You are on page 1of 11

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS ANTIEROSIVAS, RETENTORES DE SEDIMENTOS E HIDROSSEMEIO

Bioengenharia

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Objetivo


Proteo imediata contra o efeito dos agentes erosivos, processos de deslocamento e mobilizao de partculas como: reas recm terraplenadas, taludes de corte e aterro, dunas no estabilizadas, margens de rios e canais, reas com recobrimento deficiente da vegetao, proteo de dispositivos de drenagem, reas de disposio de resduos industriais, aterros sanitrios e quaisquer superfcies de solo desprotegidas contra a ao dos processos erosivos. As biomantas podem ser aplicadas diretamente sobre a superfcie que se deseja proteger com finalidades estticas, ambientais e para estabilizao de solos. A composio, degradabilidade, gramatura, e resistncia das biomantas varivel e deve adequar-se s necessidades dos projetos de recuperao e proteo ambiental especficos, j que esses se destinam a diferentes necessidades e situaes.

Acerto e regularizao do terreno


desejvel que a superfcie do talude esteja a mais regularizada possvel, para que as biomantas possam ficar totalmente aderidas superfcie. O acerto e regularizao podem ser feitos manualmente ou mecanicamente, buscando eliminar os sulcos erosivos, o preenchimento dos espaos vazios e a ancoragem dos sedimentos soltos. As concavidades do terreno e as negatividades dos taludes devem ser removidas ou minimizadas, para evitar a formao de novos focos erosivos, desmoronamentos e escorregamentos.

Preparo do solo e semeio


Aps a regularizao da superfcie do talude e o sistema de drenagem estiver construdo, inicia-se o preparo do solo, que consiste em efetuar o micro-coveamento, ou seja, covas pequenas umas prximas das outras e de profundidade suficiente, de maneira a reter todos os insumos a serem aplicados, como fertilizantes, corretivos, mulch, adesivos e sementes. Estes insumos podem ser aplicados manualmente ou por via aquosa (hidrossemeadura). A quantidade dos insumos a ser aplicada deve ser previamente estabelecida pelo tcnico responsvel pelo projeto, conforme apresentado em nosso Guia de Hidrossemeadura.

Foto: Coveamento do talude, operao executada com uso de enxada. Espaamento entre covas de 10cm, com profundidade de 5cm. direita, detalhe do microcoveamento.

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Aplicao da Biomanta


As biomantas vm acondicionadas em bobinas. A aplicao deve ser iniciada pelo topo do talude, desenrolando-se a bobina, fixando-a e moldando-a sobre uma valeta escavada com 10 cm de largura e 10 cm de profundidade, deixando ultrapassar 20 cm alm da valeta. A ancoragem realizada com o grampeamento da biomanta no fundo da valeta e em seguida aplicado solo compactado manualmente. Aplicamse fertilizantes e sementes, dobra-se os 20 cm excedentes da biomanta sobre a valeta e promove-se sua fixao com grampos com espaamento mnimo a cada 40 cm, em toda a extenso da largura da biomanta. Esta fixao no topo do talude preponderante para a performance do produto. As bobinas devem ser estendidas (desenroladas) sempre no sentido da declividade do talude. Sua fixao, bem como a quantidade e especificao dos grampos, deve seguir a recomendao tcnica estabelecida no projeto, em funo do material e inclinao do talude. Os transpasses laterais das biomantas devem ser de 3 a 5 cm, e a sobreposio (transpasse) longitudinal dever ser de no mnimo 5 cm. O grampeamento nos transpasses dever ter espaamento mnimo de 30 cm.

BIOMANTA ANTIEROSIVA

GRAMPO

Detalhe da fixao superior da biomanta, em que feita uma canaleta, onde a biomanta ser fixada e coberta por uma camada de solo compactado.

Aplicao da biomanta: o aplicador desce desenrolando a biomanta e executando o grampeamento, mantendo-a sempre rente ao solo.

O processo de semeio realizado anteriormente instalao e fixao das biomantas antierosivas, e este ser detalhado no Guia de Hidrossemeadura, ao final deste caderno.

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Fixao das biomantas


A boa fixao das biomantas garantir o sucesso do trabalho. Esta fixao poder ser feita com grampos de ao, madeira, bambu ou polivinil, de tamanhos e formas variadas, devendo ser aplicada conforme detalhado em projeto, de acordo com as caractersticas especficas do local a ser protegido ou recuperado. importante salientar que quanto melhor for fixao da biomanta ao solo, maior segurana ser conferida ao projeto. A fixao inadequada da biomanta gerar dificuldade para que a vegetao a ultrapasse o que poder gerar focos erosivos no local de m aderncia, devido ao escoamento livre da gua na superfcie do talude, sem contato com a biomanta.

QUADRO Tipos e caractersticas dos grampos para fixao das biomantas .


Comprimento dos Grampos (cm) e Uso em Taludes (corte / aterro) Grampos Ao Bambu Madeira Tipo 7,5 Corte 10,0 Corte 12,0 Corte Corte 15,0 Aterro Corte Aterro 20,0 Aterro Aterro Aterro 30,0 Aterro Aterro Aterro

Transpasse lateral

Transpasse longitudinal

O nmero de grampos por unidade de rea depende da inclinao do talude, suscetibilidade eroso, tipo do material, segurana requerida para o local e regularizao da rea. Os taludes j totalmente regularizados exigem menor rigor na fixao. Taludes parcialmente regularizados, sem regularizao, de grande inclinao ou com grande suscetibilidade eroso, devem utilizar um maior nmero de grampos por rea. Em solos no coesos e arenosos devero ser utilizados grampos mais compridos. Os esquemas a seguir mostram como fixar adequadamente as biomantas, de acordo com a inclinao dos taludes (H:V).

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Fixao das biomantas


Abaixo de 2:1 De 2:1 - 1:1 De 1:1 - 1:2 Acima de 1:2

50 75 50 75 75 75

50 75 50 50

50 50 50 75

25 25 50

50 50

50

2 grampos / m

3 grampos / m

4 grampos / m

5 grampos / m

Fotos ilustrativas - biomantas instaladas


Apresentamos a seguir fotos de reas que foram recuperadas com uso de biomantas antierosivas, as quais demonstram a beleza esttica proporcionada pelo produto, alm da proteo imediata do solo.

Taludes j protegidos com biomantas antierosivas

Drenagem e biomantas antierosivas aplicadas em taludes de corte

Para ver mais exemplos de reas recuperadas com uso de biomantas antierosivas, acesse o site www.deflor.com.br

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Passos para a recuperao e proteo de taludes com biomantas antierosivas

8 1
BIOMANTA ANTIEROSIVA

P R O F U N D I A D E (C M ) D

GRAMPO

3 4

LEGENDA: 1 - Ancoragem superior 2 - Preenchimento de eroses com retentores de sedimentos tipo Bermalonga 3 - Construo de bermas artificiais 4 - Preparo do solo (coveamento e semeio) 5 - Ancoragem inferior 6 - Grampeamento longitudinal 7 - Grampeamento transversal 8 - Efeitos da vegetao na estabilidade de taludes

6 0

4 0

2 0

GUIA DE INSTALAO DE BIOMANTAS Instalao de biomantas antierosivas em canais e cursos dgua

N.A.
NVEL D'GUA

Biomanta Antierosiva Permanente Grampos de ao

BIOMANTA ANTIEROSIVA

GRAMPO

Ancoragem inferior

Ancoragem superior

GUIA DE HIDROSSEMEADURA Acerto e regularizao do terreno / Preparo do solo


Estas etapas seguem os mesmos procedimentos que so utilizados para as biomantas antierosivas.

Insumos
As sementes a serem utilizadas devero conter referncias porcentagem de pureza e ao poder germinativo. A seleo das espcies deve basear-se em critrios de adaptabilidade edafoclimtica, rusticidade, capacidade de reproduo e perfilhamento, velocidade de crescimento e facilidade de obteno de sementes. As espcies aqui apresentadas pertencem a duas famlias botnicas: as gramneas e as leguminosas. Devido similaridade quanto s suas caractersticas de interesse elas sero descritas e agrupadas conforme segue:

Gramneas: apresentam crescimento rpido, baixa exigncia em fertilidade do substrato e alta capacidade de perfilhamento. Contribuem para a sustentabilidade do sistema atravs do fornecimento de matria orgnica, devido a sua grande capacidade de produo de biomassa. Leguminosas: apresentam alta capacidade reprodutiva, baixa exigncia em fertilidade e melhoram as caractersticas do substrato atravs da fixao biolgica de nitrognio atmosfrico. Devido s caractersticas de desenvolvimento do sistema radicular, favorecem a estabilidade das camadas mais profundas do solo.

Caminho hidrossemeador

Aplicao de hidrossemeadura com utilizao de bomba e caminho hidrossemeador

GUIA DE HIDROSSEMEADURA Sementes - Quantidades e Espcies


Apresentamos a seguir o quadro de espcies e quantidades utilizadas no porcesso de hidrossemeadura realizado pela DEFLOR:

QUADRO 1 - Relao de espcies e quantidades mdias a serem utilizadas: Nome Comum Aveia-preta Braquiria Braquiaro Feijo guandu Calopognio Capim-gordura Crotalria Nabo forrageiro Nome Cientfico Avena strigosa Brachiaria decumbens Brachiaria bryzantha Cajanus cajan Calopogonium mucunoides Melinis minutiflora Crotalria spectabilis Raphanus sativus Quantidade (Kg / ha) / Declividade < 45 20 40 20 20 10 40 20 20 > 45 30 60 30 30 20 80 30 10

OBS.: A quantidade e proporo de sementes poder variar de acordo com o tipo de material do talude e inclinao, aps a avaliao pelo tcnico responsvel.

QUADRO 2 - Quantidades totais de insumos a serem aplicadas: INSUMOS BSICOS QUANTIDADE (Kg / ha)

OBS.: A mistura a ser aplicada dimensionada para 5.000 litros de gua, correspondente carga de aplicao para 1.000 m de superfcie de talude, por via aquosa (hidrossemeadura). A adubao de cobertura dever ser realizada de 45 a 60 dias aps a germinao, mediante avaliao tcnica.

GUIA DE INSTALAO DE RETENTORES DE SEDIMENTOS


O Bermalonga de fcil instalao, no necessitando de equipamentos ou tcnicas especiais. Para ser instalado requer fixao, com estacas de madeira, bamb, ao ou ainda estacas vivas. Em alguns casos deve-se fazer uma valeta (bero) para que o Bermalonga alcance sua maior capacidade de carga. Este bero ter de 5 a 20 cm de profundidade, de acordo com as dimenses do Bermalonga e condies do local onde ser aplicado. Apresentamos abaixo algumas das aplicaes bem sucedidas do Bermalonga:
CAMADA DE BERMALONGA ESTACAS

Retentores de sedimentos: So aplicados transversalmente ao sentido do fluxo e a declividade do talude, os Bermalonga sero fixados com grampos de ao, bamb ou madeira, cujos comprimentos sero suficientes para atingir o solo mais coeso. Deve-se proceder a abertura de uma valeta de encaixe de cerca de 1/3 do dimetro do Bermalonga, evitando a passagem dos sedimentos por sua base e proporcionando maior aderncia com o solo. (Figura 1) Construo de bermas artificiais: Os Bermalonga podem ser utilizados para reduzir o comprimento dos taludes, agindo como bermas artificiais em taludes de grande inclinao e de grande comprimento. A instalao feita no sentido transversal declividade, formando um cordo em nvel. O Bermalonga deve ser fixado ciudadosamente, havendo a necessidade de se fazer uma valeta para encaix-lo adequadamente, evitando que os sedimentos passem por baixo do produto. A fixao feita com grampos de ao, madeira ou bamb, tendo comprimento suficiente para atingir o solo coeso. (Figuras 2e 3) Preenchimento de espaos vazios: Pode ser aplicado para preencher focos erosivos de at 50cm de profundidade, no sentido longitudinal ou transversal concavidade a ser preenchida, sendo fixado com grampos at atingir o solo mais coeso. Podem ser aplicados tantos Bermalonga quantos forem necessrios at o preenchimento do vazio e depois aplicar o solo e sementes por cima. (Figura 4) Proteo das margens de reservatrios e cursos dgua: aplicado nas margens, em uma ou mais camadas, de acordo com o desnvel entre a margem e o nvel dgua. O local deve ser regularizado, escavando-se tambm uma valeta de encaixe para o Bermalonga. A fixao feita com grampos de ao, bamb ou madeira, tendo o comprimento suficiente para atingir o solo coeso. Caso necessrio, deve-se executar o amarrio com arame, evitando que enchentes possam retirar o Bermalonga do local. Aps a fixao e amarrao, poder ser feita a compactao de solo atrs do Bermalonga, com aplicao de fertilizantes e sementes, inclusive sobre o Bermalonga. (Figura 5) Reteno de leos e materiais flutuantes: O Bermalonga de baixa densidade, por isso flutua em meio aquoso e pode ser utilizado para direcionar leos, graxas e materiais flutuantes em rios, lagos e mares. aplicado diretamente sobre a gua, de maneira a formar um cordo flutuante de acordo com as necessidades do cliente. Este tipo de Bermalonga tem um tubo flexvel no centro, permitindo a passagem de cabos de ao, o que permite unir vrios Bermalonga e ancor-los nos pontos desejados. (Figura 6) Interface do solo / estruturas rgidas: A interface de pilares de concreto ou madeira, afloramentos rochosos, rvores de grande porte, dentre outras estruturas rgidas com o solo uma rea suscetvel eroso em funo da percolao da gua. O Bermalonga aplicado nesta inteface reduz o impacto da gua, proporcionando estabilidade e prolongando a vida til de tais estruturas. A aplicao poder ser feita com Bermalonga D40 ou D20, dependendo da rea a ser protegida, deve-se procurar envolver a estrutura rgida para evitar contato direto com o solo, e a proteo deve ser em toda a interface. Os Bermalonga podem ser aplicados em qualquer sentido, sendo fixados ou amarrados da maneira mais eficiente. (Figuras 7 e 8) Drenos profundos e sub-superficiais: Fazer a escavao das valas na profundidade projetada, utilizando brita e areia no fundo e nas laterais da vala, aplicando o Bermalonga no centro, podendo ser uma ou mais fileiras, dependendo do dimetro utilizado. O Bermalonga deve ficar bem protegido, evitando o contato com o ar, o que garantir a longevidade do produto. (Figura 9)

MARGENS

gua + Resduo Flutuante

GUA

Figura 1 - Retentor de sedimentos dentro de voorocas, eroses e canais.(Corte)

FLUXO

A DISTNCIA DEPENDE DO TIPO DE SOLO E INCLINAO DO TALUDE.

CHUMBADOR OU GRAMPO DE ANCORAGEM

SEDIMENTOS, SEMENTES SO RETIDOS ATRS DO BERMALONGA.

Figura 6 - Reteno de leos e graxas e direcionamento de fluxo.

5 - 10m

BERMALONGA

ESTACAS, VRIAS MANEIRAS DE FIXAR A BERMALONGA.

PEAS DE MADEIRA

VISTA EM PLANTA

ESTACA VIVA

BERMALONGA

Figura 2 - Reduo do comprimento de taludes e construo de bermas artificiais.

LEIRA BOBINA BIOMANTAS GRAMPOS FIXADORES BERMALONGA SOLO PREPARADO

PEAS DE MADEIRA

CORTE LONGITUDINAL

Figura 7 - Interface da madeira com o solo.

Figura 3 - Vista do talude com aplicao de Bermalonga para ancorar sedimentos e como berma artificial.

BIOMANTA

GRAMPO LEIRA ACERTO TERRENO - CORTE

BERMALONGA

ACERTO TERRENO - ATERRO BERMALONGA ESTACA GRAMPOS DE AO INSUMOS BIOMANTAS

GABIO

Figura 8 - Interface do uso de gabies, pedras com o solo.

Figura 4 - Preenchimento de espaos vazios em eroses e reas degradadas.

NA

AREIA BRITA

BERMALONGA

Figura 5 - Proteo de cursos dgua e reservatrios

Figura 9 - Drenos profundos e sub-superficiais.

Escritrio Central:
Rua Major Lopes, 852 - So Pedro - Belo Horizonte, MG - 30330-050 TEL.: 55 31 3284-5622 FAX: 55 31 3284-5688 E-MAIL: deflor@deflor.com.br
Bioengenharia

You might also like