You are on page 1of 8

By: Paulo Scar

Qumica
Definies Matria: tudo que tem massa e ocupa lugar no espao. Ento se pode concluir que massa e volume so propriedades gerais da matria.

1. As transformaes da matria
Definio: toda e qualquer alterao sofrida pela matria. Tanto pode ser um fenmeno fsico ou fenmeno qumico. Fenmenos fsicos: So transformaes da matria que no muda sua composio e seus efeitos so sempre reversveis. Ex: Transformao da gua em gelo, dilatao do mercrio ao ser exposto ao calor e outros. Fenmenos Qumicos: So transformaes na matria que muda sua composio inicial, suas transformaes so irreversveis. Ex: Amadurecimento de uma fruta, A queima da madeira, derretimento do acar. E outros fenmenos. A matria pode se apresentar em trs estados fsicos: SLIDO, LIQUIDO e GASOSO.

2. Sistemas da matria.
Quando passamos a estudar uma poro limitada da matria, passamos a cham-la de sistema em estudo. Quando observados podemos notar que esses sistemas podem se apresentar: uniforme ( ex: A gua) e no-uniforme (ex : corte transversal da madeira)

Sistema Homogneo: Os que se apresentam uniforme, ou seja, com caractersticas idnticas em todos seus pontos. Sistemas Heterogneo: Os que no se apresentam uniformes, ou seja, no possuem caractersticas iguais em todos os pontos.

3. Fases de um Sistema
Considere os exemplos abaixo:

Em um sistema Heterogneo, as pores homogneas so denominadas fases. No exemplo do sistema gua/leo, temos duas fases liquidas; no caso do granito, temos trs fases slidas. Assim, quanto ao numero de fases, os sistemas so classificados: Sistemas monofsicos: tm uma nica fase ( Logo, so homogneos) Sistemas polifsicos: possuem mais de uma fase (portanto, so sempre heterogneos)

Obs.: importante no confundir o numero de fases com o de componentes. Ex: Um copo com gua salgada + Gelo + Sal no-dissolvido Podemos concluir que: a) Trs fases: uma fase do gelo (slido)+ uma fase do sal no dissolvido (slido) + uma fase da gua no dissolvida (lquido) b) Dois componentes: a gua ( na fase lquida e slida, como o gelo) e o sal na fase slida

4. Estados fsicos da Matria


Geralmente, a matria se apresenta em trs estados fsicos:

Se acompanharmos a mudana de estado da gua com um termmetro que permita registrar as temperaturas, iremos notar que o gelo puro (ponto de fuso) derrete a 0 e a gua pura ferve a 100 ( ponto de ebulio da gua. Se estas informaes forem transportadas para um grfico, teremos o chamado de diagrama de mudana de estados fsicos.

S+L: Fuso L+G: Ebulio Se tivermos uma mistura (ou substancia impura), os patamares encontrados acima no sero mais encontrados. Assim, por exemplo, uma mistura de gua e sal ter um intervalo, ou faixa, de fuso abaixo de 0 e um intervalo de ebulio acima de 100 , . Densidade o quociente da massa pelo volume do material ( a uma dada temperatura). d =m V d: densidade (em g/ cm ou g/ mL) m: massa (em g) V: volume da substncia ( em cm ou m/L)

5. Propriedades Especficas da Matria


Cada substncia tem sua particularidade em relao s outras, ou seja, vamos apresentar algumas propriedades especficas que tornam cada substncia nica, so elas: a) Calor Especfico: A quantidade de calor necessria para aumentar 1 a temperatura de 1 g do material (ex: A gua, pois C ela precisa de 1 caloria para ter sua temperatura aumenta em 1 , dizemos ento que o calor especfico da gua 1 cal/ g . C C)

b) Solubilidade: a maior massa (geralmente em gramas) do material que podemos dissolver em uma dada quantidade de um lquido (geralmente expressada em Litros) , a dada temperatura (por exemplo, podemos dissolver , no mximo, 365g de sal comum em 1 L de gua a 20 C). c) Ponto de Fuso: Designa a temperatura qual uma substncia passa do estado slido para o estado lquido. d) Ponto de Ebulio: Designa a temperatura qual a substncia passa do estado liquido para o gasoso.

5. Processo de Separao de Misturas


a) Filtrao: Serve para desdobrar (separar) misturas heterogneas de um slido disperso em um liquido ou em um gs. Em laboratrios, a filtrao realizada em um funil com uma folha de papel de filtro. s vezes, esse processo demorado, ento, para apressar usa-se a filtrao vcuo, ou melhor dizendo, a filtrao presso reduzida

b) Decantao: Tambm um processo mecnico que serve para separar misturas heterogneas de um slido num lquido, ou de dois lquidos imiscveis entre si. Por exemplo, a areia que est em suspenso na gua vai, lentamente, se depositando no fundo do recipiente (Sedimentao), no final a gua poder ser separada ou por inclinao cuidadosa do recipiente (decantao), ou, por aspirao com auxlio de um sifo (sifonao).

By: Paulo Scar

Pode-se tambm acelerar o processo da sedimentao com o uso da centrifugao, com a acelerao provocada pela rotao, as partculas slidas sedimentam mais depressa.

Nos laboratrios, empregam-se os funis de separao (ou de decantao, ou de bromo) para separar lquidos imiscveis de densidades diferentes.

By: Paulo Scar

c) Destilao: um processo fsico de separao de misturas homogneas, como as solues de slidos em lquidos (Destilao Simples) ou as solues de dois ou mais lquidos (Destilao fracionada). Em laboratrios, a aparelhagem normalmente utilizada a seguinte:

By: Paulo Scar

d) Cristalizao: um processo fsico que serve para separar e purificar slidos. Por exemplo, a gua do mar contm vrios sais, e com a evaporao lenta da gua, o sal comum (cloreto de sdio) cristaliza-se antes dos outros sais e, assim, separado. e) Dissoluo Fracionada: aplicvel quando apenas um dos dois componentes da mistura solvel em liquido. Por exemplo, uma mistura de sal + areia, colocando a mistura em gua, o sal ira se diluir na gua, ento faz a separao da areia por decantao, e por evaporao separamos a gua do sal.

By: Paulo Scar

You might also like