You are on page 1of 4

Estudando Periodontia I 1 AVD THAIS MELCHIOR

Periodontia Cincia que estuda os tecidos que circundam e suportam o elemento dental. Funo: Manuteno da sade, funo e esttica dessas estruturas.

1 - Diferencie periodonto de proteo e periodonto de sustentao: R: Proteo = gengiva Sustentao = cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

2 Caracterize gengiva livre, inserida e interdental: R: Livre = poro mais coronria da gengiva, no inserida na superfcie do dente, mais arredondada, tem forma de invaginao ou sulco. Inserida = textura firma e imvel, cor rsea coral, superfcie pontilhada, extende-se em direo apical at a JMG. Interdental = ocupa a ameia gengival, tem forma piramidal ou cratera (determinada pelo contato interdental). 3 Qual a profundidade de um sulco gengival saudvel? R: 1,0 a 3,0 mm. 4 Quais as funes do ligamento periodontal? *prova* R: Fixao do dente ao osso, protege vasos e nervos, resistir ao impacto das foras oclusais, forma novo osso, cemento e ligamento, nutre o osso, cemento e ligamento e tem funo sensorial (sensibilidade). 5 Qual a composio do espao biolgico? R: Sulco gengival, epitlio juncional e insero conjuntiva. O espao biolgico definido como espao que o tecido gengival saudvel ocupa acima do osso alveolar, compreendendo a soma das medidas do epitlio e insero conjuntiva. Esse espao geralmente tem 2mm. 6 Quais as classificaes da placa dental? R: Placa supragengival, placa marginal, placa subgengival aderida e no aderida e zona livre de placa.

7. Qual o fator desencadeante para doena periodontal? *prova* R: Biofilme + ao do hospedeiro.

8 - Diferencie periodontite e gengivite: R: Gengivite = Infeco a nvel de gengiva, depende da quantidade de biofilme. Periodontite = Evoluo da gengivite, depende da especificidade do biofilme, no da quantidade.

8 Qual a definio e localizao do biofilme? *prova* R: Depsito bacteriano no mineralizado que seforma sobre dentes indevidamente limpos podendo ser descrita como uma massa bacteriana associada aos dentes. Localizao: subgengival, supragengival (??? confirmar resposta)

9- Como deve ser o periodonto normal? *prova* R: Gengiva rosa clara, textura firma, consistente, sulco gengival at 3mm, sem sangramento e sem exsudato.

10 Quais so os principais erros na sondagem? *prova* R: Espessura da sonda, mau posicionamento e presso aplicada.

11 Diferencie nvel de insero e profundidade de sondagem: *prova* R: Nvel de insero a distncia em mm da juno cemento-esmalte at o fundo da bolsa ou sulco gengival.

12 Caracterize o epitlio juncional: R: Resistncia Permevel as clulas de defesa, turnover clulas (4 a 6 dias). Fragilidade Permevel as bactrias, pouca aderncia entre clulas, poucas camadas.

13 Quais as funes do cemento? R: Ancorar fibras do ligamento periodontal, proteger a dentina contra sensibilidade, selamento apical e reparar pequenas fraturas.

14 Caracterize o cemento: R: Cor amarela palida, no pe inervado, no vascularizado, menos calcificado que a dentina. Cemento Acelular = formao primria a partir da raiz dentria. Cemento Celular = formao de acordo com a demanda funcional.

14 - O que ligamento periodontal? R: Tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e celular.

15 O que caracteriza presena de bolsa periodontal? Como formada? R: Sulco gengival maior que 3mm. Comea pelo acmulo de placa e migrao do epitlio juncional em direo apical e lateralmente atingindo e deslocando a gengiva.

16 O que fundamental para o diagnstico de doena periodontal? R: Sondagem. Nunca se deve diagnosticar apenas pela radiografia ou pela aparncia clnica.

17 O que clculo dental? R: Acmulo de biofilme que comea a calcificar, penetra no interior da gengiva e pode causar perda ssea.

18 Diferencie osso alveolar e cemento: *prova* R: O cemento no vascularizado nem inervado, o osso . Deposio sucessiva de novas camadas, no sofre remodelao.

19 Cite fatores que devem ser avaliados no exame clnico: R: Gengiva, profundidade de bolsa, nvel de insero, anlise ssea, higiene oral...

20- Qual o significado do sangramento na sondagem? R: Edema, mecanismo de defesa, perda ou ausncia de insero.

21 O que caracteriza a gengivite? R: A partir de 3.5 de profundidade, sangramento e exsudato.

22 Qual a funo das curetas: R: Gracey 5 e 6 = Dentes anteriores (todas as faces) e faces livres dos posteriores. Gracey 11 e 12 = Mesial dos posteriores e metade da vestibular e palatina. Gracey 13 e 14 = Distal dos posteriores e metade da vestibular e palatina.

23. Quais so os principais agentes etiolgicos da doena periodontal? R: Actinobacillus actinomycetemcomitans,

You might also like