You are on page 1of 5

1 Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas Departamento de Engenharia

RELATRIO DE QUMICA DATA:17/10/20011 PARTE-II

LEANDRO MARTINS ADELINO 5869670 CESAR VIEIRA-4382086 MAICOLN RODRIGUES KLEBER

Relatrio apresentado para avaliao na disciplina de Qumica, do curso de Engenharia Civil, turno noturno, da Universidade FMU ministrado pelo professor Tercinaldo.

2 Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas Departamento de Engenharia

1. Titulao cido e Base 2. Objetivo: Medio rigorosa de volumes e determinar a concentrao de uma soluo utilizando outra soluo cuja concentrao conhecida (soluo padro). 3. Resumo: Uma das aplicaes mais correntes de uma reao cido-base a determinao da concentrao de um cido ou de uma base por reao com uma base ou um cido de concentrao rigorosamente conhecida. Este procedimento conhecido como titulao cido-base. 4. Introduo: Titulao (ou Volumetria) uma tcnica comum de laboratrio em anlise qumica quantitativa, usado para determinar a concentrao de um reagente conhecido. O mtodo consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentrao conhecida (soluo padro). A substncia de interesse em qualquer determinao recebe o nome de analito. A espcie qumica com concentrao definida recebe o nome de titulante, que , em geral, uma soluo obtida a partir de um padro primrio, podendo ser um sal ou uma substncia gerada na soluo que se deseja valorar. A soluo a ter sua concentrao determinada recebe o nome de titulado. 5. Materiais utilizados: 5.1 1 bureta de 25ml; 5.2 2 bqueres de 100ml cada; 5.3 1 proveta de 25ml; 5.4 HCl conc; 5.5 Fenolftalena; 5.6 Fitas de medir ph. 6. Procedimento Experimental: 6.1 Fazer 80 ml de uma soluo 0,1 mol/l de HCl;

3 Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas Departamento de Engenharia 6.2 Fazer 80 ml de uma soluo 0,1 mol/l de NaOH; 6.3 Medir o pH de ambas as solues com fita universal (anotar os resultados); 6.4 Colocar 20 ml de soluo de NaOH na bureta; 6.5 Medir 20 ml de soluo de cido na proveta, passar para o bquer e adicione algumas gotas de soluo alcolica de fenolftalena; 6.6 Adicione lentamente a soluo de NaOH sobre o cido at que a colorao rosa persista; 6.7 Repita o procedimento mais duas vezes.

7. Resultados e Discusso: De acordo com a definio indicada acima, se a soluo de cido se encontrar no Bquer e o NaOH na bureta, o primeiro ser o titulado enquanto que o segundo ser o titulante, independente de se conhecer previamente a concentrao da soluo de NaOH ou de cido. 1 Vez- 17 ml 2 Vez- 18 ml 8. Questes: 1)Numa titulao quais so os erros que podem interferir nos resultados? R: A quantidade das solues, a ordem das solues e os tipos. 2) Cite algumas aplicaes industriais da titulao? R: Tingimento de roupas e tecidos. 3) Titulou- se o cido actico contido em 2ml de um vinagre comercial com NaOH 0,153N. Foram necessrios 53,3 ml da base para a neutralizao completa do cido. Calcule a % do cido actico no vinagre comercial? R: cido actico-M=9,18g, V=60 ml; Vinagre- Vol=2 ml, M=106,6g; Base 53,3 ml; NaOH(Hidrxido de Sdio)- 0,153 mols. 9. Concluso: cidos so todas as substancias que dissolvidas na agua liberam H+, Bases so todas as substancias que em contato com a agua liberam OH-, Oxido o grupo de substancias binarias na qual um dos elementos o oxignio e outro no-metal. Sal o grupo de substncias inicas que no podem ser um cido ou uma base.

4 Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas Departamento de Engenharia

10. Referncias: Sites:


http://www.Wikipedia.com.br acesso em :27nov.2011.

5 Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas Departamento de Engenharia

You might also like