You are on page 1of 7

CIRCULAR N 64/2009

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2009

Ref.: BNDES AUTOMTICO Ass.: Programa BNDES CONSTRUO CIVIL

O Superintendente da rea de Operaes Indiretas, consoante Resoluo do BNDES, COMUNICA aos AGENTES FINANCEIROS a criao do Programa BNDES CONSTRUO CIVIL, composto pelos Subprogramas BNDES QUALIDADE CONSTRUO e BNDES CONSTRUO INDUSTRIALIZADA. Os critrios, condies e procedimentos operacionais a serem observados nos referidos Subprogramas so definidos a seguir. 1. SUBPROGRAMA BNDES QUALIDADE CONSTRUO 1.1. OBJETIVO Promover o aumento do patamar de qualidade das empresas da cadeia de produo do setor de construo civil que pretendam obter a conformidade no mbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH). 1.2. BENEFICIRIAS Podero ser beneficiadas com o apoio financeiro neste Subprograma as seguintes empresas com controle nacional, sede e administrao no Brasil, que pretendam obter a conformidade no mbito do PBQP-H, e que estejam enquadradas na Classificao Nacional das Atividades Econmicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), especificadas no stio eletrnico do BNDES http://www.bndes.gov.br: 1.2.1. Empresas fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos para o setor de construo civil; e 1.2.2. Empresas de construo de edifcios do setor de construo civil. 1.3. AES APOIVEIS 1.3.1. Processo de certificao; 1.3.2. Adequao s normas tcnicas do setor; 1.3.3. Implementao de sistemas de gesto da qualidade; e 1.3.4. Melhoria da qualidade de processos e produtos.

-2-

1.4. ITENS FINANCIVEIS Podero ser financiados no mbito deste Subprograma os seguintes itens vinculados a projetos: 1.4.1. Softwares desenvolvidos no pas e servios correlatos, obedecidos os critrios estabelecidos no Programa para o Desenvolvimento da Indstria Nacional de Software e Servios de Tecnologia da Informao PROSOFT Comercializao; 1.4.2. Capacitao, treinamento e aperfeioamento gerencial, tcnico e de apoio operacional; 1.4.3. Servios de avaliao da conformidade prestados por organismos de certificao acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia INMETRO e autorizados pelo Sistema de Avaliao de Conformidade das Empresas de Servios e Obras (SiAC) do PBQP-H, disponveis no stio eletrnico http://www2.cidades.gov.br/pbqp-h; 1.4.4. Servios de qualificao de empresas de materiais, componentes e sistemas construtivos dos Programas Setoriais de Qualidade (PSQs) do PBQP-H, prestados por entidades de acordo com o Sistema de Qualificao de Materiais Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) do PBQP-H, disponveis no stio eletrnico http://www2.cidades.gov.br/pbqp-h; 1.4.5. Estudos, projetos; 1.4.6. Obras civis; 1.4.7. Mveis e utenslios; 1.4.8. Montagens e instalaes; e 1.4.9. Mquinas e equipamentos nacionais, constantes do Credenciamento de Fabricantes Informatizado CFI do BNDES. Os itens relacionados acima no podero ser financiados de forma isolada. 1.5. CONDIES DE FINANCIAMENTO Nos financiamentos concedidos no mbito do Subprograma BNDES QUALIDADE CONSTRUO, devero ser seguidas as condies estabelecidas nos itens 1.5.1 a 1.5.4. A Condio Operacional Vigente definida para o Programa neste item representada pelo cdigo CONSTRUCAO2009/06. 1.5.1. Taxa de Juros Somatrio de Custo Financeiro, Remunerao Bsica do BNDES, Taxa de Intermediao Financeira e Remunerao da Instituio Financeira Credenciada. 1.5.1.1. Custo Financeiro: Taxa de Juros de Longo Prazo TJLP. 1.5.1.2. Remunerao Bsica do BNDES 1.5.1.2.1. MPMEs: 0,5% a.a. (cinco dcimos por cento ao ano);

-3-

1.5.1.2.2. Grandes Empresas: 0,9% a.a. (nove dcimos por cento ao ano). 1.5.1.3. Taxa de Intermediao Financeira: 0,5% a.a. (cinco dcimos por cento ao ano). As operaes com Micro, Pequenas e Mdias Empresas estaro isentas da Taxa de Intermediao Financeira. 1.5.1.4. Remunerao da Instituio Financeira Credenciada: a ser negociada entre a Beneficiria e o Agente Financeiro. 1.5.2. Nvel de Participao 1.5.2.1. MPMEs: at 100% (cem por cento) do valor dos itens financiveis; 1.5.2.2. Grandes Empresas: at 80% (oitenta por cento) do valor dos itens financiveis. 1.5.3. Prazos Os prazos de carncia e total da operao sero determinados em funo da capacidade de pagamento do empreendimento, da empresa ou do grupo econmico ao qual pertena, sendo que o prazo de carncia estar limitado a 30 (trinta) meses. 1.5.4. Esquema de Amortizao O esquema de amortizao dever obedecer ao estabelecido para o Produto BNDES AUTOMTICO. 1.6. CONDIES ESPECIAIS Na anlise da operao pelo Agente Financeiro, devero ser seguidas as instrues relativas ao Produto BNDES AUTOMTICO, observado que: 1.6.1. Nas operaes cujas Beneficirias sejam fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos para o setor de construo civil, as empresas pleiteantes de colaborao financeira devero apresentar: 1.6.1.1. Declarao de adeso ao PSQ, no mbito do SiMaC do PBQPH, emitido pela entidade setorial nacional mantenedora do PSQ, atestando que a Beneficiria manifestou oficialmente que iniciar o processo de credenciamento no PSQ ao qual o projeto de investimento, objeto do financiamento, est vinculado. 1.6.1.1.1. O Agente Financeiro ficar responsvel por verificar se as Beneficirias esto participando do PSQ do SiMaC, devendo tal verificao ser realizada no stio eletrnico do PBQP-H, por meio do endereo eletrnico http://www2.cidades.gov.br/pbqph/projetos_simac_psqs.php 1.6.1.1.2. O Agente Financeiro dever anexar ao dossi da operao cpia da pgina do sitio eletrnico que comprova a participao da Beneficiria no PBQP-H, devendo esta estar vlida na data da contratao e nas datas de repasse de recursos Beneficiria.

-4-

1.6.1.2. Declarao, prestada pela Beneficiria, atestando que o Plano de Investimento apresentado atende aos requisitos e critrios estabelecidos pelo PSQ do PBQP-H para o alcance da conformidade. 1.6.2. Nas operaes cujas Beneficirias sejam do setor de construo civil, enquadradas na CNAE do IBGE como sendo de Construo de Edifcios, as empresas pleiteantes de colaborao financeira devero apresentar: 1.6.2.1. Declarao de Adeso ao PBQP-H e de Conformidade ao Referencial Normativo Nvel D do SiAC do PBQP-H ou o certificado emitido por organismo de certificao autorizado pelo SiAC do PBQP-H atestando o nvel em que a Beneficiria se encontra no SiAC, conforme o caso. 1.6.2.1.1. O Agente Financeiro ficar responsvel por verificar se as Beneficirias esto participando do SiAC no nvel especificado no item 1.6.2.1 acima, devendo tal verificao ser realizada no stio eletrnico do PBQP-H por meio do endereo eletrnico http://www2.cidades.gov.br/pbqph/projetos_siac_empresas.php 1.6.2.1.2. O Agente Financeiro dever anexar ao dossi da operao cpia da pgina do sitio eletrnico que comprova a participao da Beneficiria no PBQP-H, devendo esta estar vlida na data da contratao e nas datas de repasse de recursos Beneficiria. 1.6.2.2. Declarao atestando que o Plano de Investimento apresentado atende aos requisitos e critrios estabelecidos pelo SiAC do PBQP-H para o alcance da conformidade. 1.6.3. O apoio a projetos de investimento de empresas do setor de construo civil, enquadradas na CNAE do IBGE como sendo de Construo de Edifcios, destinados ao alcance da conformidade no mbito do SiAC do PBQP-H, estar restrito ao alcance dos nveis A, B ou C. 2. SUBPROGRAMA BNDES CONSTRUO INDUSTRIALIZADA 2.1. OBJETIVO Promover investimentos em ampliao da capacidade de produo das empresas fabricantes de sistemas construtivos industrializados destinados habitao. 2.2. BENEFICIRIAS Podero ser beneficiadas com o apoio financeiro neste Subprograma empresas com controle nacional, sede e administrao no Brasil, de Construo de Edifcios, Fabricao de estruturas metlicas e Fabricao de casas prmoldadas de concreto, enquadradas na Classificao Nacional das Atividades Econmicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), conforme especificado no stio eletrnico do BNDES http://www.bndes.gov.br.

-5-

2.3. AES APOIVEIS 2.3.1. Implantao, modernizao e expanso de unidades industriais para fabricao de sistemas construtivos industrializados, destinados habitao, inclusive rede de comercializao; 2.3.2. Implantao de processos de montagem de sistemas construtivos industrializados, destinados habitao; 2.3.3. Desenvolvimento de novos produtos relacionados a sistemas construtivos industrializados destinados habitao, incluindo projetos de sistemas e componentes; 2.3.4. Investimentos scio-ambientais. 2.4. ITENS FINANCIVEIS Podero ser financiados no mbito deste Subprograma os seguintes itens vinculados a projetos: 2.4.1. Obras civis; 2.4.2. Mveis e utenslios; 2.4.3. Montagens e instalaes; 2.4.4. Mquinas e equipamentos nacionais, constantes do Credenciamento de Fabricantes Informatizado CFI do BNDES; 2.4.5. Capacitao, treinamento e aperfeioamento gerencial, tcnico e de apoio operacional; e 2.4.6. Capital de giro associado aos itens financiveis. No caso de projetos de investimento, a participao do capital de giro associado est limitada a 30% (trinta por cento) do investimento fixo financivel, independentemente do porte da Beneficiria. Outrossim, no clculo do capital de giro associado, a parcela relativa a mquinas e equipamentos a ser considerada est limitada ao valor dos demais itens. Os itens relacionados acima no podero ser financiados de forma isolada. 2.5. CONDIES DE FINANCIAMENTO Nos financiamentos concedidos no mbito do Subprograma BNDES CONSTRUO INDUSTRIALIZADA, devero ser seguidas as condies estabelecidas nos itens 2.5.1 a 2.5.4. A Condio Operacional Vigente definida para o Programa neste item representada pelo cdigo CONSTRUCAO2009/06. 2.5.1. Taxa de Juros Somatrio de Custo Financeiro, Remunerao Bsica do BNDES, Taxa de Intermediao Financeira e Remunerao da Instituio Financeira Credenciada. 2.5.1.1. Custo Financeiro: Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP 2.5.1.2. Remunerao Bsica do BNDES 2.5.1.2.1. MPMEs: 0,5% a.a. (cinco dcimos por cento ao ano);

-6-

2.5.1.2.2. Grandes Empresas: 1,3% a.a. (um inteiro e trs dcimos por cento ao ano). 2.5.1.3. Taxa de Intermediao Financeira: 0,5% a.a. (cinco dcimos por cento ao ano). As operaes com Micro, Pequenas e Mdias Empresas estaro isentas da Taxa de Intermediao Financeira. 2.5.1.4. Remunerao da Instituio Financeira Credenciada: a ser negociada entre a Beneficiria e o Agente Financeiro 2.5.2. Nvel de Participao 2.5.2.1. MPMEs: at 100% (cem por cento) do valor dos itens financiveis; 2.5.2.2. Grandes Empresas: at 80% (oitenta por cento) do valor dos itens financiveis. 2.5.3. Prazos Os prazos de carncia e total da operao sero determinados em funo da capacidade de pagamento do empreendimento, da empresa ou do grupo econmico ao qual pertena. O prazo de carncia dever ser definido de forma tal que o trmino da carncia ocorra, no mximo, at 6 (seis) meses aps a data de entrada em operao comercial do empreendimento. 2.5.4. Esquema de Amortizao O esquema de amortizao dever obedecer ao estabelecido para o Produto BNDES AUTOMTICO. 3. LIMITE DE FINANCIAMENTO As operaes contratadas no mbito do BNDES CONSTRUO CIVIL comprometem o limite do Produto BNDES AUTOMTICO de R$ 10.000.000,00 (dez milhes de reais) por projeto de investimento, a cada perodo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de aprovao da operao, respeitado o referido limite tambm por Beneficiria. 4. GARANTIAS As definidas para o Produto BNDES AUTOMTICO. 5. SISTEMTICA OPERACIONAL Os pedidos de financiamento devero ser enviados ao BNDES segundo os procedimentos usuais aplicveis ao Produto BNDES AUTOMTICO, observadas as seguintes peculiaridades: 5.1. As operaes devero ser encaminhadas ao BNDES previamente contratao; 5.2. As operaes devero ser encaminhadas na Ficha Resumo da Operao FRO constante das normas do Produto BNDES AUTOMTICO, observado que o campo Linha ou Programa dever ser preenchido com BNDES QUALIDADE

-7-

CONSTRUO ou BNDES CONSTRUO INDUSTRIALIZADA, conforme o caso; 5.3. No Subprograma BNDES QUALIDADE CONSTRUO, juntamente com a FRO, dever ser encaminhada ao BNDES cpia da Declarao a que se refere o item 1.6.1.1 ou da constante do 1.6.2.1, conforme o caso. 6. CONTRATAO Na contratao dos financiamentos, devero ser seguidas as instrues relativas ao Produto BNDES AUTOMTICO, observado que: 6.1. Devero ser inseridas as Condies a serem observadas pelos Agentes Financeiros na contratao da operao com as Beneficirias Finais (TJLP) aplicveis s operaes no mbito do Produto BNDES AUTOMTICO. 6.2. Devero ser feitas as adaptaes s particularidades deste Programa, sendo livre a incluso de novas clusulas, desde que no conflitem com as Normas Operacionais vigentes. 7. DEMAIS ORIENTAES Aplicam-se ao presente Programa todas as demais condies e procedimentos operacionais estabelecidos para o Produto BNDES AUTOMTICO. 8. VIGNCIA Esta Circular entra em vigor na presente data, podendo ser atendidos os pedidos de financiamento protocolados no BNDES, para homologao, a partir do dia 23.06.2009 e at o dia 31.03.2011, observado o limite oramentrio do Programa. Para fins de controle de comprometimento dos recursos, o BNDES poder solicitar, a qualquer tempo, o envio de informaes relativas a operaes em curso nos Agentes Financeiros, bem como, definir limites de comprometimento por Agente Financeiro.

William George Lopes Saab Superintendente Substituto rea de Operaes Indiretas BNDES

You might also like