You are on page 1of 1

Os Contrastes nos Exames Nacionais

Em entrevista recente ao Semanrio Expresso o director do GAVE referiu que os relatrios de anlise aos exames nacionais "[...] mostram de forma evidente que no h evoluo no nvel da maioria das capacidades e conhecimentos questionados nas provas [...]" e que "[...] os exames geram algum stress nos alunos e obrigam as escolas a cumprir de forma rigorosa os programas [...]". Diz ainda que "[...] mesmo sendo um exerccio trabalhado nas aulas os alunos no saem de um nvel mediano". Na mesma altura, a Universidade de Cambridge MA, publicou um estudo evidenciando que os exames na Flrida j so responsveis pelos ganhos na aprendizagem dos alunos naquele Estado Americano. Como explicar este contraste ao nvel dos efeitos dos exames, sobretudo tendo em conta que os exames Nacionais em Portugal e os Estaduais na Flrida foram introduzidos na mesma altura e que ambos os sistemas partem da mesma base ao nvel dos fracos resultados educativos?

Ao constatar que os alunos da Flrida se encontravam entre os piores dos E.U.A. a matemtica e a literacia, foi introduzido um sistema de exames estaduais desenhados para medir ganhos educativos, que tambm passou a servir para a avaliao das escolas inseridas na rede de Servio Pblico de Educao. Simultaneamente, foi institudo um programa de bolsas de estudo que permite que os alunos de escolas com maus resultados possam frequentar qualquer outra escola e um reforo parental atravs da introduo de uma variedade de escolhas e de alargamento de modelos educativos disposio dos pais. Alargou-se, por exemplo, a rede pblica s escolas com contratos de associao, s Virtual Schools e ao ensino domstico. Para alunos com necessidades educativas especiais, o Estado financiou oMCKay Scholarship (recentemente to em voga nos media nacionais) e o apoio a alunos carenciados foi ainda reforado com um programa de bolsas para frequncia de escolas privadas no inseridas na rede pblica de educao. O estudo que hoje aqui trazemos refora o que j vnhamos dando nota dos relatrios da OCDE, no sentido de que os exames em sistemas centralizados como o nosso tm um efeito reduzido na melhoria da qualidade. No caso Portugus, os exames parecem estar a exercer funes inerentes e naturais escola, como sejam a de pressionar os docentes a cumprir o programa e os alunos a estudarem. Num sistema educativo com liberdade e responsabilidade, a escola cumprir naturalmente esta funo e estimular alunos e professores nas suas actividades educativas, e os exames, ao lado de outros instrumentos de avaliao, passaro a contribuir para melhorar a qualidade das aprendizagens. Para isso ser necessrio fomentar a transparncia nos dados educativos, introduzindo um sistema de avaliao de escola eficaz e permitindo a escolha da escola como motor para a diversidade e de apoio aos mais carenciados.
Conhea AQUI o Dossier do FLE sobre a Florida ou visione AQUI o vdeo de Francisco Vieira e Sousa sobre o assunto. Clique AQUI para saber mais sobre os exames nacionais nos restantes pases da Europa.

FLE Frum para a Liberdade de Educao www.fle.pt / secretariado@fle.pt

You might also like