You are on page 1of 3

EE ELIZA DE OLIVEIRA RIBEIRO

Planejamento Escolar:

Segundo Semestre.

Histria.
6 A e B.

Professora:

Hellen Cristina Oliveira Barbosa.

Ano 2012.

Contedos e Temas:
A vida na Grcia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos, religio, cidades estados, plis, democracia e cidadania, olimpadas. A vida na Roma Antiga: vida urbana e sociedade, cotidiano, repblica, escravismo, militarismo e direito. A Europa na Idade Mdia: as migraes brbaras e o cristianismo. A civilizao do Isl (sociedade e cultura): a expanso islmica e sua presena na pennsula Ibrica. Imprio Bizantino e o Oriente no imaginrio medieval.

Recursos:
Livro de didtico, dicionrios, sala de informtica, jornais, revistas, cartolina, tesouras, rguas, lpis de cor, colas, cartolinas, trechos de livros ou livro quando possvel, projetor (para uso de slides com imagens e para reproduzir filme(s)) e caixa de som.

Habilidades e Competncias:
Saber comparar pontos de vistas diferentes. Saber como selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados de um texto ou de qualquer outra fonte de informao com textos jornalsticos, filmes, documentrios. Desenvolver o domnio de diversas linguagens (jornal, revista, literatura, internet, cinema.). Estabelecer relaes entre passado e presente.

Estratgia e Metodologia:
A introduo dos assuntos e contedo ser feita sempre levando em conta o conhecimento prvio do aluno sobre o tema, introduzindo leituras de textos individuais e em grupo, pesquisas em revistas e jornais, aula - expositiva dialogada, seminrios organizados atravs das pesquisas, dinmica em grupo, pesquisa orientada (na sala de informtica) e construo de cartazes e construo de jogos com informaes das pesquisas..

Objetivos:
Reconhecer relaes sociais, econmicas, polticas e culturais que estabeleceu/estabelecem no presente e no passado; Utilizar fontes histricas em suas pesquisas escolares; Que os alunos consigam estabelecer as influencia e contribuies dos gregos e romanos; Identificar os deslocamentos e confrontos culturais e tnicos, em diversos momentos histricos; Identificar as relaes de poder polticos, econmicos e culturais, em diferentes tempos;

Utilizar diferentes fontes de informao para leituras crticas; Entender as relaes entre os homens ao longo dos tempos.

Avaliao:
Ser feita continuamente atravs de atividades somticas, relatrios de leituras,produes de textos, atividades do caderno do aluno e pesquisas, seminrios em grupos, participao nas atividades dirias da classe.Alm de uma prova geral no final dos bimestre. Para todos aqueles que no atingirem ser feito um trabalho contnuo de recuperao continuamente.

Recuperao Contnua:
Ser oferecida a todos os alunos que demonstrarem dificuldades em aprendizagem em algum contedo, com revises . :

Compensao de Ausncias:
Ser feita atravs de trabalhos individuais, visando o reforo da leitura para compreenso dos Temas e situao de aprendizagem. _ Os temas sero: Ilada - trechos do livro. Histria das Olimpadas (povo e sociedade grega).

Tema para o professor de apoio:


Leitura direcionada e construo de vocabulrios para seja expandidos a compreenso de palavras novas, dos textos. Grcia e Roma e seus deuses. Imprio romano. Formao da Idade Mdia.

You might also like