade e disposio para receber a energia de seus raios, assim a Sabedoria, a ningum se negaria e ocultaria. Mais do que isso: nos altos montes, nas estradas reais (Prov 8, 1), nos atalhos mais escondidos e nas portas e praas das cidades, convida e chama todos a si.
Abadessa Irm MARIA DE JESUS de greda

Esta a Igreja renovada na viso de Joo que reconhece a importncia de Maria, pela sua presena constante no dia a dia de seus fiis, e capacidade de abrir o Jordo dos nossos pecados de herana, por ser a Imaculada Conceio.

31 Como um filho tem em sua me todo o fundamento e dimenso do amor materno sempre presentes, lembramos que, o contrrio disto, uma inconvenincia. Seria como tentar ter a herana da graa, desprezando a Maternidade desta Graa. Como se quisssemos ser filhos somente adotivos sendo que j somos filhos naturais. Coisa naturalmente impossvel. Somente o pecado da enganao de Satans o pode fazer, pois estamos em seu reino. Lembrando que, sem a inteno de ofender, mas de esclarecer, que: Mesmo um animal irracional reconhece em sua me a sua maternidade. Somente uma Besta, das besta, pode chegar ao ponto de tentar negar em si o que naturalmente visvel, pela imagem e semelhana do Deus das graas perene em todos os batizados. A maternidade de sua me. Pois a misericrdia pelo Esprito Santo, nos capacita a aceitarmos esta filiao ou at mesma negarmos a filiao e mesmo assim sermos filhos batizados, mas o perigo que se escolhermos estar fora desta misericrdia, o qual um passo, como o de Ado e Eva, a sim, ser impossvel fazermos o contrrio do que o mal quer, que aceitar o bem de Deus, vindo a ns por sermos Filhos de Deus. Este o sentido da morte eterna para aqueles que pecam contra o Esprito Santo. Olha ai o perigo para aqueles que escolheram por vontade prpria em seu entendimento pessoal, no aceitar a Maternidade da Graa vinda por Maria, Nossa Senhora. como a verdade do verso da Bblia que nos afirma, que para aquele que no tem o Esprito Santo, se torna impossvel at dizer o nome de Jesus. Sendo assim, podemos lembrar, tambm, de todos aqueles que mesmo sendo batizados e crismados, optaram por negar at a f de sua religio. Temos que realar aqui a frase declarada neste versculo:

32 No haver a nada de execrvel, mas nela estar o trono de Deus e do Cordeiro:

Vamos ento analisar algumas particularidades de Maria: Entro aqui em alguns assuntos que no se sabe porque so to difceis de serem aceitos por alguns: A Imaculada conceio: Todos Pecaram Romanos 3,23

"...com efeito, todos pecaram e todos esto privados da glria de DEUS." Rom 3,23. Os que protestam contra a Igreja Catlica, mostram este versculo como uma "prova" contra a Imaculada Conceio da Bem-Aventurada Virgem Maria. Mas, esquecem-se, como mostramos anteriormente, pelo seu Arqutipo, em Eva, da impossibilidade de aceitarmos esta verdade. A Imaculada Conceio significa que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi concebida e nasceu sem o pecado original. No vem que este versculo nem sequer se refere ao "Pecado Original", que imputado quase toda a humanidade pelo pecado de Ado e Eva. Digo quase todos, simplesmente porque a uns poucos no foi imputado o pecado original, a saber: Ado, Eva, Jesus Cristo e a Nova Eva (Nossa Me Maria). Logo, Romanos 3,23 s se refere aos pecados que cometemos de nossa livre vontade.

A palavra "Todos" somente ser verdadeira, se excluir as excees, vamos ver: Por exemplo:

33 Quanto a Jesus Cristo, Ele alguma vez pecou em Sua humanidade? E quanto a bebs e aqueles que sofrem de retardamento mental, que no tm o poder da razo, eles pecaram? As crianas abaixo da idade da razo pecaram? Pessoas senis e em coma pecaram? Conforme vemos h excees. Em Lucas 1: 6, quando lemos a respeito de Zacarias e Isabel, os pais de Joo Batista: "Ambos eram justos diante de DEUS e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor". Em Lucas 1, 15, quando lemos a respeito de Joo Batista: "Porque ele ser grande diante do Senhor e no beber vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua me ser cheio do Esprito Santo.". Esses versculos do a impresso de que Zacarias, Isabel e Joo Batista pecaram? Vemos claramente que h muitas excees ao termo "Todos pecaram". J que os prprios versculos acima nos mostram que h muitas excees palavra "TODOS", por que ento algum no poderia permitir mais uma exceo, a Me de DEUS? Portanto tem que haver alguns significados diferente, vamos ver: A palavra grega: "PAS", que significa "TODOS", pode ter significados diferentes como se mostra em outros versculos da Sagrada Escritura. Joo 12,19: "O mundo todo corre aps ele!" Isso quer dizer que todas as pessoas no mundo inteiro realmente correram para Cristo? Mt 3, 5-6: "Pessoas de Jerusalm, de TODA a Judia e de TODA a circunvizinhana do Jordo vinham a ele. Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas guas do Jordo." Isso quer dizer que TODAS as pessoas da Judia e da regio do Jordo foram batizadas? A frase "o mundo inteiro" no significa realmente todas as pessoas no mundo.

34 As palavras "mundo inteiro" e "todos" so usadas com inmeros significados diferentes na Escritura, e raramente querem significar literalmente todas as pessoas. Rm 11, 26: "TODA Israel ser salva.". Mas, sabemos com certeza que "TODA" Israel no ser salva. Rm 15, 14: "...estais cheios de bondade, cheios de "TODO" o conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros...". Aqui sabemos com certeza que a nica pessoa cheia de "TODO" conhecimento o Prprio DEUS. A palavra grega "pas", em muitos versculos da Escritura, significa apenas um "grande nmero", ou "muito, muitos". Pois h excees como para Jesus Cristo e para outras pessoas j indicadas acima. O significado poderia ser visto como "TODOS esto sujeitos ao pecado". No caso da Bem-Aventurada Virgem Maria, a iseno de pecado foi concedida por uma graa especial de DEUS.

1 Joo 3, 9: "Todo o que nascido de DEUS no peca."

Outra questo a ser considerada na Imaculada Conceio, : Maria a nova Arca da Aliana, pois Deus foi muito minucioso, prova disto est em como pediu para que os Hebreus construssem a Arca da Aliana em xodos 25. A Arca era muito sagrada porque continha a Palavra de Deus, escrita sobre a rocha, pesadas tbua de pedras. Era to sagrada que um simples ato de toc-la indevidamente ou ao acaso era causa de morte. 2 Sam 6: 2-8. Deus e o pecado so mutuamente exclusivos.

35 No seria razovel, portanto, dizer que quando Deus fez a Nave de sua Nova Aliana a Arca da Aliana, que continha Sua Palavra, o Verbo Encarnado Jesus Cristo, Ele foi da mesma forma meticuloso em form-la? Poderia Deus no vente de Maria, co-existir com o pecado original nesta nave? No justo dizer que essa Nave, Maria, teria que ser merecedora do Tesouro que levava em seu ventre? Ela tinha Jesus Cristo, a Palavra Encarnada em seu ser. Quem foi o primeira a chamar Maria, de Bendita? No foi Deus mesmo atravs do Arcanjo Gabriel em Lucas 1: 28. Se Deus disse, Salve, cheia de Graa, o Senhor contigo, neste mesmo versculo: Poderia Maria ter estado cheia de graa ou ser bendita ou ter o Senhor com Ela, se estivesse manchada com o pecado origina? Se respondssemos sim a isto, teramos que explicar esta resposta sem negar as Verdades em Deus. Deus no se junta a nada que esteja manchado: Sab 1: 4-5, Isa 59: 1-4,

Rom 1: 18-32, Apoc 21:27.

Por estas razes, Maria teve que ser imaculadamente concebida: Gen 3:

15, Ex 25: 8-40, Sab *4: 4, 18: 23, 51: 10, Sab 132: 8, *Cant 4: 7, *Sab 1: 4, Isa 59: 2, Eze 44: 1-3, Luc 1: 28, 42, *Jo 1: 1 e 1: 14 mais, Efes 5: 27, Tit 3: 7.
Os que protestam contra a Igreja Catlica, tm um problema em suas vidas que a Imaculada Conceio de Maria. Esta uma grande 'pedra de tropeo' para eles. Deixam de lado muito ponto importante. So capazes de baixar a Deus a um nvel humano para poderem explicar Seus caminhos.

36

Se no consegue explicar de um modo humano, ento dizem:

Isto simplesmente no poderia ter ocorrido.


Isto to mal quanto tentar elevar os caminhos humanos elevando-os ao nvel de Deus. Simplesmente no se pode faz-lo. Falham em no dar-se conta de que os caminha de Deus no so o nossos caminhos, nem so os pensamento de Deus, os nossos pensamento. Isa 55,

8-11.

Os meios humanos so inadequados para explicar os caminhos de Deus: A mente humana finita penosamente inadequada para compreender a mente infinita de Deus.

Vamos a umas simples perguntas: Cremos na doutrina da Santssima


Trindade? Porque? Ela est definida na Bblia? A resposta a esta ltima que ela no est.

Poderia algum explicar a doutrina da Santssima Trindade de um modo humano.


Como pode haver trs pessoas em um Deus? Se cremos na doutrina da Santssima Trindade, a qual no est definida na Bblia, e no se pode definir por modo humano:

Porque no crermos na Imaculada Conceio sob estas mesmas condies?

Cremos que Jesus Cristo tem em Si, uma natureza divina e outra natureza humana? Porque? Como podem haver duas naturezas em Jesus Cristo, co-existindo juntas,

37 onde a divina esteja conhecendo todas a coisas como em Jo 21: 17, e a humana tendo que aprender a aprender e ganhar sabedoria como em Lucas 2: 52?

Como explicar isto de uma maneira humana? Cremos na criao de Deus? Porque? Vamos explicar o ato da criao onde todas as coisas so feitas do nada? A Cincia por seus meios empricos e corolrios cientficos, em seu meio e lgica humana, tem nos dito que deve-se ter os tomos com os quais se comeou tudo. Cremos que Jesus Cristo foi concebido pelo Esprito Santo com a ajuda de uma pequena menina Judia chamada Maria? Porque? Como explicar a concepo de Jesus Cristo de uma forma humana? De onde veio a Semente deste homem?

Teotokos
Cabe aqui aprofundarmos mais um pouco e darmos uma pincelada na Doutrina do Teotokos:
Teotokos grego e seu significado 'Portador de DEUS'. E quem esse Portador de Deus aqui considerado? Maria Santssima, a Me de Deus. Quem mais levou a Deus? Isto est revelado em Joo 1: 1, ... e a Palavra era Deus, e em Joo 1: 14, ... e a Palavra se fez carne e habitou entre ns. Ento a Palavra, que era Deus, se fez carne: De onde veio a substncia da desta carne? Veio da Substncia de Maria. As mes do a luz s pessoas, no a naturezas, certo?

38 A pessoa de Jesus Cristo divina, no humana. Maria deu luz uma pessoa divina. Isto faz ser Teotokos, a Portadora de Deus, a Me de Deus. Em Lucas 1: 41-43, ...Isabel, ficou cheia do Esprito Santo. E

exclamou em alta voz, dizendo Bendita s tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre. Donde me vem a honra de vir at mim a me do meu Senhor?.
Isabel, estando cheia do Esprito Santo, chamou a Maria a Me de meu

Senhor.

Sabendo antes de tudo, que estar cheia do Esprito Santo significa o mesmo que dito em toda a extenso da Bblia. Logo, foi o prprio Esprito Santo quem disse estas palavras. No a Verdade?

E todos foram cheios do Esprito Santo e comearam a falar em lnguas estranhas, segundo o que o Esprito Santos lhes concedia. Atos
2:4.

Quem este meu Senhor exclamada aqui, por Isabel? No Deus? Ento Isabel estava chamando Maria de Me de Deus? Se isto foi o que ela estava dizendo, ento o Esprito Santo chamou a Maria a Me de Deus, no a Verdade? E se desejar negar esta verdade dizendo que no, a esta pergunta gostaria de escutar uma explicao plausvel para isto.

Se a terceira pessoa da Santssima Trindade chamou a Maria a Me de Deus, poderamos ns de alguma maneira neg-lo? Logo pode a Me de Deus ter pecado original em sua alma?

39 Esta doutrina de Maria, como a Me de Deus foi primeiro proclamada pela Igreja no Conclio de feso em 431. Vem portanto, a pergunta:

Se uniria Deus a algo Manchado, maculado pelo pecado, negando toda a verdade proclamada desde o Gnesis sobre a Sua Pessoa?
O se pode adiantar como resposta a esta pergunta que, h duas maneiras de se enfrentar uma enfermidade. Pode-se fazer tratamento para o cur-la, ou pode-se atac-la com a preveno. O pecado original no visto como a enfermidade da alma, como j o vimos? Ento vamos considerar a duas maneira pelas quais esta enfermidade pode ser atacada. Confirmando mais uma vez o versculo 2 de Apocalipse 22, em sua pare final que nos diz: No meio da avenida e s margens do rio, achava-se uma rvore

da vida, que produz doze frutos, dando cada ms um fruto, servindo as folhas da rvore para curar as naes.
Logo pelo Batismo, esta enfermidade pode ser limpa e curada, ou ela pode ser prevenida sendo lavada pela gua da graa de Deus, que se transborda da maternidade purssima desta Me, gerada e alicerada para as finalidades dos plano de salvao feito pelo Pai. Este o modo preventivo que somente existe no corao dos catlicos que acreditam em todo o bem que lhes vem por Maria. A alma criada por Deus ao concebido, quando a concepo ocorre, no ato da mesma.

Logo foi uma simples questo de preveno para o Criador do Universo a preveno do Pecado Original para livra de manchar a alma humana de Jesus Cristo, e sem dvida, Ele fez isto mesmo por Maria quando ela foi concebida. Em Isaias 64: 8, vemos: "E, no entanto, Senhor, vs sois nosso pai; ns

somos a argila da qual sois o oleiro: todos ns fomos modelados por vossas mos.

40 Em Jeremias 18:4-6,vemos: "Quando o vaso que estava a modelar no lhe

saa bem, como s acontece nos trabalhos de cermica, punha-se a trabalhar em outro sua maneira. Foi esta, ento, a linguagem do Senhor: Casa de Israel, no poderei fazer de vs o que faz esse oleiro? __ Orculo do Senhor. O que a argila em suas mos, assim sois vs nas minhas, casa de Israel..

Logo, Deus o Oleiro, somos a argila para que Ele nos modele como Lhe for conveniente. Vou escreve em maisculo esta passagem para que ela seja lida de maneira diferente, em seu ser: Romanos 9: 21, "OU NO TEM O OLEIRO PODER SOBRE O BARRO PARA FAZER DA MESMA MASSA UM VASO DE USO NOBRE E OUTRO DE USO VULGAR? Esta passagem Bblica, Rom 9: 21, deve ser citada sempre quando se quiser justificar a doutrina da Imaculada Conceio. "Porque nada impossvel para Deus." Lucas 1:37.
Devemos recordar que Deus j sabia que ela seria a me da Palavra Encarnada. O venervel Papa Pio IX declarou o dogma da Imaculada Conceio em 8 Dezembro de 1854. O decreto da Bula diz:

"Por conseguinte, pela inspirao do Esprito Santo, pela honra da Santssima Trindade, e para a gloria e ornamento da Virgem Me de DEUS, pela exaltao da f Catlica, e para a fomentao da religio Catlica, pela autoridade de Jesus Cristo Nosso Senhor, dos Santos Apstolos So Pedro e So Paulo e a prpria, declaramos, proclamamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Bem-Aventurada Virgem Maria oi preservada imune de toda a mancha da culpa original na primeira instncia da concepo por graa singular e privilgio de Deus Onipotente em ateno a os mritos de Cristo Jesus Salvador do gnero humano, est revelada por Deus e deve ser por tanto firme e constantemente acreditado por todos os fieis.

41

A Bendita Virgem Maria apareceu a Santa Bernadete em Lourdes, Frana, somente quatro anos mais tarde, em 1858. Quando Santa Bernadete lhe pergunto seu nome, a Santssima Maria respondeu, EU SOU A IMACULADA CONCEIO. Esta a confirmao do dogma.

Temos que lembrar que a doutrina da Imaculada Conceio no uma pedra de tropeo para os Catlicos. Ento, porque acaba sendo para os Protestantes?
Quem quer vomitar seu rio de lama, sobre Maria? Nada mais a declarar, sobre este versculo, somente a rezar e esperar.

4. Pelo versculo IV, vemos que: 4. Vero a sua face e o seu nome estar nas suas frontes. fcil notar por neste versculo, que est se falando de uma pessoa, mas para realar este fato em funo de sua importncia temos que continuar tratando de questes de importncia para a f nessa Nossa Senhora Rainha do Cu e da terra.

A Bem-Aventurada Virgem Maria a "Nova, ou Segunda Eva"...

"Mulher, isso compete a ns?" Joo 2,4 Este um versculo essencial, no qual Jesus afirmou que Ele o segundo Ado e Sua me, Maria, a Segunda Eva. A fim de colocar este versculo em perspectiva prpria, precisamos primeiramente analisar a palavra mulher e como esta usada em muitas passagens do Antigo e do Novo Testamento. DEUS fez a mulher da costela de Ado em Gnese 2,22.

42 No versculo seguinte, Ado diz: "Eis agora aqui, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamar mulher, porque foi tomada do homem". Perceba que a primeira mulher veio do homem, e depois disso, o homem veio da mulher. Ado um "TIPO" de Jesus Cristo conforme mostrado em Romanos 5,14 e I Corntios 15, 44-49. Em Gnese 3, a palavra mulher mencionada oito vezes. Em Gnese 3,15 temos o Proto-evangelho, a promessa de um redentor aps a queda do homem, a mulher, cujo Filho (ele) esmagar a cabea da serpente. Voc percebe que o Messias e Sua Me esto juntos l em Gnese 3,15? Eles esto juntos no primeiro livro da Bblia, e devemos ver, tambm, que esto juntos no ltimo. "...Portanto, como pelo pecado de um s a condenao se estendeu a todos os homens, assim por um nico ato de justia recebem todos os homens a justificao que d a vida. Assim como pela desobedincia de uma s pessoa (Eva) foram todos constitudos pecadores, assim pela obedincia de uma s (Maria) todos se tornaro justos." Romanos 5,18-19. "Eva, entretanto, foi desobediente; e quando ainda virgem, no obedeceu... tendo se tornado desobediente, foi feita causa de morte para ela mesma e para toda a raa humana; assim tambm Maria, prometida a um homem mas a despeito disso ainda virgem, sendo obediente, foi feita a causa da salvao para si mesma e para toda a raa humana. Assim, o n da desobedincia de Eva foi desatado pela obedincia de Maria. O que a virgem Eva atou com descrena, a Virgem Maria desatou atravs da f." Santo Irineu, Contra Heresias (3,22,4) (Jurgens-224) "Nosso Senhor Jesus Cristo, entretanto, que veio para libertar a humanidade, na qual tanto homens e mulheres esto destinados salvao, no era avesso a homens, pois Ele tomou a forma de um homem, nem a mulheres, pois foi nascido de uma mulher. Alm disso, h aqui um grande mistrio: que justamente como a morte nos vm atravs de uma mulher, a Vida nos nasce atravs de uma mulher; que o diabo, derrotado, seria atormentado por cada natureza: feminina e masculina, j que teve prazer em enganar a ambas." Santo Agostinho, Combate Cristo (22,24) 396 D.C. (Jurgens-1578). Ns temos o Novo Ado em Jesus Cristo e por conseguinte a Nova Eva em sua me, Maria.

A Bem-Aventurada Virgem Maria a "Nova Arca da Aliana"...

43 A Bem-Aventurada Virgem Maria "tipo" da Nova Arca da Aliana. O que aconteceu com a Arca da Aliana original do Antigo Testamento? Pensa-se que foi escondida por Jeremias em algum lugar perto do Monte Nebo durante o cativeiro dos Judeus e a destruio do templo de Jerusalm pelos Babilnios em cerca de 586 A.C. A Arca no foi vista desde ento. Veja Jeremias 3,16 e 2 Macabeus 2,4-8. No h meno do paradeiro da Arca de madeira depois destes versculos na Escritura. "No momento que Jeremias chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas no puderam ach-lo. Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que "esse lugar ficaria desconhecido, at que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericrdia"." 2 Macabeus 2,5-7 No livro do Apocalipse, o versculo 12,1 est ligado ao 11,19 pela conjuno "e". No texto grego (o Apocalipse foi escrito em grego por So Joo), a primeira palavra do versculo 12,1 "kai", que significa "e". importante mencionar o texto grego aqui porque algumas Bblias no incluem a palavra "e", e com essa omisso, quebram a conexo entre os dois versculos, prejudicando a continuidade do significado. Deve-se notar que a Bblia no foi sempre dividida em captulos e versculos conforme a vemos hoje em dia. No havia diviso de captulos at o sculo XIII e nem diviso de versculos at o sculo XV para o Antigo Testamento e at o sculo XVI para o Novo Testamento. Vamos examinar primeiro Apocalipse 11,19. As palavras de So Joo no versculo 11,19 indicam que ele viu o "templo" de DEUS sendo aberto, e dentro dele est a Arca da Aliana. Primeiramente,a pergunta: Existe um "templo" no cu, reminiscente do templo judeu? Vamos ver como a escritura responde a esta pergunta. "O Altssimo, porm, no habita em casas construdas por mos humanas..." At 7,44 "Sabemos, com efeito, que ao se desfazer a tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e no por mos humanas, uma habitao

44 eterna no cu." 2Corntios 5,1 Mais adiante no Apocalipse, So Joo descreve o templo conforme o viu... "No vi nela, porm, templo algum, porque o Senhor DEUS Dominador o seu templo, assim como o Cordeiro." Apocalipse 21,22. So Joo tambm descreveu este templo em seu Evangelho. "Destru vs este templo, e eu o reerguerei em trs dias." Joo 2,19 "Mas ele falava do templo do seu corpo." Joo 2,21 DEUS e Jesus Cristo, o Cordeiro, so o templo visto no cu. O tempo judaico era meramente um "tipo" da realidade do Novo Testamento, e foi totalmente destrudo pelos romanos em 70 D.C. Como o templo judaico e os sacrifcios de animais, eram o pice, a fonte e o centro do Judasmo, assim tambm o Sacrifcio do Cordeiro do novo templo, o pice, a fonte e o centro do Cristianismo. Esta Arca, mencionada em Apocalipse 11,19, a mesma Arca da Aliana do Antigo Testamento que foi escondida por Jeremias? J que o templo visto por So Joo no o templo de Jerusalm, ento a Arca que ele viu tambm no a Arca de madeira do Antigo Testamento, conforme o contexto. Concorda, ou no? Existe algo feito por mos humanas no cu? Sim, surpreendentemente, h as cinco chagas de Cristo, mas no existem objetos materiais feitos pelo homem. No poderia haver, pois o cu um lugar perfeito, e nada material e feito por mos humanas perfeito. Note os muitos versculos de "No construdos por mos humanas", At 7,48; 17, 24, 2 Cr 5,1, Hb 9,11, Hb 9, 24. A Arca vista no templo no cu no a caixa de madeira tipo que continha a palavra de DEUS, os dez mandamentos escritos nas pedras e dados a Moiss. a anttipo, ou seja, a Nova Arca da Aliana, a Bem-Aventurada Virgem Maria, que carregou A Palavra de DEUS em seu ventre. "Senhor, lembrai-vos de Davi e de sua grande piedade, como ele fez ao Senhor este juramento, e este voto ao Poderoso de Jac: "No entrarei na tenda em que moro, no me deitarei no leito de meu repouso, no darei sono aos meus olhos, nem repouso s

45 minhas plpebras, at que encontre uma residncia para o Senhor, uma morada ao Poderoso de Jac.". Ouvimos dizer que a arca estava em Efrata; ns a encontramos nas campinas de Jaar. Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus ps. Levantai-vos, Senhor, para vir ao vosso repouso, vs e a arca de vossa majestade. Vistam-se de justia os vossos sacerdotes, e jubilosos cantem de alegria vossos fiis. Pelo nome de Davi, vosso servo, no rejeiteis a face daquele que vos consagrado. O Senhor fez a Davi um juramento, de que no h de se retratar: "Colocarei em teu trono um descendente de tua raa. Se teus filhos guardarem minha aliana e os preceitos que eu lhes hei de ensinar, tambm os descendentes deles, para sempre, sentar-se-o em teu trono". Porque o Senhor escolheu Sio, ele a preferiu para sua morada. " aqui para sempre o lugar de meu repouso, aqui que habitarei porque o escolhi. Abenoarei copiosamente sua subsistncia, fartarei de po os seus pobres. Revestirei de salvao seus sacerdotes, e seus fiis, exultaro de alegria. A farei crescer o poder de Davi, A prepararei uma Lmpada para o que me consagrado, em sua fronte, porm, brilhar meu diadema. Salmo 132,1-18

Onde o lugar de repouso do Senhor? Leia Apocalipse 11,19 novamente, pois no cu, conforme So Joo narra. Entretanto, em toda a Sagrada Escritura, muitos versculos tm mais de um significado: um significado literal que fcil de ser percebido primeira vista e um significado espiritual mais profundo. Isto especialmente verdade no livro do Apocalipse onde pode haver muitas camadas de significados. Obviamente, Seu lugar de repouso tambm a Sua Igreja, a Nova Jerusalm (Is 65,18, Ap 3,12; 21,2-27), que desce do cu (Ap 21,2), e mencionada como ela em quatro lugares no Salmo 132 acima. Por que Ele se refere Sua Igreja usando o pronome ela? Quem est com Ele em Ap 11,19? Sua me, a Me da Igreja e a Nova Arca da Aliana.

46

A Igreja tambm apresentada como a Esposa de Cristo (Ef 5,29, Ap 21,2,9). Percebe como apontado anteriormente, no primeiro livro da Bblia em Gnese 3,15, que o Messias e Sua Me esto juntos? Vemos agora que tambm o esto no ltimo livro da Bblia no Apocalipse 11,19. Eles esto juntos tambm no meio, conforme se v logo abaixo: "Introduziu a arca no tabernculo; e, tendo pendurado o vu de separao, cobriu com ele a arca da aliana." xodo 40,21 "Ento a nuvem cobriu a tenda de reunio e a glria do Senhor encheu o tabernculo. E era impossvel a Moiss entrar na tenda de reunio, porque a nuvem pairava sobre ela, e a glria do Senhor enchia o tabernculo." xodo 40,34-35 A nuvem que cobria a tenda de reunio era chamada a Glria Shekinah. "O Senhor falou a Moiss, depois da morte dos dois filhos de Aaro, que foram mortos por se terem aproximado do Senhor. O Senhor disse-lhe: "Recomenda a teu irmo Aaro que nunca entre no santurio alm do vu, diante do propiciatrio que recobre a arca, para que no morra, porque apareo na nuvem por cima do propiciatrio." Levtico 16,1-2 O propiciatrio era a tampa da arca da aliana, e por cima dela repousava a glria de DEUS, a Glria Shekinah.

"...o Esprito Santo descer sobre ti, e a fora do Altssimo te envolver com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti ser chamado Filho de DEUS." Lucas 1,35 Explicando 1: 1. A palavra "envolver", usada em Lucas, tem o mesmo significado de cobrir, conforme usado em xodo para descrever como o Senhor "envolvia" seu tabernculo. 2. A Arca da Aliana continha man (alimento vindo do cu), a vara de Aaro (autoridade do Sumo Sacerdote), e os Dez Mandamentos (a Palavra de DEUS) (Hebreus 9,4). 3. Maria carregou em seu ventre a Palavra de DEUS (Joo 1,1-14) , o Sumo Sacerdote de DEUS (Hebreus 5,1-10) , e o Po que veio do cu (Joo 6,51), o anttipo do man. 4. A Arca do Antigo Testamento no poder ser vista at um tempo estipulado por DEUS. Entretanto, a Nova Arca da Aliana foi vista por So Joo no Apocalipse

47 11,19. Isto mostra que as duas Arcas da Aliana da Escritura no esto no mesmo lugar.

"Naquele dia Davi teve medo do Senhor, e disse "Como entrar a arca do Senhor em minha casa?" 2Samuel 6,9 "Donde me vem esta honra de vir a mim a me de meu Senhor?" Lucas 1,43 Explicando 2: 1. Em 2 Samuel 6,9: Davi fez a pergunta referindo-se Arca que continha a Palavra de DEUS em tabletes de pedra. 2. Em Lucas 1,43: Isabel fez a pergunta referindo-se Nova Arca que continha a Palavra de DEUS no ventre de Maria. Voc percebeu que quando Isabel chamou Maria de "a me do meu Senhor", ela estava realmente a chamando de Me de DEUS, como mostramos e quem inspirou Isabel a disser isso? Veja Lucas 1,41. 3. bvio que o versculo: 2 Samuel 6,9 um tipo do versculo no Novo Testamento.

"...Foi ento Davi e f-la transportar... para a cidade de Davi, no meio de grandes regozijos.... Davi danava com todas as suas foras diante do Senhor." 2 Samuel 6,1214 "Ora, apenas Isabel ouviu a saudao de Maria, a criana estremeceu no seu seio Lucas 1,41 Explicando 3: 1. Davi danou diante da Arca da Aliana que continha a Palavra de Deus escrita em tabletes de pedra. 2. So Joo Batista saltou no ventre de sua me Isabel, pois estava diante da Nova Arca da Aliana, Maria, que carregava a Palavra de DEUS em seu ventre. 3. Este mais outro exemplo de tipos e anttipos.

Agora para fazer a conexo entre os versculos do Apocalipse 11,19 e 12,1: "E apareceu em seguida um grande sinal* no cu: uma mulher revestida do Sol, a Lua debaixo dos seus ps e na cabea uma coroa de doze estrelas." *A palavra grega usada para sinal aqui shmeionh, que significa: 1. Um sinal, marca, smbolo, milagre ou maravilha. 2. Que por tal uma pessoa ou coisa se distingue das outras e conhecida.

48 3. Um sinal, prodgio, portento, uma ocorrncia fora do comum, transcendendo o curso comum da natureza. 4. De sinais trazendo eventos marcantes que acontecero brevemente. 5. De milagres e maravilhas pelas quais Deus autentica os homens enviados por Ele, ou pelos quais os homens provam que esto lutando pela causa de DEUS. 6. Semeion a mesma palavra grega que usada trs vezes em Lucas 11,29, onde Jesus disse que esta gerao exigia um sinal, um milagre de alguma forma. 7. Compare com Isaas 7,14: "Por isso o prprio Senhor vos dar um sinal: uma virgem conceber e dar luz um filho, e o chamar "Emmanuel." A virgem que concebe certamente um milagre como o tambm a mesma mulher vista no cu e vestida de sol. 8. Leia sobre muitos outros sinais milagrosos em Marcos 16,16-18 Em todo o captulo 12 do Apocalipse, 4 pessoas so mencionadas: H uma mulher, um drago, uma criana do sexo masculino, e uma pessoa mencionada pelo nome: Miguel. bvio que o drago satans, a antiga serpente, Ap 12,9. bvio, tambm, que Miguel um anjo, o arcanjo Miguel, Ap 12,7. bvio, ainda, que a criana do sexo masculino Jesus Cristo, Ap 12,5. J que trs das quatro pessoas do captulo so identificadas, ento o contexto demanda que a mulher tambm seja identificada como a que deu luz a Jesus Cristo, Ap 12,4-5. Ela a Bem-Aventurada Virgem Maria. O "Grande Sinal" a Bem-Aventurada Virgem Maria. H muitas camadas de interpretao do livro do Apocalipse, ento, secundariamente, a mulher do captulo 12 pode tambm ser vista como uma figura da Igreja. Uma coroa em sua cabea sinal de uma Rainha. As rainhas no Antigo Testamento eram as mes dos reis, no as esposas, desta forma, a me do Rei dos Reis, Maria, tambm a Rainha do Rei dos Reis. As doze estrelas se relacionam com os doze Apstolos, e em outra camada de significado, com as doze tribos de Jud.

49 Esta imagem da mulher vestida de sol e com a lua debaixo de seus ps, encaixa-se perfeitamente com a imagem da Virgem de Guadalupe conforme apareceu em 1531 onde agora a Cidade do Mxico. A mulher mencionada em Apocalipse 12,1 a mulher de Gnese 3,15, de Joo 2,4, e de Joo 19,26. Ela a mulher no primeiro livro da Bblia e a mulher no ltimo livro da Bblia, e a mulher nos livros intermedirios.

A Arca do Antigo Testamento era, entretanto, meramente um TIPO do anttipo da Arca da Nova Aliana. Lembra? Um "tipo" do Antigo Testamento nunca aponta para um smbolo do Novo Testamento, mas sempre para uma realidade que muito superior a este. A Arca da Aliana do Antigo Testamento foi feita com madeira incorruptvel... "E fars a arca da aliana de madeira incorruptvel..." xodo 25,10, (Septuaginta) A realidade do Novo Testamento infinitamente maior do que a prefigura do Antigo Testamento. Por isso, a Arca vista no cu, no apenas incorruptvel, mas tambm vastamente superior a seu tipo. A Arca devia ser recoberta (revestida ou coberta) por dentro e por fora com ouro puro, um smbolo de realeza. (xodo 25,11, Hebreus 9,4, 1Crnicas 28,18). Rainhas tambm usam coroas de ouro. A Nova Arca da Aliana est vestida de sol. A palavra grega para sol neste contexto helios, que significa o sol, ou os raios do sol, ou a luz do dia. O que significa "vestida de sol"? Novamente, o que nos diz a Escritura? "Porque o Senhor DEUS nosso sol e nosso escudo, o Senhor d a graa e a glria. Ele no recusa os seus bens queles que caminham na inocncia." Salmo 84,11 "Mas sobre vs que temeis o meu nome, levantar-se- o Sol de justia que traz a salvao em seus raios." Malaquias 4,2

50 Apresentamos duas passagens claras que igualam DEUS a um Sol. Explicando 4: 1. Referindo-se Explicao nmero 1, a palavra envolver, usada em Lucas, a mesma do verbo cobrir, usada no xodo para descrever como o Senhor "preencheu" o tabernculo. Ambas as palavras so similares em significado a revestida conforme usada em Apoc. 12,1. 2. O sol visto por So Joo o mesmo sol que vemos da terra diariamente? Novamente, vamos ler a Escritura para obter a resposta. "No ters mais necessidade do sol para te alumiar, nem de lua para te iluminar: permanentemente ters por luz o Senhor, e teu DEUS por resplendor." Isaas 60,19

"Falou-lhes outra vez Jesus: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue no andar nas trevas, mas ter a luz da vida"." Joo 8,12 "Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim no ficar nas trevas." Joo 12,46 "Era quase hora sexta e em toda a terra houve trevas at a hora nona. Escureceu-se o sol e o vu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu ento um grande brado e disse "Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito". E, dizendo isso, expirou." Lucas 23,44-46 Percebeu a mensagem? A luz do sol se escureceu... O Filho, a luz do mundo, expirou. "E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mas o sol havia despontado."

Marcos 16,2 Neste versculo temos ainda outra conexo que muitos no percebem. O sol se ergueu, num domingo... O Filho ressuscitou, e num domingo. "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, algum semelhante ao Filho do homem, vestindo longa tnica at os ps, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha ele cabea e cabelos brancos como l cor de neve, Seus olhos eram como chamas de fogo. Seus ps

51 se pareciam ao bronze fino incandescido na fornalha. Sua voz era como o rudo de muitas guas. Segurava na mo direita sete estrelas. De sua boca saa uma espada afiada, de dois gumes. O seu rosto se assemelhava ao sol, quando brilha com toda a fora." Apocalipse 1,12-16 "No vi nela, porm, templo algum, porque o Senhor Deus Dominador o seu templo, assim como o Cordeiro. A cidade no necessita de sol nem de lua para iluminar, porque a glria de Deus a ilumina, e a sua luz o Cordeiro. As naes andaro sua luz, e os reis da terra levar-lhe-o a sua opulncia. As suas portas no se fecharo diariamente, pois no haver noite. Levar-lhe-o a opulncia e a honra das naes. Nela no entrar nada de profano nem ningum que pratique abominaes e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes esto inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.". Apocalipse 21,22-27 Citamos agora o versculo 5: "J no haver noite, nem se precisar da luz de lmpada ou do sol, porque o Senhor DEUS a iluminar e ho de reinar pelos sculos dos sculos." Apocalipse 22,5 A est. No existe sol no cu como o que temos nos "cus" da terra. irracional ento dizer que a mulher estava revestida de DEUS, j que DEUS um sol e um escudo, e no h luz do sol no cu como a temos aqui na terra?

Deve-se lembrar que no a inteno excluir outros significados espirituais profundos para estes versculos nas muitas camadas de exegese do Livro do Apocalipse.

"E Davi ps-se a caminho com toda a sua gente, indo a Baal de Jud para trazer dali a arca de Deus, sobre a qual invocado o nome, o nome do Senhor dos exrcitos, que se assenta sobre os querubins. Colocaram a arca de Deus num carro novo, e levaramna da casa de Abinadab, situada na colina. Oza e Aquio, filhos de Abinadab, conduziram o carro novo. Oza ia junto da arca de Deus e Aquio marchava diante dela. Davi e toda a sua casa de Israel danavam com todo o entusiasmo diante do Senhor, e cantavam acompanhados de harpas e de ctaras, de tamborins, de sistros e de cmbalos. Quando chegaram eira de Nacon, Oza estendeu a mo para a arca do Senhor e susteve-a, porque os bois tinham escorregado. Ento a clera do Senhor se inflamou

52 contra Oza; feriu-o Deus por causa de sua imprudncia, e Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus." 2Samuel 6,2-7 Explicando 5: 1. Oza morreu simplesmente porque ousou tocar na santssima Arca da Aliana. A nica pessoa que tinha a permisso de tocar a Arca no Antigo Testamento era o sumo-sacerdote (um tipo). 2. Para aqueles que insistem que Maria, a Nova Arca da Aliana, teve outros filhos, este tipo Bblico de Oza deveria contrariar esta falsa acusao. Por favor, diga, quem o anttipo no Novo Testamento do sumo-sacerdote do Antigo Testamento? E quem seria qualificado como anttipo de Oza no Novo Testamento?

A palavra "tabernculo" significa uma "tenda". "Far-me-o um santurio e habitarei no meio deles. Construireis o tabernculo e todo o seu mobilirio exatamente segundo o modelo que vou mostrar-vos." xodo 25,8-9 Esta a primeira vez que a palavra tabernculo aparece na Bblia. "Fars o tabernculo com dez cortinas de linho fino retorcido de prpura violeta, prpura escarlate e de carmesim, sobre as quais alguns querubins sero artisticamente bordados. Cada cortina ter vinte e oito cvados de comprimento e quatro cvados de largura: tero todas as mesmas dimenses. Cinco dessas cortinas sero juntas uma outra, e as cinco outras igualmente. Na orla da cortina que est na extremidade do primeiro grupo, pors laos de prpura violeta; fars a mesma coisa na orla da cortina que remata o segundo grupo. Fars cinquenta laos para a primeira cortina, e cinquenta para a extremidade da ltima cortina do segundo grupo, de modo que se correspondam. Fars tambm cinquenta colchetes de ouro, com os quais juntars as duas cortinas, a fim de que o tabernculo forme um todo." xodo 26,1-6 Aqui DEUS deu instrues exatas e detalhadas de como o tabernculo deveria ser construdo. A Arca da Aliana sempre foi considerada pelos Hebreus como o mais santo objeto na

53 terra. Era guardada na parte mais sagrada do tabernculo, chamada Santo dos Santos. "Colocars o vu debaixo dos colchetes, e ali, atrs do vu, que colocars a arca da aliana. Esse vu servir para separar o "santo" do "santo dos santos". no santo dos santos que colocars a tampa sobre a arca da aliana." xodo 26,33-34 Explicando 6: 1. O tabernculo era a tenda do Senhor na qual era guardada a Arca da Aliana. 2. Maria foi o tabernculo do Senhor por nove meses quando O carregou em seu ventre. 3. O propiciatrio, tambm chamado "Cadeira da Misericrdia", era a tampa da Arca sobre a qual foram colocados dois anjos de ouro: xodo 25,18-21. Era de cima do propiciatrio que DEUS falava e dava Suas ordens a Moiss: xodo 25,22. 4. A Glria Shekinah, a nuvem de DEUS, cobria o tabernculo e o preenchia: xodo 40,34-38. A glria de DEUS tambm repousava sobre a tampa da arca da aliana: Levtico 16,2. 5. No so estes "tipos" da mulher revestida de sol no Apocalipse 12,1?

A Bem-Aventurada Virgem Maria a "Me de DEUS"... A Bem-Aventurada Virgem Maria foi "Concebida Sem Pecado"... Deus no tem contato com nada que seja corrupto. Apocalipse 21,27 Morte e corrupo so o preo que a raa humana deve pagar pelo pecado original, conforme Santo Irineu e Santo Agostinho j nos recordaram anteriormente neste texto. A Bem-Aventurada Virgem Maria foi "Assunta ao Cu em Corpo e Alma"... Bem, j vimos que a Bem-Aventurada Virgem Maria : 1. A "Nova Eva"

54 2. A "Rainha Me do Rei dos Reis". 3. A incorruptvel "Nova Arca da Aliana" que foi vista no cu por So Joo. 4. A "Rainha do Cu". 5. A "Me de DEUS". 6. Concebida sem pecado. Ela a "Imaculada Conceio". 7. A "Me da Igreja".

Vamos questo dela ser Assunta aos Cus: (Algumas observaes adicionais): 1. Maria deu ao Criador do Universo orientao maternal e disciplinar por muitos anos. Lucas 2,51 2. Maria iniciou Jesus em Seu ministrio. Joo 2, 1-5 3. Jesus instruiu Seus discpulos por apenas trs anos, entretanto, Ele teve 30 anos para instruir Sua me, Maria. 4. DEUS no permitiria que Seu santo experimentasse a corrupo: Salmo 16,10, At 2, 27. Estes versculos se aplicam a Jesus, mas eles tambm poderiam se aplicar a Sua me que chamada "Bendita" em Lucas 1, 28 e 1, 42. 5. J havia um precedente para assunes em Mateus 27, 52: "Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram; " Qual o problema em ver a Me de DEUS tambm ressuscitando?

Em sua posio singular de "nica" na Escritura, ela no est acima de outros santos? 6. Outras assunes presumidas so retratadas na Escritura, tais como a de Henoc em Gnese 5,24, e Elias em 2Reis 2,11. Por que ento alguns dizem que a Me de DEUS no poderia ter sido assunta ao cu? 7. "Assim como em Ado todos morreram, assim em Cristo todos revivero. Cada qual, porm, em sua ordem: como primcias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasio de sua vinda." 1 Corntios 15, 23.

Quem seria, por lgica, a primeira pessoa depois de Jesus Cristo, a reviver?

55 Quem foi a primeira pessoa a qual o anjo Gabriel anunciou a vinda do Messias? Lucas 1, 32

Ela foi certamente a primeira pessoa humana a saber, por um mensageiro de DEUS, que Ele estava vindo. 8. "Mas, depois de trs dia e meio, um sopro de vida, vindo de Deus, os penetrou. Puseram-se de p e grande terror caiu sobre aqueles que os viam. Ouviram uma forte voz no cu que dizia; "Subi aqui!". Subiram ento para o cu numa nuvem, enquanto os seus inimigos os olhavam." Apoc. 11, 11-12 Este no ainda um outro exemplo de assuno aos cus pelo poder de DEUS? Por que ento algum poderia negar a assuno da Me de DEUS? 9. "Eu vi ainda: o Cordeiro estava de p no monte Sio, e perto dele cento e quarenta e quatro mil pessoas que traziam escritos na fronte o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvia, entretanto, um coro celeste semelhante ao rudo de muitas guas e ao ribombar de potente trovo. Esse coro que eu ouvia era ainda semelhante a msicas tocando as suas ctaras. Cantavam como que um cntico novo diante do trono, diante dos quatro Animais e dos Ancios. Ningum podia aprender este cntico, a no ser aqueles cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra. Estes so os que no se contaminaram com mulheres, pois so virgens. So eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que v; foram resgatados dentre os homens, como primcias oferecidas a Deus e ao Cordeiro. Em sua boca no se achou mentira, pois so irrepreensveis." Apocalipse 14,1-5

Estes versculos nos descrevem muitos que encontraram favor perante DEUS, que so virgens, primeiros frutos que seguem o Cordeiro onde quer que Ele v, e que so irrepreensveis?

A quem Jesus ensinou primeiro? Sua me.

Que a virgem? Sua me.

Quem O seguiu onde quer que Ele foi em pessoa ou no corao? Sua me.

Que sem pecado... irrepreensvel? Sua me.

56 Acredita-se que em Lc 1, 49 quando Maria disse: "Realizou em mim maravilhas" (plural) esta afirmao seja uma previso de sua assuno. 10. Vimos que no h sol visto no cu como o que vemos no cu terrestre, mas ainda assim vemos uma mulher revestida de sol no cu em Apocalipse 12,1. 11. O Livro do Apocalipse fala de almas e espritos que se encontram no cu (Ap 1,4; 6,9; 20,4), mas no versculo 12,1 no se fala em alma ou esprito, ou esprito de uma mulher sendo visto, no verdade? Realmente ele diz: uma mulher. A palavra grega usada para mulher aqui gune que significa uma mulher. Se voc conferir a definio da palavra "mulher" num dicionrio, vai ver que define a palavra como "uma fmea humana adulta". Um ser humano tem um corpo, uma alma, e um esprito (1Ts 5,3). Almas e espritos so de gnero neutro, ento o fato de que So Joo viu uma mulher adiciona gnero equao, e genro s pode vir de um corpo. Desta forma, o que So Joo viu no cu foi uma pessoa humana do sexo feminino, e aquela pessoa tinha que ter um corpo, uma alma e um esprito. 12. "O Esprito mesmo d testemunho ao nosso esprito de que somos filhos de DEUS. E, se filhos, tamm herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que tambm com ele sejamos glorificados." Romanos 8,16-17 Com toda a certeza a Virgem Bendita sofreu com Ele quando testemunhou Sua paixo e morte na cruz (Joo 19,25-27). portanto justo que Sua me tambm seja glorificada com Ele. 13. Alguns poderiam perguntar por que um evento to monumental quanto a Assuno da Bem-Aventurada Virgem Maria no mencionado em outros livros do Novo Testamento. Temos que lembrar que a maioria desses livros foi escrita antes desse evento, e que o Apocalipse foi o ltimo livro a ser escrito. 14. Por meio da Assuno da Bem-Aventurada Virgem Maria, DEUS permitiunos que vejamos uma prvia do que vai acontecer a todos os salvos quando chegar o ltimo dia.

Relquias de santos tm sido sempre bens preciosos muito disputados por Igrejas. Relquias de todos os Apstolos e Evangelistas, Santo Estvo, o primeiro mrtir Cristo, e Santa Maria Madalena podem ser encontradas hoje em dia em Igrejas Catlicas. Entretanto, nunca se encontrou nenhuma relquia da Bem-Aventurada

57 Virgem Maria. Se ela morreu e foi sepultada, suas relquias seriam as mais preciosas de todas, e as Igrejas de ento teriam lutado para obt-las. Afinal de contas, ela era a Me de DEUS. Um relato do Antigo Testamento de uma pessoa importante cujas relquias nunca foram encontradas pode ser lido em Deuteronmio 34, 6 onde o lugar do sepultamento de Moiss, e por conseguinte o local de suas relquias, permanece desconhecido. Leia Judas 9.

Voc no concordaria que o ttulo: "Me de DEUS" a coloca numa classe nica por si mesmo?

Quando voc reflete sobre isso, no existe ttulo equivalente "Pai de DEUS", existe?

Para aqueles que acreditam no "Arrebatamento" e ainda assim dizem que Maria no poderia ter sido assunta ao cu, no o Arrebatamento uma assuno de muitas criaturas humanas? E quanto ao julgamento final onde os mortos se reerguero e os justos recebero corpos glorificados e sero assuntos ao cu? Isto no a mesma coisa que Maria ser assunta? Ela no a mais perfeita criatura jamais criada por DEUS? Por que ento ela no seria a primeira criatura a ser assunta ao cu? Foi mostrado provas abundantes de que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi de fato assunta ao cu, e que ela foi vista l por So Joo. Agora pedimos aos que duvidam da assuno que nos forneam provas do contrrio?

O fato de que Maria foi assunta ao cu em corpo e alma foi proclamado como Dogma da Igreja Catlica em Primeiro de Novembro de 1950 pelo Papa Pio XII. Papa Pio XII afirmou como Dogma o que tinha sido comumente defendido pela Igreja por sculos.

58 H homilias sobre a Assuno datadas de antes do sculo sexto, e pelo sculo treze concordava-se de maneira universal em relao a essa festa. A proclamao de Pio XII incluiu o seguinte:

"Por fim a Virgem Imaculada, preservada de toda mancha do pecado original, quando terminou o curso de sua vida terrestre, foi levada em corpo e alma para a glria celestial, e exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas, para que pudesse estar mais conforme seu Filho, o Senhor dos Senhores e vencedor do pecado e da morte." (Munificentissimus Deus 1950).

O Papa Pio X escreveu em sua encclica "Ad Diem Illum Laetissimum":

"Um grande sinal," assim o Apstolo So Joo descreve a viso enviada a ele de forma divina, aparece no cu: "Uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo de seus ps e uma coroa de doze estrelas na cabea." Todos sabem que esta mulher significa a Virgem Maria, a sem mancha que deu luz nossa cabea... Joo ento viu a Santssima Me de Deus j na felicidade eterna, mas ainda assim num misterioso trabalho de parto. Que parto seria esse? Certamente o nascimento de ns que, ainda no exlio, temos que ser gerados para a perfeita caridade de Deus, e para a felicidade eterna. E as dores do parto mostram o amor e o desejo com os quais a Virgem l do cu olha por ns e luta com orao incansvel para que se cumpra o nmero dos eleitos."

O Papa Joo Paulo II escreveu em Redemptoris Mater, Par 47, 25 de maro de 1987:

"Graas a este vnculo especial unindo a Me de Cristo Igreja, clarifica-se mais o mistrio da "mulher" que, desde os primeiros captulos do Livro do Gnese at o Livro do Apocalipse, acompanha a revelao do plano salvfico de Deus para a humanidade. Pois Maria, presente na Igreja como a Me do Redentor, toma parte, como me, naquela "luta monumental contra os poderes das trevas" que continua por toda a histria humana. E pela sua identificao eclesistica como a "mulher revestida de sol" (Ap 12,1), pode-se dizer que "na Santssima Virgem a Igreja j alcanou aquela perfeio onde ela existe sem mancha ou ruga." Por isso, quando Cristos erguem os olhos com f para Maria no curso de sua peregrinao terrestre, eles "lutam para crescer em santidade." Maria, a exaltada Filha de Sio, ajuda todos os seus filhos, onde quer que se encontrem ou quaisquer que sejam suas condies, a encontrar em Cristo o caminho para a casa do Pai." 15 de agosto, a Festa da Assuno, tem sido celebrada desde o sculo quinto. O Dogma promulgado pelo Papa Pio XII em 1950 no novo, j que era celebrado por mais de 1500 anos antes de sua promulgao.

59

Conforme comentou Martinho Lutero, "Quando voc a chama de Me de DEUS, voc diz tudo".
Eis, portanto, o 5 e ltimo versculo, vamos l-lo, pedir a inspirao do Esprito Santo, para que nos revele o cu dos santos, a grande famlia, como foi visto pelo prisma de Maria, no corao de seu filho So Joo Evangelista: 5. J no haver noite, nem se precisar da luz de lmpada ou do sol, porque o Senhor Deus a iluminar, e ho de reinar pelos sculos dos sculos.

Creio, ento, que para dar o complemento final a tudo o que foi dito, seria s ler este quinto versculo de Apoc. 22, buscando aos poucos a aproximao e a experimentao da mesma viso maravilhosa que Joo com toda a sua formao pode ter, por ter se aproximado de Maria como seu filho a convite do prprio Jesus: Tem dvidas de como faz-lo? Faamos um percurso na busca do encontro com a viso do criador. Tentemos entender os tempos finais, as finalidades para onde se encaminham, onde nos leva o mistrio da Santssima Trindade, onde, portanto, somente pela viso do Pai e seus anseios de criador onipotente, poderemos vislumbrar por nossas limitaes, um pequeno reflexo, de como este Senhor dos Senhores, nos v por sua viso de poder ilimitado. Que v a sua criao, no somente como uma partcula isolada, quando nos enxergar pelos nossos particulares, mas tambm nos enxerga fazendo parte do todo, onde este todo abrange todas as questes temporais, tanto num particular dos particulares e assim por diante, neste dinamismo todo como, num todo do todo, do mesmo modo, pois esta Sua viso tem um poder csmico, que s um Deus pode ter. Mas o que se quer dizer com tudo isto? Pela Trindade Santa, ou seja, trs em um e um em trs, podemos estabelecer uma diretriz de entendimento de como esta trade divina trabalha em sua viso. O um v o todo e o todo v o um! Como explicar esta viso por palavras? Somente pela transcendncia da viso sobrenatural isto possvel: Deus Onipresente, Onisciente, Onipotente: Est presente em tudo, sabe tudo e pode tudo! Para se chegar, pelo menos, proximamente a esta viso o homem tem que ser capaz de se libertar dos seus sentidos corporais. O importante que Jesus o caminho seguro, portanto, sem quedas, para se seguir e se aventurar, neste caminho.

60

Mas, como sabemos, h uma questo a ser considerada. Existe um combate espiritual, real e verdadeiramente certo que est ocorrendo, por enquanto estivermos nesta dimenso de carne, o qual com certeza trar manifestaes das quais nossa carne no est preparada, pois o Esprito forte mas a carne e continua sendo fraca. Por isso, a justa misericrdia de Deus nos envia a capacitao de Seus Dons. Que o Esprito Santo. Mas, j que estamos falando de uma parte to importante sobre a f crist, e sobre o que ela acredita que acontea quando por nossa livre e espontnea vontade escolhemos os caminhos paralelos, sem enxergar e consequentemente saber o que acontece com o livro da vida de cada um de ns. O nosso esprito. Vamos tocar num assunto que de certo modo muito polmico, visto que somos obras do artista, no o artista, e com isto querendo num af de possibilidades suplantar nossas limitaes e achar que podemos andar nos caminhos que foram proibidos de serem percorridos para ns, principalmente pelo Velho Testamento. Se pensarmos assim, tambm, considerando que estamos vivendo pelas virtudes e condicionantes do Novo Testamento, teremos que ter, creio eu, somente uma questo a considerar (o que a Igreja pensa?): A vida dos Santos cristos, principalmente os da Igreja Catlica est recheada de fenmenos extraordinrios e maravilhosos mas, que ocorrem quando se trilha os caminhos que o Magistrio da Igreja orienta ser o saudvel, no podemos esquecer disso. O primeiro caso a se pensar, quando Joo chega para Jesus, ao Mestre, e lhe
pergunta, sobre alguns que estavam, agindo em seu nome, mas no eram do grupo dos escolhidos, ou dos considerados por Jesus, em relao conscincia do grupo. E da: Joo, ao v-los agindo diz a Jesus, eles esto fazendo o mesmo que ns, quer que vamos l e dispersemos a todos com uma camaada de paus. Mas Jesus pacientemente, lhe diz: Eles esto agindo em meu nome? Sim. Eles esto agindo a meu favor? Sim. Ento, deixe-os... Esta toda a questo da anlise daqui para frente a qual devemos fazer. Ento vamos l: Para isto quero adiantar que todo o texto que se segue est na internet no site, e os outros os vou citando concomitantemente: http://www.fimdostempos.net/espiritismo_jovens.html assunto da atualidade, para todos ns: O Novo Espiritismo A religio** assume uma face moderna e cresce entre os jovens. ** (Obs. Espiritismo no religio)

61
A top model Raica Oliveira, de 22 anos, foi criada na religio esprita. Nascida em Niteri, a namorada do craque Ronaldo mora hoje a maior parte do ano em Nova York, por conta de compromissos profissionais. Quando est nos Estados Unidos, Raica vai ao centro Casa So Jos, na cidade vizinha de New Jersey, freqentado por brasileiros como Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira - considerados mdiuns pelos adeptos da doutrina. "Do que mais gosto na minha religio a idia de que podemos sempre voltar Terra de novo e aperfeioar nosso esprito", diz Raica, o rosto do espiritismo jovem. "Sempre temos uma segunda chance."

Raica, Raul e Divaldo so, segundo uma reportagem publicada recentemente no jornal americano The New York Times, as faces visveis de um novo fenmeno: a abertura de centros espritas nos Estados Unidos dirigidos por brasileiros, freqentados pela comunidade latina e tambm por americanos. O Brasil no apenas o maior pas catlico do mundo. tambm a nao com maior nmero de espritas, cerca de 20 milhes de pessoas, segundo os nmeros oficiais. E, agora, tornou-se tambm o principal plo difusor da religio fundada e sistematizada pelo francs Allan Kardec. Quais as caractersticas desse espiritismo que o Brasil professa e exporta? Pode-se dizer que o rosto de Raica, uma das mulheres mais bonitas do pas, a face-smbolo de uma nova fase na religio. Esquea os copos que se movimentam sozinhos sobre a mesa branca, as operaes com canivete e sem anestesia do mdium Z Arig e as sesses de exorcismo coletivo transmitidas pelo rdio. Isso tudo ainda existe, mas o crescimento e a exportao da doutrina se devem principalmente a seu lado menos mstico e mais racional. O "novo espiritismo" preserva os pilares bsicos da ideologia do crente esprita: a imortalidade do esprito, sua reencarnao e evoluo, alm da possibilidade de comunicao entre vivos e mortos.

Mas se baseia muito mais em leituras e na introspeco que em rituais ou sesses que invocam supostas foras do alm. So incentivadas tambm as duas prticas mais fortes da doutrina: a caridade e a tolerncia religiosa.

62
O espiritismo vem crescendo no Brasil, principalmente entre jovens de classe mdia. No site de relacionamentos Orkut, j existem 366 comunidades sobre "espiritismo" e outras 808 quando se busca a palavra-chave "esprita". Continuando, o assunto vem um comentrio dado por Dilson Kutscher, do Portal Anjo: www.portalanjo.com O Dilson nos diz: Conforme eu havia dito em outro comentrio, a vaidade e a soberba humana em tentar encontrar Deus cada um a sua maneira, onde a maioria tenta adaptar Deus conforme as suas necessidades e convenincias terrenas, faz o mundo tornar-se um grande mercado de religies e seitas diversas, buscando cada uma, a sua prpria interpretao da palavra Deus. Vamos fazer algumas consideraes com relao a tal moda do momento: o espiritismo. O espiritismo cristo, como pregam os seus adeptos e simpatizantes? O espiritismo nega pelo menos 40 verdades da f crist: 1 Nega o mistrio, e ensina que tudo pode ser compreendido e explicado. 2 Nega a inspirao divina da Bblia. 3 Nega o milagre. 4 Nega a autoridade do Magistrio da Igreja. 5 Nega a infalibilidade do Papa. 6 Nega a instituio divina da Igreja. 7 Nega a suficincia da Revelao. 8 Nega o mistrio da Santssima Trindade. 9 Nega a existncia de um Deus Pessoal e distinto do mundo. 10 Nega a liberdade de Deus. 11 Nega a criao a partir do nada. 12 Nega a criao da alma humana por Deus. 13 Nega a criao do corpo humano. 14 Nega a unio substancial entre o corpo e a alma. 15 Nega a espiritualidade da alma. 16 Nega a unidade do gnero humano. 17 Nega a existncia dos anjos. 18 Nega a existncia dos demnios.

63

19 Nega a divindade de Jesus. 20 Nega os milagres de Cristo. 21 Nega a humanidade de Cristo. 22 Nega os dogmas de Nossa Senhora (Imaculada Conceio, Virgindade perptua, Assuno, Maternidade divina). 23 Nega nossa Redeno por Cristo ( o mais grave!). 24 Nega o pecado original. 25 Nega a graa divina. 26 Nega a possibilidade do perdo dos pecados. 27 Nega o valor da vida contemplativa e asctica. 28 Nega toda a doutrina crist do sobrenatural. 29 Nega o valor dos Sacramentos. 30 Nega a eficcia redentora do Batismo. 31 Nega a presena real de Cristo na Eucaristia. 32 Nega o valor da Confisso. 33 Nega a indissolubilidade do Matrimnio. 34 Nega a unicidade da vida terrestre. 35 Nega o juzo particular depois da morte. 36 Nega a existncia do Purgatrio. 37 Nega a existncia do Cu. 38 Nega a existncia do Inferno. 39 Nega a ressurreio da carne. 40 Nega o juzo final.

Apesar de tudo isso muitos continuam a proclamar que, o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa.... No a verdade. Na verdade o joio no meio do trigo (Mt 13,28), que o inimigo semeou na messe do Senhor. Nada como o espiritismo est negando to radicalmente a doutrina catlica. Ouamos, finalmente, a palavra oficial da nossa Me Igreja, que to bem, pelo seus magistrio nos ensina atravs do Catecismo:

64
Todas as formas de adivinhao ho de ser rejeitadas: recurso a Satans ou aos demnios, evocao dos mortos ou outras prticas que erroneamente se supem descobrir o futuro. A consulta aos horscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mos), a interpretao de pressgios e da sorte, os fenmenos de viso (bolas de cristais), o recurso a mdiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a histria e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas prticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus (N 2116). O espiritismo implica frequentemente prticas de adivinhao ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiis a evit-lo (N 2117).

Os catlicos que se deram a essas prticas condenadas pela Igreja podem e devem abandon-las com urgncia. Devem procurar um sacerdote, fazer uma confisso clara dos seus pecados e prometer a Deus nunca mais se dar a essas prticas. preciso tambm destruir todo material (livros, imagens, gravuras, vestes, etc) usadas e consagradas nesses cultos. O pecado dessas prticas contra o primeiro mandamento da Lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas. A gravidade est no fato da pessoa ir buscar poder, fama, dinheiro, consolao, etc., num lugar e numa prtica no permitida por Deus e pela Igreja. Isto ofende a Deus. Essas prticas eram usadas na Mesopotmia antiga, no Egito, entre os povos de Cana, enfim, entre os pagos, e eram terminantemente proibidas por Deus ao seu povo. Parece que hoje, grande parte do povo, volta ao paganismo e s suas prticas idoltricas. Isto nega o Cristianismo. A Igreja, como Me bondosa e cautelosa no quer que os seus filhos se percam. A prtica do espiritismo sempre foi severamente proibida por Deus. Abaixo esto alguns textos da Bblia com referncia ao espiritismo e tambm adivinhao, que freqentemente acompanha os que se dizem mdiuns:

"No recorrais aos mdiuns, nem consulteis os espritos para no vos tornardes impuros. Eu sou o Senhor vosso Deus" (Lv 19,31). "Se algum recorrer aos mdiuns e adivinhos, prostituindo-se com eles, eu voltarei minha face contra ele e o eliminarei do meio do povo" (Lv 20,6).

65
"No se ache no meio de ti quem faa passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se d adivinhao, astrologia, aos agouros, ao feiticismo, magia, ao espiritismo, adivinhao ou invocao dos mortos, porque o Senhor, teu Deus abomina aqueles que se do a essas prticas, e por causa dessas abominaes que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas naes" (Dt 18,10-12). Os espritas costumam citar 1 Sm 28,5-25, demonstrando que o esprito de Samuel comunicou-se com o rei Saul atravs da pitonisa de Endor, no entanto omitem a informao de 1 Cr 10,13 que afirma claramente que o Senhor Deus puniu Saul com a morte por este ter-se dirigido pitonisa.

Portanto, concluindo, que fique bem claro: "o espiritismo abominvel diante de Deus"; e como no existem trs caminhos, so apenas dois, ou seja, o que conduz Deus e o que leva ao inimigo de Deus, esteja pois, bem alerta, porque a ao do esprito das trevas tirar as pessoas do verdadeiro Evangelho, o nico que Jesus deixou; leia seguir o que So Paulo diz na Epstola aos Glatas, captulo 1, versculos 6 10: "Mas, ainda que algum, ns ou um anjo baixado do Cu, vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja antema. (maldito). Repito aqui o que acabamos de dizer: se algum pregar doutrina diferente da que recebeste, seja ele excomungado!" (Glatas 1,610).

Portanto, note bem, o evangelho segundo Alan Kardec um antema (maldito); seja ele e seus seguidores excomungados, alerta So Paulo!

Porque o catlico no pode ser esprita: 1. O Catlico: admite a possibilidade de "mistrio" e aceita as verdades sempre que tem certeza que foram reveladas por Deus. O Esprita: proclama que absolutamente no h "mistrios" e tudo o que a mente humana no pode compreender, falso e deve ser rejeitado. 2. O Catlico: instrudo cr que Deus pode e faz milagres. O Esprita: rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus tambm deve obedecer s "leis" da natureza. 3. O Catlico: cr que os livros da Sagrada Escritura foram inspirados por Deus, portanto no podem ter erros em questo de f e moral. O Esprita: declara que a Bblia est cheia de erros e contradies e que nunca foi inspirada por Deus. 4. O Catlico: cr que Jesus enviou o Esprito Santo aos apstolos e seus sucessores para que pudessem transmitir fielmente, sem erros, a sua Doutrina. O Esprita: declara que os apstolos e seus sucessores no entenderam os ensinamentos de Cristo e que tudo o que eles nos transmitiram est errado, falsificado. 5. O Catlico: cr que Jesus instituiu a Igreja para continuar sua obra. O Esprita: declara que at a vinda de Allan Kardec a obra de Cristo estava perdida e inutilizada.

66
6. O Catlico: cr que o Papa, sucessor de Pedro, infalvel em questes de f e moral. O Esprita: proclama que os Papas s espalharam o erro e a incredulidade. 7. O Catlico: cr que Jesus nos ensinou toda a Revelao e nada mais h para ser revelado. O Esprita: proclama que o espiritismo a terceira revelao, destinada a retificar e substituir o Evangelho de Cristo. 8. O Catlico: cr no Mistrio da Santssima Trindade. O Esprita: nega esse augusto mistrio. 9. O Catlico: cr que Deus o Criador de tudo, Ser Pessoal, distinto do mundo. O Esprita: afirma que os homens so partculas de Deus - verdadeiro pantesmo. 10. O Catlico: cr que Deus criou a alma humana no momento de sua unio com o corpo. O Esprita: afirma que nossa alma o resultado da lenta e longa evoluo, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal. 11. O Catlico: cr que o homem uma composio substancial de corpo e alma. O Esprita: afirma que um composto entre "perisprito" e alma e que o corpo apenas invlucro temporrio, um "Alambique para purificar o esprito". 12. O Catlico: obedece a Deus que, sob penas severas, proibia a evocao dos mortos. O Esprita: faz dessa evocao uma nova religio. 13. O Catlico: cr na existncia de anjos e demnios. O Esprita: afirma que no h anjos, mas espritos mais evoludos e que eram homens. Que no h demnios, mas apenas espritos imperfeitos que alcanaro a perfeio. 14. O Catlico: cr que Jesus verdadeiramente o Filho Unignito de Deus, a segunda pessoa da Santssima Trindade. O Esprita: nega esta verdade fundamental da f crist e afirma que Cristo era apenas um grande "mdium" e nada mais. 15. O Catlico: cr que Jesus tambm verdadeiro homem, com corpo real e alma humana. O Esprita: em grande parte, afirma que Cristo tinha apenas um corpo aparente ou fludico. 16. O Catlico: cr que Maria Me de Deus, imaculada, assunta ao cu. O Esprita: nega e ridiculariza todos os privilgios de Maria, Me de Deus. 17. O Catlico: cr que Jesus veio para nos salvar por sua Paixo e Morte. O Esprita: afirma que Jesus no nosso Redentor, mas apenas veio para ensinar algumas verdades e isso mesmo de um modo obscuro, e que cada pessoa precisa remir-se a si mesmo. 18. O Catlico: cr que Deus pode perdoar o pecador contrito. O Esprita: afirma que Deus no pode perdoar pecados sem que preceda rigorosa expiao e reparao feita pelo prprio pecador, sempre em novas reencarnaes. 19. O Catlico: cr nos sete sacramentos e na graa prpria de cada sacramento. O Esprita: no aceita nenhum sacramento, nem mesmo o poder da graa santificante. 20. O Catlico: cr que o homem vive sobre a terra e que desta nica existncia depende a vida eterna. O Esprita: afirma que a gente nasce, vive e morre e renasce ainda e progride continuamente.

67
21. O Catlico: cr que aps esta vida, h cu e inferno. O Esprita: nega - cr em novas reencarnaes. A Bblia condena: a reencarnao, a incorporao de espritos e a comunicao com os mortos, a chamada necromancia, portanto, condena o espiritismo em geral e o kardecismo em particular. Sobre a reencarnao lemos: "Como est determinado que os homens morram uma s vez, e logo em seguida vem o Juzo" (Heb. 9, 27). Somos salvos pelo Sangue do Senhor, pela graa justificadora, e no por sucessivas reencarnaes purificadoras. Jesus disse a So Dimas , o bom ladro : "Hoje estars comigo no paraso" (Lc 23,43). Jesus eliminou nitidamente, nessa expresso, a chance de qualquer reencarnao. Dimas no reencarnaria muitas vezes para ser salvo. Isto para quem realmente cr em Jesus Cristo, claro, no para quem vive um engano. J que falamos tudo isto, vem agora a parte, que acho que deve ser dita:

A Questo do Cu, este texto est recheado mas, ficou aqui uma questo pendente que falarmos sobre o Inferno e o Purgatrio.
A questo est saltando em nossos olhos, fazendo-nos perguntar sobre a existncia ou no do Purgatrio, por exemplo. J sabemos que este negado a princpio pelos evanglicos cristos e, sendo assim, ficou mais fcil ainda para neg-lo no sendo cristo. Pela importncia deste assunto, aqui, nesta linha de raciocnio que tomamos, pois no existiria maneira de crer em purgatrio e ser esprita ao mesmo tempo, por exemplo, pois de antemo j est negando, tambm, a existncia do Inferno. Logo quero tratar deste assunto, com o maior carinho: Sendo assim, tomo primeiro a viso dos protestantes, que negam a existncia do Purgatrio porque, j que podem negar alguns livros da Bblia, ficaram em maus lenis, porque abriram o leque, das possibilidades de negar coisas, para se favorecer o entendimento humano.

68
Eu entendo assim, portanto: Seria melhor tomarmos uma viso crist evanglica falando sobre o Inferno, pois este real para todos, e fazemos o complemento do entendimento cristo catlico, sobre o Purgatrio, e vemos como que fica:

Geena Como Smbolo de Punio Eterna O autor de texto : Jos Fernando Galli de Paula
Para o Cristianismo, o inferno sempre significou lugar de tormentos e misria. O presente texto trata do tema inferno numa passagem especfica do Novo Testamento, no Livro de Marcos, Captulo 9 e versculos de 42 a 48. Como a palavra inferno no tem suas origens na lngua grega, mas no latim, tornarse- necessria a definio do vocbulo grego usado por Marcos nessa passagem como ponto de partida para este trabalho, fazendo uma anlise etimolgica desta palavra, a qual Geena. Aps isso, observar-se- o que os ouvintes de Jesus conheciam sobre Geena para se compreender o que ele lhes quis transmitir. Por fim, elencar-se-o provas bblicas e extra-bblicas como embasamento para a reafirmao da teologia neo-testamentria sobre Geena e seu significado para os leitores daquela poca e para os atuais.

Inferno Como Geena e o Texto de Marcos 9.42-48.


A passagem bblica de Marcos 9:42-48 reza o seguinte: E quem fizer tropear a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma grande pedra de moinho, e fosse lanado no mar. E, se tua mo te faz tropear, corta-a; pois melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mos, ires para o inferno, para o fogo inextinguvel onde no lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. E, se teu p te faz tropear, corta-o; melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois ps, seres lanado no inferno onde no lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. E, se um dos teus olhos te faz tropear, arranca-o; melhor entrares no reino de Deus com um s dos teus olhos do que, tendo os dois seres lanado no inferno, onde no lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Marcos 9.42-48 Almeida Revista e Corrigida. So observadas nessa passagem trs ocorrncias da palavra inferno. Todavia, como sabemos, no texto grego original, ocorre a palavra grega Geena. O que ela significava para os ouvintes de Jesus? Por que Jesus fez uso desse termo?

Geena - Significado do Termo


Poucos leitores do Novo Testamento sabem que a Geena era um lugar fsico, visvel, j existente muito tempo antes dos dias de Jesus, que ficava bem prximo a Jerusalm.

69 Vejamos, como primeira etapa, uma explicao etimolgica do vocbulo Geena, com alguns aspectos histricos e relevantes para a essa discusso: A palavra gehenna no aparece na LXX (Septuaginta) e nem na literatura grega. a forma grega do Aramaico g hinnm, que, por sua vez, remonta para o Heb. g hinnn. [...] A apocalptica judaica supunha que este vale se tornaria, depois do juzo final, o inferno de fogo. (Enoque Et. 90:26-27; 27:1 e segs.; 54:1 e segs.; 56:3, 4. Desta forma, o nome Geena veio a ser aplicado ao inferno de fogo escatolgico de modo geral, mesmo quando j no se localizava em Jerusalm (e.g. 2 Ed 7:36; Bar. Sir. 59:10; 85:13; Sir 1:103). COENEN, Lothar & BROWN, Colin. Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. Pginas 1024, 1025. Editora Vida Nova. 2. Edio. 2007.

A palavra Geena tem, portanto, suas origens no aramaico e hebraico. Designava um vale, ou seja, um local visvel, literal, mas que posteriormente passou a significar inferno, como agora o concebemos. Por que ocorreu esse processo metafrico? A resposta est na histria, nos fins para os quais este local era usado antes e durante os dias de Jesus. Para determinar esses fins, recorreremos a outras obras importantes para estudo teolgico. A famosa Concordncia de STRONG assim definiu a palavra Geena: "Geena" ou "Geena de fogo" traduz-se como inferno, isto , o lugar da punio futura. Designava, originalmente, o vale do Hinom, ao sul de Jerusalm, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram jogados e queimados. um smbolo apropriado para descrever o perverso e sua destruio futura. CONCORDNCIA STRONG. Bblia Online. Mdulo Expandido 3.0. Vocbulo 1067. Novo Testamento.

Aqui, STRONG faz aluso ao Vale de Hinom. Era um local onde se jogava lixo e entulho, bem como carcaa de animais. Ficava ao sul de Jerusalm. Mas por que STRONG afirma que Geena um smbolo apropriado para descrever o perverso e sua destruio futura? Vejamos outras explanaes: VALE DE HINOM Este vale circunda Jerusalm na parte sul, abaixo do monte Sio. Na Bblia, esse vale frequentemente mencionado em conexo com os cruis ritos a Moloque, que foram imitados pelos reis e pelo povo de Israel. (Jos. 15:8; 18:16; Nee. 11:30; Jeremias 7:31; 19:2.). Quando Josias derrotou essa idolatria, ele profanou o vale de Hinom, lanando no mesmo ossos de mortos, a pior de todas as polues, entre os Hebreus. Desde ento, o

70 lugar tornou-se uma espcie de monturo, onde sempre havia um lixo queimando e lanando fumaa. Foi por causa dessa circunstncia que apareceu a ilustrao da Geena (em hebraico, vale de Hinom) (ver. Mateus 5:22, 23. Marcos 9:43; Joo 3:6). De fato, a certa altura da tradio do Hebreus, pensava-se que aquele lugar seria a prpria entrada para o inferno, pois na cosmogonia, julgava-se que o lugar dos mortos seria no interior do globo terrestre. [...] O vale tinha m reputao, pois alm de ser um monturo, onde eram cremados corpos de criminosos e queimado o lixo da cidade, etc., segundo certas predies, seria o lugar de uma futura grande destruio, por juzo divino. Ver Jer. 7:31-34, onde chamado de vale da matana. CHAMPLIN. R. N.. O Antigo Testamento Interpretado Versculo Por Versculo. Volume 6. Dicionrio A-L. Pgina 4428. Editora Hagnos. 2.Edio. 2001.

HINON, VALE DE. No alto de Tofete do Vale de Hinom, os pais faziam passar seus filhos pelo fogo em sacrifcio ao deus Moloque. Acaz e Manasses praticavam essas abominaes, 2 Cr 28:3; 33:6. Jeremias profetizou a visita do Senhor para castigar o povo com a destruio e a morte, de modo que esse vale se tornou conhecido pelo vale da matana, Jr 7.31-34; 19:2-6; 32.35. Josias profanou esse lugar para que ningum sacrificasse seu filho ou filha pelo fogo a Moloque, 2 Re 23.10. Por causa do fogo que ali ardia, da profanao de Josias e das imundcias da cidade que eram consumidas pelo fogo, esse vale passou a servir de emblema do pecado e da maldio. A palavra Ge-hinom, convertida em Geena, veio designar o lugar dos castigos eternos. DAVIS, John. Novo Dicionrio da Bblia. Ampliado e Atualizado. Pgina 574. Editora Hagnos. Setembro de 2005.

Conforme a histria atesta, CHAMPLIN e DAVIS corretamente usam o Antigo Testamento para provar que a Geena, ou o Vale de Hinom, foi usado primariamente como local de sacrifcios humanos para Moloque. Este era o deus supremo dos Amonitas, tambm conhecido como Milcom e Malc. Conforme Levtico 20:2-5, seu culto inclua sacrifcios de crianas. Posteriormente, at Salomo se deixou levar por esse rito profano adorao de YHWH, conforme narram os textos de 1 Reis 11:5, 7, 33 e 2 Reis 23:10, 13. Todavia, o bom Rei Josias derrotou esse tipo de idolatria e tornou o uso desse vale de Hinom apenas para receber carcaas de animais e lixo. CHAMPLIN afirma que se lanavam ossos humanos e se fazia cremao de criminosos. Mas o ponto que mais interessa : Desde os dias de Josias at Jesus e seus ouvintes, o povo reconhecia aquele local como destinado para a destruio do que j estava sem vida lixo, carcaas e corpos de criminosos humanos. Era um monturo ao sul de Jerusalm, que possua fogo que no se apagava (no grego, sempre no indicativo presente no se apaga), pois era mantido sempre acesso.

71

Por isso, CHAMPLIN, comenta a m reputao daquele local e o que ele passou a simbolizar devido a essa m reputao a prpria entrada para o inferno. Na opinio de alguns, uma crendice, mas nas palavras de Jesus, um local de destruio literal atrelado a um significado simblico de punio eterna, conforme veremos adiante. Ento, surgem algumas perguntas: No teria sido, no mnimo ameaador para quem est vivo, Jesus avisar que alguns de sua audincia iriam para a Geena, se o local natural para seus corpos irem, aps a morte, seria uma sepultura? Estaria Jesus querendo dizer apenas que eles seriam, por fim, destrudos e considerados como lixo para Deus? Evidentemente que no! Jesus no inventou naquela ocasio, no relato de Marcos 9:4250, uma nova interpretao para Geena, mas fez uso do simbolismo que Geena tinha para os seus ouvintes naquela poca. O que simbolizava aquele local literal nas palavras de Jesus? POLH comenta: O porto da cidade [de Jerusalm] que dava para l tinha o nome de porta do esterco. Ali havia sempre fogo para queimar o lixo, e o lugar era considerado o mais repugnante do mundo. Desde o sculo II a. C., o nome era usado para indicar o lugar de perdio escatolgico. Marcos explica o termo aos seus leitores com o acrscimo onde o fogo no se apaga. POHL, Adolf. Evangelho de Marcos. Comentrio Esperana. Pgina 287. Editora Evanglica Esperana. Curitiba, PR. 1998.

Conforme POHL, a Geena era considerada o local mais repugnante do mundo e dois sculos antes de Jesus passou a indicar o lugar de perdio escatolgico. E quando Jesus e Marcos [ou se Marcos, por inspirao, faz o acrscimo s palavras de Jesus] fazem uso da expresso onde o fogo no se apaga, no seria apenas uma ameaa de destruio ao corpo, no sentido literal. Sabemos disso porque Jesus, num outro texto, fala aos fariseus: Mateus 10:28 No temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno (1067) tanto a alma como o corpo. Lucas 12:5 Eu, porm, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lanar no inferno (1067). Sim, digo-vos, a esse deveis temer. Conforme percebemos, corpo e alma so tratados separadamente aqui. Por que? Primeiro, porque a Bblia, no Antigo Testamento faz essa distino. Fala-se de Raquel que sua alma saiu, ao morrer. (Gnesis 35:18). Elias orou para que a alma da criana morta voltasse ao corpo. (1 Reis 17:21). Em segundo lugar, os ouvintes de Jesus no apenas conheciam esses textos, mas compactuavam com os gregos que a alma era distinta do corpo. Por isso, KEENER comenta:

72 Corpo e alma, em algumas tradies judaicas sobre o inferno, seriam instantaneamente destrudos. Em outras seriam perpetuamente destrudos e atormentados. Contrariando as afirmaes de muitos estudiosos modernos, inmeros judeus concordaram com os gregos em que a alma e o corpo se separam aps a morte. KEENER, Craig S. Comentrio Bblico Atos. Novo Testamento. Pgina 76. Editora Atos. Belo Horizonte MG. 2004.

Assim, em Mateus 10: 28, alma significa esprito (toda a parte no fsica do homem) nesse texto, oposto ao corpo (toda a parte fsica do homem). Gruden afirma: Aqui a palavra alma claramente se refere parte da pessoa que persiste morte do corpo. No pode significar pessoa ou vida, pois no faria sentido falar daqueles que matam o corpo mas no podem matar a pessoa, ou que matam o corpo mas no podem matar a vida, a menos que haja algum aspecto da pessoa que continue vivo depois da morte do corpo. [...] A palavra alma parece representar toda a parte no fsica do homem. GRUDEN, Wayne. Teologia Sistemtica. Atual e Exaustiva. Pgina 390. Editora Vida Nova. 2005.

Ento, aqueles ouvintes de Jesus, tanto os do relato de Mateus 10:28 como o de Marcos 9:42 a 50, sabiam que ser a pessoa, tanto o corpo como a alma, lanada na Geena no significava que eles se tornariam um lixo ou algo para ser destrudo, como se fossem carcaas de animais ou corpos de criminosos. A alma ir para a Geena indicava uma punio eterna, pois, aos ouvidos dos ali presentes, a expresso onde o fogo no se apaga continha elementos de eternidade muito mais vvidos do que para ns, leitores modernos, que no presenciamos mais a Geena e seu fogo literais em atividade.

Geena e o Julgamento do Tribunal


Interpretar Geena sem considerar outros textos neo-testamentrios, como fazem os aniquilacionistas (Testemunhas de Jeov e os Adventistas do Stimo Dia, por exemplo) um crime contra a boa exegese. Todavia, quando observamos textos usados por Jesus que relacionam Geena com outros vocbulos e expresses relevantes, torna-se impossvel no admitir que Jesus falava de Geena como smbolo de punio e tormento eternos. Observaremos isso nos seguintes textos: Mateus 5:22, 29, 30 Eu, porm, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmo estar sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmo estar sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estar sujeito ao inferno (1067) de fogo. [...] Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-

73 o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno (1067). E, se a tua mo direita te faz tropear, corta-a e lana-a de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no v todo o teu corpo para o inferno (1067). Conforme j vimos, a alma poder ser lanada na Geena torna o entendimento desse local como smbolo de algo mais terrvel do que uma compreenso meramente literal poderia indicar. No texto acima, fala-se de um julgamento em trs nveis: (1) sujeito a julgamento (no grego, krisis, referindo-se a tribunais menores, geralmente compostos por sete Juzes); (2) sujeito a julgamento do tribunal (no grego Syndrion, referindo-se ao Grande Sindrio com sede em Jerusalm); (3) todo o teu corpo para a Geena. H algo interessante aqui: Tanto os tribunais como o Sindrio poderiam condenar a pessoa morte. CHAMPLIN faz dois comentrios sobre Mateus 5:22 pertinentes:

Entre os judeus, havia trs nveis de culpa, tratados pelos tribunais prprios e com julgamento prprio. A condenao mais severa era a que determinava o lanamento do corpo no vale de Hinom ou Geena, porque mostrava a grande desgraa da pessoa, ilustrando assim a gravidade do crime. CHAMPLIN. R. N.. O Novo Testamento Interpretado Versculo Por Versculo. Mateus. Volume 1. Pgina 311. Editora Hagnos. 2. Edio. 2001.

Estar sujeito a julgamento do tribunal, que significa julgamento do Sindrio [...] o conselho supremo judaico, que tinha o poder de vida e morte e podia infligir a pena de apedrejamento (morte vergonhosa), pois tratava de casos de heresia e blasfmia. CHAMPLIN. R. N.. O Novo Testamento Interpretado Versculo Por Versculo. Mateus. Volume 1. Pgina 311.Editora Hagnos. 2. Edio. 2001.

Para os que ignoram a literatura judaica, bvio lhes parecer no haver nenhuma idia de punio eterna presente no texto, mas apenas um julgamento condenatrio de morte: ou por apedrejamento, seguido ou no de um enterro honroso ou de alm do apedrejamento, ser o corpo lanado na Geena para ser destrudo. Todavia, como se sabe, Jesus ensinava se adaptando ao conhecimento do povo, e usava este para lev-los ao correto entendimento de suas palavras.

74 Isso, de fato, tornava seu ensino maravilhoso, e foi a esta concluso que os ouvintes de Jesus, os judeus, chegaram ao final de suas palavras do Sermo do Monte, as quais englobam Mateus 5:22, 29, 30. (Mateus 7:28). Jesus sabia muito bem que os judeus criam num Sindrio Celestial, que iria conferir penas eternas, conforme alguns mestres judeus. Observe como KEENER aborda isso: A literatura do judasmo descreve o tribunal celeste de Deus como corte suprema, ou sindrio, correndo paralela com a corte terrestre. O fogo do inferno , literalmente, a Geena de fogo, que se refere ao conceito judaico padro de Gehinnom, o oposto do paraso. No Gehinnom, os inquos seriam queimados (de acordo com alguns mestres judeus) ou para sempre torturados (de acordo com outros mestres judeus). KEENER, Craig S. Comentrio Bblico Atos. Novo Testamento. Pgina 58. Editora Atos. Belo Horizonte MG. 2004.

Por isso, Jesus falava de Geena como smbolo de sofrimento eterno (e depois o restante do Novo Testamento corroborar isso), tendo em mente o que sua audincia conhecia sobre o assunto. De fato, a literatura judaica, que inclui os Apcrifos, falam de um inferno de tormento eterno. Veja alguns exemplos: Enoque 54:11, 12 - Nem o filho de seu pai ou de sua me; at que o nmero dos corpos de seus mortos sejam completados, pela sua morte e punio. Nem isto acontecer sem causa. Naqueles dias a boca do inferno (Geena) ser aberta, na qual eles sero imersos; o inferno destruir e tragar os pegadores da face dos eleitos.

Enoque 62:10-15. - Naquele dia do nosso sofrimento e da nossa angstia Ele no nos salvar, nem encontraremos descanso. Confessamos que nosso Senhor fiel em todas as Suas obras, em todos os Seus julgamentos e em Sua retido. Em Seus julgamentos ele no paga nenhum respeito a pessoas; e ns devemos apartar-nos de sua presena por causa de nossos maus atos. Todos os nossos pecados so verdadeiramente sem nmero. Ento eles diro a si mesmos: Nossas almas esto saciadas com os instrumentos de crime; Mas que no nos impede de descer ao ventre flamejante do inferno. Da em diante seus semblantes se enchero de escurido e confuso diante do Filho do homem, de cuja presena eles sero expulsos e diante do qual a espada permanecer expelindo-os.

75

Judite 16:17 - Ai das naes que se levantarem contra a minha raa! O Senhor Todo-Poderoso as punir no dia do juzo, por fogo e vermes em suas carnes, e choraro de dor eternamente.

Esses exemplos mostram um local de tormento engolindo pessoas vivas, conscientes, e com sofrimentos eternos. Os judeus, nos dias de Jesus, criam assim. Por isso, o uso que Jesus fez de Geena no poderia meramente significar a morte fsica para eles, mas a morte eterna, com seu sofrimento eterno. Por isso, lemos em Lucas 12:5, um texto paralelo a Mateus 10:28, o seguinte: Lucas 12:5 Eu, porm, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lanar no inferno (1067). Sim, digo-vos, a esse deveis temer.

De acordo com esse texto, os ouvintes de Jesus precisavam temer aquele que, depois de matar, tem poder para lanar pessoas na Geena. No sentido literal, o Sindrio tinha esse poder, pois conforme j observamos, julgava pessoas a essa desgraa para os judeus. Todavia, se Deus quem tem poder para lanar na Geena, ento muito mais do que mera destruio do corpo est envolvido aqui. O Sindrio judaico no podia fazer perecer tanto o corpo como a alma na Geena (Mateus 10:28), ou seja, depois da ressurreio do juzo (ou condenao, no grego krisis, Joo 5:29), o Sindrio no podia lanar o pecador para a Geena, ou o lugar de punio eterna. Ainda em outros textos atribudos a Jesus, por Mateus, podemos notar que Geena est associada ao julgamento eterno de Deus, o qual est muito presente no restante do Novo Testamento, nas expresses sero atormentados de dia e de noite pelos sculos dos sculos (Apocalipse 20:10), e nos usos da palavra grega Hades (correspondente ao Xeol no hebraico) quando ela significa lugar de fogo eterno (Lucas 16:23), por exemplo. Vejamos, ento, outros trs desses textos em que ocorre Geena: Mateus 18:9 Se um dos teus olhos te faz tropear, arranca-o e lana-o fora de ti; melhor entrares na vida com um s dos teus olhos do que, tendo dois, seres lanado no inferno (1067) de fogo.

76

Mateus 23:15 Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um proslito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno (1067) duas vezes mais do que vs! Mateus 23:33 Serpentes, raa de vboras! Como escapareis da condenao do inferno (1067).

Esses textos falam do julgamento que os escribas e fariseus receberiam. Mas receberiam de quem? Do Sindrio? Dificilmente, pois os escribas e fariseus eram comparsas do Sindrio, principalmente quando o assunto se tratava Jesus. Portanto, esse julgamento viria do mesmo Deus que tem poder para lhes dar julgamento e condenao eternos. (Lucas 12:5) Disso eles no poderiam escapar. Como essas palavras que vindas de Jesus, ele sabia que tais condenados jamais se arrependeriam de suas obras inquas. Portanto, Jesus falava de um julgamento futuro, pior do que o conferido pelo Sindrio, quanto intensidade e durao. Da, Jesus referir-se a alguns gentios convertidos ao judasmo legalista, que se tornavam filhos da Geena, ou seja, uma forma hebraica de dizer que eles pertenciam a Geena, smbolo da punio eterna. Aps considerar de forma sucinta os usos de Geena feitos por Jesus, resta apenas comentar a nica vez que este vocbulo usado por uma outra pessoa que no seja Jesus, nos evangelhos de Mateus, Marcos e Joo. Trata-se de Tiago, meio-irmo de Jesus: Tiago 3:6 Ora, a lngua fogo; mundo de iniqidade; a lngua est situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e no s pe em chamas toda a carreira da existncia humana, como tambm posta ela mesma em chamas pelo inferno (1067). Ser a lngua lanada na Geena parece ser uma figura de linguagem, a qual conhecemos hoje como metonmia, usada para designar a parte pelo todo. No apenas a lngua que vai a Geena, mas a pessoa toda contaminada por ela.

77 Tal contaminao moral, no fsica. Isso subentende que a Geena aqui tambm tem seu carter condenatrio moral e, por isso, no pode ser entendida literalmente, mas figurativamente. No pode tambm figurar a morte da pessoa como todos morrem naturalmente, pois at os salvos morrem. Tambm no figura a morte eterna, pois Tiago faz uso de Geena de acordo com todo o contexto judaico aqui considerado.

Anlise Final do Texto de Marcos 9.42-50


Tudo o que foi aqui apresentado sobre Geena visou provar que Jesus, no texto de Marcos 9:42-50, usou Geena com o significado de tormento eterno. Nesses versculos, aos que causam tropeo a outros seria melhor lhes seria que uma grande pedra lhes fosse pendurada no pescoo para que fossem jogados ao mar. O que isso significava? Morte terrvel. Observe o que se disse sobre esse tipo de morte: O povo judeu considerava essa punio como a terrvel sorte que os pagos poderiam sofrer. Assim, a imagem era ainda mais assustadora. A morte sem funeral (incluindo a morte no mar) era considerada como o pior tipo de morte. KEENER, Craig S. Comentrio Bblico Atos. Novo Testamento. Pgina 167. Editora Atos. Belo Horizonte MG. 2004.

Tambm, a Geena como smbolo de sofrimento eterno o destino dos no salvos que certamente permitiro que algo em suas vidas, retratado aqui por alguma parte do corpo, impea-os de entrarem na vida eterna. Assim, da terrvel morte na gua, passa-se para a terrvel morte no fogo. No estariam contidos nessas palavras de Jesus os dois meios pelos quais gua e fogo - Deus usa para punir o mundo inquo e condenar seus mortos ao sofrimento eterno primeiro com o dilvio nos dias de No e, futuramente, com o fogo? - 2 Pedro 3:7-13. Ademais, v-se a expresso onde no lhes morre o verme nem o fogo se apaga. Na Geena literal, isso realmente acontecia, pois o monturo era mantido aceso e os vermes proliferavam constantemente, devido imundcie do local. Por que Jesus teria enfatizado essas expresses, trs vezes (embora esteja apenas uma nica vez na maioria dos manuscritos mais antigos)? Para mostrar a abominao do local e dos que para l forem.

78 Sobre isso, HENDRIKSEN comenta: Ora, ao adicionar essas diversas idias representadas por GHinnm a saber, o fogo que est sempre em combusto, a perversidade, a abominao, o juzo divino, a matana possvel facilmente perceber que esse G-Hinnn se converteu em smbolo da eterna habitao dos maus, a saber: o inferno. G-Hinnm transformou-se (em grego) em Gehenna, lugar de tormento sem fim. HENDRIKSEN, William. Comentrio do Novo Testamento. Lucas. Volume 2. Pgina 168. Editora Cultura Crist. 2003.

A Geena, portanto, lugar para perdidos, para seus corpos e suas almas. (Lucas 12:5) interessante notar no texto que o versculo 43 fala do pecador ir para a Geena e no versculo 45 fala dele sendo lanado ali. Esse contraste ilustra o simbolismo de Geena, que se encaixa muito bem com Mateus 25:46, quando Jesus se refere aos que iro para o castigo eterno. Sobre isso, LENSKI firmou: No versculo 43, ires para a Geena retrata a ao do prprio pecador; Ele, literalmente, pelo seu prprio modo de agir, vai para o inferno. Mas no versculo 45, ser lanado na Geena retrata o divino julgamento sobre o pecador, quando os anjos de Cristo, ao seu comando, confin-lo ao inferno.- LENSKI, R. C. H. The Interpretation of St. Marks Gospel (A Interpretao do Evangelho de So Marcos). Paginas 407, 408. TheWartburg Press. Columbus. Ohio. EUA. 1946.

Portanto, os que vo para o sofrimento eterno tm uma caracterstica em comum: O tropeo. Fazem outros tropearem e tropeam a si mesmos. Isso amplia ainda mais o terrvel significado simblico atribudo Geena: Um lugar de tormento eterno, repleto de pessoas sem carter, separadas para sempre do carter de Deus.

CONCLUSO
Neste texto, analisou-se a palavra Geena de acordo com a perspectiva judaica, conforme os judeus podiam compreender as palavras de Jesus. Evidentemente, a Geena literal foi usada como um smbolo de punio e tormento eternos.

79

Alm de Geena, outros termos como xeol, hades, lago de fogo e enxofre, e expresses como choro e ranger de dentes, sero atormentados dia e noite poderiam ser usadas para provar com a Bblica a doutrina das penas eternas. Todavia, focou-se apenas a palavra Geena no contexto de Marcos 9:42 a 48. Para os perdidos, essa interpretao solidamente baseada nas Escrituras e nas provas citadas, significar a eterna separao de Deus, o que conhecemos como morte eterna, ou segunda morte. (Apocalipse 20:14; 21:8) Para os salvos, sermos alvo da graa e do amor de Deus, que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9) E esse conhecimento sobre a Geena nos deve motivar a nos apresentar a Deus como povo que busca os que ho de ser salvos desse terrvel lugar, atravs do cristianismo. Autor: Jos Fernando Galli de Paula

Purgatrio na viso catlica.


E por fim falando sobre o Purgatrio: verdade que, na Bblia, no se encontra a palavra "Purgatrio", como tambm no achamos outras palavras tipo "Trindade", "Santa Ceia", "Exorcismo", ... No entanto, a Bblia descreve situaes e estados de vida que se identificam com a do Purgatrio, sem se poder neg-lo, assim como das outras palavras citadas. Em 2 Mac 12, 43-46 lemos: "Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalm, para que fosse oferecido um sacrifcio pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crena na ressurreio... Santo e salutar o pensamento de orar pelos mortos. Eis que ele ofereceu um sacrifcio expiatrio pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados." Ora, ser livres dos pecados depois da morte indica claramente a existncia de um estado de vida de expiao, que a Igreja Catlica chama de "Purgatrio". (Leia tambm 1 Cor 3, 12-15). 12. Agora, se algum edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com madeira, ou com feno, ou com palha, 13. a obra de cada um aparecer. O dia (do julgamento) demonstr-lo-. Ser descoberto pelo fogo; o fogo provar o que vale o trabalho de cada um.

80 14. Se a construo resistir, o construtor receber a recompensa. 15. Se pegar fogo, arcar com os danos. Ele ser salvo, porm passando de alguma maneira atravs do fogo. Vemos que So Paulo nos diz que alguns nada sofrero, mas outros, por causa das suas obras imperfeitas, passaro por uma purificao, para em seguida estar com Deus. Alm dos trechos bblicos nos quais se fundamentam a nossa f, fcil entender a realidade do Purgatrio perguntando-se: Se eu morresse agora, ser que iria para o Cu diretamente? Ser que meus olhos so to puros que podem ver a Deus diretamente? O Purgatrio um fruto da eterna misericrdia de Deus que no quer que voc se perca. Imagine-se ter vivido uma vida inteira dentro de um quarto escuro, bem trancado. De repente, algum vem e escancara portas e janelas, fazendo entrar o sol, que voc nem conhece, e a luz invade a sala com toda sua potncia. Como reagiro seus olhos? Ser que conseguiro enxergar algo? Talvez precise esperar um tempinho para que eles se acostumem luz. Assim, aceitando os limites dos exemplos que sempre "mancam", isso acontece as almas do Purgatrio.
Adaptado do livro "P firme na caminhada", Com. Aliana de Misericrdia

Para tanto, vamos mostrando alguns texto bblicos para confirmar sua existncia, alm do inferno: O purgatrio passa a ser um lugar de sofrimentos em que as almas se purificam, solvendo suas dvidas, antes de serem admitidas no cu, onde s entrar quem for puro. E pasmem os Senhores, sua existncia se baseia no testemunho da Sagrada Escritura e da Tradio, coisa que muitos tm que negar, pois esta tradio antiga, somente est ligada Igreja Catlica, pela sua histria a partir do Novo Testamento. Sendo assim, muitos tm que negar fundamentos reais, da tradio e do Magistrio desta Igreja, pois caso contrrio, suas aes de protesto se extinguiriam. Coisa simples de se entender no ?

81 Vrios Conclios o definiram como dogma; Santos Padres e Doutores da Igreja, principalmente da antiga o atestam a uma voz. H uma priso da qual no se sair seno quando tiver pago o ltimo centavo.
(Mat. 18, 23-35). 23. Por isso, o Reino dos cus comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. 24. Quando comeou a ajust-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25. Como ele no tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dvida. 26. Este servo, ento, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: D-me um prazo, e eu te pagarei tudo! 27. Cheio de compaixo, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dvida. 28. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de servio que lhe devia cem denrios. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! 29. O outro caiu-lhe aos ps e pediu-lhe: D-me um prazo e eu te pagarei! 30. Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lanar na priso, at que tivesse pago sua dvida. 31. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32. Ento o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dvida porque me suplicaste. 33. No devias tambm tu compadecer-te de teu companheiro de servio, como eu tive piedade de ti? 34. E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, at que pagasse toda a sua dvida. 35. Assim vos tratar meu Pai celeste, se

Sendo assim, em respeito ao Magistrio da Igreja Catlica, passo a expor a Doutrina do Purgatrio da Igreja Catlica.

Por Mons. Ascnio Brando Desde os primrdios a Igreja, assistida pelo Esprito Santo (cf. Mt 28,20; Jo 14,15.25; 16,12-13), acredita na purificao das almas aps a morte, e chama este estado, no lugar, de Purgatrio. Ao nos ensinar sobre esta matria, diz o nosso Catecismo:

82 Aqueles que morrem na graa e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, esto certos da sua salvao eterna, todavia sofrem uma purificao aps a morte, afim de obter a santidade necessria para entrar na alegria do cu (CIC, 1030). Logo, as almas do Purgatrio esto certas da sua salvao eterna, e isto lhes d grande paz e alegria. Falando sobre isso, disse o Papa Joo Paulo II: Mesmo que a alma tenha de sujeitar-se, naquela passagem para o Cu, purificao das ltimas escrias, mediante o Purgatrio, ela j est cheia de luz, de certeza, de alegria, porque sabe que pertence para sempre ao seu Deus.(Alocuo de 03 de julho de 1991; LR n. 27 de 07/7/91).

O Catecismo da Igreja ensina que: A Igreja chama de purgatrio esta purificao final dos eleitos, purificao esta que totalmente diversa da punio dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da f relativa ao Purgatrio principalmente nos Conclios de Florena (14381445) e de Trento (1545-1563) ( 1031). Este ensinamento baseia-se tambm sobre a prtica da orao pelos defuntos de que j fala a Escritura Sagrada: Eis porque Judas Macabeus mandou oferecer este sacrifcio expiatrio em prol dos mortos, a fim de que fossem purificados de seu pecado (2 Mac 12,46). Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memria dos defuntos e ofereceu sufrgios em favor dos mesmos, particularmente o sacrifcio eucarstico, a fim de que, purificados, possam chegar viso beatfica de Deus. A Igreja recomenda tambm as esmolas, as indulgncias e as obras de penitncia em favor dos defuntos(1032). Devemos notar que o ensinamento sobre o Purgatrio tem razes j na crena dos prprios judeus, cerca de 200 anos antes de Cristo, quando ocorreu o episdio de Judas Macabeus. Narra-se a que alguns soldados judeus foram encontrados mortos num campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas alguns objetos consagrados aos dolos, o que era proibido pela Lei de Moiss. Ento Judas Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em Jerusalm um sacrifcio pelos pecados desses soldados.

83 O autor sagrado, inspirado pelo Esprito Santo, louva a ao de Judas: Se ele no esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria suprfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerasse que uma belssima recompensa est reservada para os que adormeceram piedosamente, ento era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifcio expiatrio pelos que haviam morrido, afim de que fossem absolvidos do seu pecado. (2 Mac 12,44s) Neste caso, vemos pessoas que morreram na amizade de Deus, mas com uma incoerncia, que no foi a negao da f, j que estavam combatendo no exrcito do povo de Deus contra os inimigos da f. Todo homem foi criado para participar da felicidade plena de Deus (cf. CIC, 1), e gozar de sua viso face-a-face. Mas, como Deus Trs vezes Santo, como disse o Papa Paulo VI, e como viu o profeta Isaas (Is 6,8), no pode entrar em comunho perfeita com Ele quem ainda tem resqucios de pecado na alma. A Carta aos Hebreus diz que: sem a santidade ningum pode ver a Deus (Hb 12, 14). Ento, a misericrdia de Deus d-nos a oportunidade de purificao mesmo aps a morte. Entenda, ento, que o Purgatrio, longe de ser castigo de Deus, graa da sua misericrdia paterna. O ser humano carrega consigo uma certa desordem interior, que deveria extirpar-se nesta vida; mas quando se no consegue, isto leva-o a cair novamente nas mesmas faltas. Ao confessar recebemos o perdo dos pecados; mas, infelizmente, para a maioria, a contrio ainda encontra resistncia em seu ntimo, de modo que a desordem, a verdadeira raiz do pecado, no totalmente extirpada. No purgatrio essa desordem interior totalmente destruda, e a alma chega santidade perfeita, podendo entrar na comunho plena com Deus, pois, com amor intenso a Ele, rejeita todo pecado. Com base nos ensinamentos de So Paulo, a Igreja entendeu tambm a realidade do Purgatrio. Em 1 Cor 3, 10, ele fala de pessoas que construram sobre o fundamento que Jesus Cristo, utilizando uns, material precioso, resistente ao fogo (ouro, prata, pedras preciosas) e, outros, materiais que no resistem ao fogo (palha, madeira).

84 So todos fiis a Cristo, mas uns com muito zelo e fervor, e outros com tibieza e relutncia. E Paulo apresenta o juzo de Deus sob a imagem do fogo a provar as obras de cada um. Se a obra resistir, o seu autor receber uma recompensa; mas, se no resistir, o seu autor sofrer detrimento, isto , uma pena; que no ser a condenao; pois o texto diz explicitamente que o trabalhador se salvar, mas como que atravs do fogo, isto : Com sofrimentos. O fogo neste texto tem sentido metafrico e representa o juzo de Deus (cf. Sl 78, 5; 88, 47; 96,3). O purgatrio no de fogo terreno, j que a alma, sendo espiritual, no pode ser atingida por esse fogo. No purgatrio a alma v com toda clareza a sua vida tbia na terra, o seu amor insuficiente a Deus, e rejeita agora toda a incoerncia a esse amor, vencendo assim as paixes que neste mundo se opuseram vontade santa de Deus. Neste estado, a alma se arrepende at o extremo de suas negligncias durante esta vida; e o amor a Deus extingue nela os afetos desregrados, de modo que ela se purifica. Desta forma, a alma sofre por ter sido negligente, e por atrasar assim, por culpa prpria, o seu encontro definitivo com Deus. um sofrimento nobre e espontneo, inspirado pelo amor de Deus e horror ao pecado.

Pensamentos Consoladores sobre o Purgatrio: O grande doutor da Igreja, So Francisco de Sales (1567-1655), tem um ensinamento maravilhoso sobre o purgatrio. Ele ensinava, j na idade mdia, que preciso tirar mais consolao do que temor do pensamento do Purgatrio. Eis o que ele nos diz:

(1) As almas ali vivem uma contnua unio com Deus. (2) Esto perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. S querem o que Deus quer. Se lhes fosse aberto o Paraso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus. (3) Purificam-se voluntariamente, amorosamente, porque assim o quer Deus. (4) Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade Dele. (5) So invencveis na prova e no podem ter um movimento sequer de impacincia, nem cometer qualquer imperfeio.

85 (6) Amam mais a Deus do que a si prprias, com amor simples, puro e desinteressado. (7) So consoladas pelos anjos. (8) Esto certas da sua salvao, com uma esperana inigualvel. (9) As suas amarguras so aliviadas por uma paz profunda. (10) Se infernal a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no corao inefvel ternura, a caridade que mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno. (11) O Purgatrio um feliz estado, mais desejvel que temvel, porque as chamas que l existem so chamas de amor. ( Extrado do livro O Brevirio da Confiana, de Mons. Ascnio Brando, 4a. ed. Editora Rosrio, Curitiba, 1981). Fonte: www.universocatolico.com.br Qual realmente o sentido de ser provado, seno o de ser resgatado por Deus ao cu? (Eclesistico 2,5): Pois pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradveis a Deus, pelo cadinho da humilhao. Isaas 48,10): Passei-te no cadinho como a prata, provei-te ao crisol da tribulao; (Ezequiel 22,22): Semelhantes prata, que se funde no cadinho, sereis fundidos no meio da cidade e assim reconhecereis que sou eu, o Senhor, que desencadeei sobre vs o meu furor.

A f crist catlica, professa a existncia de trs Igrejas: a Militante, a Padecente e a Triunfante, o que nos remete a mais uma questo de conteste interveno daqueles que no aceitam a Igreja Catlica.

Que A INTERCESSO DOS SANTOS? Para tanto, vamos tratar do assunto, pelas vias da SAGRADA ESCRITURA.

A Intercesso dos Santos uma verdade que professada desde os primrdios do cristianismo.

Nela consiste que os heris da f, que constituem a Igreja triunfante, rogam junto a Deus, por aqueles que ainda no terminaram a corrida, estes constituem a Igreja Militante.

86

Alguns grupos herticos negam esta verdade, por no acreditarem que aps a morte os heris da f possam rogar por ns. A Sagrada Escritura d forte testemunho da Intercesso dos Santos. * O primeiro testemunho da Sagrada Escritura da intercesso dos Santos aps a morte est no livro do profeta Jeremias: "E o Senhor disse-me: ainda que Moiss e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma no se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retiremse" (Jer 15, 1). No tempo de Jeremias, estavam mortos Moiss e Samuel, mas sua possvel intercesso confirmada pelas palavras do prprio Deus: "ainda que Moiss e Samuel se pusessem diante de mim...". Com efeito Moiss e Samuel poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemncia para com aquele povo. Portanto, est clara a possibilidade da intercesso aps a morte.

* O segundo testemunho da intercesso dos santos aps a morte est no segundo livro dos Macabeus: "Parecia-lhe [Judas Macabeu] que Onias, sumo sacerdote [...] orava de mos estendidas por todo o povo judeu [...] Onias apontando para ele, disse: 'Este amigo de seus irmos e do povo de Israel; Jeremias, profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa". (II Mac 15, 12-15). No tempo de Judas Macabeu, o sumo sacerdote Onias j era falecido, e alm de estar orando por todo o povo de Israel, tambm a aponta para Jeremias, tambm falecido e que o acompanhava nas oraes em favor dos israelitas. Aqui a Sagrada Escritura d testemunho da intercesso de Onias e Jeremias, ambos falecidos.

* Nosso Senhor Jesus Cristo, na parbola do Rico e Lzaro (Lc 16:19-31), nos mostra que mesmo aps a morte o Rico (que estava no inferno) pede a intercesso de Abrao (que estava no cu), pelos seus parentes. Jesus no contaria esta parbola se os santos que morreram na esperana do Senhor, no pudessem rogar pelos vivos.

* O livro do apocalipse o livro que mais detalha o servio que os Santos prestam a Deus.

87
Eles se ocupam na orao (cf. Ap 5:8). Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Ancios prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma ctara e taas de ouro cheias de perfume (que so as oraes dos santos). Mas por que ser que eles oram? Oram por ns que ainda estamos na caminhada. Encontramos tambm a seguinte passagem: "Quando abriu o quinto selo, vi sob o altar as vidas dos que tinham sido imolados por causa da Palavra de Deus e do testemunho que dela tinham prestado. E eles clamaram em alta voz: 'At quando, Senhor santo e verdadeiro, tardars a fazer justia, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?' " (Ap 6:9-10). Os Santos esto pedindo por justia e podem faz-lo porque esto na presena de Deus.

E no s podem orar, como oram e oferecem suas oraes a Deus: "Outro Anjo veio postar-se junto ao altar, com um turbulo de ouro. Deram-lhe uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as oraes de todos os santos, sobre o altar de outro que est diante do trono." (Ap 8:3).

Portanto, pelos exemplos j aqui citados, fica mais que claro que os Santos no s podem, como tambm intercedem por ns. E por estarem nos assistindo pela Graa do Senhor (cf. Hb 12:1), tambm podem ouvir nossos pedidos de oraes. Para confirmar o contedo do texto, colocamos o texto em Latim (da Vulgata tradicional que foi utilizada pela Igreja Catlica por + de 200 anos). I- et dixit Dominus ad me si steterit Moses et Samuhel coram me non est anima ea ad populum istum eice illos a facie mea et egrediantur Ieremiae XV, I

XII. erat autem hujusmodi visus Onian qui fuerat summus sacerdos virum bonum et benignum verecundum visu modestum moribus et eloquio decorum et qui a puero in virtutibus exercitatus sit manus protendentem orare pro omni populo Judorum XIII. post hc apparuisse et alium virum tate et gloria mirabilem et magni decoris habitudine circa illum XIV . respondentem vero Onian dixisse hic est fratrum amator et populi Isral hic est qui multum orat pro populo et universa sancta civitate Hieremias propheta Dei XV. extendisse autem Hieremiam dexteram et dedisse Jud gladium aureum dicentem

88
II Maccabaeorum XV, XII - XV

XIX homo quidam erat dives et induebatur purpura et bysso et epulabatur cotidie splendide XX et erat quidam mendicus nomine Lazarus qui jacebat ad januam ejus ulceribus plenus XXI cupiens saturari de micis qu cadebant de mensa divitis sed et canes veniebant et lingebant ulcera ejus XXII factum est autem ut moreretur mendicus et portaretur ab angelis in sinum Abrah mortuus est autem et dives et sepultus est in inferno XXIII elevans oculos suos cum esset in tormentis videbat Abraham a longe et Lazarum in sinu ejus XXIV et ipse clamans dixit pater Abraham miserere mei et mitte Lazarum ut intinguat extremum digiti sui in aqua ut refrigeret linguam meam quia crucior in hac flamma XXV et dixit illi Abraham fili recordare quia recepisti bona in vita tua et Lazarus similiter mala nunc autem hic consolatur tu vero cruciaris XXVI et in his omnibus inter nos et vos chasma magnum firmatum est ut hii qui volunt hinc transire ad vos non possint neque inde huc transmeare XXVII et ait rogo ergo te pater ut mittas eum in domum patris mei XXVIII habeo enim quinque fratres ut testetur illis ne et ipsi veniant in locum hunc tormentorum XXIX et ait illi Abraham habent Mosen et prophetas audiant illos XXX at ille dixit non pater Abraham sed si quis ex mortuis jerit ad eos pnitentiam agent XXXI ait autem illi si Mosen et prophetas non audiunt neque si quis ex mortuis resurrexerit credent Lucam XVI, XIX - XXXI

XIII et cum aperuisset librum quattuor animalia et viginti quattuor seniores ceciderunt coram agno habentes singuli citharas et fialas aureas plenas odoramentorum qu sunt orationes sanctorum Apocalypsis Ioannis V, VIII IX et cum aperuisset quintum sigillum vidi subtus altare animas interfectorum propter verbum Dei et propter testimonium quod habebant X et clamabant voce magna dicentes usquequo Domine sanctus et verus non judicas et vindicas sanguinem nostrum de his qui habitant in terra Apocalypsis Ioannis VI, IX et X

89
III et alius angelus venit et stetit ante altare habens turibulum aureum et data sunt illi incensa multa ut daret orationibus sanctorum omnium super altare aureum quod est ante thronum Apocalypsis Ioannis VIII, III Texto Original: Alessandro Ricardo Lima Fonte: http://www.veritatis.com.br Textos Bblicos em Latim: Marco Antonio Alencar de Mesquita

Textos complementares: Idealismo.


Atitude de esprito aberta a um ideal. Idealista aquele que cr no poder das ideias e na nobreza dos sentimentos, para reformar o homem e a sociedade. Neste sentido, o idealista se ope tanto ao materialista quanto ao egosta. (1)
Do latim tardio idealis. Em sentido geral, idealismo significa dedicao, engajamento, compromisso com um ideal, sem preocupao prtica necessariamente, ou sem visar sua concretizao imediata. Ex.: o idealismo de fulano. O termo idealismo engloba, na histria da filosofia, diferentes correntes de pensamento que tm em comum a interpretao da realidade do mundo exterior ou material em termos do mundo interior, subjetivo ou espiritual. Do ponto de vista da problemtica do conhecimento, o idealismo implica a reduo do objeto do conhecimento ao sujeito conhecedor; e, no sentido ontolgico, equivale reduo da matria ao pensamento ou ao esprito. O idealismo radical acaba por levar ao solipsismo.(2) Nome comum aos sistemas filosficos que admitem a existncia de um princpio no material. Ope-se, assim, ao materialismo. opondo idealismo a realismo que se pode determinar com preciso o sentido usual desse termo em filosofia. (3)

De ideal. Atitude de esprito aberto a um ideal. Idealista aquele que cr no poder das idias e na nobreza de sentimentos, para reformar o homem e a sociedade. Neste sentido, o idealista se ope tanto ao materialista quanto ao egosta. Ope-se ao materialista convencido de que so a matria e os determinismos das leis fsicas, biolgicas e econmicas que determinam inelutavelmente as idias e no podem ser por elas orientados. Ope-se ao egosmo fechado em seus prprios interesses que julga que s pela provocao calculista dos interesses possvel motivar os indivduos e os grupos para a ao. Por essa dupla oposio, o idealismo acusado de irrealista e utpico. No entanto, certo que imenso o acervo de realizaes que a Humanidade criou por puro idealismo, e neste acervo se incluem as mais altas e perfeitas. Seria incontvel o nmero de obras de promoo humana, de educao, de assistncia hospitalar e outras, que haveriam de parar se fossem esvaziadas de sua motivao idealista. O idealismo, alis, uma das caractersticas mais nobres da juventude. No ainda comprometida na trama de interesses pessoais ou de grupos, ela encontra no idealismo uma das fontes mais abundantes de sua inspirao e ao. O termo idealismo

90 tem ainda vrias acepes em Filosofia, referindo-se principalmente s doutrinas que negam aos fenmenos uma subsistncia em si mesmos e os reduzem a meras representaes mentais.(4) Designa de maneira geral a tendncia filosfica que reconduz qualquer existncia ao pensamento - seja na realidade, seja no conhecimento. Aplica-se a partir de ento a doutrinas bem diferentes. Em Plato, a existncia separada atribuda s idias com relao ao mundo material igualmente denominada de "realismo platnico". O idealismo de Berkeley, no qual o mundo exterior s existe pelas percepes e idias que dele temos, mais corretamente denominado imaterialismo. Kant denomina de idealismo transcendental dos fenmenos o fato de os ltimos constiturem simples representaes relativas a nossos meios de conhecimento e no coisas em si. Trata-se portanto de um idealismo crtico, que ele ope ao idealismo "emprico" (Descartes, Berkeley, Condillac), para o qual a existncia dos objetos fora de nosso pensamento duvidosa ou impossvel (observamos todavia que em Descartes esse idealismo apenas temporrio e metdico). A filosofia alem do sculo XIX prope ainda: o idealismo "subjetivo" de Fichte, o idealismo mgico de Novalis, o idealismo "objetivo" de Schelling, antes da afirmao por Hegel, do idealismo absoluto, no qual a idia garante seu prprio desenvolvimento dialtico at sua assimilao ao Esprito Absoluto. Alternadamente oposta ao realismo, ao empirismo ou ao materialismo a tendncia idealista aparece desse modo como uma constante na histria da filosofia. Notemos contudo que, para o pensamento contemporneo, o termo sob a influncia crtica marxista, pode assumir um sentido pejorativo para designar uma concepo decerto generosa ou ambiciosa mas irrealizvel ou utpica. Em moral, mais particularmente, o idealismo significa com frequncia uma ignorncia das condies concretas da conduta. (5) (1) VILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopdia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro: M.E.C., 1967.
(2) JAPIASS, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (3) EDIPE - ENCICLOPDIA DIDTICA DE INFORMAO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. So Paulo: Iracema, 1987.

(4) VILA, Fernando Bastos de, SJ. Pequena Enciclopdia de Doutrina Social da Igreja. So Paulo: Loyola, 1993. (5) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionrio de Filosofia. Traduo de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

91

Arqutipo
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Arqutipo (grego - arch: principal ou princpio e - tips: impresso, marca) o primeiro modelo de alguma coisa, antigas impresses sobre algo.

Psicologia Analtica
Arqutipo, na Psicologia Analtica, significa a forma imaterial qual os fenmenos psquicos tendem a se moldar. C.G.Jung usou o termo para se referir a estruturas inatas que servem de matriz para a expresso e desenvolvimento da psique. Jung deduz que as "imagens primordiais" - um outro nome para arqutipos - se originam de uma constante repetio de uma mesma experincia, durante muitas geraes. Eles so as tendncias estruturantes e invisveis dos smbolos. Por serem anteriores e mais abrangentes que a conscincia do ego, os arqutipos criam imagens ou vises que balanceiam alguns aspectos da atitude consciente do sujeito. Funcionam como centros autnomos que tendem a produzir, em cada gerao, a repetio e a elaborao dessas mesmas experincias. Eles se encontram isolados uns dos outros, embora possam se interpenetrar e se misturar. O ncleo de um complexo um arqutipo que atrai experincias relacionadas ao seu tema. Ele poder, ento, tornar-se consciente por meio destas experincias associadas. Os arqutipos da Morte, do Heri, do Si-mesmo, da Grande Me e do Velho Sbio so exemplos de algumas das numerosas imagens primordiais existentes no inconsciente coletivo. Embora todos os arqutipos possam ser considerados como sistemas dinmicos autnomos, alguns deles evoluram to profundamente que se pode justificar seu tratamento como sistemas separados da personalidade. So eles: a persona, a anima (l-se "nima" em portugus do Brasil), o animus (l-se "nimus" em portugus do Brasil) e a sombra. Chamamos de instinto aos impulsos fisiolgicos percebidos pelos sentidos. Mas, ao mesmo tempo, estes instintos podem tambm manifestar-se como fantasias e revelar, muitas vezes, a sua presena apenas atravs de imagens simblicas. So estas manifestaes que revelam a presena dos arqutipos, os quais as dirigem. A sua origem no conhecida, e eles se repetem em qualquer poca e em qualquer lugar do mundo - mesmo onde no possvel explicar a sua transmisso por descendncia direta ou por "fecundaes cruzadas" resultantes da migrao. Ps-junguianos que tambm estudam a fsica (ver Fsica e Psicologia) tm argumentado que os arqutipos podem ser tambm as ideias primordiais que originam as leis materiais da natureza, ou seja, os arqutipos seriam as matrizes das manifestaes materiais e energticas. Esse argumento ganha fora medida que os fsicos da corrente realista praticamente desistiram de buscar uma entidade material ou energtica fundamental na constituio do universo. Um quark isolado, por exemplo, at hoje no pde ser encontrado em experimentos de alta-energia, levando os fsicos a enfrentarem a possibilidade de que a entidade fundamental da matria seja unicamente a relao entre os quarks. Desde que uma relao no material ou energtica, mas tem uma natureza de vis finalista e atua sobre a realidade material e energtica, poderia haver uma relao muito prxima entre os arqutipos e a forma de estruturao manifesta nas leis da fsica. Por isso alguns cientistas concordam que passamos de um paradigma material-mecanicista para um energtico, e agora estamos inaugurando um paradigma cujo carter parece ser mental ou informacional.

92

Filosofia
O termo usado por filsofos neoplatnicos, como Plotino, para designar as ideias como modelos de todas as coisas existentes, segundo a concepo de Plato. Nas filosofias testas o termo indica idias presentes na mente de Deus. Pela confluncia entre neoplatonismo e cristianismo, o termo arqutipo chegou filosofia crist, sendo difundido por Agostinho, provavelmente por influncia dos escritos de Porfrio, discpulo de Plotino. A purificao que era feita no santurio israelita, que era um anttipo do santurio celestial, acontecia neste dia, portanto, concluiu Snow, Cristo tambm, o sumo sacerdote, viria a este mundo buscar Seu povo. Esta data foi chamada o Dia do Grande Desapontamento.

Espero que este texto tenha na sua simplicidade de colocaes o poder de revelar a voc se est andando no caminho da verdade da f ou no. Pilatos perguntou a Jesus o que a Verdade? E Jesus somente respondeu com seu olhar... Portanto, podemos, tambm, perguntar a Jesus o que a verdade, e deixar que seu Esprito Santo, nos mostre pelas finalidades do caminhar de volta ao Paraso, quais so as verdades de cu que temos de buscar e viver hoje, para encontrarmos sua Cruz e podermos por esse prisma de santidade enxergar essa porta celeste, escondida nesse vu de misericrdia e amor infinitos, smbolo, sinal e realidade desta porta j aberta. Boa sorte, no peregrinar de f. Deus o abenoe. Amm.

You might also like