You are on page 1of 22

Restaurante Miyake Curso de Sushi e

Sashimi CONTEDO DO CURSO: A Histria do Sushi Preparo do Arroz (shari) Tipos de arroz Modo de Preparar Panela eltrica Panela convencional Tempero para o arroz Preparao dos Tsum Kyuri-ken Frutas Nori Wasabi demais ingredientes Nabo ralado Pepino cortado para sushi Manga ou abacate Folha de algas para enrolar o sushi Raiz forte Pg 02 03 03 04 05 06 07 08

Pg 1

Enrolados (Makimonos) Como fazer Tipos de sushi O Peixe Como comprar o peixe Corte do Peixe Salmo, Namorado, Tainha e outros. Cortes do atum Niguiri Bolinho de arroz com peixe encima Bolinho de Arroz como fazer Mais peixes e mariscos para niguiri. Sashimi fatias de peixe cru Sobre o sashimi Modo de cortar Temaki sushi em forma de cone Modo de fazer Complemento ao curso Utenslios hangiri, hashi, batera Baku, makisu, teppan, tchwan, faca, e outros. Glossrio palavras mais utilizadas no preparo de sushi e sashimi Na Internet onde voc poder encontrar mais informaes e receitas para fazer em casa.

09 10 11

12

13

14 15 15 15 16

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 2

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi A HISTRIA DO SUSHI

Pg 3

O sushi um prato japons to tpico, tem origens que remontam antes do sc XIV. Ele tem sido apreciado em um grande nmero de variaes; desde o mais simples e cotidiano, como o atum enrolado em arroz avinagrado e alga nori, ao elegante sushi criado para ocasies festivas. O Japo uma nao constituda por ilhas com uma variedade enorme de peixes e mariscos. As ilhas so montanhosas, com uma pequena rea cultivvel. A sua densa populao se alimenta do que extrai no mar e dos seus campos de arroz. Sua cozinha foi focada naquilo que a natureza local oferecia. O que pode parecer extico ao olhar estrangeiro, como a combinao de peixe cru com arroz, extremamente lgico num lugar com essas caractersticas.

O sushi na verdade, surgiu como um modo de conservao do peixe. Consistia em embrulhar o peixe no meio do arroz e o deixar fermentando durante alguns meses antes de ser consumido. Alguns restaurantes em Tquio ainda servem esse sushi original, chamado Nare-sushi, feito com carpa de gua-doce. O seu sabor to forte que acaba por encobrir totalmente o sabor do peixe. Foi somente no comeo do sculo passado que um hbil chefe chamado Yohei decidiu fazer com que o sushi deixasse de ser apenas um mtodo de preservao, e acabou desenvolvendo um sushi parecido com o conhecido hoje em dia. O prato rapidamente se tornou muito popular no Japo, em duas modalidades: o KANSAI, da cidade de Osaka, e o EDO, de Tquio. Osaka sempre foi capital comercial do Japo. E os seus comerciantes de arroz desenvolveram um sushi que consistia primeiramente em arroz temperado, misturado com outros ingredientes, servido em uma embalagem comestvel decorada. Em Tquio (localizada numa baa rica em peixe e frutos do mar) surgiu o Niguiri-sushi, em uma barraquinha (como em feiras livres) beira do mar,

Embora o sushi ornamental da regio de kansai ainda seja bastante popular, o sushi mais conhecido pelos estrangeiros o Niguiri. Hoje, apesar de este tipo de sushi ser considerado pelos japoneses como o original, a histria do sushi kansai mais antiga.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi PREPARO DO ARROZ Tipos de Arroz

Pg 4

Existem dois tipos de arroz disponveis: o arroz tipo japons (de gro curto) e o arroz tipo chins (de gro longo).

Gro curto

Gro Curto

Gro Longo

O sabor e a textura do arroz cozido depende do tipo e da qualidade do arroz. Ento voc deve ter muito cuidado na hora de selecion-lo. Observe atravs do pacote se os gros esto uniformes em tamanho (sem quebradinhos) e ligeiramente transparentes. Os gros velhos so brancos, e os mais novos, transparentes. Esta informao importante para preparar o arroz com o perodo de descanso correto. Os gros mais velhos, necessitam ficar mais tempo de molho, para que possam ficar mais amolecidos ao cozinhar. Os gros mais novos, ficam apenas o tempo necessrio (em torno de 10 minutos) de molho antes de iniciar o cozimento (ver pg 04).

Arroz sanishiki ou Japons: Arroz utilizado na culinria japonesa, e por caracterstica, apresenta-se com gros unidos. Quanto s propriedades nutricionais, possui maior quantidade de carboiratos que todos, por possuir maior quantidade de amido em sua parte externa, o que d a massa que une os gros.

Valores Nutricionais Poro: 100 g Kcal: 364 Protenas: 7.2 Lipdeos: 0.6 Colesterol: 0 Fibras: 0.3

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi MODO DE PREPARAR

Pg 5

O arroz aumenta de tamanho duas ou trs vezes quando cozido. Se voc cozinhar uma quantidade grande de arroz, uma panela japonesa automtica de cozinhar arroz (denkigama) ir facilitar seu trabalho, um bom investimento, entretanto, uma panela normal, anti-aderente j ser o suficiente. Em regra geral, o modo de cozinhar arroz japons bem semelhante ao arroz brasileiro. Para cada medida de arroz, utilizamos 1,5 medidas de gua. O que varia, o tempo de descanso do arroz japons, que em mdia 10 minutos de molho antes de cozinhar, e aps cozinhar, fica 15 minutos descansando para terminar a evaporao.

Dica: Utilize um Tchawan como medida. Cozinhe no mnimo 2 tchawans de arroz, e no mximo 5. Procedimentos: 1 Mea bem a quantidade de arroz 2 Lave o arroz em uma bacia com gua, mexa delicadamente sem esfregar os gros, pois so fceis de quebrar. 3 Retire qualquer sujeira que tiver. Enxge bem com gua corrente. Repita a operao trs vezes. 4 Coloque o arroz na panela e acrescente a quantidade de gua necessria (ver pg 5 ou 6). Deixe descansar por 10 minutos antes de ligar a panela. (este procedimento necessrio para permitir que o gro absorva gua antes de cozinhar). 5 Aps os 10 minutos ligue a panela. Veja procedimento detalhado para cada tipo de panela (automtica ou normal anti-aderente);

Panela eltrica

Panelas anti-aderentes para fogo convencional

Dica.: por no utilizarmos leo para cozinhar o arroz, panelas de vidro no so recomendadas, pois queimam ou amarelam o fundo.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 6

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi PANELA ELTRICA (DENKIGAMA)

Pg 7

Atualmente, o arroz cozido praticamente em todas as casas japonesas em uma panela automtica eltrica, ou gs. A panela automtica de cozinhar arroz, um eletrodomstico desenvolvido aps a guerra, cozinha perfeitamente o arroz, j que controla a temperatura e o tempo de cozimento.

Procedimento: Lave o arroz, Deixe descansar dentro da gua por 10 minutos, sem ligar a panela. Adicione a gua at a marca indicada* Abaixe a tampa da panela e ligue. Automaticamente controlado, ele cozinha e, quando preciso, reduz a temperatura em tempo exato. Quando o arroz estiver cozido, a panela passar para o fogo brando, apenas mantendo aquecido. Aguarde 15 minutos antes de abrir a tampa. Este o perodo de descanso necessrio para finalizar a evaporao da gua e o arroz ficar com uma consistncia mais firme. * a panela vem com um copo de medida. Cada copo de arroz, significa que voc deve encher a panela de gua at a marca. Ex: 2 copos de arroz = colocar gua at a marca 2 3 copos de arroz = colocar gua at a marca 3 10 copos de arroz = colocar gua at a marca 10 (capacidade mxima da panela)

Dica: Se voc no possui o copo medida, use: 1 chawan = 2 medidas da panela.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 8

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi PANELA CONVENCIONAL Procedimento: 1) Lavar e deixar de molho Mea a quantidade de arroz Ex: 2 tchawans. Lave o arroz (conforme pg. 4). Adicione 1,5 medidas de gua para cada 1 de arroz, ou seja 3 tchawans. Deixe o arroz descansar dentro da gua por 05 minutos, sem ligar o fogo. 4) Abaixar o fogo Abaixe o fogo ao mnimo (180), deixando cozinhar at que a gua evapore completamente.

Pg 9

5) Verificar se o arroz j secou Aps 20 minutos, abra a tampa e prove um pouco do arroz. Se j estiver seco, e amolecido, desligue a panela;

2) Ligar o fogo Deixe a tampa da panela semiaberta e ligue o fogo 240 (moderado).

6) Desligar o fogo e descansar Se o arroz estiver no ponto, deixe a panela tampada por mais 5 minutos. Se ficou muito mole, deixe descansar com a tampa aberta por mais 5 minutos para evaporar a gua.

3) Fervura da gua Aps 10 minutos, a gua comea a ferver. Aos 15 minutos, verifique se a gua j acabou de evaporar.

Veja fotos passo a passo e vdeos do preparo do arroz no site: www.miyakesushi.com.br Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi TEMPERO DO ARROZ

Pg 10

ARROZ
Quantidade de arroz cozido desejada 12 tchawan
(xcaras de ch)

TEMPERO

Arroz cru

gua

Vinagre

Acar

Sal

5 tchawan
(xcaras de ch)

7,5 tchawan
(xcaras de ch)

500 ml

12
(col. de sopa)

1/2
(col. de ch)

Como fazer o tempero: Leve os trs ingredientes acima ao fogo brando e mexa at aquecer bem. No deixe ferver para no caramelar o acar. Sugesto: voc pode acrescentar um pedao de kombu, col. de ch de aji-no-moto e 1 col sopa de mirin para diferenciar o sabor.

Prepare uma bacia no metlica, de preferncia madeira, vidro ou plstico, lave bem e seque com toalha de papel; Coloque o arroz cozido na bacia e espalhe bem; Despeje o tempero sobre o arroz. Misture com um shamoji , fazendo movimentos cortantes (com a colher de lado). Faa movimentos lentos e delicados, para no amassar o arroz. V misturando e abanando com uma tampa plstica ou ventilador (faa higienizao nele com lcool antes de usar). Este procedimento serve para evaporar o excesso de lquido rapidamente. Mexa de vez em quando, at que todo o arroz esteja frio e bem misturado, com tempero em todas as partes.
Esparrame o arroz por igual no fundo da bacia para que o tempero seja bem distribudo. Shamoji misturar arroz para o tempero no

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 11

Dica: A mistura de vinagre acima para a receita bsica. Sal ou acar pode ser aumentado conforme o paladar de cada um. Outra dica: nunca utilize tempero quente diretamente no arroz. Aguarde estar bem frio para utilizar, do contrrio, o arroz amolecer.

PREPARAO DOS DEMAIS INGREDIENTES TSUM (Nabo Ralado) O tsum um tipo de anti-sptico. Utilizamos para colocar o sashimi em cima. Devemos primeiramente descascar o nabo, cort-lo no ralador japons no tamanho menor, para que fique em forma de tirinhas, o mais fino possvel. Aps ral-lo, lavar em gua corrente at que saia todo o cheio. Repita o procedimento de 3 4 vezes. Deixe-o em um escorredor de arroz at que saia totalmente a gua, mantenha-o na geladeira. KYURI-KEN (Pepino Japons cortado em tirinhas) Lave o pepino e tire as pontinhas. Corte-o em 3 partes. Descasque-o como se fosse uma laranja. Ao chegar no centro, prximo s sementes, pare de cortar, pois esta parte contm muita gua. Se preferir, use o ralador japons no tamanho mdio, para que a espessura da tira seja em torno de 0,5 cm. FRUTAS (manga ou abacate) So utilizados abacate ou manga para o Califrnia. O abacate deve ser maior possvel, e a manga ideal para sushi a Palmer, por no possuir fiapos e ser fcil de cortar. Lave as frutas, descasque-as e corte em retngulos de 1 x 1 x 5 cm. Coloque em pote fechado e deixe na geladeira. NORI (Alga marinha para enrolar sushi) Dobre as folhas de nori ao meio e corte em 2 partes. Mantenha em um saquinho vcuo para no murchar. e WASABI (Raiz forte) Coloque um pouco de wasabi em p no tchawan e misture gua at ficar em consistncia de massa de

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi modelar.

Pg 12

Dica: Se quiser aprender como fazer wasabi partir da planta nativa, ou se quiser aprender como fazer o GARI (gengibre em conserva) acesse nosso site e procure a guia RECEITAS.

ENROLADOS (Makimonos) Hossomaki enrolado fino.


Sobre uma esteira para enrolar sushi (makisu), coloque a alga nori com o lado brilhante para baixo. Espalhe o arroz sobre ela, deixando um espao de 1 cm Acrescente o wasabi e o ingrediente de sua preferncia sobre o arroz. Pepino, salmo ou kani, manga, tomate seco, konhaku, nato, espinafre, e outros.

Enrole com a ajuda da esteira. Passe um pouco de gua no espao que sobrou e feche o rolinho. Segure 2 segundos para fechar e tire.

Para cortar, molhe a faca, corte o rolinho ao meio e novamente as partes que restaram ao meio, at dar oito pedaos. Para decorar, voc tambm pode cortar na diagonal.

Uramaki enrolado com arroz por fora.


Sobre uma esteira para enrolar sushi (makisu), coloque a alga nori com o lado brilhante para baixo. Espalhe o arroz sobre ela, cobrindo todo o nor. Esparrame gergelin sobre todo o arroz, e vire do outro lado. Coloque o recheio: Veja na pgina 10 nossas sugestes para recheio.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi
Enrole com a ajuda da esteira. Tome cuidado para o recheio no sair. Segure 2 segundos para fechar e tire.

Pg 13

Siga o mesmo procedimento feito no hossomaki para cortar. Voc pode colocar fatias bem finas de peixes variados por cima antes de cortar. Ficar como um arco-ris.

Dica: Veja vdeos de como enrolar os sushis e fotos de todos os procedimentos. Acesse nosso site e procure a guia RECEITAS.

TIPOS DE SUSHIS Veja seguir todos os tipos de sushis que voc poder fazer em casa:

Enrolado ao contrrio de salmo, pepino e gergelim (8 unidades)

Enrolado ao contrrio de salmo, atum, maionese, cebolinha e gergelim (8 unidades)

Enrolado de pele de salmo grelhada, kani, ovas, fruta da poca, pepino, maionese, alface e cebolinha (10 unidades)

Enroladinho de kani, pepino e gergelim (8 unidades)

Enrolado de kani, pepino, fruta da poca, maionese e gergelim (10 unidades)

Enroladinho de Salmo (8 unidades)

Enrolado ao contrrio de atum, pepino, fruta da poca, maionese, alface, pimenta e gergelim (8 unidades)

Enrolado ao contrrio de camaro, cebolinha, maionese, pepino e gergelim (8 unidades)

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 14

Enroladinho de pepino e Enrolado ao contrrio de Enrolado ao contrrio de gergelim pele de salmo grelhada e kani, pepino, fruta da (8 unidades) acelga (8 unidades) poca e gergelim (8 unidades)

Enroladinho de atum (8 unidades)

Dica: Voc poder usar sua criatividade e criar recheios com seus ingredientes preferidos. Compartilhe suas idias e roque receitas e informaes com seus colegas. Basta acessar nosso site na guia RECEITAS.

O PEIXE Como comprar o peixe: Ao comprar o peixe, observe: se os olhos esto brilhantes, se a carne est firme ao pressionar com o dedo, se no possui odor desagradvel, se as escamas no soltam com facilidade, se as gelras esto rosadas ou avermelhadas. Procure sempre comprar peixes em locais de absoluta confiana, que sigam normas de controle higinico-sanitrios. Corte do Peixe: Veja seguir como cortar o salmo, tainha, namorado e outros peixes.

Dica: Verifique em nosso site todos os peixes e frutos do mar utilizados para sushi, e como preparar cada um deles. Voc vai encontrar, polvo, lula, ostras, camaro e muito mais..

1) Abra o peixe com um corte da cabea ao rabo, para retirar as vsceras. Tome cuidado com as ovas, poder ser utilizada para sushi.

2) Coloque o peixe de lado e faa, junto s gelras, um corte que chegue espinha dorsal.

3) Vire a faca horizontalmente, no sentido da cauda, e v cortando a carne junto espinha. Ao chegar calda, solte completamente o fil.

4) Vire do outro lado e faa a mesma coisa. Pegue o fil com cuidado para no quebrar. Seja delicado ao manusear, ou o sashimi sair rachado.

5) Separe a carne da pele, cortando com a faca horizontalmente, a partir da cauda, em direo cabea. A pele ser cortada em pedaos menores e frita para o sushi skin.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 15

1- OHTORO - a parte mais gorda do atum. Serve


para niguiris, e de cor mais plida que as outras partes.

2- CHUTORO a parte um pouco mais vermelha,


mas ainda com muita gordura.

3- AKAMI a parte mais vermelha do atum, e a


que possui o menor teor de gordura. Tem um vermelho intenso, e bastante cobiado para sashimi e niguiri, embora seja absurdamente mais caro que as outras partes.

NIGUIRI Bolinho de arroz com peixe encima O niguiri um bolinho de arroz com uma fatia de peixe encima (ou outro ingrediente tais como kani, omelete, fruta, etc). Pode ser enrolado com uma tirinha de nori ou no.
1) Molhe as mos na gua com vinagre para que no grude o arroz. (proporo 3:1 de gua) 2) Pegue uma poro de arroz com + 20 gr. Modele com uma s mo at atingir a forma oval.

3) Pegue uma fatia de peixe e passe um pouco de wasabi no meio dela.

4) Ainda com o peixe na mo, coloque o bolinho de arroz encima, pressione com delicadeza para no desmanchar o arroz. 6) coloque um dos dedos embaixo e pressione encima, para que fique no formato de um feijo.

5) Vire o niguiri e pressione as laterais para que fique na mesma proporo da largura da fatia do peixe. Veja mais alguns exemplos pra voc fazer em casa.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 16

Atum (maguro Akami)

Maguro chutoro

Polvo (tak)

Linguado (hirame)

Cavalinha (kohada)

Carapau (aji)

Enguia (anago)

Lula (ika)

Omelete (tamago)

Camaro (ebi)

Vieira (hotategai)

Olhete (hamachi)

Dica: se voc quer saber mais sobre quais peixes e frutos do mar podem ser utilizados para niguiri, e como fazer o omelete, acesse nosso site.

SASHIMI

Sashimi so pedaos de peixes frescos, milimetricamente cortados e que, dependendo de sua disposio no prato, tornam-se verdadeiras obras de arte. Toda a graa do sashimi est na qualidade e frescor dos ingredientes. Alm da forma e combinao de sua apresentao. Modo de fazer: Com uma faca bem afiada, corte fatias de sashimi de forma que a faca nunca fique num ngulo de 90 graus. Ela sempre dever cortar inclinada. Quanto mais estreito for o pedao de peixe, mais fechada dever ser a angulao do corte. O atum, por exemplo, foi cortado a 60 graus. O polvo, que bem estreiro, a 10 graus.
De cima para baixo: Faca para abrir peixe Faca para legumes Faca para sashimi

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 17

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi
TEMAKI Criado pelos nobres japoneses para que os convidados preparassem seus prprios sushis com as mos, o temaki (em Japons, TE = Mos e MAKI = Enrolar) tem a forma inusitada de um cone. Desde ento se popularizou, e o hbito se espalhou para fora da corte. Atualmente, h festas nas quais o temaki preparado pelos prprios convidados. Apesar de ser aparentemente simples, no fcil chegar perfeio dos temakis feitos pelos sushimans. Voc pode utilizar uma variedade incrvel de recheios. Podem ser: ovas de peixe, fatias de atum, salmo, manga, e tantos outros peixes e frutos do mar existentes. O mais famoso de todos, no Brasil, o de salmo batido com maionese e cebolinha. H quem acrescente alface americana fatiado para dar crocncia.

Pg 18

Um dos maiores segredos do temaki sabore-lo imediatamente aps o preparo. Isso porque a alga que envolve o cone ainda estar crocante. O temaki deve ser saboreado com as mos, molhando-o com shoyu. Modo de preparo: 1) Molhe as mos no tchawan com gua e vinagre e pegue uma poro de arroz. 2) pegue a alga e coloque arroz somente na metade esquerda. Esparrame bem.

3) coloque o recheio de forma que fique de uma ponta outra oposta.

4) v formando o cone at que encoste j parte sem arroz e segure.

5) enrole o pedao de alga que no contm arroz, de forma que o cone fique completo.

6) pegue um grozinho de arroz, amasse e use para grudar e o cone no se desfazer.

Existem muitas opes de recheios. Voc poder utilizar basicamente todas as variedades que utilizamos para os enroladinhos. e quaisquer outros peixes e mariscos. Use sua criatividade e mos obra! Se quiser inspirao, veja mais recheios em nosso site.

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 19

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi
COMPLEMENTO AO CURSO Utenslios e outros ingredientes utilizados no preparo de sushis: Aji-no-moto tempero para realar o sabor dos alimentos. Batera Baku forma para fazer sushi prensado. Denkigama panela eltrica Hapi roupa do sushiman Hachimaki - faixa de cabea Ohashi palitinhos japoneses Hangiri - recipiente de madeira para arroz de sushi. Hootyo faca Manaita tbua de corte Nabe panela para fazer nabemonos Omizu gua Oshibori toalha quente umedecida para as mos. Otsunami aperitivo servido como entrada. Sashimi Bootyo faca sashimi.

Pg 20

Shamoji colher de bambu. Shoyu molho de soja Su vinagre de arroz temperado. Sushi Case vitrine refrigerada onde ficam os peixes para sushi Sudare esteirinha de bambu para enrolar sushis. Toishi pedra p/ amolar facas Tchawan tijela em geral

Glossrio - Palavras mais utilizadas no preparo de sushi e sashimi VegetAis


Abocado- Abacate Aka-Shisso- Shisso vermelho Anko feijo doce para amnitsu Ao-Jiso- Shisso Verde Azuki feijo para fazer anko Batera kombu alga para batera Daikon- Nabo Goma- Gergelim Gari gengibre em conserva Kaiware- Broto de nabo Kampyo- Cabaa japonesa Kombu- Alga marinha grossa Kome- Arroz limpo e cru Kyuri- Pepino Kyuri Ken pepino fatiado Kombu alga do mar Misso pasta de soja Mitsuba- Trevo japons Negi- Cebolinha Ninjin- Cenoura Nori- Alga marinha Ocome arroz cru Paseri- Salsa crespa Shari arroz temperado p/sushi Shiitake- cogumelo japons grande Shimeji- Cogumelo japons pequeno Shiso- Folhs de Shisso Shoga- Gengibre Tofu queijo de soja Tsum nabo em tirinhas Tsukemono conserva de legume Ume- Ameixa japonesa Wasabi- Raiz forte (rbano verde) Wacam alga seca para saladas Yasai verdura/legume e

Peixes
Aji- Cavala Aka buri- Olho de boi vermelho Amadai- Enamorado Anago- Enguia do Mar Ao buri- Olho de boi esverdeado Bor- Tainha Buri- Olho de boi Hamachi- Ao buri peq. (olhete) Hirame- Liguado Iwashi- Sardinha Kajiki Agulho,/ merlin Kampachi- Aka buri peq. (olhete) Katsuo- Bonito Kisu- Sillago Kohada- Svel Maguro- Atum Saba- Cavalinha Sake- Salmo Shima-Aji- Xareu ShimaKatsuo - peixe serra Suzuki- Robalo Tai - Pargo Unagi- Enguia de gua doce

Frutos do mAr
Akagai- Akagai Anago- Enguia do Mar Aoyagi- Aoyagi Awabi- Haliote (abalone) Ebi- Camaro Hotategai- Vieira Ika- Lula Kani- Carangueijo Kobashira- Msculo de aoyagi Mirugai- Mexilho Tako- Polvo Torigai- Berbigo Unagui enguia dagua doce Uni- Ourio do mar

OvAs
Borako- Ovas de tainha Ikura- Ovas de salmo Kazunoko- Ovas de Arenque Masako- Ovas de salmonete Tamagoyaki- Omelete Tarako- Ovas de bacalhau Tobiko- Ovas de peixe voador

Outros

Amnitsu sobremesa de anko com gelatina e frutas Atsukan sak quente Hondashi caldo de peixe Hiasake sak gelado Missoshiro sopa de miss Nabemono prato feito direto na mesa Ex: sukiyaki.

Tipos de sushis
Futomaki enrolado grosso Gunkan em forma de barco Hossomaki enrolado fino Oshizushi sushi prensado Temaki enrolado tipo cone Uramaki arroz por fora

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi NA INTERNET Publique as fotos do seu sushi
e procure a guia: receitas

Pg 21

APRENDA JAPONS GRTIS Quer aprender a falar japons? Em nosso site voc ir ler e ouvir a nossa professora virtual pronunciar. O aprendizado imediato. E voc ainda ver como se escreve em hiragana.
http://www.miyakesushi.com.br/lingua.htm

O Restaurante Miyake possui um espao especial para os alunos do curso. Depois de fazer seu jantar em casa, divulgue as fotos em nosso site, depoiss, mostre para todos seus amigos e familiares.
s enviar via e-mail para:

fotos@miyakesushi.com.br

ATUALIZAES DAS APOSTILAS

ORKUT

Participe da comunidade do MIYAKE SUSHI no orkut. Encontre os amigos que fizeram curso com voc e troque mensagens. Entre e deixe seu depoimento sobre o curso.
Procure: MIYAKE SUSHI Voc no tem orkut? No faz mal... Mande um e-mail pra ns e voc receber o convite. orkut@miyakesushi.com.br

cada alterao ou complemento, voc receber um comunicado com o link para baixar. Basta estar cadastrado na comunidade do Miyake SUSHI no ORKUT
PUBLIQUE SUA RECEITA Voc inventou um sushi delicioso e gostaria de compartilhar sua descoberta com seus amigos? Ento envie a receita por e-mail para: receitas @miyakesushi.com.br iremos fazer, fotografar e colocar no site. Use todo o seu talento e participe!

RECEITAS SEMANAIS

Voc quer aprender mais recheios de sushi ou pratos quentes? Quer saber como limpar lula ou mariscos? Tudo isto est em nosso site, e a cada semana, tem mais novidades, com fotos e vdeos.
Acesse: www.miyakesushi.com.br

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

Restaurante Miyake Curso de Sushi e


Sashimi

Pg 22

Ganhe 1 vale rodzio de sushi Contato: Para os fotos@miyakesushi.com.br participantes da orkut@miyakesushi.com.br comunidade MIYAKE SUSHI do receitas@miyakesushi.com.br orkut, sortearemos vale rodzio promocao@miyakesushi.com.br de sushi periodicamente. No deixe de participar!!

Av. Bosque da Sade, 1983 Jd da Sade - So Paulo SP (11)5068-0493 www.miyakesushi.com.br

You might also like