You are on page 1of 4

A REPBLICA POPULISTA (1945-1964)

O QUE SERIA O POPULISMO? o prprio Estado colocando-se, atravs do lder, em contato direto com os indivduos reunidos na massa. (...) A massa se volta para o Estado e espera dele o sol ou a chuva, ou seja, entrega-se de mos atadas aos interesses dominantes. Foi o perodo em que a populao urbana ultrapassou a rural e em que o produto industrial predominou sobre o agrcola. Havia um processo de redemocratizao. No governo de Joo Goulart o ltimo do perodo, esse processo tomou feio de reformas de base, com a nacionalizao das refinarias de petrleo e uma tmida reforma agrria. Contra essa tendncia insurgiram-se as foras armadas, com o apoio da camada dominante (proprietrios rurais e industriais), das classes mdias e do capital internacional. Foram constantes as ameaas contra a democracia: Dutra colocou o partido comunista na ilegalidade e cassou seus representantes no congresso; Getlio sofreu tantas presses que foi levado ao suicdio; Juscelino teve a sua posse ameaada e enfrentou rebelies de setores da aeronutica; Jnio renunciou e os comandantes militares s aceitaram a posse do vice-presidente Jango mediante um acordo que instituiu o parlamentarismo; acabou derrubado. A Constituio de 1946: autonomia aos estados; restabeleceu como forma de governo a Repblica federativa e democrtica, formada por cinco territrios e vinte estados, cada um destes com sua constituio e um governo eleito pelo povo; eleies diretas e secretas. Quais as outras caractersticas?

Eleio de Dutra PTB/PSD 1946


Movimento operrio e represso; Alterao das relaes internacionais; Nova Constituio CPIs, direitos trabalhistas; Doutrina Truman Combater o comunismo; Assistncia Mtua; Rompimento com a URSS, fim do PCB; Abertura dos mercados, restrio ao direito de greve; Controle das importaes;

Getlio Vargas - PSD/PTB - 1951-1954


Poltica econmica nacionalista em choque com os interesses dos EUA;

BNDE energia, transporte, indstria e rompimento de acordo com os EUA; Protecionismo e restries ao capital estrangeiro; Criao da PETROBRS (1953), monoplio do petrleo. Para ampliar as indstrias de base, precisava aumentar as divisas, que diminuam devido a remessa de lucros (ilegal) por firmas estrangeiras e pelo declnio do preo do caf. Soluo: acabar com os privilgios dos lucros estrangeiros, reduzirem os salrios dos trabalhadores e facilitar a transferncia da agricultura para a indstria de capitais. Desentendimentos entre as classes dominantes, disputas pelos lucros e crise poltica. Alta na inflao e greves de trabalhadores (300.000). Joo Goulart concede aumento de 100% no salrio mnimo. Com as presses da oposio renuncia; acusao de que Getlio Vargas teria criado uma repblica sindicalista. Unio da UDN com os EUA; Presses dos EUA e Carlos Lacerda Tribuna da Imprensa; Negao de participar da Guerra da Coria. Oposio dos militares; Criao da ELETROBRS; Denncias de espoliao - os pases estrangeiros seriam responsveis pelos problemas; 1 de maio de 1954, Getlio concede o aumento de 100% no salrio mnimo e chama a populao a lutar pelos interesses nacionais. Carlos Lacerda identifica o governo com o Estado Novo e corrupto. Atentado a Carlos Lacerda e morte do Major Rubens Vaz, acusaes a Getlio. O exrcito se coloca contra Getlio e exige sua renncia. Suicdio de Getlio. Anlise da Carta Testamento. Caf filho atende aos interesses dos conservadores; Volta do capital estrangeiro e desnacionalizao.

O Governo de JK PSD/PTB 1956-1961


Crescimento econmico; Plano de Metas diversificao; Garantias e facilidades s empresas estrangeiras que aqui quisessem instalar fbricas de automveis, tratores e caminhes;

Construo de hidreltricas, estradas e grandes rodovias; Expandiu as indstrias do ao e da construo naval; Capitais estrangeiros e multinacionais; Emisso de moeda, baixa produo agrcola, inflao; xodo rural educao em segundo plano; Criao da SUDENE; Desnacionalizao da economia lucros ao exterior e royalties; Alinhamento aos EUA e dependncia Crtica da oposio e rompimento com o FMI. Favorecido pela injeo de capital pelos pases desenvolvidos.

Jnio Quadros 1961 (7meses) UDN


Carisma popular; Conservador e autoritrio controlou os sindicatos, camponeses e estudantes; Austeridade restrio ao crdito, salrios, incentivou s exportaes; Projeto sobre lucros nacionais ou estrangeiros; Poltica externa independente bloco comunista - condecorou Che Guevara; Preocupao da elite (Carlos Lacerda) e dos militares; Presses dos militares e a renncia.

Joo Goulart 1961/64


Identificado como comunista; Regime parlamentarista (medo de uma nova Cuba); 1963 volta do presidencialismo; Plano trienal Conter a inflao, desenvolvimento e austeridade; Radicalizao das foras populares; Criao do 13 salrio e recusa do congresso greve; Reformas de Base Agrria desapropriao para fins de reforma agrria e distribuio a trabalhadores rurais, propriedades com mais de cem hectares, numa faixa de dez km s margens de rodovias e ferrovias federais Eleitoral (voto a analfabetos e elegibilidade a todos);

Estabelecimento do monoplio estatal sobre a importao de petrleo e seus derivados; Regulamentao da remessa de lucros para o exterior, restringindo as facilidades das empresas estrangeiras; Nacionalizao das refinarias de petrleo; Reforma universitria e tributria (liberdade de ensino); Oposio dos setores empresariais; Comcio na central do Brasil; Marcha da famlia, com Deus e pela Liberdade; Sublevao de militares abandono dos legalistas; Greve geral fracassada represso militar; Joo Goulart se exila no Uruguai.

You might also like