You are on page 1of 19

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Presidente Dilma Vana Rousseff Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior Fernando Damata Pimentel Secretrio Executivo Alessandro Golombiewski Teixeira Secretria de Comrcio Exterior Tatiana Lacerda Prazeres Departamento de Operaes de Comrcio Exterior Albertino Antonio da Costa Filho Departamento de Normas e Competitividade no Comrcio Exterior Gustavo Ferreira Ribeiro

drawback integrado

SUMRIO
Apresentao..................................................................................5 Fatos e dados do drawback...........................................................6 O que drawback integrado suspenso?....................................8 Como funciona?.............................................................................9 Abrangncia do regime e modalidades....................................10 Drawback intermedirio.............................................................11 Habilitao ao drawback integrado suspenso.......................12 Comprovao.........................................................................13 O que drawback integrado iseno.........................................14 Abrangncia do regime................................................................15 Prazo de validade.........................................................................16 Tipos na modalidade iseno....................................................16 Habilitao ao drawback integrado iseno...........................17 Dicas e orientaes da SECEX...................................................18 Contato...........................................................................19

drawback integrado

APRESENTAO
Criado em 1966, o regime de drawback possibilita importaes desoneradas de tributos vinculadas a um compromisso de exportao. Ao longo do tempo, as modificaes na legislao, bem como o aperfeioamento das tecnologias de informao e comunicao, possibilitaram a evoluo do regime at chegar ao modelo atual de drawback integrado que permite, tambm, a desonerao de tributos na aquisio de insumos no mercado interno. Atualmente, h duas modalidades de drawback integrado: suspenso e iseno. O regime de drawback integrado suspenso foi institudo em 25 de maro de 2010, com base na Lei no 11.945 de 2009. J o drawback integrado iseno tem por base a Lei no 12.350 de 2010. Esta cartilha foi concebida com o propsito de apresentar o drawback integrado s empresas exportadoras brasileiras e assim promover a melhoria da competitividade de seus produtos no comrcio internacional. Esperamos que a cartilha possa auxiliar os empresrios e empreendedores na utilizao deste importante instrumento de estmulo s exportaes.

FATOS E DADOS DO DRAWBACK


A utilizao do drawback traz grandes benefcios s empresas, tanto industriais, quanto comerciais exportadoras. O regime permite reduzir os custos relacionados tributao dos insumos necessrios para produo da mercadoria a ser exportada, melhorando a competitividade do produto brasileiro. Destacam-se a seguir suas principais vantagens: FISCAL: reduo dos encargos fiscais, por meio da suspenso do(a): - Imposto de Importao (II); - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI ); - Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins; - Contribuio para o PIS/Pasep-Importao; - Cofins-Importao; e - Adicional de Frete para Renovao da Marinha Mercante (AFRMM). Em relao aos insumos importados, tambm h suspenso do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS). PREO E QUALIDADE: possibilidade de melhor escolha de fornecedores, com acesso a mais alternativas de preos e qualidade.

drawback integrado

Destacamos a seguir alguns exemplos de como o uso do drawback reduz significativamente a carga tributria. A tabela apresenta as alquotas dos tributos federais incidentes sobre uma operao hipottica de importao e de aquisio no mercado interno no valor de R$ 100,00 para cada mercadoria listada.

Assim, o uso do drawback pode implicar em reduo de at 71,6% sobre o valor da operao de importao e de 36,60% sobre a aquisio da mesma mercadoria no mercado interno, descontado o valor do ICMS em ambos os casos. As exportaes feitas em regime de drawback integrado suspenso representaram aproximadamente 27% em relao ao total dos ltimos cinco anos. Em 2010, foram exportados por esse regime mais de US$ 45 bilhes.

O QUE DRAWBACK INTEGRADO SUSPENSO?


um regime aduaneiro especial de apoio exportao que tem por base a suspenso dos tributos incidentes, tanto nas importaes quanto nas aquisies no mercado interno, sobre insumos utilizados na industrializao de produto a ser exportado. Alm disso, o drawback: No discrimina segmentos econmicos; No faz distino da qualificao do beneficirio; No faz restrio quanto destinao do produto final.

drawback integrado

COMO FUNCIONA?
A empresa beneficiria assume junto ao Governo um compromisso de exportao. A Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) autoriza a importao e/ou aquisio no mercado interno, com a suspenso dos tributos, aps anlise do pleito. Toda a operao registrada na Internet por meio do Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX). A figura seguinte exemplifica o processo geral do drawback integrado suspenso, desde a solicitao feita pela empresa (1), at a comprovao pela SECEX (6).

ABRANGNCIA DO REGIME E MODALIDADES


Antes da exportao do produto final, os insumos importados ou adquiridos no mercado interno sob amparo do regime, de forma combinada ou no, devero ser submetidos a, pelo menos, um dos processos de industrializao abaixo relacionados: 1) Transformao: de matria-prima ou produto intermedirio gerando um novo bem. Ex.: tecido em camiseta; 2) Bene ciamento: modifica ou aperfeioa o funcionamento, utilizao, acabamento ou aparncia do produto. Ex.: de tecido cru para tecido tinto; 3) Montagem: de produto, peas ou partes que resulte em novo produto ou unidades autnomas. Ex.: partes e peas (chassis, motores, etc.) em automvel; 4) Renovao ou recondicionamento: de produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado renovao ou restauro do produto para utilizao. Ex.: recondicionamento de mquinas industriais; 5) Acondicionamento ou reacondicionamento: altera a apresentao do produto pela colocao de embalagem, exceto quando a embalagem for destinada exclusivamente ao transporte. Ex.: embalagens plsticas de alimentos para venda no varejo.

Produtos abrangidos
Mercadorias para emprego ou consumo na industrializao de produto a ser exportado. Mercadorias para emprego em reparo, criao, cultivo ou atividade extrativista de produto a ser exportado. 10

drawback integrado

DRAWBACK INTERMEDIRIO
No drawback do tipo comum, a empresa beneficiria do regime importa ou compra os insumos no mercado interno, industrializa e exporta o produto final. Ex.: borracha, tecidos, couros para fabricao e exportao de calados. J no drawback do tipo intermedirio, a empresa beneficiria do regime importa ou compra os insumos no mercado interno, industrializa e fornece produto intermedirio a outra empresa no Brasil. Essa o utilizar em novo processo industrial e exportar o produto final. Ex.: a empresa beneficiria adquire a borracha para fabricao de solados injetados. Esses so vendidos para o fabricante de calados que os exportar.

11

HABILITAO AO DRAWBACK INTEGRADO SUSPENSO


As empresas interessadas em utilizar o drawback devero estar devidamente habilitadas pela Receita Federal do Brasil (RFB) a operar no SISCOMEX. No h possibilidade de pessoa fsica ser contemplada com o regime, mesmo aquelas admitidas como exportadoras. O Ato Concessrio de Drawback dever ser solicitado SECEX via SISCOMEX DRAWBACK WEB. O acesso a esse sistema feito na prpria pgina eletrnica do MDIC (www.mdic.gov.br). A maior parte dos pedidos efetivada instantaneamente, aps registro no SISCOMEX. Para a concesso do regime, sero avaliados: 1) A relao entre o insumo a ser importado ou adquirido no mercado interno e o produto destinado exportao; 2) O histrico da empresa exportadora em termos de regularidade no cumprimento do regime (se j usufruir do mesmo); 3) A agregao de valor e resultado da operao (o total das exportaes deduzido dos insumos adquiridos deve ser positivo).

12

drawback integrado

COMPROVAO
A liquidao do compromisso, na modalidade suspenso, obrigatria e ocorrer mediante a exportao efetiva do produto previsto no Ato Concessrio na quantidade, valor e prazo fixados. No h necessidade de apresentao de documentos impressos na habilitao e comprovao das operaes de drawback. Contudo, durante cinco anos, as empresas devero manter em seu poder as Declaraes de Importao (DI), os Registros de Exportao (RE) averbados e as Notas Fiscais (NF), tanto de venda no mercado interno quanto de aquisio. Caso a empresa no consiga exportar, dever adotar uma das providncias a seguir, em at 30 dias, contados a partir do fim da validade do Ato Concessrio: 1) Devoluo ao exterior do insumo importado no utilizado; 2) Destruio do insumo, sob controle aduaneiro; 3) Nacionalizao com recolhimento dos tributos suspensos da parte importada dos insumos remanescentes; 4) Recolhimento dos tributos, destruio, sinistro ou devoluo do insumo adquirido na mercado interno, observada a legislao de cada tributo envolvido. Essas providncias devero ser informadas no SISCOMEX Drawback WEB, na comprovao do Ato Concessrio.

13

O QUE DRAWBACK INTEGRADO ISENO?


Foi regulamentado em 2011 o drawback integrado iseno que permite a reposio de estoques tanto dos insumos importados, quanto daqueles adquiridos no mercado interno e utilizados na industrializao de produto final j exportado. A iseno de tributos concedida para aquisio de insumos na quantidade e qualidade equivalentes aos utilizados no produto exportado. O beneficirio do regime poder optar pela importao ou pela aquisio no mercado interno, de forma combinada ou no. Tambm se aplica aquisio no mercado interno ou na importao de mercadoria equivalente empregada em reparo, criao, cultivo ou atividade extrativista de produto j exportado, caracterizando assim a reposio de estoque. O drawback integrado iseno poder ser solicitado sucessivamente, respeitado o limite de dois anos contados a partir da data de aquisio ou importao dos insumos com recolhimento de tributos. Esse regime permite a: Iseno do Imposto de Importao (II); e Reduo a zero da alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuio para o PIS/Pasep, da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da Contribuio para o PIS/PasepImportao e da Cofins-Importao.

14

drawback integrado

A figura seguinte mostra o processo geral do drawback integrado iseno, destacando desde a importao ou aquisio de insumos no mercado interno (1), at a compra para reposio do estoque pela empresa beneficiria (7).

ABRANGNCIA DO REGIME
O pedido de drawback integrado iseno poder abranger tanto o produto exportado diretamente pela pleiteante, quanto aquele fornecido no mercado interno, nos seguintes casos: 1) Drawback intermedirio; 2) Venda empresa comercial exportadora, com posterior exportao; 3) Venda empresa enquadrada no Decreto-Lei no 1.248/72 (venda equiparada exportao). 15

PRAZO DE VALIDADE
No exame e deferimento do pedido de drawback, sero levados em conta a agregao de valor e o resultado da operao. O prazo de validade do Ato Concessrio de Drawback Integrado Iseno de 01 (um) ano contado a partir da data de sua emisso pela SECEX. Esse o prazo concedido para a realizao das importaes ou aquisies no mercado interno vinculadas, com a finalidade de reposio de estoque. Poder ser solicitada uma nica prorrogao do prazo de validade, desde que devidamente justificado e examinadas as peculiaridades de cada caso, respeitado o limite de 2 (dois) anos da data de emisso do respectivo Ato Concessrio.

TIPOS NA MODALIDADE ISENO


A exemplo do drawback integrado suspenso, o regime na modalidade Iseno permite a reposio de insumos para produtos intermedirios.

16

drawback integrado

HABILITAO AO DRAWBACK INTEGRADO ISENO


A habilitao ao regime de iseno ocorre por meio de Ato Concessrio concedido pela SECEX, com uso de formulrios especificados na Consolidao das Portarias SECEX, disponvel no site do MDIC (www.mdic.gov.br). No processo de habilitao, somente pode ser utilizada Declarao de Importao (DI) e/ou Nota Fiscal (NF) com data de registro ou emisso, conforme o caso, no anterior a dois anos da data de apresentao do respectivo pedido de Ato Concessrio.

17

DICAS E ORIENTAES DA SECEX


O Departamento de Operaes de Comrcio Exterior (DECEX) criou em 2007 as Dicas DECEX, com o objetivo de orientar os exportadores e os importadores sobre as questes mais solicitadas nos diversos meios de consulta disponibilizados pela SECEX. As Dicas DECEX encontram-se no endereo eletrnico do MDIC (www.mdic.gov.br) e podem ser acessadas por meio da aba de Comrcio Exterior, Operaes de Comrcio Exterior DECEX. Esto divididas em quatro mdulos: Informaes Gerais, Exportao, Importao e Drawback. Na mesma aba de Comrcio Exterior, possvel acessar o Meu Primeiro Drawback e Novidades de Drawback. O DECEX sempre busca aprimorar as dicas e conta com as sugestes dos operadores que atuam no setor privado. Aguardamos as sugestes pelo endereo eletrnico: decex.cgex@mdic.gov.br. Por fim, lembramos ser fundamental a leitura detalhada do captulo referente ao drawback da Consolidao das Portarias SECEX disponvel para consulta no mesmo site, tambm acessadas na aba de Comrcio Exterior, em seguida Normas e Competitividade - DENOC. Dvidas ou sugestes sobre a Consolidao das Portarias SECEX podero ser enviadas ao e-mail denoc.cgnf@mdic.gov.br.

18

drawback integrado

CONTATO
Dvidas operacionais decex.cgex@mdic.gov.br Dvidas sobre normas denoc.cgnf@mdic.gov.br Agendamento de reunies agenda.cgex@mdic.gov.br Reclamaes e sugestes ouvidoria@mdic.gov.br

Esta uma publicao do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior Ilustraes e Diagramao Jeft Nogueira e Tetsu Koike

19

You might also like