You are on page 1of 3

Pr-Histria

Perodo histrico que antecede a inveno da escrita. Ocorreu aproximadamente h 4.000 a.C. Nessa fase podemos destacar algumas grandes caractersticas que marcam o momento pr- histrico como: 1. Evoluo Biolgica do homem. Como: coluna vertebral ereta, polegar opositor, telencfalo desenvolvido, etc. 2. Incio Cultural do Homem. Onde o homem primitivo comea a interagir com a natureza diferente dos animais, ou seja, ele comea a alterar o meio de forma consciente, formando o espao geogrfico. 3. Desenvolvimento da Linguagem. Alm de alterar o espao, o homem comea a aprender conhecimentos que antes ele no tinha, por essa razo, ele desenvolve a linguagem, que ajudar a transmisso desses conhecimentos A pr- histria pode ser dividida entre: Paleoltico e Neoltico

Paleoltico (Pedra velha, ou pedra lasca)


o perodo mais rudimentar, que possui as seguintes caractersticas: Economia Coletora: O homem no produzia seu prprio alimento, conseqentemente esse homem no era sedentrio.

Nomadismo: o homem vivia atrs de lugares onde ele poderia caar, pescar, colher. Depois que esse lugar no podia mais ofertar o sustento necessrio, Ele ia procurar outro local que oferecesse sustento. Notamos que o homem no tinha ainda domnio de cultivo da terra, com isso havia necessidade de deslocao dos lugares No existia a noo de propriedade privada, o que o homem, ou grupo produzia, pertencia ao grupo ao um todo. ( Comunismo Primitivo) O homem viva em uma sociedade clnica, grupos familiares pequenos. E sua reproduo era endogmica, ou seja, a reproduo ocorria dentro do grupo. Ainda, o perodo paleoltico poderia ser dividido entre duas sub-etapas: Paleoltico inferior: Perodo compreendido antes do domnio do fogo. Paleoltico Superior (Pode ser chamado de mesoltico, fase de transio do paleoltico para o neoltico): O homem j possua o domnio do fogo e desenvolve a pintura rupestre

Neoltico (Pedra Polida)


Perodo que trouxe grandes mudanas como A revoluo neoltica (10.000 a.C) 1. Agricultura irrigada: Onde o homem abandona a economia coletora e adota a economia produtora, onde o homem aprende a ter domnio da agricultura e conseqentemente a plantar perto dos rios 2. O homem pr-histrico deixa de ser nmade e adota ao sedentarismo prximo as plantaes 3. Houve o aparecimento das primeiras civilizaes.

A revoluo urbana 1. Com o aparecimento das grandes cidades, houve um crescimento da populao e tambm o surgimento das disputas por terra. 2. Houve a produo de cermicas, onde o homem comeou a guardar o excedente da produo. 3. Com o domnio do fogo, ele deixa de utilizar as ferramentas de pedra e comea a utilizar os metais, onde ser o prximo perodo da pr-histria que a perodo do metal.

Idade dos Metais


O ser humano comea a dominar, mesmo que de maneira rudimentar, a fundio. A princpio o ser humano utilizou como matria prima o bronze, o cobre e o estanho. Surge tambm o Estado, e para a criao deste tem que haver: 1. Territrio Delimitado 2. Poder reconhecido 3. Lngua ( identidade cultural) 4. Monoplio Reconhecido. A partir da criao da escrita e das primeiras leis que regiam o estado, houve a mudana da fase pr-histrica para a antiguidade.

By: Paulo Scar

You might also like