You are on page 1of 23

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

TAPERAS E SUAS PLANTAS: ETNOBOTNICA DOS ANTIGOS ASSENTAMENTOS HUMANOS* Celso do Lago Paiva1 Ana Carla Fonseca Santos2
Resumo. A anlise da sobrevivncia das espcies vegetais teis nos stios de ocupao descontinuada (taperas) apresenta grande importncia para a localizao dos stios de interesse para a arqueologia histrica e para a avaliao da forma de manejo da rea durante sua ocupao. A pesquisa da ecologia de invases de ecossistemas naturais por plantas exticas deve incluir o mapeamento das taperas e das plantas em relao distribuio das invasoras, correlacionando-se os fatores histricos da ocupao com a dinmica das invases, como ferramenta para o manejo dos organismos exticos, reduzindo seus impactos sobre a biodiversidade. Ressaltamos a necessidade do tratamento multidisciplinar em estudos de stios histricos antigos. Palavras-chave: Patrimnio cultural imaterial; Histria da tcnica; arqueologia histrica; botnica econmica; etnobotnica; invaso biolgica.

THE PLANTS OF THE ABANDONED HISTORICAL HUMAN SETTINGS


Abstract. The analysis of the survival of useful plants in discontinued occupation settings presents great importance for the localization of the historical archaeological sites and for the evaluation of the management of the area during its occupation. The research of the ecology of invasions of natural ecosystems by exotic plants must include the mapping of agricultural sites and their plants in relation to the distribution of the invaders, correlating the historical factors of the occupation with the dynamics of the invasions, as tool for its management, in order to reduce the impacts on biodiversity. One emphasizes the necessity of the multidisciplinary treatment in studies of old historical rural sites. Keywords: Cultural patrimony. History of technology; historical archaeology; economic botany; ethnobotany; biological invasions.
* 1 2

Artigo recebido em 08/11/2006. Autores convidados. Engenheiro agrnomo. Instituto Pr-Endmicas, Cambar do Sul, Rio Grande do Sul. Biloga e Tecnloga em Gesto Ambiental. Instituto Pr-Endmicas, Braslia, Distrito Federal.

34

Paiva e Santos

TAPERAS Y SUS PLANTAS: ETNOBOTNICA DE LOS ANTIGUOS ASENTAMIENTOS HUMANOS


Resumen. El anlisis de la supervivencia de plantas tiles en sitios rurales abandonados presenta gran importancia para la localizacin de los sitios arqueolgicos histricos y para la evaluacin de la gerencia del rea durante su ocupacin. La investigacin de la ecologa de las invasiones de ecosistemas naturales por las plantas exticas debe incluir la localizacin de los sitios agrcolas y de sus plantas en relacin a la distribucin de las invasoras, correlacionando los factores histricos de la ocupacin con la dinmica de las invasiones, como herramienta para su gerencia, reduciendo los impactos en la biodiversidad. Se acenta la necesidad del tratamiento multidisciplinar en estudios de viejos sitios rurales histricos. Palabras-clave: Patrimonio cultural inmaterial; Historia de la tcnica; arqueologa histrica; botnica econmica; etnobotnica; invasiones biolgicas.

Humildemente, jazem cheios de heras, sob a sombra de umbs, nas esplanadas, do pampa os cenotfios as taperas , sugestivas runas veneradas. Walter Spalding, Taperas.

INTRODUO Plantas teis sempre acompanharam o homem em sua histria, desde o incio da agricultura (HILL, 1952, p. 1; HEISER JR., 1977). Ao se estabelecer em stios considerados seguros e ricos em gua, fauna e outros recursos naturais, o homem experimentou introduzir das reas de vegetao natural no entorno algumas plantas das quais passou a depender. Dispondo de regies vastas no interior do Brasil, os migrantes exerciam marcha colonizadora, fixando-se em novas terras, nas quais o homem fazia experimentos empricos de aclimatao das espcies vegetais que haviam provado anteriormente sua utilidade e viabilidade tcnica. Diversas plantas se adaptaram ao ambiente controlado, representando segurana adicional num mundo instvel e perigoso, sujeito nas bocas-de-serto aos insetos hematfagos, ataques de

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

35

predadores e de indgenas, violncias dos grileiros, doenas implacveis, isolamento quase absoluto e outras ameaas. As peculiaridades de cada novo stio de ocupao (solo, clima, meteorologia, exposio ao sol, animais-praga e outros) se encarregariam de selecionar as plantas introduzidas, eliminando aquelas cuja sobrevivncia dependesse de tcnicas trabalhosas, aquelas que no se adaptassem s condies locais e as que se mostrassem pouco produtivas. A importncia das plantas teis nos assentamentos humanos em frentes de colonizao se mostra nas plantas encontradas em stios antigos cuja utilizao foi descontinuada, restando, quando muito, vestgios arqueolgicos e exemplares de plantas das espcies anteriormente utilizadas. Nessas taperas diversas plantas outrora cultivadas3 sobrevivem, revelando aos pesquisadores um dos aspectos das tcnicas agrcolas: a seleo de plantas para utilizao. O presente artigo analisa a sobrevivncia das espcies vegetais teis nos stios de ocupao descontinuada, ressaltando sua importncia para a localizao dos stios de interesse para a arqueologia histrica e para a avaliao da forma de manejo da rea durante sua ocupao. Discutimos a introduo, ensaio e uso de plantas econmicas como expresso social, cultural e tcnica dos assentados, caracterizando parte do seu patrimnio cultural imaterial. Outro enfoque analisado a relevncia das taperas para pesquisa do histrico das invases vegetais dos ecossistemas naturais por plantas exticas mantidas outrora em cultura. TAPERAS E SUAS CAUSAS O vocbulo tapera se aplica, na lngua tupi, s aldeias abandonadas (VIGAS, 1971, p. 200). Por extenso se aplicaria a quaisquer assentamentos humanos abandonados. Sampaio (1987, p. 322) consigna em tupi tapra: Tab-ra, a aldeia extinta, a runa, lugar onde existiu uma povoao. Sodr (1966) e Schmidt (1961) tambm definem
3

Em Agronomia o termo cultivo se refere s atividades necessrias para a manuteno de plantas em cultura, como desmatamento, destoca, semeadura, plantio, poda, conduo e combate a ervas daninhas; no engloba seleo de espcies e variedades e melhoramento.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

36

Paiva e Santos

tapera como qualquer edificao rural abandonada. Neste artigo tapera se aplica a qualquer stio anteriormente ocupado, reconhecvel por vestgios construtivos, arqueolgicos ou florsticos. Burmeister (1980, p. 125) relata o encontro de uma tapera em 1850 perto de Nova Friburgo, na Provncia do Rio de Janeiro:
[...] o caminho segue pela margem mais larga de leste, passando pelas runas de uma antiga habitao de colonos, da qual ainda se mantinham de p os muros do fogo. Ao redor dessas runas, desde que os habitantes e a casa desapareceram, tudo voltou novamente ao estado primitivo de mato inculto. No Novo Mundo, as geraes presenciam o que na Europa no dado observar desde h sculos: a preferncia de um ou outro colono leva-o a cultivar determinado lugar, mas sua morte importa geralmente no desaparecimento de sua obra, que depressa se desfaz pela falta de cuidado dos seus descendentes; que estes deixam de continu-la por encontrarem alhures melhores meios de vida. Outras vezes acontece que a famlia sucumbe no esforo de construir seu novo lar, no chegando a usufruir os resultados de seu trabalho. Lentamente vencida, arrasta consigo runa o que seu suor havia edificado, deixando aos posteriores apenas os leves vestgios que so uma ou outra parede isolada entre as runas cobertas de vegetao. Ante o rpido desenvolvimento da natureza agreste, o que o homem chegou a construir desaparece tambm depressa, desde que no se trate de obra duradoura.

Schmidt (1961, p. 373, 406) comenta origens de taperas no serto do Extremo-Oeste do Estado de So Paulo: [...] no vale da Ponte Nova, encontramos trs taperas com laranjeiras [Citrus aurantium L., Rutaceae], currais etc., e consta que tem muitas. So casas cujos moradores morreram de maleitas. Outros, apavorados, abandonaram as casas, pois dizem que o lugar muito positivo [...] taperas onde morou o tal Germino, que os bugres mataram [...]. Muitas causas podem levar ao abandono do stio ocupado: morte (por picada de serpentes, acidentes, doenas, desnutrio e outras causas), inventrios problemticos e ausncia de herdeiros (POHL, 1976, p. 367), ocorrncia de endemias e epidemias debilitantes, ataques de indgenas (SCHMIDT, 1961), presso do proprietrio da terra e de grileiros (DONATO, 1977), esgotamento e reduo da produtividade da terra, ausncia de recursos financeiros, esgotamento de recursos naturais (caa,

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

37

madeiras, lenha), presena da fiscalizao estatal, invernos rigorosos, secas, ataque de animais nativos e outras. A conseqncia o abandono das edificaes e das culturas, restando, muitas vezes, as plantas introduzidas intencionalmente e as plantas daninhas trazidas involuntariamente. PLANTAS TEIS UTILIZADAS EM ASSENTAMENTOS HISTRICOS NO B RASIL No Brasil o colonizador portugus trouxe o repertrio cultural europeu, logo mesclado s influncias amerndia, africana, rabe, indiana, chinesa, japonesa e indonsia, absorvidas nas navegaes colonialistas dos primeiros sculos. No Sul e no Oeste do Brasil foi marcante a influncia das tcnicas castelhanas. A chegada de grupos de imigrantes europeus no sculo XIX, especialmente de alemes e italianos, e a de japoneses no sculo XX, representaram maior diversificao nas tentativas de aclimatao de plantas teis e, por conseqncia, na diversificao das culturas e da utilizao dessas plantas. O contato do colonizador com os indgenas e com os africanos levou absoro de novas tcnicas agrcolas, gerando vocabulrio relativo a plantas e tcnicas, que incorporou termos oriundos dessas culturas (VIGAS, 1967 e 1971). Muitas plantas com usos variados (fibrosas, alimentares, forrageiras, edulcorantes, aromticas, pigmentares, ornamentais, inseticidas, sombreadoras, combustveis, para cercas-vivas, mgicas e outras) estiveram sempre presentes nos stios de ocupao. As tcnicas que envolviam a seleo de espcies, sua propagao, mtodos culturais, poca e estgio de colheita, processamento ps-colheita, preparao do produto e coleta e preservao de sementes eram passadas entre geraes, nos contatos locais e regionais e em viagens. A curiosidade era muitas vezes maior que o conservadorismo, levando experimentao de novas espcies. O processo de introduo de espcies vegetais teis era dinmico, nunca se interrompendo enquanto durava a ocupao de cada assentamento. Mesmo plantas nativas eram testadas, medida que o contato com a flora local revelasse aos colonizadores espcies de interesse prtico (HOEHNE, 1946). No Brasil foram introduzidos e experimentados com bom sucesso em tempos histricos, entre muitas outras espcies, a
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

38

Paiva e Santos

alfavaca-de-aniz (Ocimum selloi, Lamiaceae) medicinal (LORENZI & MATOS, 2003, p. 254) e a goiabeira-serrana (Acca sellowiana, Myrtaceae) frutfera (MATTOS, 1990), ambas nativas da Serra Geral sulina; o caraguat (Bromelia antiacantha, Bromeliaceae) para cercas-vivas (fechos, tapumes; KUHLMANN & KHN, 1947, p. 41), frutfera e medicinal, o ora-pro-nobis (Pereskia aculeata, Cactaceae) como hortalia, fruteira e para cercas-vivas, e a pariparoba (Piper marginatum, Piperaceae) como hortalia e medicinal (LORENZI & MATOS, 2003, p. 379), do Sudeste e Sul do Brasil. Essas e muitas outras plantas nativas so encontradas com freqncia em assentamentos rurais, tiradas da vegetao nativa ou trazidas de outros stios habitados e submetidas a processo lento e emprico de domesticao (melhoramento). Warming (1973, p. 153-163), entre 1863 e 1866, fez observaes em Lagoa Santa, Minas Gerais, anotando cerca de 160 espcies de plantas cultivadas nas roas (plantaes de interesse econmico, mais extensas) e nas hortas:
[...] O agregado da fazenda ou o operrio [...] possui um pedao de terra ao p de sua cabana [...] Nas fazendas ou nas quintas dos mais abastados comerciantes lagoenses, as hortas so maiores [...] Se a fazenda for to feliz que nela habite alguma dona inteligente e velha, pode-se encontrar uma poro de variedades que precisam de mais trato.

A bibliografia sobre a utilizao de plantas exticas e nativas no Brasil abundante (entre outros: ARRUDA DA CMARA, 1873 e 1982; SALLES, 1905; LFGREN, 1906; PIO CORRA, 1919; LE COINTE, 1934; FIGUEIREDO, 1937; HOEHNE, 1939; HOEHNE, KUHLMANN & HANDRO, 1941; CAMARGO, 1943; HOEHNE, 1946; KUHLMANN & KHN, 1947; BONDAR, 1954; ARAJO, 1956 e 1971; INGLEZ DE SOUSA, 1959; RIBEIRO, 1971; GOMES, 1972; RIZZINI & MORS, 1976; VIGAS, 1976; MATTOS, 1990; PAPAVERO, TEIXEIRA & PUJOL-LUZ, 1999a, 1999b e 1999c; LORENZI & MATOS, 2002), havendo estudos e relatos desde o primeiro sculo (HOEHNE, 1937; VIGAS, 1967 e 1971; CASCUDO, 1983). Iniciativas governamentais (Jardins Botnicos do Rio de Janeiro e de Ouro Preto e Jardim da Luz, em So Paulo; DANTES, 2005) e privadas (Arruda da Cmara em Pernambuco; ARRUDA DA CMARA, 1982) podem ter sido responsveis pela introduo de novidades vegetais.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

39

Muitas plantas teis nativas nunca foram cultivadas nos assentamentos pr-capitalistas, dada a sua abundncia nas reas naturais do entorno. o caso das espcies euxilforas (madeireiras), tanferas (para produo de alfaia e vesturio em couro), cips para ereo das paredes de taipa-de-mo (PAIVA, 1996, p. 8-9) e prprias para artesanato, e muitas plantas medicinais. Conforme o desmatamento e os incndios paulatinamente degradavam e afastavam as matas do assentamento, os colonos passaram a substituir plantas nativas por cultivadas; foi o caso dos bambus exticos (Bambusa vulgaris e outros, Poaceae), utilizados no lugar das taquaras e taquaraus (Guadua spp., Chusquea spp., Merostachys spp. e outros, Poaceae) para a confeco de urupemas (peneiras), forros (PAIVA, 1996, p. 30, 1998) e mais alfaias tcnicas e caseiras, e para ripamento das paredes de taipa-de-mo; a palha do milho (Zea mays, Poaceae) substitua a folha da taboa nativa (Typha angustifolia, Typhaceae) na produo de tranados para cadeiras. PLANTAS EXTICAS ENCONTRADAS EM TAPERAS NO BRASIL Wied-Neuwied (1989, p. 77), ao viajar, em 1815, prximo a Cabo Frio (Rio de Janeiro), comentou: Enveredamos ainda mais pela floresta, e refrigeramo-nos com laranjas silvestres (laranjas-da-terra [Rutaceae]) que so inspidas. A presena de laranjas-da-terra era meramente casual, e decorria do fato de ter sido o lugar sede de uma fazenda, cujas runas ainda em parte se podiam ver. Auguste de Saint-Hilaire (1975a, p. 156) encontrou, em 1819, plantas exticas em taperas no Oeste de Minas Gerais:
Quando Paracatu era mais povoada e mais transitada, havia uma casa beira de cada uma dessas lagoas. Foram abandonadas devido escassez nos seus arredores de matas e terras prprias para cultura, e quando passe por ali s restavam vestgios delas. Coube natureza a tarefa de conservar ali os traos mais duradouros da presena do homem. No local onde se erguiam outrora as casas encontrei algumas plantas que parecem acompanhar a espcie humana. Laranjeiras e bananeiras ofereciam ainda seus frutos ao viajante, e a Cucurbita lagenaria (cabaa [Cucurbitaceae]) alastrava-se no meio do mato rasteiro.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

40

Paiva e Santos

Em Gois Saint-Hilaire (1975b, p. 33) comentou a existncia, em 1819, do capim-meloso (Melinis minutiflora, africano [Poaceae]), em taperas: [...] atravessamos o Rio Corumb [...] encontramos beira dele as runas de uma casa [...] abandonada. No meio de suas runas vicejava o capim-gordura, que pode ser includo entre as plantas que seguem os rastros do homem. Gardner (1975, p. 225) encontrou em 1840 plantas de espcies europias no entorno de edificaes na Serra da Piedade, em Minas Gerais:
A maior parte do pomar, bem como o topo da Serra, em frente da igreja, estavam cobertos de morangueiros comuns europeus [Fragaria vesca L., Rosaceae]; e como era tempo da fruta, colhemos alguns punhados deles. Diversas outras plantas europias se naturalizaram aqui, como a Alsina, Cerastium vulgatum [Caryophyllaceae].

Schmidt (1961, p. 373) encontrou em 1904 taperas no serto do Extremo-Oeste do Estado de So Paulo, ainda com laranjeiras remanescentes. Santos Pereira (2005) e Paiva & Santos (s. d.) encontraram 13 espcies de plantas exticas invasoras em rea de ocupao humana descontinuada no Distrito Federal, em floresta e cerrado. METODOLOGIA Foram localizadas e estudadas 72 taperas (stios de ocupao abandonados) em reas rurais nos Estados de Minas Gerais (37), So Paulo (20), Rio Grande do Sul (15), de 1980 a 2006, discernveis por estruturas construtivas (muros de pedras, runas, plataformas niveladas, valos, regos e outros, definidas em PAIVA, 1996), e materiais de edificao (tijolos, telhas, lajes e frades de pedra, baldrames, cunhais, etc; CORONA & LEMOS, 1972). Em Minas Gerais as taperas visitadas se encontram nas reas do Parque Nacional da Serra do Cip e na rea de Proteo Ambiental Morro da Pedreira, no centro do Estado (clima subtropical, com temperaturas negativas ocasionais, anuais ou menos freqentes); no Rio Grande do Sul no interior do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral (climas subtropical, com temperaturas
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

41

negativas ocasionais, e temperado, com temperaturas negativas freqentes); no Nordeste do Estado, em So Paulo, taperas nos municpios de Piracicaba, Campinas e Socorro (clima subtropical). As plantas exticas encontradas no local, no entorno imediato (rea peridomiciliar, coincidente com quintais, jardins e reas de cultura caseiras) e no entorno remoto foram identificadas e caracterizadas quanto a sua idade presumida, produo de estruturas de propagao sexuada (sementes) e assexuada (rizomas, caules, frutos e folhas com gemas, bulbilhos, etc.), evoluo das colnias e indcios de disperso de sementes. Foram entrevistados moradores da regio para localizar taperas e datar a poca do abandono. A sistemtica vegetal segue o Angiosperm Phylogeny Group II (SOUZA & LORENZI, 2005). RESULTADOS Foram identificadas 175 espcies de plantas exticas nos stios de ocupao humana abandonados (taperas) em reas rurais nos Estados de Minas Gerais, Distrito Federal, So Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. 52 espcies, listadas na Tabela 1, foram mais constantes, sendo encontradas com freqncia (n >= 10) nesses ambientes. Foram encontradas em cada tapera de uma a 33 espcies de plantas exticas. O nmero de espcies maior em stios habitados por perodo maior, por maior nmero de pessoas e por famlias com mais mulheres, segundo informaes colhidas com moradores antigos. A grande maioria das espcies de plantas intencionalmente introduzidas, mas algumas espcies so ruderais, ou seja, acompanham o homem como invasoras de suas reas agrcolas (ditas parantropfitas arvenses), do entorno das edificaes e de suas runas (parantropfitas ruderais) e dos caminhos entre os assentamentos (parantropfitas virias; KUHLMANN & KHN, 1947). o caso do capim-gordura e da macaba (Tabela 1), do melozinho-de-so-caetano (Momordica charantia L., Cucurbitaceae), da mamoneira (Ricinus communis L., Euphorbiaceae), do capim-fino (Brachiaria purpurascens Henr., Poaceae) e da grama-seda [Cynodon dactylon (L.) Pers, Poaceae), todas com aplicaes prticas].

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

42

Paiva e Santos

O estudo das caractersticas das populaes dessas plantas nesses stios permitiu enquadrar as espcies em quatro categorias, definidas por seu comportamento invasor (invasividade; PAIVA, 1999): 1. plantas dependentes do cultivo, especialmente da rega, incapazes de sobreviver aps perodo de meses ou anos aps o abandono da rea; sensveis ao sombreamento e competio com plantas nativas e privadas de meios de propagao eficientes, desaparecem paulatinamente do stio e no geram invases espontneas na rea das taperas e no entorno; essa categoria no foi includa na Tabela 1; 2. plantas persistentes (p), como os bambus, perenes e longevos, persistindo os indivduos plantados mesmo muitos anos depois da interrupo da colonizao humana; 3. plantas invasoras de baixa invasividade (i) (PAIVA, 1999), gerando na rea das taperas e depois no seu entorno imediato populaes que se alastram lentamente, representando ameaa reduzida aos ecossistemas naturais; 4. plantas invasoras de alta invasividade (I), gerando na rea das taperas e no seu entorno imediato e depois no entorno remoto populaes que se alastram rapidamente, provocando impactos severos nos ecossistemas naturais; em algumas reas as invases geradas em cada tapera coalescem entre si, com a formao de populaes invasoras praticamente contnuas nos ecossistemas favorveis. Observamos que algumas plantas cultivadas de grande porte, ao ampliar sua cobertura de copa, acabam por sombrear outras plantas, reduzindo a aptido destas e eliminando-as. Alguns fatores parecem favorecer a sobrevivncia das plantas e sua disperso: 1. espcies presentes; 2. produo de sementes e esporos viveis e de outras estruturas apropriadas colonizao, como bulbilhos (piteira) e rizomas; 3. atrao de aves e mamferos dispersores das sementes; 4. resistncia ao sombreamento e a outros fatores de competio por plantas nativas colonizadoras dos stios;

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

43

5. existncia de caminhos e estradas que facilitem a disperso de sementes e mudas por homens e animais domsticos (o jatob e a macaba, por exemplo, estabelecem-se geralmente ao longo dos caminhos e nos pastos artificiais); 6. umidade provinda de lagoas, barramentos (represas), cursos dgua prximos, perenes, intermitentes ou efmeros; 7. durao do assentamento; se a experincia de colonizao perdurar, possvel a invaso dos ecossistemas naturais ou manejados do entorno mesmo antes de seu abandono; 8. tempo decorrido desde o abandono do stio; 9. grau de perturbao dos ecossistemas; os stios de ocupao no passado a perturbaes intensas, como desmatamento, incndios, abertura de estradas e caminhos, cortes, aterramentos, pastoreio, presena de animais domsticos fuadores (sunos) e outras, apresentam maior invasibilidade, hospedando nmero maior de plantas exticas invasoras e invases mais densas e srias; reas naturais pouco ou nada perturbadas raramente apresentam invases, exceto por espcies especialmente agressivas, que invadem por rizomas (espada-de-so-jorge, bambuzinho). DISCUSSO A localizao de stios arqueolgicos histricos depende inicialmente do reconhecimento de estruturas e de materiais construtivos, que podem ser datados pela tcnica empregada na construo (PAIVA, 1996). Diversos stios apontados por moradores como assentamentos abandonados no mais apresentavam esses indcios, ou porque teriam sido removidos, ou porque as edificaes fossem frgeis e pouco resistentes aos agentes de deteriorao (especialmente em edificaes de taipa-de-mo); edificaes de taipa-de-pilo e de adobos deixam indcios facilmente interpretveis por especialistas; edificaes de alvenaria de tijolos resistem em muitos casos por mais de cem anos e as de alvenaria de pedras, por sculos. Restos de cunhais da taipa-de-mo e fundaes de taipa-de-pilo e de alvenarias (PAIVA, 1996) so identificveis em escavaes. O conhecimento da dinmica de invaso de cada espcie utilitria fundamental para a localizao dos stios arqueolgicos, atravs da

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

44

Paiva e Santos

determinao do ncleo original das invases. Espcies persistentes, cujas plantas originais (rvores, arbustos, palmeiras ou trepadeiras) so mais teis para a localizao dos stios de ocupao, desaparecem gradualmente no caso de assentamentos antigos. A existncia de plantas introduzidas recentemente no ncleo do assentamento pode significar ocupao prolongada, reocupao, abandono recente do stio ou sua invaso posterior a partir de outro stio recente na regio. A poca da introduo de cada espcie no Brasil e em cada regio pouco conhecida, mas a consulta bibliografia, extensa, pode dar ao arquelogo e sua equipe ferramenta de trabalho anloga datao de faiana. A grande diversidade da flora persistente nas taperas expressa, a par das caractersticas ecolgicas locais, o carter idiossincrtico da agricultura domiciliar, englobando aspectos histricos, sociais e individuais, como nomadismo, necessidades, curiosidade, iniciativa e gostos. A introduo, ensaio e uso de plantas econmicas constituem expresso social, cultural, econmica e tcnica dos assentados, caracterizando parte do seu patrimnio cultural imaterial. A escolha das espcies e das variedades de plantas de interesse prtico revela informaes sobre a histria do relacionamento entre pessoas, ambientes e tcnicas. A Histria da Tcnica Agrcola tem muito a aprender com a investigao dos antigos assentamentos. O patrimnio imaterial revelado pelas tcnicas agrcolas no pode ser conservado a no ser como histria, visto que as condies humanas que determinaram a escolha das espcies e variedades das plantas teis no persistem. Trata-se de patrimnio extremamente dinmico, que incorpora influncias da descoberta e do melhoramento de novas plantas econmicas, da introduo dessas plantas, das pesquisas agronmicas, do mercado, da oferta e da procura dos produtos, das mudanas sociais (que determinam alteraes nos hbitos) e da introduo e vulgarizao de sucedneos industrializados dos bens que exigiam antes a utilizao de plantas para sua produo em escala local ou regional. Outro enfoque analisado a relevncia das taperas para pesquisa do histrico das invases vegetais de ecossistemas naturais por plantas exticas mantidas outrora em cultura. A invaso de reas naturais por plantas exticas um dos principais fatores de degradao desses ambientes e uma das mais srias ameaas biodiversidade (PAIVA, 1999). O estudo da origem das invases pode auxiliar na preveno de

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

45

invases futuras e permitir o estabelecimento de prioridades no combate s invases, de forma que o ataque se inicie com as espcies que se demonstraram, historicamente, mais propensas a colonizar o entorno remoto dos antigos assentamentos. Mudanas na estrutura gentica das populaes de plantas utilizadas podem resultar em alteraes na dinmica das invases a partir dos stios ocupados. O encontro de cultivares distintos pode levar formao de plantas dotadas de vigor hbrido (heterose), mais aptas invaso. Populaes com genomas distintos podem ter aptido invasora diferenciada. A mombrcia (Crocosmia x crocosmiiflora, Iridaceae), como exemplo de invasora, surgida como hbrido artificial na Frana (BARBOSA, 1892, p. 433) apenas em 1879, foi introduzida no Brasil em data ignorada, provavelmente em So Paulo, e disseminou-se de forma a ocupar hoje milhares de stios de vegetao natural (florestas e campos) de altitude em encostas na Serra do Mar (So Paulo e Paran) e Serra Geral (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e em planaltos anexos, constituindo invasora preocupante (PAIVA, 1999). Esse hbrido, muito apreciado como planta florfera, totalmente estril, alastrando-se por rizomas longos. Essa estratgia de multiplicao jamais explicaria a infestao de reas to extensas e numerosas no Brasil, se no fosse to comum em stios humanos abandonados em sua rea de ocorrncia. Sua introduo, amide, como planta ornamental e a rpida infestao local podem explicar sua eficincia invasora, com ampliao e coalescncia das populaes. A pesquisa de invases dessa espcie somente ser conclusiva se forem analisados stios em que a planta tenha sido introduzida recentemente, mapeando-se a invaso a partir da populao original. CONCLUSO A anlise da sobrevivncia das espcies vegetais teis nos stios de ocupao descontinuada apresenta grande importncia para a localizao dos stios de interesse para a arqueologia histrica e para a avaliao da forma de manejo da rea durante sua ocupao. A pesquisa da ecologia de invases de ecossistemas naturais por plantas exticas deve incluir o mapeamento das taperas e das plantas em relao distribuio das invasoras, correlacionando-se os fatores

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

46

Paiva e Santos

histricos da ocupao com a dinmica das invases, como ferramenta para o manejo dos organismos exticos, reduzindo seus impactos sobre a biodiversidade. Ressaltamos a necessidade do tratamento multidisciplinar em estudos de stios histricos antigos, pois a pesquisa envolve aspectos sociolgicos, etnobotnicos, econmicos, histricos, arqueolgicos, agronmicos, botnicos, geogrficos, ecolgicos e conservacionistas. AGRADECIMENTOS A Cludia Maria Correia de Mello (Diretoria de Florestas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, Braslia DF) e a Deonir Geolvane Zimmermann (Parque Nacional de Aparados da Serra, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, Cambar do Sul RS), por viabilizarem as pesquisas no Rio Grande do Sul; ao D.r Hermes Moreira de Souza (Instituto Agronmico de Campinas, Campinas SP), pelo incentivo e orientao no estudo da Botnica Econmica; D.ra Julie Dutilh (Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas), pela identificao de Hippeastrum. REFERNCIAS ARAJO, A. A. Pastagens artificiais. So Paulo: Melhoramentos, 1956. 253 p. (Criao e Lavoura 21). ______. Principais gramneas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Livraria Sulina, 1971. 257 p. ARRUDA [DA] CAMARA, M. Diccionario de botanica brasileira, ou Compendio dos vegetaes do Brasil, tanto indigenas como acclimados. Coordenao Joaquim de Almeida Pinto. Rio de Janeiro: Livraria Popular, 1873. 435 p. ______. Obras reunidas. Recife: Fundao de Cultura Cidade do Recife, 1982. 558 p. (Cidade do Recife 23). BARBOSA, J. C. O jardim: manual do jardineiro-amador. Volume terceiro. Porto: Livraria Internacional de Ernesto Chardron, 1892. 610 p.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

47

BONDAR, G. Taro e taiobas: arceas alimentcias e forrageiras. So Paulo: Melhoramentos, [1954]. 32 p. (ABC do Lavrador Prtico 51). BURMEISTER, H. Viagem ao Brasil. Traduo Manoel Salvaterra e Hubert Schoenfeldt. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1980. 372 p. (Reconquista do Brasil, Nova Srie 23). CAMARGO, F. C. Vida e utilidade das bromeliceas. Belm: Instituto Agronmico do Norte, 1943. 31 p. (Boletim Tcnico 1). CASCUDO, L. C. Histria da alimentao no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1983. 392 p. (Reconquista do Brasil, Nova Srie 79). CORONA, E.; LEMOS, C. A. C. Dicionrio da Arquitetura Brasileira. So Paulo: EDART, 1972. 479 p. CUNHA MATOS, R. J. Corografia histrica da Provncia de Minas Gerais (1837), vol. 1. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1981. 403 p. DANTES, M. A. M. As cincias na histria brasileira. Cincia e Cultura, So Paulo, v. 57, n. 1, p. 26-29, 2005. DONATO, H. Cho bruto. So Paulo: Hucitec, 1977. 7.ed. 161 p. DORNAS FILHO, J., 1957. Tropas e tropeiros. In: __. Primeiro seminrio de estudos mineiros. Belo Horizonte: Universidade de Minas Gerais, 160 p. FIGUEIREDO, E. R. Lrios, amaryllis e plantas semelhantes. So Paulo: Chcaras e Quintaes, 1937. 32 p. (Bibliotheca Agrcola Popular Brasileira, Floricultura Brasileira, 8) FRIEIRO, E. Feijo, angu e couve: ensaio sobre a comida dos mineiros. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1982. 227 p. (Reconquista do Brasil, Nova Srie 72). GARDNER, G. Viagem ao interior do Brasil. Traduo Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1975. 260 p. (Reconquista do Brasil, 13). GOMES, B. A. Plantas medicinais do Brasil. So Paulo: EDUSP, 1972. 2. ed. (Brasiliensia Documenta, 5). 228 p. GOMES, J. C. F. A indstria do ch da ndia no Brasil. Rio de Janeiro: Ministrio da Agricultura, 21 p.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

48

Paiva e Santos

HEISER JR., C. B. Sementes para a civilizao: a histria da alimentao humana. Traduo Sylvio Uliana. So Paulo: Nacional/ EDUSP, 1977 (Biblioteca do Esprito Moderno, Srie 2.a, Cincias 30). 253 p. HOEHNE, F. C., Botnica e Agricultura no Brasil. Sc. XVI. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937. (Brasiliana). 410 p. ______. Plantas e substncias vegetais txicas e medicinais. So Paulo: Departamento de Botnica do Estado, 1939. 355 p. ______. Frutas indgenas. So Paulo: Instituto de Botnica, 1946. 88 p. ______; KUHLMANN, M.; HANDRO, O. O Jardim Botnico de So Paulo. So Paulo: Departamento de Botnica do Estado, 1941. 656 p. INGLEZ de SOUSA, J. S. Origens do vinhedo paulista. Jundia, Prefeitura Municipal, Comisso Executiva da Festa da Uva e Exposio Industrial, 1959. 323 p. KUHLMANN, M.; KHN, E. A flora do Distrito de Ibiti (ex-Monte Alegre), municpio de Amparo. I Inventrio florstico. II Subsdios para estudo da biocenose regional. So Paulo: Instituto de Botnica, 1947. 221 p. LE COINTE, P. Amazonia brasileira III. Arvores e plantas uteis (Indigenas e acclimadas). Belm: Livraria Classica, 1934. 486 p. LFGREN, A. Notas sobre as plantas exoticas introduzidas no Estado de S. Paulo. So Paulo: Secretaria de Agricultura, Commercio e Obras Publicas do Estado de S. Paulo/ Revista Agricola, 1906. 238 p. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. [544 p.]. MATTOS, J. R. Goiabeira-serrana fruteiras nativas do Brasil. 2. ed. Porto Alegre: s. ed., 1990. 120 p. PAIVA, C. L. Histria da tcnica das construes coloniais em So Paulo. Indaiatuba: Fundao Pr-Memria de Indaiatuba, 1996. 49 p. ______. Cupins e o patrimnio histrico edificado. In: Fontes, L. R.; Berti Filho, E., eds. Cupins: o desafio do conhecimento. Piracicaba: FEALQ, 1998. ______. Plantas invasoras em sistemas naturais no sudeste e centrooeste do Brasil. Campinas: s. ed., manuscrito, 1999. 33 p.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

49

______; SANTOS, A. C. F. Problemas ambientais do Parque Olhosdgua, Braslia, Distrito Federal, decorrentes de sua inadequao jurdica. Indito, manuscrito submetido. PAPAVERO, N.; TEIXEIRA, D. M.; PUJOL-LUZ, J. R. Do Rio de Janeiro a Cuiab: notcias sobre os produtos naturais do Brasil, por um autor annimo do sculo XVIII. 1. Introduo e Captulo I: Noticias das flores mais notaveis e conhecidas qh no Brazil, com a denominao de outras muitas qh nos matos, campos e serrados. Historia naturalis, Seropdica, v. 2, p. 1-19, 1999a. ______;______; ______. Do Rio de Janeiro a Cuiab: notcias sobre os produtos naturais do Brasil, por um autor annimo do sculo XVIII. 2. Captulo II: Noticias de alguns frutos mais notaveis qse conhecem no Brazil, com a distino das suas diferentes denominaoens. Historia naturalis, Seropdica, v. 2, p. 21-54, 1999b. ______;______; ______. Do Rio de Janeiro a Cuiab: notcias sobre os produtos naturais do Brasil, por um autor annimo do sculo XVIII. 3. Captulo III: Noticia de varios aromas, qse conhecem no Brazil. Historia naturalis, Seropdica, v. 2, p. 55-69, 1999c. PIMENTEL GOMES, R. Fruticultura brasileira. So Paulo: Nobel, 1972. 446 p. PIO CORRA, M. Fibras txteis e cellulose. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1919. 276 p. POHL, J. E. Viagem no interior do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1976. (Reconquista do Brasil 14). 417 p. RIBEIRO, M. L. B., 1971. Inqurito sobre prticas e supersties agrcolas de Minas Gerais. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Cultura. 149 p. RIZZINI, C. T.; MORS, W. B. Botnica econmica brasileira. So Paulo: EPU/ EDUSP, 1976. 230 p. SAINT-HILAIRE, A. Viagem s nascentes do rio So Francisco. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1975a. 190 p. (Reconquista do Brasil 7). ______. Viagem Provncia de Gois. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1975b. 158 p. (Reconquista do Brasil 8).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

50

Paiva e Santos

SALLES, P. O jardineiro brazileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1904. 408 p. SAMPAIO, T. O tupi na geografia nacional. 5. ed. So Paulo: Nacional/ Braslia: INL, 1987. 359 p. (Brasiliana 380). SANTOS PEREIRA, A. C. Problemas ambientais do Parque Olhos dgua, Braslia, Distrito Federal, decorrentes do manejo e uso pblico. Braslia: Instituto Cientfico de Ensino Superior e Pesquisa, manuscrito, 2005. 66 p. Trabalho de Concluso do Curso apresentado ao ICESP como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de Tecnlogo de nvel superior em Gesto Ambiental Urbana. SCHMIDT, C. Dirio de uma viagem pelo serto de So Paulo, realizada em 1904. Anais do Museu Paulista, So Paulo, v. 15, p. 337-458, 1961. SODR, N. W. Tapera. In __. Tipos e aspectos do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1966. 491 p. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botnica sistemtica: guia ilustrado para identificao das famlias de Angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2005. 640 p. VIGAS, A. P. Agricultura e botnica no vocabulrio na lngua braslica. Campinas: Instituto Agronmico do Estado de S. Paulo, 1967. 60 p. (Boletim 179). ______. Vocabulrio portugus-tupi, tupi-portugus. Campinas: Instituto Agronmico, 1971. 212 p. ______. Estudos sobre a mandioca. Campinas: Instituto Agronmico, 1976. 214 p. WARMING, E. Lagoa Santa. Traduo Alberto Lfgren. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1973. 284 p. WIED-NEUWIED, M. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/ So Paulo: EDUSP, 1989. 536 p. (Reconquista do Brasil, Nova Srie, 156).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

51

Tabela 1: Plantas exticas encontradas freqentemente em taperas


Famlia Agavaceae Amaryllidaceae Amaryllidaceae Anacardiaceae Araceae Araceae Araceae Arecaceae Asteraceae Balsaminaceae Bignoniaceae Bixaceae Bromeliaceae Cactaceae Espcie Furcraea gigantea Vent. Hippeastrum reginae Hippeastrum petiolatum Pax Mangifera indica L. Colocasia esculenta (L.) Schott. Xanthosoma mafaffa Schott Zantedeschia aethiopica (L.) K. Spreng. Acrocomia sclerocarpa Mart. Senecio confusus Britten Impatiens walleriana Hook. f. Stenolobium stans (HBK) Seem. Bixa orellana L. Ananas bracteatus (Lindl.) Schult. & Schult. f. Opuntia monacantha (Willdenow) Haworth Hylocereus undatus (Haw.) Britton & Rose Carica papaya L. Tradescantia pendula (Schnizl.) D.R. Hunt Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken Sechium edule Sw. Synadenium carinatum Boiss. Trifolium repens L. Trifolium pratense L. Crocosmia x crocosmiiflora (V. Lemoine ex E. Morr.) N. E. Br. Eleutherine bulbosa (Miller) Urban Nome popular Piteira Aucena, lriovermelho Aucena, lriovermelho Mangueira Inhame Taioba Copo-de-leite Macaba, coqueiro Senciovermelho Maria-semvergonha Ipezinho Urucum Ananazvermelho-decerca Palmatria Utilidade Cerca-viva Ornamento Ornamento Fruto Amido Hortalia Ornamento Forragem, leo Ornamento Ornamento Ornamento, odor Corante X X MG X X X X X X X X X Estados SP X X X X X X X X X X X X X X X RS Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Subtropical Tropical Subtropical Tropical Subtropical Subtropical i p, i p, i I I, p i I I, p i I I i, p p i Clima Status invasor

Cerca-viva

Cactaceae Caricaceae Commelinaceae Crassulaceae Cucurbitaceae Euphorbiaceae Fabaceae Fabaceae Iridaceae

Cardo-ananaz Mamoeiro Zebrina Folha-dafortuna Chuchuzeiro Cega-olho Trevo-branco Trevovermelho Mombrcia

Ornamento Fruto Ornamento Medicamento Hortalia Cerca-viva Forragem Forragem Ornamento

X X X X X

X X X X X X X X X X

Subtropical Tropical Tropical Subtropical Subtropical Subtropical Temperado Temperado Subtropical

i i I I I i i i I

Iridaceae

Palmeirinha

Ornamento

Subtropical

p, i

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

52

Paiva e Santos

Iridaceae Lamiaceae Lamiaceae Liliaceae Meliaceae Moraceae Myrtaceae Myrtaceae Myrtaceae Myrtaceae Phytolaccaceae Pinaceae Platanaceae Poaceae Poaceae Poaceae Poaceae Poaceae

Gladiolus hortulanus L.H. Bailey Mentha x villosa Huds Salvia splendens Sellow Lilium regale E.H. Wilson Melia azedarach L. Morus nigra L. Eucalyptus tereticornis Smith Psidium guajava L. Syzygium cumini (L.) Skeels Syzygium jambos (L.) Alston Petiveria tetrandra Juss. Pinus taeda L. Platanus orientalis L. Coix lacryma-jobi L. Bambusa vulgaris Schrad. Lolium multiflorum Lam. Melinis minutiflora Beauv. Paspalum notatum Flgg Phyllostachys aurea Carrire ex A. Rivire & C. Rivire Hovenia dulcis Thunb. Duchesnea indica (Andrews) Focke Eriobotrya japonica Lindl. Pyrus communis L. Sansevieria trifasciata Prain. Citrus aurantium L.

Palma-desanta-rita Hortel Cardeal Lrio-brancochins Cinamomo, santa-brbara Amoreira Eucalipto Goiabeira Jambolo, jamelo Jambeiro Guin Pinheiro Pltano Capim-rosrio Bambu-verde Azevm Capimgordura, capim-meloso Gramabatatais, grama Bambuzinho

Ornamento Medicamento, bebidas, condimento Ornamento Ornamento Ornamento Fruto Madeira, lenha, ornamento, sombra Fruto Fruto Fruto Mgica Madeira, ornamento Ornamento Artesanato, ornamento Edificaes, fibras, ornamento Forragem Forragem, ruderal Forragem, ornamento, controle de eroso Fibrosa

X X X X X

Subtropical Temperado Subtropical Subtropical Subtropical X Subtropical Subtropical Tropical Tropical Tropical Tropical X X Temperado Temperado Subtropical

i i i

X X X X X X X X

X X X X X X X X

I I p, i I I I i I p i p i I I

X X

Subtropical Temperado Subtropical Temperado

Poaceae

Subtropical

Rhamnaceae Rosaceae Rosaceae Rosaceae Ruscaceae Rutaceae

Uva-japonesa, pau-doce Moranguinho Nespereira Pereira Espada-deso-jorge Laranjeira

Fruto, lenha Ornamento Fruto Fruto Ornamento, fins mgicos Fruto X X X X X

X X X X

Subtropical Temperado Subtropical Temperado Subtropical Subtropical

I i I p p

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

Taperas e suas plantas...

53

Rutaceae Solanaceae

Zingiberaceae

Citrus reticulata Blanco Brugmansia suaveolens (Humb. & Bonpl. ex Willd.) Bercht. & J. Presl Curcuma longa L.

Limoeirocapeta Saia-branca

Fruto Ornamento, medicamento

X X

Subtropical Subtropical

I I

Aafro

Aromatizante, condimento, pigmento, medicinal

Tropical

Total de espcies

52

34

39

20

Convenes. Estados: MG: Minas Gerais; SP: Estado de So Paulo; RS: Rio Grande do Sul. Clima: Tropical: no tolera temperaturas negativas; Subtropical: tolera temperaturas negativas ocasionais; Temperado: indiferente a temperaturas negativas freqentes. Status invasor: p: persistente (planta longeva, no originando colnias, ou apenas ampliando lentamente as colnias originais); i: invasor com baixa invasividade; I: invasor com alta invasividade.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 33-53, 2006.

You might also like