You are on page 1of 11

Centro de Convergncia

Abril 2011

Aldeia das Amoreiras Sustentvel

10 Princpios de Planeamento de Permacultura


- Explicao usando situaes actuais e possveis na Aldeia Verso 1.1 Pesquisa e edio de Joo Gonalves Fotos de Centro de Convergncia e Joo Gonalves excepto outra indicao

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

1. POSIO RELATIVA
EXEMPLOS A O Texas e o Rossio Bar que servem a populao esto posicionados no centro da Aldeia, na estrada para Ourique, perto do cruzamento de vrias ruas. O acesso bastante equidistante para todos os habitantes. O local fcil de encontrar para os fornecedores. Ambos cumprem muitas funes. B As capoeiras com galinhas e pombos junto das habitaes, so alimentadas com os restos vegetais da horta, da cozinha, de comida, etc. Os ovos so fceis de colectar vrias vezes por dia. O estrume est acessvel e a adio de matria seca pode ser frequente a partir das folhas das rvores, parreiras. As galinhas esto mais seguras contra predadores como as raposas, ginetas, e ladres. C Os limoeiros esto posicionados muito junto de paredes da casa expostas a sul. Durante a noite as paredes libertam calor acumulado durante o dia e assim esto mais protegidos contra os efeitos das geadas. Esto perto quando so precisos e podem ser regados com gua de lavar a loua, dos banhos.

Limoeiro e Laranjeira enxertados na mesma rvore, na Aldeia das Amoreiras. http://centrodeconvergencia.wordpress.com

2. CADA ELEMENTO DESEMPENHA MUITAS FUNES


Um elemento pode ser uma planta, um animal, uma estrutura fsica, social ou natural, um evento ou actividade, ou uma pessoa. Isto quer dizer que devemos escolher ou criar elementos que so multifuncionais. EXEMPLOS A O Texas Bar tem vrias funes: ser espao para socializao das pessoas, vender bebida e comida, refeies e banquetes por encomenda, encomendar e depsito do po, informar: cartazes, televiso, comunicaes pessoais, exibio de filmes, pagar a conta da gua. B As parreiras posicionadas diante/sobre o ptio da casa servem para produzir uvas/passas de uva/vinho/aguardente/composto do bagao e sombra acolhedora durante o Vero, deixando passar a luz no Inverno. Tambm produz folhas para os animais comerem ou misturar com o estrume. C Cada actividade da agricultura (sementeira, colheitas, vindimas, apanha da azeitona) tem vrias funes: so parte da maneira de produzir alimentos, estrume, alimento para os animais. servem para ensinar e aprender as tcnicas usadas servem para estar com a famlia, com os amigos, contacto entre geraes so espao para aprendermos sobre a histria e as tradies locais de hoje e antigamente

O Texas Bar

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

3. CADA FUNO IMPORTANTE DESEMPENHADA POR VRIOS ELEMENTOS


As funes esto relacionadas necessidades essenciais das pessoas, dos animais, das plantas ou dos processos de produo. EXEMPLOS A Elementos que servem para obter alimentos: Canteiros com plantas comestveis, aromticas e medicinais junto de casa; Plantas selvagens comestveis; Hortas; Pomares com a maior variedade de rvores possvel, para ter fruta durante todo o ano; Bosques para produo de cogumelos.; Criar aves, animais e peixes; Caar de forma equilibrada com a reproduo das espcies; Uma mercearia; Uma cantina ou um restaurante; Um caf ou bar. B Estarem acessveis diferentes meios de transporte na aldeia: automvel, carrinhas, tractores e reboques, bicicletas, machos e carroas, cavalos, autocarro pblico, txi, ambulncia. C Elementos que servem para socializar e aprender: Espaos nas ruas com sombras no Vero e Sol no Inverno, com cadeiras ou assentos. Escolas domsticas, comunitrias e pblicas ou privadas com diferentes nveis de ensino. Ter espaos de convvio privados como cafs ou bares. Festas e celebraes; Eventos de formao. Actividades de trabalho voluntrio, da agricultura familiar. Estgios profissionais.

Voluntrio e pessoas da Aldeia pintando paredes das habitaes. http://centrodeconvergencia.wordpress.com

4. PLANEAR A EFICINCIA ENERGTICA


EXEMPLOS A Ter a horta, as rvores de fruto e as pequenas capoeiras junto de casa e plantar o que colhido todos os dias o mais perto possvel (ervas condimentares, limoeiros, plantas para saladas, etc). B Ir a Ourique e a Odemira e aproveitar tambm para fazer recados para os vizinhos.

C Construir casas, com paredes largas, em taipa no Alentejo, mais fresco no Vero e menos frio no Inverno.

Runa de casa com paredes de taipa em cima e pedra em baixo.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

5. USAR RECURSOS BIOLGICOS


EXEMPLOS A Usar lenha e ramos das podas para aquecimento. B Usar burros para mobilizar os solos e semear, produzir estrume e para transportar. C

Em vez de tractores e moto-roadoras, usar as cabras e as galinhas para limpar ervas e sementes daninhas e porcos para mobilizar o solo.

Cabras sob os sobreiros.

Porcas e leites pastando na vrzea da Aldeia. http://centrodeconvergencia.wordpress.com

6. MXIMA DURAO E USO


EXEMPLOS A Usar um automvel de forma cuidadosa no sentido de evitar os acidentes, poupar combustvel, minimizar as idas ao mecnico, mudana de pneus, de traves, etc. B

Pintar as paredes das casas todos os anos para minimizar a degradao e no sejam necessrios investimentos maiores de manuteno ou reparao.
C Plantar e enxertar as espcies de rvores mais resistentes s doenas e que produzem durante mais anos. Partilhar as sementes tradicionais, replicar rvores por estaca ou semente e dar ou vender para outras regies.

Casa da Sociedade Recreativa pintada por voluntrios em 2010.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

7. INTENSIVO EM PEQUENA ESCALA


EXEMPLOS A Uma horta e pequeno pomar perto da casa, que inclui tambm: espao de socializao e recreio das crianas; mximo variedade de plantas comestveis, aromticas e medicinais; uma pequena capoeira; produo de estrume e composto; guardar sementes das colheitas para plantar no prximo ano; local com sobra e corrente de ar para guardar as cebolas e os alhos; tanque para lavar a roupa, usar a gua de lavar a loua, roupa, cozinha, banhos para regar horta e pomar; Tanque para guardar gua da chuva dos telhados. B

O Mercado da Aldeia, para todos terem a oportunidade de comprar e vender produtos caseiros, plantas germinadas, rvores, artesanato, coisas em segunda mo, para divulgar informao, para socializar, diverso, etc.
C Mxima utilizao do espao horizontal e vertical nos ptios das casas com rvores, flores e plantas comestveis. Plantar em conjunto girasol, milho, feijo e abbora.

O Mercado da Aldeia no Largo da Amoreira.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

8. ACELERAR A EVOLUO E O DESENVOLVIMENTO


EXEMPLOS A Melhorar o solo colocando estrume e composto no solo para cultivar plantas e rvores mais exigentes em termos de fertilidade do solo. B Plantar sobreiros, medronheiros e pinheiro manso. Pastorear cabras e porcos no montado. C Reunies de moradores na Aldeia das Amoreiras para convvio e criar solues para os sonhos.

Reunio e convvio de moradores na rua e debaixo da figueira.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

9. DIVERSIDADE
EXEMPLOS A

O Centro Social na Aldeia das Amoreira actua de diversas formas:


Dinamizador socioeducativo, cultural e econmico na aldeia e montes ao redor Ponto de venda de artesanato; Local para troca de produtos em segunda mo (roupas, etc.) Pequena biblioteca pblica Cantina para os scios Espao de celebraes, eventos e actividades formativas Mquina de lavar roupa para uso comunitrio Plo de recepo e envio de Voluntrios pelo Servio Voluntrio Europeu Centro de Internet Grtis; Servio de fotocpias, fax e impresso; Carregamento de telemveis Consultas de Enfermagem Aulas de Portugus; Aluguer de bicicletas; Acompanhamento extracurricular; Produo de filmes sobre a Aldeia B Diversidade de pessoas que vivem e visitam a Aldeia das Amoreiras e o Centro Social. Diversidade no tipo de actividades, oficinas e eventos do Centro De Convergncia. C Cultivo da maior variedade de plantas e rvores teis para a alimentao das pessoas e dos animais.

Capa do filme O Mestre da Cortia.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

10. MELHOR EFEITO DAS MARGENS


EXEMPLOS A

As colmeias esto colocadas na margem entre o campo aberto e a floresta. Beneficiam da corrente de ar ameno que vem do bosque e esto perto do campo aberto onde h mais flores.
B Semear e plantar na Primavera e no Outono. Semear e plantar na margem entre muito seco e muito molhado: antes do tempo frio e muito molhado e depois do tempo quente e seco. C Apoiar e cooperar com as instituies que trabalham com reclusos, doentes, situaes de delinquncia e situaes sociais no valorizadas pela cultura e modelo econmico dominante.

Foto do stio http://montedomel.blogspot.com/2010/08/transumancia-2010.html

Colmeias sombra dos sobreiros.

http://centrodeconvergencia.wordpress.com

You might also like