You are on page 1of 6

20/08/2012

O que farmacologia?
A farmacologia pode ser definida como o estudo dos efeitos das substncias qumicas sobre a funo dos sistemas biolgicos.

Introduo Farmacologia

Como cincia, nasceu em meados do sculo XIX, constituindo uma das numerosas e novas cincias biomdicas baseadas em princpios de experimentao. A farmacologia surgiu da necessidade de melhorar a qualidade da interveno teraputica dos mdicos.

Nascimento da farmacologia
A motivao pela farmacologia surgiu da prtica clnica, porm o seu estabelecimento como cincia s pode ser construdo com base em fundamentos seguros de fisiologia,patologia e qumica. 1858 - Virchow prope a teoria celular 1868 primeiro uso de uma frmula estrutural para descrever uma substncia qumica 1878 Pasteur descobre as bactrias como causa de doena Os primeiros farmacologistas dedicaram a maior parte de sua ateno em substncias derivadas de plantas, como quinina, digital, atropina, efedrina, estricnina e outras.

A farmacologia no sculo XX
No incio do sculo XX , a qumica sinttica comeou a
revolucionar a indstria farmacutica e, com ela, a cincia da farmacologia.

Novos agentes sintticos,como os barbitricos e os anestsicos locais, comearam a aparecer, e a era da quimioterapia antimicrobiana nasceu com a descoberta dos compostos arsenicais feita por Paul Ehrlich, em 1909, que passaram a ser utilizados no tratamento da sfilis. Em 1935 vieram as sulfonamidas, os primeiros agentes antibacterianos, que foram descobertas por Gerhard Domagk. Posteriormente surgiu a penicilina, descoberta por Chain e Florey, durante a II Guerra Mundial, com base nos trabalhos iniciais de Fleming.

A farmacologia no sculo XX
Muitos hormnios, neurotransmissores e mediadores inflamatrios foram descobertos nesse perodo, e o reconhecimento de que a comunicao qumica desempenha um papel central em quase todos os mecanismos reguladores do nosso corpo, imediatamente estabeleceu uma grande rea deterreno compartilhado entre a fisiologia e a farmacologia, porque as interaes entre substncias qumicas e sistemas vivos constituam exatamente o objeto de interesse dos farmacologistas desde o incio. Conceito de "receptores" para os mediadores qumicos: proposto pela primeira vez por Langley em 1905

Receptores: interao chave-fechadura

20/08/2012

A farmacologia atual

A membrana Celular modelo do Mosaico fluido

Clulas

Componentes do Citoplasma
Mitocndrias: utilizam o oxignio para a produo de energia para o funcionamento celular (ATP). Ribossomos: sntese de protenas. Podem estar livres no citoplasma ou presos ao Retculo Endoplasmtico.

Componentes do Citoplasma
Retculo Endoplasmtico: -Rugoso ou granular: presena de ribossomos Funo principal de isolar as protenas do citosol e fazer modificaes nas mesmas antes do transporte. -Liso ou granular: ausncia de ribossomos Funo dependente do tipo celular. Complexo de Golgi: segrega, concentra e d o acabamento final nas molculas, acrescentando informaes que determinam o destino dessas molculas.

20/08/2012

Trnsito e separao de protenas

Componentes do Citoplasma
Lisossomos: digesto componentes celulares. intracelular e remoo de

Peroxissomos: degradam molculas orgnicas e perxido de hidrognio que frequentemente se formam no interior da clulas. Citoesqueleto: movimentos celulares e manuteno da arquitetura das clulas. -Microtbulos (tubulina) - Microfilamentos (actina e miosina)

Introduo farmacocintica

Farmacocintica
Para que possam atuar, as substncias precisam atingir uma concentrao adequada nos tecidos alvo. Os dois processos fundamentais que determinam a concentrao de uma substncia a qualquer momento e em qualquer regio do corpo so: translocao das molculas do frmaco; * transformao qumica. Compreende os processos distribuio e eliminao de absoro,

20/08/2012

ABSORO
a passagem de substncias do local de contato para a circulao sangunea. Nessa passagem, os agentes atravessam as membranas celulares, como o epitlio estratificado da pele, dos pulmes, do trato gastrointestinal e dos endotlios capilares.

ABSORO
As molculas dos frmacos movem-se pelo organismo de duas maneiras: por transferncia atravs de fluxo de massa (isto , na corrente sangunea); por transferncia atravs do processo de difuso (isto , molcula por molcula, por curtas distncias).

A membrana Celular modelo do Mosaico fluido

Passagem atravs das membranas celulares

Filtrao = passagem de molculas polares, hidrossolveis, pelos poros aquosos da membrana; o dimetro dos poros importante, pois somente partculas menores que os poros so capazes de passar.

Difuso: dependente do gradiente de concentrao.

20/08/2012

difuso lipdica = passagem de molculas hidrofbicas por difuso atravs da membrana. S atravessam substncias na forma no ionizada, portanto o pH do meio tambm importante. As substncias cidas passam mais facilmente em pH cido, e as alcalinas em pH alcalino.

Transporte ativo: consumo de energia, movimento de substncias contra a gradiente de concentrao protenas transportadoras com seletividade perante as substncias e que se saturam em altas concentraes.

Difuso facilitada: transportada por um carregador, mas sem consumo de energia e a favor do gradiente de concentrao (glicose).

Absoro pela pele e mucosas


Entrada pelos folculos pilosos

Absoro pela via respiratria Partculas slidas e lquidas suspensas no ar, gases e substncias volteis - facilmente conduzidas a circulao sangunea sistmica, passando pelas fossas nasais, faringe laringe, brnquios, traqueia e alvolos pulmonares, onde ocorre a absoro. A absoro de gases e substncias volteis depende da sua solubilidade no sangue. Quando atingem os alvolos, vo sendo dissolvidas no sangue e distribudas pelos tecidos.

Relativamente impermevel maioria dos ons e solues aquosas. Algumas substncias tem ao direta (uso tpico). A atividade de alguns frmacos pode se estender a tecidos mais profundos e causar efeitos sistmicos. Assim substncias lipossolveis usadas na pele podem exercer efeitos sistmicos.

Absoro pela via respiratria

Alto x Baixo coeficiente de partio sangue/ar


alto coeficiente de partio sangue/ar +++ solvel passa facilmente do ar para o sangue a estimulao da circulao sangunea e aumento da perfuso pulmonar pouco influem na absoro o aumento da frequncia respiratria acentua a absoro de gases de alto coeficiente de partio sangue/ar. FATOR LIMITANTE = respirao baixo coeficiente de partio sangue/ar pouco solvel no passa facilmente para o sangue a estimulao da circulao sangunea e aumento da perfuso pulmonar favorecem a absoro FATOR LIMITANTE = circulao

Aps algum tempo estabelecido um equilbrio entre as molculas contidas no ar inspirado e as dissolvidas no sangue. Equilbrio rpido = substncias pouco solveis Equilbrio lento= substncias altamente solveis. Coefociente de partio sangue/ar

20/08/2012

Absoro pelo trato digestivo

Absoro pelo trato digestivo

A via oral a principal via de administrao de medicamentos A barreira no processo de absoro de substncias formada pela mucosa do trato digestivo e os epitlios capilares

Facilidade na absoro de substncias lipoflicas por difuso passiva (influncia do pH) A alterao do tempo de esvaziamento gstrico e da motilidade gastrointestinal causada pela presena de alimentos influencia tambm a velocidade e a quantidade da absoro.

Questes:
1- Explique como os frmacos atravessam as barreiras celulares. 2- Quais os fatores que podem limitar a absoro de frmacos pela via respiratria? 3- E pelo trato digestivo?

You might also like