You are on page 1of 4

Ntd de Histria de Brasil

Alunas: Sarah Ellen (n 53) e Amanda Braga (n 2) Srie: 1 ano 7 Turno: Manh Professor: Sampaio Sede: FB Central

Fortaleza, 30 de Agosto de 2012 Sntese da Constituio da Mandioca

A constituio da mandioca foi o primeiro projeto de constituio do Brasil. E que a votao no ano de 1823 chegou a ser interrompida pelo imperador D. Pedro I, filho de D. Joo VI, rei de Portugal, mesmo o Brasil se tornado um pas independente, que ainda o comandava era um herdeiro legtimo do trono portugus. O voto censitrio foi dividido em dois graus. A pessoa tinha que ter muitas terras para poder votar (plantao de mandioca). O projeto da constituio no foi aceito pelo imperador, que ordenou que se '' desfizesse '' a assembleia. Mas a nao no poderia ficar sem uma constituio e o imperador escolhe alguns integrantes para a formao do conselho do estado. Essa constituio foi a que durou mais tempo. Sntese da Constituio de 1824

A Constituio de 1824 foi a constituio brasileira que teve a durao mais longa da historia brasileira, tendo seu fim com a Proclamao da republica (1889). E mesmo quando foi revogada a Proclamao da Republica, ela era a terceira constituio mais antiga do mundo que ainda estava em vigor. Ela s era mais nova do que a constituio dos Estados Unidos que foi criada em 1787, e a da Sucia de 1809.

Fascculo 1 Correo das dos itens errados Exerccios de Fixao

1. a) Est falsa, pois apesar do Poder Moderador prevalecer sobre os trs poderes, continuou existindo o Poder Legislativo. b) Correta c) Est falsa, pois segundo o artigo 99 da Constituio de 1824, a figura do Imperador era inviolvel e pelo contrrio, os outros trs poderes que eram submissos ao Poder Moderador. d) A constituio d permitia o direito de voto a quem possusse terras e, portanto, a burguesia estava excluda desse direito, uma vez que eram comerciantes e no possuam terras, gerando uma srie de crticas e oposies dessa classe e das camadas mais baixas da sociedade. e) Est falsa, pois o Poder Moderador estava acima de todos os trs poderes. 2. a) Essa alternativa est falsa, pois parte dos constituintes sofreram influncia liberal-democrtica, alm de apresentar voto indireto, o Imperador no proibiu diretamente o voto das mulheres, analfabetos e padres. b) Na constituio de 1891, o voto era no secreto e a pssima educao nacional fazia com que a exigncia de alfabetizao deixasse a maioria dos brasileiros alheios a esse direito, impedindo o exerccio autnomo de escolha poltica. c) Correta d) Pelo contrrio, a constituio de 1937 foi caracterizada por ser uma constituio autoritria e centralizadora. e) A constituio de 1967 foi considerada antidemocrtica, pois ampliava ainda mais os poderes polticos dos militares e o congresso tinha uma participao mnima na poltica, apenas confirmando uma deciso interna previamente decidida pelos militares. Alm disso, o poder executivo ficou em posio soberana sobre os outros poderes. Exerccios Propostos

1. a) A constituio de 1937 reprimia qualquer tentativa de greve ou manifestao popular. b) uma conquista social recente concedida pela constituio de 1988, dentro de um contexto de abertura democrtica. c) Correta d) Era proibido qualquer tipo de manifestao popular que contrariasse o governo de Vargas, inclusive greve.

e) muito utilizada atualmente e as manifestaes mais recentes foram de motoristas de nibus e professores. 2. a) Em 1934, ocorreu uma das primeiras manifestaes populares democrticas. b) Correta c) Os padeiros reivindicavam a proibio do trabalho infantil e, portanto o item contraria um dos principais objetivos do movimento. d) No podemos desconsiderar a participao socialista e anarquista, ideias que influenciaram nas iniciativas desse movimento. e) O movimento implorava por igualdade e direitos trabalhistas, sem a prevalncia de nenhum tipo de profisso. 3. a) Infelizmente, os dados mais recentes apontam que a mulher ainda sofre com desnveis salariais, falta de representatividade poltica e at mesmo com a violncia domstica, e por isso ainda no podemos armar que houve o m das formas de opresso e dominao masculina. b) O crescimento da autonomia feminina teve como ponto de partida o direito cidadania das mulheres. c) Atualmente, a situao poltica das mulheres alcanou grandes avanos, chegando at a participar de cargos polticos com presidncia da repblica (caso de Dilma Rousseff) d) Correta e) No Brasil, o voto feminino foi reconhecido a partir de 1932, sendo consideravelmente confirmado em 1934.

You might also like