You are on page 1of 11

MATEMTICA PARA CONCURSOS

RADICIAO
O termo radiciao pode ser entendido como uma operao que tm por fim, fornecida uma potncia de um nmero e o seu grau, possa determinar esse nmero. muito utilizada na obteno de soluo de equaes e na simplificao de expresses aritmticas e algbricas. algbricas Observe os termos da radiciao:

Onde : n = representa o termo da radiciao chamado Radical. X = representa o termo da radiciao chamado de radicando Revisando definio: Temos que radiciao de nmeros relativos a operao inversa da potenciao. Observe abaixo :

Em termos mais precisos, dado um nmero relativo a denominado radicando e dado um nmero inteiro positivo n denominado ndice da raiz, possvel determinar outro , nmero relativo b, denominado raiz ensima de a, representada , , pelo smbolo , tal que b elevado a n seja igual a a. Smbolo da Radiciao: Radiciao
1

MATEMTICA PARA CONCURSOS

Este o smbolo de raiz ou sinal de raiz ou simplesmente radical. Para facilitar os clculos com radiciao, observe a seguinte litar radiciao, propriedade:

A raiz quadra de um nmero inteiro o outro nmero que, se elevado ao quadrado, reproduz o nmero dado. Desta forma: Raiz quadrada do nmero 16 = +/- 4, pois (+4)2 = 16 e ( +/ (4)2 = 16 Raiz quadrada do nmero 49 = +/- 7, pois (+7)2 = 49 e ( +/ (7)2 = 49 Vale lembrar que na maioria dos casos desta operao de raiz quadrada de nmeros inteiros, usamos somente o valor positivo da operao. A raiz quadrada de nmeros formados por 1 e 2 algarismos, sendo eles quadrados perfeitos o clculo feito mentalmente. Veja: - 64 quadrado perfeito, pois seu quadrado 8. - 100 quadrado perfeito, pois seu quadrado 10. Relao dos quadrados perfeitos de 1 a 100: 100
2

MATEMTICA PARA CONCURSOS

importante observar que todo nmero terminado em 2, 3, 7 e 8 ou em nmero mpar de zeros no pode ser quadrado perfeito e sua raiz um nmero racional. Observando a relao acima apresentada observado que os quadrados dos primeiros nove nmeros terminam em: 1,4,5,6 ou 9 Desta forma como o quadrado de um nmero qualquer termina sempre pelo algarismo das unidades do quadrado do algarismo de suas unidades simples. fato concluir que s podem ser chamados de quadrados perfeitos os nmeros que terminam com 1,4,5,6,9 ou em nmeros que sejam pares de zeros. Para se efetuar os clculos de uma frao ordinria, extraem-se as razes quadradas dos dois termos de frao, e assim se aplica-se a mesma regra dos nmeros inteiros. se O smbolo <=> em qualquer problema indica se e somente se. Isto , se a expresso antes desse smbolo verdadeira ento a segunda tambm , e assim sendo vice-versa. vice
3

MATEMTICA PARA CONCURSOS


como falado anteriormente guarde bem, pois este o smbolo de raiz ou sinal de raiz ou to somente radical; Radical, alm de ser o smbolo acima indicado, tambm, por extenso, a raiz de um nmero relativo ou de uma expresso algbrica. A raiz de ndice nmero 1 (n = 1) de x o prprio nmero x A raiz de ndice nmero 2 (n = 2) de x denominada de raiz quadrada (como falado em tpico acima) de x. A raiz de ndice nmero 3 (n = 3) de x denominada de raiz cbica de x. O valor encontrado da raiz ensima de x nem sempre pode ser um nmero racional (inteiro ou fracionrio), uma vez que nem sempre x uma potncia de grau n, n inteiro, de b(exemplo g (exemplo prtico: raiz quadrada de 2) A operao de extrao da raiz ensima de x o clculo dessa raiz. Nos casos acima possvel representar a raiz como uma potncia de expoente fracionrio. (Exemplo prtico: a raiz quadrada de 2 representada como 21/2) No clculo dos radicais, conjunto de operaes com nmeros irracionais e com expresses algbricas, considerado sempre apenas o seu valor aritmtico, ou seja, seu valor positivo. Os valores positivos e negativos, quando o caso, so adotados em outros clculos de matemtica. Como ilustrado anteriormente, as razes de ndice par tem mais de um valor como resultado (por exemplo: as razes
4

MATEMTICA PARA CONCURSOS


quadrada de 16 so 4 ou -4, pois tanto 42 como (-4)2 igual a 4)2 16). O valor aritmtico ou valor absoluto de um radical o valor tico positivo desse radical (exemplo: o valor aritmtico da raiz quadrada de 9 +3, embora -3 tambm satisfaa a definio). 3 Para a e b positivos tem-se: tem

MATEMTICA PARA CONCURSOS Exerccios Resolvidos Resolvidos:


1) Calcule 4 elevado a -2.
Na parte terica estudamos que:

Ento:

Logo: 4-2 = 1/16.

1) Calcule menos seis elevado quarta potncia.


Temos uma potncia de base -6 e expoente 4, logo:

Embora bastante simples, este exerccio possui um ponto que deve ser bem observado. Note que a potncia foi escrita como (-6)4 e no como -64. Isto porque se no tivssemos este cuidado, apenas o 6 seria elevado quarta potncia. Veja como ficaria:

Portanto: Menos seis elevado quarta potncia igual a 1296. 12

3) Calcule 85 - (-5)2 + 31 + 40 + 2-1. (


Apenas para facilitar a visualizao da resoluo das potncias, vamos calcul-las separadamente da expresso: las expresso Agora montamos novamente a expresso com os resultados obtidos:

Ento:
6

MATEMTICA PARA CONCURSOS


85 - (-5)2 + 31 + 40 + 2-1 = 32747,5.

4) Calcule 432 e (43)2.


No primeiro caso elevamos o 3 ao quadrado, que d 9 e depois so elevamos 4 nona potncia: J no segundo caso elevamos o 4 ao cubo, que d 64 e depois elevamos 64 segunda potncia:

Os clculos so diferentes porque os parnteses mudam a ordem normal na qual as operaes devem ser realizadas. Logo: 432 = 262144 e (43)2 = 4096.

5) Quais os resultados de 713 : 711 e de 2-4 . 25?


Tanto no primeiro caso quanto no segundo, temos bases idnticas. segundo, Nestas condies normalmente melhor trabalharmos na forma de potncia e s no final resolv-la. Na primeira situao temos: la.

Repare que foi muito mais simples do que se tivssemos calculado primeiro 713 e depois 711 e em seguida dividido um valor pelo outro. seguida Vamos ao segundo caso:

Assim como no primeiro caso, realizamos as operaes de forma mais simples do que se tivssemos resolvido as potncias no incio dos clculos, isto sem dizer que normalmente trabalhando desta forma as operaes forma so realizadas mentalmente quando possvel. Portanto: 713 : 711 = 49 e 2-4 . 25 = 2. 2
7

MATEMTICA PARA CONCURSOS


6) Calcule .

Vamos resolver este exerccio de duas maneiras distintas. Na primeira vamos passar o expoente 8 para dentro do radical e na segunda vamos transformar o radical em uma potncia com expoente fracionrio. Passando o expoente 8 para dentro do radical temos:

Agora vamos utilizar a propriedade da mudana de ndice pela sua propriedade diviso e do expoente do radicando por 4:

A raiz de ndice 1 de um nmero igual ao prprio nmero:

Pela outra forma temos:

Agora multiplicamos os expoentes e resolvemos a potncia:

Ento: .

7) Calcule

Podemos resolver este exerccio multiplicando ndice e expoente, ambos por 3. Isto eliminar as fraes e de quebra o radicando: Uma outra forma de resoluo transformarmos o radicando em uma orma potncia de expoente fracionrio: Logo: .
8

MATEMTICA PARA CONCURSOS

8) Calcule

Inicialmente vamos fatorar 8, 147 e 81: Voc pode utilizar a nossa calculadora para decomposio de um nmero natural em fatores primos, se estiver com duvidas sobre a fatorao. primos Aps realizarmos as substituies temos: Agora segundo a propriedade da raiz de uma potncia, em vamos transformar a raiz de uma potncia, na potncia de uma raiz, tirando o expoente do radicando para fora do radical: ra Em vamos dividir por 3, tanto o ndice quanto os expoentes, para eliminarmos o radical: Em vamos fazer algo semelhante, dividindo por 2, tanto o ndice quanto o expoente de 72, para tambm retirarmos o 7 do radical:

Observe que na realidade tomamos um atalho, pois a operao completa para retirarmos o 7 do radicando seria: Repare que primeiro separamos a multiplicao no radicando em dois radicais e depois realizamos a diviso por 2. Continuando, vamos simplificar agora o ndice e o expoente de dividindo-os por 4: ,

Como outro:

possuem o mesmo radical, podemos subtrair um do

Agora vamos simplificar a frao dividindo numerador e denominador por :


9

MATEMTICA PARA CONCURSOS

Portanto: .

9) Extraia a raiz cbica de 3375 pelo mtodo da fatorao. Fatorando 3375 temos:
Como 3375 = 33 . 53 temos:

Como ambos os expoentes so divisveis pelo ndice 3 do radicando, pois so iguais a 3, podemos retirar ambos os fatores do radical, dividindo os expoentes pelo ndice 3 e repetindo as bases das potncias, agora sem o radical:

Ento: .

10) Simplifique o radical radica

Para facilitar a explicao vamos iniciar separando os fatores em um radical parte, todos com o mesmo ndice:

No primeiro radical a diviso de 14 por 3 ter como quociente 4 e como resto 2, ento o radical simplificado ser a base 5 elevada ao quociente 4 multiplicada pela raiz cbica de 5 elevado ao resto 2:

O segundo radical no iremos simplificar, pois o expoente do radicando menor que o ndice do radical, alm de serem primos entre si Se si. houvesse um divisor comum maior que 1, iramos dividi-los por este divisor: los

10

MATEMTICA PARA CONCURSOS


Por fim no ltimo radical, como o expoente igual ao prprio ndice, teremos como fator apenas a base 10:

Substituindo os radicais por suas simplificaes temos: .

11

You might also like