You are on page 1of 33

MESOPOTMIA

A palavra mesopotmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa regio localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Mdio, onde atualmente o Iraque. Esta civilizao considerada uma das mais antigas da histria

Vrios povos antigos habitaram essa regio entre os sculos V

e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilnicos, assrios, sumrios, caldeus, amoritas e acdios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regies frteis, prximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a regio da mesopotmia era uma excelente opo, pois garantia a populao: gua para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefcio oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um timo local para a agricultura. No geral, eram povos politestas, pois acreditavam em vrios deuses ligados natureza. No que se refere poltica, tinham uma forma de organizao baseada na centralizao de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comrcio nmade de caravanas.

Sumrios
Este povo destacou-se na construo de um complexo sistema

de controle da gua dos rios. Construram canais de irrigao, barragens e diques. A armazenagem da gua era de fundamental importncia para a sobrevivncia das comunidades. Uma grande contribuio dos sumrios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este perodo da histria, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econmicos e polticos da poca. Os sumrios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construes eram em formato de pirmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrcolas e tambm como templos religiosos. Construram vrias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

Uma inscrio do Cdigo

de Hamurabi.

O Grande Zigurate de Ur, um zigurate de 4100 anos, perto de Nassria, no Iraque.

A Torre

de Babel uma pin tura a leo de Pieter Bruegh el o Velho

Representao dos jardins suspensos da Babilnia, como imaginados por Martin Heemskerck. Na pintura, a Torre de Babel aparece ao fundo.

EGITO
A arte da imortalidade

A arte egpcia refere-se arte desenvolvida e aplicada

pela civilizao do antigo Egito localizada no vale do rio Nilo no Norte da frica. Esta manifestao artstica teve a sua supremacia na religio durante um longo perodo de tempo, estendendose aproximadamente pelos ltimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes pocas que auxiliam na clarificao das diferentes variedades estilsticas adoptadas: Perodo Arcaico, Imprio Antigo, Imprio Mdio, Imprio Novo, poca Baixa,Perodo Ptolemaico e vrios perodos intermdios, mais ou menos curtos, que separam as grandes pocas, e que se denotam pela turbulncia e obscuridade, tanto social e poltica como artstica.

O Rio Nilo em Assuo.

A partir do momento

em que se decifram os hierglifos na Ped ra de Roseta possvel dar passos seguros a caminho da compreenso da cultura, histria, mentalidade, modo de vida e naturalmente da motivao artstica dos antigos egpcios.

A Pedra de Roseta, atualmente no Museu Britnico.

Hierglifos em uma estela funerria.

Motivao e objetivos
A arte do antigo Egito serve polticos e religiosos. A figura do soberano absoluto, o fara. Ele dado como representante de Deus na Terra e este seu

aspecto divino que vai vincar profundamente a manifestao artstica. Deste modo a arte representa, exalta e homenageia constantemente o fara e as diversas divindades da mitologia egpcia, sendo aplicada principalmente a peas ou espaos relacionados com o culto dos mortos, isto porque a transio da vida morte vista, antecipada e preparada como um momento de passagem da vida terrena vida aps a morte, vida eterna e suprema. O fara imortal e todos seus familiares e altos representantes da sociedade tm o privilgio de poder tambm ter acesso outra vida. Os tmulos so, por isto, dos marcos mais representativos da arte egpcia, l so depositados as mmias ou esttuas (corpo fsico que acolhe posteriormente a alma, ka) e todos os bens fsicos do cotidiano que lhe sero necessrios existncia aps a morte.

Estilo e normas
Hierrquia e Simbologia serve estruturao, simplificao e

clarificao da mensagem transmitida criando um forte sentido de ordem e racionalidade extremamente importantes. A harmonia e o equilbrio devem ser mantidos, qualquer perturbao neste sistema , consequentemente, um distrbio na vida aps a morte. Para atingir este objetivo de harmonia so utilizadas linhas simples, formas estilizadas, nveis rectilneos de estruturao de espaos, manchas de cores uniformes que transmitem limpidez e s quais se atribuem significados prprios. A hierarquia social e religiosa traduz-se, na representao artstica, na atribuio de diferentes tamanhos s diferentes personagens, consoante a sua importncia. Como exemplo, o fara ser sempre a maior figura numa representao bidimensional e a que possui esttuas e espaos arquitectnicos monumentais. Refora-se assim o sentido simblico, em que no a noo de perspectiva (dos diferentes nveis de profundidade fsica), mas o poder e a importncia que determinam a dimenso.

Bibliografia
PROENA, Graa. Histria da Arte. Ed. tica GARBINI, Giovanni. Mundo Antigo. Ed. Expresso e

Cultura
Site http://pt.wikipedia.org

You might also like