You are on page 1of 4

O nome das coisas: algumas consideraes sobre a leitura de fotografias Cssia Denise Gonalves

Nomes Nomes Nomes Nomes se se se se do s coisas do do s pessoas do Nomes se do aos deuses na imensido do cu Nomes se do aos barquinhos na imensido do mar

Nomes se do s doenas na imensido da dor Nomes se do s crianas na imensido do amor you and me*

*Trecho da msica Nome das coisas, de Andr Abujamra

Sobre a leitura de fotografias, iniciaremos pela boa e velha questo: Existe a


verdade fotogrfica? Enquanto representao simblica, o quanto podemos confiar no real da fotografia como forma de apreenso do mundo? Tal questo, debatida quase que exclusivamente no campo da semitica, central para aqueles que trabalham com a fotografia do ponto de vista da informao que vai ser tratada e transformada em conhecimento. As possibilidades de manipulao antes e depois da realizao do registro, como o arranjo da cena a ser fotografada e a trucagem feita no laboratrio, forjando assim o real segundo interesses especficos, bem como a viso de mundo do fotgrafo levando construo de um sentido, so pontos sempre levantados com relao objetividade da imagem fotogrfica. O historiador Peter Burke, frente ao descompasso entre a heurstica do documento textual e a do documento fotogrfico, continua apontando a necessidade de tcnicas de crtica fonte (BURKE, 2001, p.13) para o estabelecimento de uma diplomtica para a fotografia (BURKE, 1992, p.31). Por outro lado, se nos voltarmos para o leitor, temos que ter em conta que "a recepo das imagens depende essencialmente de nosso conhecimento do mundo, sempre individual, diferente de uma pessoa para outra, e no possuindo traos de codificao" (SCHAEFFER, 1996, p.98). Contudo, estamos considerando o processo de recepo como o ato de nomear coisas. E para nomear coisas, antes de mais nada, preciso reconhec-las. Quando realizamos a leitura de fotografias buscamos sempre este reconhecimento, apenas aparentemente natural. Segundo Francastel: Fisiologicamente, o olho humano naturalmente o mesmo desde as origens da espcie; ele no um sentido isolado e s se v aquilo que se conhece. (...) No se percebe, no se diferenciam seno coisas que correspondem a experincias determinadas pelos nveis da cultura (FRANCASTEL, 1982, p.68-9). A legenda que acompanha a fotografia permite um primeiro reconhecimento do assunto fotografado. Nesta direo, Leite assinala: quando no se conta sequer com uma legenda verbal identificando as personagens, o ano e o lugar do acontecimento, a fotografia pode ser um elemento mudo, alm de propiciar decodificaes ambguas (LEITE, 1988, p.86). Tivemos oportunidade de ver, h alguns anos atrs, uma exposio de fotografias do italiano Oliviero Toscani, criador das campanhas publicitrias da BENETTON.

Dirigidas a um pblico especfico, as imagens, ampliadas em enormes painis, no possuam legendas. Algumas delas haviam sido alvo de polmicas, como a do rapaz aidtico terminal com expresso de Jesus Cristo. Visto que as imagens no possuam nenhum texto verbal, somente as pessoas que sabiam tratar-se de um jovem aidtico conseguiam alcanar o sentido da mensagem: jovem + AIDS + martrio = Santo. Desta maneira, mesmo nos casos em que a fotografia prescinde de uma legenda, podemos ver, reconhecer e nomear coisas. Aumont, ao abordar a relao entre imagem e sentido, aponta: Toda representao relacionada por seu espectador ou melhor, por seus espectadores histricos e sucessivos - a enunciados ideolgicos, culturais, em todo caso simblicos, sem os quais ela no tem sentido (AUMONT, 1995, p.248). Porm, com relao s fotografas recolhidas nas instituies-memria, existe uma maior dificuldade na leitura, por vezes mesmo com a presena da legenda. Estamos tomando por instituies-memria os lugares destinados preservao e manuteno da memria do homem (BRITO, 1989). Caracterizadas pelos arquivos histricos, bibliotecas, museus e centros de documentao, as instituies-memria abrigam conjuntos documentais que foram produzidos para fins distintos, mas que, ao serem recolhidos nesses lugares ganham uma outra condio: a de que foram selecionados para perdurar no tempo. Tais conjuntos encontram-se fora de um contexto de circulao original, assim, leitor e fotografia no compartilham o mesmo tempo histrico, as mesmas referncias scio-culturais, o que dificulta a sua recepo imediata. Para as fotografias do passado no mais das vezes preciso recompor o elo da cadeia que se perdeu ao longo dos anos. A dificuldade no reconhecimento daquilo que a fotografia mostra pode levar a equvocos na leitura, como por exemplo ver na imagem o que no existe e vice-versa. Neste sentido, tivemos uma experincia interessante com uma fotografia da coleo do jornalista Geraldo Sesso Jnior, que integra o acervo do Centro de Memria-UNICAMP. No verso da fotografia a legenda informava: Largo do Rosrio, Campinas, 1885. Sabamos que a edificao direita da imagem era a Igreja do Rosrio, demolida em 1956 para o alargamen to da R. Francisco Glicrio. Observam

os, esquerda, a torre da Catedral e, espalhados pelo Largo, homens e meninos. Agora, atentemos ao homem em primeiro plano, carregando o que num primeiro momento percebemos ser um saco. Numa das exposies realizadas pelo Centro de Memria fomos buscar mais informaes sobre o Largo em questo, para melhor inseri-lo na histria da cidade. Durante a pesquisa, deparamos com a mesma fotografia publicada no jornal Correio Popular de Campinas, de 25 de julho de 1978. A matria, intitulada O Largo do Rosrio no tempo e na memria, trazia o seguinte texto: Largo do Rosrio, em 1885, vendo-se ao fundo a Igreja do Rosrio sem as duas torres, que haviam sido demolidas por se acharem em runas. Ao centro, o elegante chafariz de colunatas, cuja gua provinha da nascente do Tanquinho (Largo do Par). Antes da instalao do servio de guas nesta cidade, alm dos poos caseiros, a gua era fornecida pelos chafarizes dos Largos do Rosrio, Teatro, Matriz Velha e Carlos Gomes; ou pelas bicas (...). Assim ficamos sabendo que o pequeno chafariz, o qual havamos apenas percebido de relance, simplesmente realizava, com outros existentes na cidade, o servio de abastecimento de gua para a populao, sendo que o homem em primeiro plano carregava na verdade uma botija. (De posse dessas informaes, perguntamo-nos por que tnhamos visto um saco nas costas do homem. A sua roupa surrada, a barba comprida... quando nos lembramos de uma antiga imagem de infncia, a do homem do saco que carregava criancinhas, o qual, segundo nossos pais e avs, viria nos pegar se no fssemos bonzinhos).Os textos revelam aos leitores sua prpria imagem (VILCHES, 1997, p.9). Em ltima instncia, o ato da leitura de fotografias deve levar em conta as condies de produo do registro e de recepo do signo, para que na busca de algo que possa ser tomado por verdade fotogrfica, no sejamos levados pelo sentido de iluso da representao.

Responsvel pela rea de Documentao Iconogrfica do Centro de Memria-

UNICAMP e mestre pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentao ECA/USP.

Referncias Bibliogrficas AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas : Papirus, 1995. (Ofcio Arte e Forma). BRITO, Mariliza E. Memria e cultura. Rio de Janeiro : Centro de Memria da Eletricidade no Brasil, 1989. BURKE, Peter. Como confiar em fotografias. Folha de So Paulo, So Paulo, 4 fev. 2001. p.13-14. Suplemento Mais! _______. Abertura: a nova histria, seu passado e seu futuro. In: ______. (org.). A escrita da histria : novas perspectivas. So Paulo : Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p.7-37. (Biblioteca Bsica)

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa: elementos estruturais de sociologia da arte. So Paulo : Perspectiva, 1982. (Estudos, 21) LEITE, Miriam Moreira. A fotografia e a cincias humanas. Boletim Informativo e Bibliogrfico de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, n. 25, 1988. p. 83-90. SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precria: sobre o dispositivo fotogrfico. Campinas : Papirus, 1996. (Campo Imagtico) VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagem: prensa, cine, televisin. Barcelona : Paids, 1997.

FONTE: http://www.studium.iar.unicamp.br/cinco/5.htm

You might also like