You are on page 1of 8

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.

com

AULA 19 AS GARANTIAS PROCESSUAIS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


REMDIOS CONSTITUCIONAIS

Os remdios constitucionais so garantias constitucionais, isto , medidas utilizadas para tornar efetivo o exerccio dos direitos. A ao popular o meio constitucional, em que qualquer cidado poder dispor para obter a invalidao de atos ou contratos administrativos ilegais ou lesivos ao patrimnio federal, estadual ou municipal. Porm para propor esta ao preciso respeitar alguns requisitos, pois s pode ser proposta por cidado brasileiro, tem que haver a ilegalidade na formao ou no objeto do ato, tem que haver a lesividade ao patrimnio pblico. O mandado de segurana ser o remdio constitucional contra autoridades publicas e agentes de pessoas jurdicas privadas com atribuio de Poder Pblico e ser proposto contra a autoridade coatora. A autoridade coatora aquela que concretiza a leso a direito individual como decorrncia de sua vontade. O mandado de segurana tambm poder ser coletivo. J o mandado de injuno, tem como finalidade viabilizar o exerccio de um direito constitucionalmente previsto e que depende de regulamentao por estar previsto em uma norma constitucional de eficcia jurdica limitada. Pode ser impetrada por qualquer pessoa, natural ou jurdica. A legitimidade passiva ser do rgo ou poder incumbido a elaborar a norma. O habeas data um remdio constitucional que tem por finalidade proteger e esfera intima dos indivduos, possibilitando-lhes a obteno e retificao de dados e informaes constantes de entidades governamentais ou de carter pblico. Um dos ltimos remdios constitucionais o habeas corpus, que a ao penal de natureza constitucional, que tem como finalidade prevenir ou sanar a ocorrncia de violncia ou coao na liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Suas espcies so o preventivo e o libertatrio.
1) HABEAS CORPUS - art. 5, LXVIII, da CF

O habeas corpus foi primeira garantia concedida por Joo Sem Terra, monarca ingls, na Carta Magna. No Brasil a primeira manifestao foi em 1821, pelo alvar emitido por Dom Pedro I, que assegurava a liberdade de
O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

locomoo. Portanto com a terminologia Habeas Corpus somente apareceu em 1830 no Cdigo Criminal. A Constituio de 1891 foi a primeira a estabelecer o Habeas Corpus, permanecendo nas Constituies subseqentes, inclusive na Constituio de 1988, que estabelece no art. 5, LXVIII que conceder-se habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofre violncia ou coao em sua liberdade de locomoo por ilegalidade ou abuso de poder. Este remdio foi utilizado inicialmente para garantir no s a liberdade fsica, mas tambm os outros direitos que tinham por pressuposto bsico a locomoo. O autor da ao constitucional de Habeas Corpus recebe o nome de impetrante, e o individuo em favor do qual se impetra o paciente, podendo ser o prprio impetrante, e a autoridade que pratica a ilegalidade ou abuso de poder, a autoridade coatora ou impetrado. O impetrante pode ser qualquer pessoa fsica, nacional ou estrangeira, em sua defesa ou em favor de terceiro, podendo ser o Ministrio Pblico ou mesmo pessoa jurdica em favor de pessoa fsica. O magistrado, na qualidade de juiz de direito, no exerccio da atividade jurisdicional, a Turma Recursal, o Tribunal podero conceder de oficio, em exceo ao principio da inrcia do rgo jurisdicional. Esta ao pode ser formulada sem advogado, no tendo que obedecer nenhuma formalidade processual ou instrumental, sendo gratuita. Poder ser proposta para trancar ao penal ou inqurito policial, bem como em face de particular. O rgo competente para apreciar a ao de habeas corpus ser determinado de acordo com a autoridade coatora, sendo que a Constituio prev algumas situaes atribuindo previamente a competncia a tribunais, em razo do paciente. O Habeas Corpus ser preventivo quando algum se achar ameaado de sofrer violncia ou coao e sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Quando a constrio ao direito de locomoo j se consumou, o habeas corpus ser liberatrio ou repressivo, para cessar a violncia ou coao. Conceito: ao penal de natureza constitucional, cuja finalidade prevenir ou sanar a ocorrncia de violncia ou coao na liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Tem como partes:

O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

Sujeito ativo: qualquer pessoa, homem, mulher, maior, menor, capaz, incapaz, nacional, estrangeiro, no exigindo sequer que tenha capacidade postulatria (no precisa ser advogado) Sujeito passivo: contra ato de qualquer agente, no exerccio de funo pblica. Assim, sempre que algum atuar em nome do Estado e, nesta qualidade, constranger ilegalmente a liberdade de outrem cabe HC. A CF no exclui o ato de particular, h controvrsia Espcies: preventivo e liberatrio.
2) HABEAS DATA - art. 5, LXXII, da CF

O habeas data foi introduzido pela Constituio de 1988, e estabelece que conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, e tambm para a retificao de dados , quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Esta garantia constitucional do habeas data foi regulamentada pela Lei n9. 507/97, destina-se a disciplinar o direito de acesso a informaes, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, para o conhecimento ou retificao, todas referentes a dados pessoais, concernentes pessoa do impetrante. No se pode confundir o habeas data com o direito de obter certides ou informaes de interesse particular coletivo ou geral. Havendo recusa no fornecimento de certides ou informaes de terceiros o remdio prprio o mandado de segurana e no o habeas data. O habeas data ser impetrado quando o pedido for para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante. A legitimidade ativa de qualquer pessoa fsica ou jurdica, que ajuizar ao constitucional para ter acesso s informaes a seu respeito. J a legitimidade passiva ser preenchida de acordo com a natureza jurdica do banco de dados. A competncia esta prevista na Constituio e no art. 20 da Lei n9507/97, estabelecendo que compete ao STF processar e julgar o habeas data contra os atos do Presidente da Repblica, das mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador Geral da Repblica e do prprio STF; compete ainda ao STF julgar em recurso ordinrio o habeas data decidido em nica instncia pelos Tribunais
O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

Superiores, se denegatria a deciso; Ao STJ compete processar e julgar, originariamente, os habeas datas, contra ato do Ministro de Estado, dos Comandante da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ou do prprio tribunal; de competncia originria dos TRF para processar e julgar os habeas data contra ato do prprio tribunal ou do juiz federal; Aos juzes federais compete processar e julgar os habeas data contra ato de autoridade federal, excetuados os casos de competncia dos tribunais federais; A competncia do TSE de julgar em grau de recurso habeas data denegado pelo TRE; E aos Estados a competncia ser definida pela Constituio Estadual. Conceito: e um remdio constitucional, que tem por finalidade proteger a esfera ntima dos indivduos, possibilitando-lhes a obteno e retificao de dados e informaes constantes de entidades governamentais ou de carter pblico. Objeto: assegurar o direito de acesso e conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante e o direito retificao desses dados. Caractersticas: a) uma ao, pois invoca a tutela jurisdicional, devendo preencher as condies da ao; b) de natureza mandamental; c) seu contedo de natureza constitutiva quando visa a retificao; d) ao personalssima, no se admite pedido de terceiros, nem sucesso no direito de pedir. e) no depende de prvio pedido administrativo. Procedimento: enquanto no houver disciplinao legal, deve ser aplicado o MS, desde que desnecessria a produo de prova, se contrrio o rito ser o ordinrio. Sigilo - art. 5, XXXIII - dispe que o direito de receber dos rgos pblicos informaes no inclui aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

3) MANDADO DE INJUNO - art. 5, LXXI, da CF A Constituio Federal estabelece que se conceder mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direito e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania.
O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

Os dois requisitos constitucionais para o mandado de injuno so: norma constitucional de eficcia limitada, prescrevendo direitos, liberdades constitucionais e prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; e a falta de norma regulamentadora, tornando invivel o exerccio dos direitos, liberdades e prerrogativas. Qualquer pessoa poder ajuizar o mandado de injuno, quando a falta de norma regulamentadora estiver inviabilizando o exerccio de direitos, liberdades e prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. O STF admitiu ajuizamento de mandado de injuno coletivo. O plo passivo da ao, somente a pessoa estatal poder ser desmandada e nunca o particular. Compete ao STF, a guarda da Constituio, podendo processar e julgar mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica , do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas casas legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores ou do prprio STF; compete tambm ao STF julgar e processar em recurso ordinrio o mandado de injuno decidido em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; Compete ao STJ processar e julgar, o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuados os casos de competncia do STF e dos rgos da Justia Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do Trabalho e da Justia Federal; a competncia do TSE de julgar em grau de recurso mandado de injuno denegado pelo TER. Finalidade: em tese, viabilizar o exerccio de um direito constitucionalmente previsto e que depende de regulamentao por estar previsto em uma norma constitucional de eficcia jurdica limitada. Legitimidade ativa: qualquer pessoa, natural ou jurdica. Legitimidade passiva: rgo ou poder incumbido de elaborar a norma. Procedimento: se no houver necessidade de produo de provas segue o rito do MS, havendo dilao probatria segue o rito ordinrio.

4) MANDADO DE SEGURANA - art. 5, LXIX, da CF.

O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

O mandado de segurana uma ao constitucional de natureza civil, qualquer que seja a natureza do ato impugnado, seja ele administrativo, seja ele jurisdicional, criminal, eleitoral, trabalhista, etc. A Constituio de 1988 define conceder-se- mandado de segurana para proteger direito liquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de suas atribuies do Poder Pblico. Excluindo-se a proteo de direitos inerentes liberdade de locomoo e ao acesso ou retificao de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, atravs do mandado de segurana busca-se a invalidao de atos de autoridade ou a supresso dos efeitos da omisso administrativa, geradores de leso a direito liquido e certo, por ilegalidade ou abuso de poder. O direito lquido e certo aquele que ode ser demonstrado de plano mediante prova pr constituda, sem a necessidade de dilao probatria. O cabimento do mandado de segurana d-se quando perpetuada a ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de suas atribuies do Poder Pblico. O legitimado ativo, sujeito ativo, impetrante o detentor de direito liquido e certo no amparado por habeas corpus o habeas data. Pode ser toda pessoa fsica, jurdica, rgos pblicos despersonalizados, porm com capacidade processual, universalidades de bens e direitos, agentes polticos, o Ministrio Pblico. J o legitimado passivo, sujeito, impetrado a autoridade coatora responsvel pela ilegalidade ou abuso do poder, autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de suas atribuies do Poder Pblico. A competncia para processar e julgar o mandado de segurana depender da categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo definida nas leis infraconstitucionais, bem como na prpria CF. O mandado de segurana coletivo se diferencia do individual pelo seu objeto e na legitimidade ativa. Pois o mandado de segurana coletivo tem como objeto a proteo de direito liquido e certo, no amparado por habeas data e habeas corpus, contra atos ou omisses ilegais ou com abuso de poder de autoridade, buscando a preservao ou reparao de interesses transindividuais, quais sejam, individuais, coletivos e difusos. Pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional, organizao sindical, entidade de classe, associao,
O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

desde que estejam legalmente constitudas e em funcionamento h pelo menos 1 ano, em defesa de interesses de seus membros ou associados. Tem como partes: Sujeito passivo: autoridades pblicas e agentes de pessoas jurdicas privadas com atribuio de Poder Pblico. proposto contra a autoridade coatora e no contra a pessoa jurdica. Autoridade coatora: ser sempre aquela que concretiza a leso a direito individual como decorrncia de sua vontade (aquela que tem poder de desfazer o ato). No ato colegiado (formado por varias vontades) deve ser impetrado contra o presidente, no ato complexo (se forma pela vontade da autoridade, mas dependendo de referendo de autoridade superior) impetrado contra a autoridade inferior que elaborou o ato, j que a autoridade superior fez mera conferncia. No cabe MS contra ato de particular. Sujeito ativo: s o prprio titular do direito violado, qualquer pessoa natural ou jurdica. Litisconsrcio admite-se no plo ativo e passivo Direito lquido e certo: a certeza quanto situao de fato. o direito certo quanto a sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercido no momento da sua impetrao. Pode ser provado documentalmente. Prazo para interposio: 120 dias. Procedimento: recebida a petio, notifica a autoridade para, em 10 dias prestar informaes; em seguida os autos vo ao MP para parecer, em 5 dias, seguindo-se, imediatamente, a sentena. No h dilao para provas. As informaes no tem natureza de contestao e sua falta no gera confisso. Liminar: possvel Sentena: s faz coisa julgada material quanto enfrentar o mrito, ou seja, quando declarar a legalidade ou ilegalidade do ato.

5 ) MANDADO DE SEGURANA COLETIVO - art. 5, LXX, da CF. Tem como partes:


O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

Curso de Bacharelado em Direito 2 Semestre Disciplina: Direitos Fundamentais Profa: Mariana kalume Email: profa.marianakalume@hotmail.com

Legitimidade ativa: s pode ser impetrado por partido poltico com representao no CN ou organismo sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. O impetrante atua como substituto processual dos associados, ou seja, age em nome prprio na defesa de interesse de terceiro (deve ser autorizada - estatuto). Legitimidade passiva: se os associados estiverem sob a rea de atuao de autoridades diferentes, a impetrada ser a que estiver sobre todos, ainda que no tenha praticado o ato (no h litisconsrcio) Objeto: as relaes jurdicas precisam ser determinadas, mas no precisam ser todas demonstradas na inicial

O contedo deste material propriedade intelectual de 2011 Mariana Moreira Kalume: proibida sua utilizao, manipulao ou reproduo, por pessoas estranhas e desvinculadas de suas atividades educacionais sem a devida, expressa e prvia autorizao.

You might also like