You are on page 1of 12

APLICAO DA PROGRAMAO LINEAR EM CONTABILIDADE DE CUSTOS E UM SISTEMA DE OTIMIZAO EDUCACIONAL

Vicente Lima Crisstomo Demtrio Gomes Crisstomo Ftima Souza Freire

Brasil Departamento de Contabilidade/FEAAC. Universidade Federal do Cear (UFC) Av. da Universidade, 2431, Benfica, 60.020-180, Fortaleza/Cear/Brasil Fone: +55 85 288.7802, Fax: +55 85 288.7802 E-mail: vlc@ufc.br; dgc@bnb.gov.br; ffreire@ufc.br

Palabras chaves: deciso, pesquisa operacional, programao linear, sistema, educao

Tema: Nuevas Tendencias para la Enseanza de la disciplina Costos y Gestin

Recursos Audiovisuais: computador com projetor multimdia

APLICAO DA PROGRAMAO LINEAR EM CONTABILIDADE DE CUSTOS E UM SISTEMA DE OTIMIZAO EDUCACIONAL


Palabras chaves: deciso, pesquisa operacional, programao linear, sistema, educao

Tema: Nuevas Tendencias para la Enseanza de la disciplina Costos y Gestin

Resumo A utilizao de tcnicas adicionais ao trabalho do gestor organizacional tem-se ampliado a cada dia. A utilizao de tcnicas baseadas em mtodos quantitativos para apoio gesto organizacional est cada vez mais presente no trabalho dos contadores. A Pesquisa Operacional uma cincia que abrange este conjunto de tcnicas. A gesto de custos uma rea que tem requerido muita ateno das organizaes. O profissional contador deve estar habilitado a lidar com tais tcnicas, cada dia mais baseadas tambm em recursos de Tecnologia da Informao (TI), para melhor executar suas funes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a grande importncia da aplicao de programao linear na gesto organizacional com a apresentao de um estudo em contabilidade e de um Sistema de Otimizao Educacional que visa ser uma ferramenta de fcil acesso e utilizao por estudantes de Contabilidade visando mais difuso da tcnica de programao linear para futuros profissionais de gesto. A metodologia de trabalho empregada foi a pesquisa bibliogrfica sobre pesquisa operacional, programao linear e Custos bem como sobre aspectos de uso de Tecnologia da Informao (TI) no contexto educacional e organizacional buscando as melhores formas de seu emprego no ensino de gesto. A execuo do trabalho consistiu na implementao do sistema com nfase para o aspecto didtico. Como resultados apresenta-se a difuso da programao linear para alunos de contabilidade atravs de uma poderosa ferramenta de fcil utilizao, um sistema de Otimizao Educacional, que visa apoiar a atividade didtica do tema.

1 Introduo
A acirrada competio e a utilizao da Tecnologia da Informao (TI) nas organizaes. A TI propiciou tambm a utilizao de tcnicas mais sofisticadas de gesto. Neste contexto as tcnicas envolvidas pela pesquisa operacional tm ganhado significativa importncia e tm demandado recursos de TI sempre melhores e profissionais capazes de administrar sua utilizao. Meredith (2001) apresenta a evoluo das atividades industriais e sua ligao com a TI enquanto Carlsson (2002) apresenta a utilizao massiva de TI nos sistemas de apoio deciso e tendncias futuras. Ambos evidenciam a ligao umbilical da TI com o sistema organizacional e o seu fortalecimento nos prximos anos. Esta nova realidade tem gerado tambm a demanda por profissionais de gesto no somente preparados para lidar com recursos de TI mas tambm com tcnicas de gesto fortemente baseadas nela. Novas habilidades requeridas de profissionais de gesto esto sendo destacadas pela comunidade acadmica como feito por Montao et al. (1999) e Robles (1999). Louvieris (2002) faz um paralelo entre o ensino tradicional e novas formas de ensino apresentando um ambiente de ensino-apredizagem baseado em TI. Hawat e Chookhiatti (2002) apresentam uma pesquisa junto a profissionais contadores sobre utilizao de TI na Tailndia. Crisstomo et al (1999) apresenta aspectos pedaggicos de uso de TI no ensino de contabilidade e Crisstomo et al (2002) apresenta experincia de um grupo de pesquisa no uso de sistemas educacionais para alunos de Contabilidade. Carlsson (2002) comenta, relativamente a esta necessidade dos novos profissionais: In the new decade, which just started, we are getting larger groups of senior executives who are comfortable with IT and who have hands-on experience with the use of computers. Neste contexto faz-se necessria a adequao dos programas de formao de contadores. A utilizao de tcnicas de apoio a deciso baseadas em matemtica e TI uma constante nas organizaes. A Programao Linear um instrumento poderoso com esta finalidade que cada dia mais utilizado. A sua difuso junto aos futuros contadores essencial. Este trabalho aponta nesta direo ao apresentar tcnica, um exemplo de aplicao e um Sistema Educacional de Programao Linear que um instrumento de trabalho para estudantes de contabilidade e reas de gesto. Sobre o uso de TI na educao, referncias clssicas como (Papert, 1994) e (Piaget, 1988) abordam o tema alm de trabalhos como (Crisstomo et al, 1999) e (Crisstomo et al, 2001). Diante disto, v-se a necessidade de ter-se em cursos de formao de contadores e profissionais de gesto alguns elementos aqui elencados: Uso de Tecnologia da Informao em distintas modalidades de uso; Uso de tcnicas de Pesquisa Operacional com destaque para a Programao Linear; e Disponibilidade de ferramentas de TI que implementem estas tcnicas.

Este trabalho apresenta uma contribuio na direo de se suprir esta carncia. Ele est dividido em 4 sees alm desta introduo. A seo 2 apresenta o tema Pesquisa Operacional e Programao Linear que a base do sistema educacional apresentado alm de sua importante no contexto de gesto atual. A seo 3 contm um exemplo de aplicao de programao linear em contabilidade. Tem-se na seo 4 a apresentao do sistema de Programao Linear Educacional. Por fim, apresentam-se algumas concluses e perspectivas de trabalhos futuros relacionados com o tema.

2 Pesquisa Operacional e Programao Linear


A expresso Pesquisa Operacional (Operations Research) foi utilizada pela primeira vez em 1939 visando ter-se um termo que significasse o conjunto de tcnicas utilizadas para suprir ferramentas quantitativas de suporte ao processo decisrio que o objetivo da Pesquisa Operacional (PO) (Andrade, 1998). A PO uma cincia baseada fortemente em fundamentos matemticos e tambm de Estatstica, Informtica e Economia. Ela incorpora um conjunto de disciplinas como a Programao Linear, Simulao, Teoria das Filas e Teoria dos Jogos. So inmeras as reas de aplicao da PO, como por exemplo: linhas de produo, sistemas de distribuio, hospitais, fazendas, servios administrativos, uso de recursos em geral. A programao linear o tema de interesse deste trabalho.

2.1 Programao Linear 2.1.1 Conceito


A Programao Linear (PL) (Puccini & Pizzolato, 1987) uma tcnica de planejamento da pesquisa operacional, fortemente baseada em lgebra Linear (Boldrini et al., 1980), que tem tornado-se das mais poderosas por seu grande leque de aplicabilidade em quase todo ramo de atividade. Ela foi criada em 1946 tendo sido aplicada em diversas reas desde ento, como: alocao de recursos e utilizao de matria-prima, transporte, localizao de instalaes, composio de carteira de investimentos. So vrios os benefcios da PL, citando-se aqui: otimizao de tarefas, reduo de custos e aumento de lucro. Algumas organizaes j tm a PL incorporada at a suas atividades de planejamento de operaes de curto prazo. A PL objetiva apresentar a soluo tima para problemas reais. Para citar somente um exemplo, Eaves e Rothblum (1989) apresentam um problema de linha de produo de fbrica modelado e solucionado atravs do uso da programao linear. A seo 3 apresenta um exemplo simples de utilizao de PL aplicada a maximizao de margem de contribuio. A utilizao de tcnicas de Pesquisa Operacional em grande escala fez surgir sistemas que as implementam, atualmente bastante difundidos no mercado. Alguns destes so: o Lindo da Lindo Systems Inc. de Chicago, Illinois, EUA (http://www.lindo.com); o CPLEX da Cplex Optimization Inc. nos EUA (http://www.ilog.com/products/cplex/); o GPSS da Wolverine Software Corp nos EUA (http://www.wolverinesoftware.com); e o sistema ARENA que uma marca registrada de Systems Modeling Corp., tambm empresa americana sendo representado no Brasil pela PARAGON Tecnologia Ltda (http://www.paragon.com.br). Um outro exemplo o componente solver embutido no Excel da Microsoft (http://www.microsoft.com). Cada um de tais sistemas apresenta peculiaridades de plataformas de utilizao e de manuseio e implementam vrias tcnicas de pesquisa operacional com destaque para a programao linear. Entretanto, todos so sistemas robustos que apresentam maior complexidade para uso e exigem o conhecimento especfico de sua utilizao, muitas vezes sem exigir o conhecimento de PL propriamente dita.

2.1.2 Definio de um Modelo de Otimizao


O mtodo Simplex (Puccini & Pizzolato, 1987) uma tcnica usada para se encontrar, algebricamente, a soluo tima de um modelo de programao linear. Havendo uma soluo para o modelo, o Simplex a encontra atravs de um processo de iteraes sucessivas do sistema linear modelado, como a seguir sumarizado. A utilizao

de PL para solucionar um determinado problema exige a consecuo de um conjunto de etapas a serem seguidos para a definio de um modelo que represente o problema do mundo real que se quer otimizar, que, resumidamente, so as seguintes: 1- definio das variveis do modelo; 2- definio da funo-objetivo que indica se o problema de maximizao ou de minimizao e as variveis envolvidas; 3- definio das restries do problema de acordo com as limitaes, sempre com base no mundo real; e 4- formatao do modelo, fazendo-se os ajustes necessrios para que a matriz seja alimentada no sistema de otimizao. Um sistema de equaes que representa um modelo apresenta o formato geral apresentado no quadro 1. A varivel Z, representa o elemento que se deseja maximizar, ou minimizar. A letra Z usada por conveno.
Quadro 1. Formato do sistema de equaes de um problema em PL
Max Z = c1 x1 + c2 x2 + ........ + cn xn (funo objetivo) sujeito a restries a 11 x1 + a 22 x2 + ........ + a 1n xn <= b1 a 21 x1 + a 22 x2 + ........ + a 2n xn <= b1 ... a m1 x1 + a m2 x2 + ...... + a mn xn <= bm e

x1 >= 0; x2 >= 0; .........; x n >= 0.

As chamadas equaes de restries apresentam-se como desigualdades na forma padro. Trata-se, na verdade, de inequaes que representam os limites mximos ou mnimos, dependendo do problema. A seo 3 apresenta um exemplo de aplicao de PL no qual se executa estes passos.

3 Uma Aplicao de Programao Linear em Contabilidade de Custos


Considere-se uma empresa de panificao que tenha o objetivo de maximizar ma Margem de Contribuio do conjunto de seus produtos, que, para efeito de simplificao so dois, po tipo A e po tipo B, comercializados diariamente. A empresa quer saber qual o nvel timo de produo, que ser aquele no qual se aproveita ao mximo os recursos disponveis, com mnimo desperdcio, e mxima Margem de Contribuio. Usando-se PL para resolver o problema deve-se: 1- definir as variveis do modelo: o o o itens de produo: tipos de po; elemento a maximizar: margem de contribuio; e restries de produo: quantidade de fornadas e horas de trabalho.

Conforme dados coletados da estrutura de custos da linha de produo da panificadora sabe-se que obtida uma Margem de Contribuio de R$ 5,00 em cada fornada de Po Tipo A e de R$ 2,00 em cada fornada de Po Tipo B.

H limitaes de insumos para a fabricao dos pes e nas quantidades a serem produzidas. Em relao s quantidades, por razes de mercado, limita-se a fabricao de 3 (trs) fornadas de Po Tipo A e 4 (quatro) fornadas de Po Tipo B. Quanto aos insumos, dispe-se de uma jornada de 8 (oito) horas, considerando-se o perodo de um dia de trabalho para o problema. Os dados de produo existentes na panificadora para a produo de pes dos tipos mencionados so os mostrados na Tabela 1.
Tabela 1. Margem de Contribuio e Potencial de Vendas ao Mercado
Produto Po tipo A Po tipo B Margem de Contribuio Unitria por fornada 5,00 2,00 Potencial de Mercado (fornadas por dia) 3 4

A Tabela 2 mostra as restries do problema, provocadas pelas limitaes dos insumos, no caso, o tempo disponvel para ser gasto nas fornadas (mo-de-obra), independentemente de quantidade de empregados.
Tabela 3. Tempo gasto por produto e disponibilidade de mo-de-obra
Insumo Mo-de-obra Po Tipo A (tempo de 1 fornada) 1 hora Po Tipo B (tempo de 1 fornada) 2 horas Disponibilidade Total da estrutura 8 horas/dia

2- definir a funo-objetivo, restries e formatao do modelo. A partir desses dados, so identificadas as variveis que passam a compor as equaes do modelo, mostradas no quadro 2.
Quadro 2. Modelo do problema na forma normal
(1) Max Z = 5 . x1 + 2 . x2 (2) (3) (4) (5) (6) x1 <= 3 x2 <= 4 1 . x1 + 2 . x2 <= 8 x1 >= 0 x2 >= 0 (margem de contribuio a maximizar) (restrio de fornadas por dia do po A) (restrio de fornadas por dia do po B) (tempo de fornada) (nmero de fornadas por dia do po A) (nmero de fornadas por dia do po B)

A varivel x1 representa a quantidade de pes do tipo A e a varivel x2 representa a quantidade de pes do tipo B a serem produzidos. A equao (1) a funo-objetivo e as equaes (2), (3) e (4) so representativas das trs restries. As equaes de no-negatividade esto representadas pelas equaes (5) e (6). A leitura interpretativa das equaes do Quadro 2 que se deseja maximizar a Margem de Contribuio dos produtos em anlise. Para cada restrio do problema, h uma equao no modelo. No caso tem-se o limite de potencial de mercado (tabela 1) nas equaes (2) e (3), sendo de 3 e 4 fornadas para os pes A e B respectivamente. A restrio de tempo mximo de fornada diria para os dois tipos de po (tabela 2) est indicada na equao (4) que indica o total mximo de 8 horas para as combinaes possveis de produo sendo que o po A consome 1 hora para uma fornada enquanto o po B precisa de 2 horas. So includas, tambm, equaes de no-negatividade, uma vez que as variveis de quantidades produzidas no 6

podem ter valor menor que 0 (zero) pois no h volume de produo negativo. H excees para outros tipos de circunstncias. A resposta ao problema ser a combinao de produo de A e B que fornea a maior margem de contribuio. Para a resoluo deste modelo, escreve-se o sistema na forma cannica, inerente ao mtodo, da maneira apresentada no Quadro 3, no qual se observa a incluso das variveis x3, x4 e x5, para que as inequaes tornem-se equaes. Essas variveis adicionais so as variveis de folga. Assim, as inequaes transformam-se em equaes sem perder a validade matemtica. A cada equao de restrio adicionada uma varivel de folga. E cada varivel de folga adicionada exige uma equao de nonegatividade correspondente. As trs variveis de folga adicionadas implicam a adio das trs equaes de no-negatividade (7), (8) e (9).
Quadro 3. Modelo do problema na forma cannica
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) Z - 5 . x1 - 2 . x2 x1 x2 x1 + 2 . x2 x1 x2 x3 x4 x5 + x3 + x4 = 0 = 3 = 4 + x5 = 8 >= 0 >= 0 >= 0 >= 0 >= 0

Para a resoluo do problema pelo Mtodo Simplex, necessrio que se faam alguns ajustes de preenchimento no modelo para que seja possvel inserir os valores no programa que efetua os clculos algbricos inerentes ao mtodo. O modelo passa, ento, a ser representado pelo disposto no Quadro 4, em que todas as variveis esto explicitadas em todas as equaes e a matriz de coeficientes preparada para um sistema fazer os clculos. Para isso, as variveis implcitas passam a ser mostradas com seu coeficiente 0 (zero) em todas as equaes, de modo que o modelo seja preenchido com todos os coeficientes de todas as variveis.
Quadro 4. Modelo ajustado para o mtodo Simplex e Matriz de dados para o sistema Modelo ajustado
(1) Z 5 x1 2 x2 + 0 x3 + 0 x4 + 0 x5 = 0 (2) (3) (4) 1 x1 + 0 x2 + 1 x3 + 0 x4 + 0 x5 = 3 1 x1 + 1 x2 + 0 x3 + 1 x4 + 0 x5 = 4 1 x1 + 2 x2 + 0 x3 + 0 x4 + 1 x5 = 8 (1) | 5 (2) | (3) | (4) | 1 1 1

Matriz de entrada de dados


2 0 1 2 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 3 4 8 | | | |

Num sistema de PL alimenta-se os coeficientes do modelo na forma de matriz, como mostrada no Quadro 4. A partir da, o programa efetua as operaes algbricas com os elementos da matriz, at que todos os coeficientes das variveis de deciso da funo-objetivo tenham valor zero ou muito prximas de zero, pois h arredondamentos em virtude de se manipular nmeros reais por computador. Quando todos os valores das variveis de deciso da linha (1) atingirem o valor zero, significa que o objetivo foi atingido com a obteno do ponto timo desejado e os respectivos valores de quantidades a serem produzidas que maximizaro a margem de contribuio.

O Quadro 5 apresenta os resultados obtidos aps as sucessivas iteraes do sistema at que a soluo tima foi encontrada. A ltima coluna da matriz (termos independentes das equaes) contm os resultados. A margem de contribuio mxima de 20, para um nvel de produo de 3 fornadas de pes tipo A e 2,5 fornadas de pes do tipo B.
Quadro 5 Matriz de resultados gerada pelo programa de computador
| | | | 0 1 0 0 0 0 0 1 4 1 0,5 -0,5 0 0 1 0 1 0 -0,5 0,5 20 3 1,5 2,5 | | | |

Os valores 3 e 2,5, da ltima coluna, representam as variveis de deciso que substituram as variveis de folga nos testes do mtodo, nas operaes com a matriz. A varivel x1 entrou no lugar de x3 e x2 entrou no lugar de x5. Essa informao dada pelo programa, na apresentao do resultado. Na forma manual, verifica-se que variveis so substitudas durante o processo de clculo. O valor da margem de contribuio dos pes de 20,00 considerado-se o esforo conjunto dos dois tipos de produto. A funo-objetivo representada por Z = 5 * x1 + 2 * x2 passa a ser determinada por Z = 5 * 3 + 2 * 2,5 = 20,00. A interpretao do resultado que os pes tipo A e B seriam aproveitados, na soluo tima do modelo, nas quantidades de 3 e 2,5 fornadas para que a Margem de Contribuio Total seja otimizada pelo valor de R$ 20,00. Depreende-se que, dos resultados obtidos, essas so as quantidades ideais de serem produzidas para que a Margem de Contribuio da produo seja mxima.

4 Um Sistema de Programao Linear Educacional


O sistema de Programao Linear Educacional (PL-Edu) aqui apresentado um sistema direcionado para a soluo de problemas de otimizao atravs da tcnica de programao linear. Ele tem no aspecto didtico seu principal foco, constituindo-se uma ferramenta que permita o aprendizado da PL atravs da possibilidade de consulta a um contedo didtico disponilizado na forma de um tutorial e, principalmente, pela utilizao prtica de PL para encontrar-se solues timas para situaes as mais diversas. A seguir so apresentados aspectos do sistema.

4.1 Arquitetura do sistema


O sistema PL-Edu foi desenvolvido na linguagem de programao Delphi para a plataforma operacional Microsoft-Windows. A linguagem Delphi orientada a objetos e eventos, trabalho com ambiente GUI (Graphical User Interface) e tem o Object Pascal como linguagem nativa, o que o torna uma evoluo natural do Pascal. Alm disso, essa linguagem contm estruturas de dados completamente apropriadas para a manipulao de vetores e de matrizes numricas que so a base para os algoritmos de PL. O sistema foi projeto usando-se anlise orientada o objeto. O sistema implementa o mtodo Simplex para encontrar a soluo algbrica de cada modelo de programao linear proposto.

4.2 Aspectos de utilizao


O sistema PL-Edu foi implementado visando a maior facilidade possvel de utilizao no sentido de estimular o usurio a verificar todos os seus recursos e ter conforto tanto na alimentao do sistema como na obteno e interpretao de resultados. O PL-Edu apresenta um menu principal atravs do qual pode-se consultar o contedo didtico ou utilizar o ambiente de soluo de problemas. O contedo didtico encontra-se na forma de tutorial baseado em hipertexto de modo a dar mais dinamismo e atratividade s consultas. Este contedo apresenta a temtica de Pesquisa Operacional e suas diversas tcnicas bem como tambm abriga contedo explicativo sobre a utilizao do prprio PL-Edu. O ambiente de soluo de modelo de PL busca ser o mais intuitivo possvel atravs de boas indicaes textuais das diversas operaes disponveis para o usurio. Para soluo atravs do sistema deve-se ter o modelo do problema bem como o modelo ajustado, como no exemplo do Quadro 4. Qualquer dvida sobre este contedo pode ser respondida consultando-se o tutorial. A matriz do modelo ajustado ser a base de alimentao do sistema para o problema em questo. O sistema disponibiliza uma caixa de dilogo com as dimenses especificadas pelo usurio para o modelo que indicam o nmero de equaes do sistema. Aps a insero dos dados da matriz do modelo ajustado, a operao calcular inicia o processo de soluo do problema baseado no mtodo Simplex. Verifica-se, na primeira linha, se os dados equivalentes funo-objetivo se tornam 0 (zero) a cada iterao. Para que a funo seja otimizada esses valores devem tornar-se 0 (zero). Caso haja algum coeficiente diferente de zero, ordena-se uma nova iterao at que esses coeficientes sejam 0 ou quase 0 quando ento tem-se a soluo tima encontrada. Faz-se, ento, a leitura dos resultados calculados na matriz. As variveis independentes das equaes que foram substitudas do lugar s variveis de deciso testadas no processo, de forma que estas representam o ponto timo do sistema. Verificando-se os valores atribudos a estas variveis, tais valores so os valores a aplicar no problema para que a otimizao tenha validade. Estas esto representadas na ltima coluna e so as linhas que tm seus valores substitudos durante os testes, prprios do mtodo Simplex. Deve-se identificar a varivel substituda, para que se conhea o resultado das variveis que so utilizadas no processo de execuo, tendo em vista a otimizao em seus resultados. A Figura 1 apresenta uma amostra de ambiente do sistema que correspondente ao processo de entrada de dados da matriz do modelo ajustado e da ativao e anlise de execuo do processo de soluo baseado no mtodo Simplex.

Figura 1. Ambiente de entrada de dados e execuo do mtodo Simplex

Os ambientes de interao com usurio mantm certa uniformidade de formato usando recursos da programao para plataforma Windows e a idia de ergonomia na utilizao.

5 Concluses
O processo de gesto organizacional a cada dia aprimora-se atravs do uso de tcnicas mais adequadas e, por conseqncia, maior exigncia de preparo de seus profissionais em todos os nveis corporativos. As organizaes no podem mais tomar decises, em qualquer nvel, baseadas no sentimento (feeling) de gerentes de diretores. Necessrio se faz a utilizao de recursos de apoio deciso e a formao de profissionais preparados para lidar com elas. Neste contexto, a Pesquisa Operacional vem-se destacando com o seu conjunto de tcnicas quantitativas que podem ser utilizadas em vrias atividades organizacionais desde a linha de produo at decises sobre investimentos. A Programao Linear (PL) tem-se destacado neste conjunto de ferramentas por seu grande universo de aplicabilidade. A Tecnologia da Informao (TI) tem sido um suporte essencial para o desenvolvimento e proliferao da PL e outras tcnicas. Como contribuies deste trabalho tem-se respostas para as consideraes constantes na introduo deste trabalho acerca da melhoria na formao profissional: uso de Tecnologia da Informao em distintas modalidades; uso de tcnicas de Pesquisa

10

Operacional com destaque para a Programao Linear; e disponibilidade de ferramentas de TI que implementem estas tcnicas. Sobre o uso de TI em distintas modalidades, a utilizao do sistema educacional de PL mais uma poderosa ferramenta de apoio ao ensino em acrscimo a outras como, por exemplo, as relatadas em (Crisstomo et al., 1999, 2002). Sobre a difuso da tcnica de Programao Linear e demonstrao de sua importncia, isto feito atravs da apresentao da tcnica e de um exemplo de seu uso aplicado a um problema de Contabilidade. Sobre a utilizao de recursos de TI para a viabilizao da prtica de tcnicas de apoio deciso, o sistema de PL educacional visa difundir o tema atravs de tutorial e solucionar problemas interativamente com o usurio. Esta tcnica plenamente aplicvel a muitas situaes de Contabilidade Custos e Gesto sendo o caso apresentado neste trabalho somente um pequeno exemplo. O sistema educacional , exatamente, uma ferramenta poderosa de estmulo e facilitao do aprendizado. O uso dos sistemas educacionais apresenta timos resultados, como por exemplo: maior interesse e motivao do aluno pelo estudo ao usar uma ferramenta de tecnologia avanada adequada a seu contedo didtico, maior estmulo ao uso de novas tecnologias em funo do uso destas para a soluo de um problema real, pessoalidade na evoluo do processo de aprendizagem uma vez que cada aluno utiliza o sistema de acordo com sua convenincia.

Em funo disto, pode-se dizer que este trabalho representa uma contribuio no universo da melhoria de formao de profissionais de gesto que atendam qualificao referida por Carlsson (2002) de versatilidade no uso de TI, alm de outras habilidades destacadas por Montao et al. (1999) e Robles (1999). So muitos os trabalhos que podem ser realizados em continuidade a este, alguns destes seriam: a avaliao do uso do sistema de PL educacional tanto do ponto de vista de satisfao dos alunos como sob a perspectiva de aprendizado em si atravs de uma avaliao de resultados do grupo no contexto da sua formao global; aprofundamento da investigao sobre tcnicas de Pesquisa Operacional, que esto sendo cada dia mais utilizadas pelas organizaes gerando demanda por mais qualificao profissional; implementao de outros sistemas educacionais relativos a outras tcnicas de Pesquisa Operacional; e pesquisa sobre aplicaes da Programao Linear e realizao de mais trabalhos utilizando o sistema educacional de modo a aperfeio-lo.

Bibliografia
Andrade, Eduardo Leopoldino de. Introduo Pesquisa Operacional Mtodos e Modelos para a Anlise de Deciso. Livros Tcnicos e Cientficos, 2a Edio, 1998. Boldrini, Jos Luiz; Costa, Sueli I. R.; Figueiredo, Vera Lcia; Wetzler, Henry G. lgebra Linear. 3a Edio. Editora Harbra, 1980.

11

Carlsson, C. Turban, E. DSS: directions for the next decade. Decision Support Systems, 33, 105-110, 2002. Crisstomo, V. L., C. H. Macedo, and F. S. Freire. 1999. Gestor II - Software Educacional de Gesto de Custos. In VI Congresso Internacional de Custos - Custos e Estratgia Empresarial, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, Braga/Portugal, 1999. Crisstomo, Vicente Lima; Freire, Ftima de Souza; Silva, Ronney Nery; Macedo, Carlos Henrique. Sistema Integrado de Gesto Educacional para o Ensino de Contabilidade. In: VII CONGRESSO DEL INSTITUTO INTERNACIONAL DE COSTOS, 2001, Leon. 2001. Crisstomo, V. L., F. S. Freire, R. N. Silva, e C. H. Macedo. Tecnologia da Informao no Ensino de Contabilidade. Revista Brasileira de Informtica na Educao, vol. 10,. Brasil, 2002. Crisstomo, Vicente Lima; Silva, Ronney Nery; Macedo, Carlos Henrique. Abordagem de Tecnologia da Informao no Ensino de Contabilidade e um Sistema Integrado de Gesto Educacional. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2002, So Paulo. XI Congresso Brasileiro de Custos, 2002. Eaves, B. Curtis; e Rothblum, Uriel G. A Continuous-Time Average-Cost Flexible Manufacturing and Operator Scheduling Model Solved by Deconvexiflcation Over Time. LINEAR ALGEBRA AND ITS APPLICATIONS 114/115:417-428 (1989) Hawat, Prachit e Chookhiatti, Sarun. HOW TECHNOLOGICALLY ADVANCED ARE THAI ACCOUNTANTS?. XIV Asian Pacific Conference on International Accounting Issues, Los Angeles/USA, 23 a 26 de Novembro de 2002. Montao, Jos; Anes, Jos; Hassel, Trevor e Joyce, John. Capacidades no Tcnicas en el Perfil Profesional: Las Opiniones de los Profesionales Del Chartered Institute of Management Accountants (CIMA), VI Congresso Internacional de Custos - Custos e Estratgia Empresarial, Braga/Portugal, 15 a 17 de Setembro de 1999. Papert, S. A Mquina das Crianas. Editora Artes Mdicas, Porto Alegre, 1994. Piaget, J. (traduo do original de 1969): Psicologia e Pedagogia. Editora ForenseUniversitria, Rio de Janeiro/RJ, 1988. Puccini, Abelardo de Lima; Pizzolato, Nlio Domingues. Programao Linear. Livros Tcnicos e Cientficos, 1987. Robles, Antnio; A Aplicao do Mtodo do Estudo de Casos no Ensino e Aprendizagem da Contabilidade de Custos e da Contabilidade Gerencial ou de Gesto - Uma Questo de Interdisciplinaridade. VI Congresso Internacional de Custos, Universidade do Minho, Braga/Portugal, Setembro de 1999.

12

You might also like