You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO E AUTOMAO SISTEMAS DE TRANSMISSO DE DADOS

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Rodrigo Dantas da Silva 2008020606 Sistema de Transmisso de Dados Prof. D. Sc. Adrio Duarte Doria Neto

Valentim

Junho de 2012

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Introduo
O homem, por sua natureza, sempre teve a necessidade de se comunicar. Foram sculos presos aos papis at que no fim do sculo XVIII e inicio do sculo XIX foram concebidas duas invenes que viriam, mais tarde, a ajudar na revoluo da forma como as comunicaes eram feitas, o telefone e o rdio, respectivamente. Hoje no podemos fugir ou nos abstermos da necessidade que temos dos meios de comunicao, da necessidade humana de se comunicar. Esta necessidade cada vez maior e os sistemas de transmisso de dados tornaram-se algo imprescindvel para a vida de todos, no encontramos algum que conseguisse seguir seu dia-a-dia e seus afazeres sem o auxilio de qualquer tecnologia de transmisso de dados, arcaica ou moderna.

Transmisso Sem Fio


As formas de comunicaes sem fio, ou wireless, so hoje responsveis por uma grande massa de dados transmitidos. Utilizadas no dia a dai mal percebemos sua presena, mas at para abrir o porto da sua casa quando voc esta chegando, voc esta usando uma tecnologia sem fio. Comunicao sem fio transmitir dados entre dispositivos sem que haja qualquer tipo de ligao fsica entre ambos, podemos utilizar frequncias de rdio, luz, laser e infravermelho.

Figura 1 - Espectro Eletromagntico

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Infravermelho
O sistema de transmisso sem fio utilizando o espectro de infravermelho foi desenvolvido na dcada de 90 por um conjunto de empresas, pode transmitir uma grande quantidade de informao e tem um baixo custo para implementao. Sistemas infravermelhos utilizam um emissor composto por um LED (Light Emitting Diode Diodo Emissor de Luz) e um receptor, que podem figurar separados ou juntos, sendo chamado neste caso do transceptor. Podem operar em full-duplex, enviando e recebendo dados ao mesmo tempo, ou em modo half-duplex, enviando e recebendo dados cada dispositivo por vez, e as taxas de comunicao podem variar de 75kbps a 100Mbps, dependendo da classificao utilizada (tabela 1). Classificao Serial Infrared (SIR) Medium Infrared (MIR) Fast Infrared (FIR) Very Fast Infrared (VFIR) Ultra Fast Infrared (UFIR) nica
Tabela 1 - Sistema Infravermelho

IrDA Data1 IrDA Control2

Taxa 115,2 kbps 1,152 Mbps 4 Mbps 16 Mbps 100 Mbps ~75 kbps

Os sistemas infravermelhos no interferem em sistemas que trabalham com espalhamento espectral permitindo assim o uso conjunto das duas tecnologias. Seu calcanhar de Aquiles, no entanto, est diretamente ligado luz do sol, sofrendo interferncia da mesma devida sua composio se encontrar tambm no intervalo infravermelho do espectro eletromagntico. Porm esta no a nica limitao, o infravermelho tem a limitao de no atravessar paredes ou obstculos opacos, mas o que por um lado uma limitao, por outro d a liberdade de utilizarmos, em ambientes separados do mesmo local a mesma frequncia para troca de dados que ainda assim no teramos interferncia. As aplicaes dessa tecnologia para troca de grandes volumes de dados e seu baixo custo tm um grau de pertinncia to alto, que recentemente cientistas norte-americanos desenvolveram uma rede sem fio que, em vez de ondas de rdio, utiliza luz infravermelha para transmitir os dados. A nova rede wi-fi desenvolvida obteve velocidades de 6 a 14 vezes mais rpidas que as redes wi-fi existentes, chegando a transmitir 1 Gigabyte por segundo. Feixe de luz infravermelha

Figura 2 - Conexo Infravermelho

1 2

IrDa Data - Utilizado para sistemas que interagem para troca de dados. IrDA Control Utilizado com propsito de transmitir pequenos pacotes de dados, como no uso de perifricos (mouse, teclado, celulares, microfones, joysticks).

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Estdo d Arte
O objetivo do presente trabalho aplicar as teorias discutidas em sala de aula, contudo visto a gama terica inerente ao escopo da disciplina iremos aqui desenvolver o controle de um sistema autmato, representado neste trabalho por um carro de brinquedo, via sistema de comunicao sem fio, neste caso, sistema infravermelho. Infravermelho uma tecnologia de comunicao sem fio bem simples de ser trabalhada, porm como foi dito anteriormente possui algumas desvantagens nas quais deve-se ter ateno. Toda a parte fsica (hardware) foi implementada utilizando : ATmega 328p CI L298P TSOP 4840 Controles remotos Motores DC (Arduino UNO) (Ponte H) (Receptor Infravermelho) (Televisores, aparelhos de som, etc.)

No Arduino utilizado foi embarcado um pequeno sistema (desenvolvido utilizando a linguagem C) que ao receber um sinal de luz pelo receptor infravermelho, interpreta o sinal enviado pelo controle remoto e gera o controle dos motores. Assim como qualquer tecnologia de transmisso de dados, os controles remotos trabalham em uma frequncia para transmitir informao, este utiliza faixas prximas de 40Khz, mas cada qual de acordo com especificaes de seus fabricantes. Cada fabricante utiliza protocolos diferentes de codificao, como o caso da Panasonic que utiliza o RC80, o RC5 e RC6 so utilizados pela Philips, o SIRC3 utilizado pela Sony.

Figura 3 - Exemplo de um sinal de controle remoto

Codificao
Foi desenvolvida uma breve pesquisa e estudos em torno dos protocolos utilizados pelos controles remotos. Um dos controles utilizados neste trabalho foi um Sony, ento demonstremos como funciona:

SIRC Serial InfraRed Control

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO Seu perodo fundamental T de 600s e o sinal enviado em espaos mltiplos desse espao de tempo. Bit de inicio: Como todo protocolo de comunicao este utiliza um indicador de inicio, um cabealho, que tem largura de 4T, ou seja, 2,4 ms. S aps o envio deste cabealho sero enviados os demais bits, que tm perodos mais curtos e que so enfim a informao til. Bit 1: O bit alto (verdadeiro) se codifica mediante um espao vazio de largura T mais um pulso tambm de largura T. Bit 0: O bit baixo (falso) se codifica por um espao vazio de largura T mais um pulso de largura 2T (1.2 ms).

Figura 4 - Protocolo SIRC

Como visto, o protocolo utilizado bastante simples, uma vez que sinal limitado por pulsos de largura T, 2T e 4T, o que os fazem suficientemente diferentes entre si e fceis de serem detectados. Porm, o protocolo SIRC trabalha com palavras de 12, 15 e 20 bits de informao e isso difere de aplicao para aplicao. Basicamente o sinal se divide em: 7 bits de comando; 5 ou 8 bits de endereamento do dispositivo (para o caso de utilizar o mesmo controle para vrios dispositivos); 8 bit de dados adicionais (caso utilize palavras de 20 bits);

Figura 5 - Protocolo SIRC - 12bits

Figura 6 - Protocolo SIRC - 15bits

Figura 7 - Protocolo SIRC - 20bits

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO So nos 7 bits de comando que vo a informao que precisamos para este trabalho, os mesmos so codificados em binrio natural e ordenados do menos significativo para o mais significativo. Os demais bits sero desconsiderados para este caso.

Controle
Aps a decodificao do sinal, o sistema interpreta o comando utilizado e executa a funo devida. Neste caso, o sistema faz um controle simples de um carro de brinquedo, no controle Sony utilizado, o controle restringe-se ao uso do teclado direcional, quanto ao controle do Aparelho de Som Automotivo utilizado, o controle feito utilizando as teclas de qualquer um deles, suas funcionalidades sero descritas mais a frente. O Arduino age como mestre sobre o L298P, que neste caso o escravo, utilizando comunicao por fio de quatro vias. Duas das vias so para acionar os motores, para isto utilizamos um sinal PWM4, as outras duas vias so utilizadas para enviar o bit que define a direo de rotao dos motores.

Figura 8 - Esquemtico de montagem

PWM (Pulse-Width Modulation | Modulao por largura de pulso) um sinal que pode transporta qualquer informao sobre um canal ou controlar o valor de alimentao entre a carga. No caso apresentado, o sinal utilizado para controle do valor de alimentao dos motores do carrinho.

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Concluso
Atualmente a tecnologia infravermelha est ultrapassada, em quase duas dcadas de existncia no houve nenhuma melhoria significativa em sua interface, inviabilizando assim uma boa concorrncia com as demais tecnologias de transmisso de dados. Porm uma tecnologia que oferece um grande potencial quando nos referimos automao em residncias ou pequenos pontos comerciais. Pode ser oferecido o manuseio de diversos dispositivos de climatizao, iluminao, entretenimento e at segurana a partir de um nico controle. Recentemente pesquisadores desenvolveram uma rede utilizando infravermelho que supera as velocidades atuais de troca de dados de uma rede wi-fi (5). Isso nos mostra o quo promissor pode ser tal tecnologia. Nesta tarefa desenvolvida, apesar da aplicao simples percebemos futuras possibilidades de replicar, de forma anloga, este trabalho desenvolvendo um foco no mbito de automao, residencial ou comercial, ou ainda em ambientes industriais limpos e que tm necessidades de comunicao sem fio, porm com limitaes nas aplicaes devido ao uso de frequncias ou bandas. A aplicao desenvolvida mostrou que no h uma necessidade de alinhamento entre emissor e receptor. Foram obtidos resultados positivos testando a aplicao utilizando uma abertura de aproximadamente 180, utilizando tambm dois diferentes dispositivos emissores (controles remotos).

Figura 9 - Exemplificao de Automao Domstica

Revista Galileu Wi-Fi infravermelho at 14 vezes mais veloz Acessada em 13 de Junho de 2012 - http://goo.gl/QkMWq

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Apendice A - Imgens
Controle Remoto

Figura 10 - Configuraes de funcionalidades

Osciloscpio

Figura 11 - Teste utilizando osciloscpio para avaliao do sinal recebido

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

Projeto Final

Figura 12 - Imagem do projeto finalizado

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

10

Apendice B Codigo
#include <IRremote.h> int int int int int RECV_PIN = 13; PWMA = 10; PWMB = 11; DIRA = 8; DIRB = 9;

IRrecv irrecv(RECV_PIN); decode_results results; void setup(){ pinMode(PWMA, pinMode(PWMB, pinMode(DIRA, pinMode(DIRB, } void loop(){ if (irrecv.decode(&results)) { // controle SONY controle MP3 Player if((results.value == 752) || (results.value == 16718055)){ analogWrite(PWMA,191); digitalWrite(DIRA, HIGH); } if((results.value == 2800) || (results.value == 16730805)){ analogWrite(PWMA,191); digitalWrite(DIRA, LOW); } if((results.value == 3280) || (results.value == 16734885)){ analogWrite(PWMB,255); digitalWrite(DIRB, HIGH); } if((results.value == 720) || (results.value == 16716015)){ analogWrite(PWMB,255); digitalWrite(DIRB, LOW); } if((results.value == 2672) || (results.value == 16726215)){ analogWrite(PWMA,0); analogWrite(PWMB,0); } delay(500); irrecv.resume(); // Recebe o prximo valor } } OUTPUT); OUTPUT); OUTPUT); OUTPUT);

irrecv.enableIRIn(); // Habilita receber dados IR

CONTROLE E TRANSMISSO DE DADOS UTILIZANDO CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO

11

Referencis
Decodificando el Infrarrojo: SIRC. [Citado em 3 de Dez. de 2009] disponvel em http://libertadelectronica.wordpress.com/2009/12/03/decodificando-el-infrarrojo-sirc/ Sony SIRC Protocol. [ltima atualizao em 23 de Maio de 2011] disponvel em http://www.sbprojects.com/knowledge/ir/sirc.php Sony SIRC Protocol. In: PIC http://www.pic_examples.byethost3.com/SIRC.html Examples. disponvel em

Comunicao RC5 com o dsPIC. [Citado em 1 de Fev. de 2008] disponvel em http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/492 Receptor Infravermelho TSOP4840 : Dados tcnicos. Disponvel http://literarizando.wordpress.com/2009/03/30/como-fazer-citacoes-em-trabalhoscientificos/ em

Como funcionam os controles remotos. In: Como Tudo Funciona. disponvel em http://eletronicos.hsw.uol.com.br/controle-remoto2.htm

You might also like