You are on page 1of 5

FATO: a ocorrncia, o acontecimento.

. O fato pode ser: Natural Jurdico FATO NATURAL No repercute na esfera do direito irrelevante para o direito. FATO JURDICO Quando o acontecimento repercute na esfera do direito. FATO JURDICO: o acontecimento que tem conseqncias jurdicas; qualquer acontecimento em virtude do qual nascem, subsistem ou se extinguem direitos. Ex.: nascimento de uma pessoa, confeco de algo, a maioridade, a morte, etc.

Os FATOS JURDICOS classificam-se em: Naturais ou Voluntrios / humanos Os FATOS JURDICOS HUMANOS podem ser divididos em: Voluntrios ou Involuntrio

{ Os fatos jurdicos HUMANOS VOLUNTRIOS So atos ou negcios jurdicos. Envolvem, alm da vontade humana, o interesse para o mundo jurdico. Ex.: para realizar um testamento, necessrio ter vontade, e h ainda o interesse para o mundo jurdico. { Os fatos jurdicos HUMANOS INVOLUNTRIOS Levando ao entendimento de negcio jurdico. Praticado por pessoa decorrente da vontade humana, por conseqncia, levando ao entendimento de ato ilcito, ou seja, a pessoa no queria que o acontecimento ocorresse, mas mesmo assim ele ocorreu e surtiu efeitos no mundo jurdico. Em princpio, este acontecimento leva-nos a percepo da idia de culpa da pessoa, que deve ter agido de forma negligente, imprudente ou mesmo com impercia, respondendo pelo acontecimento e indenizando os lesados. O ato ilcito o ato praticado em desacordo com a ordem jurdica, violando o direito. Causando prejuzo a outrem, cria o dever de reparar o dano (moral ou patrimonial), por isso fonte de obrigao. O ato ilcito considerado fato jurdico (em sentido amplo), produzindo efeitos jurdicos. Esses efeitos no so desejados pelo agente, mas impostos pela lei (por isso so chamados de involuntrios). H infrao de um dever e imputao de um resultado. O ato ilcito pode ser civil, penal ou administrativo.

OBS: H casos em que a conduta ofende a sociedade (ilcito penal) e o particular (ilcito civil), acarretando dupla responsabilidade (ex.: Leses corporais o fato tpico, est descrito no CP, logo um ilcito penal; causando danos vtima, o agente obrigado a reparar esses danos na ordem civil). A responsabilidade penal pessoal e intransfervel; a responsabilidade civil patrimonial e em algumas hipteses pode ser transferida. O ato ilcito produz efeitos jurdicos, um fato dentro do Direito. No podemos deixar de ressaltar que o ato ilcito nem sempre involuntrio. Pode ocorrer o fato danoso por vontade da pessoa que o provocou. Teremos a idia de que a pessoa agiu dolosamente e pode at ter cometido um delito, mas para os fins cveis o delito caracteriza um ato ilcito, o que obriga a pessoa causadora do dano a indenizar, ou seja, o delito um ato ilcito, mas nem sempre o ato ilcito um delito. A responsabilidade civil independe da responsabilidade penal que a pessoa possa vier a sofrer. Ex: Se X, mesmo que involuntariamente, causa prejuzo a Y, h de notar que o fato jurdico involuntrio ocorrido leva ao entendimento de ato ilcito, pois no se admite que X cause prejuzo a Y. cabe, no caso, indenizao por perdas e danos, que perfeitamente prevista no Direito. Entretanto, se X dolosamente mata Y responder pelo homicdio na esfera penal e ter que indenizar a vida que tirou na esfera cvel competente. Os fatos jurdicos NATURAIS em: Ordinrios ou Extraordinrios.

{ Fato jurdico NATURAL ORDINRIO o nascimento, a morte, a maioridade, aluvio, avulso, etc. So acontecimentos que interessam ao mundo jurdico, mas que ocorrem freqente e independentemente da vontade humana (involuntrio), porm, surtindo efeitos jurdicos plenamente. { Fato jurdico NATURAL EXTRAORDINRIO o acontecimento incomum, no freqente e que tambm independe da vontade humana, mas que tem efeitos plenos no mundo jurdico. Ex.: o caso fortuito, a fora maior, que imprevisto capaz de gerar obstculo desfavorvel pessoa que o sofre; quando o obstculo removvel, h caso fortuito e no sendo possvel a resistncia, h fora maior, mas a lei civil lhes atribui efeitos semelhantes, tais como: a queda de uma aeronave em virtude e um mau tempo. O ATO JURDICO uma modalidade de fato jurdico que depende da vontade humana e da voluntariedade da pessoa . Tanto o ato como o fato jurdico tem de interessar a esfera jurdica. O conceito de ato jurdico est contido no

conceito de fato jurdico voluntrio, ou seja, o fato jurdico o gnero e os atos e negcios jurdicos espcies.

O ato lcito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos, denomina-se ato jurdico. O que o diferencia do negcio jurdico a declarao de vontade do agente, pois no ato jurdico a pessoa age individualmente ou unilateralmente, no sendo de sua essncia a formao de uma comunho de vontades e ainda assim produz os efeitos pertinentes no mundo jurdico. No negcio jurdico, h proposta e aceitao formando uma comunho de vontades, ou seja, o que basicamente ocorre na feitura de um contrato. Compra e venda negcio jurdico Confisso ato jurdico

Podem ser: INVOLUNTRIOS (naturais): Fatos jurdicos em sentido estrito. Ocorrem independentemente da vontade do ser humano. Ocorrem pela ao da natureza. Ex.: a morte, uma inundao, o nascimento, etc. VOLUNTRIOS (humanos): Atos jurdicos em sentido amplo. Derivam da vontade direta do ser humano e podem ser: Lcitos: quando produzem efeitos legais, conforme a vontade de quem os pratica. Ex.: casamento, contrato de compra e venda; Ilcitos: quando produzem efeitos legais contrrios Lei; Ex.: o homicdio, o roubo, a agresso, etc. ATO JURDICO: todo acontecimento voluntrio e lcito que tenha conseqncias jurdicas. Tm por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

O ATO JURDICO poder ser: UNILATERAL - se existe apenas a manifestao de vontade de um agente. Ex.: declarao de nascimento de filho, emisso de NP, etc.

BILATERAL - se existe a manifestao da vontade de dois agentes, criando entre eles uma relao jurdica. Ex.: contrato de compra e venda. Neste caso, o ato jurdico passa a chamar-se Negcio Jurdico. Ex.: todos os contratos, o emprstimo pessoal, etc.

VALIDADE DO ATO JURDICO A falta de algum elemento substancial do ato jurdico torna-o nulo (nulidade absoluta) ou anulvel (nulidade relativa). A diferena entre o nulo e o anulvel uma diferena de grau ou gravidade, a critrio da lei. A nulidade absoluta pode ser argida a qualquer tempo por qualquer pessoa, pelo Ministrio Pblico e pelo Juiz, inclusive, no se admitindo convalidao nem ratificao. A nulidade relativa, ao contrrio, s pode ser argida dentro do prazo previsto (4 anos, em regra) - somente pelos interessados diretos, admitindo convalidao e ratificao. Ato jurdico inexistente o ato que contm um grau de nulidade to grande e visvel, que dispensa ao judicial para ser declarado sem efeito. Ato jurdico ineficaz o ato que vale plenamente entre as partes, mas no produz efeitos em relao a certa pessoa (ineficcia relativa) ou em relao a todas as outras pessoas (ineficcia absoluta). Exs.: alienao fiduciria no registrada, venda no registrada de automvel, bens alienados pelo falido aps a falncia.

A) FATOS JURDICOS NATURAIS considerados involuntrios, aqueles que decorrem da natureza humana ou da prpria natureza, como nascimento, a morte, o passar do tempo criando um direito subjetivo (usucapio) ou extinguindo direitos em geral. Quando a doutrina se refere aos fatos jurdico naturais, ela chama de fatos jurdicos naturais ordinrios, aqueles eventos derivados da natureza que ocorrem, normalmente ou ordinariamente, antes mencionados (morte, nascimento, etc), reserva a expresso fatos jurdicos naturais extraordinrios quele acontecimento, normalmente imprevisveis ou inevitveis tais como enchentes, tempestades, terremotos, raios ou outros fatos que se enquadrem na categoria de caso fortuito ou fora maior, por vezes, at mesmo manifestaes dos sujeitos de direito, como

uma revoluo (por exemplo), desde que esses fatos tenham influncia em determinadas situao jurdicas.

You might also like