You are on page 1of 2

1. a. b. c.

Descubra e registre uma atividade do seu corpo que: Voc pode controlar a vontade= Voc no pode controlar a vontade= No depende da sua vontade, mas voc pode controlar at certo ponto=

2. Em sua opinio, o sangue circula pelo corpo ou fica parado sempre e no mesmo lugar? 3. Voc j viu sangue? Em que situaes? 4. Qual a funo do sangue? 5. O sangue circula dentro do nosso corpo. Mas voc sabe por onde?____ D uma olhada na parte do seu antebrao onde a pele mais clara e no dorso de sua mo e tente descobrir: 6. O sangue est em constante movimento em seu corpo. Como isso possvel? 7. Por que o sangue tem a cor vermelha predominante? 8. Procure em sua casa algum exame de sangue e pesquise: que tipos de informaes os exames fornecem? 9. Que tipos de doenas podem ser verificadas por meio de exames de sangue? 10. Voc j teve alguma doena que s pode ser detectada aps um exame de sangue?_____ Qual?____________ 11. Por que podemos dizer que o sangue um instrumento de defesa do corpo? 12. Leia a informao do quadro:
Os bancos de sangue necessitam continuadamente de doadores de sangue. Uma nica doao pode salvar at quatro vidas. A coleta rpida e indolor. Os requisitos bsicos para a doao so: Estar em boas condies de sade; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar no mnimo 50 kg; Estar descansado e alimentado (no ter ingerido nenhuma bebida alcolica nas 4 horas que antecedem o exame e nem ter comido alimentos muito gordurosos).

a. O que voc pensa sobre a doao de sangue? b. Ser que uma pessoa pode receber qualquer tipo de sangue? Explique: c. Existe somente um tipo de sangue?__________ O que voc sabe sobre isto? d. E o seu tipo sanguneo, qual ?___________ Como ficou sabendo? 13. Desde que nascemos at nos tornarmos adultos, vamos aprendendo cada vez mais sobre nosso corpo. Nossas vivncias e experincias nos permitem conhecer melhor no s o funcionamento do corpo, mas a importncia dele para nossa sobrevivncia. a. Qual o rgo do corpo humano que as pessoas normalmente escolhem como smbolo da vida? b. E voc, escolheria outro rgo para simbolizar a vida?_____ Qual?_____________ Por qu? 14. Durante o dia o seu corao bate sempre no mesmo ritmo?____ Justifique:

15. Ser que o ritmo de batidas do corao de uma pessoa idosa igual ao ritmo das batidas de uma criana? Explique sua resposta: 16. Quando voc dorme, o corao continua batendo? 17. Ns assistimos um vdeo do sistema circulatrio que mostrava dois caminhos que o sangue percorre pelo corpo: a pequena circulao e a grande circulao. Escreva com suas palavras o que cada uma destes caminhos significa: 18. Quais as atividades que uma pessoa realiza ou sofre para ficar com a pele do rosto vermelha? 19. D trs sugestes para se ter uma boa sade do sistema circulatrio: 20. Procure verificar doenas causadas pelo mau funcionamento: a. Do corao: ______________________________________________________ b. Dos vasos sanguneos:___________________________________ c. No sangue: ___________________________________________ 21. Qual o tamanho e o peso aproximado de um corao adulto? 22. Onde se localiza o corao? 23. Desenhe uma cena que representa um fator que altera a freqncia dos batimentos cardacos:

24. Preencha a cruzadinha com nomes relacionados ao sistema nervoso. A palavra central o nome da principal clula do sistema nervoso. 1. N 2. E 3. U 4. R 5. O 6. N 7. I 8. O Conduzem informaes do encfalo e da medula para todo o corpo. Parte do encfalo considerada a sede da conscincia, da memria e da fala. Parte do sistema nervoso que fica no interior da coluna vertebral. Parte do encfalo relacionado com o equilbrio. Respostas rpidas e inconscientes originadas na medula. Parte do sistema nervoso que se encontra no interior da caixa craniana. Conjunto de ossos que protegem o encfalo. Conjunto de ossos que protegem a medula espinhal.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

You might also like