You are on page 1of 2

Rua Padre Feij, 125 Santa Rita I- MG Tel.: (38) 3223-7820 Cel.:(38) 91977007 | 98430077 angelo.vieira@2call.com.br www.2call.com.

br

TORPEDOS DE VOZ & TORPEDOS SMS 2CALL PARA


A estrutura de disparos de torpedos de VOZ e SMS para campanhas polticas da 2Call, alm de ser a pioneira nesta ferramenta, a nica em todo territrio nacional que possui a licena SCM da ANATEL para esse tipo de servio (Servio de Comunicao Multimdia). preciso estar atento para no utilizar fornecedores oportunistas que aparecem apenas nesta poca e que podem comprometer seriamente sua campanha, no apenas pela falta de qualidade na entrega das mensagens, como tambm pela falta do cumprimento das exigncias na auditoria da entrega das mensagens, e por no possuir condies tcnicas de produzir suas campanhas de acordo com o que diz o manual de regras de propaganda eleitoral no TSE e pela lei LEI N 9.504,DE 30 DE SETEMBRO DE 1997. (atualizada pela Lei n 12.034, de 2009)
(http://www.tre-g.jus.br/portal/website/eleicoes2012/legislacao/lei...)

preciso separar de forma radical a portaria nacional ANATEL que exige o opt-in dos SMSs, isso mesmo, a ANATEL s prev a necessidade de opt-in para os SMS conforme procedimento iniciado em junho deste ano. Os Torpedos de VOZ no so mencionados como restrio ou qualquer necessidade de opt-in, especialmente pois neste momento ele est fortemente alavancado na liberao do Telemarketing Humano Ativo, isso mesmo, neste momento o Telemarketing Automtico, tambm conhecido como Torpedos de VOZ , enquadrase nas regras de telemarketing ativo humano. Isso nos motiva ainda mais a dizer-lhe que temos a estrutura de Telecomunicaes robusta e absolutamente legalizada atravs de licenas (SCM ) exigidas para servios desta natureza. Pense bem antes de planejar sua campanha, procure apenas quem tem condies de garantir um servio srio e com toda legalidade envolvida nesta operao.

Rua Padre Feij, 125 Santa Rita I- MG Tel.: (38) 3223-7820 Cel.:(38) 91977007 | 98430077 angelo.vieira@2call.com.br www.2call.com.br

TSE autoriza propaganda por SMS at no dia da eleio Camila De Carli O uso massivo de aparelhos celulares no Brasil pode propiciar novas formas de campanha eleitoral em 2012. De acordo com a Resoluo 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos, partidos e coligaes podem enviar mensagens de texto (SMS) para eleitores como estratgia de propaganda poltica. Essas mensagens enviadas devem apresentar, entretanto, algum mecanismo que possibilite ao destinatrio optar pelo no recebimento futuro de mais propagandas. O remetente tem 48 horas para suspender o servio, sob pena de multa de R$ 100,00 por cada torpedo enviado aps esse prazo, determina o TSE. Os possveis abusos de candidatos s podem ser verificados se houver queixas ao disque-denncia disponibilizado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) ou ao Ministrio Pblico, que poder enviar uma representao ao juiz eleitoral. Ao contrrio do que acontece com as propagandas polticas no rdio e na televiso, o envio de propaganda eleitoral para aparelhos celulares, de acordo com a legislao, no proibido nas 48 horas que antecedem as eleies. O mesmo ocorre com a propaganda veiculada na Internet, atravs das redes sociais, por exemplo. Os meios eletrnicos podem ser, portanto, uma oportunidade para que os candidatos tentem conquistar eleitores at o ltimo minuto de votao. interessante notar que a legislao eleitoral brasileira mais permissiva que a prpria autorregulao do mercado de marketing mvel brasileiro, cujas empresas exigem que qualquer campanha seja precedida por um processo de coleta de autorizaes (tambm conhecidas como opt-ins) dos consumidores para envio de mensagens. O objetivo evitar o spam por SMS.

Histrico
O SMS j foi usado em eleies passadas no Brasil, especialmente por candidatos a cargos majoritrios. Na campanha presidencial de 2010, mensagens de texto pedindo votos para Dilma e para Serra foram enviadas no dia da votao.
FONTE: www.mobiletime.com.br - Seo Poltica - Publicado em: 29/08/2012 s 14h53min
http://www.mobiletime.com.br/28/08/2012/tse-autoriza-propaganda-por-sms-ate-no-dia-daeleicao/296060/news.aspx?__akacao=989473&__akcnt=eb0f8ae4&__akvkey=3b00&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign= MOBILE+TIME+News+-+28/08/2012+22:09

You might also like