You are on page 1of 15

1

MICROSSISTEMAS: DENTE, OLHO, NARIZ, PNIS E SUAS UTILIZAES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. Odecineide Gomes da Silva 1 e-mail: neide_dal@yahoo.com.br Ps-graduao em Medicina Tradicional Chinesa Faculdade vila RESUMO Observados desde a antiguidade, onde os costumes em relao a exposio do corpo limitava o exame fsico do terapeuta, os microssistemas vem sendo estudados para melhor aperfeioamento da tcnica. Seu mecanismo de ao baseado em reflexo tronco cerebral oferecendo resposta rpida para tratamento e sinais nas regies reflexolgicas que correspondem as partes do corpo antes mesmo da manifestao clnica. Verstil, podendo ser usado tanto para diagnstico como para tratamento, os microssistemas vm ganhando campo de ao nas diversas reas da medicina tradicional chinesa, porm uns mais que os outros. Como qualquer sinal clnico importante para o fechamento de um diagnstico e com isso um tratamento mais direcionado, de suma importncia que o terapeuta tenha o mximo de conhecimento possvel acerca da medicina tradicional chinesa. Este artigo cientfico visa apresentar quatro microssistemas que podem auxiliar no diagnstico e ou tratamento e demonstra atravs de pesquisa a interao dos alunos do curso de especializao em acupuntura da Biocursos-Manaus com os microssistemas citados bem como o hbito de uslos na prtica clnica. Palavras chave: medicina Tradicional Chinesa; microssistemas; acupuntura.

1 INTRODUO

A medicina tradicional chinesa abrange tcnicas milenares de terapia usando vrios tipos de materiais e locais isolados de tratamento. Como a exposio do corpo era um fator limitante na China antiga, os terapeutas procuravam formas de colher dados para diagnsticos e locais do corpo para tratamento a distncia. Observaram que manipulando algumas reas do corpo obtinham respostas em outras regies. Com isso, concluram que algumas partes do corpo correspondiam
1

Ps-graduando em Medicina Tradicional Chinesa

ao organismo como um todo e denominaram de microssistema, que so reas reflexolgicas que contm em uma regio a representao do corpo em sua totalidade. Seu mecanismo de ao reflexo tronco cerebral e tem aplicao para confirmao de diagnstico e tratamento quando o paciente no aceita a acupuntura tradicional sistmica ou quando a mesma no aplicvel. Alguns microssistemas so mais usados que outros devido a credibilidade adquirida por meios de estudos e pesquisas e a fcil localizao dos mesmos. Este fato, porm no torna os microssistemas menos conhecidos ou pouco eficientes. Como o prprio corpo d sinal de desarmonia energtica nessas regies reflexolgicas, importante ter o conhecimento de vrios microssistemas, pois assim, associada a uma anamnese bem direcionada, o terapeuta tem informaes suficientes para traar uma linha de tratamento bem sucedida. Por esta necessidade, este artigo cientfico apresenta os microssistemas do dente, olho, nariz e pnis, os quais no so to divulgados, porm com importncia considervel em se tratando de fonte de informao para a concluso de um diagnstico e possibilidades teraputicas. 2 PROBLEMA Porque alguns acupunturistas no usam os microssistemas relacionados nesta pesquisa com freqncia para tratamento e diagnstico?. Seria por falta de conhecimento dos mesmos? 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Determinar um diagnstico preciso considerando a importncia de padronizao de um tratamento eficaz, visando demonstrar a relevncia do uso dos microssistemas na prtica clnica de acupuntura. 3.2 OBJETIVO ESPECFICO Relatar a importncia do conhecimento de vrios microssistemas, possuindo informaes fundamentais finalizar um diagnstico de qualidade focalizando um tratamento mais preciso.

Oferecer oportunidades de conhecimento dos sistemas dos olhos, nariz, dente e pnis; Disponibilizar ao terapeuta novas possibilidades de tratamento com novas fontes de informaes para diagnstico. 4 JUSTIFICATIVA A medicina tradicional chinesa apresenta vrios microssistemas os quais, muitas vezes no so aproveitados na prtica clnica com todo seu potencial teraputico. Sistemas que oferecem informaes sobre a sade geral do paciente e uma vertente a mais para o tratamento e diagnstico. Visando um acrscimo de conhecimento para se obter novas possibilidades de tratamento e formas de diagnstico na prtica clnica diria, esse trabalho apresenta os microssistemas do olho, nariz, dente e pnis 5 OS MICRO SISTEMAS Em Micro-Sistemas (2011), microssistemas so pequenas regies do corpo, onde se apresentam uma concentrao elevada de terminaes nervosas, o que potencializa a resposta teraputica e com isso, pequenos estmulos provocam efeitos significativos a uma grande rea correspondente do organismo. Com a patologia presente, ocorrem alteraes reflexolgicas com integrao pelo sistema nervoso central e os pontos dessas reas acometidas apresentam alteraes energticas, eltricas, nervosas, circulatrias, estruturais, de sensibilidade e principalmente de dor. Os pontos podem ser estimulados com agulha, moxa, massagem, semente, cor, msica, laser, eletricidade, im e at mesmo a distncia. vantajoso por que fcil o aprendizado e aplicao da tcnica, no oferece limitao ao trabalho do paciente, trata simultaneamente o corpo todo at os pontos mais difceis e permite o auto-tratamento do terapeuta. So usados para fins de diagnsticos e teraputicos e sua aceitao boa por ser simples, fcil, seguro, eficiente e de baixo custo.

6 MICRO SISTEMA OLHOS

A Medicina Tradicional Chinesa engloba vrios microssistemas, dentre eles os olhos. Estes so considerados, de acordo com a teoria dos cinco elementos, a abertura do Fgado. Porm, muitos outros rgos influenciam esse microssistema e para ttulo de diagnstico, o sistema dos olhos mostra o estado geral de todos os rgos internos, j que os mesmos nutrem e umidecem os olhos. Para contribuir com este pensamento Maciocia (2006 p.62 apud Spiritual Axis 1981) explana a correlao dos olhos com os rgos internos e as energias yin e yang:

As essncias dos cinco rgos yin e dos seis rgos yang alcanam, todas, os olhos que so o ninho das Essncias. A essncias dos olhos [e, portanto, dos Rins] se manifesta na pupila; a Essncia dos tendes [e, portanto, do Fgado] se manifesta na ris; a Essncia do Sangue [e, portanto, do Corao] se manifesta nos vasos sanguneos e no canto [do olho]; a Essncia do Qi [e, portanto, dos Pulmes] se manifesta na esclera; a Essncia dos msculos [e, portanto, do Bao] se manifestam na plpebra; assim, as Essncias dos ossos, tendes, sangue e Qi juntamente com os vasos sanguneos [ou canais] formam o sistema do Olho, que ascende e penetra no crebro e volta, novamente, saindo na nuca. Portanto, quando fatores patognicos entram pelo occipcio em decorrncia de uma condio de deficincia do corpo, eles penetram neste trajeto do Sistema do Olho at o crebro. Isso cria a sensao do crebro est virando, provocando uma tenso no Sistema do Olho; a tenso do Sistema do Olho far com que a viso fique ofuscada e haja tontura.

O autor cita que existem ainda outras formas de classificar as reas do olho em relao aos rgos internos que so as Cinco rodas e Oito Baluartes. Conceituam-se estas Cinco rodas, como: Roda do vento, que est relacionada ao Fgado, representada pela ris e relacionada aos tendes; Roda de vangue, que est relacionada com o Corao, representada pelos cantos da esclera e relacionada ao Sangue; Roda de qi, que est relacionado com o Pulmo, representados pelo restante da esclera e relacionado a Essncia do Qi; Roda muscular, que est relacionado ao Bao e ao Estmago, representados pela plpebra e relacionado a essncia dos msculos;

Roda de gua, que est relacionada ao Rim, representado pela pupila e relacionado a essncia dos ossos.

Fig. 01: Cinco rodas: relao dos rgos com as regies anatmicas dos olhos. Fonte: Maciocia, Giovanni, pag 65.

Seguidamente conceituam-se tambm os Oito Baluartes: Baluarte do Paraso: correspondente esclera e pertence aos Pulmes e Intestino Grosso. Baluarte da Terra: corresponde s Plpebras e pertence ao Estmago e Bao. Baluarte de Fogo: corresponde aos cantos dos olhos e pertence ao Corao e Intestino delgado. Baluarte da gua: corresponde pupila e pertence aos Rins. Baluarte de Vento: corresponde ris e pertence ao Fgado e vescula Biliar. Baluarte do Trovo: corresponde parte a parte superior da esclera externa e pertence ao Fogo Ministro. Baluarte da Montanha: corresponde ao canto externo e pertence ao Pericrdio. Baluarte do Lago: corresponde parte inferior da esclera interna e pertence ao Triplo Aquecedor.

Fig 02. Oito Baluartes outra forma de classificao da relao sistema do olho/rgo internos. Fonte: Maciocia, Giovanni, pag 65.

Devida a ntima relao entre olhos e corao, esse sistema mostra, em particular, o estado da mente e do esprito, o que possvel ser visto na citao de Maciocia (2006 p. apud Simple Question, 1981) O Esprito e a Essncia do Corao se renem nos olhos.

7 RELAO ENTRE OS RGOS INTERNOS E OS OLHOS O microssistema do olho possui a representao dos rgos internos e o mesmo sofre alterao quando h alguma patologia instalada desequilibrando o yin e o yang. Sendo assim Maciocia (2006) correlaciona esse microssistema com rgos e vsceras. Os Olhos e o Fgado: devido a correspondncia com os cinco Elementos, a relao dos olhos com o Fgado bem conhecida. O sangue do Fgado nutre os olhos e produz viso normal e o yin do Fgado umidece-os. Maciocia (2006, p. 64 apud Simple Questions, 1981) explica ainda, que O Qi do fgado chega at os olhos, quando o Fgado est equilibrado, os olhos conseguem distinguir as cinco cores. Os olhos e os Rins: os rins nutrem os olhos e tambm controlam fluidos normais que os lubrificam. Uma deficincia energtica desse rgo causa glaucoma e problemas oculares em idosos. Os olhos e o corao: muitos canais energticos do Corao chegam aos olhos e, por isso, muitas patologias deste microssistema esto relacionadas ao corao. Esse tambm reflete o estado da Mente e do Esprito. Levando-se em considerao esta correlao Maciocia (2006, p.64), contribui citando: O canal principal do Corao chega at o olho internamente; o canal de Conexo do Corao tambm chega at o olho canal Divergente do Corao faz conexo com o canal do Intestino Delgado, no canto interno dos olhos. Assim, o autor segue contribuindo sobre esse assunto citando que O Esprito e a Essncia do Corao se renem no olho. Os Olhos e o Estmago e o Bao: o Estmago se conecta com o olho abaixo da rbita, transportando a essncia dos alimentos at os olhos. O Bao tem influncia nas duas plpebras, na musculatura ocular e controla abertura e fechamento dos olhos.

Os olhos e a Vescula Biliar: O canal Divergente e Muscular da Vescula Biliar se conecta com o olho no seu canto externo. Maciocia ( 2006, p.64 apud Spiritual Axis, 1981) expe essa afirmao: O canal da Vescula Biliar comea no canto lateral do olho, Os olhos e a Bexiga: O canal da Bexiga comea no canto interno do olho e o canal Muscular da mesma circunda a rbita e sua influncia sobre o olho de suma importncia. Os olhos e o Intestino Delgado: um ramo do canal do Intestino Delgado chega at o canto lateral do olho e outro at o canto interno. Maciocia (2006, p.64 apud Spiritual Axis, 1981) relata que um ramo do canal do Intestino Delgado que sai da clavcula vai at o pescoo e as bochechas e chega at o canto lateral do olho, outro ramo vai at o nariz e chega at o canto interno do olho.

Fig 03: Microssistema do olho e sua relao com os 5 elementos. Fonte: Micro-Sistemas Teoria e Aplicaes. DVD microssistemas CEATA

O professor Alves (2011, p. 01), relata em seu trabalho recente que, o microssistema ocular foi desenvolvido pelo Dr. Peng Jing Shan, o qual foi ganhador do terceiro prmio de criao e pesquisa cientfica. Nele, o diagnstico feito pela anlise dos vasos sanguneos e suas ramificaes na conjuntiva ocular e para o tratamento usa-se pontos ao redor dos olhos com efeito sistmico. considerado um tratamento de certa forma indolor, com alta taxa de eficcia, porm, necessrio que o terapeuta tenha slidos conhecimentos na rea de filosofia tradicional chinesa, fisiologia mdica tradicional chinesa, fisiopatologia mdica tradicional chinesa e elaborao de diagnstico.

Os pontos esto localizados na parte superior dos olhos, aproximadamente a 1/3 da sobrancelha e 2/3 da plpebra superior e na poro inferior por volta de 6 a 7 mm abaixo da borda orbital inferior. Nesta tcnica os vasos sanguneos so inspecionados para se fechar um diagnstico e iniciar o tratamento. Em uma pessoa saudvel os vasos sanguneos dos olhos tendem a no ser visveis e quando os so, apresentam-se bem finos e de colorao vermelho claro. No caso de uma patologia instalada, esses vasos podem apresentar algumas possveis alteraes na localizao, na colorao (que pode ser em vrios tons de vermelho, amarelo, cinza e plido) e no formato (alongado, sinuosos, grossos com raiz grande, embaados e com apndice em gota).

Fig.04 - Vasos sanguneos dos olhos e suas possveis alteraes patolgicas. Fonte: Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relaes e Aplicaes - EBRAMEC pag. 04.

Fig.05- Microssistema do olhos e sua relao com meridianos energticos da medicina tradicional chinhesa. Fonte: Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relaes e Aplicaes - EBRAMEC, pag 01

8 MICRO SISTEMA NARIZ

Esse microssistema muito til para tratamento de qualquer doena em qualquer parte do corpo e apresenta tambm facilidade para realizar diagnstico, onde cada parte do nariz est relacionada a um segmento do corpo.

Segundo Maciocia (2006, p.72 apud Spiritual Axis, 1981) o nariz influenciado pelo canal do Pulmo por que o mesmo se abre no nariz e controla o olfato. O autor afirma isso citando: O nariz o rgo do sentido do Pulmo. Acupuntura (1996, p.626) acrescenta ainda que o nariz reflete a sade geral do organismo e em particular do Pulmo e Corao. Portanto, o formato, cor, dor, oleosidade e descamao so sinais importantes e tem significado relevantes para o terapeuta e dessas manifestaes so selecionados os pontos e identificado a qual parte do corpo est relacionada. Quanto a tcnica, Acupuntura (1996, p.630) relata que devido a baixa profundidade dos msculos da face, a insero da agulha feita em ngulo oblquo ou transversal, a agulha fica retida de dez a trinta minutos e o terapeuta deve manipul-la a cada cinco minutos a ttulo de estimulao. Desta forma a figura abaixo demonstra a relao das regies do microssistema do nariz com os rgos e regies do corpo correspondentes.

Fig.06 - Relao das regies do microssistema do nariz com os rgos e regies do corpo correspondentes Fonte: Acupuntura: Um texto compreensvel, pag 630.

9 MICRO SISTEMA DENTE O microssistema do dente pouco usado, porm til ao diagnstico, este

apresenta um meridiano para cada elemento dentrio. Para se obter um diagnstico, observase a superfcie estrutural do dente, verificando presena de crie e restauraes e as reas circunvizinhas como palato, bochechas e lbios. Observa-se, ainda, o formato das arcadas que pode ser indicativo de alteraes no organismo, como por exemplo: problemas de coluna, asma e bronquite. Tcnica esta utilizada em doenas crnicas ou situaes de reforo de uma tonificao ou sedao.

10

A tcnica de acupuntura oral no usa agulhas de acupuntura na cavidade bucal devido ao desconforto ao paciente. Usa-se injeo de substncias anestsicas, gua destilada, fitoterpicos, analgsicos ou remdios homeopticos em pontos correspondentes. Esses pontos so identificados atravs de sintomatologia dolorosa no local. A quantidade de medicao ou substncia a ser injetada extremamente pequena, tendo cuidado para no provocar necrose no local. Acupuntura Pro Araujo (2011) relaciona os meridianos com os elementos dentrios da seguinte forma: incisivos centrais e laterais inferiores e superiores: rins e bexiga caninos superiores e inferiores: fgado e vescula biliar primeiro e segundos pr molares superiores e inferiores: pulmo e intestino grosso primeiros e segundos molares superiores e inferiores: bao pncreas e estmago terceiros molares superiores e inferiores: corao e intestino delgado. Para o tratamento, o mesmo autor relaciona tambm os meridianos principais da acupuntura com remdios homeopticos indicados: Tabela 1 Meridianos principais e remdios homeopaticos ORD 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 MERIDIANOS Meridiano do corao Meridiano do Intestino Delgado Meridiano da Bexiga Meridiano do Rim Meridiano da Circulao Sexualidade Meridiano do Triplo Aquecedor Meridiano da Vesicula Biliar Meridiano do Fgado Meridiano do Pulmo Meridiano do Intestino Grosso MERIDIANO DO ESTOMAGO MERIDIANO PNCREAS DO REMEDIOS HOMEOPATICOS Gelsemium 6CH (lado direito) e Kalium carbonicum 6 CH (lado esquerdo). Cantharis 6CH Parreira Brava D3 Terebenthinum 6CH E Agaricus 6CH Argentum nitricum 6CH Berberis 6CH Fabiana imbricata 3CH Antimonium tartaricum 6CH Aloe 6CH Abrotanum 6CH (em tonificao) Aethusa 3CH (em sedao)

BAO- Ceanothus

Fonte: Acupuntura Pro: Acupuntura Oral. As figuras seguintes demonstram a relao dos meridianos de acupuntura com os elementos dentrios.

11

Fig.07 e 08. Locais a serem injetados medicamentos homeopticos com os meridianos da acupuntura. Fonte: Acupuntura Pro: Acupuntura Oral. Disponvel em: http://acupunturapro.blogspot.com.

10 MICROSSISTEMA PNIS De acordo com a MTC certa parte do corpo capaz de refletir o corpo todo. Seguindo essa linha explicada por Dr. Wu Tuo Kwang em seu DVD, este microssistema pode ser usado para diagnstico e tratamento partindo do princpio de observao dos sinais e desarmonias energticas em determinada rea do pnis. Quando o exame macroscpico do pnis detecta alteraes da pele que, dependendo da rea, permitem fazer diagnstico das afeces, podemos efetuar tratamento de acordo com os parmetros descritos. Porm, como se trata de uma regio extremamente ntima e sensvel do paciente, a aplicao da tcnica neste local se torna, alm de desconfortvel, um tanto constrangedora, levando o paciente a no concordar com a terapia. Acontecendo isso, o terapeuta deve lanar mo de outros microssistema ou uma nova conduta teraputica. A figura seguinte exibe o microssistema do pnis e a relao dos rgos e partes do corpo correspondentes.

7 MATERIAIS do pnis com reas Fig.09 - Microssistema E MTODOS do corpo Fonte: Chia, Mantak;Wei, W.U. Reflexologia Sexual. So Paulo, Cultrix, 2005, p.44

12

Vergara (2009) classifica a pesquisa quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins: a pesquisa desse artigo cientfico exploratria, tendo natureza de sondagem numa rea com pouco conhecimento acumulado ou sistematizado. Quanto aos meios: classifica-se como pesquisa de campo devido a aplicao de um questionrio. Pela a pouca divulgao dos microssistemas apresentados neste trabalho, realizou-se uma pesquisa atravs de um questionrio com os alunos do curso de especializao em acupuntura da Biocurso Manaus para verificar de forma quantitativa e qualitativa o uso de microssistemas na prtica clnica O material utilizado para esse levantamento um questionrio contendo cinco perguntas sobre o conhecimento e o hbito do uso ou no dos microssistemas abordados neste trabalho para tratamento e diagnstico. Aps o levantamento estatstico foi constatado que: Dos vinte e oito alunos que receberam o questionrio, 96,42% concordaram em participar da pesquisa. Dentre estes, 35,55% dos alunos tem o hbito de usar microssistemas na prtica diria da clnica de acupuntura contra 7,40% que no fazem uso desta tcnica. Constatou-se que o microssistema mais conhecido neste trabalho o olho seguido do nariz, dente e pnis. Sobre essa pergunta, 29,62% dos entrevistados no responderam. Foi perguntado se havia conhecimento dos microssistemas abordados na pesquisa e 37,03% responderam sim e 48,14% responderam no. Os microssistemas que mais se usaria para diagnstico o olho com 62,96%, seguindo o nariz com 14,81%, depois o dente com 7,40%, 18,51% no responderam esse item e 0% no usariam o microssistema do pnis. Para tratamento, o microssistema mais usado o olho com 48,14% de aprovao dos entrevistados, seguido do nariz com 25,92%, dente com 3,703%, 25,92% no responderam e no usariam o microssistema do pnis para tratamento

13

Grfico 1 Qual o microsistema que voc conhece? Fonte: Dados da pesquisa julho de 2011.

11 CONCLUSO A prtica da acupuntura pede uma busca incessante de informaes e resultados que contribuam para o aprimoramento dessa terapia Mesmo com aumento de interesse na rea, observa-se a necessidade de estudos mais direcionados e pesquisas mais intensas na rea dos microssistemas, pois os mesmos apresentam um potencial significativo que no aproveitado em sua totalidade. Os microssistemas abordados neste trabalho contm informaes importantes sobre a sade geral do indivduo fazendo com que os mesmos sejam relevantes numa terapia bem sucedida. Na pesquisa realizada observou-se que pouco mais da metade dos entrevistados tem o hbito de usar os microssistemas para diagnstico e tratamento e, dos relatados neste trabalho, apenas 37,037% os conhecem. O microssistema de primeira escolha foi o do olho seguido de nariz, dente e pnis. Com essas informaes conclui-se que todo bom terapeuta busca somar conhecimentos para realizar um tratamento completo e de sucesso. Sendo assim, os cursos de acupuntura poderiam dar maior nfase aos microssistemas de forma igualitria, sem exaltar um mais que outros, pois todos fornecem um leque de informaes de suma importncia para diagnsticos e possibilidades para tratamento. Essa necessidade de informao observada no decorrer do trabalho onde alguns profissionais relatam o perigo do uso do microssistema do olho e outros relatam ser uma tima opo de terapia por ser indolor e conveniente.

14

Com isso, o acupunturista ter condies de ponderar tambm sobre o risco x beneficio do uso da tcnica e se deter somente a rea que domina. Os microssistemas tem uma versatilidade na terapia e podem ajudar onde a acupuntura sistmica no pode ser aplicada e onde os sinais iniciais da doenas so mascarados. de necessidade no meio da acupuntura realizar estudos e pesquisas sobre microssistemas principalmente para os menos conhecidos. Assim, tem-se parmetros para verificar se so menos eficazes e por isso menos usados ou se so menos utilizados pela carncia de estudos e domnio da tcnica desta terapia.

12 REFERNCIAS

Acupuntura: Um texto compreensvel, faculdade de medicina tradicional de Shanghai. Edio atualizada, editado por John OConnor e Dan Benskh. So Paulo: Roca,1996. Acupuntura Tradicional. A arte de Inserir. Ysao Yamamura, 2 Ed. Rev. e Amp. So Paulo: Roca 2001. Acupuntura Mdulo II, Bio Cursos. Manaus 2009 Acupuntura para controle da dor, um enfoque integrado/ Yun-tao Ma, Mila Ma, Zang Hee Cho; [Traduo Maria Ins Garbino Rodrigues]- So Paulo: Roca 2006 Acupuntura Pro: Acupuntura Oral. Disponvel em: http://acupunturapro.blogspot.com. Acesso em: 31 de julho de 2011.

Chia, Mantak;Wei, W.U. Reflexologia Sexual. So Paulo, Cultrix, 2005 Homeopatia - Farmcia Razes. Disponvel em: http://farmaciaraizes.com.br. Acesso em: 01 de agosto de 2011. Maciocia, Giovanni. Diagnstico na Medicina Chinesa, um guia geral. Introduo de Julian Scott So Paulo, 2005. Manual prtico de diagnstico e tratamento em acupuntura. Leila Maria Gantus Encinas. Ed. Robe: So Paulo, 2003.

15

Micro-Sistemas Teoria e Aplicaes. DVD microssistemas ceata Dr. Wu Tuo Kwang So Paulo, 2011. Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relaes e Aplicaes - EBRAMEC. Disponvel em: http://www.ebramec.com.br. Acesso em: 29 de julho de 2011. Pontos de Acupuntura: Guia Ilustrado de Referncia/ Edna Iara Souza Martins, Ernesto G. Garcia So Paulo: Roca 2003. VERGARA, S.C. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009.

You might also like