You are on page 1of 18

1

ACADEMIA DE POLCIA MILITAR CENTRO DE PESQUISA E PS-GRADUAO PS-GRADUAO EM GESTO ESTRATGICA E PLANEJAMENTO

Dulcineia Mxima de Jesus Elizngela Alves Teixeira Fernanda dos Santos Faria Jos Maria Alves de Oliveira

RELAES DE PODER NAS ORGANIZAES COOPERATIVAS: UMA BREVE ANLISE SOB A TICA DA TEORIA DAS ORGANIZAES

Belo Horizonte 2012

Dulcineia Mxima de Jesus Elizngela Alves Teixeira Fernanda dos Santos Faria Jos Maria Alves de Oliveira

RELAES DE PODER NAS ORGANIZAES COOPERATIVAS: UMA BREVE ANLISE SOB A TICA DA TEORIA DAS ORGANIZAES

Trabalho Acadmico apresentado Academia de Polcia Militar de Minas Gerais, Centro de Pesquisa e Ps Graduao, como requisito parcial para concluso da disciplina de Teoria das Organizaes do Curso de Ps Graduao em Gesto Estratgica e Planejamento. Orientador: Cel PM Armando Leonardo

Belo Horizonte 2012

RESUMO

Este trabalho faz uma anlise do texto, A dinmica poltica no espao organizacional: um estudo das relaes de poder em uma organizao cooperativa, sob a perspectiva comportamental e buscou demonstrar como as cooperativas lidam com essas relaes de poder. Para isto, buscou-se na literatura acadmica, contedos sobre o poder organizacional e sua relao com a Teoria das Organizaes. O estudo de caso apresenta o desenvolvimento desse jogo de poder entre os grupos de interesses de uma organizao cooperativa, onde so evidenciados os conflitos de interesses, o trabalho em grupo e a tomada de deciso em conjunto. As anlises e reflexes apresentadas neste trabalho tem o objetivo de demonstrar outros aspectos a respeito das relaes do poder e de sua influncia na tomada de deciso dentro das organizaes cooperativas, de maneira a contribuir para uma reflexo sobre o poder decisrio e formas de gesto na cooperativa estudada.

Palavras-chave: Relaes de poder. Cooperativa. Teoria das organizaes.

ABSTRAT

This work makes an analysis of the text, the dynamics politics in the organizacional space: a study of the relations of being able in a cooperative organization, under the mannering perspective and it searched to demonstrate as the cooperatives deal with these relations of being able. For this, one searched in academic literatur e, contents on the organizacional power and its relation with the Theory of the Organizations. The case study it presents the development of this game of being able enters the groups of interests of a cooperative organization, where the conflicts of interests, the work in group and the taking of decision in set are evidenced. The analyses and reflections presented in this work have the objective to inside demonstrate other aspects regarding the relations of the power and its influence in the taking of decision of the cooperative organizations, in way to contribute for a reflection on the power to decide power and forms of management in the studied cooperative.

Word-key: Relations of being able. Cooperative. Theory of the organizations.

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................ 6

REVISO DA LITERATURA .................................................................................. 8

2.1 Conceitos de cooperativa; organizao, relaes de poder e estratgia...... 8 2.2 Breve comentrio sobre a Perspectiva comportamental ............................... 10

ESTUDO DE CASO: COOPERATIVA GAMA .................................................... 12

METODOLOGIA.................................................................................................... 14

CONCLUSO ........................................................................................................ 15

5.1 Sugestes ............................................................................................................. 16

REFERNCIAS ..................................................................................................... 17

1 INTRODUO

Nas organizaes a relao de poder abrange aspectos comportamentais com efeitos na maioria das vezes polmicos como a subjetividade, o conflito, a dominao e adeses, alm de resistncias no processo de gesto de pessoas. O presente trabalho buscou promover uma discusso terica acerca das relaes de poder e de gnero nas organizaes, dentro do contexto de uma cooperativa agrcola, como se desenvolve o jogo de poder entre os grupos que se formam naturalmente, quando se trata de processos de negociao e tomada de deciso. Partindo-se do pressuposto que nas cooperativas seus membros compartilham de princpios de cooperativismo, tais como: a) processo de cooperao baseados em igualdade, equidade e justia econmica; b) realizao do indivduo como finalidade principal da vida social, e no o lucro; (c) cooperados participativos e voluntrios com direitos iguais de participar nas decises, o artigo vem demonstrar que em algumas situaes, os interesses individuais se sobrepem ao interesse do grupo, descaracterizando-o. O estudo deste tema remonta ideias de alguns precursores da Teoria da Administrao como, por exemplo, Jean Joseph Charles Louis Blanc, que acreditava numa sociedade igualitria com promoo de reformas sociais atravs do Estado, Maximilian Carl Emil Weber, que descreveu a organizao social onde as pessoas tinham a capacidade de influenciar outras sem oferecer resistncia em prol de um interesse prprio (individual); e os estudiosos Maslow e Mintzberg. Alm dos aspectos relacionados Perspectiva Comportamental, com destaque para Herbert Alexander Simon, cuja teoria d nfase nas pessoas dentro do contexto organizacional, analisando detalhes do processo decisrio. Essa perspectiva evidencia conflitos entre os objetivos da empresa pesquisada e dos indivduos cooperados.

Dentro da Perspectiva Contingencial originada dos pesquisadores Joan Woodward, Burns, Stalker, Chandler, Lawrence e Lorsch, foram observadas as ameaas e oportunidades vivenciadas no ambiente em que a cooperativa estudo de caso est inserida. O presente trabalho aborda na seo dois a reviso da literatura com apresentao dos conceitos encontrados na literatura inerentes s Teorias da Administrao como: organizao, cooperativa; relaes de poder e estratgia e apresenta um breve comentrio dentro da literatura existente, sobre a Perspectiva

Comportamental. A seo trs aborda uma anlise geral sobre o estudo de caso da Cooperativa Gama, objeto de pesquisa do texto aqui analisado. .

2 REVISO DA LITERATURA

No auge da Revoluo Industrial na Europa do sculo XIX, a sociedade vivenciava as transformaes no mundo do trabalho, onde as crises do setor trouxeram mudanas sociais e econmicas. Surgia ento a preocupao com a produtividade, moral da sociedade, planejamento e racionalizao do trabalho, natureza humanstica, reformas sociais, dentre outros movimentos, implicando numa mudana radical na cultura organizacional.

2.1 Conceitos de cooperativa; organizao, relaes de poder e estratgia

As cooperativas 1 surgiram como uma alternativa de negcio onde representavam uma organizao composta por vrias pessoas com necessidades e objetivos comuns, como forma de superar as dificuldades da poca. Chiavenato (2002) explica que para existir uma organizao devem existir pessoas aptas a se comunicarem, trabalharem de forma conjunta e perseguir um objetivo comum. As organizaes cooperativas atuam em prol da gerao de melhores condies de trabalho, aumento de sua renda e ampliao do autodesenvolvimento dos seus membros.
A cooperativa, enquanto forma de organizao socioeconmica de administrao autogestionada, busca trazer solues para a gerao de empregos e a redistribuio de renda. [...] oferecem alternativas econmicas para as famlias envolvidas, como tambm propiciam espao de relacionamento social (GEHLEN; MOCELIN, 2009, p. 43).

Inserido nesse contexto, as organizaes so entendidas como uma rede de tomada de decises, levando-se em considerao vrios fatores estruturais e

comportamentais que caracterizam a transio da Teoria da Administrao para a Teoria das Organizaes.
1

uma associao de pessoas com interesses econmicos, sociais e culturais comuns, que pretendem realiz-los atravs de uma empresa cuja gesto democrtica e sua propriedade coletiva (DAL RI, 1999, p. 135).

Chiavenato (2004) explica que Fayol entende que a Administrao " um todo do qual a organizao uma das partes", onde a Administrao representa um "conjunto de processos entrosados e unificados - abrange aspectos que a organizao por si s no envolve [...]. A organizao abrange apenas a definio da estrutura e da forma, sendo, portanto, esttica e limitada (CHIAVENATO 2004, p. 66). No ambiente das organizaes a dinmica dos processos envolve vrios fatores comportamentais, estratgicos e humansticos que desencadeiam as relaes de poder.
Qualquer organizao pode ser vista como estrutura de poder e, dentro dessa perspectiva, o processo decisrio visto como um jogo em que uns ganham e outros perdem, e, assim, uns apoiam e outros rejeitam. [...] O processo de deciso poltico no proporciona solues que possam ser julgadas com base nos padres da racionalidade, j que produz acordos, conciliaes e ajustes (ANDRADE, 2010, p. 219).

As relaes de poder nas organizaes cooperativas consistem na compreenso das afinidades que se desenvolvem nos grupos sociais onde se interagem politicamente e buscam satisfazer seus interesses. Na perspectiva de Weber (apud BOUDON, 1995), "o poder significa a possibilidade de fazer triunfar no seio de uma relao social a sua prpria vontade mesmo contra res. A capacidade do exerccio de poder est relacionada s caractersticas do tipo da organizao cuja relao se d pelas pessoas envolvidas no ambiente, ou seja, a relao humana direciona o comportamento organizacional. Desta forma, surgem as estratgias que movimentam o jogo de poder dentro das organizaes. Segundo Mintzberg e Quinn (2001, p. 20), estratgia [...] o padro ou plano que integra as principais, metas, polticas e seqncias de aes de uma organizao em um todo coerente. A formao da estratgia depende de aes no planejadas que vo surgindo ao longo do processo de negociao ou decisrio, pressupondo que as escolhas

10

estratgicas so imprevisveis, mas fundamentadas em escolhas racionais visando uma soluo ideal.

2.2 Breve comentrio sobre a Perspectiva comportamental

A abordagem comportamental, tambm conhecida como behaviorista tem nfase nas cincias do comportamento (nas pessoas) com forte influncia da psicologia organizacional, visando solues burocrticas e humanas para os problemas organizacionais. Essa abordagem de acordo com Chiavenato (2003) caracterizada por ser decorrncia da Teoria das Relaes Humanas, sua nfase ainda se encontra no comportamento humano, porm, leva em considerao o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influncia desse comportamento na organizao como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizaes. A Teoria Comportamental mostra-se completamente oposta aos conceitos formais e posio rgida e mecnica da Teoria Clssica. Mostra-se tambm completamente oposta s prescries ingnuas e romnticas da Teoria Humanstica. Motta (1991), no aceitava, por exemplo, a idia de que bastasse apenas a satisfao do trabalho para gerar a eficincia. Nesse contexto, Chiavenato, (2003) explica que.o homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vo alm do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregrias inerentes ao homem, sendo interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes, onde seu comportamento orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforo coletivo, ou ainda podendo competir com os outros, quando ocorrer uma disputa Em todas as organizaes existem formaes de grupos tanto os grupos formais, criados na sociedade capitalista na diviso do trabalho, como os informais, criados por associaes organizadas com nico objetivo ou necessidade de sobrevivncia

11

entre si, esses grupos tambm so conhecidos como grupos sociais ou politicamente organizados. Segundo (Alencar 1997), o grupo social pode ser entendido como coletividade de indivduos onde pode haver jogo de interesses por parte de alguns indivduos, ou seja, pode existir a dominao e conflito intragrupo. O individuo quando participa de grupos tem oportunidade e o conhecimento poltico para buscar seus direitos, objetivos e com isso pode influenciar toda estrutura organizacional do seu espao de convivncia. Os grupos precisam de um lder para orientar os integrantes, o dirigente dever ter boa qualificao e utilizar de estratgias para motivar todo o grupo a participao e mobilizao em torno de um objetivo. A perspectiva comportamental representa um desmembramento das Teorias da Administrao, onde abrangem questes humansticas, satisfao e motivao no trabalho, estilo de direo baseado em ideias inovadoras e organizao como um sistema cooperativo entre pessoas que desejam alcanar um objetivo comum dentro da organizao.

12

3 ANLISE DO ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA GAMA

A Cooperativa Gama uma produtora de caf e pecuria leiteira, est localizada na regio sul de Minas Gerais. Conta com 900 produtores rurais associados, dentre eles um diretor presidente, um diretor financeiro e um diretor administrativo, compondo a diretoria executiva, alm de trs membros efetivos e trs suplentes. Comercializa e industrializa o leite produzido pelos associados, alm de manutenir os estoques de bens de capital 2 e consumo. A cooperativa pesquisada tem uma estrutura formal e segue preceitos rgidos e disciplinares (normas e regulamentos), isso reflete um modelo Weberiano de administrar. A ideia de cooperativa remonta o estudioso precursor da Teoria da Adminsitrao, Jean Joseph Charles Louis. No processo de compra do imvel observou-se o conflito de interesses no processo decisrio, pois, os grupos da diretoria, membros, suplentes e demais associados se dividiu e cada um defendeu seu ponto de vista, ignorando o objetivo comum para a organizao e o bem coletivo, partindo para uma postura competitiva e estratgica. De um lado um grupo pensando nos interesses pessoais, sendo favorvel realizao do negcio, e do lado outro, um grupo pensando no interesse da cooperativa, sendo, portanto favorvel ao investimento do valor disponvel na linha de produo, o que traria benefcios para os cooperados e realmente levava em considerao o fim para o qual a cooperativa foi criada. Maslow apresentou uma teoria da motivao segundo a qual as necessidades humanas esto organizadas e dispostas em nveis, numa hierarquia de importncia e de influenciao. A teoria comportamental de Herbert Simon enfatiza bem essa situao no contexto organizacional, uma vez que no processo decisrio os objetivos da organizao nem sempre so compartilhados por todos os envolvidos, onde o esforo coletivo muitas vezes no levado em considerao quando ocorre uma disputa. Isso detectado

Em economia, capital, bens de capital, ou capital real referem-se a bens durveis j produzidos e usados na produo de mercadorias ou servios. Capital (economia). Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_(economia). Acesso em: 14 jun. 2012.

13

no estudo das relaes de poder onde a dimenso poltica e os conflitos de interesses na organizao so evidenciados na hora da tomada de deciso.
As prticas administrativas tm demonstrado que tais conflitos de interesses fazem com que a organizao seja mais poltica do que ideolgica; entretanto a emergncia desses conflitos torna possvel o processo de negociao, o qual envolve jogos de poder e estratgias de ao poltica (apud ZALESNIK; VRIES, 1981, p. 23).

Com a pesquisa pode-se extrair alguns aspectos interessantes (QUADRO 1): QUADRO 1 Pontos negativos e positivos nas relaes de poder e grupos de interesse.
PONTOS NEGATIVOS OPORTUNISMO INDIVIDUAL surgido do fato do cooperado ser trabalhador e dono dos recursos produtivos. INEFICINCIA decorrente de gesto realizada pelo cooperado com tendncia de voltarse para satisfao de interesses pessoais em detrimento do coletivo. PONTOS POSITIVOS PODER ORGANIZADO

capacidade do grupo de definir e realizar seus interesses objetivos especficos. BENEFCIOS RGANIZACIONAIS carter relacional com circulao de poder; flexibilidade; processo contnuo de negociao; possibilidade de coligaes; mobilizao de solidariedade do grupo; capacidade de estabelecimento de estratgias diante cada situao.

Fonte: Elaborado pelo grupo.

Nesse sentido, mostrou-se como fcil surgirem grupos de interesse num ambiente em que os cooperados so ao mesmo tempo trabalhadores e detentores dos recursos produtivos, bem como os problemas decorrentes do fato de os gestores serem escolhidos dentre os cooperados, o que mais cedo ou mais tarde implica em perda de foco em relao ao grupo, bem como no erro em se apostar em gestores com despreparo tcnico. Ao fim do estudo do caso apresentado, em votao, decidiu-se pela aplicao dos recursos no sistema produtivo da cooperativa, evidenciando o jogo poltico e o poder de influenciar os cooperados sobre as incertezas dos membros menos participativos.

14

4 METODOLOGIA

Como metodologia buscou-se fazer uma anlise do texto em estudo, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sob a perspectiva comportamental, utilizando-se de uma pesquisa bibliogrfica. Goode e Hatt (1979), explicam que o estudo de caso uma forma de organizar os dados, conservando do objeto estudado o seu estilo unitrio, ou seja, o todo, incluindo o seu desenvolvimento (pessoa, famlia, conjunto de relaes ou processos etc.). Para Yin (2001) o estudo de caso representa uma averiguao baseada na experincia e inclui um mtodo abrangente, com a lgica do planejamento, da coleta e da anlise de dados, podendo abarcar tanto estudos de caso nico, quanto de mltiplos. A anlise das relaes de poder num processo decisrio na organizao cooperativa pesquisada teve o propsito de investigar e analisar como as ideias da Teoria da Administrao at hoje so praticadas nas organizaes consideradas modernas, e como essas ideias impactam no processo decisrio.

15

5 CONCLUSO

A anlise dos resultados permite fazer algumas reflexes sobre a influncia da Teoria das Organizaes na Cooperativa Gama. a) a realizao da assembleia pode ser considerada como um incidente crtico para a organizao, pois envolveu disputas polticas entre os grupos; b) pela teoria comportamentalista, fica evidenciado que o objetivo da organizao a satisfao de interesses comuns e de natureza econmica e social, no buscam maximizar nada, apenas resultados satisfatrios; c) no h planejamento estratgico na cooperativa; as estratgias limitam-se s aes decorrentes do exerccio do poder na organizao; d) desvio da ateno dos reais objetivos, colocando em evidncia os objetivos pessoais envolvidos; e) utilizao de tticas e contratticas no processo decisrio; f) existncia de vrios cooperados que no participavam diretamente dos assuntos da cooperativa; g) observa-se que na teoria comportamentalista, a padronizao dos fenmenos do comportamento, desprezou as diferenas individuais de personalidade, como demonstra o estudo de caso apresentado, onde ao aparecer uma oportunidade, lanou-se mo do interesse coletivo, em defesa de interesses pessoais pelo simples fato de um cooperado ocupar cargo de destaque e com maior numero de informaes que os demais. h) percebe-se que mesmo com deficincias, essa teoria representou um avano para a Administrao. Os Behavioristas despontam um novo conceito democrtico e humano, baseado na equalizao do poder, assim como as principais teorias de motivao para a Administrao. Outro aspecto a ser considerado o reconhecimento dos conflitos organizacionais. Os behavioristas acreditam h um conflito entre os objetivos individuais e organizacionais, que

16

podem ser resolvidos por uma mudana no comportamento e na estrutura organizacional. A promoo de uma cultura organizacional slida, capaz de

controlar os interesses individuais, fornecendo sentido comum, voltado para convergncia de objetivos comuns dentro da organizao seria uma alternativa para solucionar os desvios. Assim, notou-se a importncia da formao de grupos de trabalho como meio eficiente de alcanar os objetivos, aliado ao comportamento coletivo baseado numa ideologia comum e incentivo aos membros efetivamente participantes.

5.1 Sugestes

dividir os cooperados em grupos menores para facilitar negociao e tomada de decises;

incentivar o comportamento coletivo baseado em uma ideologia comum proporcionando motivao entre os membros efetivamente participantes;

proporcionar treinamento para os participantes envolvidos no processo da tomada de deciso (princpios baseados em Frederick Taylor (1856-1915).

17

REFERNCIAS ALENCAR, E. Associativismo rural e participao. Lavras, MG: UFLA/FAEPE, 1997. ANDRADE, Rui Otvio Bernardes de. Estratgias de gesto: processos e funes do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. BACHARACH, S. B., LAWLER, E. Power and politics in organizations. San Francisco, Ca: Jossey Bass, 1980. BOUDON, raymond (dir). Tratado de sociologia. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1995. BRITO, V. G. P.; CAPPELLE, M. C. A.; BRITO, M. J.; SILVA, P. J.; A Dinmica Poltica no Espao Organizacional: um Estudo das Relaes de Poder em uma Organizao Cooperativa. RAC- Eletrnica, v. 2, n. 1, art. 9, p. 141-159. Jan-abr 2008. CHIAVENATO, Idalberto. TGA. v. 2. 6.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. ______. Introduo teoria geral da administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. ______. Introduo teoria geral da administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes. 3. ed. Rev. e atualizada. Rio de Janeiro; Elsevier, 2004 DAL RI, Neusa Maria. Economia solidria: o desafio da democratizao das relaes de trabalho. So Paulo: Arte & Cincia, 1999. GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN Daniel Gustavo. Organizao social e movimentos sociais rurais. Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRGS) - Curso de Graduao Tecnolgica - Planejamento e gesto para o desenvolvimento rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Goode WJ, Hatt PK. Mtodos em pesquisa social. 5a ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional;1979:422. MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociao e soluo de conflitos. So Paulo: Atlas, 1998. MAXIMILIAN, Carl Emil Weber A tica protestante e o "esprito" do capitalismo. So Paulo: Cultura, 2003. MINTZBERG, H, QUINN, J.M. O processo de estratgia. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MOTTA, Fernando C. P. Teoria geral da administrao: uma introduo. So Paulo: Pioneira, 1991.

18

SCHERMERHORN, JR., John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2. ed. So Paulo: Bookman, 1999. YIN. R. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2001. ZALESNIK, A.; VRIES, M. F. R. O poder e a mente empresarial. So Paulo : Enio Atheus Guazzelli & Cia, 1981. Capital (economia). Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_(economia). Acesso em: 14 jun. 2012.

You might also like