You are on page 1of 38

Cincia dos Polmeros I

Histrico Matrias-primas Conceitos bsicos

Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Reis

Contedo
Histrico dos Plsticos................................................................... 2 Matrias-Primas para a Indstria do Plstico ................................ 5 Introduo aos Polmeros ............................................................ 22 Plsticos ou Polmeros? O que so? ............................................. 24 Conceitos bsicos ........................................................................ 25 Ligaes Qumicas ..................................................................... 25 A estrutura dos tomos. ..............................................................25 Nutrons, prtons e eltrons. .......................................................26 Massa Atmica e Nmero Atmico. ...............................................26 Tipos de Ligaes entre os tomos. ...............................................26 Ligaes Qumicas. .................................................................... 27 A Ligao Covalente. ...................................................................27 Ligaes Secundrias ..................................................................29 tomo de Carbono Tetradrico a qumica do carbono............. 30 A Formao da Macromolcula .................................................. 31 Estrutura Molecular dos Polmeros .............................................. 33 Reaes de Polimerizao ......................................................... 33 Funcionalidade .......................................................................... 36

Sobre o autor: Engenheiro mecnico, mestre e doutor pela Unicamp. Possui artigos publicados no Brasil e exterior. Professor da Unicamp h dezoito anos, tendo j ministrado dezenas de disciplinas de ps-graduao, graduao e nvel tcnico nas reas de plsticos e business. Atuou como consultor e coordenador de treinamentos profissionais em diversas empresas no pas. Experincia internacional em desenvolvimento de produtos e fornecedores no setor de plsticos. Atualmente coordenador de extenso nos nveis de ps graduao e tcnico na Unicamp.

www.cenne.com.br

Pgina 1

Histrico dos Plsticos


Os historiadores freqentemente usam as matrias primas utilizadas pelo homem, para classificar os perodos da histria. Assim, temos o homem na Idade da Pedra, na Idade do Ferro e na Idade do Bronze. Com o passar dos anos, o homem foi aprendendo a trabalhar outros materiais como os metais, a madeira, a cermica, os ossos, o vidro, as peles, os chifres de animais e as fibras naturais. Portanto, at o sculo XIX, todos os objetos utilizados pelo homem, derivavam de uma destas oito classes de materiais. Somente na segunda metade do sculo XIX, o homem descobriu duas novas classes de materiais: os plsticos e as borrachas. Atualmente, fica difcil imaginar a vida contempornea com seus carros, telefones, televisores, etc., sem o uso dos plsticos e das borrachas. As borrachas passaram a ser largamente utilizadas j no final do sculo XIX, mas os plsticos s se desenvolveram industrialmente aps 1930. Os primeiros registros do uso da borracha natural datam de 1730, quando Condamine trabalhando na Amaznia para o governo Francs encontrou algumas tribos de ndios usando vasilhames flexveis e sapatos impermeveis feito com borracha natural. A borracha extrada do ltex da seringueira e posteriormente coagulada tornava-se um material altamente elstico e assim, no podia ser transformada com os equipamentos conhecidos naquela poca. Somente em 1820, Thomas Hancock descobriu que a borracha podia fluir aps ser altamente cisalhada em um processo conhecido como mastigao. A mastigao reduz o peso molecular da borracha o que significa reduzir sua viscosidade, possibilitando assim sua extruso e moldagem. Em 1839, Charles GoodYear descobriu que a borracha aquecida com enxofre mantinha suas caractersticas elsticas e ainda, tornava-se altamente resistente a muitos solventes graas a um processo conhecido como vulcanizao. Em 1851, Nelson GoodYear patenteou o processo de vulcanizao da borracha com altas porcentagens de enxofre (aproximadamente 50 partes por 100 partes de borracha). O produto resultante era extremamente duro e ficou conhecido como ebonite. A importncia histrica da ebonite reside no fato de ser o primeiro plstico termofixo preparado pelo homem atravs de reao qumica.

www.cenne.com.br

Pgina 2

Da mesma forma que a borracha estava sendo desenvolvida por GoodYear e Hancock, muitas descobertas importantes estavam sendo feitas na rea dos plsticos. No final do sculo XIX, houve uma grande demanda por materiais explosivos para uso blico. Os qumicos descobriram ento que a celulose derivada de rvores e do algodo podia sofrer reaes de esterificao na presena de cido ntrico, dando origem ao nitrato de celulose. Portanto, o nitrato de celulose foi o primeiro plstico obtido pelo homem atravs de modificaes qumicas. Contudo, os problemas para o uso do nitrato de celulose se resumiam em ser este, um polmero quebradio, altamente inflamvel e portanto explosivo. Pesquisas posteriores revelaram que o nitrato de celulose era solvel em uma mistura de ter-lcool, o que permitia seu uso em soluo para recobrimentos e impermeabilizao de superfcies. Em 1856, Alexandre Parker patenteou o uso do nitrato de celulose em soluo (produto que ficou conhecido como Parkesina), para uso em impermeabilizao de tecidos. O processo consistia em dissolver o nitrato de celulose em um mnimo de solvente, e ento aquec-lo em rolos cilndricos at a completa evaporao do solvente. Quando ainda no estado plstico, o material era moldado sob presso. Parkes exibiu este processo na Grande Feira Internacional de Londres em 1862, entre mais de 14000 itens exibidos e foi agraciado com a medalha de bronze pela importncia de sua descoberta. Em 1869, John Hyatt nos Estados Unidos, descobriu novas aplicaes para o nitrato de celulose em soluo. Neste ano, ele patenteou um processo de recobrimento de bolas de bilhar, em substituio ao marfim. Em 1870, J. Hyatt e seu irmo patentearam um processo de obteno do nitrato de celulose usando cnfora como plastificante e o produto ficou conhecido como Celulide. O Celulide logo se tornou um grande sucesso comercial, e muitas companhias qumicas da poca, passaram a produzi-lo em escala industrial. Portanto, at 1900, os nicos plsticos disponveis eram a Ebonite e o Celulide, alm de duas ou trs resinas naturais extradas de certas rvores. Foi ento, que alguns pesquisadores alemes comearam a estudar a casena, que uma protena extrada do leite. O resultado foi um plstico obtido reagindo-se a casena com formaldedo. Esta resina foi usada na confeco de lousas escolares e atualmente ainda encontra uso em algumas fbricas de botes.

www.cenne.com.br

Pgina 3

A habilidade do formaldedo reagir quimicamente e gerar substncias resinosas j era conhecida desde a metade do sculo XIX. Em 1872, Adolf Bayer havia relatado a possibilidade de reagir formaldedo com fenol para obteno de resinas plsticas. O problema residia em controlar tais reaes para poder obter produtos com boas propriedades mecnicas. Foi ento que em 1907, Leo Baeckeland descobriu tcnicas de controlar e modificar tais reaes e em 1910 foi fundada a General Baekeland Company. O produto foi patenteado com o nome de Bakelite e encontrou uso em vrios campos, sendo o principal, o de isolao eltrica. A Bakelite ou resina fenlica como mais conhecida atualmente, tem hoje aplicaes em reas to diversas quanto as de tintas e vernizes, isolao eltrica, indstria de abrasivos, fundio, etc. Do ponto de vista histrico, enquanto o Nitrato de Celulose foi o primeiro plstico obtido por modificao qumica partir de um produto natural, a resina fenlica foi o primeiro plstico realmente sinttico obtido partir de produtos no naturais. O sucesso da Bakelite estimulou uma srie de pesquisas com outras resinas, e em 1918, Hans John sintetizou a resina uria-formaldedo (patenteado com o nome de frmica) que substituiu as resinas fenlicas em produtos coloridos, tais como papis de parede e adesivos. Logo a seguir surgiram as resinas melamina-formaldedo, (tambm utilizada em laminados decorativos e em utenslios domsticos), e o acetato de celulose. O acetato de celulose substituiu o nitrato de celulose, uma vez que no inflamvel, e ento pode ser moldado pelo processo de injeo. A dcada de 30 e 40 viu o incio da indstria dos termoplsticos de maior consumo, conhecidos como commodities: poliestireno (PS), PVC, PMMA e polietileno (PE). O advento da II Guerra Mundial abriu o mercado para os materiais plsticos, principalmente como materiais substitutos dos j existentes, e em falta no mercado. Alm dos plsticos j mencionados, surgiram tambm o nylon, o politetrafluoretileno (teflon) e as resinas epxis. No perodo de 1945 e 1955, surgiram o poliestireno de alto impacto (HIPS), polipropileno e ABS, e alm destes novos polmeros, aumentou-se em muito a qualidade dos plsticos j existentes. Na dcada de 60 e 70, novos polmeros foram sintetizados e surgiu uma nova tendncia que prevalece at hoje: a das blendas polimricas, ou seja, mistura de polmeros j existentes que resulta em um novo material com propriedades e caractersticas, que no podem ser atingidas pelo uso de um ou outro polmero sozinho.

www.cenne.com.br

Pgina 4

Quando se menciona o desenvolvimento da indstria dos plsticos, no se pode deixar de mencionar o desenvolvimento da indstria petroqumica. O desenvolvimento da indstria petroqumica depois da Primeira Guerra Mundial foi o fator que mais contribuiu para o desenvolvimento da indstria de plsticos, e ambas so interdependentes. Em um primeiro estgio, o crescimento no uso dos plsticos estimulou pesquisas para obteno de monmeros e produtos intermedirios a partir do petrleo. Como resultado imediato, a produo de monmeros a partir do petrleo mostrou-se prtica e de grande volume, o que barateou os plsticos e tornou-os ainda mais competitivos com os materiais tradicionais como os metais, as cermicas e a madeira. O resultado final foi consolidao dos materiais plsticos como materiais alternativos e de alto desempenho.

Matrias-Primas para a Indstria do Plstico O desenvolvimento pleno da indstria plstica s foi possvel graas evoluo da indstria petroqumica, que a principal fonte de matria-prima para a manufatura de plsticos e borrachas. Contudo, no podemos esquecer a importncia das fontes naturais de matria-prima para o desenvolvimento da indstria plstica. O nitrato de celulose, primeiro plstico a ser utilizado comercialmente, era derivado da celulose extrada do algodo ou polpa de madeira; enquanto que a Bakelite (resina fenlica), era obtida partir do fenol e formaldedo, ambos derivados do carvo mineral. Ainda no incio do sculo, surgiram as resinas fenol-furfuraldedo, onde o furano era obtido partir das pentoses extradas do milho. Os poliacrilatos por sua vez, eram obtidos partir do cido acrlico, derivado do amido extrado de resduos de milho. Tambm o etileno usado na obteno do polietileno e butadieno, era derivado do lcool etlico, obtido partir do acar de beterraba, batata, cevada ou milho. Hoje, o interesse dos fabricantes de polmeros se deslocou fortemente em direo ao petrleo e gs natural e seus derivados, principalmente nos Estados Unidos e Europa, onde a maioria dos plsticos deriva destas matrias-primas. Portanto, pode-se de uma maneira geral, classificar a maioria das matrias-primas para a indstria plstica em trs principais grupos: Derivados de produtos naturais Derivados da hulha ou carvo mineral Derivados do petrleo e gs natural

www.cenne.com.br

Pgina 5

Os membros do primeiro e segundo grupo, esto sendo substitudos continuamente, mas os do petrleo e gs natural permanecem at o momento insubstituveis, em funo da disponibilidade e do menor custo. 1 - PRODUTOS NATURAIS: Como fontes naturais utilizadas at hoje, destaca-se a celulose da qual deriva os polmeros celulsicos, como o acetato de celulose e acetato butirato de celulose, as resinas de breu, goma-laca e leos vegetais entre outros. 1.1 - CELULOSE: um carboidrato encontrado em todos os vegetais, principalmente no linter de algodo e na polpa de madeira. Foi usada para obteno do nitrato de celulose. Tambm o metanol, do qual deriva o formol, era obtido partir da destilao seca da madeira que, junto com o algodo, era a principal fonte de matria-prima para a celulose. Tanto o metanol como o formol foram muito teis na obteno de diversos plsticos no final do sculo passado e incio deste sculo. 1.2 - GOMA-LACA: quando colhida "in natura" contm cerca de 6% de cido lacaco, 70 a 85% de polmero e uma pequena quantidade de detritos de vegetais e insetos. Apresenta peso molecular entre 1000 e 1500, com ponto de amolecimento de 75 a 85 C. solvel em lcool e solues de carbonatos e insolvel em cetonas, steres, glicerol e hidrocarbonetos. A goma-laca excelente para revestimento de madeiras, por causa da dureza e brilho dos filmes que forma. Pode ser moldada por compresso e, desta forma, foi muito utilizada na fabricao de discos. 1.3 - RESINA DE BREU: um dos constituintes exsudados pelos pinheiros. Con-siste basicamente de anidrido do cido abitico, de frmula estrutural: A resina de breu insolvel em gua, mas solvel em lcool, benzeno e dissulfeto de carbono, com ponto de fuso em torno de 100 C. muito utilizado na indstria de adesivos, e tambm na fabricao de sabo.

www.cenne.com.br

Pgina 6

1.4

- MATRIAS-PRIMAS QUE CONTM AMIDO OU PENTOSE

1.4.1 - AMIDO: o amido um carbohidrato de cadeia longa e foi muito utilizado como adesivo para papis. Uma srie tpica de converses mostrada abaixo: 1.4.2 - PENTOSES: a pentose pode ser obtida partir de muitos resduos agrcolas, tais como resduos de milho, que podem fornecer um mtodo econmico de produo do furfural. O furfural reage com fenol, como mostrado abaixo, formando resinas de modo anlogo ao da Bakelite. As resinas fenol-furfuraldedo so muito utilizadas onde se necessita resistncia qumica, principalmente a cidos fortes. Uma aplicao tpica como revestimento de cho de fbrica e tanques de armazenamento de cidos. O lcool etlico pode tambm ser obtido partir de uma grande variedade de produtos agrcolas, entre os quais, batata, milho, cana-de-acar, cevada, acar de beterraba e melao. O lcool etlico obtido do melao fornece o etileno, usado na fabricao do polietileno e do butadieno.

1.5

- LEO DE MAMONA: atualmente considerado material de grande importncia, pois uma fonte de matria-prima para produo do nylon 11. Tambm pode ser utilizado para obteno de poliuretanos e resinas alqudicas.

www.cenne.com.br

Pgina 7

1.6

- BORRACHA NATURAL: Certas rvores, das quais a Hevea Brasilienses a mais conhecida, contm um ltex branco leitoso que pode ser extrado por inciso na casca. A seguir, o ltex pode ser coagulado, lavado e transformado em moinho de rolos. Quimicamente, a borracha natural quase toda um cis 1,4 poliisopreno com a seguinte frmula geral:

A principal aplicao da borracha natural foi na obteno de pneus no incio do sculo. Com o desenvolvimento da indstria petroqumica foi sendo substituda pelo SBR. Hoje, as principais aplicaes incluem recobrimento de cabos, mangueiras, passadeiras, correias, adesivos, etc. 2 - HULHA: A hulha ou carvo mineral foi um dos primeiros materiais conhecidos como fonte de matria-prima para a preparao de polmeros sintticos. Origina-se da decomposio da madeira na ausncia de oxignio e sob influncia de calor e presso. Atualmente, perdeu sua importncia para o petrleo e gs natural. Os principais subprodutos da hulha, obtidos por destilao seca, so: gs de hulha, amnia, coque e alcatro de hulha.

2.1

-GS DE HULHA: naturalmente usado como fonte de combustvel, mas tam-bm na manufatura de plsticos. A composio do gs varia conforme o tipo de hulha mas, em geral, contm aproximadamente 50% em volume de hidrognio, 30% de metano, 8% de monxido de carbono com aprecivel quantidade de etileno. O metano obtido, reage ento com o oxignio em temperaturas elevadas e em contato com catalisadores de xido de alumina ou de nquel, dando origem ao metanol. O metanol, por sua vez, pode ser oxidado para o formol, sem dvida, uma das mais importantes matrias-primas para a indstria de plsticos. Alm de ser usado para a

www.cenne.com.br

Pgina 8

produo de termofixos, o formol o ponto de partida para a produo dos poliacetais. 2.2 -AMNIA: um produto muito importante por ser a base da produo de uria e de vrias aminas. A uria usada na fabricao das resinas uria-formal-dedo (frmica), enquanto as aminas tm vrios usos na indstria de plsticos, entre eles, na obteno do nylon. 2.3 - COQUE: muito usado como combustvel nas indstrias qumica e metalrgica. Foi por muitos anos a principal fonte de acetileno, que resulta da reao do coque com carbeto de clcio. O acetileno, atravs das oxi-reaes, leva formao do cloreto de vinila, acrilonitrila e acetaldedo. 2.4 ALCATRO DE HULHA: uma mistura extremamente complexa de subs-tncias qumicas, e o primeiro passo para sua utilizao a separao destas substncias por destilao fracionada. A destilao fracionada do alcatro de hulha, leva aos seguintes produtos intermedirios:

3 - PETRLEO E GS NATURAL 3.1 PETRLEO: Existem muitas teorias sobre a origem do petrleo, algumas acentuando a origem vegetal e outras, sua origem animal. Na realidade, o petrleo provm da decomposio de milhares de microorganismos, moluscos, plantas marinhas, rvores, animais ou qualquer matria orgnica existente na terra ou oceano, que recebeu a denominao de plankton. Essa decomposio ocorreu devido s altas temperaturas e presso exercidas nos compostos orgnicos, alm dos ataques de bactrias. O petrleo cru constitudo por centenas de diferentes substncias qumicas, do metano ao asfalto, sendo insolvel em gua e com densidade entre 0.83 e 0.97 g/cm3. Embora a maioria dos constituintes sejam hidrocarbonetos (83 a 87% em carbono e 11 a 15% em hidrognio), contm ainda pequenas quantidades de nitrognio, oxignio e enxofre.

www.cenne.com.br

Pgina 9

Dependendo do tipo de hidrocarboneto que predomina no petrleo, este pode ser dividido em trs tipos bsicos: 1. Parafnicos: so os leos constitudos principalmente por compostos de cadeia aberta ou alifticos. 2. Naftnicos: so os leos que contm elevada porcentagem de compostos cclicos (naftnicos). 3. Intermedirios: so os leos que contm grandes quantidades de compostos parafnicos e naftnicos. O mtodo de separao do petrleo baseia-se na destilao fracionada, ou seja, separao das fraes do petrleo atravs da diferena de ponto de ebulio entre as fases. Em conjunto com a destilao fracionada, temos o "cracking ou craqueamento do petrleo, que significa a quebra das cadeias de hidrocarbonetos mais complexos, em cadeias mais simples e de menor peso molecular. Para que ocorra o craqueamento trmico do petrleo, este submetido a um aquecimento a altas temperaturas (aproximadamente 500 C) em uma fornalha onde so produzidos os vapores do petrleo. Estes vapores vo para uma coluna de destilao fracionada na qual os hidrocarbonetos com menor ponto de ebulio atingem as partes mais altas da coluna e os hidrocarbonetos com maior ponto de ebulio, na forma lquida, descem a coluna. Ao final do processo obtm-se as fraes do petrleo que ainda possuem uma mistura muito grande de hidrocarbonetos e por este motivo deve ser submetido a outros processos qumicos. As fraes do petrleo podem ser classificadas da seguinte forma: GS NATURAL E GASOLINA NATURAL: faixa de ebulio at 35 C, sendo formados basicamente de hidrocarbonetos de 1 a 4 carbonos (C1 a C4). O metano e o etano so gases combustveis utilizados na prpria refinaria como fonte de energia. O propano e o butano so conhecidos como GLP, utilizados como combustvel domstico e industrial, e matriaprima para a indstria petroqumica. A gasolina extrada do gs natural muito voltil,

www.cenne.com.br

Pgina 10

apropriada para mistura nos combustveis automotivos, especialmente para facilitar a partida em tempo frio. DESTILADOS LEVES: compreendem as naftas e leos refinados, gasolina de aviao, gasolina de automveis e o querosene, com ponto de ebulio entre 35 e 270 C. A gasolina encabea a lista como o mais importante entre os produtos do petrleo. J o termo nafta, refere-se a qualquer produto leve tendo propriedades entre as da gasolina e as do querosene. DESTILADOS INTERMEDIRIOS: incluem o gasleo, leo diesel e leos combustveis. O leo diesel um tipo especial de gasleo que se tornou um material importante nos ltimos anos. DESTILADOS PESADOS: fornecem os leos lubrificantes, leos pesados e as parafinas. A parafina refinada amplamente usada na indstria, especialmente no tratamento do papel. RESDUOS: incluem o asfalto, leo combustvel residual, coque e o petrleo. O asfalto usado como material de pavimentao ou como material impermeabilizante e isolante trmico. Aps o refino do petrleo, muitos hidrocarbonetos continuam misturados, portanto sem interesse comercial. Com a criao da indstria petroqumica, esses produtos puderam ser aproveitados e se tornaram vitais para o desenvolvimento da indstria de plstico. Os produtos petroqumicos, na sua essncia, so materiais bsicos que devem sofrer outras converses qumicas para se transformarem em fertilizantes (por exemplo, amnia) ou em matria-prima para os plsticos, borrachas e fibras sintticas. De todas as fraes do petrleo, as naftas so as matrias-primas mais importantes para a indstria de plsticos, pois do origem no somente s olefinas, como tambm aos aromticos. A obteno de produtos finais partir da nafta feita pela aplicao de processos fsicos e qumicos. A seqncia de operaes compreende: 1 - Fracionamento da nafta 2 - Pirlise da nafta e recuperao de olefinas

www.cenne.com.br

Pgina 11

3 - Hidrogenao da gasolina de pirlise 4 - Extrao de butadieno 5 - Hidrotratamento e reformao cataltica da nafta 6 - Extrao e fracionamento de aromticos 7 - Hidrodealquilao de aromticos 8 - Isomerizao de xilenos 1 - Fracionamento da nafta: tem como objetivo produzir um corte intermedirio da nafta, obtendo um maior rendimento de etileno e hidrocarbonetos aromticos. O fracionamento da nafta resulta em trs tipos bsicos: - Nafta leve (C4 a C6) - Nafta mdia (C6 a C8) - Nafta pesada (C8 a C12) As fraes leve e pesada so enviadas para a pirlise e recuperao de olefinas e a mdia para hidrotratamento e reformao cataltica de nafta e posterior extrao de aromticos. Alm destes produtos, ainda so obtidos gases leves como o hidrognio, metano e/ou etano que so usados como gs combustvel e, ainda, o GLP, constitudo de propano e butano. 2 - Pirlise da nafta e recuperao de olefinas: a pirlise consiste na decomposio das grandes molculas de hidrocarbonetos em molculas menores pela ao do calor ou de catalisadores, e empregada especialmente para fabricar olefinas gasosas, em particular o etileno. O processo praticado em fornos tubulares, com paredes em material refratrio, devido s altas temperaturas (da ordem de 720 a 850 C). O tempo de permanncia de 0,6 a 1,3 segundo e a presso de 0,2 a 2 Kg/cm2. Nestas condies "severas" ocorrem seqncias complexas de reaes, predominantemente endotrmicas, sendo que as duas principais so:

www.cenne.com.br

Pgina 12

Craqueamento de hidrocarbonetos

Desidrogenao de hidrocarbonetos

Os principais produtos obtidos a partir da pirlise da nafta so: hidrognio e metano, acetileno, etileno, etano, propileno, propano, butadieno, buteno, gasolina de pirlise e leo residual. 3 - Hidrogenao da gasolina de pirlise: a hidrogenao usada seletivamente para eliminar o enxofre, o nitrognio, o oxignio, os halognios, as diolefinas e os acetilenos que so elementos indesejveis. Comumente so usados catalisa-dores contendo nquel. A gasolina de pirlise no tratada passa por dois estgios de hidrogenao cataltica. O resultado global uma melhoria dos produtos. 4 - Extrao de butadieno: a maneira mais conveniente de separar o 1,3 butadieno extra-lo com um solvente seletivo apropriado, obtendo assim o solvente rico com o composto (butadieno). Separa-se a seguir o solvente do composto, reaprovei-tando o solvente aps purificao e fracionamento do extrato, com obteno do produto puro. A pureza de 1,3

www.cenne.com.br

Pgina 13

butadieno de aproximadamente 97% sendo obtido no estado lquido sob presso de 6,3 kg/cm2. 5 - Hidrotratamento e reformao cataltica da nafta: a reformao envolve a converso de outros hidrocarbonetos a hidrocarbonetos aromticos. A nafta mdia, dessulfurizada, passa por uma srie de quatro reatores contendo catalisador bimetlico temperatura da ordem de 500 C. 6 - Extrao e fracionamento de aromticos: a extrao de aromticos feita como a do butadieno, atravs de um solvente seletivo. Nesta faseocorre uma recuperao do BTX (benzeno, tolueno e xileno) e o aromtico obtido possuem os seguintes componentes: benzeno, tolueno, xilenos mistos, orto-xileno, aromticos C9, gua, no aromticos e solvente. Normalmente, a separao do benzeno, tolueno e orto-xileno so realizadas atravs de fracionamento, obtendo-se produtos com a pureza mnima de 99,5; 99 e 95%

respectivamente. A separao do etil benzeno, para e meta-xilenos por este mtodo impraticvel, por possurem ponto de ebulio muito prximos. Por este motivo, uma parte desta mistura comercializada como tal e a outra passa por um outro tratamento (isomerizao de xilenos) para separar o orto-xileno. 7 - Hidrodealquilao de aromticos: a hidrodealquilao de aromticos tem como finalidade equilibrar a produo de benzeno, tolueno e xilenos mistos com a demanda do mercado. A matria-prima, constituda principalmente por tolueno, hidrodealquilada a benzeno num reator sem catalisador, aproximadamente presso de 50 atm e temperatura de 600 C. A reao que ocorre a seguinte:

CH3

+ H2

CH4 Metano

Tolueno

Benzeno

www.cenne.com.br

Pgina 14

8 - Isomerizao de xilenos: tem como finalidade equilibrar a produo de xilenos mistos e ortoxileno com a demanda do mercado. A matria-prima constituda por xilenos de C8 aromticos (etil benzeno, para- e meta-xilenos e baixo teor de orto-xileno). Esta mistura tem o seu teor de orto-xileno aumentado por isomerizao dos outros componentes em um reator com catalisadores de metais nobres, em atmosfera de hidrognio. A seguir sero mostrados alguns exemplos de monmeros e seus respectivos plsticos, que so derivados da nafta.

cloreto de vinila

policloreto de vinila

- acetato de vinila

- poliacetato de vinila polilcool vinlico

- monovinil acetileno Acetileno - tricloro etileno - acrilonitrila

neoprene (borracha)

solvente poliacrilonitrila

- aldedo actico

- cido actico

- acetato de celulose

- acetato de vinila

www.cenne.com.br

Pgina 15

Isobutilenos

borracha butlica

- dicloro etano

cloreto de vinila

- policloreto de vinila

- policloreto de vinilideno

Etileno

- etil benzeno

estireno

poliestireno

- polietileno

- xido de etileno

- glicol etilnico

poliglicis

- acrilonitrila

poliacrilonitrila

Ciclo hexano

ciclo hexanol

ciclo hexanona

- cido adpico

nylon 66

- caprolactama

nylon 6

- dicloro buteno Butadieno

hexametileno diamina

poliamida (nylon)

- copolmero butadieno-estireno - copolmero butadieno-acrilonitrila - polibutadieno

www.cenne.com.br

Pgina 16

- acetona

- bisfenol-A - metacrilato de metila

policarbonato polimetacrilato de metila

- acrolena

- lcool allico - acetona

glicerina solvente

- polipropileno Propileno - cido acrlico - cumeno - acetona - fenol steres acrlicos

solvente resinas fenlicas

- isopreno

poliisopreno

- acrilonitrila

poliacrilonitrila

- copolmero etileno-propileno

www.cenne.com.br

Pgina 17

- etil benzeno

estireno

poliestireno

- fenol Benzeno

- bisfenol-A

policarbonato

- resinas fenlicas

- nitro benzeno - cloro benzeno - anidrido maleico

anilina DDT

corantes

resinas de polister e alqudicas

Aromticos pesados

negro de fumo

corante

- cido benzico Tolueno

- fenol

resinas fenlicas poliamida

- caprolactama

- nitro tolueno

- diisocianato de tolueno - explosivos

poliuretano

- anidrido ftlico Naftaleno - -naftol

plastificantes

corantes

www.cenne.com.br

Pgina 18

3.2 - GS NATURAL O gs natural todo proveniente de rochas fsseis, no qual predominam os alcanos (CnH2n+2), podendo ser produzido em trs tipos de poos: Poos de gs seco, nos quais o gs acompanhado de quantidades relativamente pequenas de hidrocarbonetos lquidos, quando em condies atmosfricas. Poos condensados, nos quais o gs vem acompanhado de grandes quantidades de hidrocarbonetos lquidos. Poos de petrleo, nos quais o gs fica sobre o petrleo, sendo liberado deste quando em condies atmosfricas. A composio do gs natural varia de acordo com a regio, possuindo como componente principal o gs metano, seguido do etano. Outros alcanos como o propano, butano e pentano tambm so encontrados em pequenas quantidades. As principais impurezas encontradas no gs natural so o gs sulfdrico (H2S), o dixido de carbono (CO2) e o nitrognio. Estas impurezas devem ser retiradas, principalmente o H2S, no somente por causa do problema da corroso, mas porque pode ser aproveitado como fonte de enxofre ou xido de enxofre na produo do cido sulfrico. Assim como do petrleo, tambm do gs natural derivam muitos monmeros que podem ser utilizados na produo de diversos plsticos. Exemplos de monmeros e seus respectivos plsticos derivados do gs natural, so mostrados no prximo esquema:

www.cenne.com.br

Pgina 19

- hidrognio

- cido ntrico

- nitrato de amnia

- sulfato de amnia Gs natural - aldedo frmico - poliacetais - amonaco - uria aminoplastos

- resinas fenlicas

- metanol

- cloreto de metila - metacrilato de metila

silicone polimetacrilato de metila

- dixido de carbono (CO2)

Como j foi dito anteriormente, derivam tambm do gs natural, o metano, etano, propano e butano. Destes gases, obtm-se respectivamente o acetileno, etileno, propileno e isobutileno. A seqncia de monmeros e plsticos derivados destes sub-produtos do gs natural, j foram mostradas no item ao petrleo.

www.cenne.com.br

Pgina 20

COMPARAO ENTRE AS PRINCIPAIS FONTES DE MATRIA-PRIMA Do esquema mostrado abaixo se pode observar a importncia do petrleo como fonte de matria-prima para a fabricao de plsticos, uma vez que a fonte que fornece o maior nmero de produtos, comparado com o gs natural, do qual se obtm hidrocarbonetos alifticos saturados e a hulha, da qual se extrai hidrocarbonetos aromticos. negro de fumo acetileno Gs natural metano etano (eteno) propano (propeno) Petrleo butano (buteno) benzeno tolueno Hulha xileno naftaleno coque

www.cenne.com.br

Pgina 21

Introduo aos Polmeros Durante este ltimo sculo temos visto o rpido desenvolvimento da tecnologia, desde a melhoria das mquinas de transporte: trens, automveis, navios, avies e naves espaciais, passando por grande progresso na medicina: prteses, ultrasonografia, tomografia, membros artificiais, etc., at a to falada revoluo da informao com computadores cada dia menores e mais potentes, redes mundiais de comunicao, discos pticos, etc. No h dvida de que nossas vidas tm sido modificadas rapidamente pelos incrementos quase dirios de novas tecnologias, mas apesar de todos os novos desenvolvimentos e das to comentadas novas realidades virtuais, ainda vivemos em um mundo material. de matria, slida ou no, que so feitas todas as grandes novidades tecnolgicas que assistimos serem lanadas nos dias de hoje. Atualmente no h nenhum indcio que nos faa acreditar que o to propalado mundo do conhecimento e de novas tecnologias no ser, ainda assim, o mundo material, ou seja, construdo de diferentes materiais: metais, cermicas, plsticos, materiais compostos; novas composies qumicas lquidas e gaseificadas. A histria da civilizao humana pode ser dividida em fases de acordo com o grau de desenvolvimento encontrado. comum a classificao ou a diviso em pocas no desenvolvimento humano baseado nos materiais usados no perodo. Assim, foram classificadas pocas como o perodo da pedra lascada, era do bronze, do lato e do ao. Dentre os inmeros tipos de materiais disponveis para a construo e/ou fabricao de produtos, os plsticos tem assumido posio de destaque. O crescimento da utilizao dos plsticos est intimamente ligado s novas tecnologias, e at, por que no dizer, responsvel por grande parte das grandes melhorias que vimos acontecer nos mais diversos ramos da engenharia, medicina e informtica. Se pararmos para pensar e observarmos os objetos que utilizamos ou simplesmente nos rodeiam, veremos a macia presena dos plsticos1. Por exemplo, as indstrias de automveis e as de aeronaves puderam mudar muito a aparncia de seus produtos, interna e externamente, alm
1

Pare esta leitura por alguns instantes e olhe ao seu redor: voc consegue identificar quais os

materiais plsticos que esto ao seu alcance?

www.cenne.com.br

Pgina 22

de importantes melhorias nos aspectos de custo e segurana atravs do uso dos materiais plsticos em geral. Podemos citar, ainda, os grandes avanos quanto aos materiais usados na medicina; possibilitando a realizao de implantes no corpo humano com sucesso cada vez maior. A tabela 1 apresenta exemplos do uso de materiais plsticos em diferentes segmentos da indstria moderna. Tabela 1 Exemplos do uso de diferentes polmeros. Aplicao Espumas Adesivos Tintas Pneus Fios e cabos eltricos Revestimentos decorativos Prteses ortopdicas Embalagens Material Poliuretano PMMA Ltex Borrachas de diversos tipos PVC Resinas Fenlicas PE UHMW Polipropileno e Polietileno

Voltando histria da humanidade fica a pergunta: estamos vivendo a era do plstico?. Talvez seria melhor dizermos que estamos vivendo uma revoluo dos materiais que, diferente da revoluo da informao, silenciosa, ou melhor: menos divulgada nos meios de comunicao. Porm, graas a essa revoluo dos materiais que tantas outras revolues da tecnologia (incluindo a da informao) esto ocorrendo e, neste contexto, os plsticos em suas diversas composies e formas tm papel muito importante. fato que o ensino e o desenvolvimento de pesquisas e tecnologia na rea dos materiais plsticos vem ganhando espao visto a crescente utilizao destes materiais seja no cotidiano das pessoas ou em aplicaes mais especficas. A facilidade de se melhorar e modificar duplamente uma gama de propriedades gerais ou especficas como propriedades mecnicas, trmicas, eltricas e pticas que inclui essa classe de materiais entre os mais estudados e promissores no desenvolvimento de novas tecnologias.

www.cenne.com.br

Pgina 23

No Brasil o consumo dos materiais polimricos em geral (plsticos) apresenta um ndice anual mdio de crescimento de 10%, valor dificilmente alcanvel por qualquer outra classe de material. Esta evoluo de demanda tem carter mundial e no obstante as flutuaes de preo do petrleo, do qual a maioria dos polmeros sintticos derivada, pode-se afirmar que atualmente os materiais bsicos de consumo para a engenharia so os polmeros e os aos. Os plsticos fazem parte de um mundo maior; o dos polmeros. Esse mundo inclui ainda vrias classes de materiais como as borrachas, fibras, tintas, adesivos e espumas. Fazer voc entender e se familiarizar com esse mundo o intuito dos prximos captulos. Neles, buscamos fornecer as ferramentas necessrias para se obter o conhecimento de um conjunto de definies bsicas, processos, noes da terminologia utilizada na rea e suas aplicaes. Voc j deve ter notado que at agora nos referimos ao mundo dos polmeros utilizando o termo plsticos? Mas... E os polmeros? O que so? O que um material deve apresentar em sua estrutura para ser classificado como um polmero? A verdade que esses termos se confundem mesmo entre os profissionais da rea e no prximo captulo explicaremos por que. Vamos em frente, portanto.

Plsticos ou Polmeros? O que so? Os termos Plstico e Polmero so muitas vezes utilizados como sinnimos e chegam a ser confundidos at por profissionais de reas tcnicas. Os materiais plsticos, de fato, so estruturas polimricas; mas o que so os polmeros? A palavra plstico deriva do grego plastiks, que significa relativo s dobras do barro, em latim transformouse em plasticu, que significa: que pode ser moldado. Apesar da abrangncia do significado da palavra plstico, normalmente utilizase esse termo para designar uma famlia de materiais com caractersticas especficas. So os materiais formados por grandes molculas, as macromolculas. Molculas so estruturas supostamente pequenas, no? De fato, a palavra molcula tem sua origem em uma frase em latim que significa algo como: uma minscula massa de qualquer coisa. Mas, por incrvel que parea, existem molculas que podem ter tamanhos e massas muito grandes.

www.cenne.com.br

Pgina 24

Estamos falando das macromolculas e que, justamente, so os denominados polmeros. Mas lembre-se: todos os polmeros so macromolculas, porm nem toda macromolcula um polmero. As macromolculas podem ser encontradas sob diversas formas de produtos; tanto de origem natural quanto sinttica. Os exemplos mais comuns de macromolculas naturais orgnicas so os polissacardeos, as protenas, o DNA, os diversos tipos de tecidos do corpo humano, as fibras de uma teia de aranha e a borracha natural. Como exemplo de macromolculas orgnicas sintticas podemos citar o polietileno, o Nilon, o Teflon, etc. A palavra polmero tem origem no grego e, basicamente, significa muitas (poli) partes (meros), podendo ser entendida como uma molcula composta da unio repetitiva de vrias partes menores chamadas de meros. Para o estudo dos plsticos podemos usar qualquer um dos dois termos: plsticos ou polmeros, pois ambos so muito utilizados na rea. O objetivo deste texto estudar os polmeros, ou melhor: as molculas polimricas, dentro do contexto dos materiais plsticos. Vamos estudar os materiais plsticos nos seus fundamentos e a partir disso ser possvel entendermos suas diversas propriedades e ter uma viso comparativa com outros materiais, como os metais, por exemplo.

Conceitos bsicos
Ligaes Qumicas
A estrutura dos tomos.
At uma certa poca, acreditava-se que o tomo era a menor unidade em que a matria podia ser subdividida, entretanto, posteriormente, tornou-se conhecido que o tomo composto de unidades ainda menores. Atualmente, possvel subdividir o tomo e explorar a sua estrutura interna utilizando-se de tcnicas avanadas de caracterizao como a difrao de raios-X que consegue analisar a estrutura mais intima dos tomos que so suas camadas eletrnicas2. Apesar
2

Lembre-se que um tomo apresenta seus eltrons divididos em camadas eletrnicas: s, p, d, f...

www.cenne.com.br

Pgina 25

de j ser conhecido que os tomos so formados por vrias diferentes subpartculas, para o propsito deste texto basta-nos relembrar as trs principais: nutrons, prtons e eltrons.

Nutrons, prtons e eltrons.


O tomo composto por um ncleo circundado por eltrons em rbitas definidas. O ncleo composto por prtons e nutrons que so, virtualmente, responsveis pela massa atmica. Os eltrons so partculas carregadas e com 1/1836 da massa de um nutron. A carga do eltron convencionada negativa e como so componentes de todos os tomos, sua carga eltrica freqentemente tomada como unidade. Sabemos que um prton possui uma carga que numericamente igual do eltron, s que de sinal oposto e que o nutron uma subpartcula eletricamente neutra sugerindo que o mesmo pode ser considerado como uma combinao mais ntima de um prton e um eltron. Por exemplo, o tomo de hidrognio, o mais simples de todos, composto de um prton e de um eltron sendo, portanto, eletricamente neutro.

Massa Atmica e Nmero Atmico.


Assim, de uma forma simplificada, um tomo de um certo elemento pode ser considerado como uma combinao de prtons e nutrons em um ncleo circundado por eltrons. Como um eltron possui uma massa muito menor que a de um prton ou de um nutron, a massa total de um tomo aproximadamente proporcional ao nmero de prtons e nutrons no ncleo. Essa massa de um elemento denominada de massa atmica. As massas atmicas variam desde 1,00 mol para o hidrognio, que tem apenas um prton, at cerca de 250 moles para alguns elementos instveis.

Tipos de Ligaes entre os tomos.


Voc j se perguntou o que acontece na estrutura dos materiais para que seus diferentes estados fsicos (gasoso, lquido e slido) se modifiquem? Para responder essa pergunta importante conhecer como so as atraes que mantm os tomos unidos nesses estados. As atraes

www.cenne.com.br

Pgina 26

interatmicas so conseqncia da estrutura eletrnica dos tomos e essas geram as atraes moleculares que mantm agregadas as molculas. Nas condies usuais, as foras de atrao so fortes e influenciam bastante algumas propriedades dos materiais.

Ligaes Qumicas.
Os tomos, apesar de serem eletricamente neutros, so instveis e reativos tendendo a se combinar de modo que sua camada mais externa (camada de valncia) passe a conter oito eltrons. As ligaes que ocorrem entre os tomos so, portanto, para que adquiram essa estabilidade eletrnica. Existem trs tipos de ligaes interatmicas: inica, metlica (nuvem de eltrons) e as covalentes e, quatro tipos de ligaes intermoleculares3: dipolo-dipolo, dipolo-induzido, pontes de hidrognio e foras de disperso (London). Nos materiais plsticos a ligao existente do tipo covalente e, portanto, vamos nos ater apenas a este tipo para uma explicao bsica.

A Ligao Covalente.
Resulta da interao de tomos que apresentam suas rbitas de valncia quase saturadas de eltrons. Normalmente a diferena de eletronegatividade entre os tomos que a formam no muito grande. Nestas condies, os tomos envolvidos passam a compartilhar seus eltrons de valncia, isto , seus eltrons mais externos passam a orbitar indiferentemente nos tomos envolvidos (valem por dois dai o nome). Este tipo de ligao muito forte, mas apresenta caractersticas de direcionalidade preferencial, ou seja, resulta em molculas com ngulos de ligao caractersticos, como no exemplo da formao da molcula da gua ilustrada na figura 1.

Tambm denominadas de ligaes secundrias.

www.cenne.com.br

Pgina 27

Figura 1 Exemplo da formao de uma molcula de gua.

O tomo do oxignio necessita de dois eltrons para saturar sua rbita de valncia, ao passo que cada tomo de hidrognio necessita de apenas um eltron. Assim, o tomo de oxignio compartilha dois de seus eltrons de valncia com os dois tomos de hidrognio e vice-versa, resultando na molcula da gua (H20) que apresentam ngulos de l05o. Este tipo de ligao a principal responsvel pela formao das estruturas moleculares dos compostos orgnicos em geral (Metano, Butano, Propano, lcoois, Naftalenos, etc.) e das estruturas macromoleculares dos polmeros. O modo mais comum de se representar um par de eltrons envolvidos em uma ligao covalente por meio de um trao (-) j os pares de eltrons no ligantes podem ou no ser representados. Outros exemplos de compostos formados por ligaes covalentes so:

Metano

cido clordrico

Amnia

www.cenne.com.br

Pgina 28

Observa-se nestes exemplos que o nmero total de eltrons na camada mais externa do hidrognio so 2 e o do carbono (C), cloro (Cl) e do nitrognio (N) so 8. Logo, a maioria dos elementos forma ligaes covalentes para alcanar o octeto, ou seja, 8 eltrons no ltimo nvel eletrnico ocupado (camada de valncia). A figura 2 mostra como os tomos de carbono estabelecem as ligaes covalentes entre si em uma cadeia polimrica e o ngulo formado nestas ligaes.

Figura 2 - Ligaes covalentes entre os tomos de carbono em uma cadeia polimrica.

Ligaes Secundrias
Nas estruturas moleculares a molcula (unidade estrutural) resulta da interao de ligaes covalentes fortes, porm existem tambm foras de ligaes secundrias fracas com baixa energia de ligao como as ligaes do tipo dipolo-dipolo, foras de disperso (London) e pontes de hidrognio que iremos sucintamente comentar:

www.cenne.com.br

Pgina 29

Dipolo-dipolo os tomos apresentam diferenas de eletronegatividade formando momentos dipolares distintos nas molculas, gerados pelas diferentes densidades de eltrons em torno de seus ncleos. Essa diferena de densidade eletrnica gera plos inversos em eletronegatividade (positivo e negativo) e, essas molculas chamadas de bipolares, estaro ligadas devido interao do tipo dipolo-dipolo. Foras de disperso (London) esse tipo de ligao ocorre em molculas onde a diferena de eletronegatividade entre os tomos no muito acentuada no formando dipolos permanentes (como no caso das ligaes dipolo-dipolo), mas momentneos os eltrons transitam ora em um tomo da molcula, ora em outro. Ponte de hidrognio o tomo de hidrognio um dos menos eletronegativos4, portanto formando sempre dipolos permanentes. Quando um tomo de hidrognio liga-se a tomos mais eletronegativos como o oxignio, nitrognio, flor e carbono, no compartilha mais seu nico eltron, mas o doa e a ligao quase que perde seu carter de covalncia caracterizando a ligao do tipo ponte de hidrognio. Dessa forma, a ligao do tipo ponte de hidrognio nada mais do que a interao dipolo-dipolo onde a fora de ligao maior devido a grande diferena de eletronegatividade entre o hidrognio5 e tomos como oxignio, nitrognio, flor e carbono.

tomo de Carbono Tetradrico a qumica do carbono.


O elemento carbono se distingue de todos os outros elementos pela sua aptido para formar uma grande quantidade de compostos. Localizado no meio do segundo perodo da tabela peridica, o carbono no tem tendncia nem de doar eltrons nem de receb-los. Dessa forma, a transferncia de eltrons no existe na formao de compostos de carbono formando molculas que apresentam ligaes covalentes.

4 5

1 eltron na sua camada de valncia. Cuidado!! No confunda com ligao inica...

www.cenne.com.br

Pgina 30

Os tomos de carbono apresentam quatro eltrons na sua camada de valncia tendo, portanto, que compartilhar todos os seus eltrons mais externos fazendo, dessa forma, sempre quatro ligaes. A covalncia desejada por um tomo para alcanar o octeto no deve, necessariamente, ser obtida apenas por meio de ligaes simples podendo se unir por meio de ligaes duplas e triplas. As quatro ligaes covalentes do carbono podem, dessa forma, ser:

A Formao da Macromolcula
J foi mencionado neste texto que o carbono tetravalente podendo formar at quatro ligaes fortes com elementos como o hidrognio (H), oxignio (O), Cloro (Cl), enxofre (S), nitrognio (N) ou com outros tomos de carbono (C). Vale agora dizer que so essas propriedades de valncia que lhe conferem a possibilidade de formar macromolculas e que essas podem apresentar diferentes configuraes. Na cadeia polimrica, tomos como O, N e S podem substituir os tomos de C e, ainda, diferentes grupos orgnicos podem substituir tomos de H da cadeia originando as ramificaes tambm chamadas de grupos pendentes. A seguir iremos apresentar as classificaes de acordo com o tipo de ligao entre os tomos formadores de uma molcula.

www.cenne.com.br

Pgina 31

Os tomos de carbono podem estar unidos entre si formando compostos de cadeia aberta (acclicos ou alifticos):

(n-butano no ramificado) ou cclicos (anis):

ciclopropano no ramificado cclico, ainda com ou sem ramificaes:

metilciclopropano isobutano Os compostos formados por ligaes simples entre os tomos de carbono (C - C) so classificados de compostos saturados; se os compostos apresentarem ligaes mltiplas so classificados como compostos insaturados (presena de duplas e triplas):

www.cenne.com.br

Pgina 32

eteno (etileno) etino (acetileno)

J compostos cclicos que possuem pelo menos um tomo no anel que no seja C (um heterotomo) so chamados de heterocclicos. Normalmente, os heterotomos so o oxignio (O), nitrognio (N) ou enxofre (S). Os compostos orgnicos apresentam grande variedade de ismeros. Mas voc sabe o que so ismeros? Ismeros so compostos que possuem a mesma frmula molecular, mas diferentes frmulas estruturais apresentando propriedades diferentes.

Estrutura Molecular dos Polmeros At agora sabemos que: o termo polmeros vem de poli (muitas) e meros (partes) unidades de repetio, o monmero uma molcula simples, pelo menos bifuncional, que em condies adequadas d origem unidade de repetio do polmero, os meros uma cadeia polimrica uma macromolcula formada pela unio de meros, ligados por covalncia. O mero , portanto, a unidade repetio do polmero, ou seja, a unidade estrutural que se repete na cadeia macromolecular. No prximo item iremos explicar como se d formao de uma macromolcula atravs de reaes qumicas.

Reaes de Polimerizao A reao qumica que d origem formao dos polmeros ou plsticos chamada de Reao de Polimerizao e pode ser entendida via uma analogia bastante simples.

www.cenne.com.br

Pgina 33

Imagine um pote cheio de clipes para papel e que voc v fazendo uma corrente com estes clipes. s ir prendendo um no outro sucessivamente e a corrente vai crescendo (figura 3). Pois bem, a molcula polimrica cresce de forma semelhante, ou seja, as partes menores (unidades repetitivas) vo se ligando sucessivamente e a cadeia vai crescendo, como a corrente formada por clipes. O crescimento destas cadeias no se d de forma isolada, mas ao contrario, muitas molculas vo se desenvolvendo ao mesmo tempo. No final do processo o que poder ser encontrado um grande aglomerado de molculas emaranhadas. importante que voc entenda que estamos tratando de um processo qumico que ocorre em escala de tamanho atmico (entenda como algo muito pequeno e que, portanto no visvel ao olho humano). Normalmente o processo de polimerizao ocorre em larga escala e em muitos pontos ao mesmo tempo, fazendo com que muitas molculas cresam ao mesmo tempo. O processo, quando em escala industrial, controlado e pode ser parado quando se atingiram as caractersticas desejadas. O ponto onde as reaes de polimerizao param depender do tipo de material que est sendo polimerizado e das condies especificadas para estabelecer o controle da reao. A figura 3 mostra a formao de uma molcula de um polmero semelhana da construo de uma corrente de clipes de papel. Outra noo fundamental est no fato de que as molculas no crescem apenas em uma direo, mas podem aparecer derivaes. Desta forma, podemos obter polmeros que apresentam cadeias lineares, ou seja, s cresceram em uma direo: entenda como correntes simples. Ou podemos obter cadeias moleculares que durante o processo de crescimento se prolongaram em uma direo preferencial, mas tambm em alguns pontos, o crescimento em outras direes: entenda como se fossem pendurados pedaos de correntes em uma corrente maior. A figura 4 mostra de forma esquemtica as duas possibilidades. Os carbonos onde ocorrem estas derivaes so chamados de carbono tercirios, pois esto ligados a trs outros carbonos enquanto que, carbonos formadores de cadeias lineares so chamados de carbonos primrios (quando se ligam a apenas um tomo de carbono normalmente so aqueles localizados nas extremidades da cadeia) e, ainda, de carbonos secundrios quando esses esto ligados a outros dois carbonos.

www.cenne.com.br

Pgina 34

Figura 3 - A formao de uma molcula de um polmero semelhante construo de uma corrente de clipes de papel. Cada clipe pode ser entendido como uma unidade de repetio.

www.cenne.com.br

Pgina 35

Figura 4 - Cadeias lineares e exemplo ilustrativo de uma cadeia com derivaes. Observe que os pontos de derivao so na verdade carbonos que se ligam em direes diferentes. As propriedades dos polmeros dependem dos monmeros de partida, do tipo de reao e do processamento ou tcnica de obteno. A reao de polimerizao ocorre sob condies especiais e sob trs formas gerais: a poliadio, a policondensao e a modificao qumica de outro polmero. Porm, antes de entendermos os mecanismos de polimerizao citados aqui vamos passar a voc o conceito de funcionalidade e a classificao de um polmero quanto ao seu tipo de mero. Funcionalidade Ento, sabemos que a polimerizao consiste em reagir um ou mais monmeros (meros) visando obteno ou a sntese de um polmero. Mas, como esses monmeros reagem formando molculas em crescimento, resultando em macromolculas ou polmeros? O modo de como um monmero ou uma partcula pequena deve se juntar molcula em crescimento, produzindo macromolculas, depender do tipo de monmero e da quantidade de

www.cenne.com.br

Pgina 36

pontos de reao nos quais possam ser feitas as junes. Essa quantidade de pontos reativos em um polmero chamada de funcionalidade de um polmero. Para que um mero possa dar origem a um polmero a sua funcionalidade dever ser no mnimo igual a dois, ou seja, deve apresentar dois stios susceptveis ao crescimento da cadeia. Neste caso, sua funcionalidade ser igual a dois e a cadeia polimrica obtida ser linear. Se os grupos funcionais permitirem reao por trs ou mais pontos, o polmero resultante poder apresentar ligaes cruzadas com estrutura reticulada. Agora, caso o mero apresentar grupamentos funcionais que propiciem o crescimento da molcula por apenas um ponto o polmero no ser gerado. Vamos considerar o Etileno (dois grupos CH2 ligados por uma ligao dupla); quando a ligao dupla rompida, duas ligaes simples se tornam disponveis para conexes6, portanto, o Etileno considerado um exemplo de grupo bifuncional, como mostra a figura 5.

Figura 5 - A molcula de Etileno formando a unidade de repetio do Polietileno. Repare que a dupla ligao se desfez e deu origem s duas ligaes nas pontas da molcula.

Lembre-se que o carbono sempre faz quatro ligaes.

www.cenne.com.br

Pgina 37

You might also like