You are on page 1of 4

O brilhante pensamento maquiavlico

Eric Zorob1

Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir a partir dos textos de Renato Janine Ribeiro e Raquel Kritsch sobre os temas poltica e tica e poltica da forma com esto expostos no pensamento de Maquiavel. Com base nestes conceitos convidamos o leitor para um debate sobre os conceitos apresentados por este filsofo e como eles so interpretados e apresentados no decorrer dos anos at a contemporaneidade. Palavras-Chave: virtu, poltica, Maquiavel, poder, tica, modernidade.

A Fortuna seja rbitro de metade de nossas aes, mas que tambm deixa ao nosso governo a outra metade, ou quase (Nicolau Maquiavel).

A partir da leitura dos textos Maquiavel e a construo da Poltica escrito por Raquel Kritsch e (2001) e Um pensador da poca escrito por Renato Janine Ribeiro (2004), podemos afirmar que os conceitos de poltica e tica apresentados por Maquiavel na obra O Prncipe esto abertos as mais diversas interpretaes e, com isso, tornam-se pr-dispostos significativas discusses acerca das formas de poder nos tempos atuais. Escrita em 1513, a obra traz um dos pensamentos mais conhecidos e elaborados e trata da construo do conceito de poder (e consequentemente a sua manuteno) utilizado nos dias atuais. Ao escrever seus tratados, o filosofo apresenta algumas normas que um prncipe deve seguir para alcanar resultados satisfatrios tanto na conquista quanto na manuteno do poder e de que forma ele deve agir orientando, dessa forma, qual deve ser a tica a ser seguida.
Formado em Jornalismo pela Metodista de Piracicaba e Ps-Graduado em Comunicao Social pela Faculdade Casper Lbero. Graduando em Filosofia pela Universidade Metodista de So Paulo. vocalista da banda Poro 365

Tais normas tornaram-se a base para a elaborao do sistema no qual a sociedade contempornea est construda. Segundo Raquel Kritsch2 o filsofo, ao escrever O Prncipe, deixa clara a sua inteno de mostrar os aspectos indissociveis existentes na poltica e na reflexo que se faz sobre ela. Para Renato Janine Ribeiro 3 Maquiavel um dos raros pensadores da poltica a pensar, no s o exerccio, mas a tomada, do poder. Embora o pensador tivesse como pblico alvo os governantes monrquicos do sculo XVIII sua obra inaugura um novo perodo, a Modernidade e se mantm como alicerce na contemporaneidade, pois os mtodos apresentados por ele em relao ao poder prevalecem at hoje graas ao sistema capitalista, e sua tica tambm objeto de estudo e discusso. Ao lermos o texto de Kritsch, notamos que o filosofo defende a manuteno do poder como forma de se fazer poltica e destaca a importncia da virtu e da Fortuna como as principais armas em favor do governante. Para ser bem sucedido, aquele que alcanar o poder deve fazer bom uso delas. Alm disso, Maquiavel no ignora as regras existentes na sociedade como os valores ticos, morais e religiosos, ele apenas os questiona.

importante frisar que Maquiavel no recusa de forma radical os valores cristos. Ele somente se ope a um tipo de tica que exige tratar das aes segundo valores absolutos em qualquer tempo e lugar, sem levar em considerao como e para que a ao est sendo executada. Ele no rejeita uma viso tica, mas pe em primeiro plano a questo da eficcia, sem a qual a poltica, para ele, no tem sentido (KRITSCH, 2001)

Para a professora, Maquiavel destaca a importncia da condio humana quando diverge dos valores de sua poca. Para ele nessa condio humana que a moral e a poltica encontram espao divergindo em outro campo: o da justificao de aes. Com isso, o pensador separa esses dois princpios e traz uma nova forma de pensamento na qual poltica e moral esto eticamente dissociados.

Poltica e moral, portanto, pertencem a sistemas ticos diferentes. Uma tica individual pode produzir santos. Mas no produz a poltica. Pois a ao social aquela que se refere aos outros, e no aquela tomada em si mesma segundo a conscincia de cada um. Toda ao social, na qual se insere a ao poltica, uma relao social. Entender a relao entre agentes polticos, portanto, exige algo mais do que a mera concepo do indivduo. (KRITSCH, 2001)

J Ribeiro defende que o filsofo italiano foi mal interpretado e por isso sua obra deveria ser revista e melhor analisada. Para ele, no se deve apenas conhecer Maquiavel pela obra O Prncipe e cita outros filsofos e pesquisadores que saram em defesa do pensador. Alm disso, Ribeiro apresenta outro ponto de vista em relao aos termos virtu, poltica. Segundo o professor Maquiavel queria escrever algo diferente e que apresentasse alguma novidade que pudesse ser utilizada e desta forma no trataria o Estado como ele deveria ser e sim como . O resultado disso a criao do termo virtu que se assemelha a um conjunto de aes planejadas e eficazes o que, de acordo com o pensador nada tinha em comum com a virtude nos sentidos morais e cristos da poca. Para Ribeiro, Maquiavel nunca deixou valorizar a tica como principio chegando a apresentar duas formas de tica aquela que valoriza a salvao da alma e a encontrada em O Pequeno Prncipe pag e valoriza a plis, a cidade, este mundo, e to pouco abandonou a moral e a poltica como afirma em seu texto citando o artigo Nota sobre Maquiavel4:
Diz ele que uma bondade "incapaz de dureza" (a tica dos princpios) no verdadeira, nem sequer para o indivduo e que O Prncipe encarna "algumas das condies de todo humanismo srio" e, mais que isso, "a regra de uma verdadeira moral". Esta exige levarmos em conta as conseqncias provveis de nossos atos. De nada vale ficar nas boas intenes. Maquiavel ter lanado as bases da tica de nossos tempos. Merleau-Ponty assim efetua uma enorme reviravolta, que faz o filsofo mais mal falado de todos e cujo prenome gerou em ingls um apelido para o diabo, "Old Nick" se tornar um possvel grande pensador tico. (RIBEIRO, 2004)

Dessa forma, os dois professores apontam para o mesmo caminho quando dizem que O Prncipe uma cartilha a ser seguida para quem quer alcanar o poder, mas divergem de pontos como tica e poltica, o que nos mostra quo brilhante o pensamento maquiavlico. Porm os dois textos, no apresentam em O Prncipe uma formula para aquele que alcanou o poder manter-se nele, como afirma o prprio Ribeiro: cada um de ns est, em certa medida, na condio do prncipe de Maquiavel: com mais liberdade do que nunca antes, mas tambm mais inseguro.. A partir desta reflexo apresento uma dvida que me intriga e que gostaria de partilhar com voc leitor: Quem estaria manipulando o poder na contemporaneidade, j que tanto o Estado enquanto instituio e o governante enquanto ator poltico esto limitados s normas morais e ticas por eles mesmos criadas ou seguidas e cercados de insegurana?

Referncias
KRITSCH, Raquel, Maquiavel e a construo da poltica. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102644520010002000 09&lng=pt&nrm=iso (Acesso em 15/02/2011) MAQUIAVEL, O Prncipe. Disponvel em: http://www.clubedeleituras.pt/upload/ e_livros/clle000049.pdf (Acesso em 15/02/2011) RIBEIRO, Renato Janine. Um pensador da tica. Disponvel em: http://www.renatojanine.pro.br/FiloPol/pensador.html (Acesso em 15/02/2011)

You might also like