You are on page 1of 4

Qual a importncia de estabelecer limites para as crianas de hoje?

Qual a importncia; Conseqncia do no dar limites; Como dar limites.

Limitar ensinar que todos temos direitos, sim, mas deveres tambm. Limitar mostrar que o outro tambm deve ser considerado, que nunca devemos pensar apenas em ns mesmos, mas sim compreender que vivemos em grupo, ou seja, convivemos. Antes de tudo, preparar nossos filhos para o exerccio da cidadania. esta, sem dvida, uma parte importante do trabalho educacional da famlia. Estabelecer limites dar responsabilidade, o que implica em tornar nossos filhos, mais cedo, adultos responsveis. A importncia de estabelecer limites A seguir ao amor, um sentido de disciplina o segundo presente mais importante que se pode dar a um filho. Apesar de muitos pais se aperceberem de que fundamental estabelecer limites, faz-lo de modo consistente e eficaz uma das tarefas mais difceis para os pais. Todos queremos crianas "bem-educadas" mas tambm nos prepocupamos com a limitao da mente da criana ou a sobrecarga com demasiados limites.

Quanto mais hostil for o meio, ou seja, quanto pior estiverem as coisas na sociedade, mais ns, os pais, devemos compreender e introjetar a importncia do nosso papel, em especial, o PESO do nosso exemplo e dos nossos ensinamentos. Mais que temer a influncia do meio, devemos continuamente analis-lo com nossos filhos, para que eles tenham condies de se defenderem de influncias indesejadas TOLERAR? Nada justifica, entretanto, que, por conta do que foi exposto, o jovem passe dos limites de uma convivncia sadia para agresses graves. O que compreensvel e aceitvel surgirem atitudes de irritabilidade, mutismo, depresso leve, impacincia, esprito de contradio, teimosia, resistncia passiva etc., nunca violncia e desrespeito. muito bom quando os pais compreendem o que o adolescente est passando e deixam passar, sem revidar, algumas das atitudes citadas, no levando tudo a ferro e fogo, a fim de favorecer a independncia do filho. Afinal, a maior parte dessas atitudes representa apenas a insegurana caracterstica da idade e o desejo de crescimento. Entendendo o que se passa, mais fcil tolerarem algumas atitudes de auto-afirmao dos filhos. Nunca, porm, os pais devem permitir que

as coisas cheguem ao ponto de gritos, zombarias, agresses fsicas, verbais ou morais. Se isto acontecer, provavelmente ser porque no foram estabelecidos, de forma clara, os limites do que aceitvel e do que no . QUANDO AGIR A agressividade deve ser combatida toda vez que superar os limites da educao, da polidez, da civilidade. E tambm sempre que percebermos que nosso filho est agindo, falando, se comportando, enfim, de forma que possa colocar em risco sua segurana, seu futuro. Mesmo quando no se trabalhou os limites na infncia, possvel reverter a situao. mais difcil, mas no impossvel. O fato de os pais perceberem que perderam tempo, deixando de aproveitar a infncia para o estabelecimento dos limites mnimos, o que determina uma convivncia baseada no respeito e na igualdade de direitos e deveres, j os coloca um passo adiante na resoluo do problema. ANTES, O EXEMPLO O jovem pode tambm estar gritando, agredindo, para ser ouvido, como se fosse um pedido de socorro, num meio desfavorvel. A omisso, a indiferena ou a falta de amor e o desrespeito so outros determinantes de atitudes agressivas. De fato, no existem apenas os pais equilibrados, amorosos e justos. So muitos os que agridem fsica e moralmente os filhos. A falta de compreenso ou ainda a omisso e a indiferena so os elementos que mais levam agressividade. A regra bsica para qualquer relacionamento, seja entre pais e filhos, marido e mulher, irmos ou amigos : - para sermos respeitados, precisamos respeitar. Ento, se s falamos com nossos filhos aos berros, enfadados ou sendo muito crticos, provavelmente receberemos em troca um tratamento pelo menos semelhante. Sejamos adultos, mostremos equilbrio, revelemos sempre o nosso amor e carinho, sejamos justos e equnimes, mas tracemos limites claros, objetivos e adequados e, por fim, estejamos sempre disponveis para nossos filhos. Assim diminuise muito a agressividade e encurta-se o caminho para a maturidade.

Um objectivo a longo prazo Quando o seu filho comear a test-la e aos limites que estabeleceu, lembre-se que a disciplina significa ensinar, no castigar. A disciplina um objectivo a longo prazo e o seu objectivo ensinar o seu filho a impor limites a ele prprio. O que voc faz de vez em quando no tem importncia. ser consistente e impor limites sensatamente, quando realmente tm importncia, que conta. A discusso gira, principalmente, em torno das dificuldades que pais e professores encontram em estabelecer, de maneira mais adequada, estes limites. Sabemos o quanto o estabelecimento de limites faz parte da formao da criana. importante para o seu desenvolvimento que ela conviva com regras claras que lhe indiquem como agir e quais as conseqncias de sua conduta.

Tais normas sero imprescindveis, mais tarde, nas mais variadas formas de relao dessa criana. Dar os limites necessrios, no momento certo, auxiliar no desenvolvimento sadio da mesma. Assim, se o estabelecimento de regras e limites so fundamentais para o saudvel desenvolvimento infantil, salientamos que o mesmo no pode ser diferente ou negligenciado diante da criana com necessidade especial objeto deste estudo.

As implicaes dos limites 2.3.1 Na Famlia A famlia constitui o primeiro universo de relaes sociais para a criana. Essa influencia no desenvolvimento e crescimento infantil, nas relaes estabelecidas verbalmente e nas aes, servindo assim como modelo de identificao. responsvel tambm em reforar comportamentos certos ou errados. Sobrinho (1999) esclarece ainda que a maior parte dos padres de comportamento adquirida nas relaes do indivduo com o meio, nesse ambiente que ela aprende e mantm suas aprendizagens.

Outeiral (2003) afirma que nenhuma criana nasce com a noo de limites, sendo que essa noo ser adquirida atravs do processo de identificao, que far inicialmente com os pais e aps com professores e demais relacionamentos. Machado (2002) acrescenta ainda que na famlia que a criana iniciar suas primeiras normas e leis de convivncia.

SAD - Qual a melhor maneira de otimizar o tempo ao lado dos filhos? DL - Oua-os quando quiserem falar, d ateno e espao conforme as necessidades deles e coloque limites em comportamentos inadequados. Se tivermos apenas noventa minutos de manh e noite, apoiar primeiro e logo depois estabelecer os limites devem ser as nossas prioridades. Se garantirmos que nossos filhos sejam agradveis, desejaremos passar mais tempo com eles, e conseguiremos curtir a sua companhia. Depois disso, qualquer necessidade de tempo pode ser uma mistura de diverso (brincar fundamental), lies, trabalho e responsabilidades.

O estabelecimento das regras fator organizador para as crianas, entretanto sabese que o que permitido e o que no varia muito de uma famlia para outra. Enquanto uma me permite que seus filhos espalhem os brinquedos pela casa toda outra sentir necessidade de reservar algum espao para os adultos. A finalidade das regras tornar as coisas mais organizadas, justas e confortveis para todos. Mesmo aquelas famlias que dizem no ter nenhuma regra, descobrem que isso no verdade, pois a mentira, o roubo, a crueldade no so de modo algum aceitveis. , tanto no sentido de saber o que permitido quanto do que no . Algumas demonstram um srio rigor consigo mesmo perguntando, por exemplo, Posso dormir na sua cama? ou Posso comer doce antes do almoo?. Muitas vezes, as mes diante dessas perguntas consideram que esto criando seus filhos com tamanha rigidez que eles no se sentem em liberdade de tomarem iniciativas sem antes pedir permisso, tornando-se tmidos e inibidos. Mas o que acontece na verdade que a criana sente-se confusa e angustiada quanto a sua capacidade de diferenciar o que pode ou no fazer. Por isso, que de maneira indireta ela pergunta ao adulto e nessa atitude denuncia seu no saber e sua insegurana.

Em outras palavras, a criana nesse momento est preocupada com os valores morais, sendo importante que se transmita os conceitos fundamentais da cultura familiar e social a qual ela pertence sempre com firmeza e sem hesitao. As crianas no sabem o que melhor para elas, portanto, se o adulto se coloca diante das mesmas numa posio hesitante, fazendo ela pensar que consegue triunfar sobre ele isso produz um sentimento de angstia e de desproteo, sendo um grande alvio para as crianas a colocao dos limites e das regras , pois lhes facilita a conduo pessoal e social. No incio da vida, a criana necessita de um Outro adulto que lhe fornea os limites e que ao mesmo tempo lembre disso o tempo todo. Nessa etapa a criana no est apropriada das regras de conduta e, portanto no tem elementos suficientes para se situar no meio social. Todavia, ao se apropriar das regras no precisar mais ser lembrada das mesmas num evidente sinal que j esto introjetadas, sendo capaz de us-las de modo adequado e significativo.

You might also like