You are on page 1of 25

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA 5

Finanas Pblicas para AFRF

Dedicados (as) estudantes,

Iniciamos hoje a nossa quinta e ltima aula de Finanas Pblicas para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF. A aula em questo trar como contedo programtico aquele relacionado ao Sistema Tributrio Brasileiro bem a classificao do receita oramentria, ou seja, dos recursos arrecadados pelo poder pblico por conta do seu poder de imprio.

Quero destacar a vocs que no pretendemos nesta aula entrar em uma abordagem profunda a respeito do sistema tributrio, especialmente porque este devidamente tratado dentro do contedo programtico da disciplina de direito tributrio. Nossas pontuaes nesta aula sero breves, tecendo apenas alguns comentrios sobre a evoluo do STB.

No que se refere classificao da receita oramentria, optamos inicialmente em abordarmos a sua classificao segundo a Lei 4.320/64, lei est que, dentre outras atribuies, responsvel por regulamentar e classificar a receita pblica. Abordaremos ainda alguns conceitos adicionais correlacionados a receita oramentria.

O ponto adicional desta aula refere-se a opo que fizemos de estender a abordagem da classificao das receitas pblicas oramentrias segundo o que dispe o Manual Tcnico do Oramento editado pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG, manual este responsvel por padronizar classificao das receitas pblicas, e que deve ser observado por todos os entes da federao. Veremos que o manual no diverge da classificao disposta pela lei 4.320/64,

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

realizando apenas uma classificao ainda mais precisa do que dispe a referida norma.

Sendo assim, est na hora de irmos em frente.

Uma tima aula e bons estudos a vocs!

Francisco

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 10. Sistema Tributrio Nacional

O Sistema Tributrio Brasileiro formado por um emaranhado de leis e normas infraconstitucionais, derivadas a partir da Constituio. A reforma realizada no sistema nos anos de 1960 procurou diminuir o chamado efeito cascata, procurando tributar somente o valor agregado em cada estgio da produo ou venda de bens e servios.

Com a Constituio de 1988, o antigo ICM passou a incorporar os servios transacionados no e entre os Estados, transformando-se no atual ICMS. Em relao ao mesmo imposto, a Carta Magna permitiu s unidades da federao, a estipulao das alquotas conforme o bem ou servio comercializado.

A nova norma Constitucional beneficiou especialmente os municpios, por meio do chamado Fundo de Participao dos Municpios FPM. Com a criao desse fundo, adicionado do Fundo de Participao dos Estados, a Unio teve uma sensvel perda de arrecadao, necessitando recompor, atravs da criao e majorao de novos tributos, a sua receita oramentria.

Dentre estes, destacamos o aumento da tributao s empresas, atravs da criao da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL e o aumento da alquota do agora chamado COFINS, de 0,5% para 3%.

O enxugamento e reestruturao do Sistema Tributrio Nacional, de forma a torn-lo mais equnime, um dos objetivos que deve ser buscado por uma integrao conjunta dos entes federativos. Uma futura e possvel reforma tributria ter o papel de otimizar as relaes existentes entre governo, empresas e consumidores. O que certo que a futura reforma no dever primar pela reduo da carga tributria diretamente falando, mas sim buscar a eficincia e a eficcia na arrecadao e otimizao dos tributos. A diminuio de ineficincia gerar impactos em termos do aumento dos recursos arrecadados, trazendo assim a possibilidade do governo de realizar desoneraes fiscais nas classes menos favorecidas. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 10.1. A Receita Pblica

A receita pblica corresponde aos recursos auferidos pelo governo, utilizados para o atendimento das funes governamentais.

Pelo enfoque oramentrio, a receita pblica representada por todos os ingressos disponveis para a cobertura das despesas pblicas, em qualquer esfera governamental.

A Lei 4320/64 regulamenta e classifica as receitas pblicas em duas partes (ou grupos): oramentrias e extra-oramentrias.

Segundo o Manual de Procedimentos sobre Receitas Pblicas, editado em conjunto pela Secretria do Tesouro Nacional e pela Secretria de Oramento Federal do MPOG, as receitas oramentrias so aquelas pertencentes ao ente pblico, arrecadados exclusivamente para aplicao em programas e aes governamentais.

Segundo o mesmo manual, as receitas extra-oramentrias so aquelas pertencentes a terceiros, arrecadadas exclusivamente para fazer face s exigncias contratuais para posterior devoluo.

10.2. A Receita Oramentria

As receitas oramentrias so aquelas pertencentes ao ente pblico, arrecadas exclusivamente para aplicao em programas e aes governamentais.

As receitas extra-oramentrias so aquelas pertencentes a terceiros, e assim denominado recursos de terceiros.

Em relao definio de receita oramentria e extra-oramentria, cabe uma ressalva, conforme nos informa a Lei 4320/64, em seu art. 57: www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Ressalvado o disposto no pargrafo nico do art.3 desta Lei, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no oramento. (grifo nosso)

A questo que o Oramento da Unio, representado pela Lei Oramentria Anual LOA, no possui a preciso de necessidades de caixa futura do Estado, o que torna possvel a realizao de operaes de crdito para atender demandas adicionais no curso do prazo de durao do oramento. Ressalta-se que essa receita oramentria possui contrapartida no passivo pblico, que a representao da prpria dvida pblica contrada.

10.2.1.

Classificao da Receita Oramentria

Conforme verificamos, parte da receita arrecadada pelo governo, nesse caso, o governo Federal, destina-se a outros entes, que no a prpria Unio, como o caso dos Fundos de Participao dos Estados e dos Municpios.

Diante dessa considerao, podemos dizer que, quanto arrecadao ou captao dos recursos oramentrios, estes se definem em prprios (CIDE, IOF), ou seja, aqueles que ficam nos cofres da Unio para o atendimento s despesas autorizadas pela Lei Oramentria Anual, e aqueles que so transferidos aos demais entes do estado brasileiro, chamados de receitas de transferncias (FPE e FPM).

O oramento de cada ente federativo deve ser uno, atendendo ao princpio oramentrio da unidade. Esse princpio garante que exista a penas um nico oramento anual.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 10.2.2.

Classificao da vinculao das Receitas Oramentrias

Os oramentos Fiscal, de Investimento nas Estatais e o da Seguridade Social

Sendo uno o oramento, a destinao de recursos deve estar vinculada a um objetivo.

O oramento nico desmembrado segundo a classificao da vinculao das receitas oramentrias, sendo estas repartidas entre o oramento de investimento das estatais (PETROBRS, ELETROBRS, CORREIOS), o oramento fiscal (manuteno da atividade do Estado) e o oramento da seguridade social (INSS).

10.2.3.

A classificao econmica da receita oramentria segundo

a lei 4.320/64

No que se refere classificao econmica das receitas oramentrias, podemos dividi-las em Receitas Correntes e Receitas de Capital.

10.2.3.1.Receitas Correntes

As Receitas Correntes so aquelas destinadas ao atendimento das despesas correntes ou custeio, e das despesas de capital, associadas aos investimentos e aos pagamentos de juros dos emprstimos tomados pelo governo. Sua classificao no exaustiva pela Lei 4320/64, art. 11, mas, para os fins desse material, entendemos ser suficiente. So elas:

Tributrias: So as receitas pblicas provenientes da arrecadao de tributos discriminadas do CTN (IR, IPI, ICMS, IPTU, Taxas, Contribuies de Melhoria, etc.);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Patrimoniais: So as receitas pblicas derivadas da explorao do patrimnio do Estado (bens imveis (prdios), aplicaes financeiras). Os bens imobilirios geram receitas de aluguis assim como as aplicaes financeiras geram juros nas aplicaes. Com a ampliao do regime de concesso e permisso de bens pblicos, estradas, portos e ferrovias passaram a ser fontes geradoras de receita patrimonial;

Contribuies: Trata-se das receitas advindas das contribuies ditas sociais e de Interveno no Domnio Econmico, tais como COFINS, PIS, CIDE. No podemos confundir estas com as Contribuies de Melhoria, que espcie de Receita Corrente Tributria;

Agropecurias: a receita derivada da explorao dos bens do Estado referente atividade agrcola ou pecuria, como, por exemplo, o aproveitamento de matrizes de animais utilizadas para melhoramento gentico pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA;

Industriais: Refere-se receita incorporada aos cofres pblicos pela atividade de industrializao de bens. Um exemplo tpico so as vacinas vendidas pela Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ;

Servios: So receitas derivadas das atividades de prestao de servios pela Estado, tal como a armazenagem de produtos em postos aduaneiros, servios de inspeo e fiscalizao sanitria, taxas cartorrias e judiciais dentre outras.

Transferncia Corrente: Constituem-se em receitas de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas correntes. (Repasse de recursos federais a Estado ou Municpio para atendimento de programas objetos de despesas correntes.).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Outras Receitas Correntes: So todas as outras receitas correntes no classificveis nas anteriormente citadas. 10.2.3.2.Receitas de Capital

Diferentemente das receitas correntes, as receitas de capital so aquelas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos e dos recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, conforme diz a prpria letra da Lei em seu art 11, 2. As Receitas de Capital so denominadas receitas por mutao do patrimnio pblico, por no acrescerem em nada o patrimnio do Estado.

Sua diviso feita conforme se segue abaixo:

Operaes de Crdito: Trata-se de operaes de emprstimos realizados pelo poder pblico, assim como as operaes com ttulos pblicos com fins de obteno de recursos financeiros;

Alienao de Bens Mveis e Imveis: a converso de bens mveis (veculos) e imveis (prdios), em espcie. Veja que ocorre uma mera mutao patrimonial entre o valor contbil do bem e a entrada de recursos na conta bancria;

Amortizao de Emprstimos Concedidos: So os pagamentos feitos por Estados e Municpios aos emprstimos feitos pela Unio. Cabe ressaltar que a recproca tambm valida, ou seja, pagamentos feitos pela Unio de emprstimos anteriormente contrados;

Transferncia de Capital: Trata-se do ingresso de recursos em caixa, proveniente de outros entes ou entidades, objetivado ao atendimento de despesas de capital, tal como a construo de escolas etc..

Outras Receitas de Capital: So as receitas no classificveis em nenhum dos itens acima elencados. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

10.2.3.3.O supervit do Oramento Corrente

Finalizada a descrio da subdiviso das Receitas de Capital, vale aqui um comentrio importantssimo no que se refere Receita Oramentria. Na existncia de Supervit do Oramento Corrente, ou seja, se as Receitas Correntes forem maiores que as Despesas Correntes, este ser classificado como Receita de Capital, Receita Extra-Oramentria, por constituir-se em Supervit utilizado para o pagamento de Despesas de Capital.

Apesar de parecer estranho, principalmente porque a receita extraoramentria no est prevista no oramento anual, o Supervit do Oramento Corrente resultado da diferena de Receitas e Despesas Correntes, que j foram anteriormente contabilizados quando da elaborao, discusso, votao e aprovao do Oramento Anual. Se este fosse contabilizado como Receita Oramentria, acabaria por ocorrer uma dupla contabilizao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

10

11. As Receitas Pblicas segundo o Manual Tcnico do Oramento - MTO

Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidas pelo poder pblico, em qualquer esfera governamental, para alocao e cobertura das despesas pblicas.

Finalidade da Receita Pblica

De acordo com o MTO, todo ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas.

As receitas arrecadas pelos entes pblicos podem ser classificada em receitas originrias e em receitas derivadas.

A receita pblica originria aquela obtida pelos entes estatais por fora da explorao do patrimnio pblico, tais como receitas auferidas com aluguis de prdios pblicos, de remunerao financeira (juros recebidos) das aplicaes em moeda, etc.

J a receita pblica derivada aquela obtida atravs do poder coercitivo do Estado, sendo representada pela cobrana de tributos feita pelos diversos entes da federao.

A Lei 4320/64, que regulamenta e classifica as receitas pblicas, faz referncia a sua natureza, realizando a distino entre as chamadas receitas oramentrias e extra-oramentrias, conforme j descrito por ns anteriormente.

As receitas oramentrias so aquelas pertencentes ao ente pblico, arrecadados exclusivamente para aplicao em programas e aes governamentais e que no geram contrapartida devedora (no passivo).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

11

Receitas de impostos sobre a renda, sobre produtos industrializados bem como a receita auferida com a explorao do patrimnio pblico, tais como aluguis de prdios pblicos, constituem exemplos de receitas oramentrias. Cabe mencionar, no entanto, que existe uma exceo s chamadas receitas

oramentrias sem contrapartida devedora. As operaes de crdito realizadas pelo ente pblico, mesmo gerando contrapartida no passivo, so reconhecidas como oramentrias, j que so destinadas ao pagamento de despesas oramentrias.

Diferentemente, as receitas extra-oramentrias so aquelas pertencentes a terceiros, arrecadadas exclusivamente para fazer face s exigncias contratuais para posterior devoluo.

As receitas auferidas como garantia em processos licitatrios, bem como os emprstimos compulsrios, tais como aqueles definidos para fazer frente a casos de guerra ou calamidade pblica, constituem exemplos de ingressos extra-

oramentrios.

Uma ressalva importante e digna de comentrio que determinadas receitas extra-oramentrias podem se constituir em receitas oramentrias. o caso por exemplo das prprias receitas de garantias em processo licitatrios. Caso a empresa vencedora descumpra um dos requisitos constantes no processo, de forma a anular a licitao e execuo do servio, o depsito em garantia se converter em receita oramentria, excluindo-se a obrigao do ente estatal com a empresa descumpridora, grosso modo.

A regularidade das Receitas Pblicas

Em consonncia com o exemplo dado acima, podemos ainda dividir as receitas pblicas em ordinrias ou extra-ordinrias. As receitas ordinrias so aquelas previstas no oramento, enquanto as receitas extraordinrias seriam

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI aquelas representadas pelo exemplo de descumprimento dos

12

parmetros

estabelecidos na licitao.

As diferenciaes feitas at aqui procuram definir o que seriam as receitas pblicas no sentido estrito da palavra, ou seja, as receitas que so propriedade do poder pblico, e que no representam contrapartida no passivo pblico, e as receitas que representam contrapartida, chamadas de extra-oramentrias.

Vamos a uma questo que aborda a natureza da receita:

(ACE/TCU ESAF/2000) De acordo com as regras da contabilidade pblica nacional, correto afirmar, quanto forma de registro da receita, que:

a) todas as receitas so fatos modificativos. b) todos os ingressos so considerados receitas. c) o regime contbil o da competncia. d) operaes de crdito no so consideradas receitas. e) todas as receitas so oramentrias.

Respostas:

a Sabemos que nem todas as receitas so fatos modificativos. Trata-se das receitas extra-oramentrias, que para cada contabilizao no ativo, gera uma contrapartida no passivo, no modificando o patrimnio. (incorreta)

b Todos os ingressos so sim considerados receitas, sejam modificativos ou no do patrimnio. (correta);

c No abordamos nem abordaremos este assunto, mas para fins de resposta, o regime contbil o de caixa, ou seja, s ocorre a contabilizao quando ela efetivamente recolhida aos cofres pblicos. (incorreta);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

13

d As operaes de crdito so consideradas receitas oramentrias, mesmo gerando contrapartida devedora no modificativa (incorreta); e Conforme vimos, sabemos que, quanto natureza, as receitas podem ser oramentrias ou extra-oramentrias. (incorreta).

Gabarito: letra b. 11.1. Classificao segundo a Natureza da Receita Oramentria

A natureza da receita oramentria procura definir a origem da receita bem como a sua vinculao. diferente da receita extra-oramentria que, por no ser comum, no possui um rito de classificao to extenso. Sua classificao est refletida no pargrafo 1 do artigo. 8 da Lei n 4.320/64, que procura definir os itens da receita, discriminada no art. 11 da mesma Lei.

Os chamados cdigos decimais so utilizados para classificar a natureza de cada receita. Estes cdigos buscam classificar a receita identificando a origem dos recursos segundo o seu fato gerador.

De acordo com o Manual, as naturezas de receitas oramentrias procuram refletir a menor clula de informao no contexto oramentrio para as receitas pblicas, devendo, portanto, conter todas as informaes necessrias para as devidas vinculaes das receitas.

Ainda de acordo com o Manual, face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o cdigo identificador da natureza de receita desmembrado em nveis.

Assim, na elaborao do oramento pblico, a codificao econmica da receita oramentria composta dos seguintes nveis, que so reproduzidos conforme o texto do manual:

1 Nvel Categoria Econmica www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2 Nvel Origem 3 Nvel Espcie 4 Nvel Rubrica 5 Nvel Alnea 6 Nvel Subalnea

14

1 Nvel Categoria Econmica utilizado para mensurar o impacto das decises do Governo na economia nacional (formao de capital, custeio, investimentos etc.).

codificada e subdividida em:

1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intra-Oramentrias; 8. Receitas de Capital Intra-Oramentrias;

2 Nvel Origem Identifica a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas (derivada, originria, transferncias e outras). a subdiviso das Categorias Econmicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimnio pblico. No caso das receitas correntes, tal classificao serve para identificar se as receitas so compulsrias (tributos e contribuies), provenientes das atividades em que o Estado atua diretamente na produo (agropecurias, industriais ou de prestao de servios), da explorao do seu prprio patrimnio (patrimoniais), se provenientes de transferncias destinadas ao atendimento de despesas correntes, ou ainda, de outros ingressos. No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operaes de crdito, da alienao de bens, da amortizao dos emprstimos, das transferncias destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou ainda, de outros ingressos de capital.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

15

3 Nvel Espcie o nvel de classificao vinculado Origem, composto por ttulos que permitem qualificar com maior detalhe o fato gerador dos ingressos de tais receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos), podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na Constituio Federal de 1988 e no Cdigo Tributrio Nacional), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais. a espcie de receita. 4 Nvel Rubrica o detalhamento das espcies de receita. A rubrica busca identificar dentro de cada espcie de receita uma qualificao mais especfica. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. (Imposto de Renda, IPI, etc)

5 Nvel Alnea Funciona como uma qualificao da rubrica. Apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros.

6 Nvel - Subalnea Constitui o nvel mais analtico da receita.

Vejamos um exemplo de detalhamento da natureza da receita:

Exemplo 1: 1.1.1.2.04.10 Pessoas Fsicas: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Origem); 1 = Receita de Impostos (Espcie); 2 = Impostos sobre o Patrimnio e a Renda (Rubrica); 04 = Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (Alnea); 10 = Pessoas Fsicas (Subalnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN.

11.1.1.

Classificao

Econmica

(categoria)

da

Receita

Oramentria, referente ao primeiro nvel da natureza da receita

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

16

A classificao econmica da receita oramentria estabelecida pela Lei n 4.320/64. Segundo a lei, o registro da receita deve ocorrer no momento do ingresso do recurso financeiro.

Conforme vimos anteriormente, a categoria econmica dividida em 4 classificaes. A Lei n 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita oramentria em duas categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Com a Portaria Interministerial STN/SOF n 338 de 26 de abril de 2006, essas categorias econmicas foram detalhadas em Receitas Correntes Intra-oramentrias e Receitas de Capital Intra-oramentrias. As receitas intra-oramentrias constituem contrapartida das despesas realizadas na Modalidade de Aplicao 91 Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, includa na Portaria Interministerial STN/SOF n 163/2001 pela Portaria Interministerial STN/SOF n 688, de 14 de outubro de 2005. Dessa forma, na consolidao das contas pblicas, essas despesas e receitas podero ser identificadas, de modo que se anulem os efeitos das duplas contagens decorrentes de sua incluso no oramento. De outra forma, objetiva-se excluir a possibilidade de contabilizao de uma mesma receita dentre duas estruturas governamentais.

Receitas Correntes

As Receitas Correntes so aquelas destinadas ao atendimento das chamadas despesas correntes ou custeio, e das despesas de capital, da mquina pblica.

Receitas Correntes Intra-Oramentrias

So receitas correntes de rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social, decorrentes do fornecimento de www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

17

materiais, bens e servios, recebimentos de impostos, taxas e contribuies, alm de outras operaes, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de rgo, fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses oramentos, no mbito da mesma esfera de governo.

Assim, de forma resumida, pode-se afirmar que as receitas correntes Intra-Oramentrias so ingressos derivados de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica da mesma esfera de governo (Unio). De forma esclarecedora, convm ressaltar que as naturezas de receitas correntes intra-oramentrias so constitudas substituindo-se no 1 nvel (categoria econmica), o dgito 1 pelo dgito 7, mantendo-se o restante da classificao. No entanto, atendem especificidade de se referirem a operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental.

Classificao da Receita Corrente

A classificao da Receita Corrente conforme a Lei 4.320/64 se divide em:

Tributrias: So as receitas pblicas provenientes da arrecadao de tributos discriminadas do CTN (IR, IPI, ICMS, IPTU, Taxas, Contribuies de Melhoria, etc.);

Patrimoniais: So as receitas pblicas derivadas da explorao do patrimnio do Estado (bens imveis (prdios), aplicaes financeiras). Os bens imobilirios geram receitas de aluguis assim como as aplicaes financeiras geram juros nas aplicaes. Com a ampliao do regime de concesso e permisso de bens pblicos, estradas, portos e ferrovias passaram a ser fontes geradoras de receita patrimonial; www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

18

Contribuies: Trata-se das receitas advindas das contribuies ditas sociais e de Interveno no Domnio Econmico, tais como COFINS, PIS, CIDE. No podemos confundir estas com as Contribuies de Melhoria, que espcie de Receita Corrente Tributria;

Agropecurias: a receita derivada da explorao dos bens do Estado referente atividade agrcola ou pecuria, como, por exemplo, o aproveitamento de matrizes de animais utilizadas para melhoramento gentico pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA;

Industriais: Refere-se receita incorporada aos cofres pblicos pela atividade de industrializao de bens. Um exemplo tpico so as vacinas vendidas pela Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ;

Servios: So receitas derivadas das atividades de prestao de servios pela Estado, tal como a armazenagem de produtos em postos aduaneiros, servios de inspeo e fiscalizao sanitria, taxas cartorrias e judiciais dentre outras.

Transferncia Corrente: Constituem-se em receitas de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas correntes. (Repasse de recursos federais a Estado ou Municpio para atendimento de programas objetos de despesas correntes.).

Outras Receitas Correntes: So todas as outras receitas correntes no classificveis nas anteriormente citadas (juros de mora, alienao (venda de bens apreendidos, etc)).

Receitas de Capital

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

19

Diferentemente das receitas correntes, as Receitas de Capital so aquelas provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos e dos recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, conforme diz a prpria letra da Lei em seu art 11, 2. As Receitas de Capital so denominadas receitas por mutao do patrimnio pblico, simplesmente porque em nada acrescem ao patrimnio do Estado.

Receitas de Capital Intra-Oramentrias

So receitas de capital de rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social, decorrentes de operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, alm de outras operaes, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de rgo, fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses oramentos, no mbito da mesma esfera de governo.

Sua diviso feita conforme se segue abaixo:

Operaes de Crdito: Trata-se de operaes de emprstimos realizados pelo poder pblico, assim como as operaes com ttulos pblicos com fins de obteno de recursos financeiros;

Alienao de Bens Mveis e Imveis: a converso de bens mveis (veculos) e imveis (prdios), em espcie. Veja que ocorre uma mera mutao patrimonial entre o valor contbil do bem e a entrada de recursos na conta bancria;

Amortizao de Emprstimos Concedidos: So os pagamentos feitos por Estados e Municpios aos emprstimos feitos pela Unio. Cabe ressaltar que a recproca tambm valida, ou seja, pagamentos feitos pela Unio de emprstimos anteriormente contrados; www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

20

Transferncia de Capital: Trata-se do ingresso de recursos em caixa, proveniente de outros entes ou entidades, objetivado ao atendimento de despesas de capital, tal como a construo de escolas etc..

Outras Receitas de Capital: So as receitas no classificveis em nenhum dos itens acima elencados.

Observao:

Um importante conceito j estudado por ns mas que merece ateno novamente so as chamadas receitas primrias ou no financeiras e as receitas financeiras.

Segundo o Manual Tcnico do Oramento, a receita classificada como primria quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio sob conceito acima da linha. Sendo assim, ser considerada No-Primria ou Financeira quando no for includa no clculo do resultado primrio. As receitas financeiras so basicamente as provenientes de operaes de crdito (endividamento), de aplicaes financeiras e de juros, em consonncia com o Manual de Estatsticas de Finanas Pblicas do Fundo Monetrio Internacional FMI. As demais receitas, provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classificadas como primrias.

Por analogia, podemos ento afirmar que todas as despesas primrias so efetivas, ou seja, alteram a situao patrimonial do Estado, assim como toda receita efetiva ser considerada receita primria. Apenas um

comentrio deve ser feito a respeito das operaes de crdito. Conforme dissemos no incio do tpico, estas receitas constituem receita oramentria, dado que so utilizadas para pagamento de despesas previstas no oramento, no obstante, so apartadas do clculo do resultado primrio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

21

Fixados estes conceitos, passemos agora para a resoluo de questes de certames anteriores.

Um grande abrao a todos!

Francisco

Questes:

53 (AFRF/SRF ESAF/2005) A Constituio de 1988 teve como objetivo o fortalecimento da Federao. Identifique qual a mudana provocada na tributao pela mesma, que no verdadeira.

a) Aumentou o grau de autonomia fiscal dos Estados e Municpios e descentralizou os recursos tributrios. b) Atribuiu competncia a cada um dos estados para fixar autonomamente as alquotas do seu principal imposto, o Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS), sucessor do Imposto sobre Circulao de Mercadorias (ICM). c) Reduziu os recursos disponveis da Unio, por meio do aumento das transferncias tributrias e da limitao de suas bases impositivas. d) Obrigou o governo federal a criar novos tributos e elevar as alquotas dos j existentes, em particular daqueles no sujeitos partilha com Estados e Municpios. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

22

e) Obrigou Unio a recompor sua receita utilizando outros tributos tecnicamente melhores do que o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados, do ponto de vista da eficincia do sistema econmico como um todo.

54 (APO/MPOG ESAF/2001) A Constituio de 1988 introduziu profundas alteraes no processo de alocao de recursos financeiros da Unio, que passou a basear-se em trs elementos: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias e o Oramento Anual. Na Lei Oramentria Anual do Governo Federal esto estimadas as receitas e despesas referentes a qual(is) oramento(s)? Identifique a opo correta.

a) oramento fiscal b) oramentos fiscal e da seguridade social c) oramento fiscal e oramento de investimentos. d) oramentos fiscal, da seguridade social e de investimentos. e) oramentos fiscal e monetrio

55 - (ACE/TCU ESAF/2002) A receita pblica caracteriza-se como um Ingresso de recursos ao patrimnio pblico. Assinale a opo que no considerada como receita corrente:

a) receita de contribuies. b) receita da converso, em espcie, de bens e direitos. c) receita patrimonial. d) receita agropecuria. e) receita industrial.

56 (AFC/TCU CESPE/2004) Julgue a afirmao: As classificaes econmicas da receita e da despesa compreendem as mesmas categorias: correntes e capital. O supervit do oramento corrente, que resulta do Balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, constitui item da receita oramentria de capital. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

23

57 (Controlador de Recursos Pblicos/TCE-ES CESPE/2004) Julgue a afirmao: A receita de contribuio tem como uma de suas fontes os recursos oriundos de contribuio de melhoria.

58 (TFC/TCU ESAF/2000) A Lei n 4.320, de 17/03/1964, que estatui as normas gerais do Direito Financeiro, classifica as receitas pblicas em receitas correntes e receitas de capital. Indique, entre as opes abaixo, aquela que representa corretamente as receitas de capital.

a)

Receitas

tributrias,

receitas

dos

contribuintes,

receitas

patrimoniais,

transferncias de capital e outras receitas de capital. b) Operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias de capital e outras receitas de capital. c) Operaes de crdito, alienao de bens, receitas patrimoniais, receitas agropecurias e receitas industriais. d) Receitas tributrias, receitas de servios, amortizaes de emprstimos, transferncias de capital e outras receitas de capital. e) Operaes de crdito, receitas tributrias, receitas patrimoniais, transferncias de capital e outras receitas de capital. 59 (AFC/CGU ESAF/2006) No que diz respeito receita pblica, indique a opo falsa.

a) A Lei n. 4.320/64 classifica a receita pblica em oramentria e extraoramentria, sendo que esta apresenta valores que no constam do oramento. b) A receita oramentria divide-se em dois grupos: correntes e de capital. c) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de alienao de bens, de transferncias e outras. d) A receita pblica definida como os recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. e) A receita extra-oramentria no pertence ao Estado, possuindo carter de extemporaneidade ou de transitoriedade nos oramentos. www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

24

60 (AFC/STN ESAF/2005) A receita na Administrao Pblica representa as operaes de ingressos de recursos financeiros nos cofres pblicos. Identifique a opo no pertinente em relao s receitas correntes.

a) receitas imobilirias b) receitas de contribuies sociais c) contribuio de melhoria d) receita de servios e) alienao de bens mveis e imveis

Gabarito Comentado:

Questo 53 letra e

Os tributos criados no podem ser considerados melhor tecnicamente do que o IR e o IPI. No caso do Imposto sobre a Renda, seu objetivo o de tributar mais intensamente aquelas classes que recebem maior renda, estimulando a

redistribuio da renda. No caso do IPI, sua funo, entre outras, esta em servir como instrumento de poltica fiscal, estimulando reas geradoras de emprego e renda, nos moldes do que foi feito pelo governo diante da crise econmica nos fins de 2008. A criao de tributos, especialmente as contribuies, gerou como resultado uma maior ineficincia do sistema tributrio, a exemplo da CiDE que, www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

25

impactando sobre os derivados de petrleo, tende a distorcer os preos relativos dos bens e assim ferir o princpio da neutralidade tributria.

Questo 54: letra d

Trata-se da prpria composio da LOA e o tratamento dado por esta.

Questo 55: letra b

Trata-se de uma receita de capital

Questo 56: incorreto

Conforme afirmado, o supervit do oramento corrente corresponde a uma receita de capital, receita extra-oramentria.

Questo 57: incorreto

As receitas de contribuio de melhoria so classificadas como receita tributria, diferentemente das demais receitas de contribuies, tais como CIDE e CONFINS.

Questo 58: letra b

Trata-se da prpria classificao das receitas de capital.

Questo 59: letra c

As receitas de alienao de bens constituem uma espcie de receita de capital.

Questo 60: letra e

Evidenciado pela resposta da questo 59. www.pontodosconcursos.com.br

You might also like