You are on page 1of 12

O DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

Eliane Rosrio Paim 1 Neide Aparecida Frigrio


1

RESUMO
Cada escola tem a sua histria, suas preocupaes que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma populao formada por diversos grupos tnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenas. O objetivo foi observar como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Diversificar no significa formar grupos homogneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecer a troca de experincia e o crescimento de cada um. As crianas so o resultado de suas experincias e da troca com o outro. Para compreender seu desenvolvimento preciso considerar o espao em que elas vivem, a maneira que constroem significados. Enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para a mobilizao das potencialidades no tarefa fcil. H alguns desafios que favorecem o trabalho diversificado: primeiro, o currculo, a interdisciplinaridade. Segundo a mobilizao das potencialidades. Terceiro aspectos detectados na pesquisa. O mtodo emprico de observao sistematizado empregado ajudou a perceber que escola ter que estar disposta a romper com o sistema convencional de ensino, para produzir saberes em diferentes nveis de aprendizagens. PALAVRAS-CHAVE: Diversidade Cultural; Currculo; Interdisciplinar.

ABSTRACT
Each school has its own history, their own concerns, which make them different from each other. The school community has a population formed by many ethnic groups with their habits, their rituals and their beliefs. The objective was to observe how the school has been accepting the challenge of working the cultural diversity. The diversified work involves activities accomplished in groups or individually, previously planned or of free choice for students and/or teacher. To diversify doesnt mean to form homogeneous groups with the same difficulties, but the existent diversity in the group will favor the change of experience and the growth of each one. Children are the result of their experiences and of the change with the other. To understand his/her development it is necessary to consider the space in which they live, as the way they build meanings. To face the challenge of working the cultural diversity in the classroom for the mobilization of the potentialities is not an easy task. There are some challenges that favor the diversified work: first, the curriculum, and the interdisciplinary. Second the mobilization of the potentialities. Third aspects detected in the research. The empiric method of observation systematized used helped to notice that school will have to be willing to break with the conventional system of teaching, to produce knowledge in different levels of learning. KEY-WORDS: Cultural diversity; Curriculum; Interdisciplinary

1 INTRODUO
1

Graduandas do 7 perodo do Curso de Pedagogia, Diurno, UNIVEN/INESV.

A abordagem do termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceo dos mais sensveis aos mais pragmticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rpidos, dos vindos de famlias estruturadas e aos de lares desestruturados. Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenas tornam-se problemas ao invs de oportunidades para produzir saberes em diferentes nveis de aprendizagens. A escola o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratgias de aprendizagens diferentes. Este artigo o resultado de uma pesquisa de campo realizada com professores e alunos das 5 sries do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Nova Vencia, com objetivo de observar como a escola tem enfrentado o desafio de oferecer um ensino que respeite a cultura da comunidade escolar, para motivar as potencialidades dos alunos, desenvolvendo uma aprendizagem significativa numa perspectiva social: escola/professor/aluno/pais/comunidade. Proporcionando assim, um ambiente escolar num local de formao de alunos ativos criativos, solidrios e com uma conscincia crtica do real papel do ser humano no ambiente em que vive. O trabalho dividi-se em trs partes. A primeira a diversidade cultural: currculo e interdisciplinaridade. Segundo o desafio de mobilizar competncias. Terceiro, Aspectos Detectados na Pesquisa.

2 A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA UM GRANDE DESAFIO


Sabe-se hoje que o ser humano tem um conjunto de clulas do sistema nervoso to particular quanto impresso digital (PERRENOUD, 2000). Vygotsky utiliza a expresso Zona Proximal para esclarecer como se estrutura (atividade)

aprendizagem e a interao das pessoas do ponto de vista da construo do conhecimento. A aprendizagem no depende apenas da estrutura biolgica, mas tambm do meio da qualidade dos estmulos recebidos desde a infncia. Portanto, cada pessoa tem uma histria particular e nica, formada por sua estrutura biolgica, social e cultural. A escola um local formado por uma populao com diversos grupos tnicos, com seus costumes e suas crenas. Segundo Morin (2001, p. 56):
a cultura constituda pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibies, estratgias, crenas, idias, valores, mitos, que se transmite de gerao em gerao, se reproduz em cada indivduo, controla a existncia da sociedade e mantm a complexidade psicolgica e social. No sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.

Diante da diversidade de culturas dentro de diversas culturas de competncia do professor ter claros os objetivos e resultados que pretendem alcanar com uma atividade para que os alunos tenham as mesmas oportunidades, mas com estratgias diferentes. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente previamente planejadas ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Salientando, que diversificar no significa formar grupos homogneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecer a troca de experincia e o crescimento de cada um. Para Vygotsky, as crianas so o resultado de suas experincias e da troca com o outro. Para compreender seu desenvolvimento preciso considerar o espao em que elas vivem, a maneira que constroem significados. Perrenoud (2000, p. 90), aborda que enfrentar o desafio de propor um ensino que respeite a cultura da comunidade significa constatar cada realidade social e cultural com a preocupao de traar um projeto pedaggico para atender a todos sem exceo. Tal afirmativa est amparada pelo Art. 210 da Constituio Federal: -Sero fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais. Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB.

Tambm

sendo

complementada

pelos

Parmetros

Curriculares

Nacionais:

Pluralidade Cultural.

2.1 A DIVERSIDADE CULTURAL E O DESAFIO CURRICULAR a escola um dos locais onde o cenrio da diversidade se desdobra marcando a vida social brasileira. Contudo, a histria do Brasil deixou claro que os colonizadores fizeram com que a sua cultura dominasse aniquilando as outras manifestaes culturais, com objetivo de manter o poder centralizador. Para que se consiga uma mudana expressiva no ensino e umas revolues culturais exigiram-se uma articulao entre os currculos e uma poltica educacional comunitria. Vale lembrar aceitao de Silva, (2002, p. 34):
para Bourdieu e Passeron, a dinmica da reproduo est centrada no processo de reproduo cultural. atravs da reproduo cultural dominante que a reproduo mais ampla da sociedade fica garantida. A cultura que tem prestgio e valor social justamente a cultura das classes dominantes: seus valores, seus gostos, seus costumes, seus hbitos, seus modos de se comportar e agir. Na medida em que essa cultura tem valor em termos sociais; na medida em que ela vale alguma coisa; na medida em que ela faz com que a pessoa que a possui obtenha vantagens materiais e simblicas, ela se constitui como capital cultural. [...] Finalmente, o capital cultural manifesta-se de forma incorporada, introjetada, internalizada.

Um currculo e uma pedagogia democrtica, segundo Aplle, citado por Silva (2002): devem comear pelo reconhecimento dos diferentes posicionamentos sociais e repertrios culturais nas salas de aula, assim como as relaes de poder entre eles se estiverem preocupados com tratamento realmente igual. [...] devemos fundamentar o currculo no reconhecimento dessas diferenas que privilegiam nossos alunos de formas evidentes. Considerando o enforque terico de Giroux na organizao curricular, faz-se necessrio apreciar as diversas vozes ideolgicas: a voz da escola, do aluno e do professor, (MOREIRA, 2002, p. 12). nessas conscincias interagidas que fomentar subsdios na construo de um currculo que venha atender a todas as culturas. Como ressalta o texto do documento sobre pluralidade cultural dos Parmetros curriculares nacionais (PCN 1997, p. 15) diz: saber discutir pluralidade

a partir das diferenas dos prprios alunos um modo de conduzir o tema de forma mais prxima da realidade brasileira.

2.2 A DIVERSIDADE CULTURAL E O DESAFIO INTERDISCIPLINAR Como ressalta Barbosa (1991:65):


inmeras vezes, na atividade educacional, temos feito referncia interdisciplinaridade. Principalmente por ocasio da elaborao dos planejamentos anuais fala-se em integrar Algumas disciplinas, mas nunca se chega a um consenso de modo faz-lo. Quase sempre no, efetivao dessa prtica decorre da ausncia de conhecimento do seu significado, falta algum que tome para si o compromisso de lev-la adiante ou, ainda, as normas educacionais apresentam-se como obstculos naturais construo da interdisciplinaridade do conhecimento. Com efeito, no ser procurado quem facilite o processo que a interdisciplinaridade se realizar.

Barbosa (1985:19), resgata a idia de totalidade para o conhecimento:


historicamente podemos apontar como fundamento da interdisciplinaridade a idia de totalidade, paulatinamente substituda pela idia do interrelacionamento do conhecimento. Inter-relacionar as diversas disciplinas para atingir a compreenso orgnica do conhecimento, ou abarcar a globalidade do conhecimento, foi uma inteno educacional defendida primeiramente pelas teorias humansticas da educao. Para algumas destas teorias, sendo o homem um ser total, global, deveria ser conduzido busca do conhecimento total, global do universo. Posteriormente tambm alguns behavioristas defenderam esta idia de procura e transmisso globalizada do conhecimento, porque esta globalidade corresponderia simplificao do meio ambiente recomendvel para sua fcil manipulao, no sentido de conduzir o comportamento humano.

No que se refere a idia de unidade e multiplicidade do

ser humano, Morin

considera que o homem ao mesmo tempo singular e mltiplo: Para ele existem duas tendncias que envolve esta afirmativa: os que vem a diversidade das culturas tendem a minimizar ou ocultar a unidade humana; os que vem a unidade humana tendem a considerar como secundria a diversidade das culturas. Ao contrrio, apropriado conceber a unidade que assegure e favorea a diversidade, a diversidade que se inscreve na unidade [...] (MORIN, 2001, p. 57). Na busca por uma mudana na rea educacional, a interdisciplinaridade imprescindvel no processo de se trabalhar a diversidade cultural. O termo interdisciplinaridade se coloca na multiplicidade de conotaes e sentidos ao termo.

Segundo Fazenda (1991, p. 113): o termo interdisciplinaridade no possui ainda um sentido nico e estvel. Trata-se de um neologismo cuja significao nem sempre a mesma e cujo papel nem sempre compreendido da mesma forma. H uma srie de prticas imediatistas e mecnica no interior da escola por falta de entendimento por parte dos professores em relao interdisciplinaridade, mesmo sabendo da importncia, tm dificuldades em traduzi-la em prtica concreta e fundamentada. preciso entender, tambm, que o conhecimento interdisciplinar no se restringe sala de aula, mas ultrapassa os limites do saber escolar e se fortalece na medida em que ganha a amplitude da vida social. Nesse sentido a interdisciplinaridade estimula a competncia do educador, apresentando-se como possibilidade de reorganizao do saber para a produo de um novo conhecimento.
preciso que a escola se reestruture, rompendo com os mecanismos burocrticos e alienantes que caracterizam o processo educativo. Como afirma Fazenda (1991, p. 57):

a interdisciplinaridade necessria e bsica para conhecer e modificar o mundo so possveis de caracterizar-se no ensino atravs da eliminao das barreiras entre as disciplinas e entre as pessoas. A superao das barreiras entre as disciplinas consegue-se no momento em que instituies abandonem seus hbitos cristalizados e portam em busca de novos objetivos e no momento em que as cincias compreendam a limitao das barreiras de seus aportes. Mas difcil que esta, a eliminao das barreiras entre as pessoas, produto de preconceitos, falta de formao adequada e comodismo. Essa tarefa demandar a superao de obstculos psicossociolgicos, culturais e materiais.

2 O DESAFIO DE MOBILIZAR AS COMPETNCIAS DO ALUNO


o homem enche de cultura os espaos geogrficos e histricos. Cultura tudo o que criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudao. A cultura consiste em recriar e no em repetir. O homem pode faz-lo porque tem uma conscincia capaz captar o mundo e transform-lo (FREIRE, 1979, p. 30-31).

Mediante um mesmo grupo de formao, nem todos os aprendizes vivem a mesma experincia. Nem todos os indivduos pertencentes a esta faixa etria segue necessariamente o mesmo curso. Nem os alunos que seguem a escolaridade na classe, vivem a mesma histria de formao e saem com os mesmos conhecimentos. As pessoas confrontadas com a situao aparentemente idntica

constroem experincias subjetivas diferentes, porque invertem na situao seus meios intelectuais, seu capital cultural, seus interesses, seus projetos e suas atividades, suas energias, suas estratgias e seus desafios do momento, todos esses recursos se distinguem. A escola precisa trazer tona o debate sobre a mobilizao das inteligncias Mltiplas de Gadner, que define inteligncia como habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Segundo Gadner, citado por Oliveira (1997, p. 26-28):
o ser humano dispe de graus variados de cada uma das inteligncias e pode combin-las organizando-as de forma pessoal para criar produtos e resolver problemas. Ele identificou sete tipos de inteligncias, embora admitia que possa haver outras. So Elas: A lingstica (inteligncia dos poetas e escritores); A lgica matemtica (inteligncia dos cientistas e matemticos); A espacial (inteligncia dos artistas plsticos e dos arquitetos; A musical (inteligncia dos msicos; A cinestsica inteligncia dos atletas e bailarinos; A interpessoal (inteligncia dos professores, dos vendedores e dos lderes; A intrapessoal (inteligncia de lidar consigo mesmo, com eficcia, exteriorizando-se, atravs de outras inteligncias.

A professora Cristina Stocco Smole , citada por Oliveira (1997, p. 28), aponta a Inteligncia chargistas). Pictrica (pintores, artistas plsticos, desenhistas, ilustradores, Ela afirma que as diferenas individuais proporcionam uma viso

completa do aluno. A constante busca de alternativas para trabalhar e respeitar s diferenas, poderia levar a transformao das desigualdades em aprendizagem e em xito escolares. Conforme Moreira (2002, p. 106) diz:
o avano das pesquisas e da experincia, os professores disporo de instrumentos que lhes permitem delimitar melhor a natureza dos obstculos aprendizagem encontradas em cada aluno e, portanto, saber se requerem uma interveno urgente, ou um desvio, ou um tempo de latncia, por exemplo, dando criana tempo para crescer, amadurecer, superar as crises familiares ou problemas de individualidade. Os professores precisam encontrar meios de criar espao para mutuo engajamento das experincias de multiplicidade de vozes, por um nico discurso dominante. Mas professores e alunos precisam encontrar maneiras de que um nico discurso se transforme em local de certeza e aprovao.

3 ASPECTOS DETECTADOS NA PESQUISA

A anlise dos dados constitui-se identificar o verdadeiro significado do fenmeno estudado, partindo de etapas prprias, a partir do Problema e de algumas hipteses norteadoras que foi confirmadas e outras no. Aplicao da entrevista/questionrio limitou-se aos professores e alunos da 5 Srie do Ensino Fundamental da Escola Stanislaw Zucolotto. Portanto, a amostra foi definida pelo critrio de acessibilidade, sendo composta por 6 professores, representando 80% do universo dos professores das trs 5 srie e 30 alunos que representado 30,3% do universo de 90. O contato pessoalmente do pesquisador com professores e alunos permitiu por em questo o tema para se chegar sua essncia ou o verdadeiro problema. Foi justamente nas informaes obtidas atravs da coleta de dados que se detectou que existe na escola h uma diversidade cultural que precisa ser mais explorado pelo professor para que possa desenvolver o potencial do alunado. Pois a concepo fenomenolgica est baseada em experincia vivida no mundo da vida subjetiva e intersubjetivamente construdo. O Parmetro Curricular Nacional PCN (1997), em seu texto enfatiza a pluralidade cultural, as qualidades das prprias culturas, valorizando-a criticamente e enriquecendo dessa forma, a vivncia de cidadania. O conceito mais importante o da necessidade atual da educao de cada crianas para que possa realmente desenvolver ao mximo o seu potencial. Mediante a interpretao obtida nos dados coletados, detectou-se que as hipteses comprovam com as afirmaes obtidas no questionrio do professor em relao diversidade cultural dentro da sala de aula e detectou-se estas variveis: que a verificao dos dados informativos dos alunos correspondem-se com a hiptese de que o professor proporciona ambientes de aprendizagem diferentes, atividades diferenciadas para criar entusiasmo em torno do que se vai aprender. Na viso de Ausbel a aprendizagem tem que ser significativa para o aluno. Segundo Leny Mrech (1999), Os profissionais da educao passaram a privilegiar o processo ensino-aprendizagem esttico, segmentado e atemporal em detrimento da singularidade de cada criana. Para vygotsky, O conhecimento se d na troca, na interao e na dinmica social com o outro. Assim, a construo do saber se d dentro e fora da sala de aula, de acordo com

as diversas situaes busca uma complementaro e contextualizao do conhecimento especfico para a formao do homem integral. que existe uma grande quantidade e diversidade de alunos talentosos, sendo que ficou visvel que so trabalhados a dana e o desenho, como mostra os dados a seguir:

Que tipo de atividade voc sabe fazer? Danar Cantar Desenhar Teatro Pintar em tela Poesia Msica Toca um instrumento musical Trabalhos manuais (bordar, pintar e outros)

Alunosl

% 23 19 20 13 5 12 12 11 9

18,55% 15,32 16,13 10,48 4,03 9,68 9,68 8,87 7,26

na dcada de 60/70, os grupos de jovens estudantes ligados arte, sofreram represso poltico cultural, no encontraram espao para expressar suas idias. Rahde (2002), menciona no livro ser professor: que proporcionar as mais variadas experincias de sensibilizao em sala de aula pela arte, sem negar a livre expresso [...] assim como as potencialidades da pessoa, o professor estar auxiliando seus estudantes, ao mesmo tempo, para a construo de novos saberes, para novas vises das culturas.

outra varivel importante que se observou, foi que os professores no trabalham a interdisciplinaridade na totalidade, com temas transversais ou projetos, cada um trabalha seu projeto de forma compartimentada ou o tema isoladamente. Para que a prtica interdisciplinar ocorra preciso que a escola rompa os mecanismos burocrticos e alienantes to visveis nesse processo educativos. Fazenda (1991, p. 57), afirma: A interdisciplinaridade necessria e bsica para conhecer e modificar o mundo so possveis de caracterizar-se no ensino atravs da eliminao de barreiras entre as disciplinas e pessoas [...] Mais difcil que esta, a eliminao das barreiras entre as pessoas, produto de preconceitos, falta de formao adequada e comodismo.

Percebeu-se, ento, que as dificuldades comeam de um lado, quando o professor pelo total despreparo no sabe lidar com essa diversidade cultural e finge que conhece. E do outro, os alunos que no se enquadram nos padres estabelecidos pelo professor de um aluno ideal, ento, evade da escola. H uma crena, segundo Leny Mrech (1999), na existncia de um aluno ideal, que respeita as normas e consegue aprender. Os que afastam desse modelo so excludos. As crianas chamadas problemas tm caractersticas baseadas em: fracas, lentas, agitadas, apticas, indisciplinadas, agressivas, desatentas. Carregam durante a vida o sentimento de incapacidade de aprender e as culpa pelo prprio fracasso. As singularidades devem ser respeitadas e as diferenas trabalhadas para a mobilizao social. Aps detectar as dificuldades em trabalhar a diversidade cultural, foi proposto o seguinte: fazer um projeto de interveno para escola , detectando junto com os alunos as necessidades e os interesses reais deles para se trabalhar a diversidade cultural; envolver os professores atravs de palestras a se motivarem a trabalhar de forma interdisciplinares atividades diversificadas, num ambiente de cooperao, onde as decises sero coletivas e comprometidas com os objetivos, as etapas do projeto e avaliao;

ter um espao apropriado na escola para o aluno demonstrar as suas habilidades, sua cultura, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, numa perspectiva social (escola/professor/aluno/pais/comunidade). Transformar o ambiente escolar num local de formao de alunos ativos, criativos, solidrios, e com uma conscincia crtica do real papel do ser humano no ambiente em que vive.

4 CONSIDERAES FINAIS
Um dos grandes desafios da escola atualmente, o de desenvolver um Projeto Poltico Pedaggico que estabelea uma viso real da prxis pedaggica em relao a diversidade cultural para a mobilizao das competncias dos alunos. Cumpre ainda ressaltar, quando a escola tem um projeto pedaggico que no atende s diferenas individuais, gera um desprazer, indisciplina, agressividade. Conseqentemente a marginalizao e o fracasso. Por outro lado, o trabalho pedaggico deve ter uma viso democrtica, admitindo as diferenas como um elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Assim, vislumbra o crescimento de um novo homem e uma nova sociedade. A anlise aqui realizada pode contribuir para superao do preconceito de que existe o aluno ideal para uma real compreenso do fenmeno diversidade cultural na escola. Pois no h uma classe homognea. Forneceu elementos para o entendimento das relaes sociais, no universo escolar, onde existe uma pluralidade cultural, que se descobriu que precisa ser mais explorado para a formao do homem integral. Ao analisar o artigo apresentado, um dos desafios da escola reverter esse papel, encarando a diversidade cultural como meio de transformar a escola e a sala de aula num ambiente de aprendizagem significativa. No um processo simples, mas pelo contrrio exigir da escola a assumir uma postura de mudanas que acima tudo

ser reinventar, uma nova escola desde o planejamento curricular, a execuo de novas estratgias, at mesmo a estrutura fsica da escola.

5 REFERNCIAS
BRASIL, Secretria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural. Ensino de 5 a 8 srie, Braslia/DF, 1997. BRASIL, Constituio da repblica federativa do brasil (1888) editado por Antnio de Paulo. 13. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. BRASIL, Lei de diretrizes e bases da educao nacional: lei 9.394/96/ apresentao Carlos Roberto Jamil Cury. 6. ed., Rio janeiro: DP&A, 2003. BARBOSA, Derly. A conquista do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. So Paulo: Cortez, 1991. BARBOSA, Ana Mae T.B. Polivalncia no interdisciplinaridade. So Paulo: Max Limonard. 1985. ENRICONE, Dlcia (Org.) Ser professor. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2001. FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Praticas interdisciplinares na escolas. 1991. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. 24 ed, Rio de Janeiro: 1979. MOREIRA, A. f. e SILVA, T. T., Currculo, cultura e sociedade. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2002. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2001. MRECH, Leny Magalhes. Psicanlise e educao: novos operadores de leitura. So Paulo: Pioneira, 1999. OLIVEIRA, Ivone Boechat de. Por uma escola humana. 3. ed. Brasila/DF, 1997. PERRENOUD, Philppe. Pedagogia diferenciada: das intenes s aes. Porto Alegre: Artemed, 2000. RICHARDDSON, Roberto Jarry (et al.). Pesquisa social: mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 1999. RDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. Petropolis: Vozes, 1986. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2002.

You might also like